Trabalhos Acadêmicos
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Esta comunidade será composta pelos trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, assim como as dissertações dos cursos de mestrado. Esses trabalhos devem apresentar os resultados de estudos, expressando o conhecimento do assunto escolhido, bem como ser realizado sob a supervisão de um professor orientador.
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- ItemA Pesquisa enquanto instrumento de Ensino de Geografia na Educação Básica: estudo aplicado ao contexto da UMEF Nair Dias Barbosa, Ponta da Fruta, Vila Velha, ES(2024-02-28) Silvino, Julia Larissa Parmagnani; Doutor Leandro de Aguiar e SouzaEste estudo teve como objetivo avaliar a pesquisa científica enquanto metodologia de ensino de Geografia aplicada à educação básica. Busca-se estabelecer relações entre os conceitos estruturantes do ensino de Geografia e o entendimento do contexto local dos alunos residentes em Ponta da Fruta, bairro de Vila Velha/E.S, a partir da utilização da pesquisa científica enquanto metodologia de ensino de Geografia aplicada à educação básica. Por se tratar de um bairro afastado da centralidade do município percebeu-se nos alunos algumas dificuldades de compreenderem seus contextos. Partiu-se da premissa que a pesquisa atrelada ao ensino de Geografia pode ser trabalhada como instrumento em que contextos locais são objetos fundamentais de processos de ensino e aprendizagem. Deste modo, desenvolveu-se um Projeto de Pesquisa Científica aplicado a um ambiente de Ensino de Geografia, no qual um grupo de estudantes ligados ao contexto de Ponta da Fruta trabalharam conceitos geográficos fundamentais, tais como lugar, território, paisagem, região e identidade, através de tal espacialidade. Concluiu-se que a pesquisa científica no ensino de Geografia pode ser metodologia potente para atrelar conceitos estruturantes e o estudo do contexto. Entretanto, tal potencialidade será melhor explorada com a presença da figura do professor-pesquisador e da institucionalização de uma cultura de pesquisa científica na educação básica.
- ItemA relação entre livro didático e recursos hídricos: análise da aproximação de estudantes do 6°ano com a sua realidade(0024-03-25) Silva, Brígida Júnia de Paulo; Doutor Neimar Freitas DuarteO livro didático vem sendo usado como ferramenta de ensino-aprendizagem na educação básica brasileira desde os tempos imperiais. Dada a sua relevância no contexto escolar, é importante avaliar os conteúdos nele veiculados, a fim de verificar em que medida nele se articulam conhecimento teórico e realidade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar três livros didáticos de Geografia do 6° ano do ensino fundamental, com a finalidade de verificar a articulação entre os conteúdos propostos sobre recursos hídricos e a realidade vivida pelo aluno. Para tanto, foi utilizada como percurso teórico-metodológico a técnica de Análise de Conteúdo para seleção e posterior categorização dos dados obtidos sobre o tema recursos hídricos em cada obra. Posteriormente, foi feita a comparação entre os três livros didáticos, a fim de analisar se havia estratégias de aproximação do conteúdo com o estudante. Como resultado, foi possível observar que os livros didáticos analisados buscam, em geral, uma aproximação entre seu conteúdo e a realidade vivida pelo aluno no tocante aos recursos hídricos. Entretanto, alguns aspectos mais específicos do conteúdo são abordados de forma superficial e sem articulação com o cotidiano, não possibilitando a real compreensão da importância do tema para os discentes.
- ItemA “PRÁXIS” docente dos professores da Educação Profissional e Tecnológica no ensino on-line: da teoria à prática.(2023-05-16) Oliveira, Walter Pinto de ; Doutor Gustavo Pereira PessoaO presente estudo tem como objetivo central analisar às práticas adotadas e as dificuldades enfrentadas pelos docentes no contexto da docência on-line, sob a perspectiva dos professores que atuam na educação profissional e tecnológica (EPT). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário enviado aos docentes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), sendo estabelecido como critério de inclusão a atuação como professor ativo nos Campi do IFMG. Foram estabelecidos três objetivos específicos para a pesquisa: investigar as práticas docentes no ensino on-line na EPT, identificar as principais práticas empregadas pelos docentes e as dificuldades encontradas, a partir da percepção dos professores. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos professores possui conhecimento básico sobre o ensino on-line. No entanto, a principal dificuldade relatada foi a falta de formação adequada, sendo mencionada a falta de preparo e capacitação para lidar com essa modalidade de ensino. As práticas adotadas pelos docentes, de forma geral, foram avaliadas de maneira positiva. No entanto, as principais dificuldades enfrentadas estavam relacionadas ao excesso de trabalho, ausência de contato físico com os alunos, falta de formação adequada e acesso limitado a recursos tecnológicos apropriados. Observou-se também que o IFMG implementou o programa de Ensino Remoto Emergencial (ERE), porém, em muitos casos, houve falta de orientação e acompanhamento por parte dos gestores, bem como relatos de falta de conhecimento e formação dos docentes. Por fim, como resultado deste estudo, foi elaborado um produto educacional com o intuito de esclarecer as principais dúvidas relacionadas à temática abordada. Este produto pretende fornecer orientações e informações relevantes que possam contribuir para a melhoria da prática docente no contexto do ensino on-line na EPT, visando mitigar as dificuldades identificadas e promover uma melhor preparação e capacitação dos professores para atuarem nessa modalidade de ensino.
