Bacharelado em Engenharia Florestal
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Florestal por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 51
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlternativas de modelagem para a estimativa da altura de eucalipto.(2022-01-12) Pimenta, Ivelton Alves; Doutor Bruno Oliveira LafetáInvestigações científicas sobre a modelagem da altura de árvores reduzem custos e o tempo em inventário florestais, aumentando o rendimento da amostragem. O objetivo do presente trabalho foi avaliar alternativas para a modelagem hipsométrica generalista de eucalipto via regressão linear, com a inclusão de índices de competição independentes da distância como variável preditora. Os dados utilizados foram provenientes de 34 parcelas distribuídas em quatro unidades de manejo florestal com 72 meses de idade. Calcularam-se 7 índices de competição independentes da distância. Avaliou-se o desempenho preditivo de 16 modelos hipsométricos generalistas, sendo propostos 14 modelos de dupla entrada (DAP e índice de competição). Todas as equações geradas foram biologicamente consistentes. Diante da ausência de informações da altura de árvores dominantes, a modelagem generalista pode ser melhor viabilizada com a inclusão do índice IC4, que representa a área basal de árvores vizinhas competidoras. Conclui-se que a inclusão de índices de competição em modelos hipsométricos ampliam a capacidade de generalização de equações para talhões de eucalipto com distintas capacidades produtivas. O índice de competição IC4 favorece a qualidade de ajuste e desempenho preditivo da modelagem hipsométrica nos sítios estudados.
- ItemAnalise do desenvolvimento de povoamentos florestais manejados sob o regime de talhadia em áreas da empresa CENIBRA(2021-12-20) Macedo, Denis Aparecido Nunes; Mestre Ivan da Costa Ilhéu FontanO presente trabalho teve por objetivo analisar o desenvolvimento de povoamentos florestais manejados sob o regime de talhadia em áreas da empresa CENIBRA de modo a identificar e subsidiar oportunidades de melhoria em seus processos silviculturais. O trabalho fundamentou-se em uma análise dos povoamentos da regional Rio Doce manejados sob o regime de talhadia pela CENIBRA, baseada na metodologia de Gerenciamento da Rotina, com análise de informações históricas do cadastro de silvicultura e controles de qualidade, investigação de causas e proposição de um plano de ação. A atividade de exposição da porção intacta da casca das cepas se mostrou eficiente na melhoria das condições de desenvolvimento de gemas e brotos, aumentando o índice de cepas vivas por hectare, de modo que todos os talhões indicados para talhadia manejados de agosto a novembro de 2021 foram regenerados totalizando 475,57 hectares.
- ItemAnálise espacial para geração de modelos de riscos a incêndios florestais utilizado sensoriamento remoto em microbacia hidrográfica.(2022-07-14) Souza, Jackson Paulo Silva; Mestre Gildriano soares de Oliveira; Doutora Mayara Maria de Lima PessoaOs incêndios florestais são fenômenos complexos com um grande número de fatores determinantes incertos e altamente imprevisíveis que ainda permanecem desconhecidos. O trabalho teve como estudo o uso de técnicas de sensoriamento remoto para o monitoramento e o planejamento ambiental de áreas com maiores chances de incêndios florestais. Foram elaborados mapas no ArcMap versão 10.8 e ajustados ao modelo estatístico de risco de incêndio. Cada mapa era independente por cada vaiável ter uma influência de modo específico (Precipitação, evapotranspiração, declividade, proximidade de estradas, temperatura média, uso do solo, altitude e orientação). A área de estudo apresentou aproximadamente 3,02 ha de área de baixo risco, 3835,66 ha de risco moderado, 17540,28 ha de alto risco, 2073,87 ha de risco muito alto e 0,18 ha de risco muito alto. Representando 0,13%; 16,35%; 74,79%; 8,84%; 0,00%.
