Bacharelado em Engenharia Civil
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Civil por Campus "Piumhi"
Agora exibindo 1 - 20 de 67
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da modelagem da informação da cidade (CIM) para a sustentabilidade das cidades(2024-03-06) Dantas, Hiago da Silva; Mestre Humberto Coelho de MeloO crescimento da população urbana tem gerado um aumento na complexidade dos sistemas de infraestrutura e nas consequências ambientais da atividade humana. Assim, é essencial que os conceitos da sustentabilidade sejam implementados no desenvolvimento das cidades. Neste sentido, o presente trabalho visa estudar como a Modelagem da Informação da Cidade (CIM) pode contribuir à entrega de melhores serviços e qualidade de vida à população urbana. Para tal, analisou-se a Norma Internacional ISO 37120:2014 (Desenvolvimento sustentável das comunidades — Indicadores para os serviços urbanos e a qualidade de vida) e verificou-se que 53 dos seus 100 indicadores podem ser avaliados com dados oriundos de Modelagem da Informação da Construção (BIM) e de Modelagem da Informação da Cidade (CIM). Com isso, concluiu-se que os modelos BIM e CIM permitirão acompanhar de maneira mais exata e automatizada o desenvolvimento sustentável das cidades em tempo real. Possibilitando, além da resposta à ISO 37120:2014, monitorar e avaliar a performance dos serviços públicos para subsidiar tomadas de decisões mais assertivas.
- ItemA influência das atividades antrópicas na qualidade da água na sub-bacia do ribeirão das Araras(2020-03-11) Silva, Rafaela Dias; Mestre Humberto Coelho de MeloO presente trabalho apresenta um estudo sobre a influência do uso e ocupação do solo na qualidade da água na sub-bacia do Ribeirão das Araras, por meio do uso de ferramentas do Sistema de Informações Geográficas (SIG) e da adoção de índices de qualidade. Utilizando a metodologia de estudo de caso, procurou-se identificar se as atividades antrópicas realizadas na sub-bacia afetam de forma significativa a qualidade da água local, visto que o seu monitoramento é primordial para a identificação de focos de degradação ambiental. Para viabilizar o estudo foram definidos dois pontos de interesse na sub-bacia, sendo um localizado na barragem de captação de água do município e outro localizado 6,5 km a montante, próximo à nascente do Ribeirão das Araras. A partir desses pontos foram delimitadas outras duas sub-bacias, para as quais foi feito levantamento do uso e ocupação do solo através da interpretação visual de imagens de satélite, definindo-se as classes de uso do solo que seriam consideradas, como áreas de cultivo, de pastagens e de vegetação nativa. Para avaliar a qualidade da água do manancial, de dezembro/2018 a abril/2019 foram coletadas duas amostras de água em cada ponto de interesse, totalizando oito amostras em quatro datas distintas, as quais foram sujeitas a análises laboratoriais e seus resultados foram utilizados no cálculo do Índice de Qualidade das Águas (IQA) e do Índice de Qualidade da Água Bruta para fins de Abastecimento Público (IAP). A pesquisa mostrou que o período chuvoso influenciou negativamente os resultados de sólidos totais, turbidez, alumínio dissolvido e coliformes termotolerantes. No entanto, as classificações gerais do IQA e do IAP nos dois pontos de interesse apresentaram variações relativamente discretas em todas as coletas, indicando que a água do Ribeirão das Araras é apropriada para abastecimento público e não requer processos de tratamentos mais avançados. Esses resultados indicaram que, de forma geral, as atividades antrópicas realizadas nas sub-bacias não impactam significativamente a classificação da qualidade da água, apesar da existência de muitas áreas de pastagem e cultivo.
