Ouro Preto
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Ouro Preto por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 127
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAspectos legais do Patrimônio Cultural: a verticalização do entorno do conjunto arquitetônico da Praça Cônego Ulisses e Praça Menotti D'Áurea(2022-12-13) Rodrigo Torres Moreira OIiveira; Mestre Rodrigo Otávio de Marco MeniconiO artigo mostra a ineficácia das ferramentas de proteção do patrimônio cultural, como o tombamento, afirma também a importância da preservação, ponto inicial de análise deste estudo, mas que deixou evidente a pressão do mercado imobiliário e interesses públicos privados. O interesse surge na percepção da escassez de métodos arquitetônicos aplicáveis à concepção de projetos que dialoguem com o patrimônio. A cidade de Campo Belo/MG, traz consigo uma relação acerca de políticas públicas, atrelada aos processos urbanos de crescimento, sem planejamento urbano consolidado, buscando a valorização do seu patrimônio cultural e entorno, destaque para o Conjunto Paisagístico e Arquitetônico, porém sem garantias que possam assegurar a conservação do bem, devido à falta de aspectos legais que regulamente essas ferramentas de proteção. Por isso o trabalho abarca a historiografia, com autores que contextualizam a preservação, a ineficiência dos métodos de proteção existentes, demonstrando o poder de grupos mais seletos da sociedade, e o espaço urbano como objeto evidente do processo de acúmulo de capital. Concluindo que não se valoriza ou se protege o que não se conhece, o conhecimento é o mais importante instrumento para valorização, e permite o reforço efetivo na construção de uma cidade equilibrada.
- ItemExpansão urbana em áreas de risco geológico em Mariana, Minas Gerais, entre 2007 e 2019(2023-08-22) Castro, Paloma Lavínia Nepomuceno de; Doutor Alex de CarvalhoA região objeto deste trabalho corresponde a área urbana do município de Mariana, estado de Minas Gerais. A existência da zona urbana sob risco de movimentos de massa e em margens de inundação deriva principalmente da cidade ter sido originada em volta do Ribeirão do Carmo. É abordado no trabalho os processos de ocupação ilegais em áreas verdes que ocorrem por negligência do poder público, observando que já existe uma lei vigente que protege e ampara essas áreas. A apropriação inadequada do solo resulta na sua compactação, devido a retirada de vegetação, interferindo na drenagem natural da superfície podendo acarretar processos com risco geológico. Outro resultado causado pela fixação de locais protegidos é a seca das nascentes, causada pela diminuição da infiltração eficiente das águas das chuvas. Essas apropriações causam outros impactos diretos no ambiente, sejam na mudança brusca da paisagem, seja no caráter ambiental com acúmulo de lixo, falta de captação e tratamento de esgoto. O objetivo geral deste trabalho foi a elaboração de um diagnóstico dos diversos processos geológicos e foram realizados mapeamentos sobre áreas de inundação, áreas verdes, expansão urbana a partir de uma análise multitemporal com intuito de compreender como nos anos de 2007 a 2019 essas temáticas aconteceram na urbe, e concluímos que a expansão urbana ocorreu em grande parte em áreas verdes.
- ItemUma percepção dos estudantes do IFMG Ouro Preto a respeito dos efeitos colaterais ao mau uso das redes sociais(2023-08-24) Jesus, Édila de Oliveira Ferreira de; Mestre João Bosco RiosNesta monografia, será discutido a percepção dos estudantes do IFMG campus Ouro Preto, quanto ao mau uso das redes sociais e seus possíveis efeitos colaterais. Sendo que, efeito colaterais, tem como premissas efeitos não desejados ou não esperados incialmente. As tecnologias digitais é um avanço de grande relevância na era em que vivemos. E tem por objetivo principal promover melhorias na vida de seus usuários. Entretanto, o que se pode perceber é que essa tecnologia acabou se tornando uma armadilha, que seduz e mantem seus usuários sempre cada vez mais conectados e dependentes dessas tecnologias. Esse trabalho aponta como a tecnologia pode ser utilizada de forma erronia e provocar esse tais efeitos colaterais, principalmente no uso das redes socias. Esses efeitos podem ser citados como patologias socioemocionais, como por exemplo ansiedade e depressão, além de outros riscos associados ao mau uso, dentre os quais a dependência da internet.
- ItemQualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com os vendedores e atendentes dos comércios da Rua São José, Ouro Preto(2023-08-30) Bento, Beatriz Pereira; Doutora Simone Cássia Corrêa de SousaO objetivo deste estudo foi analisar a qualidade de vida dos funcionários dos estabelecimentos comerciais localizados na Rua São José, em Ouro Preto, Minas Gerais. Durante o período de 14/06/2023 a 13/07/2023, foi realizado um estudo que envolveu a aplicação do diálogo TQWL-42 (Total Quality of Work Life / Qualidade de Vida no Trabalho Total) em 44 funcionários que trabalham no comércio, contendo questões que abrangem assuntos como a avaliação da qualidade de vida no trabalho e a frequência que se sentiam cansados durante o expediente, entre outros aspectos. Observa-se que a maioria das pessoas tem um posicionamento em relação à qualidade de vida no trabalho, podendo impactar até mesmo em sua vida social.
- ItemA percepção dos discentes da Licenciatura em Física sobre a importância da interdisciplinaridade na formação do docente a partir do estudo do Sistema Cardiovascular(2023-08-31) Ferreira, Luana dos Santos; Doutora Januária Fonseca Matos; Doutora Elisângela Silva PintoO atual contexto educacional tem sido objeto de discussões entre pesquisadores da Educação, especialmente no que se refere à fragmentação de conteúdos e aos problemas relacionados à formação de professores, com destaque para as Ciências da Natureza (Física, Biologia e Química) e Matemática. Nesse cenário, a interdisciplinaridade é fundamental para atenuar a fragmentação escolar e restabelecer vínculos entre os conteúdos de diferentes disciplinas, contextualizando-os. Ela é especialmente importante diante das rápidas mudanças e demandas da sociedade contemporânea. A interdisciplinaridade é defendida por diversos autores e respaldada por documentos oficiais da Educação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Biofísica, como uma ciência interdisciplinar que aplica teorias e métodos da Física para resolver questões da Biologia, permite trabalhar conteúdos presentes em ambas as disciplinas, como o Sistema Cardiovascular. No entanto, sua exploração é limitada, e os conceitos físicos e biológicos são muitas vezes abordados de forma isolada em sala de aula e em momentos distintos no Ensino Médio. Nesse contexto, esta pesquisa buscou verificar a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto sobre a importância da interdisciplinaridade nas Ciências da Natureza, mais especificamente entre as disciplinas de Física e Biologia, para a formação docente. Para isso, foi criada e aplicada uma sequência didática sobre Biofísica do Sistema Cardiovascular junto aos discentes do curso de Licenciatura em Física, seguida da aplicação de um questionário para avaliar o impacto da intervenção. Também foi analisado o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Física do IFMG-OP buscando identificar se a interdisciplinaridade está associada como uma habilidade de formação docente do curso de Licenciatura em Física. Foi observado que a formação interdisciplinar é uma premissa constante no PPC. Com relação à importância da interdisciplinaridade, todos os participantes desta pesquisa concordam, parcial ou totalmente, que a interdisciplinaridade é importante para a sua formação enquanto professores. Consequentemente, estes futuros docentes vão, muito possivelmente, ter uma prática docente que contemple um ensino interdisciplinar.
