Tecnologia em Conservação e Restauro
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Tecnologia em Conservação e Restauro por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMatriz de São Sebastião e almas: simbolo de modernidade sem modernismo(0001-02-24) Leocádio, Fábio Aparecido Ernesto; Mestre Rodrigo Otávio de Marco MeniconiApesar da importância histórica e arquitetônica, informações sobre as diversas edificações do período neogótico no município de Ponte Nova, em Minas Gerais (MG), são bastante escassas. Sendo assim, verificou-se a necessidade de elaboração de um estudo cientifico por meio de um levantamento histórico, fotográfico e arquitetônico, de pelo menos, uma dessas construções, tendo em vista a importância de serem estudas e preservadas para futuras gerações. Assim, este estudo visa um estudo detalhado sobre a história de criação de uma pequena capela que hoje é a atual Igreja Matriz de São Sebastião e Almas em Ponte Nova/MG.
- ItemNa direção dos ventos nas alterosas: estudo iconográfico e inventário das grimpas nas igrejas setecentistas de Minas Gerais(0004-09-23) Bonfim, Gustavo Bastos; Doutor Alex Fernandes Bohrer; Mestre Thaís Hoelzle Alves da CostaA grimpa é um mecanismo feito em metal, localizado majoritariamente nas torres das igrejas setecentistas de Minas Gerais. Além de às vezes ter a função de evidenciar a direção do vento, esse objeto ornamental se utiliza de referências da iconografia cristã e pagã em sua composição. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo a catalogação das grimpas nas igrejas setecentistas de Minas Gerais. Esta pesquisa justifica-se por serem escassos os estudos e publicações sobre essa temática no Brasil. A partir da apresentação do histórico da grimpa, buscar-se-á explicitar o modo de fabricação, os materiais empregados e os significados dos elementos ornamentais, além de aspectos que envolvem a montagem e a instalação das grimpas, consolidando um amplo catálogo deste bem integrado nas edificações religiosas mineiras. Espera-se que este estudo auxilie futuras pesquisas em torno dessa temática e sirva de referência na recuperação e preservação da grimpa em Minas Gerais e no Brasil.
- ItemA balaustrada de Viçosa e suas utilizações(0005-09-23) Souza, Suellen Lima de ; Mestre Rodrigo Otávio de Marco Meniconi; Mestre Fábio Cabral DursoO tema “A Balaustrada de Viçosa e suas utilizações” foi escolhido para a elaboração deste artigo por tratar-se de um monumento que vai muito além de um guarda-corpo utilizado para separar duas vias e oferecer segurança aos pedestres. Localizado à Avenida Bueno Brandão, construído na época do desenvolvimento da região central da cidade com a chegada da linha férrea e da ESAV (Escola Superior de Agricultura e Veterinária), faz parte da memória afetiva de várias pessoas e possui uma grande importância histórico-cultural para o município, porém, devido ao processo de verticalização cada vez mais acelerado, resultante da especulação imobiliária, a região tornou-se muito valorizada, colocando a Balaustrada e seu entorno em perigo por não estarem recebendo a atenção e os devidos cuidados dos órgãos que deveriam zelar por sua conservação.
- ItemChacrinha dos pretos: um estudo de caso sobre reconhecimento de territórios quilombolas em Minas Gerais(0023-09-05) Assis, Dalviane Regina de Paulo Assis; Doutor Fabiano da Silva GomesOs quilombos surgiram da necessidade de refúgio e resistência dos povos escravizados frente ao escravismo colonial, sendo um processo fortemente marcado pelas contingências e multiplicidades de experiências agenciadas pelos quilombolas (fugidos, libertos e livres) que historicamente se congregaram nessas comunidades. Nesse sentido, a narrativa da Chacrinha dos Pretos de Belo Vale (MG) revela caminhos diversos de resistência e luta de uma pequena comunidade pela posse de uma terra herdada ao longo de 200 anos de batalhas, por meio de colaboração com seu peculiar dono, um sacerdote da igreja católica. Assim, por meio de dados primários, analisados, história oral, e registros fotográficos e bibliografia especializada tentaremos reconstruir as batalhas pela terra, pertencimento e preservação de um modo de viver por essa população de ex-escravizados.
