Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 95
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da conscientização ambiental na preservação do meio ambiente: um estudo de caso no distrito de Nelson de Sena(2019-12-10) Claudino,Jacqueline Aparecida; Doutor Rafael Carlos dos SantosOs processos de desastres relacionados ao meio ambiente, somados à questão mundial das crises ambientais constantemente divulgadas através dos meios de comunicação, representam uma das grandes preocupações e um dos maiores desafios sociais da humanidade na medida em que ameaçam a própria sobrevivência humana. A degradação ambiental, com o consequente comprometimento da qualidade de vida representa um problema de âmbito global que vem causando preocupações cada vez maiores, envolvendo todos os segmentos da sociedade. Diante desse contexto, a questão da sustentabilidade, e, consequentemente, da educação ambiental, ganharam destaque, uma vez que não é possível falar em meio ambiente sustentável sem citar à figura da educação ambiental como instrumento essencial para viabilizar o desenvolvimento pleno, sadio e harmônico, segundo os aspectos abordados pela ótica sócio -jurídica que envolve o ecossistema. Não se trata somente de ferramentas que irão solucionar os problemas de gestão do meio ambiente, mas de uma dimensão essencial da educação fundamental que diz respeito a uma esfera de interações que está na base do desenvolvimento pessoal e social.
- ItemA importância dos certificados fitossanitários no cultivo e manejo de cultura de citrus.(2021-11-05) Pereira, Dias Maik.; Alisson José Eufrásio de CarvalhoO Brasil é um país que se destaca na produção de bens agrícolas em todo o mundo, o qual exporta frutas e verduras, que são consumidos in natura ou servem de base para outros produtos, para inúmeros países todos os dias. As frutas cítricas fazem partes destes bens agrícolas, uma vez que podem ser consumidas frescos ou serem processadas em sucos, polpas, chás e ácido cítrico, fazendo parte do cotidiano de várias pessoas. Para atingir o adequado desenvolvimento da atividade, o produtor deve garantir a fitossanidade dos pomares por meio da adoção de um conjunto de práticas produtivas, tais como análises, monitoramento, ocorrências, prevenção e tratamento fitossanitário das pragas e doenças na colheita, as quais serão detalhadas separadamente. Estas práticas permitem a obtenção dos certificados desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, como o Certificado Fitossanitário de Origem e o Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado. O primeiro é direcionado para a unidade produtora e o segundo para a unidade de consolidação. Com isto, estes certificados visam inspecionar dados referentes à origem da planta e dos seus derivados, aspectos produtivos, análises laboratoriais realizadas, definir ações preventivas e métodos de controle para pragas e doenças presentes nos pomares. Além disto, também fiscaliza o transporte inadequados de produtos em pontos estratégicos do país, como as fronteiras, evitando assim disseminação de inúmeros organismos maléficos à cultura. Para tanto, escolheu-se pragas ausentes e presentes de maior relevância no país, conforme instrução normativa, como a Gomose, Leprose, ácaros, pinta-preta, Huanglongbing, Cancro Cítrico e a Morte Súbita, descrevendo o manejo e principais formas de evitar a propagação, sabendo-se que essas informações são cruciais para obtenção dos certificados fitossanitários emitidos por Engenheiro Florestal ou Agrônomo certificado. Desta forma, o conhecimento das principais doenças e pragas é fundamental para compreender os mecanismos de propagação e as melhores formas de manejo, visando reduzir assim as perdas econômicas e produtivas do setor citrícola.
- ItemAdubação nitrogenada e aplicação de diferentes bioestimulantes no cultivo de feijão carioca (Phaseolus vulgaris L.)(2021-07-13) Silva, Ismael Rodrigues; Doutor João Paulo Lemos; Doutor Inorbert de Melo LimaObjetivou-se, neste trabalho, estudar o efeito da aplicação de três bioestimulantes vegetais em associação com diferentes doses de nitrogênio (N) na cultura do feijão comum (Phaseolus vulgaris L.). O intuito foi saber qual dos bioestimulantes proporcionaria condições fisiológicas que permitissem um melhor desenvolvimento do feijão carioca, associado ao melhor aproveitamento do uso do N pela cultura. Foi utilizado o delineamento em Blocos Casualizados (DBC), em esquema fatorial 5 x 4, com três repetições, sendo cinco doses de N (0, 75 , 112,5, 150 e 187,5 kg ha-1) e três tipos de bioestimulantes (Stimulate®, Seed +® e Expert Grow®). A aplicação dos produtos foram por via solo, os mesmo foram associados a cinco doses N. As análises foram realizadas em três estádios fenológicos diferentes da cultura;. aos 27 dias após o plantio (DAP), os parâmetros analisados foram: diâmetro de coleto , teor relativo de clorofila, números de folhas, área foliar, volume de raízes e peso da massa seca dos órgãos caule, raiz e folha; aos 52 DAP foram avaliadas as seguintes variáveis: diâmetro de caule, teor relativo de clorofila, número de folhas, massa seca do caule, raiz e folha e comprimento de raiz aos 77 dias após o plantio foram avaliados os seguintes parâmetros: quantidade de vagem por planta quantidade de grãos por planta, número de grãos por vagens, massa total de grãos e passa de 100 grãos. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade no programa estatístico ASSISTAT. A Aplicação dos bioestimulantes, ( Stimulate®, , Seed +® e Expert Grow®) aplicados associados às doses de N não proporcionaram efeito à positivo ao crescimento e desenvolvimento do feijoeiro. Desta forma, não se justifica a recomendação destes ao produtores, uma vez que poderá acarretar em maiores custos de produção sem oferecer retorno.