- ItemA utilização de container como alternativa de edificação habitacional em contextos de déficit e moradia inadequada: um estudo a partir do município de Piumhi-MG(2023-05-30) Sousa, Gean Abner Ferreira de.; Doutora Dayana Keitty Carmo Gonçalves; Doutor Frederico Daia FirmianoO direito à moradia é uma garantia constitucional no Brasil, definido pelo 6° artigo da Carta Magna – e alterado pela Emenda Constitucional n° 90, de 2015 -, como direito social, ou direito humano elementar, ao lado da educação, saúde, alimentação, trabalho, entre outros. No entanto, não está assegurado, a moradia adequada, conforme parâmetros internacionais das Nações Unidas, tão pouco assegura a efetivação do próprio direito à moradia que, com frequência, é impedido de ser realizado por razões econômicas e políticas. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a utilização do container como alternativa de edificação habitacional em contextos de déficit e moradia inadequada, particularmente no município de Piumhi-MG. Metodologicamente, a pesquisa se apoiou no levantamento de dados e informações sobre déficit habitacional e situações de moradia impróprias no município em tela junto aos órgãos da administração pública municipal, na revisão da legislação piumhiense que trata das construções de moradia e no estudo técnico-financeiro-orçamentária. De acordo com os dados disponíveis alcançados por este estudo, os bairros Bela Vista, Totonha Tomé, Sítio Pâmela, Santa Clara I e II, Novo Horizonte I e II, Nova Esperança e Nova Piumhi possuem o maior número de moradores que se encontram nos parâmetros para o programa de casas populares. Na área legislativa não encontrou empecilhos para a construção de casas com estrutura de container e o orçamento mostrou uma eficiência de 3,87% no custo total da obra, quando comparado com o convencional.
- ItemAnálise comparativa das técnicas não destrutivas de esclerometria e ultrassom na avaliação de estruturas de concreto armado(2019-08-14) Costa, Natanael Belmiro; Mestre Júnior Henrique CanavalO concreto é um dos materiais mais utilizados no mundo, sendo considerado por muitos o mais importante da Engenharia de Estruturas, por ser utilizado em diversas aplicações. Diante deste fato, surge a necessidade de técnicas de controle e investigação da sua condição de conservação. A inspeção preventiva das estruturas de concreto é uma estratégia necessária, visto que quanto mais rápido se identificar um problema no elemento, maior será a economia no procedimento de reparo. Um procedimento muito utilizado para avaliação da resistência do concreto é por meio do rompimento de testemunhos retirados da própria estrutura, porém esta técnica gera danos ao elemento analisado. Além deste método, existem outras técnicas para realizar estas avaliações, os ensaios não destrutivos, cujas técnicas permitem avaliar a condição das estruturas de concreto por meio de sua área superficial, evitando perda na capacidade resistente do elemento. A avaliação feita pela utilização de equipamentos, como o ultrassom e o esclerômetro, são exemplos de ensaios não destrutivos. As principais características destas técnicas de ensaios são: o processo simplificado de execução, a dispensa do processo de análise da região da estrutura a ser realizada o ensaio; a ausência de danos a estrutura, a agilidade na execução e disponibilidade instantânea dos resultados. O presente trabalho tem por objetivo utilizar as técnicas não destrutivas de esclerometria e ultrassom na avaliação do concreto. Para isto, foram realizados ensaios de esclerometria e ultrassom em três vigas do empreendimento analisado. Os resultados obtidos por meio das técnicas não destrutivas apresentaram boa concordância em relação aos ensaios destrutivos, cujos valores indicam que o concreto analisado apresenta excelente qualidade e resistência.
- ItemAnálise comparativa no dimensionamento estrutural de um edifício em concreto armado variando a resistência à compressão do concreto(2022-12-01) Oliveira, Guilherme Costa de; Mestre Júnior Henrique CanavalO concreto armado é um dos materiais construtivos mais utilizados no mundo devido a sua boa resistência à compressão, trabalhabilidade e durabilidade. Nos últimos anos, os softwares de cálculo estrutural se mostram cada vez mais presentes nos escritórios de engenharia, e as estruturas que antes demandavam muito tempo para serem dimensionadas e detalhadas, hoje em dia podem ser calculadas em um menor período. Com isso, foi permitido ao engenheiro estrutural “testar” várias situações distintas na tentativa de encontrar um projeto que atenda as questões de economia, segurança e desempenho em serviço. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a influência da resistência à compressão do concreto no dimensionamento estrutural da superestrutura de um edifício residencial de 6 pavimentos. Foram definidos dois modelos de dimensionamento, identificados como modelo A e modelo B. No modelo A variou- se o valor da resistência à compressão do concreto, sendo as seções transversais dos pilares, das vigas e das lajes mantidas constantes. Para o modelo B, além da variação do fck, variou-se também as seções transversais dos elementos até suas seções mínimas permitidas pelo Estado Limite Último e Estado Limite de Serviço. Os 11 dimensionamentos foram realizados com o uso do software de cálculo estrutural TQS (versão estudante). Verificou-se economia no consumo de aço dos elementos cujo esforço preponderante é a compressão (pilares) para ambos os modelos, em que a maior economia representa 37,39% no consumo de aço se comparado os concretos de classe C25 e C50. Para as vigas e lajes, aumentar o valor do fck se mostrou pouco eficiente no quesito economia de aço. Porém, estes elementos se mostraram menos deslocáveis com o aumento do fck quando mantidas as seções constantes. Em relação aos custos diretos da superestrutura, verificou-se grandes variações, sendo o concreto de classe C30 do modelo B o mais econômico.
