Ouro Preto
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Ouro Preto por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 102
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMatriz de São Sebastião e almas: simbolo de modernidade sem modernismo(0001-02-24) Leocádio, Fábio Aparecido Ernesto; Mestre Rodrigo Otávio de Marco MeniconiApesar da importância histórica e arquitetônica, informações sobre as diversas edificações do período neogótico no município de Ponte Nova, em Minas Gerais (MG), são bastante escassas. Sendo assim, verificou-se a necessidade de elaboração de um estudo cientifico por meio de um levantamento histórico, fotográfico e arquitetônico, de pelo menos, uma dessas construções, tendo em vista a importância de serem estudas e preservadas para futuras gerações. Assim, este estudo visa um estudo detalhado sobre a história de criação de uma pequena capela que hoje é a atual Igreja Matriz de São Sebastião e Almas em Ponte Nova/MG.
- ItemNa direção dos ventos nas alterosas: estudo iconográfico e inventário das grimpas nas igrejas setecentistas de Minas Gerais(0004-09-23) Bonfim, Gustavo Bastos; Doutor Alex Fernandes Bohrer; Mestre Thaís Hoelzle Alves da CostaA grimpa é um mecanismo feito em metal, localizado majoritariamente nas torres das igrejas setecentistas de Minas Gerais. Além de às vezes ter a função de evidenciar a direção do vento, esse objeto ornamental se utiliza de referências da iconografia cristã e pagã em sua composição. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo a catalogação das grimpas nas igrejas setecentistas de Minas Gerais. Esta pesquisa justifica-se por serem escassos os estudos e publicações sobre essa temática no Brasil. A partir da apresentação do histórico da grimpa, buscar-se-á explicitar o modo de fabricação, os materiais empregados e os significados dos elementos ornamentais, além de aspectos que envolvem a montagem e a instalação das grimpas, consolidando um amplo catálogo deste bem integrado nas edificações religiosas mineiras. Espera-se que este estudo auxilie futuras pesquisas em torno dessa temática e sirva de referência na recuperação e preservação da grimpa em Minas Gerais e no Brasil.
- ItemA balaustrada de Viçosa e suas utilizações(0005-09-23) Souza, Suellen Lima de ; Mestre Rodrigo Otávio de Marco Meniconi; Mestre Fábio Cabral DursoO tema “A Balaustrada de Viçosa e suas utilizações” foi escolhido para a elaboração deste artigo por tratar-se de um monumento que vai muito além de um guarda-corpo utilizado para separar duas vias e oferecer segurança aos pedestres. Localizado à Avenida Bueno Brandão, construído na época do desenvolvimento da região central da cidade com a chegada da linha férrea e da ESAV (Escola Superior de Agricultura e Veterinária), faz parte da memória afetiva de várias pessoas e possui uma grande importância histórico-cultural para o município, porém, devido ao processo de verticalização cada vez mais acelerado, resultante da especulação imobiliária, a região tornou-se muito valorizada, colocando a Balaustrada e seu entorno em perigo por não estarem recebendo a atenção e os devidos cuidados dos órgãos que deveriam zelar por sua conservação.
- ItemProjeto integrador e pandemia da COVID-19: análise do ensino de Geografia durante o ensino remoto emergencial no IFMG Campus Ouro Preto(0005-12-23) Rodrigues, Daiana de Sousa; Doutora Caroline Delpupo SouzaA presente pesquisa objetivou analisar a contribuição do desenvolvimento do Projeto Integrador para o ensino de Geografia no Ensino Médio, no período de pandemia no IFMG, campus Ouro Preto. Nesse período o ensino na instituição foi desenvolvido através do ensino remoto, foram utilizadas plataformas digitais para o desenvolvimento das aulas. Para tal fim, foi utilizado alguns passos, tais como: fazer a caracterização do Ensino Remoto Emergencial, praticado no IFMG Ouro Preto; bem como descrever sobre o projeto integrador desenvolvido no IFMG campus Ouro Preto no período da pandemia e verificar as contribuições e os desafios do projeto integrador na relação docente no ensino de Geografia no Ensino Médio. Também foi realizado o levantamento bibliográfico sobre o Ensino de Geografia, o papel e a formação dos professores de Geografia, a importância da Geografia Escolar e a adoção do Ensino Remoto Emergencial – ERE. Para tal finalidade, foi aplicado como método para coleta dos dados do estudo de caso, entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia, a fim de compreender o ensino remoto emergencial praticado no IFMG campus Ouro Preto. O Ensino Remoto foi introduzido de forma emergencial no país devido à pandemia SARS-CoV-2, assim faz-se necessário compreender que o seu processo de introdução nas escolas foi difícil devido à falta de preparo dos alunos e professores a esse novo cenário. Os resultados mostram que a introdução e o desenvolvimento do Projeto Integrador na instituição IFMG Campus Ouro Preto, apresentou muitos desafios e contribuições tanto para os professores, quanto para os alunos. Entre as contribuições podemos citar trabalhar o conteúdo de forma integrada, o que ajudou os alunos nesse período. No entanto, outro desafio muito importante obtido foi a falta de integração dos alunos nas aulas síncronas. Por fim, os professores entrevistados apresentaram alguns pontos que podem ser melhorados em futuros projetos integradores. Contudo fica em pauta os desafios enfrentados durante o ensino remoto para que sejam posteriormente melhorados.
