Trabalhos Acadêmicos
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Esta comunidade será composta pelos trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, assim como as dissertações dos cursos de mestrado. Esses trabalhos devem apresentar os resultados de estudos, expressando o conhecimento do assunto escolhido, bem como ser realizado sob a supervisão de um professor orientador.
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- ItemNarrativas sobre a implantação do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Santa Luzia (2013-2015)Cindra, Érika de Lima Martins; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos SantosTrata-se de uma pesquisa que foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), vinculado à linha de pesquisa 2 - Gestão e Organização dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo analisar a história referente à implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Santa Luzia, a partir das memórias de gestores, membros da comunidade do distrito de São Benedito/Santa Luzia, servidores e alunos egressos daquela instituição que experienciaram o seu início. Buscou-se identificar os desafios, dificuldades e conquistas ocorridas durante a implementação da unidade de Educação Profissional e Tecnológica em Santa Luzia, por meio de documentos e narrativas de pessoas que vivenciaram aquele momento. Para o desenvolvimento do estudo, foram utilizadas como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e História Oral, por meio da abordagem qualitativa, valendo-se da entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Dentre os resultados, destacam-se os conflitos ocorridos durante os anos iniciais, devido principalmente à ausência de elementos de pertencimento da comunidade ao IFMG, visto que ele foi implantado em um local onde antes funcionava um equipamento público amplamente utilizado por toda a comunidade. Contudo, no decorrer dos anos, aos poucos iniciou-se um processo de identificação da importância do IFMG para a população da região, embora ainda haja dificuldades a superar. Por fim, ressalta-se que, a partir dos resultados encontrados, procedeu-se ao desenvolvimento, aplicação e validação de um produto educacional, um podcast, que abordou a história e as memórias referentes à implantação do IFMG - Campus Santa Luzia, de forma a possibilitar a divulgação, consulta e pesquisa sobre esse tema.
- ItemFormação de professores de educação física para atuação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)(0001-12-24) Brito, Marinalva Maria de; Doutor Ronan Daré Tocafundo; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraA nova concepção da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e da Educação Física após a promulgação da LDB de 1996 rompeu com velhos paradigmas de ensino profissional instrumentalizado e unilateral. Hoje a EPT visa à formação humana integral do educando e tem como foco principal preparar o estudante para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade, agregando os conhecimentos teóricos e práticos à ciência, tecnologia e cultura. A educação Física deixa de ter como foco apenas a área das ciências da saúde, integrando à sua área de conhecimento outros conteúdos das ciências humanas e sociais. Essas mudanças provocaram, inevitavelmente, a necessidade de qualificação docente. Assim, nesta pesquisa, tratamos do problema central da formação de professores de Educação Física para atuação na Educação Profissional Tecnológica (EPT), buscando compreender como os pressupostos basilares dessa modalidade estiveram presentes durante a formação docente e como os professores se apropriam deles na prática docente. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa cujo método foi um estudo de caso aplicado no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A amostra foi composta por 5 professores de Educação Física de cinco campi do IFMG. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista e para a análise dos dados foi aplicada a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa revelaram algumas lacunas na formação acadêmica inicial e continuada de professores que, necessariamente, precisam ser preenchidas para atender os objetivos e finalidades da EPT. Um produto educacional foi elaborado no sentido de contribuir para a compreensão das premissas fundamentais que sustentam a EPT.
- ItemA arquitetura dos espaços físicos do IFMG no processo de construção de uma história da instituição(0002-08-24) Silva, Alexander Fuccio de Fraga; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEsta pesquisa procura identificar como a arquitetura dos espaços físicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) contribui para a construção de uma história da Instituição, investigando as construções de suas unidades, antes e depois de sua criação, em 2008. Buscou-se comparar os projetos arquitetônicos dos campi São João Evangelista e Ribeirão das Neves, utilizando-se documentos históricos, arquivos fotográficos das alterações arquitetônicas, e fotos da arquitetura atual que identificam seus espaços. No estudo dos espaços desses campi, duas situações se destacam. O primeiro, cujas construções remontam, em sua maioria, à segunda metade do século passado, teve a história marcada por um intenso processo de industrialização e por disputas ideológicas no âmbito educacional. Por outro lado, a criação da Rede Federal trouxe consigo uma nova abordagem, visível no estudo dos espaços do Campus Ribeirão das Neves, concebido sob uma perspectiva contemporânea, alinhada ao Programa Brasil Profissionalizado. A arquitetura dos espaços físicos do IFMG, dessa forma, percebe-se nos estudos realizados, uma variedade de espaços e construções mas que se interconectam à medida que novas edificações vão se formando, transformando o que era antigo em novo, formando um conjunto arquitetônico em direção a uma identificação que traz na memória acontecimentos, informações e esperança de uma educação de melhor qualidade, de formação omnilateral e democrática, como concebida nos documentos de sua criação.