- ItemAnalise das variações térmicas e a eficiência dos sistemas de ventilação na regulação do microclima interno em aviários(2025-02-28) Beja, Marcos Túlio Viana; Doutor Jonathan da Rocha MirandaO estudo analisou o ambiente térmico de dois aviários experimentais para frangos de corte no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus São João Evangelista, avaliando as condições de temperatura, umidade e ventilação ao longo do dia e sua influência no conforto térmico das aves. O objetivo principal foi investigar as variações térmicas e a eficiência dos sistemas de ventilação na regulação do microclima interno. A pesquisa foi conduzida no outono de 2024, utilizando sensores termo-higrômetros e um termo-higro-anemômetro para coletar dados de temperatura, umidade e velocidade do vento em ambos os aviários. O Aviário 1, também usado para frangos de postura, apresentou um ambiente térmico mais ameno, enquanto o Aviário 2, exclusivo para frangos de corte, teve problemas térmicos significativos, sendo desativado em 2024 devido às altas temperaturas internas. A análise revelou que as temperaturas máximas ocorreram entre 10h e 15h, com o Aviário 2 sendo cerca de 2°C mais quente que o Aviário 1, o que foi atribuído à menor eficiência de seu sistema de ventilação. A umidade relativa apresentou um comportamento inverso à temperatura, atingindo valores mínimos durante os horários mais quentes. O Índice de Temperatura e Umidade (ITU) indicou que, em ambos os aviários, as condições climáticas ultrapassaram os níveis ideais para conforto térmico, especialmente no Aviário 2, que atingiu valores acima de 80, caracterizando um severo desconforto térmico. A ventilação forçada resultou em pequenas reduções de temperatura (cerca de 1°C a 2°C), mas não foi suficiente para garantir um ambiente confortável. A interpolação espacial por krigagem indicou que o sistema de ventilação teve um impacto limitado na homogeneização térmica dos aviários.
- ItemAnatomia macroscópica de madeiras comercializadas no município de Nacip Raydan-MG(2021-04-29) Madeira, Deisiane Joviano Fernandes; Doutora Caroline Junqueira SartoriA anatomia da madeira é uma propriedade tecnológica importante, devido ao fato de estar fortemente correlacionada às outras propriedades. Diante disto, o presente trabalho tem por objetivo realizar a caracterização anatômica macroscópica de duas madeiras utilizadas em marcenarias de Nacip Raydan-MG. O primeiro passo foi o levantamento das espécies comercializadas nos empreendimentos madeireiros do município, assim, foram obtidas amostras de duas madeiras de Eucalyptus sp em duas marcenarias. As amostras foram transformadas em corpos de prova de aproximadamente 1 x 1 x 1 cm, com os três planos orientados, e foram lixadas em lixa d’água de 80 a 600. No laboratório de microscopia do IFMG, campus São João Evangelista, foram obtidas macrofotografias dos três planos:transversal, longitudinal radial e longitudinal tangencial em estereomicroscópio modelo Physis(ST – 7045) acoplado a uma câmera digital. A descrição macroscópica seguiu as normas da IAWA e do IBAMA. As madeiras de Eucalyptus sp obtidas nos dois empreendimentos possuíam coloração diferentes, ambas não possuem camadas de crescimento visíveis sob a macroscópio, o parênquima axial é do tipo paratraqueal vasicêntrico; vasos predominantemente solitários. Os raios visíveis sob estereomicroscópio; finos e numerosos; linhas vasculares irregulares, espelhado dos raios pouco contrastado; raios indistintos mesmo sob estereomicroscópio no plano tangencial, não há sinais de estratificação. E por fim, podemos afirmar que as madeiras comercializadas pelas marcenarias do município de Nacip Raydan são pertencentes sim ao gênero Eucaliptus sp. como dito pelos marceneiros. Uma vez que as amostras analisadas apresentaram arranjos diagonais, característica intrínseca desse gênero. Entretanto não podemos afirmar quais os nomes das espécies pertencentes a esse gênero. As imagens macroscópicas nos permitem fazer uma caracterização e não uma identificação. Para tal afirmação seria necessário fazer mais análises, preferencialmente microscópica.
