Licenciatura em Física
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- ItemA percepção dos discentes da Licenciatura em Física sobre a importância da interdisciplinaridade na formação do docente a partir do estudo do Sistema Cardiovascular(2023-08-31) Ferreira, Luana dos Santos; Doutora Januária Fonseca Matos; Doutora Elisângela Silva PintoO atual contexto educacional tem sido objeto de discussões entre pesquisadores da Educação, especialmente no que se refere à fragmentação de conteúdos e aos problemas relacionados à formação de professores, com destaque para as Ciências da Natureza (Física, Biologia e Química) e Matemática. Nesse cenário, a interdisciplinaridade é fundamental para atenuar a fragmentação escolar e restabelecer vínculos entre os conteúdos de diferentes disciplinas, contextualizando-os. Ela é especialmente importante diante das rápidas mudanças e demandas da sociedade contemporânea. A interdisciplinaridade é defendida por diversos autores e respaldada por documentos oficiais da Educação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Biofísica, como uma ciência interdisciplinar que aplica teorias e métodos da Física para resolver questões da Biologia, permite trabalhar conteúdos presentes em ambas as disciplinas, como o Sistema Cardiovascular. No entanto, sua exploração é limitada, e os conceitos físicos e biológicos são muitas vezes abordados de forma isolada em sala de aula e em momentos distintos no Ensino Médio. Nesse contexto, esta pesquisa buscou verificar a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto sobre a importância da interdisciplinaridade nas Ciências da Natureza, mais especificamente entre as disciplinas de Física e Biologia, para a formação docente. Para isso, foi criada e aplicada uma sequência didática sobre Biofísica do Sistema Cardiovascular junto aos discentes do curso de Licenciatura em Física, seguida da aplicação de um questionário para avaliar o impacto da intervenção. Também foi analisado o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Física do IFMG-OP buscando identificar se a interdisciplinaridade está associada como uma habilidade de formação docente do curso de Licenciatura em Física. Foi observado que a formação interdisciplinar é uma premissa constante no PPC. Com relação à importância da interdisciplinaridade, todos os participantes desta pesquisa concordam, parcial ou totalmente, que a interdisciplinaridade é importante para a sua formação enquanto professores. Consequentemente, estes futuros docentes vão, muito possivelmente, ter uma prática docente que contemple um ensino interdisciplinar.
- ItemFísica por meio de Histórias em Quadrinhos como aliado para o ensino de Física(2023-10-05) Patricio, Elizangela Marta; Doutora Gislayne Elisana GonçalvesEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar de que forma o uso das histórias em quadrinhos, como metodologia, pode desenvolver, no cotidiano de sala de aula, novas formas de abordar a Física, a fim de conquistar o interesse dos estudantes para as ciências em geral. Para tanto, quanto à abordagem, partiu-se de uma metodologia qualitativa, de cunho bibliográfico; em que foram selecionados artigos cujas discussões refletiam a respeito da relevância das HQs como ferramenta de ensino da Física; e quantitativa, com análise de campo, na qual foi aplicada uma sequência didática com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. As vertentes filosóficas escolhidas para embasar a abordagem metodológica foram o behaviorismo, que se concentra no comportamento observável como resultado das interações entre o indivíduo e seu ambiente; além do construtivismo, o qual a abordagem focaliza construir significados por meio de experiências e interações pessoais dos estudantes, conforme defendido por Vygotsky. Para análise dos dados, foi elaborado um questionário pré-diagnóstico e um pós-diagnóstico, sendo o primeiro composto de oito perguntas e o segundo com 9. A análise dos dados mostrou que a aplicação da sequência didática foi eficaz na aprendizagem de Física pelos estudantes, isso porque a utilização das Histórias em Quadrinhos, como recurso didático, foi capaz de estimular a curiosidade e o interesse deles pelo conteúdo, favorecendo a compreensão dos conceitos e sua aplicação em situações do cotidiano. Além disso, a sequência didática permitiu a interação dos estudantes com a matéria, estimulando a reflexão e a discussão de ideias. Dessa forma, a utilização de histórias em quadrinhos pode ser um recurso eficaz na promoção do aprendizado de Física, tendo em vista que contribui para uma compreensão mais clara e prática dos conceitos.