- ItemAnálise da composição gravimétrica de resíduos sólidos urbanos: estudo de caso - município de Doresópolis - MG(2023-06-28) Costa, Milene Cunha; Mestre Humberto Coelho de MeloOs resíduos sólidos têm sido motivo de discussão devido a seus impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública. A problemática do RSU ainda é uma realidade de muitos municípios brasileiros, porém vem sendo modificada gradativamente a partir das diretrizes impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar dados quantitativos e qualitativos dos resíduos gerados no município de Doresópolis-MG, de forma a contribuir com a tomada de ações para aprimorar a gestão e gerenciamento dos resíduos e estar cada vez mais alinhado com a PNRS. A caracterização dos resíduos se deu por meio do estudo gravimétrico, o qual permite conhecer o tipo de resíduo gerado, a geração per capita e o peso específico. O planejamento do estudo se deu pela metodologia de caracterização dos resíduos sólidos urbanos desenvolvida pela FEAM para os municípios de Minas Gerais. Os resultados obtidos mostram que, em 2021, a geração per capita do município de Doresópolis foi de 0,681 kg/hab./dia, o que refletiu uma geração equiparada à estimada em Minas Gerais. Na amostra semanal, foi possível identificar que o município gera, em maiores proporções, resíduos passíveis de compostagem e de reciclagem. A partir da análise e resultado são propostas ações a fim de aperfeiçoar a gestão dos resíduos sólidos do município.
- ItemAnálise da infraestrutura da hospitalidade urbana da cidade de Piumhi-MG na visão da engenharia civil(2022-12-21) Souza, Gabriela Fernandes de Castro; Mestre Jeferson Monteiro de Andrade; Mestre Thiago Pastre PereiraO conceito de hospitalidade envolve a construção de uma série de atos e processos que culminam em ações como receber, hospedar, alojar e até mesmo entreter uma pessoa ou grupo de pessoas que se encontram fora do seu ambiente original. A hospitalidade pode ocorrer em diferentes espaços físicos urbanos e comerciais e, até mesmo, dentro de ambientes virtuais. O conceito de hospitalidade tem obtido grandes avanços nos espaços urbanos públicos e privados localizados em centros urbanos (cidades) que têm recebido investimentos significativos nesta modalidade de acolhimento nos últimos anos. Embora esta temática ainda seja pouco explorada no campo da engenharia, ela se revela um conteúdo promissor para os próximos anos, com a possibilidade de uma aproximação da atuação do profissional da engenharia civil e com os profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo para a construção de soluções dentro do planejamento urbano e de uma gestão mais eficiente das cidades, na medida em que se pensa com mais qualidade no uso dos espaços urbanos disponíveis, abrindo um campo enorme de possibilidades profissionais.