- ItemAplicação de inoculantes e doses de nitrogênio no crescimento do feijoeiro comum.(2021-12-16) Tavares, Jaene da Silva; Doutor Rafael Carlos dos SantosO Brasil é o maior produtor e consumidor do feijoeiro comum da América do Sul. Este é utilizado na dieta dos brasileiros como uma fonte importante de proteína. O feijoeiro comum apresenta ciclo curto, que varia entre 85 a 120 dias. Seus estádios fenológicos dividem em vegetativa e reprodutiva. A cultura apresenta alta exigência nutricional, principalmente de nitrogênio. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo verificar a influência da aplicação de diferentes inoculantes e duas doses de N no crescimento do feijoeiro-comum. O experimento foi instalado em delineamento de blocos casualizado (DBC) com quatro repetições e seis tratamentos totalizando 24 parcelas, arranjados em esquema fatorial 3 x 2, onde o primeiro fator, foram os inoculantes utilizados (Rhizobium tropici, Azospirillum brasilense e co-inoculação-mistura dos dois inoculantes); o segundo fator a aplicação de duas doses, 15 e 30 kg de nitrogênio em semeadura. Foram avaliadas as seguintes variáveis: área foliar (integrador de área foliar de bancada CID, modelo CL-203CA); número de nódulos por planta; massa seca de nódulos; massa seca da parte aérea e massa seca de raízes, contemplando diferentes estádios na cultura: V3 e R8. As análises estatísticas foram realizadas ao nível de significância de 5% de probabilidade, no programa estatístico R. As premissas de normalidade, homogeneidade, aditividade e independência de resíduos foram atendidas. Não foi encontrado efeito significativo nas variáveis estudadas: Cl, MSPA, NN, MSN e MSR. Em relação à área foliar, observou-se que doses de nitrogênio aplicadas de 30 kg ha-1 proporcionou maior. A utilização dos inoculantes e da coinoculação não afetou o crescimento do feijoeiro comum. A aplicação de 30 kg ha-1 no plantio afetou o crescimento do feijoeiro comum por meio do incremento da área foliar das plantas.
- ItemAplicação de resíduo industrial como fonte de fósforo para produção de mudas de café (coffea arabica L.)(2020-05-14) Costa, Amanda de Souza; Doutor José Roberto de PaulaO objetivo do presente trabalho foi avaliar a viabilidade técnica da aplicação de uma fonte de fósforo à base da lama de fosfato (LF) sobre a produção de mudas de café (Coffea arabica L.) e comparar o seu efeito com o do superfosfato simples (SS). A indústria metalúrgica, durante os processos de fabricação, gera resíduos que devem ser tratados e encaminhados para a disposição final ambientalmente adequada. Um desses resíduos é a lama de fosfato que possui uma quantidade significativa, 46% de fósforo em sua composição. Para a condução do experimento foi utilizado o delineamento experimental de blocos ao acaso, contendo 7 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos pela testemunha, por aplicações no substrato, de SS nas doses de 450 e 900 mg.dm-3 de P2O5; pela aplicação conjunta de SS e LF, nas doses de 450 mg.dm-3 de P2O5 e por aplicações de LF nas doses de P2O5 de 450, 900 e 1800 mg.dm-3. Com os resultados obtidos, concluiu-se que a melhor dosagem para a produção de mudas de café foi a de 900 mg.dm-3 de SS; não se recomenda a utilização da LF como única fonte de P para a produção de mudas de café; em condições específicas, visando a produção de mudas de café de qualidade razoável, pode-se recomendar a utilização da LF como fonte de liberação lenta de P associada ao superfosfato simples.
- ItemAplicação do biorregulador no desenvolvimento de mudas de cana-de-açúcar obtidas por diferentes formas no sistema de mudas pré-brotadas (MPB)(2019-12-18) Magalhães, Willian Andrade; Doutor João Paulo Lemos; Mestre Alisson José Eufrásio de CarvalhoMudas pré-brotadas de cana-de-açúcar consistem em sistema de multiplicação para contribuir para a produção rápida de mudas, associando elevado padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio. As pesquisas sobre a aplicação de reguladores vegetais em muitas espécies cultivadas buscam o domínio e controle dos processos fisiológicos das plantas e, de certo modo, sua ação tem mostrado resultados surpreendentes. Visando uma redução de custos na operação de produção de mudas pré-brotadas, a eliminação de um estágio de etapas visa uma redução de custos e mão de obra na operação, tendo assim uma lucratividade maior, sendo repassado os menores valores quantificados ao consumidor final. Diante disso, objetivou-se investigar doses de bioestimulante Stimulate® na produção de mudas pré-brotadas da cultura de cana-de-açúcar (Saccharum spp) e diferentes formas de cultivo do minirrebolo. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados em esquema fatorial 2 X 2 X 2, em que o primeiro fator foi a forma de cultivo, sendo compreendida em bandejas e direto em tubetes; e o segundo fator foi compreendido em aplicar o biorregulador por imersão em 52°C em um tempo de 30 minutos e em 2 minutos em temperatura ambiente, sendo o terceiro fator a concentração do biorregulador Stimulate® com concentração de 0 e 0,75 L.ha-1. As características que foram avaliadas foi o índice de velocidade de brotação (IVB), diâmetro de coleto (DC), comprimento de raiz (CR), área da raiz (AR), área da folha (AF), matéria seca da raiz (MSR), massa seca de parte área (MSPA) e a relação entre a massa seca da parte aérea e raiz (RMSPA/MSR). Análises radiculares específicas foram obtidas pelo Scanner de Raíz (WinRHIZO). Os valores encontrados para a condução através da caixa com concentração de 0,75 L.ha-1 foram superiores em índice de velocidade de brotação, diâmetro de coleto, comprimento de raiz, área de raiz, massa seca da parte aérea massa seca da raiz e relação entre massa seca da parte aérea com massa seca da raiz. Para área foliar as médias encontradas não foram significativas.