- ItemHistórias do IFMG campus Congonhas narrativas e identidades em torno do processo de construção de um espaço escolar(0003-07-24) Raimundo, Renata Borges; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEste trabalho versa sobre a construção das histórias do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Congonhas, escolhido como o lócus desta ação. A pesquisa se encontra no campo da História da Educação, trabalhando com as dimensões da história da educação profissional e com o estudo das instituições escolares. Além disso, o conceito de memória institucional também é discutido e é explorado a partir de uma reflexão conceitual, mas também sobre sua relação com a instituição escolar, para então, analisar como estes conceitos interagem e geram um sentimento de pertença e identidade com a instituição estudada. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados depoimentos de servidores que atuam no local pesquisado, demandando o uso das ferramentas da História Oral, bem como imagens relacionadas ao cotidiano do campus. O objetivo do trabalho foi colaborar com a construção de um sentimento de pertencimento daquele espaço educativo para seus alunos e servidores, a partir das suas histórias e memórias. A metodologia de análise de dados adotada foi a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). O produto educacional resultante foi uma Exposição, voltada para as histórias e memórias do IFMG Campus Congonhas com o intuito de resgatar o sentimento de pertencimento dos servidores desta instituição escolar.
- ItemDesenvolvimento de bancada didática de automação para inclusão feminina na engenharia(07-10-24) Celestino, Maria Eduarda; Doutor Rodrigo Hiroshi Murofushi; Doutora Mariella Maia QuadrosNo cenário brasileiro atual, a demanda por mulheres em áreas industriais tem crescido significativamente. Apesar dos esforços para inclusão, como a criação de programas motivacionais e de inclusão em cargos de liderança, as áreas de engenharia e tecnologia ainda possuem umbaixo percentual de mulheres. Nesse sentido, tendo como principal finalidade tentar quebrar os paradigmas construídos ao longo do tempo, este trabalho consiste no desenvolvimento de uma bancada didática com componentes eletroeletrônicos, de modo a ser utilizada como principal recurso em oficinas pedagógicas destinadas a alunas do ensino médio. A bancada foi cuidadosamente projetada para facilitar o aprendizado, com a aplicação de elementos de automação de maneira que tornem o processo didático mais acessível. Os roteiros foram elaborados levando emconsideração que as participantes podem não ter tido contato prévio com automação, garantindo que os conteúdos sejam contextualizados e apresentados de forma clara e direta. As práticas a serem desenvolvidas envolvem temas do cotidiano, como controle de iluminação, segurança residencial e gestão de sistemas de irrigação, com o intuito de despertar o interesse das alunas. Dessa forma, as oficinas de automação foram estruturadas para que, ao se depararem com os exercícios, as participantes possam compreender e aplicar os conceitos de maneira intuitiva e envolvente.
- Item"Novo" Ensino Médio: uma análise sobre a compreensão de Educação Profissional e Tecnológica(0007-12-24) Oliveira, Evaldo Rosa; Doutor José Fernandes SilvaEsta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa realizada em uma Escola-Piloto da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais cujo objetivo foi analisar o conceito de Educação Profissional e Tecnológica implementado, no contexto do “Novo” Ensino Médio. Essa etapa final da educação básica, em virtude da homologação da Lei nº 13.415/2017, foi segmentada em duas partes: a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos. Por meio destes, tornou-se possível a oferta da Educação Profissional e Tecnológica. Nesse âmbito, o estado de Minas Gerais elaborou o programa Escolas-Piloto, com o intuito de efetivá-lo em caráter experimental no interstício de 2020 a 2023. Como técnicas para produção de dados da pesquisa, foram empreendidas entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e com as professoras responsáveis por ministrar o Componente Curricular Introdução ao Mundo do Trabalho. As informações coletadas possibilitaram identificar (des)continuidades entre a modalidade de EPT ofertada na rede estadual de Minas e a postulada pelas bases marxiana e marxista, em virtude da forte influência neoliberal nessa política educacional, que aprofundou as desigualdades educacionais, por meio de um ensino (neo)tecnicista. Como resultado, foi desenvolvido um Produto Educacional, no formato de vídeo, intitulado Mercado de Trabalho e Mundo do Trabalho. O referido material promove debate sobre as peculiaridades de uma educação omnilateral e politécnica, em contraposição a um ensino (neo)tecnicista.
