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- ItemA arquitetura dos espaços físicos do IFMG no processo de construção de uma história da instituição(0002-08-24) Silva, Alexander Fuccio de Fraga; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEsta pesquisa procura identificar como a arquitetura dos espaços físicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) contribui para a construção de uma história da Instituição, investigando as construções de suas unidades, antes e depois de sua criação, em 2008. Buscou-se comparar os projetos arquitetônicos dos campi São João Evangelista e Ribeirão das Neves, utilizando-se documentos históricos, arquivos fotográficos das alterações arquitetônicas, e fotos da arquitetura atual que identificam seus espaços. No estudo dos espaços desses campi, duas situações se destacam. O primeiro, cujas construções remontam, em sua maioria, à segunda metade do século passado, teve a história marcada por um intenso processo de industrialização e por disputas ideológicas no âmbito educacional. Por outro lado, a criação da Rede Federal trouxe consigo uma nova abordagem, visível no estudo dos espaços do Campus Ribeirão das Neves, concebido sob uma perspectiva contemporânea, alinhada ao Programa Brasil Profissionalizado. A arquitetura dos espaços físicos do IFMG, dessa forma, percebe-se nos estudos realizados, uma variedade de espaços e construções mas que se interconectam à medida que novas edificações vão se formando, transformando o que era antigo em novo, formando um conjunto arquitetônico em direção a uma identificação que traz na memória acontecimentos, informações e esperança de uma educação de melhor qualidade, de formação omnilateral e democrática, como concebida nos documentos de sua criação.
- ItemA arquitetura escolar como recurso para a construção de uma história da Educação Profissional(0002-08-24) Silva, Alexander Fuccio de Fraga; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEste e-book é um produto educacional advindo do projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), intitulado “A arquitetura dos espaços físicos do IFMG no processo de construção de uma História da Instituição”, no intuito de identificar como a arquitetura dos espaços físicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) contribui para a construção de uma história da Instituição, investigando como foram as construções das unidades da instituição, antes e depois de sua criação, no ano de 2008. O registro dos espaços arquitetônicos de dois campi, São João Evangelista e Ribeirão das Neves, em imagens, seguido de uma descrição sucinta, objetivou demonstrar as transformações desses espaços ocorridas a partir da década de 1950 e de como elas se convergiram para uma identidade institucional harmônica, porém diversa. O material foi desenvolvido para a área de Ensino e possui a finalidade de estabelecer quesitos à infraestrutura e aos espaços dos campi do IFMG e servir de embasamento às respectivas discussões. O público alvo é composto de servidores e alunos que compõem não só às unidades foco desta pesquisa, como também toda a comunidade acadêmica do IFMG, servindo de cartão postal para a disseminação da cultura e da identidade histórico-institucional.
- ItemA atuação dos profissionais do atendimento educacional especializado na Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Minas Gerais(2023-10-25) Rodrigues, Lillian Denise Barreto; Doutora Gláucia do Carmo Xavier.Este estudo investigou o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nos campi do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O objetivo da pesquisa foi analisar a atuação do profissional do AEE no contexto da EPT nos campi do IFMG. Para alcançar tal finalidade, elaboraram- se os seguintes objetivos específicos: i) elencar os fundamentos teórico-legais da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil e em Minas Gerais; ii) identificar as políticas de inclusão de alunos da Educação Especial no contexto da EPT; iii) definir como dá-se a atuação do profissional do AEE nos campi do IFMG; iv) desenvolver um vídeo formativo para os profissionais do AEE que atuam em cursos de EPT. Em relação à metodologia, o estudo enquadra-se na perspectiva qualitativa, visto que combinou análise documental de editais e normas de contratação dos profissionais do AEE, além de entrevistas semiestruturadas realizadas com oito profissionais da mesma área de atuação mencionada. Essa abordagem foi escolhida para identificar tanto a perspectiva normativa quanto as experiências práticas dos profissionais, sendo apoiada por referências teóricas de especialistas no campo da inclusão, como Carvalho (2005), Mazzotta (1982) e Mantoan (2003; 2006). A análise de resultados foi realizada de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (1977) e divididas em 03 (três) categorias. Os resultados, obtidos a partir das entrevistas, indicaram desafios significativos, como a falta de salas de recursos adequadas aos profissionais do AEE, o que limita sua autonomia e eficácia, bem como indica deficiências na comunicação e na colaboração com o corpo docente regular, que impactam negativamente a integração dos estudantes com deficiência. Ademais, foi possível identificar a necessidade de melhorias na infraestrutura de suporte e nas dinâmicas de colaboração dentro dos Institutos Federais, com vistas a facilitar uma inclusão mais eficaz. No que tange às estratégias para mitigar esses desafios e promover uma educação inclusiva mais efetiva, foi desenvolvido um produto em formato de vídeo formativo, cujo propósito era fornecer informações sobre o papel e as práticas dos profissionais do AEE, esclarecendo suas responsabilidades e as técnicas utilizadas no suporte aos discentes. O vídeo, elaborado com o uso de artes gráficas, cores e conteúdo relacionados ao IFMG, incluiu uma personagem gráfica que representava a autora nas falas, servindo como recurso de formação contínua para os profissionais em exercício e como material informativo para toda a comunidade educacional interessada em melhorar a inclusão na EPT. O vídeo foi amplamente divulgado, sendo enviado aos NAPNEs dos 18 campi do IFMG, aos setores de Políticas Inclusivas e de Diversidade e Inclusão da Reitoria do IFMG, bem como a profissionais do AEE de outras instituições e a aprendizes da graduação e do PROFEPT. Após assistirem ao vídeo, os participantes responderam a um questionário, avaliando o produto educacional, o que permitiu reelaborar o material com base nas sugestões recebidas. Cabe destacar que esta pesquisa contribuiu para o diálogo sobre educação inclusiva na EPT, e as conclusões, juntamente com o produto educacional proposto, inspiraram melhorias substanciais nas práticas e políticas educacionais voltadas à inclusão de estudantes com NEE na EPT.