- ItemAproveitando do soro de leite para a produção de doce(2018-12-04) Papa, Geraldo Magela; Doutor Wemerson Geraldo Magalhães; Doutora Sidilene Aparecida Silva GonçalvesO leite é a principal fonte de cálcio na alimentação humana, cuja importância está relacionada às suas fontes no organismo humano, é contribuinte na formação do tecido ósseo, promove o crescimento celular, regula o sistema nervoso central e aumento na resistência à infecções. Neste contexto, os testes foram conduzidos no setor de fabricação da agroindústria do IFMG –Campus São João Evangelista – MG, no períodos de abril de 2018 à junho de 2018 com o objetivo de avaliar a cor, aparência, odor, textura e sabor do doce de leite com adição do soro de leite de vaca, oriundo da fabricação de mozarela do próprio instituto. O soro de leite, um subproduto da fabricação de queijos, está sendo reconhecido com um ingrediente de valor agregado em muitos produtos alimentícios, incluindo os produtos lácteos, carnes, pães, doces aperitivos e bebidas, devido as recentes descoberta de suas propriedades funcionais e bioativas. O conhecimento sobre os potenciais benefícios para a saúde pode levar, futuramente, a expansão de seu uso em alimentos funcionais para pessoas que a cada dia procuram uma boa saúde. É um produto com um mercado potencial por ter grande aplicação em alimentos voltados à melhoria da saúde e da boa forma. A análise sensorial foi realizada com 50 alunos do terceiro ano do curso de Técnico em Agropecuária em dois dias consecutivos, sendo 25 anos alunos por dia. O doce de leite foi fabricado no dia anterior de cada análise. Foram realizados cinco testes com um repetição para cada, sendo: T1(Doce A) -100% Leite, T2(Doce B) - 75% Leite e 25% Soro, T3(Doce C) - 50% Leite e 50% Soro, T4(Doce D) - 25% Leite e 75% Soro e T5(Doce E) - 100% Soro. Em todos os testes, para produção do doce, foram usados taxo de alumínio, colher de madeira, o leite foi fervido em fogão industrial e mexidos até chegar ao ponto ideal de acordo com as normas da fabricação da própria agroindústria. Após a fabricação os doces foram envazados em postes de plásticos de 500g e resfriados em temperatura ambiente por 24 horas para posterior prova. A análise sensorial foi submetida à análise de variância e ao teste de Tukey a 5% de probabilidade. Observou-se que houve diferença significativa em relação a cor, aparência, odor e sabor, entre os Doces A, B, C e D em comparação ao doce E, já em relação a textura houve diferença significativa entre os Doces A, B, C e D em comparação ao Doce E. O Doce C também apresentou diferença significativa em relação ao Doce D na textura analisada. Na avaliação global a diferença significativa foi a mesma em relação à cor, aparência, odor e sabor. As análises da comparação entres os Doces A, B, C, D em relação a cor, aparência, odor, sabor e análise global não diferiram entre si em todas as características analisadas.
- ItemAtividade Antifúngica de Óleos Essenciais em Fungos Fitopatogênicos à Cultura da Soja.(2021-10-21) Quintão, Clinton Júnior Garcia; Doutora Natália Risso FonsecaA soja é uma commodity de grande importância para a alimentação humana e animal e as perdas na produção causados pela infecção por fungos fitopatogênicos como Colletotrichum truncatum e Sclerotinia sclerotiorum podem ser totais em condições favoráveis aos patógenos. A dificuldade no manejo desses fungos fitopatogênicos associado a necessidade de uso constante de fungicidas nas lavouras tem incentivado a realização de novas pesquisas na busca por medidas de manejo que sejam de baixo custo e menos danosas ao meio ambiente e à saúde humana. Os compostos antimicrobianos presentes nos óleos essenciais de algumas plantas tem sido alvo de estudos e tem gerado bons resultados em relação ao seu potencial de uso no controle de fitopatógenos. Nesse estudo, foi analisada a inibição do crescimento micelial in vitro dos fungos S. sclerotiorum e C. truncatum na presença dos óleos essenciais de copaíba (Copaifera officinalis), melaleuca (Melaleuca alternifolia) e capim limão (Cymbopogon flexuosus). Os óleos essenciais foram diluídos em DMSO, na proporção 1:1 e, em seguida, foram misturados, individualmente, ao meio de cultura BDA (batata-dextrose-ágar) e vertidos em placas de Petri. No centro de cada placa foi adicionado um disco de micélio do fungo fitopatogênico analisado. Os óleos essenciais tiveram bom desempenho na inibição do crescimento micelial dos fungos, com um destaque para o óleo essencial de capim limão que inibiu 100% o crescimento de ambos os fungos.