- ItemInvestigação sobre a evasão no curso de Licenciatura em Física no IFMG - Campus Ouro Preto e o panorama regional e nacional(0007-02-24) Pombo, Polyana Gualberto Rodrigues; Doutora Danielle Cristina Teles Ferreira; Doutora Elisângela Silva PintoA evasão escolar tem sido uma preocupação constante para as instituições de Ensino Superior, uma vez que impacta tanto os indivíduos que abandonam seus estudos quanto às próprias instituições. Este trabalho visa investigar a evasão no Ensino Superior no curso de Licenciatura em Física, em especial no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Preto. O objetivo deste estudo consiste em levantar dados sobre a tendência da taxa de estudantes que abandonaram o curso de Licenciatura em Física, focando principalmente nos Institutos Federais, com dados obtidos a partir de plataformas oficiais entre os anos 2017 a 2022 e internamente pelo setor do registro acadêmico entre os anos 2015 a 2022, contrapondo-os com os dados regionais e nacionais. Ao levantar esses resultados, a pesquisa fornecerá uma compreensão mais profunda da dinâmica temporal e eventos que podem afetar a evasão na Licenciatura em Física, possibilitando subsidiar eventuais tomadas de decisão institucionais direcionadas à redução da evasão de modo a garantir sucesso acadêmico.
- ItemDescarte de medicamentos vencidos e/ou em desuso: um estudo de caso(0008-02-24) Cardoso, Kássia Nayra Nunes; Doutora Simone Cássia Corrêa de SousaO aumento no consumo de medicamentos nas últimas décadas trouxe consigo inúmeros benefícios. No entanto, o descarte inadequado desses fármacos, seja através de vasos sanitários ou lixos domésticos quando vencidos ou não mais necessários, representa uma ameaça significativa à saúde pública e ao meio ambiente. Este estudo tem como propósito avaliar o nível de conhecimento da população acerca do manejo apropriado desses medicamentos, as formas adequadas de descarte, bem como os problemas decorrentes do descarte incorreto. A metodologia adotada para examinar o comportamento da população frente a essa problemática foi baseada em um estudo de caso conduzido no Instituto Federal de Minas Gerais, localizado em Ouro Preto. Foi distribuído um questionário eletrônico aos alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho. Os resultados obtidos revelaram que grande parte do público analisado ainda possui pouco acesso à informações sobre o descarte apropriado de medicamentos e desconhece os pontos de coleta disponíveis em sua cidade. Além disso, muitos nunca ponderaram sobre os numerosos impactos negativos decorrentes do descarte inadequado dessas substâncias. Concluiu-se que a falta de conscientização emerge como uma das principais causas para o descarte ocorrer em locais inadequados. A ausência de políticas públicas direcionadas à disseminação de informações, aliada à escassez de pontos de coleta, amplifica o problema. Para abordar essa questão de forma eficaz, é essencial investir em educação ambiental, campanhas de conscientização e políticas públicas que incentivem o descarte adequado de medicamentos vencidos e/ou não utilizados. Somente por meio dessas medidas, será possível promover uma mudança positiva e sustentável no manejo dos resíduos farmacêuticos.