- ItemDa luz à energia: como os livros didáticos abordam os fenômenos físicos e biológicos que compõem a fotossíntese(2024-02-05) Santos, Luciane Cristina Silva; Doutora Míriam Conceição de Souza TestasiccaA fotossíntese é um processo vital pelo qual grupos de seres vivos convertem luz solar em energia química. É essencial para a manutenção da vida no planeta, pois viabiliza a produção de nutrientes e gás oxigênio. Por englobar processos físicos, químicos e biológicos, a fotossíntese se apresenta como um assunto propício para ser abordado de forma interdisciplinar. Sabe-se que um dos recursos mais amplamente utilizados em salas de aula são os livros didáticos, que desempenham papel crucial no processo educacional, fornecendo estrutura e conteúdo que orientam tanto professores, quanto alunos. Ao oferecerem informações consolidadas, contribuem para a compreensão e assimilação de conceitos fundamentais, promovendo uma base sólida para o aprendizado. Considerando o que foi exposto, este trabalho objetiva aprimorar o ensino da fotossíntese, através de uma abordagem interdisciplinar. A metodologia adotada abrange uma revisão da literatura relacionada à fotossíntese, integrando aspectos tanto da Física quanto da Biologia, e a realização de uma análise crítica de livros didáticos de Biologia, Física e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias destinados ao Ensino Médio, com foco na abordagem da fotossíntese. A partir das lacunas identificadas, foram propostas estratégias interdisciplinares que visam proporcionar uma compreensão mais abrangente e contextualizada do fenômeno. As análises dos livros didáticos revelaram uma ausência significativa de integração entre Física e Biologia na explicação da fotossíntese. O déficit na apresentação de conceitos-chave, como a relação entre luz e fotossíntese, exemplifica a necessidade de melhorias na clareza e na contextualização dos materiais didáticos. Para melhorias no processo de ensino-aprendizagem da fotossíntese, foram propostas atividades que evidenciassem os princípios físicos e biológicos envolvidos na fotossíntese, como aquelas que relacionem e explorem os detalhes sobre o espectro de absorção da clorofila e a interação luz-clorofila. Outra sugestão envolve a utilização da fotossíntese como elemento de estudo das leis da termodinâmica. Também seria interessante destacar como os fótons interagem com pigmentos fotossintéticos, levando à excitação das moléculas. Através da aplicação de estratégias como essas, o ensino de fotossíntese pode ser feito de forma realmente interdisciplinar, impactando, potencialmente, no aprendizado dos estudantes.
- ItemO uso de experimentos de baixo custo e /ou fácil acesso para o ensino de Física em escolas públicas(2024-02-06) Viana, Guilherme Milagres; Doutor Edio da Costa Junior; Doutora Leiva de Figueiredo Viana LealO desinteresse dos alunos pela escola e pela educação tradicional tem sido exacerbado nos últimos anos devido a vários motivos, dentre eles métodos defasados de ensino e falta de inovação que não se alinham com as demandas atuais. Esse problema é especialmente notável no ensino de Física, em que a abordagem tradicional e a falta de integração tecnológica contribuem para a aversão de alguns estudantes. O sistema tradicional de ensino focado em memorização e avaliações padronizadas cria um ambiente competitivo, suprimindo o verdadeiro interesse pela aprendizagem. A implementação do Novo Ensino Médio não solucionou problemas enraizados na educação, como a falta de atualização dos itinerários formativos. Para revitalizar o ensino, a aprendizagem significativa é crucial, permitindo que os alunos se envolvam ativamente e apliquem o conhecimento no mundo real. Nesse sentido, a incorporação de práticas experimentais no ensino de Física tem se mostrado eficaz. Este estudo propõe a aplicação de experimentos educacionais de baixo custo e/ou de fácil acesso para tornar o ensino de Física mais dinâmico e atrativo, especialmente em escolas públicas sem recursos laboratoriais adequados, como no caso da escola em que o trabalho foi desenvolvido, localizada em Ouro Preto - MG. Os experimentos visam envolver os alunos, contextualizar o aprendizado e despertar o interesse, contribuindo para uma aprendizagem significativa e uma formação cidadã. Essa abordagem busca aumentar a percepção dos estudantes, promovendo um ambiente educacional estimulante e preparando-os para os desafios futuros.