- ItemAlternativa biodegradável de consumo utilizados na reprodução animal(0010-02-25) Silva, Mariana Teran.; Doutora Amanda Soriano Araújo Barezani; Doutora Ariane Fávia do NascimentoA biotecnologia tem contribuído imensamente para a melhoria dos índices reprodutivos na pecuária. Muitos são os materiais de consumo utilizados durante estes procedimentos como luvas de palpação, pipetas, camisas sanitárias e bainhas de inseminação, todos são eles descartados após único uso. O descarte desses materiais passa a constituir um problema ambiental não só pela possível veiculação de microrganismos patogênicos (classificados como grupo A de resíduos sólidos de saúde), mas, principalmente, pelo longo tempo de decomposição na natureza, já que todos os produtos nacionais disponíveis no mercado são confeccionados com polímeros plásticos não biodegradáveis. Os polímeros de polietileno utilizados na fabricação destes, quando degradados no meio ambiente, dão origem a micropartículas conhecidas como microplástico (MP). Os MPs são partículas sólidas que, se presentes nos ecossistemas naturais, podem incorporar aos tecidos animais por meio da ingestão ou da respiração, pois os impactos à saúde humana e biodiversidade ainda não podem ser mensurados. Torna-se então importante a proposta da produção destes materiais a partir de uma matéria prima sustentável, biodegradável. Assim, objetivou-se com este trabalho, a definição de um biopolímero que atendesse às características físicas e biológicas necessárias para a produção de materiais de consumo para uso na prática veterinária como luvas de palpação e camisa sanitárias biodegradáveis. A metodologia se constituiu em seleção e desenvolvimento do biopolímero a ser utilizada, que atenda às especificações físicas de resistência, flexibilidade, pois são realizados testes de fração gel e grau de intumescimento. O biopolímero selecionado foi submetido a teste de espermiotoxicidade in vitro para atender especificações biológicas de atoxicidade, foram realizados testes de motilidade espermática e integridade de membrana de espermatozoides. Posteriormente foi desenvolvido o protótipo de uma luva de palpação, passando pelo ensaio de tensão-deformação para avaliar sua resistência e capacidade tátil. O biopolímero selecionado foi eficiente, apresentando ótima aplicabilidade, e o protótipo foi desenvolvido com sucesso, os quais atendem às exigências necessárias.
- ItemDesenvolvimento de um novo layout para uma empresa de usinagem mecânica(0012-12-23) Izabelle Sousa Assis; Âmara FuccioO trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um novo layout, capaz de melhorar a produção de uma empresa de usinagem e soldagem, buscando reduzir os cinco desperdícios da gestão Toyota: superprodução, espera, transporte, movimentação excessiva e defeitos. O novo layout foi criado levando em consideração a segurança dos funcionários, visando garantir um ambiente de trabalho livre de acidentes. Com a implantação deste projeto, espera-se uma produção mais eficiente e livre de desperdícios, resultando em maior qualidade dos produtos e aumento da satisfação dos clientes.
- ItemESTUDO DE CASO: SUBSTITUIÇÃO DE JUNTA DE VEDAÇÃO DO TIPO DUPLA-CAMISA PARA CAMPROFILE EM FLANGES PRINCIPAIS DE TROCADORES DE CALOR DO TIPO CASCO E TUBO EM REFINARIA DE PETRÓLEO(0013-12-23) Lima, Vinicius Santos; Mestre Thiago Alonso Merici; Mestre Felipe Augusto Rocha da SilvaEste estudo destaca a importância das ligações flangeadas na indústria, enfatizando a necessidade de escolha cuidadosa da junta de vedação para evitar vazamentos, que impactam custos e segurança na indústria de óleo e gás. O estudo de caso aborda a substituição das juntas dupla-camisa por camprofile em trocadores de calor, visando eliminar vazamentos recorrentes causados por tensões de cisalhamento durante a dilatação diferencial dos flanges. Os testes confirmam o melhor desempenho da junta camprofile, resultando em seis anos de operação sem vazamentos. Neste sentido, o estudo contribuiu para aprimorar as práticas de vedação na indústria de óleo e gás, sublinhando a necessidade de considerar todas as variáveis desde o projeto até a montagem das ligações, destacando ainda a importância de analisar individualmente cada caso, reconhecendo a junta dupla-camisa como uma opção válida em alguns contextos.