- ItemAnálise da resistência à compressão axial do concreto, com cinza da casca do café(2020-12-17) Nunes, Derlon Silva; Mestre Thiago Pastre PereiraA busca por métodos alternativos na construção civil, que visa a diminuição do consumo de materiais finitos e menos impactos negativos ao meio ambiente, está cada vez mais presentes nas atividades de campo e, a cada dia, várias pesquisas são desenvolvidas com esse intuito. A fim de contribuir para uma economia sustentável e que gere menos impactos ambientas, este trabalho propõe a determinação de um traço através de pesquisa laboratorial, a partir do concreto, substituindo parte do cimento (em massa) por cinzas da casca de café queimado. Várias pesquisas com outros materiais alternativos como cinza da casca de arroz, borracha de pneu e resíduo de construção e demolição, trouxeram resultados satisfatórios no desempenho físico do concreto. A partir desse conceito, foi determinado um traço de referência para o concreto; no entanto, devido à dificuldade em obter a cinza da casca de café, foi realizada a confecção de corpos de prova de argamassa (dos quais foi extraído o agregado graúdo do traço adotado para obter a “argamassa”) para verificar a melhor porcentagem de resíduo a ser utilizada na confecção dos corpos de provas de concreto, evitando, assim, desperdícios de materiais. A partir dos resultados obtidos no ensaio de compressão axial da argamassa, observou-se que com 5 % de substituição do cimento por cinza, houve uma diminuição considerável na resistência axial. Com isso, foi determinado que, no concreto, seria analisada a utilização de 2 % e 5 % de cinza em relação ao cimento. No entanto, através dos ensaios de compressão axial e diametral, foi possível observar que as cinzas não apresentaram nenhuma melhora na resistência do concreto, portanto, não apresentando o mesmo comportamento da cinza da casca de arroz no concreto. Ao que tudo indica pelos resultados obtidos neste trabalho, a cinza teve influência tal como os vazios, assim, diminuindo a resistência de forma significativa.
- ItemAnálise de calçadas - em busca de acessibilidade estudo de caso em Piumhi-MG(2020-03-11) Nomura, Talita Caroline Costa; Mestre Humberto Coelho de MeloA ausência de parâmetros, a falta de fiscalização e a negligência dos profissionais na construção das calçadas podem originar problemas na acessibilidade e na mobilidade urbana, comprometendo a funcionalidade desses espaços, pois a infraestrutura destinada a circulação de pessoas deve garantir conforto e segurança aos seus usuários. Este estudo de caso busca analisar se há irregularidades em calçadas que prejudicam a acessibilidade em regiões específicas do município de Piumhi - MG. Essa temática é importante principalmente em centros urbanos menores, visto que a caminhada é a base da mobilidade local. Assim, esta pesquisa teve o objetivo de analisar as condições de acessibilidade das calçadas, de acordo com a NBR 9050 de 2015. A metodologia aplicada utiliza pesquisa descritiva, dividida em quatro partes: definição da área de estudo, critérios para avaliação, levantamento de dados, análise e interpretação dos fatos. Foram identificadas diversas irregularidades. Logo, os resultados apontam calçadas com baixa acessibilidade. As considerações finais indicam que é fundamental que os profissionais responsáveis pelo projeto e gerenciamento desses espaços compreendam as especificações necessárias ao elaborar e executar projetos relacionados à acessibilidade, visando obter espaços públicos adequados a todos.
- ItemAnálise de manfestações patológicos em estruturas de concreto armado – ênfase em fundações e pilares(2022-06-29) Pereira, Sara Landi Machado; Mestre Tobias Ribeiro FerreiraA vivência em estágios e práticas de obras de edificação permite que singulares percepções sejam desenvolvidas aos olhos dos profissionais da construção. Nesse contexto, muitos aspectos passam a despertar o interesse pela investigação mais aprofundada sobre as realidades, não muito desejadas, porém, frequentemente encontradas nos canteiros de obras. Neste trabalho são contempladas as principais manifestações patológicas em estruturas de concreto armado, com destaque para as fundações e pilares. Com o objetivo de mostrar a importância da execução correta dos processos construtivos de uma edificação, são apresentadas análises de patologias que ocorreram em estruturas de uma obra vivenciada pela estudante. As falhas exploradas nesse trabalho são oriundas do procedimento de execução, o qual demanda da atuação do engenheiro para averiguar o grau de periculosidade das manifestações e como estas podem ser tratadas. Como conclusão, é ressaltada a importância que os corretos procedimentos têm para evitar o aparecimento de futuros problemas que poderiam, inclusive, ocasionar danos irreparáveis.