- ItemCora Coralina além dos versos: explorando a conexão entre Gastronomia e Literatura no livro poemas dos becos de Goiás e estórias mais(0014-08-24) Ribeiro, Nathália Luciana de Souza; Doutora Cristiana Santos AndreoliCora Coralina (1889-1985), cozinheira-doceira-poetisa, foi uma mulher bem à frente do seu tempo. A escritora destacou-se no gênero poemas e aos 75 anos publicou seu primeiro livro “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, o qual foi objeto de estudo desta pesquisa. A partir desse contexto, o trabalho tem como objetivo geral identificar a cultura gastronômica regional a partir da análise da construção dos versos da escritora no livro acima citado. Para tal finalidade, buscou-se como objetivos específicos identificar os poemas relacionados com gastronomia em seu primeiro livro, identificar a relação entre a literatura e a gastronomia e averiguar a representatividade da figura feminina na obra da escritora. A metodologia aplicada foi do tipo bibliográfica de caráter qualiquantitativo, com enfoque de estudo referencial acerca da regionalidade, gastronomia, literatura e feminino, realizados através dos levantamentos de artigos científicos, entrevistas e leitura dos livros da e sobre a autora. Dos 37 poemas contidos no livro, 21 faziam referência a alimentação, cozinha, agricultura e pecuária. Os poemas identificados com a temática cultura gastronômica regional foram divididos em três categorias: (1) aos ingredientes e utensílios, (2) modos de preparos e receitas e (3) regionalidade com atividades econômicas. Nos poemas analisados, é notório a presença da cultura gastronômica regional, evidenciados seja pelas observações do seu cotidiano com mulheres cozinheiras na família verificados pelos relatos de utensílios, ingredientes e receitas preparadas e também dos relatos da regionalidade com o saber-fazer e atividades econômicas desenvolvidas em sua cidade natal.
- ItemDiagnóstico e diretrizes para conservação e restauração do Casarão dos Presentes(0019-04-24) Sarto, Luís Phillipe Grande; Mestre Paola de Macedo Gomes Dias Villas - BôasEste trabalho apresenta diretrizes para conservação e restauração do Casarão dos Presentes, edificação tombada como Patrimônio Cultural na cidade de Varginha, no sul de Minas Gerais, que se encontra em situação de abandono. Como embasamento para o trabalho destaca-se: a análise do histórico do imóvel, a identificação de suas técnicas construtivas, o levantamento métrico da edificação e a elaboração de diagnóstico do estado de conservação do bem cultural. Diante disso, levando em consideração a carência de práticas de conservação e restauro no contexto do sul de Minas Gerais, o estudo apresenta-se como importante instrumento para direcionar os processos e intervenções em edificações de interesse cultural, visando a salvaguarda de sua integridade e autenticidade. O estudo foi dividido em três partes: a primeira aborda a pesquisa histórica da edificação, descrição detalhada, o levantamento métrico arquitetônico e o contexto urbano no qual ela está inserida. A segunda, por sua vez, traz uma análise técnica acerca do diagnóstico do estado de conservação com mapeamento de danos. Por fim, na terceira parte, a proposta de diretrizes de intervenção e procedimentos técnicos como subsídio para elaboração de um projeto básico e executivo de restauro. Como resultado, pode-se destacar a contribuição deste trabalho para ampliar a discussão acerca da necessidade de preservação do patrimônio cultural, em especial dos bens arquitetônicos no contexto urbano da cidade de Varginha/MG.
- ItemCachaça: história,cultura e receitas(0023-09-01) Santos, Bárbara Luiza Pantaleão dos; Doutora Cristiana Santos AndreoliA cachaça é uma bebida antiga originária do Brasil. Ela tem grande impacto na história brasileira sendo considerada importante patrimônio cultural. Ao longo dos anos sempre foi muito relacionada às classes mais marginalizadas sofrendo bastante preconceito. Porém, nos últimos anos ela tem ganhado espaço nas mesas de todas as classes sociais, tanto a nível nacional quanto internacional. Essa bebida está muito relacionada ao turismo, elevando a valorização de regiões brasileiras de grande importância histórica e atraindo visitantes querendo conhecer locais de produção e fazer degustações. Além de seu consumo como bebida pura e adicionada em drinks, a cachaça pode servir como ingrediente chave para receitas de comidas salgadas, doces, temperos, entre outros. A gastronomia tem valorizado cada vez mais a peculiaridade que a cachaça trás para os pratos desde os mais simples aos mais rebuscados. Eventos muito famosos trazem mais visibilidade e valor a essa bebida. O presente trabalho trata-se de uma revisão descritiva qualitativa que tem por objetivo destacar o papel da cachaça dando valorização a essa bebida centenária como ingrediente importante na culinária mineira.