- ItemPráticas pedagógicas musicais na Educação Infantil(0017-01-24) Gésica Elizete de Freitas; Profa. Dra. Heleniara Amorim MouraO seguinte artigo visa contemplar o estudo sobre a contribuição da música na educação infantil, levando em consideração as práticas pedagógicas de um professor de música de uma escola local. A Educação Infantil é uma fase crucial no desenvolvimento das crianças, onde são estabelecidas as bases para aprendizagem futura. A musicalização, inserida nesse contexto, desempenha um papel essencial no estímulo sensorial, cognitivo, social e emocional. Através da exposição à música, as crianças desenvolvem habilidades motoras, aprimoram a linguagem, promovem a criatividade e a expressão emocional. A Musicalização na Educação Infantil contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, criando um ambiente positivo que favorece o aprendizado e a formação integral das crianças. O trabalho tem o objetivo de pautar como o uso da música favorece o desenvolvimento da criança. O presente artigo é composto por revisão bibliográfica, análise documental, pesquisa de campo e entrevista com o professor para coleta de dados sobre os aspectos educacionais que a música exerce no processo de aprendizagem de crianças da Educação Infantil.
- ItemEstudo sobre comissão na composição do salário dos funcionários da empresa “Minas Soluções”: estudo de caso(23-08-24) Souza, Jean Castro de; Mestre Solange Auxiliadora Souza CarliEsse Trabalho de Conclusão de Curso, apresenta uma pesquisa de caráter exploratório – descritivo, realizada com funcionários de uma empresa de licitações na cidade de Belo Horizonte (MG). O objetivo da pesquisa é conhecer a influência da comissão na motivação dos envolvidos. Buscou-se conhecer a relação atribuída pelos funcionários a fatores motivacionais presentes no ambiente de trabalho e as expectativas individuais em relação à capacidade de atingir as metas propostas pela empresa.
- ItemUma perspectiva dos institutos federais em Minas Gerais sob a análise histórica de bolsas ofertadas pelo CNPQ para a área da computação entre 2015 a 2022(23-11-09) Lira, Lucas Laet; Doutor Carlos Alexandre Silva; Doutor Renato Miranda FilhoO Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é a principal agência de fomento à pesquisa do país e as áreas de Engenharia e Computação compõem os principais eixos formadores e geradores de produtos no campo de tecnologia. Tendo em vista a importância do fomento desta agência, sobretudo, na área de Computação, este artigo busca identificar a relevância dos Institutos Federais de Minas Gerais no recebimento de recursos no âmbito científico nacional. Além disso, foi realizada uma comparação com universidades federais mineiras, por meio de uma análise de dados referente à captação de bolsas de pesquisas em um cenário regido por diferentes governanças políticas entre o período de 2015 a 2022. Nota-se uma discrepância entre os fomentos por gestões governamentais e uma mudança na disponibilidade de bolsas em suas categorias, enquanto no âmbito específico das bolsas destinadas aos Institutos Federais, é verificada uma presença relevante na captação, onde estes tiveram destaque nesse aspecto, em comparação a universidades tradicionais do estado de Minas Gerais.