- ItemAnálise de materiais sustentáveis na construção civil: uma avaliação de desempenho e viabilidade econômica(2024-09-12) Teodoro, Kennedy Junior Resende; Especialista Jéssica Marcelle Corradi Diniz Gonçalves MartinsEste trabalho aborda a análise de materiais sustentáveis na construção civil, avaliando seu desempenho e viabilidade econômica. A crescente conscientização sobre a necessidade de práticas ambientalmente responsáveis tem impulsionado a busca por alternativas aos materiais convencionais, que muitas vezes causam significativos impactos ambientais negativos. O estudo se concentra em materiais reciclados, como concreto e aço reciclado; materiais naturais, como bambu e madeira de reflorestamento; e materiais de baixa emissão de CO₂, como cimento sustentável e tijolos ecológicos. São investigados os critérios de durabilidade, resistência mecânica, isolamento térmico e acústico, manutenção e ciclo de vida, além de suas vantagens e desvantagens comparativas. A pesquisa também revisa normas e certificações relevantes, como LEED e Selo Verde, e avalia a viabilidade econômica desses materiais em comparação com os convencionais. Estudos de caso de projetos que adotaram materiais sustentáveis são apresentados para ilustrar os benefícios e desafios dessa abordagem. Este estudo contribui para a compreensão dos impactos ambientais, sociais e econômicos do uso de materiais sustentáveis na construção civil.
- ItemAnálise de viabilidade econômica da geração de energia solar fotovoltaica - pós lei 14.300/2022 - um estudo de caso na cidade de Piumhi-MG(2023-08-02) Silva, Iara Lopes; Doutor Pedro Luiz Teixeira de Camargo; Doutor Felipe da Silva AlvesA construção civil é um setor fundamental para economia, que enfrenta desafios em relação à geração de resíduos e ao gasto de energia elétrica a qual é consumida desde a fase de elaboração de projetos até o uso diário das edificações. Esta demanda por energia elétrica é alta e tende a aumentar devido às novas tecnologias e ao estilo de vida da sociedade moderna. Uma solução viável para enfrentar essa questão é a adoção de geradores de energia fotovoltaicos os quais convertem a irradiação solar em eletricidade. O intuito deste trabalho é analisar a viabilidade econômica da implantação de um gerador fotovoltaico, envolvendo os custos com o equipamento bem como a mão de obra necessária para sua instalação, considerando as mudanças no sistema de compensação de créditos prevista na Lei 14.300 que entrou em vigor em 07 de janeiro de 2023, a qual trata do Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída no Brasil. A abordagem metodológica adotada envolveu a análise do consumo de energia, considerando as faturas pagas à empresa fornecedora de eletricidade durante o período de doze meses. Com base nesses dados, foi possível dimensionar um gerador fotovoltaico de acordo com a necessidade do consumidor em estudo e, a partir disso, realizou-se a análise de viabilidade econômica e, com base na legislação em vigor, foi possível identificar que o payback desse gerador aumentou em quatro meses. Conclui-se que a implantação de geradores fotovoltaicos permanece como uma iniciativa economicamente viável e promissora dadas as evidentes vantagens ambientais, sociais e econômicas, mesmo considerando as imposições da Lei 14.300/2022.
- ItemAnálise de viabilidade econômica de sistemas fotovoltaicos em empreendimentos habitacionais de interesse social(2019-08-14) Cunha, Thomaz de Melo; Mestre Humberto Coelho de MeloAtravés de pesquisas bibliográficas e investigação de reais valores de mercado realizou-se o levantamento do investimento envolvido na edificação de uma residência com o projeto MG-90-I-2-41, padrão básico da COHAB Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais), e avaliou-se a viabilidade financeira da adição de um sistema de microgeração de energia fotovoltaico no projeto ou sua inclusão em substituição do sistema de aquecimento termossolar. “Projetos assistenciais visam reduzir a cratera de desigualdade social existente entre camadas da sociedade e resgatar, entre os mais sacrificados, sua dignidade” (FONTES, 2019). No estado de Minas Gerais existe um programa de grande êxito pertencente à COHAB (Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais) criado nos anos 60 e que perdura até os dias de hoje dando acesso à casa própria aos mineiros de baixa renda. O projeto padrão utilizado pela COHAB na construção destas habitações recebeu uma atualização em 2012 a qual contempla a instalação de um conjunto de aquecimento da água por placas de aquecimento solar. Esta mudança foi de rande importância no que tange a intenção do projeto de inclusão social, além de determinar redução na demanda energética para a rede onde estes projetos são instalados, redução na conta de energia elétrica do morador e agregação de valor ao projeto. Este trabalho verificou a viabilidade econômica do incremento de um sistema de microgeração fotovoltaica em habitações de padrão MG-90-I-2-41 COHAB, assim como verificar a opção de substituição das placas termossolares por fotovoltaicas com o uso de chuveiros elétricos e suas implicações financeiras no investimento inicial para o projeto e no valor da parcela a ser paga pelo beneficiário, levando em consideração a consequente redução na conta de energia elétrica da mudança proposta. Verificou-se que as duas alternativas são viáveis do ponto de vista econômico, obtendo um tempo de retorno de dez anos e um mês e quatro anos e três meses respectivamente, levando em consideração a vida útil do sistema que é de vinte e cinco anos.