- ItemA construção da identidade étnico-racial de estudantes do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica(2024-10-04) Vilaça, Márcia Margarida; Doutora Marie Luce TavaresEsta dissertação tem como foco a investigação da construção da identidade étnico-racial dos(as) estudantes do Ensino Médio Integrado inseridos(as) por meio de políticas de ações afirmativas nos processos seletivos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco. O principal objetivo foi compreender de que forma esses(as) estudantes percebem sua identidade étnico-racial e identificar os fatores que influenciam esse processo. A metodologia deste trabalho segue uma abordagem qualitativa e foi norteada pela questão: como se dá a construção da identidade negra entre os alunos cotistas raciais do Ensino Médio Integrado? Esta investigação começou com a realização de uma pesquisa documental e bibliográfica, seguida pela coleta de dados, que incluiu a aplicação de questionários on-line. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a percepção dos participantes de que uma família exerce um papel essencial na formação da identidade negra, funcionando como um pilar de suporte emocional e referência cultural. Os estudantes também destacaram a escola como um espaço de resistência e preservação cultural, no qual tradições, saberes e valores são transmitidos e reafirmados. Já os coletivos juvenis foram reconhecidos como ambientes fundamentais de socialização, aprendizagem e atuação política, onde são produzidos modos de vida, formas de expressão e identidade. Adicionalmente, constatou-se que a Lei n. 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, não está sendo devidamente implementada na instituição, o que compromete a compreensão do racismo e o fortalecimento das identidades negras. Como produto educacional decorrente da pesquisa, foi desenvolvido o jogo de cartas Espelho, Espelho Meu, Quem Sou Eu? voltado para professores, facilitadores, mediadores culturais, ativistas, formadores de opinião bem como por qualquer pessoa interessada em promover discussões sobre identidade, racismo e diversidade em espaços educacionais e sociais.
- ItemA “Práxis” docente dos professores da Educação Profissional e Tecnológica no ensino on-line: da teoria à prática.(2023-05-16) Oliveira, Walter Pinto de ; Doutor Gustavo Pereira PessoaO presente estudo tem como objetivo central analisar às práticas adotadas e as dificuldades enfrentadas pelos docentes no contexto da docência on-line, sob a perspectiva dos professores que atuam na educação profissional e tecnológica (EPT). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário enviado aos docentes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), sendo estabelecido como critério de inclusão a atuação como professor ativo nos Campi do IFMG. Foram estabelecidos três objetivos específicos para a pesquisa: investigar as práticas docentes no ensino on-line na EPT, identificar as principais práticas empregadas pelos docentes e as dificuldades encontradas, a partir da percepção dos professores. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos professores possui conhecimento básico sobre o ensino on-line. No entanto, a principal dificuldade relatada foi a falta de formação adequada, sendo mencionada a falta de preparo e capacitação para lidar com essa modalidade de ensino. As práticas adotadas pelos docentes, de forma geral, foram avaliadas de maneira positiva. No entanto, as principais dificuldades enfrentadas estavam relacionadas ao excesso de trabalho, ausência de contato físico com os alunos, falta de formação adequada e acesso limitado a recursos tecnológicos apropriados. Observou-se também que o IFMG implementou o programa de Ensino Remoto Emergencial (ERE), porém, em muitos casos, houve falta de orientação e acompanhamento por parte dos gestores, bem como relatos de falta de conhecimento e formação dos docentes. Por fim, como resultado deste estudo, foi elaborado um produto educacional com o intuito de esclarecer as principais dúvidas relacionadas à temática abordada. Este produto pretende fornecer orientações e informações relevantes que possam contribuir para a melhoria da prática docente no contexto do ensino on-line na EPT, visando mitigar as dificuldades identificadas e promover uma melhor preparação e capacitação dos professores para atuarem nessa modalidade de ensino.