- ItemAvaliação da influência do acido acético na germinação de sementes de milho e feijão.(2020-02-17) Braga, Helio Henrique Gomes; Doutor Rafael Carlos dos SantosA busca por novas tecnologias de produção caminha em direção a sustentabilidade, e a utilização de produtos de origem orgânica, tem crescido amplamente. Dentre esses produtos a utilização do Ácido Acético têm se destacado, visto que apresenta ser uma boa alternativa para a dessecação de plantas daninhas, principalmente as conhecidas como folha larga. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a germinação de sementes de milho (Zea mays L.) e feijão (Phaseolus vulgaris L) em substrato previamente tratado com ácido acético em câmera climatizada (BOD) e no campo. O experimento foi realizado no campus do Instituto Federal Minas Gerais – São João Evangelista (IFMG – SJE), onde num primeiro momento foi realizado um teste em câmera climatizada BOD, onde foram aplicados quatro concentrações de ácido acético (0, 5, 10 e 15%) utilizando-se sementes de milho (Zea mays L.) e feijão (Phaseolus vulgaris L.), sendo constituído de cinco repetições onde cada parcela ela composta por 25 sementes, durante sete dias, período esse que foi concluído na estabilidade germinativa. Num segundo momento foi realizado um teste em campo onde foram utilizadas as mesmas concentrações de ácido acético. O experimento foi montado em casa de vegetação do viveiro de mudas do IFMG-SJE, onde foram definidos quatro tratamentos e cinco repetições, cada parcela contava com 24 tubetes sendo condicionadas duas sementes em cada tubete, totalizando 48 sementes. Os tratamentos foram aplicados em pré-emergência das culturas, sendo feita a aplicação e em seguida a semeadura. Foram avaliados os seguintes atributos: porcentagem de germinação em ambos os testes. Já no teste em campo, avaliou-se também o comprimento da planta, comprimento da parte aérea, comprimento radicular, massa úmida e massa seca. A utilização do ácido acético como dessecante em pré-plantio prejudica a germinação, e consequentemente, o desenvolvimento das plantas de milho e feijão. O milho mostrou-se mais tolerante que o feijão ao residual do ácido acético. Concentrações acima de 5% causam reduções drásticas no desenvolvimento das plantas, devendo ser evitadas em caso de utilização no campo.
- ItemAvaliação da produtividade do cafeeiro em áreas polinizadas por Apis mellifera.(2022-12-16) Leite, Vitória dos Santos; Mestre Alisson José Eufrásio de CarvalhoO Brasil é o maior produtor mundial de café, com produção de 63,08 milhões de sacas de café beneficiado em 2020. Diante de uma cultura de tamanha importância é frequente a busca por técnicas que maximizem a expressão do potencial produtivo. O país também possui uma grande diversidade de abelhas que podem ser usadas no serviço de polinização. O objetivo do presente trabalho foi verificar a influência da polinização por Apis mellifera na produtividade do café arábica, para isso foi instalada uma colmeia no cafezal durante o período da florada. O experimento foi conduzido com a variedade catuaí vermelho durante a safra de 2021/2022, na Fazenda Santa Catarina, localizada no município de Capelinha-MG. O trabalho consiste em três testes de polinização: área sem a influência de abelhas (T1) com distância acima de 400 m do local de instalação da caixa de abelhas; área de influência das abelhas (T2) num raio de até 300 m da caixa; área de influência das abelhas (T3), onde ocorreu a exclusão da polinização biótica com um saco de tule. O delineamento experimental empregado foi em blocos casualizados, com 10 repetições por área de influência das abelhas. A unidade experimental foi composta por duas plantas próximas e cada planta com quatro guias marcadas no terço médio, totalizando 80 guias por área de influência. Para parâmetros de comparação foram contabilizados os nós desenvolvidos das guias marcadas em três datas e realizada a contagem dos grãos na colheita. Foi realizada a análise de variância e as médias, quando significativas, comparadas segundo o Teste de Tukey a 5% de probabilidade de erro. Concluiu-se que os resultados obtidos com o presente trabalho mostram não haver um incremento significativo na produtividade do café arábica sob as condições estudadas de introdução de colmeia.
- ItemAvaliação da proposta da EMATER de tanques de evapotranspiração (TEVAP) como alternativa ao tratamento de efluente doméstico em zona rural: aspectos construtivos e relação custo-benefício do sistema(2018-12-12) Fonseca, Maykon Vinícios Silva da; Fonseca, Maykon Vinícios Silva da; Doutora Graziele Wolff de Almeida Carvalho; Doutora Graziele Wolff de Almeida CarvalhoOs investimentos na área de saneamento básico no Brasil sempre estiveram voltados para os grandes centros populacionais, com menor atenção às zonas rurais e pequenos municípios, trazendo como consequência, impactos ambientais e problemas de saúde pública à população que não tem acesso a esses serviços. Soluções sustentáveis de saneamento podem contribuir para a melhoria das condições de saúde da população, aumentando a oferta de serviços públicos adequados. As variações de tanques de evapotranspiração (Tevap) propõem um tratamento para as águas negras domiciliares, de forma que a água possa ser reutilizada dentro de uma sistemática de cultivo de espécies vegetais. A EMATER vem estimulando os produtores rurais a implantarem Tevap em suas propriedades. Desta forma, esta pesquisa teve por finalidade analisar se um produtor apenas com o auxílio da cartilha entregue pela EMATER-MG consegue construir o Tevap, bem como elencar quais são as vantagens e dificuldades ao longo do processo de construção do sistema, assim como inferir sobre a sua relação custo-benefício. Para isso construiu-se um Tevap piloto visando seguir ao máximo as recomendações da cartilha da EMATER-MG, para tratar efluente de duas pessoas. Salienta-se que a área para a instalação do piloto foi cedida por um produtor da zona rural de Santana do Paraíso-MG que também arcou com todos os custos da instalação do sistema. Foram realizadas análises físico-químicas e bacteriológicas do efluente tratado a fim de obter dados sobre a eficiência do tratamento. Elaborou-se uma planilha financeira onde registrou-se todos os materiais, máquinas e mão-de-obra utilizados na construção do Tevap a fim de obter-se o valor total da obra. Devido à necessidade da realização de adaptações para tornar-se possível a construção do Tevap na propriedade, o valor total da obra mais que dobrou, sendo que por esta razão, optou-se pela elaboração de uma segunda planilha financeira, retirando-se todos os materiais, mão-de-obra e maquinários adicionados ao projeto original, obtendo-se assim o valor total referente à construção do Tevap, indicado pela EMATER. Realizou-se em seguida, uma pesquisa de mercado, buscando-se valores referentes a outros sistemas de tratamento de efluente doméstico indicados para zona rural, comparando-os em seguida com o custo total da obra de construção do Tevap. A cartilha ofertada aos produtores pela EMATER mostrou-se bastante eficiente em relação à etapa construtiva, porém a mesma se mostrou deficiente em relação a alguns aspectos técnicos indispensáveis para a realização correta da construção do Tevap. Em relação ao custo é possível observar que mesmo com a necessidade da realização de adaptações que mais que dobraram o custo inicial, o Tevap se mostrou econômico diante dos demais sistemas orçados. Quanto à eficiência no tratamento do esgoto sanitário observa se uma boa remoção de parâmetros como sólidos totais, sólidos suspensos totais, turbidez, DQO, e DBO, provavelmente devido à passagem do efluente pelas camadas de areia e solo e por apresentar fluxo ascendente, bem como em função dos processos de decantação, sedimentação, decomposição da matéria orgânica e filtragem pelas raízes das plantas.