- ItemInventário e análise das tipologias de janelas da rua Direita em Mariana, Minas Gerais, Brasil(0024-07-18) Silva, Isabela Campos; Mestra Bárbara Helena Almeida CarmoRESUMO O trabalho apresentado trata-se de uma análise das janelas presentes na rua Direita, localizada na cidade de Mariana, Minas Gerais, realizado com o objetivo de levantar as tipologias de janelas e bandeiras presentes nas edificações mais significativas daquele perímetro, a fim de produzir um inventário técnico a partir dessas informações. Para estruturação desta pesquisa, foi realizado levantamento bibliográfico e fotográfico, de modo a traçar o surgimento da cidade de Mariana e da rua Direita, e sua evolução ao longo dos séculos, além de contextualizar sobre vãos, esquadrias, materiais e tipologias de janelas. Como produto final, foi realizado um inventário a partir da seleção de janelas de 10 edificações presentes na dita rua, que vão desde o século XVIII ao XX, e que transmitem sua identidade. Neste inventário, há fotos, desenhos feitos em AutoCAD e descrição das esquadrias. Ademais, através das pesquisas e levantamentos, foi possível identificar as tipologias que mais se repetiram pelas edificações da rua Direita, e também aquelas que se demonstraram únicas dentro do conjunto. O presente estudo demonstra sua importância pois é uma forma de salvaguardar estes elementos construtivos, suas características, história e estilo arquitetônico.
- ItemMemória Ferroviária: o caso da Estação Ferroviária do Distrito de Rodrigo Silva, em Ouro Preto-MG(2023-09-04) Duarte, Jussara Emanuella; Doutora Maria Cristina Rocha SimãoEste estudo analisa a importância da memória ferroviária presente no distrito de Ouro Preto denominado Rodrigo Silva e cujo desenvolvimento social e econômico gerou-se a partir do terminal ferroviário local. Houve a preocupação da população para resgate da estação ferroviária e que, por meio da FAOP e da Prefeitura Municipal concretizou-se. Aponta-se o uso atual da estação para eventos culturais e como sede da Sociedade Musical Santa Cecília, com mais de 100 anos de fundação e originada da estação. O objetivo principal foi analisar este patrimônio como promovedor de sentimento de pertencimento e de apropriação da memória ferroviária. Validou-se a hipótese de que o patrimônio ferroviário existente no distrito representa a identidade e a referência de sua população, que se apropria os seus espaços e que luta pela sua manutenção, sempre que necessário. Metodologicamente, recorreu-se à análise de material bibliográfico-documental, pesquisa de campo e entrevistas com moradores responsáveis pela Sociedade Musical.
- ItemEstudo iconográfico dos afrescos de Edson Motta na Igreja Matriz de Dores do Turvo-MG(2023-09-04) Soares, Anderson Mateus Heleno; Doutor Alex Fernandes Bohrer; Especialista Layse Souza CostaO pequeno município de Dores do Turvo, pertence a Zona da Mata Mineira, na Microrregião de Ubá/MG. No centro da cidade, em um ponto mais elevado em relação à praça, está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Um edifício de estilo eclético, o qual contém variáveis ornamentos e características. No seu interior, possui vários detalhes característico do lugar, desde pinturas e adornos, dentre eles Afrescos, os quais se destacam e que datam da época da construção da Matriz, na década de 1940. São de autoria do pintor e restaurador Edson Motta, cujas obras merecem serem mais difundidas e estudas. Este fez algumas obras na igreja e em algumas cidades da região, fazendo também, parte do SPHAN, hoje IPHAN. Estudar e interpretar suas pinturas, é algo muito importante para conhecer mais obras do autor, seus traços e suas técnicas. Em relação ao autor, existem muitos estudos e pesquisas, o contrário é observado no que se refere ao histórico do município e das edificações, como é o caso da Matriz, pois carecem muito de um profundo conhecimento teórico.