- ItemInvestigação sobre a evasão no curso de Licenciatura em Física no IFMG - Campus Ouro Preto e o panorama regional e nacional(2024-02-07) Pombo, Polyana Gualberto Rodrigues; Doutora Danielle Cristina Teles Ferreira; Doutora Elisângela Silva PintoA evasão escolar tem sido uma preocupação constante para as instituições de Ensino Superior, uma vez que impacta tanto os indivíduos que abandonam seus estudos quanto às próprias instituições. Este trabalho visa investigar a evasão no Ensino Superior no curso de Licenciatura em Física, em especial no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Preto. O objetivo deste estudo consiste em levantar dados sobre a tendência da taxa de estudantes que abandonaram o curso de Licenciatura em Física, focando principalmente nos Institutos Federais, com dados obtidos a partir de plataformas oficiais entre os anos 2017 a 2022 e internamente pelo setor do registro acadêmico entre os anos 2015 a 2022, contrapondo-os com os dados regionais e nacionais. Ao levantar esses resultados, a pesquisa fornecerá uma compreensão mais profunda da dinâmica temporal e eventos que podem afetar a evasão na Licenciatura em Física, possibilitando subsidiar eventuais tomadas de decisão institucionais direcionadas à redução da evasão de modo a garantir sucesso acadêmico.
- ItemUma proposta de aplicação da inteligência artificial para ensio de Física por meio de textos de divulgação cintífica(2024-07-26) Curvelo, Igor Ferreira; Doutora Danielle Cristina Teles FerreiraEsta pesquisa teve como objetivo discutir a possibilidade de inclusão de Texto de Divulgação Científica (TDC) no ensino de Física por meio do uso de Inteligência Artificial (IA). Com vistas a alcançá-lo, estabelecemos como objetivos específicos: analisar a presença e a atualidade dos TDCs nos livros didáticos de Física utilizados no ensino médio; a partir disso, propor uma metodologia de escrita para criação de TDCs a ser explorada por professores; explorar o potencial da IA como ferramenta de apoio na produção de TCD. Para isso realizamos: uma análise da atualidade dos TDCs presentes em livros didáticos de Física; uma revisão bibliográfica, buscando os autores que escreviam sobre o gênero de escrita desses textos; com base nos resultados obtidos, propomos uma estrutura de escrita; analisamos TDCs com base no método proposto; produzimos um TDC utilizando tal método de escrita; outro texto de mesma temática foi gerado por IA para fins de comparação. Observamos que de uma amostra de 12 livros existem 399 caixas de textos, das quais 126 eram reservadas para TDCs, mas apenas 30 abordavam pesquisas científicas dos últimos 20 anos, representando 8% das caixas de texto analisadas. Observamos também que o método de escrita dos TDCs proposto nesta pesquisa, associado ao uso de IA, pode ser usado como uma ferramenta que auxilia a prática docente, ainda que seja necessário corrigir possíveis alucinações e erros produzidos pela IA. Por fim, observamos que a IA possui limitações devido ao seu método de aprendizado, sendo assim, é necessário o acompanhamento por um pesquisador ou professor.
- ItemUm estudo sobre a interdisciplinaridade entre Física e Biologia por meio da microscopia ótica(2024-09-23) Maia, Alexia Cristina Oliveira; Doutora Januária Fonseca Matos; Doutora Elisângela Silva PintoA Biologia e a Física permeiam o cotidiano de forma que por muitas vezes são imperceptíveis e profundas, sendo possível relacionar seus conteúdos às experiências diárias dos estudantes em sala de aula. Esta pesquisa aborda a interdisciplinaridade no ensino básico, utilizando uma sequência didática com o uso da microscopia ótica, de modo a criar um ambiente de aprendizagem no qual os estudantes explorem e apliquem os conceitos estudados. Aulas expositivas tendem a tornar os conteúdos abstratos e distantes da realidade dos discentes, enquanto atividades experimentais tornam o aprendizado mais ativo, permitindo que os estudantes questionem, compreendam e relacionem teoria e prática. A interdisciplinaridade surge como uma resposta para integrar conhecimentos e superar as barreiras tradicionais entre disciplinas. No projeto, sequência didática entre Biologia e Física foi promovida por meio de aulas teóricas e práticas para duas turmas do 2º ano do Ensino Técnico Integrado de uma escola Técnica Federal. O microscópio ótico foi utilizado como ferramenta central, permitindo que os estudantes explorassem conceitos de ótica geométrica e ordens de grandeza em quatro aulas interdisciplinares, conectando teoria e prática de forma significativa. Analisou-se a percepção dos estudantes das atividades desenvolvidas. Os dados obtidos por meio do questionário de percepção mostraram que a grande maioria dos participantes concorda que as atividades interdisciplinares contribuíram para uma melhor compreensão dos processos biológicos e fenômenos físicos e que a abordagem interdisciplinar facilitou a identificação de fenômenos físicos no cotidiano.