- ItemChacrinha dos pretos: um estudo de caso sobre reconhecimento de territórios quilombolas em Minas Gerais(0023-09-05) Assis, Dalviane Regina de Paulo Assis; Doutor Fabiano da Silva GomesOs quilombos surgiram da necessidade de refúgio e resistência dos povos escravizados frente ao escravismo colonial, sendo um processo fortemente marcado pelas contingências e multiplicidades de experiências agenciadas pelos quilombolas (fugidos, libertos e livres) que historicamente se congregaram nessas comunidades. Nesse sentido, a narrativa da Chacrinha dos Pretos de Belo Vale (MG) revela caminhos diversos de resistência e luta de uma pequena comunidade pela posse de uma terra herdada ao longo de 200 anos de batalhas, por meio de colaboração com seu peculiar dono, um sacerdote da igreja católica. Assim, por meio de dados primários, analisados, história oral, e registros fotográficos e bibliografia especializada tentaremos reconstruir as batalhas pela terra, pertencimento e preservação de um modo de viver por essa população de ex-escravizados.
- ItemMulheres no mercado gastronômico: uma revisão de literatura acerca da situação das mulheres na cozinha profissional(0023-09-12) Silva, Gabriela Cristina Ferreira da; Doutora Cristiana Santos AndreoliO ato de cozinhar em ambiente doméstico sempre foi considerado uma atividade de responsabilidade das mulheres. Contudo, quando essa atividade passa a ser desempenhada em âmbito profissional, deixa de ser considerada eminentemente feminina, tendo como protagonista a figura masculina, especialmente na condição de reconhecidos chefs de cozinha. Pensar nas concepções clássicas da cozinha profissional remontam à brigada de cozinha, cuja figura feminina é, por diversas vezes, tida como pouco profissional e não conta com posições de comando. Numa perspectiva de divisão sexual de trabalho, há espaços na cozinha profissional que são associados aos homens, sob o fundamento de que estes contam com mais força e são menos emotivos, ao passo que às mulheres são relegadas atividades tidas por mais delicadas, como a cozinha fria e a confeitaria. Nesse contexto, através do presente trabalho, buscou-se analisar as produções científicas que tratam da temática apresentada nos últimos cinco anos, de modo a verificar a situação da mulher na cozinha profissional, bem como identificar perspectivas de mudança do quadro apresentado. Em que pese haja aumento da presença feminina no mercado de trabalho no âmbito da gastronomia, observou-se a permanência de situações de desigualdade, de reforço à divisão sexual de trabalho, pouco comando feminino, naturalização de situações de assédio de mulheres, inclusive reforçados por programas de televisão, bem como de reprodução das concepções sociais de masculino e feminino e seus respectivos papeis sociais. Com efeito, remanescem as situações vivenciadas pelas mulheres de desigualdade, assédio e desvalorização nas cozinhas profissionais.
- ItemUm estudo sobre a interdisciplinaridade entre Física e Biologia por meio da microscopia ótica(0023-09-24) Maia, Alexia Cristina Oliveira; Doutora Januária Fonseca Matos; Doutora Elisângela Silva PintoA Biologia e a Física permeiam o cotidiano de forma que por muitas vezes são imperceptíveis e profundas, sendo possível relacionar seus conteúdos às experiências diárias dos estudantes em sala de aula. Esta pesquisa aborda a interdisciplinaridade no ensino básico, utilizando uma sequência didática com o uso da microscopia ótica, de modo a criar um ambiente de aprendizagem no qual os estudantes explorem e apliquem os conceitos estudados. Aulas expositivas tendem a tornar os conteúdos abstratos e distantes da realidade dos discentes, enquanto atividades experimentais tornam o aprendizado mais ativo, permitindo que os estudantes questionem, compreendam e relacionem teoria e prática. A interdisciplinaridade surge como uma resposta para integrar conhecimentos e superar as barreiras tradicionais entre disciplinas. No projeto, sequência didática entre Biologia e Física foi promovida por meio de aulas teóricas e práticas para duas turmas do 2º ano do Ensino Técnico Integrado de uma escola Técnica Federal. O microscópio ótico foi utilizado como ferramenta central, permitindo que os estudantes explorassem conceitos de ótica geométrica e ordens de grandeza em quatro aulas interdisciplinares, conectando teoria e prática de forma significativa. Analisou-se a percepção dos estudantes das atividades desenvolvidas. Os dados obtidos por meio do questionário de percepção mostraram que a grande maioria dos participantes concorda que as atividades interdisciplinares contribuíram para uma melhor compreensão dos processos biológicos e fenômenos físicos e que a abordagem interdisciplinar facilitou a identificação de fenômenos físicos no cotidiano.