- ItemConscientização ambiental durante a primeira etapa da educação infantil : estudo de caso nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs de Mariana - MG.(2023-09-01) Rosa, Marinilce Amélia Vital de Brito; Doutor Julio Cesar Rodrigues FontenelleA crescente sensibilização para a conservação do meio ambiente se faz necessária para que a população valorize e tenha cautela com os bens naturais. O presente trabalho vem analisar como o ensino de Educação Ambiental pode ser realizada, ainda na educação infantil, onde os indivíduos se encontram em um momento de construção da identidade. Quando se desperta nessa fase a importância de se preservar o meio ambiente, a criança cresce sabendo os motivos pelos quais precisa preservá-lo. Por se tratar de um momento de descobertas e de formação das crianças, família e escola devem fazer um trabalho conjunto e processual sobre a importância de preservar os bens naturais. Este trabalho pretende apresentar a análise de um estudo de caso no qual mostra como a Educação Ambiental é trabalhada nos CMEIs do município de Mariana-MG. Para sua realização utilizou-se de revisões bibliográficas, documentos que regem a educação ambiental e educação infantil. Após a análise do estudo de caso de como ocorre o ensino da educação ambiental nos CMEIs de Mariana pôde-se perceber que as crianças, mesmo sendo tão pequenas, já são capazes de aprender a importância de se preservar o meio ambiente, onde o empenho do corpo docente, o ambiente escolar, a didática e a temática foram fundamentais neste processo.
- ItemA utilização de mapas como recurso didático no Ensino Médio na Escola Estadual São Sebastião(2023-09-01) Gabrielle Veloso Guimarães; Doutor Ramon Coelho DuarteO presente trabalho visa trazer informações sobre a importância do uso do mapa como recurso didático para o ensino de geografia na Escola Estadual São Sebastião, o mesmo busca deixar de forma clara, quais os benefícios o uso do mapa pode trazer para a formação escolar desses alunos. Optou-se por utilizar como metodologia uma pesquisa de revisão bibliográfica, pois a utilização de mapa como recurso didático deixa claro a necessidade de autores que deixem o texto bem fundamentado sobre a importância dos mapas no ensino básico. E como método foi escolhido a investigação por meio de questionários aplicados aos alunos e aos professores. Os resultados deste trabalho foram satisfatórios, pois é possível perceber que o uso de mapas já é tratado como um importante recurso didático, que precisa ser mais explorado para contribuir de forma mais efetiva com alfabetização cartográfica. Nesta perspectiva vai ser apresentado também no apêndice deste trabalho uma coleção de mapas do contexto local para que os mapas possam ser utilizados pelos professores, pois pretende-se que o mapa assuma um lugar de excelência e estratégia para que os professores de geografia os utilizem no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia na educação básica.
- ItemCachaça: história,cultura e receitas(2023-09-01) Santos, Bárbara Luiza Pantaleão dos; Doutora Cristiana Santos AndreoliA cachaça é uma bebida antiga originária do Brasil. Ela tem grande impacto na história brasileira sendo considerada importante patrimônio cultural. Ao longo dos anos sempre foi muito relacionada às classes mais marginalizadas sofrendo bastante preconceito. Porém, nos últimos anos ela tem ganhado espaço nas mesas de todas as classes sociais, tanto a nível nacional quanto internacional. Essa bebida está muito relacionada ao turismo, elevando a valorização de regiões brasileiras de grande importância histórica e atraindo visitantes querendo conhecer locais de produção e fazer degustações. Além de seu consumo como bebida pura e adicionada em drinks, a cachaça pode servir como ingrediente chave para receitas de comidas salgadas, doces, temperos, entre outros. A gastronomia tem valorizado cada vez mais a peculiaridade que a cachaça trás para os pratos desde os mais simples aos mais rebuscados. Eventos muito famosos trazem mais visibilidade e valor a essa bebida. O presente trabalho trata-se de uma revisão descritiva qualitativa que tem por objetivo destacar o papel da cachaça dando valorização a essa bebida centenária como ingrediente importante na culinária mineira.
- ItemPercepções sobre o uso da água em Ouro Preto: um estudo de caso com estudantes dos cursos de Tecnologia de Gestão da Qualidade e Técnico em Meio Ambiente do IFMG- Campus Ouro Preto.(2023-09-04) Albergaria, Juliana Aparecida; Doutora Simone Cássia Corrêa de SousaCom o principal objetivo de pesquisar a percepção dos estudantes dos cursos de Tecnologia em Gestão da Qualidade e Técnico em Meio Ambiente sobre o uso da água em Ouro Preto, foi elaborado um questionário aplicado a alguns alunos do Instituto Federal. A partir do conhecimento dos resultados, foram elaborados gráficos, concluindo que os estudantes não conhecem profundamente sobre o tratamento de água, no entanto querem ter esse conhecimento. Estar ciente a esse respeito é também saber que os deveres e direitos andam juntos. Um não se pode cumprir se o outro não estiver em dia. Se faz necessário uma educação ambiental e conscientização, para se ter um maior conhecimento sobre o assunto.
