Ouro Preto
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Ouro Preto por Campus "Ouro Preto"
Agora exibindo 1 - 20 de 102
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA ausência das mulheres nos espaços de homenagens dentro da escola: um estudo de caso no IFMG - Campus Ouro Preto(2023-11-10) Costa, Camila Moreira da; Doutora Simone Cássia Corrêa de SousaNeste Trabalho de Conclusão de Curso aborda-se de forma breve a evolução dos papéis das mulheres ao longo da história com os avanços na Revolução Industrial que influenciou a participação das mulheres no mercado de trabalho. Um estudo de caso sobre cargos de gestão no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Preto foi apresentado para examinar a presença de mulheres e mães nessas posições e investigar possíveis efeitos da maternidade. A pesquisa utilizou métodos de análise de documentos públicos e abrangeu os últimos 12 anos. A relação entre maternidade, sociedade e trabalho foi explorada, com destaque para desafios enfrentados pelas mães no mercado de trabalho, incluindo o assédio materno. Movimentos como "Filhos no Currículo" buscam combater essa questão. O estudo enfatizou a importância da igualdade de gênero e o reconhecimento das habilidades das mães no ambiente profissional.
- ItemA balaustrada de Viçosa e suas utilizações(0005-09-23) Souza, Suellen Lima de ; Mestre Rodrigo Otávio de Marco Meniconi; Mestre Fábio Cabral DursoO tema “A Balaustrada de Viçosa e suas utilizações” foi escolhido para a elaboração deste artigo por tratar-se de um monumento que vai muito além de um guarda-corpo utilizado para separar duas vias e oferecer segurança aos pedestres. Localizado à Avenida Bueno Brandão, construído na época do desenvolvimento da região central da cidade com a chegada da linha férrea e da ESAV (Escola Superior de Agricultura e Veterinária), faz parte da memória afetiva de várias pessoas e possui uma grande importância histórico-cultural para o município, porém, devido ao processo de verticalização cada vez mais acelerado, resultante da especulação imobiliária, a região tornou-se muito valorizada, colocando a Balaustrada e seu entorno em perigo por não estarem recebendo a atenção e os devidos cuidados dos órgãos que deveriam zelar por sua conservação.
- ItemA fé, a lei e o rei do povo Yanomami de Davi Kopenawa: um contraponto da literatura brasileira(2024-04-24) Silva, Bernadete Maria Ribeiro da; Doutor Cássio Oliveira LignaniO objetivo deste trabalho é mostrar a importância da literatura para o entendimento de fatos ocorridos através dos tempos, quando observados sob versões de diferentes protagonistas da história. O livro A queda do céu: palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa, relatado ao antropólogo francês Bruce Albert e escrito por esse, revela o entendimento de mundo de um povo e a defesa de sua cultura, apresentando um universo complexo que, ao ser comparado com os textos da literatura quinhentista de religiosos e viajantes, mostra como os povos indígenas sobrevivem à colonização, lutando para preservar sua floresta, crenças e ritos que os conquistadores do século XVI desconsideraram. Por fim, a literatura indígena que ora se apresenta, nos faz pensar no respeito devido aos diferentes tipos de conhecimentos que devem permitir a todos os grupos sociais representar o mundo também como seu e ocupá-lo de acordo com suas aspirações.
- ItemA formação de leitores literários entre professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental(2024-07-31) Ingrid Tomazia da Silva; Doutor Paulo Ricardo Moura da SilvaO presente trabalho tem o objetivo de investigar a participação em práticas de leitura literária de professores de Língua Portuguesa que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Mariana – MG, tendo em vista a formação que esses professores tiveram durante toda sua vida. A pesquisa se justifica por acreditarmos ser importante conhecer a história de vida dos docentes para que se possa averiguar como se deu a sua formação leitora e como essa formação contribuiu para a prática de leitura atualmente. Evidenciou-se, neste trabalho, o papel de destaque da família para que o aluno, então professor, se tornasse leitor, uma vez que o processo de formação leitora tende a se iniciar na infância, quando somos impelidos pelos nossos pais, ou algum outro membro da família, a nos aproximar dos livros literários, ou por ter visto em algum momento um adulto da família ler, ou se empenhar para que nos tornássemos leitores. Com base nos resultados obtidos, foi possível perceber que apesar de terem tido um bom contato com os livros desde a infância, os professores não têm conseguido inserir a leitura no cotidiano como gostariam por consequência da rotina de trabalho.