- ItemAnatomia macroscópica de madeiras comercializadas no município de São João Evangelista-MG.(2019-12-16) Jácome,Camila Cordeiro.; Doutora Caroline Junqueira Sartori; Mestre Paulo Junio DuarteA anatomia da madeira é de vital importância para a correta identificação das espécies,promovendo assim a correta destinação final das peças de acordo com suas características intrínsecas. Tendo como objetivo fornecer para a literatura e indústria de madeira serrada, informações acerca de análise anatômica macroscópica de madeiras comerciais madeireiras, fez-se o levantamento das espécies comercializadas nos empreendimentos madeireiros de São João Evangelista-MG. Para tal, as madeiras foram provenientes de doações de serrarias da cidade de São João Evangelista-MG e foram submetidas à eletromacrografias em 10x de aumento dos elementos anatômicos, onde utilizou-se de um microscópio estereoscópio com fluorescência modelo Nikon SMZ 1500 acoplado a uma câmera digital Nikon DS-Ri1 com 12.7 megapixels de resolução; e o software usado para a captura das eletromacrografias foi o NIS – Elements D 3.2. A descrição macroscópica seguiu as normas da IAWA e IBAMA em que se caracterizam a distinção das camadas de crescimento; parênquima axial; vasos; raios; e presença de linhas vasculares e substâncias inerentes ao processo de cernificação. Pode-se concluir que as amostras de Bowdichia sp. (Sucupira), Eucalyptus sp. (Eucalipto), Pouteria sp. (Abiu) e Qualea sp. (Cambará) foram identificadas como espécies comercializadas tradicionalmente por nomes vulgares diferentes, indicando a possibilidade de comercialização e empregabilidade equivocada dessas espécies; e que as demais espécies Couratari sp.(Tauari), Diplotropis sp. (Sucupira), Dipteryx sp. (Cumaru-ferro), Manilkara sp. (Paraju), Peltogyne sp. (Roxão), foram corretamente identificadas nos empreendimentos madeireiros.
- ItemAplicação de relações hipsométricas e volumetria em povoamento seminal de eucalipto.(2022-01-12) Sampaio, João Marcos Barbosa; Doutor Bruno Oliveira LafetáInvestigações científicas sobre a aplicação de relações hipsométricas fornecem subsídios importantes para a quantificação de recursos madeireiros e manejo florestal. O objetivo foi avaliar o efeito de alternativas do uso de relações hipsométricas na altura e volume em um povoamento seminal de eucalipto. O inventário florestal foi realizado aos 60 meses de idade e consistiu na distribuição aleatória de 10 unidades amostrais. Avaliaram-se duas abordagens para a aplicação de relações hipsométricas empregando diferentes métodos de modelagem, uma a qual se estima a altura de todos os fustes inventariados (P1, alturas estimadas) e outra pautada na estimativa de altura apenas daqueles indivíduos que tiveram somente o DAP mensurado (P2, combinação de alturas medidas e estimadas). As relações hipsométricas dos ajustes dos modelos de Curtis (regressão linear), Logístico (regressão não linear) e máquinas vetor de suporte com função Kernel de base radial exibiram as melhores qualidades preditivas. Os volumes calculados não se diferenciam estatisticamente entre as abordagens P1 e P2. Conclui-se que a abordagem de P1 é uma alternativa para a aplicação de relações hipsométricas apropriadamente estabelecidas e não compromete a quantificação volumétrica florestal. A variabilidade biométrica tende a ser menor com a estimativa da altura de todos os fustes inventariados.
- ItemAvaliação da esterilização quimíca e germinação in vitro de sementes de khaya senegalensis A. JUSS. (MOGNO-AFRICANO).(2019-12-12) Freitas,Luisa Costa; Doutora Caroline Junqueira SartoriA espécie Khaya senegalensis é conhecida como Mogno-Africano, pertencente à família das Meliaceaes e um dos problemas na sua produção é a difícil execução de coletas de sementes devido ao porte da árvore e a perda da viabilidade em um curto espaço de tempo. A micropropagação in vitro aparece como ferramenta importante para suprir tais dificuldades encontradas. Porém, esta técnica apresenta custo elevado e, além disso, a autoclavagem pode levar à decomposição de componentes do meio de cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade da utilização de hipoclorito de sódio na esterilização dos utensílios e preparo do meio de cultura na multiplicação in vitro de Khaya senegalensis (Mogno-Africano) em substituição à autoclavagem. O estudo foi conduzido no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus São João Evangelista, onde as sementes passaram pelo processo de desinfecção e posteriormente foram inoculadas em meios de cultura MS, no qual se avaliou as seguintes dosagens de NaClO tendo como fonte água sanitária comercial: 2,0 ml.L-¹; 5,0 ml.L-¹; 10,0 ml.L-¹ e 20,0 ml.L-¹. Na instalação do experimento o delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC) em fatorial 5x2, sendo 5 níveis da variável concentrações de hipoclorito de sódio e 2 níveis da água utilizada no processo (destilada autoclavada e destilada sem autoclavar). Os ensaios tiveram os dados submetidos à análise de variância, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey a 95% de probabilidade. Os tratamentos em que se utilizou as doses de 5,0; 10,0 e 20,0 mL foram mais eficientes na esterilização dos meios. Estes resultados sugerem a viabilidade da utilização de hipoclorito de sódio para a esterilização de meios nutritivos para cultivo in vitro de Mogno-Africano, dispensando o emprego da autoclavagem como técnica de esterilização de meios de cultura.