- ItemPlaca Fotovoltaica: uma proposta de abordagem para o Ensino do Efeito Fotoelétrico no Ensino Médio(2024-09-23) Henrique Ferreira da Silva Júnior; Doutor Luellerson Carlos FerreiraO ensino de Física no Ensino Médio brasileiro enfrenta desafios, como a falta de professores, a formação docente e a predominância de métodos tradicionais que levam ao desestímulo da aprendizagem. A fim de promover um ensino que considere o estudante ativo, criativo e crítico, este trabalho propõe a construção de um produto educacional aliado a uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) para abordar o tema do efeito fotoelétrico (EFE). O objetivo principal é promover o entendimento do EFE de forma crítica, utilizando o produto educacional como ferramenta didática. O uso do produto educacional como recurso didático tem potencial de facilitar o desenvolvimento de habilidade científicas e investigativas nos discentes. Além disso, o material desenvolvido é versátil, possuindo a capacidade de atender diversos contextos educacionais, incluindo o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados deste projeto indicam que a combinação de estratégias pedagógicas ativas e recursos tecnológicos acessíveis podem enriquecer o ensino de Física no Ensino Médio.
- ItemEnsino de óptica para deficientes visuais: desenvolvimento de uma sequência didática e de materiais táteis para mediar a aprendizagem(2024-09-27) Santos, Thainara de Souza; Doutora Míriam Conceição de SouzaTestasicca; Mestre Wflander Martins de SouzaO ensino de Ciências e Física é essencial na formação dos alunos, ao promover a compreensão dos princípios naturais e o desenvolvimento de habilidades críticas para a resolução de problemas. No entanto, ensinar essas disciplinas a alunos cegos apresenta desafios consideráveis, principalmente devido à dependência de recursos visuais e à carência de materiais didáticos inclusivos. Para esses estudantes, o tato desempenha um papel essencial, por isso a exploração dos conceitos por meio de materiais táteis, podendo tornar o aprendizado mais acessível. No estudo da óptica geométrica, esses desafios são particularmente acentuados, mas o uso de recursos adaptados, como modelos didáticos táteis e interativos, pode melhorar significativamente a aprendizagem. Tais modelos favorecem a compreensão de tópicos como a anatomia do olho e os fenômenos ópticos, além de aumentar o engajamento dos alunos. A produção desses materiais é viável em termos de custo e tempo, beneficiando tanto estudantes com deficiência visual quanto videntes, tornando as aulas mais inclusivas e dinâmicas. Nesse contexto, é crucial que os professores reconheçam a diversidade em sala de aula e adaptem suas práticas pedagógicas para garantir a inclusão de todos os alunos. A escola, por sua vez, deve prover os recursos e o suporte necessário para que todos possam se desenvolver plenamente. O respeito aos direitos dos estudantes é essencial para promover uma educação equitativa e inclusiva. Portanto a integração de recursos táteis no ensino de Ciências e Física não apenas facilita a inclusão de alunos cegos, mas também enriquece a educação como um todo, garantindo acesso igualitário ao conhecimento. O desenvolvimento desses materiais representa uma inovação essencial para um ensino mais acessível e eficaz, oferecendo oportunidades de aprendizado equitativas para todos os alunos.
- ItemProdução de nanoestruturas de gipsita por esfoliação em meio líquido(2024-09-30) Silva, Fellipe Augusto Santiago da; Doutora Elisângela Silva Pinto; Doutora Mariana de Castro PradoEste Trabalho de Conclusão de Curso aborda a produção e caracterização de nanomateriais de gipsita (CaSO_4.2H_2O) utilizando o método de esfoliação em fase líquida. A nanociência e a nanotecnologia têm revolucionado a ciência e a tecnologia, permitindo manipular materiais na escala nanométrica, oferecendo propriedades únicas e aplicações inovadoras. Este trabalho é motivado pela busca por alternativas aos nanomateriais de grafeno e seus derivados, como o óxido de grafeno, para aplicações tecnológicas, considerando o custo e a abundância dos materiais. A gipsita é um mineral que possui propriedades peculiares, incluindo a facilidade de desidratação e reidratação, o que a torna valiosa nas indústrias da construção civil, medicina e agricultura. No entanto, seu potencial como nanomaterial ainda não foi amplamente explorado. O método de esfoliação em fase líquida é escolhido para a produção de nanomateriais de gipsita, pois é versátil, escalável e eficaz em uma variedade de materiais. Os objetivos deste trabalho incluem a otimização das rotas de esfoliação em fase líquida, a caracterização das nanoestruturas de gipsita obtidas por microscopia de varredura por sonda, e a análise estatística das dimensões dos nanomateriais produzidos em diferentes condições de esfoliação. As técnicas de caracterização incluem microscopia de varredura por sonda, com foco na microscopia de força atômica, e difração de raios-X. A difração de raios-X é empregada para caracterizar as amostras e confirmar a presença de gipsita. Ao produzir e caracterizar nanomateriais de gipsita, o estudo contribuirá para o avanço científico e tecnológico, oferecendo alternativas valiosas aos materiais atualmente utilizados. Além disso, a pesquisa também pode trazer benefícios econômicos para regiões onde a gipsita é extraída.