- ItemEPI's _ Conservação e resistência dos colaboradores em uma empresa de movimentação de cargas(2023-09-04) Magalhães, Anna Raphaela da Conceição Xavier; Mestre Nélio Aloísio de MouraA atividade de movimentação de cargas é responsável por muitos acidentes no trabalho devido à exposição dos funcionários a diversos riscos ocupacionais e à alta rotatividade dos colaboradores. A Segurança do Trabalho busca prevenir os acidentes, a partir de um conjunto de atividades de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle, por meio da eliminação ou minimização dos riscos. Desta maneira, o presente trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante a execução da atividade, tendo como foco a segurança. O trabalho foi realizado por meio de visita in locu, assim como levantamento e seleção de dados, extração das informações relevantes a partir de um questionário aplicado. Assim, conclui-se que é de suma importância o investimento, por parte da empresa, em capacitações profissionais e aquisição de EPIs que proporcionem um maior conforto ao colaborador durante o uso, bem como campanhas de conscientização, monitoramento periódico no ambiente de trabalho através das avaliações quantitativas realizadas por profissional habilitado, propondo medidas de proteção de mitigação do risco. O uso dos EPIs de forma correta e consciente é fundamental como complemento de medidas organizacionais, de engenharia e de proteção individual, quando determinado risco a qual o colaborador estará exposto exceder as medidas de controle, podendo assim evitar danos futuros à saúde do empregado.
- ItemMemória Ferroviária: o caso da Estação Ferroviária do Distrito de Rodrigo Silva, em Ouro Preto-MG(2023-09-04) Duarte, Jussara Emanuella; Doutora Maria Cristina Rocha SimãoEste estudo analisa a importância da memória ferroviária presente no distrito de Ouro Preto denominado Rodrigo Silva e cujo desenvolvimento social e econômico gerou-se a partir do terminal ferroviário local. Houve a preocupação da população para resgate da estação ferroviária e que, por meio da FAOP e da Prefeitura Municipal concretizou-se. Aponta-se o uso atual da estação para eventos culturais e como sede da Sociedade Musical Santa Cecília, com mais de 100 anos de fundação e originada da estação. O objetivo principal foi analisar este patrimônio como promovedor de sentimento de pertencimento e de apropriação da memória ferroviária. Validou-se a hipótese de que o patrimônio ferroviário existente no distrito representa a identidade e a referência de sua população, que se apropria os seus espaços e que luta pela sua manutenção, sempre que necessário. Metodologicamente, recorreu-se à análise de material bibliográfico-documental, pesquisa de campo e entrevistas com moradores responsáveis pela Sociedade Musical.
- ItemEstudo iconográfico dos afrescos de Edson Motta na Igreja Matriz de Dores do Turvo-MG(2023-09-04) Soares, Anderson Mateus Heleno; Doutor Alex Fernandes Bohrer; Especialista Layse Souza CostaO pequeno município de Dores do Turvo, pertence a Zona da Mata Mineira, na Microrregião de Ubá/MG. No centro da cidade, em um ponto mais elevado em relação à praça, está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Um edifício de estilo eclético, o qual contém variáveis ornamentos e características. No seu interior, possui vários detalhes característico do lugar, desde pinturas e adornos, dentre eles Afrescos, os quais se destacam e que datam da época da construção da Matriz, na década de 1940. São de autoria do pintor e restaurador Edson Motta, cujas obras merecem serem mais difundidas e estudas. Este fez algumas obras na igreja e em algumas cidades da região, fazendo também, parte do SPHAN, hoje IPHAN. Estudar e interpretar suas pinturas, é algo muito importante para conhecer mais obras do autor, seus traços e suas técnicas. Em relação ao autor, existem muitos estudos e pesquisas, o contrário é observado no que se refere ao histórico do município e das edificações, como é o caso da Matriz, pois carecem muito de um profundo conhecimento teórico.