- ItemA importância das análises de falhas em manutençãoindustrial e seus efeitos(0023-12-01) Soares, Matheus Silva; Mestre Rogério Eustáquio de SouzaO presente trabalho busca através de uma revisão bibliográfica abordar a utilização de análises de falhas como recursos norteadores na identificação e intervenção de máquinas. Dessa forma verifica-se a importância das análise de falhas em manutenção industrial e seus efeitos. Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico a busca pela demanda de produtos dos diversos ramos industriais tem aumentado. Para atingir as metas estabelecidas em cada empresa é necessário que o sistema fabril tenha o melhor índice de disponibilidade possível. Nesse contexto, a manutenção é formada por um conjunto de ações que ajudam no bom e correto funcionamento dos equipamentos, atuando de maneira preponderante. Estudos realizados no decorrer dos anos indicam que a manutenção pode reduzir perdas de tempo e materiais a fim de aumentar a disponibilidade de máquinas para uma melhor produção. Neste sentido, as análises de falhas juntamente com ferramentas da qualidade auxiliam na tarefa não tão simples de investigação e correção de problemas nos equipamentos. De modo a atingir objetivos específicos do trabalho, observar estratégias discutidas no meio científico diante de casos concretos, faz-se necessário. Com isso, a aplicabilidade dos métodos de manutenção, revelam a importância das análises de falhas para a melhoria da confiabilidade das empresas expondo características relevantes desse campo. A fim de entender os procedimentos e pontuar os objetivos dos empreendimentos de médio a longo prazo, autores como Alan Kardec e Júlio Nascif alegam que é necessário também traçar um plano de ataque com vista a atingir os objetivos. Nesse contexto, disponibilidade e confiabilidade são fatores cruciais a serem analisados e exemplificados nos tópicos posteriores. A pesquisa evidencia a importância da manutenção, utilizando as análises de falhas prévias e procedimentos preventivos. Impactos em níveis financeiros e sociais são evidenciados por meio de custos extraordinários e fatalidades oriundas dos problemas de manutenção. Por fim, foi possível identificar a importância das análises de falhas e seus efeitos diante das discussões propostas e da aplicabilidade dos métodos de análises de falhas.
- ItemEstudo do rendimento de ferroligas nitrogenadas durante a etapa de refino secundário de um aço microligado, grau FB70(23-12-06) Alvarenga, Thayller de Assis Barbosa Pereira; Doutor Antônio Marlon Barros SilvaEm um cenário cada vez mais exigente de mercado e as fortes concorrências na indústria de produção do aço, faz-se necessário a obtenção de produtos com as melhores propriedades de aplicação para atendimento de normas nacionais e internacionais com o menor custo produtivo, aumentando a competitividade através da otimização operacional. Devido à baixa solubilidade do nitrogênio no aço líquido, este trabalho tem como objetivo avaliar o rendimento do mesmo, através da adição de ferroligas em estação de tratamento em Forno Panela, e seus impactos no custo e complexidade operacional durante a etapa de refino secundário para a produção do aço microligado grau FB70. Foram feitos testes com as ferroligas de Ferro Manganês Nitrogenado e Ferro Silício Nitrogenado de acordo com parâmetros estabelecidos para garantir a melhor condição possível para a incorporação do nitrogênio e garantir uma ótima avaliação sobre a influência do tipo de ferroliga utilizada no atendimento da composição química do aço. A ferroliga de Manganês apresentou resultados expressivos quando comparada à ferroliga de Silício, com um aumento em cerca de 32% de rendimento de nitrogênio, uma economia média de aproximadamente 52 minutos de processamento e uma economia total de R$ 2.254.000,00.
- ItemMineração de opinião na rede social X sobre as eleições presidenciais de 2022(24-06-05) Vasconcelos, Bruno Victor ; Mestra Cristiane Norbiato Targa; Doutor Carlos Alexandre SilvaAs redes sociais, comumente presentes no cotidiano das pessoas, têm sido amplamente utilizadas para divulgar produtos, serviços e expressar opiniões, configurando-se como uma ferramenta relevante para a busca e análise de informações sobre os mais variados assuntos. No cenário político, o uso das redes sociais tem se intensificado, sendo utilizado como uma das principais formas de comunicação com os eleitores, além de representar um indicador significativo de popularidade na política. O objetivo deste estudo é classificar os sentimentos dos posts da rede social X, relacionados aos dois candidatos que foram para o segundo turno das eleições presidenciais brasileiras de 2022, Bolsonaro e Lula, em positivos, negativos ou neutros, a fim de compreender e avaliar a percepção pública em relação a esses políticos. Para isso, construímos uma base de dados, realizamos um pré-processamento dos dados e utilizamos o algoritmo de Naive Bayes para classificar os posts.