- ItemAvaliação da variação radial da densidade básica da madeira de Eucalyptus cloeziana em lenho de tração e lenho oposto(2023-12-08) Figueiredo, Júlia Gomes Soares de; Doutora Caroline Junqueira SartoriDentre as muitas espécies de árvores cultivadas para fins industriais, o eucalipto é reconhecido por seu curto ciclo de produção, e características que permitem uma versatilidade de aplicações. O Brasil se destaca neste contexto, em que apresenta uma extensa área plantada, sendo o estado de Minas Gerais, um dos principais estados produtores de eucalipto no país. A densidade básica é uma propriedade física importante na caracterização da madeira, em que esta propriedade pode ser influenciada pela posição da amostra na árvore, bem como por condições ambientais. Diante disso, este trabalho tem como objetivo determinar a densidade básica da madeira de Eucalyptus cloeziana em diferentes posições radiais, de modo a verificar a influência da idade, bem como em lenhos de tração e oposto. Para a execução do trabalho foram abatidos três indivíduos de Eucalyptus cloeziana F. Muell. com cerca de 10 anos em terreno declivoso no município de São João Evangelista, Minas Gerais. Destes, foram retirados discos de aproximadamente 4 cm de espessura em diferentes posições longitudinais (0%, DAP, 25%, 50%, 75%). Os discos foram demarcados na posição superior do terreno declivoso (lenho de tração) e inferior à inclinação do tronco (lenho oposto), e subdivididos em 4 porções radiais. Os valores verificados de densidade básica, nas diferentes posições radiais para o lenho de tração e lenho oposto, nas diferentes posições longitudinais foram submetidos à análise estatística descritiva por meio de BoxPlot e aos testes de Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney com correção de Bonferroni, ambos ao nível de significância de 5% de probabilidade. Os resultados revelaram que não foram verificadas diferenças significativas para a densidade básica em função dos lenhos oposto e de tração, sendo que a variação da densidade básica no sentido radial apresentou comportamento quadrático, com aumento na direção radial.
- ItemAvaliação das condições de segurança das máquinas e motosserras do IFMG Campus São João Evangelista(2021-08-04) Aguiar, Guilherme Ribeiro; Gabriela Paranhos Barbosa; Nildimar Gonçalves MadeiraO Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, possui máquinas agrícolas e motosserras de forma rotineira faz uso desse tipo de maquinário. Assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar as condições de segurança do trabalho das máquinas e motosserras do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, utilizadas na produção do Campus e em aulas práticas, propiciando maiores informações aos envolvidos – Servidores, Estudantes e Administradores. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho a dezembro de 2019. As máquinas avaliadas foram: Massey Ferguson 283, New Holland 7630, Valtra BL88. Já as motosserras foram: Sthil MS 210, Sthil H 580, Sthil MS 650. Cada máquina e motosserra foram avaliadas separadamente, sendo observados cada item que fazem parte da sua estrutura. Foram propostas classificações para os parâmetros observados, por meio de notas. Cada item foi pontuado em 1 (ausência), 1,5 (item incompleto ou defeituoso), e 2 (presença/adequado). Essa pontuação foi somada, e as máquinas e motosserras classificadas em graus, sendo grau 1 (excelentes condições de trabalho), grau 2 (condições de uso, mas apresentam riscos ao operador), grau 3 (péssimas condições de trabalho ao operador). Foram realizadas ainda, avaliações da ergonomia e condições de trabalho por meio de entrevista com o operador do Campus. A máquina Massey Ferguson 283 foi classificada em grau 3, a New Holland 7630 em grau 1, e a Valtra BL88, em grau 2. Todas as motosserras foram classificadas em grau 2, com condições de uso, mas apresentam riscos ao operador.