- ItemA perda de receitas culinárias familiares em Paracatu de Baixo(0023-09-24) Almeida, Cecília Ferreira Januzzi Campos de; Doutoura Cristiana Santos AndreoliAs receitas culinárias familiares fazem parte da “estrutura” da construção de uma família, passada de geração em geração. Com o rompimento da Barragem de Fundão, em 2015, no subdistrito Paracatu de Baixo ocorreu uma perda dessas receitas e tradições familiares. Nesta perspectiva, a pesquisa objetiva analisar os impactos das perdas de receitas culinárias familiares e seus desdobramentos. Foi adotado uma abordagem exploratória, com o foco em evidenciar as tradições e cultura local, com coleta de dados por meio de artigos, documentários, jornais, dissertações, teses e monografias. Os resultados indicam que as perdas culinárias familiares foram radicais e devem haver resgates das mesmas. Conclui-se que os movimentos e empresas responsáveis devem investir em projetos de valorização da cultura e resgate da tradição local.
- ItemAplicações das ferramentas básicas da qualidade: revisão narrativa da literatura(0024-01-29) Borges, Diego; Mestre Cássio Antônio Mendes LacerdaA gestão da qualidade é essencial para o sucesso organizacional, focando nas expectativas do cliente, eficiência operacional e competitividade. Priorizando o cliente, as decisões empresariais buscam superar suas expectativas para garantir satisfação. As ferramentas básicas da qualidade desempenham papel central, oferecendo abordagens estruturadas para identificar, analisar e resolver problemas, alinhando-se às necessidades dos clientes. A identificação precisa de locais e métodos de aplicação, com base em exemplos práticos, é crucial para entender como essas ferramentas podem ser eficazmente utilizadas no mundo real. Neste contexto, o objetivo geral da pesquisa foi identificar e analisar artigos científicos sobre as aplicações das ferramentas básicas da qualidade. Sendo assim, o presente estudo teve como questão norteadora “Como e onde está sendo aplicado às ferramentas básicas da qualidade? Para responder a essa pergunta, realizou-se pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas do Periódicos Capes e Scielo, utilizando as palavras-chave: “aplicação(ões) das ferramentas de qualidade OR ferramentas de gestão de qualidade”. A pesquisa foi delimitada aos artigos científicos em português publicados no período de 2019 a 2023, estabelecendo assim uma base temporal para a seleção. Foram identificados 385 artigos científicos revisados por pares, dos quais 22 foram selecionados para análise devido à sua aplicação das ferramentas da qualidade. Uma avaliação foi conduzida para examinar a implementação prática dessas ferramentas nos artigos científicos escolhidos. As ferramentas mais frequentemente empregadas foram o Diagrama de Ishikawa, utilizado em 40,48% dos casos, seguido pelo Diagrama de Pareto, presente em 21,43% das análises, o Fluxograma ou Diagrama de Processo, com 19,05%, o Histograma, com 7,14%, e a Folha de Verificação, com 9,52%. Além disso, a única ferramenta básica da qualidade não utilizado nos artigos revisados foi o Diagrama de Dispersão. Embora abordando setores e desafios diversos, a aplicação dessas ferramentas tinha um objetivo comum: identificar as causas raízes dos problemas e estabelecer ações para eliminá-los ou minimizar seus impactos