- ItemDossiê de Restauração dos Sinos da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos - Ouro Preto/MG(2023-09-04) Melo, Marília Sinimbú; Mestre Paola Macedo Gomes Dias Villas BôasOs Sinos da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, situados na rua Alvarenga, bairro Cabeças, em Ouro Preto/MG, contemplam o acervo de bens integrados da referida da mesma. Sabe-se que, o templo religioso foi construído a partir do final do século XVIII, após a confraria do Passa Dez conseguir a licença da Mesa Capitular. Nesse sentindo, não existem muitos registros referente à fabricação dos sinos, mas encontrou-se o pagamento dos mesmos. Por terem função de comunicação e litúrgica, os sinos desempenham papéis importantes na igreja e em Minas Gerais, eles ganharam uma atenção maior, sendo registrados como patrimônio imaterial, juntamente com o ofício de sineiro. Portanto, com a soma desses pontos importantes e do estado de conservação regular que os mesmos se encontram, este Dossiê de Restauração dos Sinos da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, será cedido à Arquidiocese de Mariana e ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, para complementação do Projeto de Restauração da Igreja, no qual se encontra em fase de análise para obtenção de autorização das obras iniciais. Para tal, realizou- se levantamento histórico da Igreja e do sino, sendo que para esse último realizou-se também levantamento gráfico e diagnóstico do estado de conservação. Por fim, apresentou-se a proposta de intervenção, a qual compreende o referencial teórico e especificação dos materiais e serviços a serem utilizados.
- ItemPesquisa mercado de trabalho do conservador e restaurador de bens imóveis Ouro Preto/MG.(2023-09-04) Braga, Gabriel Prates; Mestre Rodrigo Otávio de Marco MeniconiEste estudo investigou a relação do conservador e restaurador de bens imóveis com o seu mercado de trabalho focando nós egressos e nas empresas e instituições públicas relacionada ao patrimônio, em Ouro Preto, Minas Gerais. Foram coletados dados através de questionários aplicados às empresas, instituições e egressos do curso. Tendo como objetivo, em relação aos egressos, identificar a quantidade de conservadores e restauradores atuantes no mercado, a quantidade total de egressos com experiência profissional, se aqueles que atuam possuem outra formação adicional especificamente em arquitetura ou engenharia civil, analisar se atuam como empregados, terceirizados ou autônomos e se atuam em empresas privadas, instituições públicas ou empresa própria. Com relação as empresas e instituições públicas, a pesquisa têm como obejetivo identificar se elas conhecem o curso, se sabem sobre as capacidades e atribuições profissionais do conservador e restaurador de bens imóveis, se possuem ou já possuíram algum conservador e restaurador de bens imóveis como funcionário, e se tem interesse em conhecer o profissional em caso de desconhecimento. A pesquisa contribui para a compreensão da relação entre a formação em conservação e restauro de bens imóveis e sua aplicação no contexto empresarial e institucional, bem como para a reflexão sobre estratégias de fortalecimento da área e melhoria das oportunidades de emprego para os egressos.
- ItemNa direção dos ventos nas alterosas: estudo iconográfico e inventário das grimpas nas igrejas setecentistas de Minas Gerais(2023-09-04) Bonfim, Gustavo Bastos; Doutor Alex Fernandes Bohrer; Mestre Thaís Hoelzle Alves da CostaA grimpa é um mecanismo feito em metal, localizado majoritariamente nas torres das igrejas setecentistas de Minas Gerais. Além de às vezes ter a função de evidenciar a direção do vento, esse objeto ornamental se utiliza de referências da iconografia cristã e pagã em sua composição. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo a catalogação das grimpas nas igrejas setecentistas de Minas Gerais. Esta pesquisa justifica-se por serem escassos os estudos e publicações sobre essa temática no Brasil. A partir da apresentação do histórico da grimpa, buscar-se-á explicitar o modo de fabricação, os materiais empregados e os significados dos elementos ornamentais, além de aspectos que envolvem a montagem e a instalação das grimpas, consolidando um amplo catálogo deste bem integrado nas edificações religiosas mineiras. Espera-se que este estudo auxilie futuras pesquisas em torno dessa temática e sirva de referência na recuperação e preservação da grimpa em Minas Gerais e no Brasil.