- ItemPROPOSTAS PARA O ENSINO DE FÍSICA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FREIRIANA(2025-03-17) Rodrigo Mapa de Alcântara; Layla Júlia Gomes MattosTrata-se de um estudo exploratório qualitativo, cujo objetivo geral foi elaborar um portfólio com sugestões de aulas compostas por material didático e métodos que sirvam de ponto de partida para aulas de Física, mobilizando os estudantes a interagirem com o conhecimento a ser construído em salas de aula de escolas públicas. Como objetivos específicos, buscamos: realizar um levantamento de pesquisas sobre os desafios relacionados ao ensino de Física; construir sequências didáticas para o ensino de Física a partir de elementos do "Método Freire"; e construir ou adaptar propostas de material didático para o ensino de Física que simulem experimentos relacionados a fenômenos físicos e que possam ser utilizados em uma sala de aula comum. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de apresentar caminhos aos professores e futuros professores de Física para aulas que proporcionem uma aprendizagem ativa e significativa aos estudantes. Os desafios apresentados pelo levantamento bibliográfico apontam que o ensino de Física tem ocupado um lugar de cada vez menos importância nos currículos escolares; teve sua carga horária reduzida significativamente; tem focado no formalismo matemático e pouco nos conceitos; e está desatualizado. Por exemplo, Moreira (2018-2021), Tonet e Leonel (2019) e Dias, Gomes e Raboni (2020) discutem essas questões em seus estudos. Diante dessa realidade, nos baseamos na concepção Freiriana de aulas dialógicas, reflexivas, críticas e participativas para elaborar sequências didáticas que podem ser adaptadas pelos professores, considerando as características de suas turmas e comunidades escolares. Ao todo, foram produzidas seis sequências com propostas de aulas para introdução ao ensino de Física, Mecânica, Termodinâmica, Ondas, Óptica e Eletromagnetismo. Cada sequência didática conta com aulas que exploram "temas geradores", visando o levantamento do conhecimento prévio dos estudantes sobre o conteúdo estudado e as atividades teórico-práticas. As sequências também contam com material didático associado, buscando a observação e análise de fenômenos relacionados às grandes áreas da Física citadas, como forma de vivenciar práticas científicas em escolas que não dispõem de laboratórios, além de promover a interação dos estudantes com a Física, favorecendo a apropriação dos conceitos estudados. Assim, buscou promover momentos de reflexão, interação, experimentação e ludicidade, pois se entende que são elementos que podem enriquecer a aprendizagem de Física. Portanto, as aulas propostas são pensadas visando contribuir para o processo de valorização da educação científica e do fortalecimento do papel da Física no currículo escolar.
