Especialização em Gestão
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Especialização em Gestão por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemViabilidade financeira: um estudo de caso sobre a substituição da motobomba a diesel pela solar para a extração de água potável de um poço artesiano no município Wanderley/BA(2023-12-06) Albuquerque, Bruna Aguiar de; Andrade, Fernando Augusto Rocha de; Doutora Paula Andréa de Oliveira e Silva RezendeO presente estudo de caso contextualiza a substituição de um sistema de bombeamento de água potável de um poço artesiano movido a óleo diesel por um sistema movido a energia solar fotovoltaica. Neste contexto, além de substituir a energia fóssil por renovável e como análise, o estudo apresentou a viabilidade financeira com relação ao retorno do investimento e o impacto no resultado financeiro da Fazenda Fortaleza. Por isso, atualmente, investe-se muito em formas de energia renováveis, ou seja, que agride menos o meio ambiente, conseguindo satisfazer as necessidades dos proprietários rurais e da comunidade. Em termos complementares, as análises apresentadas neste trabalho evidenciaram a implementação de sistema fotovoltaico, no qual é uma excelente alternativa para reduzir impactos ambientais e aumentar a lucratividade da Fazenda.
- ItemIntraempreendedorismo na Educação Pública Estadual no município de Espírito Santo do Dourado/MG: aplicabilidade da Matriz GUT para análise técnica situacional no período da Pandemia Covid 19(2023-12-20) Carvalho, Camila Silveira; Paiva, Denis Mateus; Mestre André Geraldo da Costa CoelhoO período de pandemia trouxe mudanças para diferentes setores da sociedade, dentre eles o educacional. O ensino remoto surgiu como saída possível para que os diferentes sistemas de ensino nacionais não ficassem paralisados. A busca pelos melhores métodos, mais efetivos a cada realidade fez com que fosse necessário lançar mão de uma iniciativa intraempreendedora por parte de cada um dos agentes educacionais do país. Este artigo tem por objetivo identificar os principais processos críticos da Educação do município de Espírito Santo do Dourado, em Minas Gerais, e classificá-los quanto a sua gravidade, urgência e tendência sob a sistemática da matriz GUT. Trata-se de um relato técnico, realizado a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, para coleta de informações por meio de visitas in loco. Com intuito de compreender as dinâmicas adotadas pelos profissionais de educação atuantes na escola, seus incentivos e impactos bem como as práticas de intraempreendedorismo adotadas durante o período de educação remota, imposto pela pandemia da Covid-19. Esta proposta justifica-se pela tentativa de encontrar entendimento de como foram adotadas as metodologias antes e após o período da pandemia, visando propor à escola uma sugestão factível de melhoria em seus processos.
- ItemA Importância da Educação Empreendedora para o Futuro dos Jovens do Ensino Médio(2024-01-11) Godoy Filho, Amauri Américo de; Dias, Fábio Alexandre; Doutora Paula Andréa de Oliveira e Silva RezendeO Brasil é um país que se destaca pela quantidade e variedade de empreendedores e de empreendedorismo, porém tem uma elevada taxa de mortalidade de negócios logo no primeiro ano após a abertura da organização, motivo este ocasionado pela falta de conhecimento e capacitação dos empreendedores quanto à gestão de seus negócios. A faixa etária dos 18 aos 25 anos é a que mais empreende na atualidade como forma de renda principal ou complementar, e por este motivo, se faz necessário a preparação e capacitação dos mesmos para mitigar está mortalidade e proporcionar a longevidade e o sucesso desses jovens com seus empreendimentos ou mesmo de terceiros. Objetiva-se compreender e avaliar os reflexos e diferencial da educação empreendedora no ensino médio e o quão isso é importante para os jovens na sua formação empreendedora e profissional, para isso foi realizada a revisão da legislação existente, da bibliografia em livros, artigos científicos, sítios e portais governamentais e institucionais, bem como aplicada uma pesquisa qualitativa por meio de canais digitais, realizada no município de Campinas – SP e no seu entorno para identificar o perfil socioeconômico desses jovens, e a relevância da educação empreendedora para o seu futuro pessoal e profissional. Concluiu-se que a educação empreendedora é importante para o futuro dos jovens e o quanto antes acontecer esta capacitação no ensino médio, em caráter nacional e focada, menor será a taxa de fracasso dos futuros empreendedores, maior será a contribuição destes jovens para a economia e sociedade, através da geração de riquezas e de empregos principalmente por meio do empreendedorismo próprio.