- ItemProduções de cervejas artesanais com ora-pro-nóbis e alecrim na utilização de preparações com carne bovina(2023-09-05) Leandro, Fábio Gabriel Oliveira ; Doutora Cristiana Santos Andreoli; Doutor Aureliano Claret da CunhaA cerveja está entre as bebidas mais consumidas no mundo e, nos últimos anos,houve crescente produção e consumo do tipo artesanal, principalmente na mesorregião de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Este mesmo estado também carrega forte valor cultural em sua gastronomia, com utilização de plantas e especiarias típicas, como a ora-pro-nóbis e o alecrim. Neste sentido, a fim de fortalecer a aplicação da cerveja no cenário gastronômico e, ao mesmo tempo, valorizar ingredientes regionais, esta pesquisa visa produzir cervejas de ora-pro- nóbis e de alecrim para uso na gastronomia. Para isso, foi selecionada a carne bovina para compor o prato, já que é uma das proteínas mais consumidas, além de conter colágeno, o que exige cocção mais prolongada, garantindo um período de imersão na cerveja. Para fins de comparação com as cervejas de ora-pro-nóbis e de alecrim, esta pesquisa também produziu cerveja comum. Foram produzidos 18 litros cerveja, sendo 6 litros da cerveja com ora-pro- nóbis, 6 litros com alecrim e 6 litros de cerveja pura. Para a produção da cerveja de ora-pro- nóbis, 1.750 gramas de ora-pro-nóbis foram adicionados a 7 litros de água; já para a cerveja de alecrim, 475 gramas foram adicionados em 7 litros de água. Os volumes alcoólicos das cervejas são 3,81% para a cerveja de ora-pro-nóbis e de alecrim e 3,67% para a cerveja pura. Para avaliar a aplicação das cervejas em carne bovina, convidamos seis chefs, para os quais se sugeriu o método de cocção úmida da carne bovina em cada uma das cervejas. A produção com a cerveja pura foi a mais amarga e a menos consistente; a produção com cerveja de ora-pro-nóbis resultou em pouco aroma e muita consistência; a produção com cerveja de alecrim foi a de sabor mais marcante, mais aromática e também apresentou muita consistência. Constatou-se que o aroma das plantas in natura está diretamente relacionado ao aroma na produção com a cerveja da respectiva planta.
- ItemAnálise comparativa de fachadas em ruas de Ouro Preto(2023-09-05) Rocha, Josiele Maria; Mestre Paola de Macedo Gomes Dias Villas BoasAs cidades sofrem mudanças que são acompanhadas pelas transformações da sociedade ao longo dos anos. Na cidade de Ouro Preto - MG, considerada patrimônio cultural da humanidade desde 1980, as mudanças nas construções do conjunto urbano podem ser observadas na vida cotidiana, no caminhar pela cidade. O meu hábito de observar, as casas do percurso diário, leva à algumas questões a respeito dessas mudanças em relação à preservação desse patrimônio cultural: o patrimônio edificado está de fato sendo preservado? O quanto as edificações têm sido modificadas? ou a maioria das casas estão em processo de arruinamento ou arruinadas? A preservação acontece de modo que favoreça a manutenção da memória no cotidiano de todos os cidadãos com igualdade? Existe diferenças na preservação desse patrimônio entre as regiões mais centrais da cidade e as periferias? Com o objetivo de tentar responder a algumas dessas questões e verificar quantitativamente as mudanças no conjunto urbano da cidade, foi realizado um diagnóstico sobre a situação atual dos imóveis localizados nos bairros Santa Efigênia, Antônio Dias e Padre Faria, cujos patrimônios edificados pertencem ao cotidiano desta autora e estão incluídas no perímetro tombado. Comparado aos dados do Inventário Nacional de Bens Imóveis e Sítios Urbanos – INBI-SU, finalizado no ano de 2001 pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, sob a coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. O diagnóstico será o resultado da análise comparativa a partir das imagens das fachadas e as volumetrias das edificações. Além disso, as questões relacionadas a desigualdade social, crescimento da cidade, preservação e conservação entraram na discussão.