- ItemDossiê de Restauração dos Sinos da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos - Ouro Preto/MG(2023-09-04) Melo, Marília Sinimbú; Mestre Paola Macedo Gomes Dias Villas BôasOs Sinos da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, situados na rua Alvarenga, bairro Cabeças, em Ouro Preto/MG, contemplam o acervo de bens integrados da referida da mesma. Sabe-se que, o templo religioso foi construído a partir do final do século XVIII, após a confraria do Passa Dez conseguir a licença da Mesa Capitular. Nesse sentindo, não existem muitos registros referente à fabricação dos sinos, mas encontrou-se o pagamento dos mesmos. Por terem função de comunicação e litúrgica, os sinos desempenham papéis importantes na igreja e em Minas Gerais, eles ganharam uma atenção maior, sendo registrados como patrimônio imaterial, juntamente com o ofício de sineiro. Portanto, com a soma desses pontos importantes e do estado de conservação regular que os mesmos se encontram, este Dossiê de Restauração dos Sinos da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, será cedido à Arquidiocese de Mariana e ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, para complementação do Projeto de Restauração da Igreja, no qual se encontra em fase de análise para obtenção de autorização das obras iniciais. Para tal, realizou- se levantamento histórico da Igreja e do sino, sendo que para esse último realizou-se também levantamento gráfico e diagnóstico do estado de conservação. Por fim, apresentou-se a proposta de intervenção, a qual compreende o referencial teórico e especificação dos materiais e serviços a serem utilizados.
- ItemPesquisa mercado de trabalho do conservador e restaurador de bens imóveis Ouro Preto/MG.(2023-09-04) Braga, Gabriel Prates; Mestre Rodrigo Otávio de Marco MeniconiEste estudo investigou a relação do conservador e restaurador de bens imóveis com o seu mercado de trabalho focando nós egressos e nas empresas e instituições públicas relacionada ao patrimônio, em Ouro Preto, Minas Gerais. Foram coletados dados através de questionários aplicados às empresas, instituições e egressos do curso. Tendo como objetivo, em relação aos egressos, identificar a quantidade de conservadores e restauradores atuantes no mercado, a quantidade total de egressos com experiência profissional, se aqueles que atuam possuem outra formação adicional especificamente em arquitetura ou engenharia civil, analisar se atuam como empregados, terceirizados ou autônomos e se atuam em empresas privadas, instituições públicas ou empresa própria. Com relação as empresas e instituições públicas, a pesquisa têm como obejetivo identificar se elas conhecem o curso, se sabem sobre as capacidades e atribuições profissionais do conservador e restaurador de bens imóveis, se possuem ou já possuíram algum conservador e restaurador de bens imóveis como funcionário, e se tem interesse em conhecer o profissional em caso de desconhecimento. A pesquisa contribui para a compreensão da relação entre a formação em conservação e restauro de bens imóveis e sua aplicação no contexto empresarial e institucional, bem como para a reflexão sobre estratégias de fortalecimento da área e melhoria das oportunidades de emprego para os egressos.