- ItemAções afirmativas em EPT na era das notícias falsas: a lei de cotas no contexto do IFMG(2023-09-29) Alex Rodrigues Borges; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos SantosEsta dissertação versa sobre as ações afirmativas na educação no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica na era das fake news e da pós-verdade, relacionando tais fenômenos especificamente com a Lei de Cotas, a Lei n. 12.711/2012. O acesso à educação no Brasil sempre foi limitado e, por conseguinte, excludente. Dados do IBGE/PNAD, agrupados pelo IPEA no período de 2001 a 2019, mostram, em todos os cenários analisados, que a diferença de acesso e tempo de estudo sempre existiu e persistiu ao longo dos anos, quando comparamos pretos/pardos aos autodeclarados brancos, principalmente se analisados os aspectos sociais. Concomitante a isso, a disseminação de concepções distorcidas ou inverídicas no que concerne às políticas de ação afirmativa na educação mostraram-se como importantes ferramentas de desinformação. A pós-verdade e as fake news estão perceptivelmente presentes nas formulações de conteúdos, sejam eles de caráter informativo ou de interação em rede social. Tendo em vista esse quadro geral, esta pesquisa teve como objetivo identificar em que medida existia a aderência aos conceitos das fake news e pós-verdade pelos alunos do EMI do campus do IFMG, especificamente sobre a lei de cotas – lei 12.711/2012. Para tanto, aplicamos um questionário para determinar as singularidades do grupo de estudo e realizamos um grupo focal para captar a reação dos participantes frente às informações apresentadas. A coleta de dados subsidiou uma análise qualitativa que ofereceu elementos para apurar e compreender os níveis de congruência dos participantes quantos aos conceitos difundidos pelas fake news e pela pós-verdade, tendo em vista a Lei n. 12.711/2012. Apresentamos, como resultado, elementos que nos ajudaram a compreender as influências dos fenômenos de desinformação, bem como a elaborar um produto educacional caracterizado como uma cartilha, a fim de ser apresentada e disponibilizada para potenciais ingressantes ao campus lócus do objeto de estudo desta pesquisa. Com vistas a fomentar o debate sobre as ações afirmativas, em especial no que tange às cotas raciais como instrumento de acesso, elaboramos, aplicamos e avaliamos um produto educacional com caráter informativo, contendo referências que demonstram, de maneira clara, lógica e objetiva, a operacionalização, a efetividade e o potencial de transformação das políticas de ações afirmativas na educação. Além disso, esse material abordou assuntos advindos tanto das desinformações geradas pelas fake news quanto pela pós-verdade, frisando as potencialidades de fragilização que esses elementos podem desenvolver na sociedade.
- ItemAnálise da criação de valor público e sua relação com modos de governança pela perspectiva de gestores: Análise na esfera municipal da região centro-oeste de Minas Gerais(2023-03-09) Bonifácio, Guilherme Henrique Pires; Doutor Lucas Maia dos SantosA presente dissertação teve como objetivo geral descrever o campo de estudo sobre criação de valor público na administração pública nacional e internacional. Enquanto objetivos específicos o presente trabalho realizou uma revisão bibliométrica a partir dos artigos extraídos do serviço de indexação de citações Web of Science da Thomson Reuters e Scopus da Elsevier. O estudo identificou e classificou os valores públicos pela ótica de governança e perspectiva de gestores dos municípios da região de planejamento centro-oeste de Minas Gerais e fez a estruturação da oferta de um curso online a servidores públicos municipais, baseado nos construtos da pesquisa sobre criação de valor público e governança pública. Os objetivos foram motivados pela expectativa de que os gestores públicos municipais possam ter um conhecimento teórico limitado sobre a abordagem de criação de valor público em suas ações gerenciais. Foi proposto enquanto procedimentos metodológicos, a realização de uma pesquisa exploratória e descritiva por meio de triangulação de pesquisa, que permite combinar metodologias diferentes, aqui se propondo a realização de estudo bibliométrico, a aplicação de questionários e análise de componentes principais (ACP). O estudo resultou na constatação de que o campo de pesquisa aborda assuntos como prestação eficiente de serviços pelo governo, participação social, cultura organizacional avaliativa e percepções individuais; a ACP revelou que a governança de rede é predominante na região estudada, com os valores “Desenvolvimento de carreira” e “Foco na eficiência e inovação” fortalecendo-a; e um curso online foi desenvolvido para formação profissional de servidores públicos no que se refere aos temas do presente trabalho. A pesquisa apresenta-se como oportunidade de se aumentar os estudos de administração pública levando em conta que a temática da criação de valor público ainda é pouco explorada por pesquisadores brasileiros.
- ItemAnálise da metodologia de pesquisa de preços e o impacto nas compras do Instituto Federal de Minas Gerais(2023-04-17) Oliveira, Rinaldo Alves de; Doutor Lucas Maia dos SantosCompras públicas representam uma parcela importante do PIB de um país, sendo sua gestão eficiente de grande importância para aumento da qualidade e quantidade das aquisições para atingimento da atividade fim das organizações/instituições. A presente dissertação teve como objetivo geral analisar as fontes de pesquisa de preços e sua relação com o resultado das aquisições de bens e produtos em processos de pregão eletrônico no Instituto Federal de Minas Gerais. Para atingir esse propósito foram realizados a investigação da associação entre os procedimentos de pesquisa de preço e a redução dos valores dos itens nas compras por pregão eletrônico, a avaliação da percepção dos servidores envolvidos nos processos de compra em relação à regulamentação do procedimento de pesquisa de preços e seus efeitos nas compras no IFMG e desenvolvido um manual prático baseado nas normas legais vigentes para otimizar o planejamento e execução de pesquisas de preço. O estudo de abordagem mista foi realizado com a coleta de dados: das planilhas de formação de preços, dos valores homologados nas atas dos pregões eletrônicos (SRP) de bens e materiais realizados no período de 2018 a 2020 e, como técnica de análise, foi utilizada a regressão múltipla, somada aos dados qualitativos e quantitativos do questionário enviado aos servidores dos setores de compras. Os resultados indicaram a necessidade de análise dos métodos utilizados para referenciar os preços estimados e reduzir o valor da aquisição e, a regulamentação contribuiu de forma positiva para o aumento dos índices de eficácia e economicidade, enquanto as deficiências apontadas indicaram necessidades de atualização e capacitação, o que possibilitou o desenvolvimento do manual de pesquisa de preços. A pesquisa apresenta-se como um instrumento de auxílio à tomada de decisão dos gestores e servidores envolvidos nos processos de compras, enriquece a literatura sobre a temática de pesquisa de preços, contribui para estudos futuros sobre o tema e colabora na promoção da transparência e acompanhamento de gastos pela sociedade e na difusão do conhecimento obtido aos demais órgãos públicos.