- ItemAvaliação das condições de segurança do trabalho no transporte florestal em uma empresa no leste de Minas Gerais.(2021-02-05) Nascimento, Mariana Borges Soares do.; Doutora Gabriela Paranhos BarbosaO presente trabalho tem por objetivo geral caracterizar as condições de segurança e saúde do trabalho no transporte florestal rodoviário de uma empresa localizada no Leste de Minas Gerais. Tem como objetivos específicos: avaliar as condições de ergonomia no transporte rodoviário florestal; avaliar os fatores de risco da atividade de transporte rodoviário florestal; avaliar a aplicação das normas de segurança do trabalho na atividade. Foram realizadas entrevistas estruturadas, por meio de um questionário, de forma a levantar aspectos sobre as condições de segurança e saúde do trabalho no transporte florestal rodoviário de uma empresa localizada no Leste de Minas Gerais, e por um levantamento feito pelo pesquisador por meio do acompanhamento da realização das atividades. Os dados obtidos foram tabulados em planilha eletrônica do Microsoft Excel 2016, sendo feita uma análise descritiva das informações coletadas. Concluindo que, a empresa de maneira geral apresenta conformidade com a segurança do trabalho.
- ItemAvaliação do uso de silicato de cálcio e magnésio no controle da mancha bacteriana e no desenvolvimento de mudas de Eucalyptus spp.(2020-11-16) Perpétuo, Rafaela Carla Santos; Doutora Natália Risso FonsecaNas últimas décadas a área de florestas plantadas vem se expandindo no Brasil e a elevada produtividade do eucalipto observada, atualmente, é resultado de boas práticas de manejo, melhoramento genético e boa adaptação do gênero às condições ambientais do país. No entanto, existem, atualmente, várias doenças de origem fúngica e bacteriana que acometem a cultura do eucalipto em condições de viveiro e campo causando danos e prejuízos à produção. Entre elas, a mancha bacteriana do eucalipto, causada predominantemente por Xanthomonas axonopodis pv. eucalyptorum pv. nov. destaca-se como uma das principais doenças em viveiros de produção de mudas. A adubação adequada durante o crescimento das plantas em viveiros é um dos fatores cruciais para a produção de mudas sadias e vigorosas, desempenhando, adicionalmente, efeitos secundários na resistência à doenças. O silício, apesar de não ser um elemento essencial às plantas, vem se destacando devido ao seu efeito benéfico no controle de diversas doenças causadas por fitopatógenos. Dessa forma, considerando a necessidade de novas recomendações para o manejo da mancha bacteriana do eucalipto, somada a falta de estudos sobre o potencial do uso do silício no controle de patógenos que infectam o eucalipto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do silício, na forma de silicato de cálcio e magnésio, no controle da mancha bacteriana do eucalipto e no desenvolvimento de mudas de Eucalyptus spp. Foram utilizadas mudas de Eucalyptus spp. com aproximadamente 70 dias de idade transplantas para sacolas contendo substrato comercial incorporado às seguintes doses de silicato de cálcio e magnésio: T1: 0 mg/dm³; T2: 250 mg/dm³; T3: 500 mg/dm³ -1; T4: 1000 mg/dm³ e T5: 2000 mg/ dm³. As mudas foram inoculadas com a suspensão bacteriana 60 dias após o transplantio. Aos 10, 20 e 30 dias após a inoculação avaliou-se a severidade da doença e realizou-se a contagem do número total de folhas de cada planta. Foram também realizadas medições dos atributos físicos diâmetro da base do coleto, altura total da parte aérea e massa fresca e seca da parte aérea das plantas após o ensaio. A aplicação de diferentes doses de silicato de cálcio e magnésio não proporcionou redução da severidade da doença e não houve diferença significativa nas análises dos atributos físicos das plantas mediante aos diferentes tratamentos. O período de 30 dias de avaliação da severidade da bacteriose nas mudas de eucalipto inoculadas foi comprovado ser suficiente nas condições deste trabalho, não havendo aumento da severidade da doença após esse período, confirmando a efetividade do período adotado para a avaliação dos sintomas. No entanto, se faz necessário a realização de mais estudos envolvendo o nutriente e plantas dicotiledôneas, em especial o eucalipto, para que se possa definir melhor os benefícios deste nutriente para a cultura.