- ItemAnálise comparativa de fachadas em ruas de Ouro Preto(2023-09-05) Rocha, Josiele Maria; Mestre Paola de Macedo Gomes Dias Villas BoasAs cidades sofrem mudanças que são acompanhadas pelas transformações da sociedade ao longo dos anos. Na cidade de Ouro Preto - MG, considerada patrimônio cultural da humanidade desde 1980, as mudanças nas construções do conjunto urbano podem ser observadas na vida cotidiana, no caminhar pela cidade. O meu hábito de observar, as casas do percurso diário, leva à algumas questões a respeito dessas mudanças em relação à preservação desse patrimônio cultural: o patrimônio edificado está de fato sendo preservado? O quanto as edificações têm sido modificadas? ou a maioria das casas estão em processo de arruinamento ou arruinadas? A preservação acontece de modo que favoreça a manutenção da memória no cotidiano de todos os cidadãos com igualdade? Existe diferenças na preservação desse patrimônio entre as regiões mais centrais da cidade e as periferias? Com o objetivo de tentar responder a algumas dessas questões e verificar quantitativamente as mudanças no conjunto urbano da cidade, foi realizado um diagnóstico sobre a situação atual dos imóveis localizados nos bairros Santa Efigênia, Antônio Dias e Padre Faria, cujos patrimônios edificados pertencem ao cotidiano desta autora e estão incluídas no perímetro tombado. Comparado aos dados do Inventário Nacional de Bens Imóveis e Sítios Urbanos – INBI-SU, finalizado no ano de 2001 pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, sob a coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. O diagnóstico será o resultado da análise comparativa a partir das imagens das fachadas e as volumetrias das edificações. Além disso, as questões relacionadas a desigualdade social, crescimento da cidade, preservação e conservação entraram na discussão.
- ItemDossiê de conservação e restauro do Pelourinho situado na Praça Minas Gerais - Mariana/MG(2023-09-05) Souza, Sabrina Delamore de; Mestre Paola de Macedo Gomes Dias Villas BoasO município de Mariana/MG abriga conjuntos arquitetônicos e um traçado urbano que marcou a constituição do município no auge do período da exploração aurífera. A Praça Minas Gerais, cartão postal da cidade, é um dos exemplos que compõem o efeito cênico desta época. No século XIX, um monumento inaugurado em homenagem ao bicentenário do arraial, inicialmente construído no adro da Catedral da Sé, foi descartado devido às mudanças urbanísticas no local. Em 1981, as peças deste elemento comemorativo foram encontradas e reconstituídas na Praça Minas Gerais. Fazendo alusão ao cenário colonial, o mobiliário urbano foi erguido como um símbolo do Encontro de Desenvolvimento de Mariana – EDEM, evento este que discutiu os caminhos do desenvolvimento da cidade. Neste sentido, o presente trabalho aborda tais ações políticas em detrimento das mudanças urbanísticas da cidade, que aconteceram com objetivo de enaltecer suas características coloniais, como instrumento de fomento ao destaque turístico e cultural do município. Para isso, foi realizada a análise contextual do referido mobiliário, bem como seu levantamento arquitetônico e diagnóstico do estado de conservação. Na sequência, será apresentada a Proposta de Intervenção, que apontará a especificação dos serviços e materiais a serem utilizados em sua restauração e conservação.
- ItemOs Retábulos Laterais da Igreja de Santo Antônio do Leite em Santo Antônio do Leite(2024-01-31) Leocádio, Fabrício Aparecido Ernesto; Doutor Alex Fernandes BohrerA Igreja de Santo Antônio do Leite, localizada em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, a 85 km de Belo Horizonte, é um patrimônio cultural. Seu interior abriga obras valiosas, como o retábulo e o coro com a pintura do batismo de Cristo, executados por Honório Esteves do Sacramento, um nativo ilustre. Em 1885, José Valério da Assunção e João Alves da Silva realizaram o levantamento das paredes, estrutura do telhado e entelhamento, enquanto Honório Esteves contribuiu com a pintura da nave central no mesmo ano. A igreja representa não apenas um local de culto, mas também um testemunho vivo da história e arte da região. No contexto do estudo sobre esse trabalho vamos abordar os retábulos laterais, aprofundar o estudo, explorar os detalhes específicos para enriquecer ainda mais a narrativa sobre o patrimônio artístico e histórico presente no local.
- ItemMonsenhor Horta - um guia para cuidados essenciais(2024-02-01) Vitareli, Luiza ; Doutor Régis Eduardo Martins; Mestre Thais Hoelzle Alves da CostaO estudo sobre a preservação e a conservação de Monsenhor Horta, distrito de Mariana, Minas Gerais visa levar conhecimento para os pertencentes do rico e valioso patrimônio cultural, distrito de vida e pessoas simples. É grande a importância das tipologias construtivas empregadas na arquitetura patrimonial do lugar. Casas com embasamentos de pedra; alvenarias de adobe, pau-a-pique e tijolo maciço; telhados cobertos por telhas capa e canal; muros e cercas de pedras, terra, bambu etc. As técnicas construtivas desenvolvidas nas casas e sobrados do distrito justificam a sua importância devido os modos de saber fazer casas, pela riqueza de detalhas utilizados nas construções, pela localidade e pela economia urbana. Contudo, muito provavelmente as descaracterizações da arquitetura local de alguma maneira foram devido a carência de conhecimento sobre como uma casa de arquitetura de terra se comporta estruturalmente, como as técnicas e materiais se relacionam e de como cuidar dessas tipologias construtivas. Pensando nisso, esse trabalho teve por objetivo guiar as pessoas de Monsenhor Horta considerando tratar de forma simples e fácil sobre como conhecer e cuidar de suas casas.
- ItemInovações no patrimônio cultural edificado: estudo de caso na fazenda da família Ribeiro sobre as limitações e potencialidades no uso das técnicas de levantamento arquitetônico convencional e da fotogrametria(2024-02-01) Souza, Mikhaely Aparecida da Silva; Mestre Ana Paula de Moraes; Mestre Guilherme de Oliveira WalterEsta pesquisa apresenta a utilização das técnicas de levantamento arquitetônico convencional e da fotogrametria como instrumentos para a documentação da Fazenda da Família Ribeiro, uma edificação que está para ser demolida. Busca-se por meio destas ferramentas, a preservação da memória da edificação, além de servir como eventuais fontes de pesquisa para futuras investigações. O trabalho foi desenvolvido tanto com embasamento teórico quanto prático. Paralelamente ao levantamento arquitetônico, foi realizado um levantamento contextual da edificação, com a finalidade de se conhecer detalhadamente o bem a ser estudado, possibilitando apresentar o seu atual estado de conservação. Vale enfatizar que o levantamento arquitetônico convencional e a fotogrametria são o foco em todo desenvolvimento do trabalho, o que possibilitou não somente maior conhecimento sobre cada um, mas também a apresentação de todo o trabalho de campo realizado na fazenda. Como resultados, além da documentação do bem, elencou-se as potencialidades e limitações de cada uma das técnicas apresentadas.
- ItemSubsídio de preservação do Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Lapa de Antônio Pereira, Ouro Preto - MG.(2024-02-01) Batista, Felipe Junio; Doutor Fabiano Gomes da SilvaO distrito de Antônio Pereira, situado em Ouro Preto, Minas Gerais, tem uma rica história ligada à mineração de ouro nos séculos XVIII e XIX, evoluindo para a exploração de minerais como bauxita, ferro e topázio. Apesar de fazer parte de Ouro Preto, a falta de transporte público que o conecte ao município, fez com que Mariana exercesse enorme influência em relação ao distrito. A inauguração da Estrada da Purificação em 2023, conectando Antônio Pereira ao distrito-sede, promete transformações e gera expectativas de desenvolvimento local. A metodologia adotada na elaboração deste subsídio segue as diretrizes do IEPHA, com destaque para o programa ICMS Cultural. O Jubileu de Nossa Senhora da Lapa, uma tradição centenária, continua a atrair devotos, apesar da redução ao longo dos anos. O Santuário permanece como ponto de interesse, atraindo visitantes e mantendo sua relevância cultural. Em 2022, a atualização do Inventário Municipal enfatiza sua importância histórica para a região.