- ItemA fotografia como recurso didático no ensino de Geografia: a paisagem antropizada em fotos(2024-08-14) André Luiz Barbosa Novais; Doutor Venilson Luciano Benigno FonsecaA fotografia como recurso didático para as aulas de Geografia insere-se no contexto de uma sociedade imagética marcada pelo uso de ferramentas tecnológicas de compartilhamento de informações que propiciam o desenvolvimento de estudantes protagonistas na construção dos saberes e percepções da vida ao seu redor. Deste modo, a pesquisa teve como principal objetivo analisar o uso da fotografia como recurso metodológico no ensino de da Geografia. Para a realização do trabalho delimitou-se o contexto territorial do baixo curso do Rio Doce, no município de Linhares, litoral norte do Espírito Santo, e a região da planície do Rio Marinho, entre os municípios de Cariacica e Vila Velha, que compõe a região metropolitana da Grande Vitória-ES. Os recortes fazem parte dos bairros no entorno de escolas de Ensino Médio consultadas durante a pesquisa para obtenção de informações e resultados de atividades que utilizaram a fotografia com ênfase à interpretação de paisagens. Entre as atividades analisadas cita-se a sondagem de conhecimentos prévios sobre o conceito de paisagem, a realização de oficinas de fotografia e saídas a campo com o objetivo de analisar o uso e a ocupação do solo e os impactos da presença humana e, por fim, a escrita dos estudantes sobre os lugares fotografados por eles. A partir desses procedimentos metodológicos foi possível concluir que a fotografia causa engajamento dos estudantes, desde o planejamento das atividades até a execução e pós-produção utilização de recurso fotográfico, possibilitando o debate sobre as várias formas de compreensão de uma mesma paisagem.
- ItemA Geografia escolar enquanto lócus de abordagens Geoconservacionistas: reflexões sobre o papel de ações de educação geocientífica e ambiental para a formação docente(2024-07-29) Paulo Alexandre Gomes Campos Dutra; Doutora Caroline Delpupo SouzaEsta dissertação tem como objetivo analisar a Geografia Escolar como espaço para a promoção de práticas geoconservacionistas, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Os conceitos centrais de Geodiversidade, Geopatrimônio, Geoconservação, Geoparque e Geoturismo, conhecidos como os "5 G's", são explorados por sua relevância na educação para a conservação. A pesquisa destaca a Geografia Escolar como um ambiente crucial para a disseminação dessas práticas, especialmente devido ao valor educacional atribuído à Geodiversidade. Com o intuito de ampliar o debate e capacitar educadores e estudantes para o desenvolvimento de ações geoconservacionistas, será elaborado um curso de Educação a Distância (EAD) para formação continuada de professores em Geoconservação. O curso visa fornecer fundamentos teóricos e práticos para que os docentes possam integrar discussões e atividades sobre o tema em suas aulas, estimulando maior conscientização e engajamento dos alunos.
- ItemA leitura escolarizada como instrumento possibilitador da interação linguística: análise de livros didáticos(2024-08-07) Guimarães, Rosália Pricila.; Doutor Paulo Ricardo Moura da SilvaO presente trabalho promove análise e discussão a respeito da abordagem de coleções didáticas de Língua Portuguesa destinadas aos Anos Finais do Ensino Fundamental no que diz respeito ao trabalho com a leitura. Para tanto, tendo como base a linha teórica do interacionismo sócio-discursivo, foram analisadas três coleções do PNLD 2018, com enfoque nas atividades pré-textuais, isto é, questões de contextualização das leituras propostas pelos materiais. Por esse ângulo, entende-se que a linguagem é possibilitada pela interação e pelas práticas sociais; logo, a leitura, como um exemplar dessas práticas, deve também ser realizada a partir de uma lógica pautada na interação. No ambiente escolar, o caráter dinâmico e interativo da leitura deve ser materializado em procedimentos que vinculem as informações e conhecimentos necessários ao entendimento do conteúdo do texto às leituras prévias e às vivências dos estudantes, a fim de que a prática leitora seja mais significativa para eles. Para além disso, as atividades que circunscrevem a leitura propriamente dita devem possibilitar o intercâmbio de informações entre os indivíduos do ambiente da sala de aula, promovendo, de fato, a interação e, consequentemente, o estabelecimento de interpretações mais aprofundadas e mais diversificadas, o que contribui efetivamente para o distanciamento de leituras que se associem apenas às informações da superfície textual. Nesse sentido, as atividades pré-textuais foram analisadas, e, para os casos em que foram notadas propostas distantes da interação necessária à prática leitora, foram sugeridos, ao longo do trabalho, direcionamentos para complementação das questões, tendo como foco o desenvolvimento leitor dos estudantes.
