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A Câmara de Mariana e os conceitos adotados em sua restauração
(2025-03-20) Neves, William dos Santos; Mestre Rodrigo Otavio de Marco Meniconi
O presente trabalho analisa o processo de restauração da antiga Câmara e Cadeia de Mariana, realizado entre 2021 e 2023, com foco nas intervenções voltadas à preservação do patrimônio histórico. A pesquisa utiliza fotografias para documentar as modificações em esquadrias, estrutura, pisos e alvenarias, comparando as práticas de restauração com os princípios teóricos aplicados. A análise foi conduzida por meio de visitas ao edifício, utilizando equipamentos fotográficos e de construção civil para registrar as alterações e avaliar a adequação das intervenções. Além disso, foram realizadas pesquisas em arquivos históricos e entrevistas com os responsáveis pelo projeto de restauração. O trabalho busca verificar a eficácia das técnicas adotadas no processo de preservação, contribuindo para a documentação e reflexão sobre a importância da conservação do patrimônio cultural no contexto das práticas de restauração modernas, com a aplicação dos teóricos da restauração. A pesquisa também pretende abordar a restauração de elementos específicos, como o estuque, e sua relevância para o processo de preservação.
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Guia prático para comunicação acadêmico-científica no Ensino Médio Integrado
(2025-03-31) RODRIGUES, Marcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz; Doutor Adilson Ribeiro de Oliveira; Bárbara Larissa Alexandre Filgueira Mota; Hemerson Soares da Silva.
O material educacional “Guia prático para comunicação acadêmico-científica no Ensino Médio Integrado” é resultado não somente da dissertação “Letramentos e formação humana integral em práticas extensionistas na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso”, apresentada ao programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Branco, pelo mestre Marcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz Rodrigues, sob a orientação do professor doutor Adilson Ribeiro de Oliveira, como também das experiências e das atuações dos autores nos três eixos que constituem a base do conhecimento acadêmico: ensino, pesquisa e extensão, e cujas práticas pedagógicas contribuem, dentro da Educação Profissional e Tecnológica, para uma formação omnilateral dos estudantes, tanto do Ensino Médio Integrado quanto das outras modalidades e níveis de ensino. Logo, tem-se aqui um material que reúne esse rico aprendizado dos autores, que são muito didáticos na explicação dos conteúdos, na apresentação das informações verbais e não verbais, como quadros e diagramas, nos exemplos e nas sugestões oferecidas ao leitor. No que se refere ao conteúdo abordado, o guia está dividido em quatro capítulos em que são tratados desde aspectos linguístico-textuais da linguagem acadêmico-científica até modos de se apropriar de maneira eficiente dessa linguagem e também de conceitos e de teorias por meio de exemplos claros e ilustrativos de gêneros comuns no ambiente escolar desde o ensino médio, como por exemplo, relatórios, artigos e comunicações orais em eventos acadêmico-científicos.
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Integração de um sistema de reconhecimento facial na assistência a pessoas com Alzheimer
(2025-02-27) Cunha, Gustavo Canuto; Doutor Diego Henrique de Souza Chaves
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um sistema de reconhecimento facial para auxiliar pessoas com Alzheimer no reconhecimento de familiares e cuidadores. A proposta busca oferecer uma ferramenta acessível que possa contribuir para a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo a desorientação causada pela perda de memória. Para isso, foi criado um sistema capaz de identificar rostos em tempo real e anunciar verbalmente o nome da pessoa reconhecida, proporcionando um suporte auditivo que auxilia no reconhecimento. Além da identificação visual, foram realizados testes para avaliar o impacto de condições adversas, como imagens desfocadas, garantindo que o sistema pudesse funcionar mesmo em situações menos favoráveis. Também foram aplicadas medidas para evitar repetições excessivas das identificações, tornando o uso mais intuitivo e agradável para o usuário. Os dados obtidos demonstraram que o sistema é uma alternativa viável para auxiliar pessoas com Alzheimer, permitindo que reconheçam aqueles ao seu redor de maneira mais fácil e independente. A tecnologia utilizada mostrou-se eficiente e acessível, podendo ser aplicada em dispositivos simples, o que facilita sua adoção por famílias e instituições de cuidado.
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INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE ATIVOS DE TECNOLOGIA DA AUTOMAÇÃO
(2025-02-27) Medeiros, Victor Henrique de Mattos; Doutor Diego Henrique de Souza Chaves
A gestão de ativos de tecnologia da automação é uma prática necessária na eficiência operacio-
nal das indústrias. No entanto, um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas é a falta de
um sistema estruturado para gestão de ativos com base em fatores críticos e operacionais, como
risco operacional, ciclo de vida, sobressalentes e impacto financeiro. Decisões tomadas sem um
critério bem definido, pode levar a falhas inesperadas, desperdício de recursos e intervenções de
manutenção ineficientes. Este trabalho propõe a integração da Inteligência Artificial (IA) para
auxiliar na tomada de decisão na gestão de ativos, utilizando técnicas de aprendizado de má-
quina e clusterização. A metodologia adotada incluiu a coleta e tratamento de dados de ativos
de automação de uma planta industrial real, a definição de um critério de priorização baseado em
múltiplas variáveis e a aplicação do algoritmo K-Means para segmentação dos ativos em clus-
ters. A qualidade da clusterização foi avaliada por métricas como Silhouette Score, garantindo
uma divisão dos ativos conforme sua criticidade e relevância operacional. Os resultados demons-
traram que a abordagem proposta permite categorizar ativos de forma a identificar aqueles com
maior impacto operacional e necessidade de atenção prioritária. Além disso, foi desenvolvida
uma interface interativa para visualização dos clusters, facilitando a interpretação dos dados e
auxiliando na tomada de decisão estratégica. Os resultados demonstram que a utilização de IA na
gestão de ativos pode contribuir para a redução de custos, a mitigação de riscos e o aumento da
confiabilidade operacional, representando um avanço significativo para a manutenção preditiva
e gestão estratégica de ativos na indústria.
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DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO COMPUTACIONAL PARA SIMULAÇÃO E CONTROLE DE TORQUE EM VEÍCULO
(2025-02-20) Mendes, Lorran Luciano Oliveira ; Doutor Diego Henrique de Souza Chaves
Este estudo propõe o desenvolvimento de um modelo computacional para simulação e controle
de torque em um veículo equipado com câmbio automático de nove marchas, operando sob
condições com motorista e quatro passageiros. Para atingir este objetivo, foram coletados da-
dos veiculares por meio do sistema On-Board Diagnostics (OBD), permitindo a identificação e
análise das variáveis para o controle do torque, tais como a rotação do motor, a posição do ace-
lerador e os diferentes componentes do torque. Com base na análise dos dados, foi desenvolvido
um modelo computacional que integra controladores PID em malha fechada e em modelo ARX
para ajustar a aplicação do torque. As simulações realizadas, por meio do ambiente de modela-
gem, evidenciaram que a combinação do controlador PID é eficaz para reduzir a discrepância
entre o torque requisitado e o torque efetivamente aplicado. Em especial, a configuração de-
nominada PIDARX6 demonstrou o melhor desempenho, apresentando um erro médio (RMSE)
satisfatório em relação à curva de consumo mínimo, o que sugere um potencial significativo para
a redução do consumo de combustível e a melhoria da eficiência energética do veículo. Dessa
forma, o modelo desenvolvido contribui para o aprimoramento do desempenho dos veículos,
oferecendo uma ferramenta promissora para a melhoria dos sistemas veiculares em condições
reais de operação