- ItemDESAFIOS DOS PROFISSIONAIS DE APOIO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS(2025-03-18) Aline Fernanda Mapa Dias; Layla Júlia Gomes MattosTrata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória cujo objetivo geral foi discutir os desafios vivenciados por profissionais de apoio que atuam na educação básica de Ouro Preto - MG. Como objetivos específicos estabelecemos: identificar quais foram os perfis dos profissionais de apoio contratados nas redes públicas de ensino federal, estadual e municipal de Ouro Preto – MG; identificar necessidades formativas apontadas pelos monitores de apoio do município e analisar funções e ações exercidas pelos profissionais de apoio do município. Realizamos uma pesquisa qualitativa a partir da análise documental de editais de contratação e normativas das redes de educação básica públicas do município. Também realizamos análise documental de uma avaliação diagnóstica realizada com 118 monitoras de apoio da rede municipal em um curso de formação ofertado em parceria entre a Coordenadoria de Educação (CODAEDU), o Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) do Instituto Federal de Minas Gerais campus Ouro Preto (IFMG-OP), e a Diretoria de Inclusão, Diversidade e Territorialidade vinculada à Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Ouro Preto – MG. Podemos observar que no nível municipal os monitores são servidoras temporárias, no nível estadual professores de apoio são servidores temporários ou efetivos, e na rede federal eles não tem vínculo empregatício, são estagiários que recebem bolsa. Em nível municipal, há o menor nível de formação, sendo exigido nível médio, não é exigida especialidade, ainda que no edital ele seja intitulado monitor especializado. A rede federal não exige especialização, mas o estagiário tem que estar matriculado em uma licenciatura. Enquanto a rede estadual é a que tem maior exigência no nível de formação, sendo que o profissional que tem prioridade no cargo é licenciado e com formação especializada em Educação Especial e Inclusiva. A rede municipal se destaca pela sobreposição de funções, visto que o profissional de apoio acumula ações de nível pedagógico e de cuidado com higienização e alimentação, caso o estudante demande. Já a rede federal e a estadual separa o acompanhamento pedagógico do cuidado. A partir da análise documental de avaliação diagnóstica apresentadas às monitoras do município, elas acompanham aproximadamente 126 alunos com laudos diversos, mas com maior incidência de alunos dentro do espectro autista e com deficiência intelectual. As monitoras demandam formação específica para atender as necessidades específicas dos alunos que acompanham, maior participação da escola e dos professores regentes no processo inclusivo. Portanto, é evidente que os alunos recebem acompanhamentos diferentes ao longo da sua inclusão na educação infantil até o ensino médio, sendo que nesse último nível da educação básica o atendimento muda se ele for aluno da rede municipal ou federal presente no município. Isso acontece pois não há uma regulamentação clara sobre a atuação desses profissionais. Essa pesquisa pode contribuir para compreensão dos desafios da promoção da Educação Inclusiva no município de Ouro Preto -MG, como também pode indicar a realidade de outras cidades e redes. Como caminhos futuros entendemos que é importante aprofundar na compreensão dos processos inclusivos promovidos pelas redes de educação básica do município com vistas a promoção de formação adequada e parcerias entre as redes para fortalecimento da qualidade da Educação Inclusiva exercidas por elas. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir para compreensão de aspectos da Educação Inclusiva vivenciada em nossa região em diálogo com pesquisas de âmbito nacional, além de contribuir para a necessidade formativa dos profissionais de apoio.
- ItemA ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA: análise curricular e diálogos com a ciência cidadã(2025-03-19) Maria Paula de Freitas Novais; Layla Júlia Gomes MattosA presente pesquisa tem como objetivo discutir como a presença da Astronomia nos currículos das licenciaturas em Física e da educação básica de Minas Gerais pode dialogar com práticas de Ciência Cidadã. A pesquisa foi conduzida com base nos princípios da abordagem qualitativa, onde realizamos análises documentais e uma pesquisa exploratória. Para a educação básica os documentos analisados foram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Para o ensino superior, foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s) dos cursos de licenciatura em Física das Instituições de Ensino Superior (IES) federais de Minas Gerais. A partir desses documentos, investigou-se de que maneira o conteúdo de Astronomia está presente no currículo da educação básica, e a forma com a qual ele é ofertado no currículo de cursos de licenciatura em Física das instituições citadas. Além disso, também foram investigadas práticas de Ciência Cidadã e Astronomia que podem servir de referência para ampliar o ensino de Astronomia e socialização da ciência. Os resultados dessa pesquisa apontaram para uma grande demanda para a educação em Astronomia, sobretudo no Ensino Fundamental, tanto nos anos iniciais quanto finais. Entretanto, em análise ao currículo das licenciaturas em Física de Minas Gerais, foi revelada uma carência na formação de professores para atuar no ensino de Astronomia na educação básica, com baixa oferta de disciplinas, tanto optativas quanto obrigatórias nas IES federais do estado. A Ciência Cidadã emerge como uma ferramenta promissora para a socialização da Astronomia, promovendo a participação ativa dos cidadãos na pesquisa científica por meio de softwares de código aberto. Nesse contexto, as alternativas destacam inovações metodológicas, como iniciativas de projetos de extensão voltados ao ensino e à divulgação da Astronomia em espaços não formais de aprendizagem.