- ItemAnálise dos dados planialtimétricos obtidos através de sistemas de navegação global por satélite / Real Time Kinematic (GNSS/RTK) e taqueometria(2020-04-19) Oliveira, Tayane Cristina; Mestre Humberto Coelho de MeloA Topografia é a ciência que estuda a representação e a descrição das irregularidades da superfície do terreno a partir de técnicas e métodos, utilizando equipamentos topográficos. O conhecimento detalhado de um terreno, tanto na fase do projeto e na sua execução, torna-se base de qualquer projeto e obra da Engenharia Civil. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver uma análise comparativa dos dados obtidos pelos métodos GNSS/RTK e Taqueometria utilizados para realizar o levantamento topográfico de uma mesma área. A Estação Total é um aparelho eletrônico utilizado na medida de ângulos verticais e horizontais e distâncias, também é capaz de armazenar os dados coletados e executar alguns cálculos mesmo em campo, utilizando o método de Taqueometria. O sistema GNSS/RTK baseia-se na transmissão instantânea de dados de correções dos sinais de satélites e proporciona o conhecimento em tempo real de coordenadas precisas dos vértices levantados. Os dois equipamentos, Estação total e GPS, são utilizados para levantamentos topográficos e locação de obras civis. A metodologia aplicada neste trabalho trata-se de um estudo de caso, baseado no método survey, o qual consiste em uma investigação quantitativa. Para a análise comparativa empregada utilizou-se as diferenças dos dados obtidos pelo método GNSS/RTK e Taqueometria. As variáveis estudadas foram as diferenças das coordenadas em x, y e z, e as diferenças das distâncias horizontais e inclinadas. Os resultados obtidos mostraram que a precisão do sistema GNSS/RTK é próxima do levantamento utilizando Taqueometria para as coordenadas norte e leste, porém não foram satisfatórias para a altimetria.
- ItemAvaliação da condição da instalação elétrica de uma residência no município de Piumhi-MG(2023-11-17) Barbosa, Pedro Henrique Santos; Mestre Tatiane Oliveira FailacheAs instalações elétricas desempenham um papel essencial na conexão entre as concessionárias fornecedoras de energia e os equipamentos elétricos presentes nas residências. Para a elaboração dessas instalações, há necessidade de elaboração de projetos conforme a necessidade do cliente e que siga as normas existentes. No entanto, muitas construções residenciais não seguem as normativas e regulamentações, as quais são executadas sem a elaboração de projetos adequados. Tal prática torna as instalações vulneráveis a problemas na distribuição de energia e aumentam os riscos de incidentes elétricos, como quedas de tensão, choques e maior desgaste dos equipamentos elétricos. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar falhas no projeto elétrico de uma residência e levantar os riscos que esses erros podem provocar. O trabalho consiste em um estudo de caso, no qual foi realizada a inspeção da instalação elétrica de uma residência na cidade de Piumhi/MG e posteriormente elaborado um projeto elétrico seguindo as normas 5410 de 2004 e norma de distribuição da CEMIG. Os resultados mostraram que a situação atual da residência quando comparada com o projeto adequado, apresenta várias falhas como erro na divisão de circuitos, mal dimensionamento de disjuntores e ausência de proteção elétrica. Conclui-se que a instalação elétrica da residência analisada necessita de inúmeras correções e adequações às normas.