- ItemAplicação da inteligência artificial para conhecimento e registro digital de produtos com ênfase na classificação tributária(2023-04-10) Silva, Denis Ribeiro da; Doutor Alexandre PimentaA Inteligência Artificial está cada vez mais presente em nossas vidas, desde os equipamentos que fazem parte de nosso uso diário, como nossos smartphones, computadores e assistentes virtuais, até os serviços que utilizamos, como em compras na internet, interações nas redes sociais digitais, portfólios e análise de investimentos, previsão do tempo, avaliação de riscos, dentre diversos outros. A Inteligência Artificial vem sendo aplicada nas atividades que são trabalhosas, onerosas, que fornecem risco à saúde humana, como atividades em ambientes hostis, ou, ainda, atividades que o ser humano não consegue realizar, seja por tempo, capacidade ou custo, como análises preditivas de doenças, análises comportamentais, auditorias e outras. Uma das atividades que são onerosas e trabalhosas, proporcionadas pelas milhares de normas e leis tributárias brasileiras, são aquelas relacionadas à Tributação. Segundo o IBPT (2020), desde 1988, são editadas 829 normas fiscais por dia útil. Neste trabalho, pesquisamos o uso da Inteligência Artificial nessa área, assim como os trabalhos e as aplicações existentes, e propusemos novos produtos técnicos que poderão facilitar as atividades relacionadas à área tributária para os contribuintes. Encontramos lacunas de pesquisa e a falta de ferramentas voltadas ao contribuinte, sendo que as existentes buscam auxiliar o Estado em coibir a evasão de tributos. Diante desse cenário, foram criados um produto bibliográfico, três produtos técnicos relacionados aos objetivos específicos e, por fim, um produto técnico referente ao objetivo principal deste trabalho. Além disso, foram elaborados um artigo de revisão de literatura, que foi publicado no USP International Conference in Accounting 2022; um Algoritmo de Leitura e Processamento de Arquivos XML de Notas Fiscais; um Banco de Dados de Produtos, Pessoas e Dados Fiscais; um Algoritmo Processamento e Exportação de Dados Cadastrais e Fiscais; e, pelo objetivo principal, um Algoritmo de Inteligência Artificial baseado em Árvores de Decisão para a Classificação Tributária ICMS. Esses produtos foram implementados e unificados em um único programa. Nas medições realizadas, os produtos técnicos apresentaram bons resultados, como o tempo de leitura, processamento e persistência dos dados no banco de dados, com uma taxa de 165 documentos por segundo. A precisão do Algoritmo de Inteligência Artificial alcançou 97,2%, obtidos após 2,42 minutos de processamento e treinamento sobre uma base de 2.839.599 movimentos fiscais.
- ItemAssinatura geoquímica e suas implicações para o meio ambiente: Bacia do Rio São Francisco, região entre os municípios de Abaeté e Belo Horizonte.(2023-05-24) Ferreira de Queiroz, Sabrina; Cristina Santos Almeida, Ariana; Duarte Marques, EduardoLevantamentos geoquímicos multielementares (LGM) e o estabelecimento de concentrações de background geoquímico de elementos químicos em sedimentos, solos, rochas e água, a partir de técnicas avançadas de processamento de dados e análises estatísticas, constituem ferramentas importantes ao entendimento dos processos que controlam a dispersão e o comportamento de tais elementos. Tal procedimento possui notável relevância para estudos ambientais ligados à gestão territorial sustentável. A definição destes valores de background permite a confrontação com as legislações e os regulamentos, que estabelecem limites de concentração para elementos potencialmente tóxicos no meio ambiente, muitas vezes sem levar em conta a complexidade e a heterogeneidade da região estudada. O objetivo desta pesquisa é descrever a assinatura geoquímica a partir da definição do background geoquímico e da composição química dos sedimentos de corrente, contribuindo para o conhecimento acerca da distribuição e do comportamento dos elementos químicos, principalmente os potencialmente tóxicos na região entre os municípios de Abaeté e Belo Horizonte — identificando a influência dos grandes domínios geológicos e das ações antrópicas sobre tais elementos. Dados obtidos de projetos geoquímicos, executados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), foram submetidos a uma análise estatística robusta e métodos consolidados na literatura especializada, caracterizados por análises estatísticas: univariada e bivariada. Como resultado, foram obtidas informações geoespaciais (mapas de distribuição geoquímica atrelados a mapas de geologia e de uso e ocupação; mapas de fator de enriquecimento de metais e fator de contaminação) onde constataram-se fortes evidências de contribuição geológica e possíveis, e pontuais, contaminações relacionadas à atividade humana. A determinação do background e a definição dos compartimentos geoquímicos revelaram forte similaridade com os domínios geológicos, mostrando que as associações geoquímicas são controladas pela geologia. Desta forma, considera-se essencial a definição de valores de referência com base em compartimentos geológicos e se reforça que utilizar valores de referência uniformes para grandes áreas é inadequado. Os valores de background obtidos permitem o monitoramento e o controle das concentrações anômalas de elementos potencialmente tóxicos, principalmente quando associadas à utilização de índices ambientais, auxiliando nas políticas ambientais e em estudos de impactos ambientais e sociais.