- ItemDa luz à energia: como os livros didáticos abordam os fenômenos físicos e biológicos que compõem a fotossíntese(0024-02-05) Santos, Luciane Cristina Silva; Doutora Míriam Conceição de Souza TestasiccaA fotossíntese é um processo vital pelo qual grupos de seres vivos convertem luz solar em energia química. É essencial para a manutenção da vida no planeta, pois viabiliza a produção de nutrientes e gás oxigênio. Por englobar processos físicos, químicos e biológicos, a fotossíntese se apresenta como um assunto propício para ser abordado de forma interdisciplinar. Sabe-se que um dos recursos mais amplamente utilizados em salas de aula são os livros didáticos, que desempenham papel crucial no processo educacional, fornecendo estrutura e conteúdo que orientam tanto professores, quanto alunos. Ao oferecerem informações consolidadas, contribuem para a compreensão e assimilação de conceitos fundamentais, promovendo uma base sólida para o aprendizado. Considerando o que foi exposto, este trabalho objetiva aprimorar o ensino da fotossíntese, através de uma abordagem interdisciplinar. A metodologia adotada abrange uma revisão da literatura relacionada à fotossíntese, integrando aspectos tanto da Física quanto da Biologia, e a realização de uma análise crítica de livros didáticos de Biologia, Física e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias destinados ao Ensino Médio, com foco na abordagem da fotossíntese. A partir das lacunas identificadas, foram propostas estratégias interdisciplinares que visam proporcionar uma compreensão mais abrangente e contextualizada do fenômeno. As análises dos livros didáticos revelaram uma ausência significativa de integração entre Física e Biologia na explicação da fotossíntese. O déficit na apresentação de conceitos-chave, como a relação entre luz e fotossíntese, exemplifica a necessidade de melhorias na clareza e na contextualização dos materiais didáticos. Para melhorias no processo de ensino-aprendizagem da fotossíntese, foram propostas atividades que evidenciassem os princípios físicos e biológicos envolvidos na fotossíntese, como aquelas que relacionem e explorem os detalhes sobre o espectro de absorção da clorofila e a interação luz-clorofila. Outra sugestão envolve a utilização da fotossíntese como elemento de estudo das leis da termodinâmica. Também seria interessante destacar como os fótons interagem com pigmentos fotossintéticos, levando à excitação das moléculas. Através da aplicação de estratégias como essas, o ensino de fotossíntese pode ser feito de forma realmente interdisciplinar, impactando, potencialmente, no aprendizado dos estudantes.
- ItemA relação entre livro didático e recursos hídricos: análise da aproximação de estudantes do 6°ano com a sua realidade(0024-03-25) Silva, Brígida Júnia de Paulo; Doutor Neimar Freitas DuarteO livro didático vem sendo usado como ferramenta de ensino-aprendizagem na educação básica brasileira desde os tempos imperiais. Dada a sua relevância no contexto escolar, é importante avaliar os conteúdos nele veiculados, a fim de verificar em que medida nele se articulam conhecimento teórico e realidade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar três livros didáticos de Geografia do 6° ano do ensino fundamental, com a finalidade de verificar a articulação entre os conteúdos propostos sobre recursos hídricos e a realidade vivida pelo aluno. Para tanto, foi utilizada como percurso teórico-metodológico a técnica de Análise de Conteúdo para seleção e posterior categorização dos dados obtidos sobre o tema recursos hídricos em cada obra. Posteriormente, foi feita a comparação entre os três livros didáticos, a fim de analisar se havia estratégias de aproximação do conteúdo com o estudante. Como resultado, foi possível observar que os livros didáticos analisados buscam, em geral, uma aproximação entre seu conteúdo e a realidade vivida pelo aluno no tocante aos recursos hídricos. Entretanto, alguns aspectos mais específicos do conteúdo são abordados de forma superficial e sem articulação com o cotidiano, não possibilitando a real compreensão da importância do tema para os discentes.