- ItemEscolha automática da métrica de distância em problemas de regressão(24-09-03) Rodrigues, Jonathan Felix ; Doutor Renato Miranda FilhoEste trabalho examina a importância da escolha da medida de distância apropriada em algoritmos de aprendizado de máquina, especificamente em problemas de regressão. A distância euclidiana é comumente usada, mas o estudo descobriu que a medida de distância pode afetar o acerto do modelo de regressão e propõe duas soluções para determinar a medida apropriada. A primeira avalia a variância das distâncias entre instâncias, enquanto a segunda usa uma heurística que considera a linearidade entre as distâncias e as saídas obtidas. No total, avaliamos a escolha das medidas de distância (11 possibilidades) em 10 conjuntos de dados disponíveis publicamente. A heurística da linearidade teve uma maior correlação com a saída do regressor avaliado e, portanto, conseguiu escolher as melhores medidas a serem utilizadas nos conjuntos de dados avaliados neste trabalho.
- ItemESTUDO DE CASO: DESEMPENHO PRODUTIVO DE VACAS GIROLANDO EM SISTEMA DE CONFINAMENTO(0025-02-06) Guglielmelli, Guilherme Henrique Melo; Doutora Silvana Lúcia dos SantosA raça Girolando é a principal produtora de leite no Brasil e se destaca pela capacidade de adaptabilidade e produtividade em diversos sistemas de produção. Existe uma diversidade de sistemas de produção de leite aplicados no território nacional, desde confinamento até extensivo a pasto. No entanto, são escassas as pesquisas que avaliam o desempenho produtivo da raça considerando a variedade de sistemas de produção. Diante disso, surge a necessidade de compreender as características produtivas do Girolando em diferentes sistemas. O presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho produtivo e reprodutivo de vacas Girolando mantidas em sistema intensivo confinado, utilizando dados do banco da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Foram analisadas 10.644 lactações quanto às variáveis: produção de leite ajustada a 305 dias (PL305), duração da lactação (DEL) e ordem de parto. A PL 305 foi de 7.418,45 kg, com correlação negativa entre produção e o DEL (r = - 0,28; p < 0,001). Vacas com maior produção apresentaram menor DEL. Os resultados destacam não apenas a importância do DEL para maximizar a produtividade e a eficiência dos sistemas confinados, mas também a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o desempenho dos animais Girolando neste tipo de sistema. A avaliação detalhada das características produtivas e reprodutivas desses animais em confinamento contribui para estratégias de manejo mais precisas para eles neste tipo de sistema.
- ItemJúri Simulado com a temática "Processo de Vacinação": uma análise sob perspectiva da formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado(0027-06-23) Castro, Paula Silva Guimarães; Doutor Gustavo Pereira PessoaAs práticas pedagógicas têm sido alvo de grandes debates pelas transformações políticas, econômicas e culturais ao longo das últimas décadas. Esse fato nos remete a refletir sobre o papel que a escola pretende assumir na formação do aluno. Assim, esta pesquisa, considerando as concepções de formação humana integral, visando uma estratégia pedagógica capaz de estimular a construção de competências para a vida, que favoreça o desenvolvimento de pensamentos críticos e capazes atuar com autonomia para transformar a realidade, teve como objetivo geral analisar se o júri simulado com a temática “processo de vacinação” estimula a construção de competências que favorecem à formação omnilateral dos estudantes do ensino médio integrado. A formação humana integral, por se tratar da superação do homem dividido e marcado pela divisão da sociedade entre o trabalho manual e o trabalho intelectual, diz respeito a uma educação profissional que seja articulada com o ensino médio e traçada por uma concepção de formação humana em todas as dimensões da vida, tendo o trabalho, a ciência e a cultura como uma unidade desta formação e o trabalho como princípio educativo. Foi uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com procedimentos metodológicos baseados na pesquisa-ação, tendo como método de análise a “análise textual-discursiva”. As competências analisadas foram baseadas nos quatro pilares de Delors (2010), “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, aprender a conviver” e aprender a ser”, por darem significado as competências para a vida que favorecem a formação omnilateral. Os resultados encontrados evidenciaram que a estratégia de júri simulado utilizando como temática o “processo de vacinação” é capaz de produzir competências relacionadas à argumentação, pensamento reflexivo, relações sociais, trabalho em equipe, pensamento crítico e autonomia, além do aspecto lúdico da estratégia pedagógica, portanto, o desenvolvimento de competências para a vida que são basilares da formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado. Para construção do produto educacional foi analisado o roteiro do júri simulado criado por mim, baseando-se naqueles encontrados na literatura, e, considerando os resultados e análise, o roteiro foi ajustado e disponibilizado como produto educacional (APÊNDICE), visando oportunizar outros professores a aplicação da estratégia pedagógica.
- ItemOtimização do sistema de acionamento de motores CC para abertura de caçamba em escavadeiras elétricas(0224-05-17) Menezes, Vinicius do Prado; Mestre Helvécio de Almeida JúniorEste trabalho apresenta um modelo de utilização do conversor CA-CC para aplicação em sistema de abertura e fechamento da caçamba (dipper trip) utilizado em escavadeiras elétricas a cabo de grande porte da fabricante Caterpillar. Este sistema utiliza motor CC para girar um tambor composto por cabo de aço permitindo que o operador do equipamento despeje o material que está sendo carregado pelo implemento. O sistema original do equipamento é projetado por uma ponte retificadora não controlada, e composto por contatores, bancada de resistores, e demais dispositivos elétricos. Como este circuito utiliza chave contatora, e utiliza de forma constante, geralmente ocasiona desgastes excessivos das peças, riscos acidentais operacionais e alto custo de manutenção devido a substituições repentinas. Afim de reduzir estes problemas de manutenção / operação, foi desenvolvido um projeto elétrico de retificação CA-CC através de um simulador, empregando SCR’s ao invés de diodos, e um circuito de controle, baseado no circuito integrado, no lugar do circuito de comando dos contatores. O projeto desenvolvido condiz na substituição do sistema de retificação não controlada original do equipamento em un sistema semicontrolado. Um retificador semicontrolado é um dispositivo eletrônico que converte corrente alternada em corrente contínua, controlando parcialmente o processo de retificação. Ele é composto por componentes semicondutores, como o SCR. Este é um dispositivo semicondutor utilizado para controlar o fluxo de corrente elétrica em circuitos de corrente contínua. Quando uma pequena corrente é aplicada ao terminal da porta, o SCR é ativado. Uma vez ativado, o SCR continua conduzindo corrente mesmo que o sinal de controle seja removido, até que a corrente de ânodo seja reduzida abaixo de um certo nível, ou até que a polaridade da tensão seja revertida. Isso torna o SCR útil em aplicações de controle de potência, como em retificadores e controle de velocidade de motores. Para que haja o disparo para os SCR’s do projeto, utiliza-se um circuito integrado TCA 785, permitindo o controle eficiente da condução de corrente. Além disso, oferece proteção contra sobrecorrente e outras condições de falha, garantindo operações seguras e confiáveis em sistemas de retificação e controle de potência.
- ItemRESISTÊNCIA À TRAÇÃO DO NYLON 6 IMPRESSO E USINADO(0251-09-24) Ramos, Gustavo Fernandes; Mestre Ismael Nogueira Rabelo de MeloA impressão 3D, especialmente o processo FDM (Fused Deposition Modeling), tem se destacado na indústria por permitir a fabricação de peças com geometrias complexas, reduzindo o tempo e os custos de produção, onde baixo quantitativo de produção é requerido. O Nylon 6, um polímero com excelentes propriedades mecânicas, é amplamente utilizado na indústra em peças obtidas predominantemente pelo processo de usinagem. O presente trabalho avaliou a resistência à tração de corpos impressos variando-se o perfil e densidade de preenchimento, para analise da influência de cada um destes parâmetros na resistência à tração e embasar decisões sobre vialibidade da substituição de peças de nylon usinado por nylon impresso, reduzindo tempos e custos de setup para fabricação. Foram fabricadas amostras de nylon 6 por impressão 3D e usinagem. As amostras foram impressas com densidades de preenchimento de 10%, 40%, 70% e 100% e com perfis de preenchimento em linha, triangular e octeto com dimensões conforme norma ISO 527-2:2012. Observou-se que o perfil octeto demonstrou maior estabilidade estrutural nas amostras com densidades abaixo de 100%, apresentando menor número de acomodações estruturais. O aumento da densidade de preenchimento elevou a resistência à tração das amostras impressas, com o perfil triangular apresentando o maior valor dentre os três perfis analisados, atingindo uma resistência máxima de 26,36 MPa com densidade de preenchimento de 100%, em comparação aos 58,59 MPa obtidos na amostra usinada. Os resultados indicam que embora as peças impressas em 3D não alcancem a mesma resistência das usinadas, a impressão FDM pode ser uma alternativa viável para aplicações onde a resistência à tração exigida seja inferior a 50% da capacidade das peças usinadas, sendo especialmente útil para protótipos e pequenas séries de produção.