- ItemAvaliação ecológica da sub-bacia do Alto Ribeirão Graipu(MG)(2023-02-27) Elisangela Cristina da Silva Costa; Graziele Wolff de Almeida Carvalho; Patrícia Pereira Gomes; Doutor Marcos Callisto de Faria PereiraA degradação ambiental na sub-bacia do ribeirão Graipu (Guanhães, Minas Gerais) devido a distúrbios por atividades humanas tem sido crescente e intensa. O manejo inadequado do uso da terra devido à conversão de cobertura vegetal nativa em pastagens, desmatamento de matas ciliares, além de queimadas, têm resultado em processos erosivos em terras cultivadas e/ou abandonadas após mineração, contaminação do solo e de mananciais por efluentes domésticos. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade ecológica dos ecossistemas aquáticos no trecho do alto ribeirão Graipu utilizando a abordagem de Avaliação Ecológica Rápida, que engloba parâmetros físicos, químicos e biológicos. Foi testada a hipótese de que a poluição pontual e difusa afeta negativamente a qualidade de água e a diversidade de macroinvertebrados bentônicos. Foi previsto que: (a) trechos de rios minimamente alterados por atividades humanas possuem maior diversidade de habitats e maior abundância de grupos de bioindicadores bentônicos sensíveis e tolerantes à poluição (p.ex. Ephemeroptera, Plecoptera, Trichoptera); (b) trechos de rios severamente degradados por atividades antrópicas têm pior qualidade de água e reduzida diversidade de habitats, onde é encontrada maior abundância de bioindicadores bentônicos resistentes à poluição (p.ex. Chironomidae e Oligochaeta). Para testar a hipótese foi aplicado um Protocolo de Avaliação Ecológica Rápida de Diversidade de Hábitats e avaliados os bioindicadores bentônicos de qualidade de água, além da mensuração de parâmetros físicos e químicos. Foram coletadas amostras em sete sítios amostrais e, posteriormente, processadas no Laboratório de Ecologia de Bentos da Universidade Federal de Minas Gerais. A identificação taxonômica dos macroinvertebrados resultou na classificação de 41 táxons diferentes compreendendo um total de 1.441. Os resultados evidenciaram que existe relação de causa e efeito entre as atividades antrópicas e a diversidade de bioindicadores bentônicos. O diagnóstico evidenciou que sítios em condições alteradas e degradadas, apresentaram reduzida qualidade de água, favorecendo a redução da diversidade de habitats e dominância de organismos bentônicos resistentes à poluição. Essas informações contribuirão para subsidiar o monitoramento de qualidade de água e bioindicadores bentônicos na sub-bacia do ribeirão Graipu, a implementação de atividades de educação ambiental e medidas de gestão de recursos hídricos na bacia.
- ItemColetivos estudantis e formação integral na Educação Profissional e Tecnológica: entre constituição, representações e memória: um estudo de caso dos coletivos no IFMG - Campus avançado Ipatinga.(2023-09-05) Lourenço, Andrea Procópio; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEsta dissertação tem como objeto de estudo o processo de criação e organização de um coletivo antirracista e um coletivo feminino fundados no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Ipatinga, por iniciativa de estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O objetivo da pesquisa é compreender como se deu a constituição desses coletivos juvenis dentro do ambiente escolar e suas contribuições para uma formação integral. A partir deste trabalho, desenvolvemos como produto educacional o documentário “COLETIVO PRETO AYA SANKOFA E COLETIVO FEMININO MARIA QUITÉRIA - Representatividade, empoderamento e formação integral”, propondo fazer um registro de memória e identidade, a fim de fortalecer os movimentos e ser inspiração para jovens que desejam o envolvimento em movimentos sociais, assim como sugerir formas de educação não formal que possam contribuir para uma educação integral. Realizamos uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, norteados pela Teoria das Representações Sociais, pelos estudos da juventude e das bases conceituais da formação humana integral, além dos estudos sobre movimentos sociais como o feminismo e contra o racismo. A metodologia que nos norteou foi o estudo de caso e, como técnica de geração de dados, fizemos uso de uma triangulação de métodos com a entrevista semiestruturada, a roda de conversa e a observação participante, além do questionário semiestruturado e do diário de campo como instrumentos de coleta de dados. Por meio da Análise de Conteúdo definimos quatro categorias, desveladas das representações sociais dos estudantes, que nortearam a compreensão e a organização dos dados para a análise dos discursos: os coletivos, o antirracismo, o feminismo e a aprendizagem e formação integral. A partir dos discursos dos estudantes observamos que a constituição dos coletivos partiu de uma necessidade de se sentirem vistos, reconhecidos, valorizados, o que demonstra uma busca pela formação e afirmação de suas próprias identidades. Observamos, a partir do envolvimento dos estudantes em outros projetos de educação não formal, que os coletivos também proporcionaram o desenvolvimento das habilidades de liderança, argumentação e consequentemente de autonomia, favorecendo a participação cidadã e política. Os discursos nos mostraram ainda que algumas representações sociais racistas e machistas/misóginas enraizadas na sociedade, repercutidas nos ambientes escolares, têm sido desconstruídas por meio dos debates promovidos pelos coletivos, contribuindo para a formação omnilateral dos estudantes.