- ItemAvaliação espaço - temporal da temperatura e vegetação urbana no município de Betim utilizando dados LANDSAT(2022-07-15) Souza, Geiciane Coelho de; Doutor Bruno Oliveira Lafetá; Mestre Adéliton da Fonseca de OliveiraO presente trabalho objetivou avaliar dados de sensoriamento remoto para mapear e classificar a vegetação urbana, e analisar os benefícios por ela proporcionados, sobretudo em relação à variação da temperatura e o efeito das ilhas de calor urbanas. A pesquisa foi conduzida no município de Betim, inserida na Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte,utilizando imagens de satélite dos sensores TM, OLI, e TIRS e mapas de uso e ocupação do solo na plataforma MapBiomas. Foram avaliados os anos 1990, 1999, 2008, 2014 e 2019 sendo as imagens referentes ao mês de agosto. No período de 1990 a 2019 trabalhou-se o período seco, devido à baixa cobertura de nuvens sobre as imagens. Após a aquisição das imagens, foram elaborados mapas de localização do município, uso e ocupação do solo,mapas de Temperatura Superficial Terrestre (LST) e Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). As imagens de satélite da série Landsat 5 e 8 foram selecionadas no site do EarthExplorer - USGS. Logo após a análise da LST e do NDVI, foram gerados 105 pontos de controle aleatórios em toda a área de estudo (com exceção do corpo hídrico) para realizar uma análise de correlação de Pearson para verificar a correlação entre as variáveis de temperatura e do índice de vegetação. A análise e a elaboração do gráfico da correlação foram realizadas no software Microsoft Excel. Os resultados permitiram inferir que as informações adquiridas do NDVI e da temperatura de superfície, mostraram-se de grande valia. Sendo uma ótima ferramenta para a tomada de decisão no monitoramento da qualidade ambiental e do planejamento urbano da região.
- ItemCarbono e estrutura horizontal de um fragmento de floresta estacionalsemidecidual em Minas Gerais(2021-04-09) Santos, Carla Silva; Doutora Caroline Junqueira SartoriO trabalho teve como objetivo realizar a análise dos principais parâmetros da estrutura horizontal, estimar e comparar o estoque de carbono obtido por dois métodos indiretos em um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual em Minas Gerais. Foram utilizados dados de inventário florestal (diâmetro, altura) e identificação botânica, para a caracterização estrutura horizontal (abundância, frequência, dominância, valor de cobertura e valor de importância por família e espécies) e quantificação de carbono no fragmento. A quantificação do estoque de carbono foi feita através de dois métodos indiretos: multiplicação da biomassa pelo fator 0,5 e uso de equação. Obteve-se estimativa de biomassa para o fragmento total em estudo de 28,90 ton/ha e de 14,45 e 12,58 ton/ha de carbono para os métodos 1 e 2 respectivamente. Foram inventariadas 334 árvores, entre vivas, mortas em pé e mortas caídas que apresentavam CAP superior ou igual a 15 cm. Foram encontradas 29 espécies distribuídas em 19 famílias. A família mais representativa floristicamente foi a Fabaceae com 141 indivíduos (11 espécies), o que correspondeu a 42,20% dos indivíduos amostrados e 37,93%%das espécies amostradas neste estudo, e a espécie com maior ocorrência foi a Byrsonima crassifolia (L.) Kunth.
- ItemCarbono orgânico, estoque de carbono e atributos da biomassa microbiana de solo sob floresta, regeneração e eucalipto.(2020-01-21) Azevedo, Carlos Henrique Souto; Mestre Alisson José Eufrásio de CarvalhoAs modificações do carbono do solo, da biomassa e a atividade microbiana têm sido apontadas como indicadores adequados de alterações provocadas por diferentes sistemas de uso e manejo do solo. Neste contexto, objetivou-se avaliar as alterações no carbono, a biomassa e a atividade microbiana de um Latossolo Vermelho-Amarelo, sob floresta estacional semidecidual e diferentes coberturas vegetais em São João Evangelista, MG. As coberturas vegetais estudadas foram: cultivo convencional de eucalipto (EC), regeneração natural (RN) e mata nativa (MN) como referência. Foram coletadas amostras de solo na profundidade de 0-0,05 m, analisados o carbono orgânico total (COT), carbono da biomassa microbiana (CBM), respiração basal (RBS) e calculados o estoque de carbono no solo (ECS), quociente metabólico (qCO2) e a relação CBM / COT (qMic). A mata nativa apresenta maior influência na composição da matéria orgânica do solo do que o eucalipto e a regeneração. O reflorestamento com eucalipto e a regeneração mantiveram os estoques de C orgânico na camada do solo em níveis equivalentes aos de mata nativa. O plantio de eucalipto proporcionou os maiores teores de carbono da biomassa microbiana, indicando maior estabilidade do sistema. A mata nativa, o eucalipto e a regeneração não apresentam diferenças na taxa respiratórias dos microrganismos no solo e no quociente metabólico (qCO2). O quociente microbiano (relação CBM / COT) indicou que no plantio de eucalipto a microbiota está sob menor fator de estresse.