- ItemA percepção dos discentes da Licenciatura em Física sobre a importância da interdisciplinaridade na formação do docente a partir do estudo do Sistema Cardiovascular(2023-08-31) Ferreira, Luana dos Santos; Doutora Januária Fonseca Matos; Doutora Elisângela Silva PintoO atual contexto educacional tem sido objeto de discussões entre pesquisadores da Educação, especialmente no que se refere à fragmentação de conteúdos e aos problemas relacionados à formação de professores, com destaque para as Ciências da Natureza (Física, Biologia e Química) e Matemática. Nesse cenário, a interdisciplinaridade é fundamental para atenuar a fragmentação escolar e restabelecer vínculos entre os conteúdos de diferentes disciplinas, contextualizando-os. Ela é especialmente importante diante das rápidas mudanças e demandas da sociedade contemporânea. A interdisciplinaridade é defendida por diversos autores e respaldada por documentos oficiais da Educação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Biofísica, como uma ciência interdisciplinar que aplica teorias e métodos da Física para resolver questões da Biologia, permite trabalhar conteúdos presentes em ambas as disciplinas, como o Sistema Cardiovascular. No entanto, sua exploração é limitada, e os conceitos físicos e biológicos são muitas vezes abordados de forma isolada em sala de aula e em momentos distintos no Ensino Médio. Nesse contexto, esta pesquisa buscou verificar a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto sobre a importância da interdisciplinaridade nas Ciências da Natureza, mais especificamente entre as disciplinas de Física e Biologia, para a formação docente. Para isso, foi criada e aplicada uma sequência didática sobre Biofísica do Sistema Cardiovascular junto aos discentes do curso de Licenciatura em Física, seguida da aplicação de um questionário para avaliar o impacto da intervenção. Também foi analisado o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Física do IFMG-OP buscando identificar se a interdisciplinaridade está associada como uma habilidade de formação docente do curso de Licenciatura em Física. Foi observado que a formação interdisciplinar é uma premissa constante no PPC. Com relação à importância da interdisciplinaridade, todos os participantes desta pesquisa concordam, parcial ou totalmente, que a interdisciplinaridade é importante para a sua formação enquanto professores. Consequentemente, estes futuros docentes vão, muito possivelmente, ter uma prática docente que contemple um ensino interdisciplinar.
- ItemA perda de receitas culinárias familiares em Paracatu de Baixo(0023-09-24) Almeida, Cecília Ferreira Januzzi Campos de; Doutoura Cristiana Santos AndreoliAs receitas culinárias familiares fazem parte da “estrutura” da construção de uma família, passada de geração em geração. Com o rompimento da Barragem de Fundão, em 2015, no subdistrito Paracatu de Baixo ocorreu uma perda dessas receitas e tradições familiares. Nesta perspectiva, a pesquisa objetiva analisar os impactos das perdas de receitas culinárias familiares e seus desdobramentos. Foi adotado uma abordagem exploratória, com o foco em evidenciar as tradições e cultura local, com coleta de dados por meio de artigos, documentários, jornais, dissertações, teses e monografias. Os resultados indicam que as perdas culinárias familiares foram radicais e devem haver resgates das mesmas. Conclui-se que os movimentos e empresas responsáveis devem investir em projetos de valorização da cultura e resgate da tradição local.