- ItemDossiê de conservação e restauro do Pelourinho situado na Praça Minas Gerais - Mariana/MG(2023-09-05) Souza, Sabrina Delamore de; Mestre Paola de Macedo Gomes Dias Villas BoasO município de Mariana/MG abriga conjuntos arquitetônicos e um traçado urbano que marcou a constituição do município no auge do período da exploração aurífera. A Praça Minas Gerais, cartão postal da cidade, é um dos exemplos que compõem o efeito cênico desta época. No século XIX, um monumento inaugurado em homenagem ao bicentenário do arraial, inicialmente construído no adro da Catedral da Sé, foi descartado devido às mudanças urbanísticas no local. Em 1981, as peças deste elemento comemorativo foram encontradas e reconstituídas na Praça Minas Gerais. Fazendo alusão ao cenário colonial, o mobiliário urbano foi erguido como um símbolo do Encontro de Desenvolvimento de Mariana – EDEM, evento este que discutiu os caminhos do desenvolvimento da cidade. Neste sentido, o presente trabalho aborda tais ações políticas em detrimento das mudanças urbanísticas da cidade, que aconteceram com objetivo de enaltecer suas características coloniais, como instrumento de fomento ao destaque turístico e cultural do município. Para isso, foi realizada a análise contextual do referido mobiliário, bem como seu levantamento arquitetônico e diagnóstico do estado de conservação. Na sequência, será apresentada a Proposta de Intervenção, que apontará a especificação dos serviços e materiais a serem utilizados em sua restauração e conservação.
- ItemA balaustrada de Viçosa e suas utilizações(2023-09-05) Souza, Suellen Lima de ; Mestre Rodrigo Otávio de Marco Meniconi; Mestre Fábio Cabral DursoO tema “A Balaustrada de Viçosa e suas utilizações” foi escolhido para a elaboração deste artigo por tratar-se de um monumento que vai muito além de um guarda-corpo utilizado para separar duas vias e oferecer segurança aos pedestres. Localizado à Avenida Bueno Brandão, construído na época do desenvolvimento da região central da cidade com a chegada da linha férrea e da ESAV (Escola Superior de Agricultura e Veterinária), faz parte da memória afetiva de várias pessoas e possui uma grande importância histórico-cultural para o município, porém, devido ao processo de verticalização cada vez mais acelerado, resultante da especulação imobiliária, a região tornou-se muito valorizada, colocando a Balaustrada e seu entorno em perigo por não estarem recebendo a atenção e os devidos cuidados dos órgãos que deveriam zelar por sua conservação.
- ItemChacrinha dos pretos: um estudo de caso sobre reconhecimento de territórios quilombolas em Minas Gerais(2023-09-05) Assis, Dalviane Regina de Paulo Assis; Doutor Fabiano da Silva GomesOs quilombos surgiram da necessidade de refúgio e resistência dos povos escravizados frente ao escravismo colonial, sendo um processo fortemente marcado pelas contingências e multiplicidades de experiências agenciadas pelos quilombolas (fugidos, libertos e livres) que historicamente se congregaram nessas comunidades. Nesse sentido, a narrativa da Chacrinha dos Pretos de Belo Vale (MG) revela caminhos diversos de resistência e luta de uma pequena comunidade pela posse de uma terra herdada ao longo de 200 anos de batalhas, por meio de colaboração com seu peculiar dono, um sacerdote da igreja católica. Assim, por meio de dados primários, analisados, história oral, e registros fotográficos e bibliografia especializada tentaremos reconstruir as batalhas pela terra, pertencimento e preservação de um modo de viver por essa população de ex-escravizados.