- ItemAvaliação da qualidade de água e proposição de medidas de manejo para propriedades produtoras de leite do Centro Leste de Minas Gerais(2019-06-18) Santos, Luis Gustavo Miranda; Mestre Mateus Marques BuenoA cadeia produtiva do leite é de grande importância, do ponto de vista econômico e social, em todo mundo. O Brasil tendo lugar de destaque nesse cenário, sendo o quinto maior produtor de leite do mundo. A água é um insumo de grande importância na produção leiteira, sendo utilizada para a dessedentação animal e na limpeza dos equipamentos. A qualidade da água tem influência direta na qualidade do leite, principalmente no parâmetro de Contagem Bacteriana Total e Contagem de Células Somáticas. Nesse trabalho foram avaliadas a qualidade da água utilizada em 35 propriedades produtoras de leite localizadas em 12 municípios no centro leste de Minas Gerais. Os parâmetros avaliados foram Dureza, pH, Coliformes Totais e Turbidez. Em todas as propriedades os parâmetros de Dureza, pH e Turbidez se mostraram dentro dos limites permitidos para uso, porém 94,3% das propriedades apresentaram-se fora dos limites para o parâmetro Coliformes totais. Em um contesto geral, as propriedades que utilizavam água subterrânea oriunda de poço apresentaram um menor nível de contaminação sendo que, 11,1% dessas propriedades apresentaram-se totalmente dentro dos padrões de potabilidade. Com exceção de uma propriedade que utilizava água da autarquia que abastecia a cidade, as águas oriundas de fontes com maior possibilidade de escoamento superficial apresentaram maior nível de contaminação, principalmente no quesito Coliformes Totais. Os resultados das análises foram apresentados aos produtores e foram propostas soluções acessíveis para diminuir a contaminação da água.
- ItemAvaliação de composto alternativos no controle de cupins de cornitermes cumulans em pastagens(2022-12-14) Bicalho, Artur Mariano; Doutor Douglas de Carvalho Carellos; Mestra Fernanda de Lima BarrosoNo Brasil, o gênero de cupim mais encontrado em áreas de pastagem é o Cornitermes, sendo a espécie C. cumulans a mais frequente nas regiões Sul, Sudeste e do Mato Grosso do Sul. Este trabalho teve como objetivo identificar um produto alternativo para o controle de térmitas de montículo que apresente baixo custo, seja de fácil aquisição e manifeste baixo risco toxicológico para o meio ambiente. Os compostos estudados foram:Benzocreol®, óleo de citronela, óleo de algodão e cal virgem. Para avaliar a eficiência dos produtos foram realizados testes de campo em áreas de pastagens. Os cupinzeiros foram identificados e perfurados até a câmara celulósica. Foram testados, em dois experimentos, cinco tratamentos com quatro repetições, sendo que cada ninho foi considerado uma repetição. As avaliações foram realizadas 30 dias após a aplicação dos compostos. A utilização de óleos vegetais (citronela e algodão) em diferentes concentrações (2, 4 e 8%), Benzocreol® (0,005%) e cal virgem (50g) não apresentaram efetividade no controle de colônias de C. cumulans em pastagens.
- ItemAvaliação de tolerância ao herbicida Sequence do clone de eucalipto AEC 144(2025-02-28) Damaceno, Heraldo Carlos Perpetuo ; Doutor Alisson José Eufrásio de carvalhoO cultivo de eucalipto desempenha um papel fundamental na economia brasileira, sendo amplamente utilizado na produção de celulose, madeira e biomassa. Durante as fases iniciais do cultivo, a competição com plantas daninhas pode comprometer o crescimento das mudas, exigindo o uso de herbicidas. Este estudo avaliou o impacto do herbicida Sequence (glyphosate + S-metolacloro) no crescimento do clone AEC 144 de eucalipto e a eficácia da adubação foliar na mitigação dos efeitos fitotóxicos. O experimento foi realizado no município de São João Evangelista-MG, sob delineamento em blocos casualizados com cinco doses do herbicida (0, ¼, ½, ¾ e 1x a dose recomendada) e presença ou ausência de adubação foliar, totalizando dez tratamentos. Foram avaliadas as variáveis biométricas altura, diâmetro do caule, teor de clorofila (SPAD) e massa da matéria seca das raízes e da parte aérea, aos 60 e 120 dias após a aplicação do herbicida. Os resultados evidenciaram que o herbicida reduziu significativamente (p≤0,05) a altura e o diâmetro do caule das plantas. A altura média das plantas tratadas foi 35,1% menor em relação à testemunha, e a maior redução no diâmetro (16,6%) ocorreu na dose ½. A massa da matéria seca de raiz também foi reduzida com o aumento das doses do herbicida. Embora nenhuma planta tenha morrido, sintomas visíveis de intoxicação foram observados, e a recuperação parcial ocorreu aos 120 dias. A adubação foliar não mitigou os efeitos do herbicida. O teor de clorofila (SPAD) não apresentou variação significativa entre os tratamentos. Conclui-se que a aplicação do herbicida Sequence comprometeu o crescimento do clone AEC 144 de eucalipto, reduzindo altura, diâmetro do caule e massa da matéria seca radicular. A adubação foliar não foi eficiente para reduzir os efeitos fitotóxicos, indicando a necessidade de manejo criterioso do herbicida para evitar prejuízos ao desenvolvimento das plantas. O clone de eucalipto AEC 144 evidencia sensibilidade ao herbicida Sequence.
- ItemAvaliação do cultivo tradicional e hidropônico de alface (Lactuca sativa L.) e rúcula (Eruca sativa L.)(2024-04-04) Santos, Alice Lídia da Silva; Sá, Márcia Eduarda Nunes de; Mestra Fernanda Lima BarrosoA alface (Lactuca sativa L.) e a rúcula (Eruca sativa L.) são hortaliças folhosas em constante ascensão, principalmente no consumo de saladas. Sendo a alface a mais consumida no Brasil e no mundo, além de corresponder a 80% do cultivo hidropônico, se destacando pelos elevados valores de vitaminas B e C, cálcio e sais minerais. Já a rúcula, se destaca pelo seu sabor e cheiro acentuado, além de apresentar altos índices de potássio, enxofre, ferro e vitaminas, como A e C. Ambas as culturas podem ser cultivadas de inúmeras formas, no entanto a hidroponia tem crescente utilização nos tempos atuais, já que apresenta qualidade satisfatória em relação ao cultivo convencional. Objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho da cultura do alface, com as cultivares Larissa, Dora e Carmim e a cultura da rúcula com a cultivar Astro, em sistema de cultivo tradicional (solo) e hidropônico (tipo telha e cano). A instalação dos experimentos ocorreu no Setor de Olericultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, localizado no município de São João Evangelista/MG, ambos em delineamento em blocos casualizados (DBC), com unidade experimental composta por uma planta, sendo o primeiro em esquema fatorial 3 x 3, combinando 3 cultivares de alface (Dora, Carmim e Larissa) e 3 sistemas de cultivo (solo, telha e cano), totalizando 9 tratamentos com 5 repetições e o segundo foi avaliado o desenvolvimento de uma cultivar de rúcula (Astro) em 3 sistemas de cultivo (solo, telha e cano), com 5 repetições. Verificou-se que a hidroponia tem resultados superiores quando comparada aos métodos tradicionais de cultivo, tanto a alface quanto a rúcula tiveram resultados promissores, além de que a alface lisa apresentou um desempenho superior em todos os parâmetros de avaliação, tais como peso, altura, número de folhas, diâmetro, volume e comprimento das raízes.
- ItemAvaliação do desenvolvimento da cultura do sorgo (sorghum bicolor ( l.) moench) sob diferentes lâminas de água e estresse hídrico(2024-03-14) Pedroso, Ninfa Ribeiro; Doutor Mateus Marques BuenoNo cenário da agricultura mundial, e principalmente no Brasil, procura-se cada vez mais a elaboração de novas tecnologias para a utilização do recurso hídrico de maneira sustentável. O experimento foi realizado no Instituto Federal de Minas Gerais, no Campus São João Evangelista. O trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento e produção do sorgo (Sorghum bicolor [L.] Moench), submetido a diferentes lâminas de irrigação e estresse hídrico. Foram avaliados parâmetros fisiológicos: a altura do colmo (AC), diâmetro do colmo (DC), volume de água consumido pela cultura (VA), taxa de crescimento absoluto (TCA), massa seca total (MST), massa úmida total (MUT), massa de matéria seca da parte aérea (MSPA), as avaliações feitas foram aos 30, 60, 90 e 120 dias após a emergência (DAE). O delineamento experimental foi em blocos casualizados (DBC), com cinco blocos e quatro tratamentos, representados pelas lâminas 60%, 80%, 100% e 120%, a reposição ocorreu semanalmente, utilizando como referência a lâmina de 100%, mensurada através da balança de precisão. O sorgo foi plantado em vasos de polietileno, preenchidos com 12 kg de solo, totalizando vinte tratamentos. Foram realizadas duas reposições, durante o experimento a partir da Capacidade Máxima de Retenção de Água (CMRA). Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) pelo teste de F (p < 0,05) com auxílio do programa Sisvar 5.6, e as médias de tratamentos submetidas à análise de correlação, utilizando-se as ferramentas Excel, Libreoffice. Para a quantificação do volume de água, utilizou-se a análise de regressão linear com o uso da ferramenta Excel, correlacionando as variáveis com o volume total de água consumida. As lâminas influenciaram nos resultados, tendo melhores produtividades nas lâminas de 100% e 120%, apesar do estresse hídrico durante os estádios fenológicos.
- ItemAvaliação do desenvolvimento vegetativo de plantas da cultura da alface (Lactura sativa L.) submetidas a aplicação de Extrato Emulsionável de Micro-organismo Eficientes (EM).(2016-12-16) Santos, Augusto César Pereira do; Doutor Aderlan Gomes da Silva; Doutor Wemerson Geraldo MagalhãesA alface (Lactuca sativa L.) é a hortaliça folhosa mais comercializada no Brasil, sendo considerada uma cultura hortícola de grande consumo. Assim como várias outras hortaliças, exige um fornecimento considerável de nutrientes prontamente solúveis dentro de um curto período. Portanto é comum a aplicação, pelos produtores, de doses maciças de fertilizantes para atender à demanda de nutrientes da cultura. Uma alternativa é a tecnologia dos Micro-organismos Eficientes (EM), uma solução aquosa que compreende vários micro-organismos benéficos (actinomicetos, leveduras, etc.), que exercem, direta ou indiretamente, influência positiva no desenvolvimento da planta, tornando-se também uma alternativa para os pequenos agricultores. O cultivo agroecológico também surge buscando excluir ou diminuir o emprego de insumos, como pesticidas e fertilizantes,adotando o uso de compostos à base de micro-organismos, onde a tecnologia do EM pode se encaixar. O experimento foi conduzido utilizando sementes de alface (Lactuca sativa L.) tipo crespa, cultivar Scarlet, em três tratamentos: Tratamento 1 (T1: cultivo convencional, com aplicação de fertilizantes), Tratamento 2 (T2: aplicação de extrato emulsionável de EM natural) e Tratamento 3 (T3: aplicação de extrato emulsionável de EM natural + cultivo convencional), com 10 repetições (10 plantas) em cada tratamento. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualisado e submetido ao teste Tukey a 5% de probabilidade. Foi avaliado o desenvolvimento vegetativo das plantas, analisando o número de folhas, massa seca e fresca da parte aérea e do sistema radicular. Os tratamentos submetidos a aplicação dos EM (T2 e T3) demonstraram, nas plantas de alface cultivadas, melhores resultados nas variáveis analisadas, segundo teste Tukey a 5% de probabilidade. Essa tecnologia EM é natural, segura e de fácil emprego, sendo uma boa alternativa para a substituição de insumos, como fertilizantes, além de ser uma forma para reduzir o custo de produção para a agricultura familiar.
- ItemAvaliação do efeito residual de herbicida clomazone aplicado em solos com textura argilosa e arenosa, em diferentes doses, ao longo do tempo.(2024-10-07) Miranda, Paulo Henrique Amador.; Doutor José Roberto de Paula.; Doutor Valdevino Pereira Silva.A incidência de plantas daninhas destaca-se como um dos principais problemas encontrados nas lavouras do Brasil. Para controle, o método mais utilizado se dá por meio da aplicação de herbicidas, que por sua vez exige aplicação de forma consciente e eficaz. Tais precauções relacionam-se com o destino final destes compostos, ou seja, seu efeito residual. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito residual do herbicida clomazone, recomendado para aplicação em pré-emergência em cultivos de arroz irrigado e cana-de-açúcar, considerando as interações entre a dose aplicada, a textura do solo e a profundidade. Os experimentos de campo foram conduzidos em uma área experimental cujo solo é do tipo Latossolo Vermelho Amarelo. Para ambos os experimentos em campo (1 e 2) foram utilizadas as mesmas metodologias. Os experimentos 1 e 2, realizados com solo arenoso e argiloso, respectivamente, seguiram um delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 4 x 2. O fator 1 incluiu 4 doses, variando de 0 a 150% da dose recomendada na bula comercial do produto e o fator 2, duas profundidades, com 4 repetições, totalizando 32 parcelas. O efeito residual do herbicida foi determinado por meio de bioensaios. Além disso, uma análise cromatográfica aos 93 dias após a aplicação (DAA) foi realizada para quantificar os resíduos do herbicida. Após análise de dados, observou-se que o herbicida clomazone causa injúrias nas plantas bioindicadoras até 33 DAA quando utilizado as doses de 360, 720 g ha-1 e até os 63 DAA na dose de 1080 g ha-1 na camada de 0-10 cm de profundidade para os solos arenoso e argiloso. O clomazone remanescente aos 93 DAA no solo arenoso, nas dosagens de 360, 720 e 1080 g ha-1 na profundidade de 0 até 20 cm, foram 117,3 g ha-1; 260,8 g ha-1 e 376,2 g ha-1, respectivamente. Para o solo argiloso, foram recuperados nessas mesmas doses e camadas, 120,3 g ha-1; 252,9 g ha-1 e 281,9 g ha-1. Desta forma, conclui-se que o clomazone permanece no solo após a aplicação, com a quantidade residual variando conforme a dosagem utilizada e a profundidade do solo.