- ItemConscientização ambiental de colaboradores de uma indústria de batatas pré-fritas congeladas: um estudo de caso(2023-07-06) Paiva, Isabela Teodoro Marques de; Fernanda Morcatti Coura; Jéssica Ferreira RodriguesOs Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), certificados pela ABNT NBR ISO 14001, são uma alternativa para a estruturação de atividades ambientais nas organizações e permitem o cumprimento do compromisso socioambiental da empresa na execução das suas atividades. O sucesso da certificação requer a participação de um fator chave essencial para que as organizações a obtenham, qual seja, a conscientização ambiental dos envolvidos no processo. Diante disso, esta pesquisa consistiu em um estudo de caso realizado em uma indústria de batatas pré-fritas congeladas, localizada no estado de Minas Gerais, e objetivou identificar e apontar como a conscientização ambiental dos colaboradores envolvidos no processo de certificação da ABNT NBR ISO 14001:2015 na empresa foi desenvolvida e implementada, visando compreender as percepções, conhecimentos e atitudes dos funcionários em relação a fatores, como aspectos e impactos ambientais, política ambiental, bem como identificar possíveis oportunidades de melhoria nesse contexto. Como metodologia desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário elaborado a partir dos requisitos exigidos pela NBR ISO 14001 e aplicado aos colaboradores da indústria por aproximadamente três meses. O questionário, baseado na escala Likert, continha 32 perguntas e foi aprovado, previamente, pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos. A coleta dos dados ocorreu por adesão voluntária dos funcionários, e o questionário foi enviado por e mail aos 150 colaboradores. De acordo com os resultados da pesquisa, foi constatado que a política ambiental da organização é conhecida por 68,8% dos colaboradores respondentes, e 65,6% possuem conhecimento sobre os aspectos e impactos ambientais relacionados às atividades da empresa. Por outro lado, apenas 59% dos participantes afirmaram ter conhecimento sobre as práticas de gestão de resíduos sólidos adotadas pela empresa. O questionário revelou oportunidades para a indústria melhorar a conscientização dos colaboradores sobre a importância e benefícios da ISO 14001 para a organização, uma vez que a compreensão holística desse fator é fundamental para o entendimento global do SGA. Também é importante que os colaboradores tenham ciência das práticas adotadas pela empresa em relação aos resíduos sólidos, a fim de que possam contribuir de forma efetiva para a sua gestão. Nesse sentido, recomenda-se que a empresa invista em ações que promovam a disseminação de informações claras e objetivas sobre o SGA, por meio de treinamentos, campanhas de conscientização, comunicações internas e outras iniciativas que possam contribuir para a conscientização e engajamento dos colaboradores nessa temática.
- ItemConstrução de indicadores de evasão em cursos de licenciatura como uma ferramenta de gestão educacional(0021-02-06) Silva, Adacui Cecília; Doutor Niltom Vieira JuniorEsta pesquisa apresenta dados e informações que colaboraram para a construção do indicador de evasão com foco nos cursos de licenciatura, cuja base de dados para a investigação foi obtida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em um recorte temporal (ciclo de matrícula), que se deu no período de 2012 a 2020. Os procedimentos e instrumento adotados compreendem a transposição e a análise das movimentações e do fluxo escolar nas situações de matrícula, contando com a aplicação de questões abertas e fechadas e com a participação de alunos evadidos/desligados, no interstício temporal proposto. O referencial teórico-metodológico abrangeu: pesquisas relacionadas à evasão nas licenciaturas; a legislação educacional referente às licenciaturas; o Regulamento de Ensino da Graduação do IFMG, os processos e os protótipos do IFMG (manuais de aplicabilidade de cada processo no Módulo Ensino). As principais razões que justificaram esse fenômeno foram levantadas junto aos alunos evadidos do IFMG que, ao serem comparadas com os fatores de evasão encontrados por outros autores, deram origem a quatro dimensões (variáveis latentes), que fundamentaram um novo instrumento composto por duas questões para identificação, quatro questões relacionadas a dados demográficos, dez questões relacionadas a cada um dos quatro fatores, uma questão pré-definida para controle e uma questão aberta e opcional. A questão pré-definida para controle instrui o participante a marcar uma resposta específica. O intuito é verificar se o participante está atento e se marcou a resposta já definida na própria questão. Após sua elaboração, o questionário foi enviado aos mesmos alunos evadidos/desligados para um pré-teste. De modo a complementar a investigação e criar parâmetros para pesquisas futuras, também foi enviado um questionário aos alunos formados com o intuito de detectar se eles estão trabalhando na área de formação, na região do campus em que se graduaram e se há mercado de trabalho para os alunos egressos. Ao fim, foi possível detectar que o principal fator de evasão é o econômico e o motivo de os participantes terem se evadido/desligado do curso resulta, na maioria, à dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos. Foi possível constatar ainda um baixo número de formandos (10,47%) e um elevado número de evasão/desligamento (50,88%). Dentre os alunos formados, e que participaram da investigação, a maioria não trabalha na área de formação por falta de vaga de emprego. Diante dos resultados encontrados fica evidente a falta de políticas públicas que maximizem a permanência dos alunos e que proporcionem empregabilidade após se formarem.