- ItemColheita e transporte florestal em propriedades rurais do Vale do Jequitinhonha-MG(2021-08-05) Cardoso, Wesley Chaves; Doutora Gabriela Paranhos BarbosaA silvicultura possui grande importância para a região do Alto Jequitinhonha, com a presença de extensas áreas de florestas plantadas. Com isso, a colheita florestal é uma atividade que possui grande influência nessa região. O objetivo do estudo foi realizar uma avaliação técnica sobre os métodos e equipamentos utilizados na colheita e transporte florestal, em propriedades localizadas na microrregião de Capelinha - MG no Alto Jequitinhonha. Como objetivo específico, o trabalho visa realizar um estudo sobre as operações de corte, extração, carregamento e transporte utilizados pelos produtores, além de realizar uma análise dessas etapas em relação à finalidade da madeira. Para a realização do estudo, foram elaboradas questões sobre os processos que são realizados na colheita e no transporte florestal, as quais foram aplicadas aos produtores em forma de questionário via Google Forms. Para a análise dos resultados, os dados foram tabulados no software Microsoft Excel 2016. As propriedades abrangidas pelo questionário se localizam na microrregião de Capelinha MG e possuem extensões territoriais de florestas plantadas que variam desde 1,5 hectare até 2.200 hectares. Com os resultados obtidos, observa-se que em grande parte das propriedades há a terceirização da colheita e do transporte florestal, além de diversos entraves que ainda dificultam essa atividade para os inúmeros produtores da região. Existe grande presença da utilização de métodos semimecanizados para a realização das operações da colheita.
- ItemComprimentos de seção e altura de fustes na cubagem rigorosa em diferentes espaçamentos de eucalipto.(2021-12-20) Barbosa, Isaac Willian Balbatahan Silva; Doutor Bruno de Oliveira LafetáObjetivou-se avaliar a influência do comprimento de seções e alturas totais para a quantificação volumétrica de fustes de eucalipto em diferentes espaçamentos de plantio. Os volumes dos fustes com casca foram calculados utilizando-se a fórmula de Smalian, considerando seções de 1, 2, ..., 6m de comprimento após a posição de 2m de altura. As posições de cubagem da base foram padronizadas. Realizou-se a modelagem para a estimativa dos erros percentuais em função do comprimento de seção e altura de fustes. As estimativas de erro foram maiores em seções mais longas e fustes de menor altura total. Conclui-se que seções mais longas levam a superestimativas do volume acima da posição de 2m de altura e, consequentemente, do volume total do fuste. Seções de comprimento superior a 2m devem ser evitadas em cubagens rigorosas, sobretudo, quando realizadas em talhões instalados sob espaçamentos de 1,5 a 6m2. .