- ItemInventário e análise das tipologias de janelas da rua Direita em Mariana, Minas Gerais, Brasil(0024-07-18) Silva, Isabela Campos; Mestra Bárbara Helena Almeida CarmoRESUMO O trabalho apresentado trata-se de uma análise das janelas presentes na rua Direita, localizada na cidade de Mariana, Minas Gerais, realizado com o objetivo de levantar as tipologias de janelas e bandeiras presentes nas edificações mais significativas daquele perímetro, a fim de produzir um inventário técnico a partir dessas informações. Para estruturação desta pesquisa, foi realizado levantamento bibliográfico e fotográfico, de modo a traçar o surgimento da cidade de Mariana e da rua Direita, e sua evolução ao longo dos séculos, além de contextualizar sobre vãos, esquadrias, materiais e tipologias de janelas. Como produto final, foi realizado um inventário a partir da seleção de janelas de 10 edificações presentes na dita rua, que vão desde o século XVIII ao XX, e que transmitem sua identidade. Neste inventário, há fotos, desenhos feitos em AutoCAD e descrição das esquadrias. Ademais, através das pesquisas e levantamentos, foi possível identificar as tipologias que mais se repetiram pelas edificações da rua Direita, e também aquelas que se demonstraram únicas dentro do conjunto. O presente estudo demonstra sua importância pois é uma forma de salvaguardar estes elementos construtivos, suas características, história e estilo arquitetônico.
- ItemNo meio do caminho tem escola? Mineração e ensino de Geografia nas práticas pedagógicas docentes no município de Itabira/MG(0024-08-29) Lage, Paulo Cabral; Doutor Paulo Eduardo Alves Borges da SilvaEsta dissertação de mestrado busca resgatar o debate sobre os impactos socioambientais na cidade de Itabira/MG, investigando suas relações com a prática pedagógica de professores de Geografia que trabalham no município. Itabira, a “ cidade do ferro”, é berço da Companhia Vale do Rio Doce, fundada no município em 1942, e hoje uma das maiores empresas mineradoras do mundo. O estudo se ampara em uma revisão bibliográfica sobre o tema, de forma a apresentar o contexto histórico da atividade mineradora no território itabirano e os impactos socioambientais dela decorrentes. Busca também refletir sobre o papel da Escola e da Geografia no contexto da educação pública brasileira. Analisa os documentos orientadores da prática pedagógica em Geografia (BNCC e CRMG) e coleções didáticas utilizadas nas escolas para investigar de que forma o tema da Mineração aparece nesses documentos. E, através da aplicação de questionários, como o tema se materializa na prática pedagógica dos professores de Geografia em escolas estaduais e municipais de Itabira.
- ItemRelatório de estágio supervisionado(0024-09-13) Ygor Antônio Pinto Coelho; Mestre Arquimedes Martins GoisO Relatório de Estágio Supervisionado de Ygor Antônio Pinto Coelho, referente ao curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade do IFMG - Campus Ouro Preto, descreve o estágio realizado na Cooperativa de Consumo dos Moradores da Região dos Inconfidentes (COOPEROURO) entre janeiro e abril de 2024, sob a orientação do professor Arquimedes Martins Gois. O documento apresenta uma análise sobre a gestão da qualidade em supermercados, destacando a importância da excelência operacional para a satisfação dos clientes, redução de custos e aumento da competitividade. O estágio envolveu a implementação de metodologias como o 5S e o ciclo PDCA, além da aplicação de auditorias internas e do uso de ferramentas de TI para melhorar processos. Dentre as atividades descritas, o autor contribuiu para o gerenciamento de ativos, a redução de chamados no sistema de suporte e o estudo para certificação ISO 9001, preparando a cooperativa para otimizar seus processos e atingir altos padrões de qualidade.
- ItemPlaca Fotovoltaica: uma proposta de abordagem para o Ensino do Efeito Fotoelétrico no Ensino Médio(24-09-23) Henrique Ferreira da Silva Júnior; Doutor Luellerson Carlos FerreiraO ensino de Física no Ensino Médio brasileiro enfrenta desafios, como a falta de professores, a formação docente e a predominância de métodos tradicionais que levam ao desestímulo da aprendizagem. A fim de promover um ensino que considere o estudante ativo, criativo e crítico, este trabalho propõe a construção de um produto educacional aliado a uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) para abordar o tema do efeito fotoelétrico (EFE). O objetivo principal é promover o entendimento do EFE de forma crítica, utilizando o produto educacional como ferramenta didática. O uso do produto educacional como recurso didático tem potencial de facilitar o desenvolvimento de habilidade científicas e investigativas nos discentes. Além disso, o material desenvolvido é versátil, possuindo a capacidade de atender diversos contextos educacionais, incluindo o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados deste projeto indicam que a combinação de estratégias pedagógicas ativas e recursos tecnológicos acessíveis podem enriquecer o ensino de Física no Ensino Médio.