- ItemOs edifícios teatrais no estado do Rio Grande do Sul: os remanescentes do século XIX(2024-02-08) Oliveira, Lara Freitas; Doutor Régis Eduardo Martins; Doutora Vivian da Silva PaulitschA pesquisa realiza uma revisão bibliográfica, documental e fotográfica dos edifícios teatrais gaúchos do século XIX, visando entender sua tipologia arquitetônica e contribuir para sua preservação. Sete teatros foram selecionados como objetos de estudo, com foco nos aspectos tipológicos, históricos e na relação entre forma e função, de modo a compreender os tipos de palco, plateia e fachadas dessa época. A documentação desses espaços não apenas enriquece o conhecimento histórico e cultural, mas também promove sua conservação e conscientização pública, estimulando futuras pesquisas sobre o tema.
- ItemAvaliação da a eficiência do tombamneto como medida de preservação da Ponte Dom Bosco(2024-10-03) Márcia Flávia de Jesus; Doutor Régis Eduardo MartinsEste trabalho realiza uma análise crítica da eficácia do tombamento da Ponte Dom Bosco como estratégia de preservação patrimonial. Situada nas proximidades da estrada do Cumbé, em Cachoeira do Campo, a ponte faz parte do conjunto arquitetônico do Colégio Dom Bosco e foi construída para atravessar o Rio Maracujá. Apesar de seu valor histórico, a estrutura encontra-se em avançado estado de deterioração, consequência da falta de manutenção e do abandono. Embora tenha sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) em 2014, seu estado continua a degradar-se, levantando dúvidas sobre a eficácia das políticas de preservação implementadas. O estudo baseia-se em uma revisão bibliográfica e em observações de campo para avaliar a gravidade dos danos e a efetividade das medidas de proteção adotadas. A pesquisa visa contribuir para uma compreensão mais profunda da situação atual da ponte e das políticas de conservação patrimonial.
- ItemManual de conservação: Museu do Oratório, antiga Casa do Noviciado e Anexo(2024-10-03) Thais Ellen Romualdo de Oliveira; Doutor Régis Eduardo MartinsA presente pesquisa teve como objetivo criar um Manual de Conservação para a Casa do Noviciado e o anexo que abriga, atualmente, o Museu do Oratório, localizado no adro da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. O manual tem como objetivo orientar as ações de conservação a serem realizadas nesses imóveis, além de fornecer registros atualizados sobre o estado de conservação. Logo, para a efetivação dessa proposta, foram organizadas visitas in loco, incluindo visitas à biblioteca do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC), consulta ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ao arquivo da Casa de Gonzaga e à Secretaria de Turismo de Ouro Preto, para coleta de dados e fotografias. Assim, este manual disponibiliza, no apêndice, fichas que contemplam elementos, como: madeira, argamassa, cantaria e materiais complementares, que servirão para facilitar o processo de monitoramento dos edifícios e documentação da progressão e o aparecimento de novas patologias.
- ItemPlano de conservação para o coreto da Praça da Liberdade em Belo Horizonte(2024-10-03) Thiago Vidotti Cândido Costa; Régis Eduardo MartinsO presente trabalho é um estudo sobre o atual estado de conservação do coreto da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Localizado em um complexo arquitetônico e paisagístico tombado em 1977 pelo IEPHA/MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), concentra um circuito cultural importante em seu entorno. O estudo teve como objetivo analisar o estado de conservação do coreto, identificando os agentes degradantes que atuam no desgaste da edificação, assim como estabelecer um plano de conservação a partir da identificação de danos. Foram coletados dados de caráter histórico do coreto e obras documentais de intervenções, a fim de comparar o último processo de restauração ao seu estado vigente. Os procedimentos metodológicos também envolveram o mapeamento dos usuários do coreto, aspectos físicos e ambientais e avaliações dos danos. A partir das informações levantadas e registradas nas fichas de diagnóstico sobre o atual estado de conservação, são indicados estratégias e procedimentos a serem adotados para sua preservação e, consequentemente, a efetiva conservação.