- ItemContribuição da chuva de sementes na restauração florestal: uma inferência sobre a capacidade de cicatrização de áreas abertas em Mata Atlântica(2021-08-22) Lima, Gabriel Lopes; Doutora Graziele Wolf de Almeida CarvalhoAs florestas tropicais se caracterizam por apresentar uma alta diversidade de habitats formados em decorrência dos frequentes distúrbios que ocorrem em meio a floresta, esses que podem ser provocados pela ação natural ou antrópica. A queda de árvores ou galhos são os distúrbios naturais de baixo impacto mais frequentes, ocasionando aberturas no dossel da floresta, classificadas como clareiras. As clareiras possuem um papel indispensável na dinâmica das florestas, são responsáveis pela formação de novos habitats e promovem o estabelecimento de novas espécies. A chuva de sementes também surge como um importante mecanismo para indicar a chegada e o estabelecimento de espécies. Assim, o presente trabalho teve como objetivo verificar a chuva de diásporos em clareiras com diferentes tamanhos, que contribuem com a regeneração da Mata Atlântica. O experimento foi instalado em clareiras de dois fragmentos florestais, o primeiro localizado na cidade de São João Evangelista e o segundo em Ladainha, MG. Os dois fragmentos estão inseridos no bioma Mata Atlântica, vegetação classificada como de Floresta Estacional Semidecidual. Foram definidos quatro locais de amostragem, um sob dossel fechado e os outros três, em clareiras com diferentes tamanhos. Em cada área se instalou quatro coletores com dimensões de 0,5 x 0,5 metros, e instalados a 30 cm do solo. No total o experimento foi conduzido em oito áreas experimentais, totalizando 32 coletores e amostradas 6.245 sementes pertencentes a 55 morfoespécies. A síndrome de dispersão predominante foi do tipo anemocórica com 64,7%, seguida por autocórica com 24,5%, e a zoocórico com 10,8%. As áreas com distúrbio de pequena intensidade apresentaram os melhores resultados de abundância e diversidade de espécies, já as clareiras grandes apresentaram as menores uniformidades e similaridade com as demais. Com a chuva de sementes se mostrando um bom indicador do potencial regenerativo das clareiras, em relação a abundancia e diversidade de espécies.
- ItemCrescimento e qualidade de mudas de Eucalyptus urophylla S. T. Blake, produzidas em diferentes formulações de substrato à base de casca de eucalipto.(2019-12-17) Cordeiro, Maria José Miranda; Mestre Ivan da Costa Ilhéu Fontan.Com base na importância do substrato na produção de mudas florestais objetivou-se através deste estudo avaliar o desenvolvimento e a qualidade de mudas seminais de Eucalyptus urophylla em função de diferentes composições de substratos a base de casca de eucalipto. Aos 145 dias, avaliou-se a altura total (H), diâmetro do coleto (DC) e as biomassas secas da parte aérea (PMSPA) e do sistema radicular (PMSR), a partir destas variáveis, foi calculado o Índice de Qualidade de Dickson (IQD). Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com cinco repetições e os dados foram submetidos à análise de variância e teste de médias. Concluiu-se que os substratos T1 (100% substrato comercial), T2 (60% substrato comercial + 20 moinha de carvão + 20% casca de eucalipto), T3 (40% substrato comercial + 20 moinha de carvão + 40% casca de eucalipto) e T4 (20% substrato comercial + 20 moinha de carvão + 60% casca de eucalipto), são viáveis tecnicamente para a produção de mudas de E. urophylla, sendo o primeiro tratamento, composto exclusivamente por substrato comercial e os demais, pela mistura de substrato comercial, moinha de carvão e casca de eucalipto em diferentes proporções.
- ItemDependência Espacial e Krigagem para a estimativa textural de solos(2021-07-23) Rodrigues, Sarah Dieckman Assunção.; Doutor Bruno Oliveira LafetáInvestigações científicas sobre a distribuição espacial de atributos texturais de solo subsidiam o planejamento da coleta de amostras para análise granulométrica, importante para a definição de tratos culturais. O objetivo foi avaliar o desempenho de diferentes métodos de krigagem e modelos matemáticos de semivariograma teórico na estimativa textural em uma área de Latossolo Vermelho Amarelo. O estudo foi conduzido em uma área de 41,07 ha, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus São João Evangelista. Estabeleceu-se uma grade amostral regular de 130 × 130 m, totalizando 33 pontos amostrais georreferenciados. A análise de interpolação espacial adotou dois métodos de krigagem (simples e ordinária) e três modelos de semivariograma teórico (esférico, exponencial e gaussiano). A intensidade da dependência espacial das frações silte e argila tenderam a ser menores que aquela da fração areia. Para fins texturais, estimou-se o tamanho ideal de glebas circulares de 18,48 ha para a obtenção de amostras compostas de solo. Conclui-se que a krigagem simples associada ao modelo de semivariograma gaussiano é eficiente para análises de interpolação espacial de frações de areia e argila. A combinação desse método de krigagem com o modelo de semivariograma esférico é preciso para a estimativa da fração silte.