- ItemContribuições dos jardins botânicos brasileiros para a conservação das abelhas sem ferrão: diagnóstico e plano de ação(2023-08-23) Carmo, Sabrina Silva Alves do; Doutora Ariane Flávia do NascimentoJardins botânicos são instituições comprometidas com a conservação ambiental, a pesquisa científica e a educação ambiental. Tais vocações são inerentemente focadas na flora, mas também podem colaborar com a proteção de outros grupos da biodiversidade. É o caso das abelhas sem ferrão (ASF) , principal grupo de polinizadores da flora brasileira. Considerando que esta é uma vocação secundária dos jardins botânicos e em uma tentativa de compreender de quais formas tal vocação pode ser explorada, a presente pesquisa realizou um diagnóstico das principais práticas com foco em abelhas sem ferrão que são executadas por jardins botânicos brasileiros na atualidade. A revisão sistemática mostrou que a produção científica sobre ASF dentro de jardins botânicos é incipiente e há uma necessidade de se investir e divulgar os jardins botânicos como espaços úteis propícios para levantamento de espécies, assim como estudos de polinização e forrageamento. O diagnóstico revelou que há 50 jardins em funcionamento no Brasil atualmente, sendo que a maior parte deles se encontra na região litorânea, nos estados do Sudeste e no domínio da Mata Atlântica. Entre os 28 jardins que participaram do diagnóstico por meio de questionário, 71% declararam já realizar alguma ação com ASF. A maioria possui levantamento das abelhas sem ferrão que ocorrem dentro do jardim (67%) e oferta atividades educativas sobre essas abelhas (53%). Há 23 jardins com meliponários educativos em funcionamento. Por outro lado, verificou-se que os jardins precisam avançar em outras práticas, por exemplo, 78% não investem na capacitação de equipe para o tema; 78% não possui critérios de aplicação de produtos fitossanitários com vistas a proteção de ASF e 67% não estão envolvidos com projetos de conservação de abelhas locais. Os dados gerados no diagnóstico embasaram o desenvolvimento de um plano de ação de referência para jardins botânicos brasileiros dentro dessa temática, que oferece um conjunto de 28 indicações de ações que tais instituições podem implementar para atuar em favor da conservação de abelhas sem ferrão em curto, médio e longo prazo.
- ItemDe Escola Técnica a Instituto Federal: representações sociais de docentes sobre o processo de institucionalização do IFMG - Campus Ouro Preto(2023-10-02) Souza, Maria Aparecida de.; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEsta pesquisa objetiva analisar de que maneira e em que medida as representações sociais de docentes reconstituem a transformação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, IFMG – Campus Ouro Preto, destacando as mudanças ocorridas desde que a Instituição era Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET-OP), permitindo a compreensão da sua história. Para atingir os objetivos, o arcabouço teórico foi fundamentado nas abordagens de bases conceituais da educação profissional e tecnológica e na teoria das representações sociais. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e interpretativa, com a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 11 docentes do IFMG – Campus Ouro Preto, que vivenciaram os três períodos da Instituição. Nos resultados emergiram representações que expressaram uma avaliação positiva da Instituição, destacando as mudanças que ocorreram ao longo de seus setenta e nove anos de história. O crescimento, visto sob uma perspectiva positiva, se refere ao desenvolvimento acadêmico da Instituição, que se traduz em uma ampliação da quantidade e diversidade de cursos oferecidos e da ampliação do espaço físico. Também surgiram críticas em relação à redução do número de servidores, especificamente do quadro de professores. Com base nas representações sociais dos docentes, foi elaborado o produto educacional “De Escola Técnica a Instituto Federal – Campus Ouro Preto: uma jornada de excelência e inovação", em formato de um e-book, com a finalidade de divulgar de forma singela a história, a trajetória e a evolução institucional, desde sua fundação como ETFOP, transformada em CEFET-OP, até sua consolidação como IFMG – Campus Ouro Preto.
- ItemEconomia comportamental e educação: aplicação de Nudges em estudantes de graduação(2023-05-04) Castro e Alves, Tatiane Katheryne; Doutor Bruno César de Melo Moreira; Doutor Daniel Fonseca CostaO nudge é um instrumento utilizado para direcionar o ser humano a melhores decisões, mediante, por exemplo, a realização de pequenas mudanças no enquadramento das informações. Os nudges possuem uma natureza intervencionista, capazes de alterar o comportamento dos agentes a rumos preestabelecidos sem, contudo, proibir alguma opção ou alterar de maneira significativa os incentivos econômicos. Recentemente, observa-se o interesse crescente quanto à utilização de instrumentos baseados em insights comportamentais no ensino, porém, de forma embrionária, o que demonstra uma carência de pesquisas a respeito do tema, principalmente no Brasil. O setor educacional tem apresentado problemas na limitação da aprendizagem, no desinteresse e nas evasões. É notória, por exemplo, a dificuldade que parte dos acadêmicos apresentam para atingir os objetivos curricularmente propostos, principalmente em cursos onde há disciplinas relacionadas à área de ciências exatas (BRAGA; MIRANDA PINTO; CARDEAL, 1997; ARANTES et al., 2021). Tais dificuldades advém também da presença de vieses cognitivos, como a aversão à perda, viés do presente e procrastinação (JABBAR, 2011; LEAVER, 2016; PEREIRA, 2021). Direcionamentos comportamentais, como os nudges aplicados na Educação, podem se mostrar como soluções eficazes, uma vez que pesquisas (ATAÍDE; LIMA; ALVES, 2006; CIRIBELLI; FERREIRA, 2014) apontam a sua assertividade quanto à melhoria da frequência dos alunos nas aulas, seu engajamento frente aos estudos e entrega de atividades e consequente aperfeiçoamento do desempenho acadêmico. Dado o cenário exposto, foram elaborados dois produtos que evidenciam a relação entre Economia Comportamental e Educação: um artigo científico e um artigo tecnológico. O artigo científico teve como objetivo avaliar, por meio de um experimento desenvolvido com alunos de graduação de uma IES brasileira, se a aplicação de nudges como lembretes e normas sociais proporciona um melhor desempenho acadêmico dos universitários. A utilização dos nudges foi justificada pela sua pertinência e viabilidade. Apesar de relevantes, os testes estatísticos não apontaram diferenças estatisticamente significativas entre o grupo controle e os grupos de tratamento que receberam as intervenções. Esse resultado pode ser explicado por fatores de identidade social, microincentivos, personificação dos nudges, frequência e linha temporal de envio das mensagens. Novos artigos científicos podem integrar preceitos de outros campos sociais, como a sociologia e a etnografia e abarcar metodologias qualitativas para compreender as intervenções comportamentais à luz dos sujeitos de pesquisa. Salienta-se que a pesquisa lançou luzes sobre debates necessários acerca da vasta aplicabilidade e importância da correta estruturação e intervenção dos incentivos comportamentais. O segundo produto, o artigo tecnológico, é exemplificado como um guia prático referente aos métodos empregados para a aplicação dos direcionamentos comportamentais. Esse guia serve como base para o delineamento de políticas públicas que proporcionem um maior engajamento dos estudantes frente às Instituições de Ensino e consequentemente melhorem a sua qualidade de vida no âmbito em questão. O produto técnico tem potencial para prover entes públicos e privados de uma ferramenta de utilização ampla da Arquitetura de Escolha que diminua os ônus sociais e financeiros acarretados pelas limitações do processo educacional.
- ItemEducação Profissional e Tecnológica e Suas Possibilidades: Entre Estratégias e Desafios, a Implantação do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional em Minas Gerais(0022-09-23) Alves, Claudete Aparecida; Doutora Marie Luce TavaresO Ensino Médio no Brasil vem sendo discutido desde o período imperial, incluindo o âmbito da Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral e Integrada. Nos últimos anos, iniciou-se o movimento da Reforma do Ensino Médio, a qual, apesar de muitas controvérsias, encontra-se aprovada dentro das Políticas Públicas Nacionais. Esta pesquisa buscou analisar as estratégias e desafios da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) profissional de uma Escola Estadual localizada no interior de Minas Gerais; compreender a trajetória da implantação na contribuição para ingresso neste novo modelo; e analisar a formação docente para a implantação do novo Currículo Referência do Ensino Médio. Para o desenvolvimento do estudo, foi necessário um aprofundamento em referenciais teóricos, que permearam os conceitos de Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral, Ensino Médio, História do Ensino Médio no Brasil, Reforma do Ensino Médio, concepções de currículo e organização da arquitetura curricular. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, pesquisa bibliográfica e de campo, por meio dos instrumentos: caderno de observações, questionários (Google Forms) e entrevistas semiestruturadas. Mediante os dados analisados, foi constatado que a comunidade escolar e seus sujeitos vivenciaram vários desafios desde a necessidade de transporte escolar para os estudantes, a organização do quadro de horários, a nova arquitetura curricular, com a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, a adequação das funções do corpo docente aos horários distintos das diferentes redes de ensino, a realização deficitária de formações dos profissionais, principalmente para desenvolvimento das atividades integradoras e os componentes da Formação do Curso Técnico em Informática (5º itinerário), o processo de comunicação, interesse, matrícula e permanência dos estudantes no novo modelo de ensino, até o desafio das atividades terem sido iniciadas no período da pandemia da COVID-19.
- ItemEnsino de processos hidrogeomorfológicos em bacias hidrográficas: contribuições da Geografia Escolar para a construção de conhecimento do estudante da Educação Básica(2024-02-23) Leal, Matheus de Castro; Doutor Diego Alves de OliveiraProcessos hidrogeomorfológicos que ocorrem em bacias hidrográficas podem afetar a qualidade de vida da sociedade, especialmente em áreas urbanizadas. O conhecimento destes processos pode ser considerado um pressuposto básico para uma mudança de percepção da sociedade para com as bacias hidrográficas e para o exercício da cidadania. Nesse sentido, o estudo de temas da Geografia Física se faz importante no decorrer dos anos/séries da Educação Básica. A ênfase da pesquisa é no ensino de Geografia com o objetivo de contribuir para a construção de conhecimento do estudante da Educação Básica, anos finais do Ensino Fundamental, no que refere ao estudo dos processos hidrogeomorfológicos que ocorrem em bacias hidrográficas, tais como a infiltração, o escoamento superficial, a evapotranspiração, as inundações, os alagamentos e as enchentes, com ênfase nas áreas urbanas. Os dados foram coletados junto aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental no ano de 2023. A pesquisa foi aplicada em uma escola de Educação Básica situada na bacia hidrográfica do Córrego Ferrugem, afluente da bacia hidrográfica do rio Arrudas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa está organizada nas seguintes etapas: 1) conhecimento prévio dos estudantes a partir da aplicação de questionário; 2) realização de atividades que contribuem para a construção de conhecimentos significativos; 3) segunda aplicação do mesmo questionário para verificar a eficiência da sequência didática na construção de conhecimento significativo. Os resultados apontaram para um desconhecimento dos alunos em relação aos elementos que compõem uma bacia hidrográfica, às causas de fenômenos como enchentes, inundações e alagamentos, e a confusão destes processos. Além disso, mostraram que os estudantes até o 6° ano, não se reconhecem como integrantes/ocupantes de bacias hidrográficas. Dessa forma, atividades como maquetes são uma boa estratégia para construção de conhecimento sobre o tema. Propõe-se, no âmbito do mestrado profissional, a sequência didática, composta por atividades baseadas na educação ambiental, no estudo do meio, na Cartografia, na construção de maquete e no trabalho de campo, como produto técnico.
- ItemEscolhas e representações sociais no ensino médio integrado: uma proposta de intervenção em orientação profissional(2021-08-26) Batista, Edneia Aparecida; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEsta pesquisa teve como objeto de estudo a Orientação Profissional voltada para o contexto educacional e como objetivos, por um lado, identificar as representações sociais de jovens do Ensino Médio com relação à escolha das profissões e, por outro, propor uma intervenção em Orientação Profissional a ser utilizada por escolas públicas. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa empírica com estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo. Como instrumentos de geração e coleta de dados foram utilizados questionário de levantamento de informações institucionais, questionário socioeconômico e cultural e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). A pesquisa obteve como resultados quatro categorias desencadeadoras de representações sociais: a Orientação Profissional na escola como instrumento facilitador do processo de escolha da profissão, a ausência da Orientação Profissional como elemento dificultador do processo de escolha da profissão, os significados da escolha da profissão e o mundo do trabalho. Dessas categorias emergiram as seguintes representações sociais dos estudantes com relação à escolha da profissão: a escolha como sendo vocação, definitiva, garantia de felicidade, de independência e autossustento, autorrealização, realização de um sonho, dentre outras. Identificou-se também que os estudantes vivenciaram de maneira esporádica atividades na escola que os preparassem para o processo de escolhas e tomadas de decisões e consideraram-nas insuficientes. Os estudantes reconhecem a função orientadora e preparatória da escola e destacam a necessidade de a escola oferecer auxílio no processo de Orientação Profissional de forma mais contínua e sistemática, enfatizando reflexões e orientações para elaboração e construção do seu projeto de vida e transição para a continuidade da formação e/ou ingresso no mundo do trabalho. Além disso, restou constatado que os jovens encaram o processo de escolha da profissão como sendo muito difícil, pressionado, essencial e importante. Com base nas representações sociais dos estudantes com relação à escolha das profissões, foi gerado o produto educacional “Orientação Profissional: aprendendo a SER e a ESCOLHER”, que se trata de um manual para execução de oficina de Orientação Profissional direcionado a psicólogos, pedagogos, professores, assistentes sociais e outros profissionais da educação de escolas públicas, com um programa proposto a estudantes do Ensino Médio, com a finalidade de aprendizado e tomada de consciência com relação à escolha profissional e à elaboração de projetos de vida que venham ao encontro de suas aspirações e desejos.
- ItemEspaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica para além das fronteiras do IFMG(2023-01-18) Jardim, Cleide Janine; Tocafundo, Ronan Daré; Doutor Ronan Daré TocafundoNeste trabalho investigamos possibilidades de utilização dos espaços do município de Sabará pelos docentes para a realização de atividades educativas envolvendo estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Sabará, a saber: Administração, Eletrônica e Informática. Por meio de observação e de um exame preliminar de registros de visitas técnicas, gerenciada pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, percebemos que essas práticas são quantitativamente modestas e que são escassas as propostas que contemplam o município onde a unidade da instituição está inserida. Em um período de 4 anos ocorreram 45 Visitas Técnicas com a participação de turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Dessas, somente seis foram desenvolvidas em Sabará, sendo apenas quatro os espaços visitados. Para descobrir as possibilidades de uso desses ambientes, primeiramente foi necessário pesquisar e identificar possíveis entraves à realização, no município, de atividades educativas em espaços não escolares, as quais chamamos também, para efeitos deste trabalho, de Atividades em Campo. O trabalho se constituiu como estudo de caso, de natureza qualitativa, valendo-se, associadamente, de técnicas como: pesquisas bibliográfica e documental; pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário a professores, e visitas a espaços municipais. A partir dos resultados da pesquisa, construímos, na perspectiva da Teoria do Terceiro Espaço, de Ken Zeichner, estratégias de fomento às Atividades em Campo em escala local e desenvolvemos dois produtos educacionais, sendo eles: um mapa-guia digital e um e-book, que apresentam espaços municipais exploráveis para fins educativos. Acreditamos que esse trabalho contribua para: a) dar mais visibilidade aos espaços municipais que podem propiciar Atividades em Campo; b) aproximar o IFMG Campus Sabará e outras instituições de ensino ao lugar onde se situam; os estudantes e a realidade da qual fazem parte; teoria e prática; as instituições, sejam públicos ou privados, e a educação no município. Intencionamos colaborar para a diversificação das práticas educativas, para o processo de ensino-aprendizagem e para a formação integral dos participantes.
- ItemFormação de professores de Educação Física para atuação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)(0001-12-24) Brito, Marinalva Maria de; Doutor Ronan Daré Tocafundo; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraA nova concepção da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e da Educação Física após a promulgação da LDB de 1996 rompeu com velhos paradigmas de ensino profissional instrumentalizado e unilateral. Hoje a EPT visa à formação humana integral do educando e tem como foco principal preparar o estudante para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade, agregando os conhecimentos teóricos e práticos à ciência, tecnologia e cultura. A educação Física deixa de ter como foco apenas a área das ciências da saúde, integrando à sua área de conhecimento outros conteúdos das ciências humanas e sociais. Essas mudanças provocaram, inevitavelmente, a necessidade de qualificação docente. Assim, nesta pesquisa, tratamos do problema central da formação de professores de Educação Física para atuação na Educação Profissional Tecnológica (EPT), buscando compreender como os pressupostos basilares dessa modalidade estiveram presentes durante a formação docente e como os professores se apropriam deles na prática docente. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa cujo método foi um estudo de caso aplicado no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A amostra foi composta por 5 professores de Educação Física de cinco campi do IFMG. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista e para a análise dos dados foi aplicada a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa revelaram algumas lacunas na formação acadêmica inicial e continuada de professores que, necessariamente, precisam ser preenchidas para atender os objetivos e finalidades da EPT. Um produto educacional foi elaborado no sentido de contribuir para a compreensão das premissas fundamentais que sustentam a EPT.