- ItemAvaliação da influência do processo de cura na resistência à compressão do concreto(2020-04-13) Teixeira, Glayson Ronan; Mestre Júnior Henrique CanavalO processo de cura é um dos estágios fundamentais na execução do concreto, pois contribui para o aumento de sua resistência e para garantir características necessárias para um bom desempenho. As propriedades do concreto são consequências do controle de qualidade de sua produção, onde os materiais utilizados são de grande importância para que o concreto alcance os requisitos exigidos em projetos. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo analisar e comparar a resistência à compressão do concreto, por meio de ensaio de compressão axial de corpos-de-prova cilíndricos, variando os tipos de cura. Os tipos de curas empregados foram por aspersão, submersão, corpos-de-prova enterrados e expostos ao ambiente (sem cura). De posse dos resultados foi observada a relevância do processo adequado de cura que pode proporcionar um ganho de até 52% na resistência final à compressão axial do concreto. O processo de cura por aspersão, que é muito utilizado na prática, se mostrou eficaz, entretanto, é de elevada importância o controle na produção, tendo em vista a grande variedade de fatores que influenciam na resistência final do elemento de concreto. A cura com corpos-de-prova enterrados demonstrou resultados semelhantes aos aspergidos para o tempo de cura de 28 dias, tendo um efeito semelhante para impedir a evaporação da água de amassamento. Analisando a cura exposta ao ambiente, demonstrou resultados elevados devido a condições climáticas ocorridas no período inicial de cura. Já a cura por submersão apresentou resultados satisfatórios e esperados, por estar sempre em contato com a água durante todo o processo.
- ItemAvaliação das manifestações patólogicas da superfície de pavimentos asfálticos: estudo de caso em Piumhi – MG(2022-06-29) Biaggi, Daniela Agnezini; Mestre Tobias Ribeiro FerreiraO modal rodoviário é de extrema importância na movimentação de diversos elementos no Brasil. Ele está diretamente ligado ao desenvolvimento do país e, infelizmente, as expectativas de infraestruturas estão muito além daquilo que se observa na matriz de transportes existente. Além do alto tráfego de veículos, há agravantes como a sobrecarga de caminhões, a falta de infraestrutura de drenagem pluvial e a execução de projetos inadequados. Todos esses fatores influenciam na necessidade de manutenção do pavimento periodicamente, e por consequência, para evitar as patologias decorrentes do seu uso. A pesquisa se objetiva na análise do perfil e estado do pavimento da Avenida Francisco Machado pertencente à rodovia estadual MG - 341, definindo seus defeitos, baseados nos mais frequentes encontrados nas rodovias brasileiras, e investigando as possíveis causas destes. A análise foi realizada partindo do Índice de Gravidade Individual (IGI) processada para cada tipo de defeito e a partir do somatório deste Índice foi encontrado o Índice de Gravidade Global (IGG), resultando em uma condição péssima do pavimento afetando o conforto e a segurança dos usuários da via.
- ItemAvaliação das perdas de água através de metodologias de gerenciamento aplicadas na rede de distribuição do município de Piumhi-MG(2021-08-03) Barbosa, Guilherme dos Santos; Mestre Thiago Pastre PereiraO presente estudo apresenta uma análise das perdas de água através da aplicação de metodologias de gerenciamento de perdas como o balanço hídrico, os índices de perdas e a modelagem hidráulica. O estudo de caso foi desenvolvido a partir do sistema de abastecimento do município de Piumhi que se localiza na região centro-oeste de Minas Gerais. Para o balanço hídrico utilizou-se o software disponibilizado pelo Banco Mundial WB-EasyCalc, já os índices de perdas foram calculados por meio das equações encontradas nas bibliografias a fim de diagnosticar a situação atual da rede. Ambas as metodologias foram realizadas com a utilização do banco de dados de consumo no ano de 2020 disponibilizado pelo SAAE, autarquia responsável pelo saneamento do município. A modelagem hidráulica foi realizada com o auxílio do Qgis e o plugin QEPANET e, após sua conclusão, foi importada para o EPANET para ser feita a simulação. Com os resultados obtidos com o balanço hídrico e os indicadores que se encontram, de modo geral, abaixo das médias nacional e estadual, foi possível concluir que há potencial para melhorias significativas no sistema de abastecimento da cidade caso seja realizada o gerenciamento das perdas como, por exemplo, por meio da pesquisa de vazamentos e melhor manutenção da rede. Por fim através da modelagem hidráulica foi possível identificar zonas com pressão acima da máxima recomendada pela NBR 12218/17, uma das principais causas dos vazamentos e consequente perda de água.
- ItemAvaliação de acessibilidade e mobilidade arquitetônica em escolas de educação básica da rede municipal de ensino de Piumhi/MG(2023-06-06) Lara, Kauany Oliveira; Mestre Tatiane Oliveira FailacheA acessibilidade, além de ser um direito da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, garante o exercício da cidadania e convívio social. Para tal, é necessário que as construções permitam o acesso e circulação de toda a população de forma independente. No ambiente escolar, é necessário criar projetos estrutural e arquitetônico adequados a mobilidade e/ou adequar o ambiente já existente eliminando as possíveis barreiras que impedem o deslocamento. No que tange às barreiras arquitetônicas, objeto de interesse nesse trabalho, as normas de acessibilidade são estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas técnicas, através da Norma Brasileira NBR 9050 - ABNT NBR 9050, atualizada em 2020 (ABNT, 2020). Sendo assim, este estudo teve por objetivo avaliar a acessibilidade e mobilidade arquitetônica em escolas públicas de educação básica da rede municipal de ensino de Piumhi/MG. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem quantitativa e qualitativa, de objetivo exploratório e descritivo, do tipo estudo de caso, que se vale da revisão de literatura para compreensão de conceitos e normas, e da observação in loco e vistoria técnica como procedimento para avaliação da acessibilidade e mobilidade arquitetônica das instituições investigadas. A partir da a visita in loco às instituições incluídas na amostra, foi utilizado como instrumento de coleta de dados, um checklist de avaliação técnica das condições de acessibilidade e mobilidade arquitetônicas dos espaços escolares, com registro fotográfico para posterior análise e proposição de medidas e recomendações de adequação, caso sejam necessárias. Foram observados parâmetros de acessibilidade, como largura de portas e corredores, inclinação de rampas, tipos de piso, corrimões, entre outros, em diversos ambientes, tais como: 1) Entrada da escola; 2) Acesso à Edificação; 3) Área de circulação; 4) Sinalizaçao; 5) Salas de aula; 6) Banheiros; 7) Refeitório; 8) Área para educação física; 9) Biblioteca. Diante da verificação, foram encontradas, em todos os tipos de ambientes, barreiras arquitetônicas, que podem impedir a acessibilidade dos alunos com deficiência física e/ou mobilidade reduzida no ambiente escolar de forma independente e autônoma. Dessa forma, foram propostas possíveis ações e medidas de adequação arquitetônica, contribuindo com a inclusão no contexto analisado.
- ItemAvaliação de riscos em fábricas de artefatos de cimento da mesorregião do oeste de Minas Gerais(2024-03-28) Ferreira, Larissa Rodrigues Alves; Doutora Dayana Keitty Carmo GonçalvesCom os avanços tecnológicos, o mercado da construção civil tem direcionado seus esforços para adotar processos construtivos que proporcionem economia, rapidez na execução das obras e racionalização dos materiais. Nesse contexto, o sistema pré-moldado emerge como uma alternativa promissora. Entretanto, ressalta-se que o processo de fabricação dos artefatos de cimento envolve procedimentos e materiais que podem acarretar danos à saúde e segurança dos trabalhadores. Este estudo se propõe a avaliar os riscos presentes em três fabricas distintas de artefatos de cimento da mesorregião do Oeste de Minas Gerais, por meio da aplicação do método de Análise Preliminar de Risco (APR), apoiado por visitas técnicas com intuito de observar e coletar os dados sobre o ambiente de trabalho. Os resultados foram obtidos de maneira individualizada, abrangendo as principais características de cada fábrica, seu layout, os resultados da APR, medidas preventivas e, por fim, a representação visual dos riscos por meio dos mapas de risco. Foram identificados os cinco tipos de riscos ocupacionais: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidente, nas fábricas analisadas, que foram classificados conforme intensidade. Com base nas análises realizadas, pode-se concluir que os mapas de risco, aliados a medidas preventivas adequadas, têm o potencial de contribuir significativamente para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em todo o ambiente de trabalho. Isso se torna especialmente relevante para manter a saúde e a segurança dos trabalhadores, assegurando um ambiente laboral mais protegido.