- ItemDoenças causadas por fungos fitopatogênicos em mudas de espécies florestais produzidas no viveiro do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista(2019-12-18) Almeida, Rosiane Fátima de.; Doutora Natália Risso Fonseca; Mestre Ivan da Costa Ilhéu FontanAs doenças estão entre os principais fatores que podem limitar a produção de mudas de qualidade em viveiros florestais. Os fungos se destacam entre os principais agentes causais de doenças em plantas. O objetivo através do presente trabalho foi realizar um estudo para detecção e identificação de fungos fitopatogênicos associados à mudas florestais produzidas no Viveiro do IFMG - campus São João Evangelista. Este trabalho foi dividido em dois capítulos: I) Detecção de fungos fitopatogênicos associados à mudas de espécies florestais;e II) Primeiro relato de Colletotrichum karstii em Samanea tubulosa (Benth.) Barneby & J. W. Grimes. No capítulo I foram obtidos 12 isolados a partir de 7 espécies florestais.Através de análises moleculares, análises morfológicas e consultas na literatura, foi possível detectar as seguintes associações patógeno-planta: complexo Colletotrichum gloeosporioides em Dypsis lutescens; Colletotrichum karstii em Samanea tubulosa;Colletotrichum melonis em Clitoria faichildiana; Colletotrichum karstii e Diaporthe infecunda em Sapindus saponaria; Diaporthe phaseolorum em Vitex polygama; Diaporthe sp. em Psidium guineense e Pestalotiopsis maculans em Callistemon viminalis. Adicionalmente, comparando o formato dos conídios e aspectos da colônia aos caracteres dos isolados que foram caracterizados molecular e morfologicamente, identificou-se um fungo do gênero Colleotrichum associado ao sintoma de manchas foliares em mudas de Callistemon viminalis e fungos do gênero Pestalotiopsis associados a manchas foliares de mudas de Psidium guineense e Vitex polygama. Contudo, a identificação de fungos fitopatogênicos baseada em análises moleculares multigênicas e análises morfológicas e culturais mais detalhadas, se fazem necessárias, para a confirmação dos resultados obtidos e melhor definição das espécies de alguns gêneros. No capítulo II, foi avaliada a patogenicidade de C. karstii obtido de mudas de Samanea tubulosa (sete-cascas), através da inoculação do isolado em folhas destacadas sadias, com e sem ferimentos, pelo método de discos de micélio. Sete dias após a inoculação foram observadas manchas foliares semelhantes às observadas nas mudas de sete-cascas que apresentavam os sintomas no viveiro. A partir do reisolamento do patógeno das folhas inoculadas foi possível concluir a presença de C. karstii, comprovando-se a patogenicidade do fungo e completando os Postulados de Koch. Este é o primeiro relato da antracnose na espécie S. tubulosa. As demais associações patógeno-planta apontadas neste trabalho precisam passar por procedimento de inoculação e o re-isolamento, dando continuidade aos Postulados de Koch, a fim de confirmar todos os patossistemas abordados.
- ItemDurabilidade de mourões de Eucalyptus cloeziana F. Muell Tratados e não tratados.(2021-03-31) Queiroz, Breno Silva da Cruz; Doutora Caroline Junqueira SartoriEucalyptus é um gênero com espécies de rápido crescimento amplamente difundido no Brasil para diversos usos e aplicações, mas, em geral, possuem baixa durabilidade natural. O presente estudo tem como objetivo avaliar a durabilidade de mourões de madeiras industrialmente tratadas e não tratadas de Eucalyptus cloeziana. Para a realização do ensaio de campo da durabilidade da madeira foram utilizadas 40 amostras de 40 cm comprimento sendo 20 tratadas com o preservativo CCA pelo método célula cheia e 20 amostras sem tratamento preservativo. O ensaio de campo foi implantado em novembro de 2019, no Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista. Realizaram-se quatro avaliações com intervalos de três meses, completando-se o ciclo climático de um ano. Em cada data de coleta foram desenterradas 10 amostras, 5 tratadas e 5 não tratadas, para análise do índice de deterioração (ID) e variação de massa seca. O tratamento preservativo, e o tempo de exposição dos mourões mostrou-se significativo na perda de massa dos mourões não tratados. Conclui-se que o tratamento preservativo foi eficiente no aumento da durabilidade dos mourões avaliados.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »