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Educação para as relações étnico-raciais na educação integral em tempo integral: um olhar para os programas Mais Educação, Novo Mais Educação e Escola em Tempo Integral
Mota, Patrícia Flávia; Santos, Juliana Silva; Almeida, Luciane Silva de; Barros, Mônica Nascimento
O presente artigo discute a abordagem da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) na Educação Integral e em Tempo Integral as partir de três documentos federais sobre políticas de ampliação do tempo de jornada educacional: o Programa Mais Educação (2007), o Programa Novo Mais Educação (2016) e o Programa Escola em Tempo integral (2023). Para as análises, traçamos um paralelo entre esses documentos e o atendimento às Leis 10.639/03 e 11.645/08 que modificam a Lei de Diretrizes e Bases - LDB à luz de teorias do campo da Educação Integral e(m) Tempo Integral. As análises foram feitas de modo a trazer uma compreensão acerca do histórico dessas políticas até o processo de implementação da Escola em Tempo Integral, por meio da Lei nº 14.640/2023, com vistas a identificar quais foram as estratégias pedagógicas delineadas nos referidos documentos e legislações da Educação Integral em Tempo Integral para um atendimento às demandas da Educação para as Relações étnico- Raciais. Os resultados destacam que a ERER foi uma temática abordada com pouca profundidade tanto no Mais Educação quanto no Novo Mais Educação fato que começa a mudar apenas no documento Escola em Tempo integral, 20 anos após o surgimento da Lei 10.639 de 2003.
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O ensino de Geociências nas habilidades de Geografia da BNCC: anos finais do Ensino Fundamental : manual do professor
Cardoso, Leandro Andrade; Doutor Igor Rafael Torres Santos; Doutor Pedro Luiz Teixeira de Camargo
Produto educacional elaborado como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Geografia
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Os conteúdos de Geociências na BNCC e nos currículos subnacionais: análise das habilidades dos anos finais do ensino fundamental
Cardoso, Leandro Andrade; Doutor Igor Rafael Torres Santos; Doutor Pedro Luiz Teixeira de Camargo
Esta dissertação é produto de uma pesquisa que, em seu aspecto metodológico, partiu de um estudo exploratório que se subdividiu em uma análise bibliográfica e documental, e num estudo de caso. Em linhas gerais, ela se debruça sobre o impacto da BNCC no ensino dos conteúdos de Geociências, sobretudo no componente curricular de Geografia, nas séries dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Primeiramente, identificamos e selecionamos as habilidades da BNCC, do componente curricular Geografia, prescritas para o Ensino Fundamental, que abordam conteúdos de Geociências, comparando-as com as habilidades dos currículos subnacionais. Essa comparação levou em conta, por um lado, o modo como esses currículos adaptam – ou não – as habilidades da BNCC para contemplar, como determina a LBD e o PNE, as especificidades locais; e, por outro, indagou se esses currículos buscam ir além da BNCC, superando seus possíveis defeitos e limites, se restringem-se a reproduzi-la, ou se ficam aquém dela, oferecendo um currículo mais empobrecido. Ao final, esses currículos serão ranqueados de acordo com o nível de intervenção na proposta original da BNCC e o resultando desse ranking será apresentado na forma de tabelas, gráficos e mapas.
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Inteligência Artificial aplicada à prevenção e mitigação de desastres naturais: abordagens técnicas e perspectivas futuras
Figueiredo, Arthur Cardoso; Doutora Sílvia Grasiella Moreira Almeida
Nas últimas décadas, a intensificação dos desastres naturais tem provocado impactos significativos em termos humanos, ambientais e econômicos. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) emerge como uma aliada estratégica para previsão, monitoramento e resposta a eventos extremos. Este trabalho analisa, de forma crítica e aplicada, metodologias recentes que utilizam IA na gestão de desastres, com ênfase em redes neurais profundas, algoritmos de classificação, modelagem preditiva e análise geoespacial. A investigação integra dados climáticos, geográficos e socioeconômicos, destacando estudos de referência como ATR HarmoniSAR, FloodNet e GeoDisasterAINet, além de contribuições da IA generativa. Os resultados evidenciam que a aplicação adequada dessas técnicas pode ampliar a precisão de previsões, otimizar o uso de recursos e fortalecer a resiliência de comunidades vulneráveis. Entretanto, desafios como qualidade e escassez de dados, custos de implementação, limitações técnicas e questões éticas ainda representam barreiras relevantes. Conclui-se que o avanço da IA aplicada à gestão de crises requer investimentos contínuos, políticas públicas consistentes e cooperação entre academia, governo e sociedade, a fim de transformar o potencial tecnológico em soluções práticas, transparentes e socialmente responsáveis.
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A ação do tratamento de sementes de feijão submetidas a diferentes períodos de armazenamento sob condições não controladas
Gomes, Francisco Garcia de Carvalho; Oliveira, Carlos Manoel de
O tratamento de sementes é uma excelente opção para diminuir a incidência de patógenos no desenvolvimento inicial da cultura do feijoeiro. Além da obtenção de sementes de alta qualidade, é importante que haja a manutenção dessa qualidade pós-colheita, portanto, o armazenamento de sementes deve receber uma atenção especial. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a interferência do tratamento químico de sementes durante o armazenamento em ambiente não controlado. O trabalho foi conduzido no viveiro de produção mudas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Bambuí. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema fatorial 4x3, sendo três períodos de armazenamento: 38; 66 e 94 dias e quatro dosagens do produto comercial Cropstar®– 0; NAS DOSAGENS DE 0,50; 0,70 e 1,0 L p.c./100 kg de sementes. Foram avaliadas as seguintes variáveis: Emergência; Índice de Velocidade de Emergência; Tempo Médio; Coeficiente de Variação no Tempo; Índice de Incerteza e Índice de Sincronia da Emergência. Os dados das variáveis analisadas foram submetidos à análise de variância, e as médias da interação ou dos efeitos principais foram comparadas pelo teste de Scott Knott a 5% de probabilidade. Pôde-se concluir que as sementes tratadas quimicamente puderam ser armazenadas sob condições ambientais não controladas por até 94 dias, sem interferência em sua viabilização.