- ItemA Pesquisa enquanto instrumento de Ensino de Geografia na Educação Básica: estudo aplicado ao contexto da UMEF Nair Dias Barbosa, Ponta da Fruta, Vila Velha, ES(2024-02-28) Silvino, Julia Larissa Parmagnani; Doutor Leandro de Aguiar e SouzaEste estudo teve como objetivo avaliar a pesquisa científica enquanto metodologia de ensino de Geografia aplicada à educação básica. Busca-se estabelecer relações entre os conceitos estruturantes do ensino de Geografia e o entendimento do contexto local dos alunos residentes em Ponta da Fruta, bairro de Vila Velha/E.S, a partir da utilização da pesquisa científica enquanto metodologia de ensino de Geografia aplicada à educação básica. Por se tratar de um bairro afastado da centralidade do município percebeu-se nos alunos algumas dificuldades de compreenderem seus contextos. Partiu-se da premissa que a pesquisa atrelada ao ensino de Geografia pode ser trabalhada como instrumento em que contextos locais são objetos fundamentais de processos de ensino e aprendizagem. Deste modo, desenvolveu-se um Projeto de Pesquisa Científica aplicado a um ambiente de Ensino de Geografia, no qual um grupo de estudantes ligados ao contexto de Ponta da Fruta trabalharam conceitos geográficos fundamentais, tais como lugar, território, paisagem, região e identidade, através de tal espacialidade. Concluiu-se que a pesquisa científica no ensino de Geografia pode ser metodologia potente para atrelar conceitos estruturantes e o estudo do contexto. Entretanto, tal potencialidade será melhor explorada com a presença da figura do professor-pesquisador e da institucionalização de uma cultura de pesquisa científica na educação básica.
- ItemA relação entre livro didático e recursos hídricos: análise da aproximação de estudantes do 6°ano com a sua realidade(0024-03-25) Silva, Brígida Júnia de Paulo; Doutor Neimar Freitas DuarteO livro didático vem sendo usado como ferramenta de ensino-aprendizagem na educação básica brasileira desde os tempos imperiais. Dada a sua relevância no contexto escolar, é importante avaliar os conteúdos nele veiculados, a fim de verificar em que medida nele se articulam conhecimento teórico e realidade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar três livros didáticos de Geografia do 6° ano do ensino fundamental, com a finalidade de verificar a articulação entre os conteúdos propostos sobre recursos hídricos e a realidade vivida pelo aluno. Para tanto, foi utilizada como percurso teórico-metodológico a técnica de Análise de Conteúdo para seleção e posterior categorização dos dados obtidos sobre o tema recursos hídricos em cada obra. Posteriormente, foi feita a comparação entre os três livros didáticos, a fim de analisar se havia estratégias de aproximação do conteúdo com o estudante. Como resultado, foi possível observar que os livros didáticos analisados buscam, em geral, uma aproximação entre seu conteúdo e a realidade vivida pelo aluno no tocante aos recursos hídricos. Entretanto, alguns aspectos mais específicos do conteúdo são abordados de forma superficial e sem articulação com o cotidiano, não possibilitando a real compreensão da importância do tema para os discentes.
- ItemA utilização de mapas como recurso didático no Ensino Médio na Escola Estadual São Sebastião(2023-09-01) Gabrielle Veloso Guimarães; Doutor Ramon Coelho DuarteO presente trabalho visa trazer informações sobre a importância do uso do mapa como recurso didático para o ensino de geografia na Escola Estadual São Sebastião, o mesmo busca deixar de forma clara, quais os benefícios o uso do mapa pode trazer para a formação escolar desses alunos. Optou-se por utilizar como metodologia uma pesquisa de revisão bibliográfica, pois a utilização de mapa como recurso didático deixa claro a necessidade de autores que deixem o texto bem fundamentado sobre a importância dos mapas no ensino básico. E como método foi escolhido a investigação por meio de questionários aplicados aos alunos e aos professores. Os resultados deste trabalho foram satisfatórios, pois é possível perceber que o uso de mapas já é tratado como um importante recurso didático, que precisa ser mais explorado para contribuir de forma mais efetiva com alfabetização cartográfica. Nesta perspectiva vai ser apresentado também no apêndice deste trabalho uma coleção de mapas do contexto local para que os mapas possam ser utilizados pelos professores, pois pretende-se que o mapa assuma um lugar de excelência e estratégia para que os professores de geografia os utilizem no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia na educação básica.
- ItemAcessibilidade e excelência no atendimento ao público (cliente) no Museu Casa Alphonsus de Guimaraens - Um estudo de caso(2024-02-15) Silva, Adriana Maria Souza Maximiano; Mestre Cássio Antônio Mendes LacerdaTrata-se de falta de excelência no atendimento ao visitante (cliente) PCD no Museu Casa Alphonsus de Guimaraens - um estudo de caso.
- ItemAgricultura familiar em Janaúba (MG) - estudo de caso Sítio Geralda(2024-01-18) Oliveira, Gislene Souza de; Duarte, Ismael Lima Coimbra; Doutor Renato Andrade RezendeO presente estudo teve como objetivo abordar o processo produtivo da agricultura familiar, caracterizada pela produção agrícola que utiliza mão de obra da própria família, na cidade de Janaúba localizada na Mesorregião do Norte de Minas Gerais. O estudo de caso realizado no Sitio Geralda na cidade de Janaúba Minas Gerais, nos permite entender de forma detalhada o contexto da agricultura familiar. Desta forma podemos observa como cada integrante exerce suas atividades, onde um complementa o trabalho do outro, e juntos buscam soluções e formas de manter o serviço menos árduo. A experiência passada de pai para filho é fundamental, uma vez que a hierarquia dentro do contexto agrícola é primordial para todo o funcionamento do processo. No Brasil a agricultura familiar ocupa 23% do total da produção agrícola segundo o IBGE, e ainda de acordo com o Instituo, Minas Gerais sustenta o ranque do segundo lugar na modalidade. É possível observar ainda, a importância dos projetos que são desenvolvidos entre EMATER – MG, do Programa Federal PNAE e a contribuição da prefeitura do município de Janaúba, na divulgação e distribuição dos alimentos que são produzidos pelos agricultores.
- ItemAnálise comparativa de fachadas em ruas de Ouro Preto(2023-09-05) Rocha, Josiele Maria; Mestre Paola de Macedo Gomes Dias Villas BoasAs cidades sofrem mudanças que são acompanhadas pelas transformações da sociedade ao longo dos anos. Na cidade de Ouro Preto - MG, considerada patrimônio cultural da humanidade desde 1980, as mudanças nas construções do conjunto urbano podem ser observadas na vida cotidiana, no caminhar pela cidade. O meu hábito de observar, as casas do percurso diário, leva à algumas questões a respeito dessas mudanças em relação à preservação desse patrimônio cultural: o patrimônio edificado está de fato sendo preservado? O quanto as edificações têm sido modificadas? ou a maioria das casas estão em processo de arruinamento ou arruinadas? A preservação acontece de modo que favoreça a manutenção da memória no cotidiano de todos os cidadãos com igualdade? Existe diferenças na preservação desse patrimônio entre as regiões mais centrais da cidade e as periferias? Com o objetivo de tentar responder a algumas dessas questões e verificar quantitativamente as mudanças no conjunto urbano da cidade, foi realizado um diagnóstico sobre a situação atual dos imóveis localizados nos bairros Santa Efigênia, Antônio Dias e Padre Faria, cujos patrimônios edificados pertencem ao cotidiano desta autora e estão incluídas no perímetro tombado. Comparado aos dados do Inventário Nacional de Bens Imóveis e Sítios Urbanos – INBI-SU, finalizado no ano de 2001 pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, sob a coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. O diagnóstico será o resultado da análise comparativa a partir das imagens das fachadas e as volumetrias das edificações. Além disso, as questões relacionadas a desigualdade social, crescimento da cidade, preservação e conservação entraram na discussão.
- ItemAnálise crítica da luta da ocupação Chico Rei em Ouro Preto - MG(2024-09-25) Junior, Ronaldo Terres Ferreira; Doutor Ramon Coelho DuarteNo Brasil, a busca pelo direito à cidade e por moradia digna é frequentemente manifestada por meio de ocupações em terras urbanas que não cumprem sua função social. Em Ouro Preto – Minas Gerais, essa luta é exemplificada pela Ocupação Chico Rei. O presente trabalho busca abordar a influência dos agentes produtores do espaço urbano: em especial o Estado, os agentes do setor imobiliário e os grupos sociais excluídos nas terras da FEBEM em Ouro Preto – MG. Como objetivo geral este trabalho irá discutir de modo crítico, e ao mesmo tempo relatar como os moradores e integrantes do movimento de ocupação de terra para fins habitacionais conhecido por “Ocupação Chico Rei” tem lutado pelas terras da FEBEM, de modo a garantir seus direitos à terra/moradia. Além disso, busca-se investigar se as amenidades da localização e a atuação dos agentes produtores do espaço urbano influenciaram na remoção da ocupação do local. Com o intuito de alcançar os seguintes objetivos iniciou-se com a revisão bibliográfica do tema. Já a pesquisa de caráter prático ou empírica foi feito através de idas a campo e com realização de entrevistas semiestruturadas com os principais agentes sociais (Estado e agentes sociais excluídos). Na área onde estava localizada a Ocupação Chico Rei há uma valorização devido à localização estratégica e à disponibilidade de serviços básicos, observa-se também uma nova forma morfológica de ocupação dessa área, ou seja, condomínios fechados recentemente que foram lançados. Desse modo, os resultados adquiridos evidenciou as principais motivações e a força do poder executivo municipal (Estado) no processo de retirada do grupo das terras da FEBEM.
- ItemAnálise da qualidade do solo por meio da cromatografia de Pfeiffer aplicada ao distrito de Santa Rita de Ouro Preto, MG(2024-10-03) Mateus Ferreira e Penna ; Doutor Diego Alves de OliveiraA cromatografia de Pfeiffer (CP) é um método de análise da vitalidade e da qualidade de solos, a qual envolve uma visão multifatorial que leva em consideração fatores físicos, químicos e bióticos do solo como base para avaliação da sua qualidade como propriedade para manter a vida. Em um contexto de cultivo orgânico, o qual normalmente está associado à modalidade da agricultura familiar, agroflorestal, agricultura sintrópica, permacultura, agricultura biodinâmica etc. A CP é uma excelente ferramenta para auxílio no manejo do solo pois além de eficaz esse método possui baixo custo, pode ser realizado com insumos de fácil acesso em contextos rurais demandando apenas uma capacitação básica do agricultor. Esta pesquisa objetivou aplicar a CP para o diagnóstico qualitativo de solos em seis diferentes sistemas de uso da terra no distrito de Santa Rita, em Ouro Preto, MG. Foi realizada uma revisão evidenciando como esta técnica vem sendo utilizada no Brasil, bem como seus resultados. A CP se mostrou eficiente e importante em diferentes contextos de uso da terra, principalmente como norteadora de manejo de solo em cultivos orgânicos, em modalidades de cultivo orgânico.
- ItemAnálise setorial: cinco forças de Porter do setor de transporte por aplicativos em Ouro Preto MG(2024-02-19) Pereira, Cintia Heloisa de Assis; Rodrigues, Viviane de Fátima Gomes; Mestre Câssio António Mendes LacerdaEste trabalho faz parte de um estudo que avalia a aplicação das ferramentas de estratégia de Porter ao domínio dos transportes. A área de transporte aplicado vem passando por constante desenvolvimento e crescimento tecnológico, o que trouxe uma série de mudanças nos últimos anos. A concorrência aumentou dramaticamente em quase todas as regiões do mundo nas últimas décadas. A área de transporte aplicada está sujeita a constante desenvolvimento e crescimento tecnológico, com muitas mudanças nos últimos anos. A competitividade das empresas desse setor está diretamente relacionada a diversos fatores. Uma das principais preocupações é a qualidade do serviço prestado pela empresa. Não muito tempo atrás, havia pouca concorrência em muitos países e indústrias. O mercado é geralmente protegido e as posições de liderança dominam. Mesmo que haja concorrentes, a competição não será tão acirrada. As empresas que podem fornecer um serviço superior tendem a obter uma vantagem competitiva significativa porque os clientes estão dispostos a pagar mais por um serviço melhor. Restam poucas indústrias nas quais a concorrência não afetou a estabilidade e o domínio do mercado. As empresas que podem desenvolver continuamente novos recursos e melhorar seus aplicativos têm mais chances de permanecer no mercado. Essas inovações podem incluir recursos avançados de segurança, serviços personalizados de acordo com as preferências do cliente e muito mais. Nenhuma empresa ou país pode ignorar a necessidade de competir. Todas as empresas que estão nesse segmento devem se esforçar para entender e exercer a soberania competitiva. O presente trabalho visa descrever a estratégia competitiva de Porter, enquadrar a realidade do setor de transporte por meio de sua aplicação em Ouro Preto, e analisar a competitividade das empresas desse setor por meio da descrição da estratégia competitiva do mesmo autor. Em conclusão, a competitividade comercial em aplicações de transporte envolve múltiplos fatores, como qualidade do serviço, tarifas, disponibilidade do motorista, inovação tecnológica, reputação da empresa e eficiência operacional. As empresas que conseguem se destacar em todas essas áreas têm mais chances de conquistar uma posição de destaque no mercado e conquistar mais clientes. Esse modal alternativo de transporte possui características próprias que afetam diretamente a economia local. Esse segmento se destaca por oferecer uma alternativa conveniente e econômica ao transporte de passageiros. Uma das principais preocupações é a qualidade do serviço prestado pela empresa. Isso inclui facilidade de uso do aplicativo, tempos de resposta rápidos e disponibilidade do serviço. As empresas que podem fornecer um serviço superior tendem a obter uma vantagem competitiva significativa porque os clientes estão dispostos a pagar mais por um serviço melhor. Além disso, empresas que conseguem oferecer preços mais baixos tendem a conquistar mais clientes, mesmo que isso signifique margens de lucro menores. Isso ocorre porque muitos clientes escolhem o preço e estão dispostos a abrir mão de alguns atributos do serviço em troca de uma tarifa mais baixa. A estrutura e a evolução das indústrias e as formas pelas quais as empresas obtêm e mantêm uma vantagem competitiva em seus respectivos ramos de atividade estão no cerne da competição.