- ItemDiagnóstico do Uso do Marketing Digital por Pequenos Produtores Rurais do Estado de Minas Gerais(2024-03-12) Casemiro, Ítalo de Paula ; Jorcelino, Tallyrand Moreira; João Francisco Sarno CarvalhoDiante da relevância do marketing digital para os negócios, o presente estudo objetiva identificar os usos deste tipo de marketing utilizado por pequenos agricultores e propor um framework que auxilie na adoção de estratégias de marketing digital para esse público. Por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo coletou informações sobre o uso do marketing digital com pequenos agricultores do Estado de Minas Gerais, no intuito de diagnosticar como este público têm utilizado este recurso. Para isso, foi desenvolvido um questionário com informações sociodemográficas e perguntas versando sobre recursos de marketing digital utilizados entre produtores rurais. Ao todo foram obtidas 20 respostas, onde se notou o baixo uso e conhecimento de recursos de marketing digital entre os produtores, quadro esse que se justifica por limitações macroestruturais, como as deficiências de infraestrutura, falta de capacitação e também de aprimoramento das práticas de gestão. A partir dos resultados do presente estudo, espera-se que o framework proposto possa servir de referência para o planejamento estratégico de marketing digital para pequenos produtores rurais.
- ItemPotencialidades e limitações para a inserção dos profissionais de Administração na gestão da educação básica: breves reflexões(2024-04-09) Lins, Luama Soraia Coelho; Souza, Moaci Arnaldo de; Doutora Luciana Emirena dos Santos CarneiroDados empíricos mostram que a maioria dos cargos de gestão na educação básica é ocupada por profissionais das áreas de licenciaturas e não por administradores. Nesse sentido, questiona-se: como as habilidades e competências dos profissionais de Administração podem contribuir para a gestão eficiente e eficaz da educação básica? Assim, o objetivo geral deste estudo foi identificar quais competências dos profissionais de Administração atendem aos requisitos da gestão da educação básica, destacando aquelas que não atendem ou precisam ser desenvolvidas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, baseada em levantamento bibliográfico e documental, que resultou na elaboração de um quadro comparativo de cenários, tomando como base nas competências dos administradores estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Administração, e nas competências gerais dos diretores escolares, constantes na Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar. Verificou-se que todas as habilidades e competências dos administradores estão contidas nas competências demandadas pelos cargos de gestão escolar, com destaque para as competências de relacionamento interpessoal, comunicação eficaz e aprendizagem autônoma. Isto implica dizer que o perfil geral dos administradores é aderente ao que se espera de um diretor escolar, sob a perspectiva do CNE. Conquanto estes não possuam uma formação pedagógica, a falta desta não constitui um ponto negativo aos administradores, pois estes, enquanto gestores escolares, teriam uma equipe pedagógica à disposição, garantindo a construção e implementação das políticas pedagógicas e cumprimento da BNCC.
- ItemEducação empreendedora: um estudo de caso da implantação de uma empresa júnior em uma faculdade de tecnologia(2024-04-10) Rogerio Rodolfo Baptista; Doutora Rita de Cássia Leal CamposEste artigo tem como objetivo descrever a implementação de uma Empresa Júnior (EJ) em uma Faculdade de Tecnologia, relacionando o processo com as questões pertinentes a educação empreendedora. A EJ tem finalidade de proporcionar aos estudantes uma experiência prática no mundo empresarial, sendo uma oportunidade para aplicarem seus conhecimentos e desenvolverem suas competências. A metodologia norteadora do artigo é o estudo de caso, sendo utilizado como técnicas de coleta de dados foram observações, participações em reuniões e enquete. Análise dos dados foi qualitativa. O processo de implementação da EJ foi dividido em três fases: 1) diagnóstico e estudo de viabilidade (concluído); 2) processo seletivo (concluído) e 3) Formação das equipes e organização inicial da EJ (em andamento). As informações indicaram uma adesão significativa ao projeto, refletindo o interesse institucional e dos alunos. Destaca-se o uso da EJ como instrumento da educação empreendedora, pois ela ajudar criar consciência sobre o empreendedorismo, influenciar atitudes empreendedoras, cultivar características essenciais, desenvolver habilidades empresariais e apoiar empreendedores e empresas. A EJ tem um papel ativo na preparação para o mercado atual, oferecendo aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos na prática, enriquecendo sua formação e contribuindo para o desenvolvimento de suas competências. Conclui-se que o projeto é viável e promissor para promover o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes. Espera-se que essa iniciativa contribua para o fomento do empreendedorismo e inovação, fortalecendo os laços entre a instituição e a comunidade local.
- ItemMotivação para empreender: um estudo de caso com jovens universitários do Curso de Administração de uma Instituição de Ensino em Manaus-AM(2024-04-15) Bezerra, Stiffanny Alexa Saraiva; Gonçalves, Pedro João; Prof.ª. Dra. Paula Andréa de Oliveira e Silva RezendeEmpreender geralmente significa ter um negócio, expandir um empreendimento já existente ou criar algo e transformar em um negócio, constituindo um processo de geração de riqueza e criação de ocupações na economia. Nesse contexto, objetivou-se com este estudo identificar a motivação de uma pessoa para empreender. Deste modo, realizou-se um estudo básico, qualitativo e exploratório, por meio de um estudo de caso, onde foi aplicado um questionário com questões mistas, confeccionado no Google Formulários, aos alunos do curso de Administração de uma instituição de Ensino Superior no município de Manaus/AM, distribuídos entre os períodos 2º a 8º. No total, participaram 106 alunos e 23 egressos. A maioria dos participantes foram mulheres, entre 18 e 29 anos, solteiras e que exerciam alguma atividade remunerada. Os resultados demonstram inclinação dos participantes, ou no mínimo um grande interesse, em se tornarem empreendedores, considerando que 43 deles já desenvolveram alguma atividade empreendedora e atualmente 28 desenvolvem alguma atividade, que são na maioria do comércio, com a venda de algum produto, e de maneira informal. Os motivos preponderantes para empreender estão na busca da autonomia individual obtida pela renda, e na realização de um sonho pessoal. Logo, as motivações são múltiplas, indo além de uma necessidade ou de uma oportunidade. Nesse contexto, a realização de atividades que estimulem o espírito empreendedor no âmbito acadêmico é fundamental para a formação de profissionais inovadores e preparados para lidar com o constante dinamismo do cenário global atual.
- ItemEstrutura da comunicação no setor público: um estudo de caso em uma prefeitura do estado do Espírito Santo(2024-04-17) Teixeira, Aretusa Martins; Gonçalves, Ígor Prates; Doutora Camila Cristina de Paula PereiraO Trabalho de Conclusão de Curso investigou a estrutura da comunicação em uma prefeitura do Espírito Santo, analisando os processos e procedimentos de comunicação interna. Os autores concluíram que a prefeitura possui uma descrição detalhada dos cargos e funções, especialmente do cargo de Jornalista, com suas atribuições claras no organograma. Além disso, os procedimentos da Secretaria de Assuntos Institucionais e Comunicação Social estão bem definidos no Instrumento Normativo SCS nº 01/2015. A pesquisa ressaltou a importância da comunicação efetiva, destacando a troca de mensagens entre emissor e receptor. Com base nos dados coletados e na revisão bibliográfica, os autores recomendam aprimoramentos na comunicação interna para garantir maior eficiência e produtividade na prefeitura estudada. As conclusões apontam para a necessidade de fortalecer a comunicação como um todo, considerando a integração das partes em um sistema completo. A transparência e clareza nas informações são fundamentais para o bom funcionamento da gestão pública, contribuindo para processos mais eficazes e para a satisfação dos colaboradores e cidadãos atendidos pela prefeitura.