- ItemAntônio Pereira, uma análise fenomenológica evidenciando o sujeito e o lugar(2024-02-09) Santos, Roberto dos; Doutor Ramon Coelho Duarte“Antônio Pereira, uma análise fenomenológica evidenciando o sujeito e o lugar”, tem como objetivo identificar no comportamento dos moradores de Antônio Pereira distrito de Ouro Preto estado de Minas Gerais, evidências que comprovam seu pertencimento ao lugar. Para chegar aos resultados esperados foi adotado a entrevista semiestruturada como método de obtenção de dados. Foi utilizado também materiais enviados espontaneamente pelos moradores, que desejosos de contribuir com a pesquisa, gravaram áudios, enviaram fotos que constituíram elementos de relevância para a pesquisa. Foram oito entrevistados de 18 a 92 anos que em seus relatos transformaram o passado e o presente em um só tempo. A emoção de reviver momentos importantes do passado, de contar detalhes de suas experiências de vida, de deixar fluir os sentimentos, fundiram-se com os sentimentos dos mais jovens que declaravam amor ao lugar, mesmo admitindo a possibilidade de sair de Antônio Pereira, eles sempre tinham o distrito como destino final. Os caminhos da fenomenologia nos guiaram nessa pesquisa, onde o estudo da afetividade, do amor, do sentimento de pertencimento, da topofilia, topofobia, da evocação das memórias, foram primordiais para a compreensão do momento em que o espaço ocupado pelos moradores se transformava em lugar. Havemos de considerar as riquezas minerais que integram o solo do distrito, isso é inegável, contudo, a pesquisa nos conduziu a um espaço intáctil, onde a imaterialidade permeou todo o trabalho. O resultado foi emocionante e culminou na certeza de que o patrimônio maior de Antônio pereira é o seu povo.
- ItemAplicação de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) na Automação Cognitiva: uma prova de conceito em atendimento ao cliente(2024-09-13) Santana, Alexandre Fortes; Doutor Frederico Gadelha GuimarãesEste trabalho apresenta a aplicação de modelos de linguagem de grande escala (LLMs), especificamente o GPT-4, na automação da avaliação de atendimentos ao cliente, validando sua eficácia por meio de uma prova de conceito (PoC) implementada em um ambiente real na Efí Bank. A hipótese inicial propôs que o LLM poderia reduzir a necessidade de intervenção humana direta na classificação e análise de chamados, permitindo que ajustes fossem realizados por profissionais não especializados em TI, como líderes de atendimento ou analistas de qualidade. Os resultados corroboram essa hipótese, destacando a flexibilidade dos LLMs em se adaptarem a novas demandas com simples ajustes de prompts. Além disso, o projeto demonstrou que a automação pode realizar milhares de análises com um custo operacional competitivo, liberando os profissionais para focarem em atividades de maior valor agregado. Entre os principais desafios enfrentados, destacam-se a sensibilidade dos LLMs ao formato dos prompts e o fenômeno das ``alucinações", em que o modelo pode gerar dados inexistentes ao tentar responder a uma solicitação inadequada. Para mitigar esses desafios, foram implementadas estratégias de refinamento dos prompts e normalização de dados quantitativos. Os resultados obtidos demonstram que, além de serem economicamente viáveis, os LLMs podem superar as limitações de análises humanas tradicionais em termos de escala e consistência. O projeto também identificou oportunidades de aplicação dessa tecnologia em outras áreas da organização, como na detecção de fraudes e na automação de processos comerciais, ampliando o impacto estratégico da automação cognitiva dentro da empresa.