- ItemO ensino de marketing digital a partir de metodologias ativas: proposição de sequência didática a ser adotada num curso técnico(2024-04-17) Sousa, Antonio Henrique Sobrinho; Caetano, Plinio Alexandre dos Santos Caetano; Prof. Dr. Bruno Pellizzaro Dias AfonsoO presente trabalho aborda a implementação de metodologias ativas no ensino de Marketing Digital no Curso Técnico em Marketing do Campus Sertãozinho do IFSP, com o intuito de promover uma aprendizagem mais participativa e prática. A pesquisa teve como objetivo elaborar uma sequência didática baseada em metodologias ativas para o ensino de Marketing Digital, visando proporcionar uma experiência de aprendizagem dinâmica e colaborativa aos alunos. O estudo adota uma metodologia de abordagem qualitativa e descritiva, utilizando procedimentos técnicos bibliográficos para fundamentação do referencial teórico. A pesquisa é considerada aplicada pois buscou compreender os efeitos positivos da intervenção proposta. Os autores compreendem que a sequência didática elaborada, a qual consiste em atividades práticas ao longo de um semestre na instituição, a saber, 19 semanas, incluindo brainstorming, análise de cases, produção de conteúdo e criação de campanhas de Marketing digital, pode permitir que se promova uma aprendizagem mais efetiva e se prepare aos educandos para os desafios do mundo do trabalho atual. A integração das tecnologias digitais e metodologias ativas é fundamental para desenvolver habilidades como autonomia e resolução de problemas. A proposta do presente trabalho, portanto, representa uma contribuição para o aprimoramento do ensino de Marketing Digital, uma vez que a aplicação das metodologias ativas contribui de forma ativa na vida dos estudantes, pois permite que eles aprendam de forma autônoma e participativa, estimulado o pensar, buscando resolver situações reais.
- ItemGeração fotovoltaica mais eficiente com técnicas de arrefecimento(2024-04-22) Antunes, Denise Castanho; Lira, Marcos Antonio Tavares; Doutor Diego Oliveira MirandaDiversos fatores atrapalham o desempenho dos módulos fotovoltaicos, entre eles estão sombreamento, sujeiras, temperatura, intensidade da luz solar, entre outros. Considerando o natural aquecimento que os módulos sofrem ao longo do dia e as perdas de eficiência em decorrência disso, o uso de técnicas de arrefecimento torna-se uma possibilidade com bastante potencial para minimizar as perdas. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho foi de desenvolver um sistema simples, porém eficiente, de controle e monitoramento padrão para uma planta de energia fotovoltaica que permita o arrefecimento dos módulos utilizando água, visando aumentar a potência de saída, a eficiência e a vida útil através de um canal remoto. O sistema foi testado e avaliado na cidade de Teresina, no estado do Piauí. E o resultado experimental revelou que com o sistema de arrefecimento sobre a superfície do módulo, a temperatura pôde ser reduzida em até 19-21°C. Ocasionando uma eficiência de aproximadamente de 10% na geração de energia.
- ItemUtilização do método higher education performance (HEDPERF) para avaliação da qualidade dos serviços prestados em uma faculdade privada no município de Jaciara, Mato Grosso(2024-04-26) Diego Campos Pereira; Janice Queiroz de Pinho GonçalvesUma organização necessita conhecer a percepção dos clientes com relação aos produtos ou serviços prestados para que possa realizar as melhorias identificadas como pontos fracos. Desta forma, o presente estudo buscou identificar a qualidade dos serviços prestados em uma faculdade privada localizada no município de Jaciara, Mato Grosso. Para atingir o objetivo, utilizou-se o instrumento Higher Education Performance (HEdPERF) para a identificação da qualidade dos serviços prestados na instituição de ensino. Como resultado, identificou-se que foi atribuída uma nota média geral de 5 pontos, numa escala de 1 a 7 para os serviços prestados pela instituição. Utilizando a média geral como nota de corte, identificou-se que dos 41 atributos avaliados, 20 apresentaram desempenho inferior à média geral, requerendo atenção dos gestores da instituição para desenvolvimento de plano de melhorias.
- ItemWhatsapp business como estratégia de marketing em instituições privadas de ensino superior(2024-04-26) Almeida, Wagner Ferreira de; Aquino, Magno Geraldo de; Doutora Janice Queiroz de Pinho GonçalvesO cenário educacional contemporâneo tem experimentado uma transformação significativa com a ascensão do marketing digital como uma ferramenta fundamental para Instituições Privadas de Ensino Superior. Nesse contexto, o WhatsApp Business surge como uma plataforma promissora, oferecendo recursos específicos que podem ser estrategicamente utilizados para aprimorar a comunicação comercial e fortalecer o relacionamento com os alunos. Diante do exposto, o objetivo principal desta pesquisa é analisar de que maneira os recursos específicos oferecidos pelo WhatsApp Business podem ser empregados como estratégia efetiva de comunicação comercial para manter o contato e promover o engajamento de alunos em duas Instituições Privadas de Ensino Superior no estado de Minas Gerais. O estudo constitui-se de um relato técnico, cujo foco reside na exploração do uso do WhatsApp Business em instituições privadas de ensino superior. A pesquisa, de abordagem qualitativa, adotou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Alguns resultados indicam que o WhatsApp Business desempenha um papel crucial na comunicação entre as instituições de ensino superior e seus alunos.
- ItemDimensionamento da força de trabalho com base na metodologia MAP - estudo de caso de uma unidade de gestão de benefícios trabalhistas(2024-05-03) Rocha, Hugo Alvarenga da; Moura, Rosângela Galvão de; Especialista Danielle Nunes Valadão; Mestre Augusto Chaves MartinsEste artigo destaca a importância da gestão de recursos humanos em um mercado de trabalho em constante evolução, enfatizando a necessidade de adaptação das organizações para enfrentar desafios presentes e futuros. A abordagem crítica e atualizada para as estratégias de dimensionamento da força de trabalho é essencial para garantir eficácia e sucesso. O Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) é fundamental nesse contexto, envolvendo a determinação do número ideal de trabalhadores para realizar tarefas específicas. No entanto, não há uma técnica única para realizar o DFT, dada sua complexidade. A abordagem estratégica e baseada em dados é fundamental, assim como o uso do Mapa de Atribuições por Produto (MAP). O estudo de caso apresentado ilustra a aplicação prática da técnica DFT por Competência, destacando sua importância para uma gestão eficaz da força de trabalho.
- ItemAceitação e uso de um Enterprise Resource Planning no Oeste Amazônico(2024-05-04) Pommer-Barbosa, Raul Afonso; Éber Lopes MendesO UTAUT2 é modelo desenvolvido para ser um ponto de partida para investigar a adoção de TI e pode ser usado para identificar os fatores que influenciam a intenção de usá-la, bem como para ser adotada por uma organização. Esta pesquisa tem como objetivo testar empiricamente a validade do instrumento de mensuração da Teoria Unificada da Aceitação e Uso da Tecnologia dentro do contexto de uma empresa do oeste amazônico que passou pelo processo de implantação de um ERP. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de corte transversal que utilizou levantamento amostral mediante questionário estruturado como forma de coleta de dados. A técnica de análise de dados é a regressão múltipla no software SmartPLS 4. Os resultados apontam para evidências de validade. As variáveis aceitas no modelo foram Desempenho de Vendas, Frequência de Uso e Tempo de Uso. Demonstrando que as rotinas de utilização do ERP já estão internalizadas pelos usuários. Esta pesquisa contribui para a Teoria Unificada da Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT) na medida, que é aplicada em diferentes ambientes, evidenciando características que podem permitir sua generalização.
- ItemEstudo das iniciativas do ecossistema de inovação de Belo Horizonte para o seu desenvolvimento como cidade inteligente(2024-05-07) Ramos, Ana Caroline Salviano; Soares, Michel Souza; Doutor Bruno Pellizzaro Dias AfonsoO crescimento da população urbana é um fenômeno responsável por desencadear problemas diversos. Para responder aos desafios, muitos espaços urbanos vêm adotando iniciativas de cidades inteligentes. O município de Belo Horizonte (BH) caminha nessa direção, explorando ações, a partir de um ecossistema de inovação, que respondam de forma inteligente aos desafios urbanos e proporcionem qualidade de vida à população. Este artigo analisou iniciativas desenvolvidas no ecossistema de inovação de Belo Horizonte direcionadas para o seu progresso como cidade inteligente. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa com a coleta dos dados realizada por meio da observação participante e da pesquisa documental, sendo feita uma análise de conteúdo para apuração das informações. O estudo, além de apresentar as principais soluções estabelecidas pelo ecossistema local com foco nos pilares de uma cidade inteligente e de caracterizar os papéis dos principais atores do ecossistema, pode servir de referência para outros municípios interessados em aprimorar as suas práticas de inovação e cidade inteligente.