- ItemACaSa Mestre Caetano: ativividades em campo na Sabará de Mestre Caetano(2023-01-18) Jardim, Cleide Janine; ; Doutor Ronan Daré Tocafundo; Parimpar e Pimpa Estúdio (e-book)O guia, no formato e-book, ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano e o Mapa-Guia Digital ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano para a Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e o, são ferramentas de apoio ao planejamento, agendamento e realização de atividades educativas em espaços não escolares no município de Sabará, em Minas Gerais, idealizadas e concebidas como uma estratégia embasada na teoria do Terceiro Espaço, de Ken Zeichner, com a intencionalidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. São Produtos Educacionais frutos da pesquisa de mestrado Espaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica para além das fronteiras do IFMG, vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEpt) do IFMG Campus Ouro Branco. Os produtos destinam-se, especialmente, a docentes do ensino médio, mas pode ser aproveitado para outros níveis de ensino ou para outras finalidades, como para quem desejar conhecer espaços municipais, para pesquisas ou mesmo turismo. Dedicação, responsabilidade, ética e carinho formam os pilares para a realização de muitas pesquisas, contatos, construção de uma rede de relacionamentos e de parcerias entre escola e diversos espaços da Cidade. A partir das informações registradas, mapeamos espaços para a realização de atividades educativas, privilegiando a escala local, a fim de fortalecer o pertencimento, a valorização do lugar e a conexão entre a educação, o município e comunidade. No e-book e no Mapa-Guia Digital constam apenas espaços e Instituições receptivas a esta proposta educacional, podendo ocorrer novas adesões em edições futuras dos produtos.
- ItemAções afirmativas em EPT na era das notícias falsas: a lei de cotas no contexto do IFMG(2023-09-29) Alex Rodrigues Borges; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos SantosEsta dissertação versa sobre as ações afirmativas na educação no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica na era das fake news e da pós-verdade, relacionando tais fenômenos especificamente com a Lei de Cotas, a Lei n. 12.711/2012. O acesso à educação no Brasil sempre foi limitado e, por conseguinte, excludente. Dados do IBGE/PNAD, agrupados pelo IPEA no período de 2001 a 2019, mostram, em todos os cenários analisados, que a diferença de acesso e tempo de estudo sempre existiu e persistiu ao longo dos anos, quando comparamos pretos/pardos aos autodeclarados brancos, principalmente se analisados os aspectos sociais. Concomitante a isso, a disseminação de concepções distorcidas ou inverídicas no que concerne às políticas de ação afirmativa na educação mostraram-se como importantes ferramentas de desinformação. A pós-verdade e as fake news estão perceptivelmente presentes nas formulações de conteúdos, sejam eles de caráter informativo ou de interação em rede social. Tendo em vista esse quadro geral, esta pesquisa teve como objetivo identificar em que medida existia a aderência aos conceitos das fake news e pós-verdade pelos alunos do EMI do campus do IFMG, especificamente sobre a lei de cotas – lei 12.711/2012. Para tanto, aplicamos um questionário para determinar as singularidades do grupo de estudo e realizamos um grupo focal para captar a reação dos participantes frente às informações apresentadas. A coleta de dados subsidiou uma análise qualitativa que ofereceu elementos para apurar e compreender os níveis de congruência dos participantes quantos aos conceitos difundidos pelas fake news e pela pós-verdade, tendo em vista a Lei n. 12.711/2012. Apresentamos, como resultado, elementos que nos ajudaram a compreender as influências dos fenômenos de desinformação, bem como a elaborar um produto educacional caracterizado como uma cartilha, a fim de ser apresentada e disponibilizada para potenciais ingressantes ao campus lócus do objeto de estudo desta pesquisa. Com vistas a fomentar o debate sobre as ações afirmativas, em especial no que tange às cotas raciais como instrumento de acesso, elaboramos, aplicamos e avaliamos um produto educacional com caráter informativo, contendo referências que demonstram, de maneira clara, lógica e objetiva, a operacionalização, a efetividade e o potencial de transformação das políticas de ações afirmativas na educação. Além disso, esse material abordou assuntos advindos tanto das desinformações geradas pelas fake news quanto pela pós-verdade, frisando as potencialidades de fragilização que esses elementos podem desenvolver na sociedade.
- ItemAPPROTASVAN: Protótipo Para Dsipositivos Móveis Para Gerenciar Trajetos Escolares(2025-02-18)O transporte escolar desempenha um papel crucial na vida de milhões de estudantes em todo o mundo, garantindo acesso à educação de forma segura e eficiente. No entanto, desafios como atrasos, falta de comunicação e preocupações com a segurança dos alunos persistem. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de uma solução colaborativa voltada para dispositivos móveis, projetado para melhorar a experiência de pais/responsáveis, alunos e motoristas. O aplicativo, APPROTASVAN, utiliza dados de geolocalização em tempo real para permitir a localização dos veículos escolares, notificando os pais sobre a aproximação da van e chegada ao destino. Além disso, o sistema oferece recursos para o motorista, como a gestão da lista de alunos, otimização das rotas e o controle de presença. Este trabalho discute o design, desenvolvimento e avaliação do protótipo, destacando suas funcionalidades, limitações e benefícios no contexto do transporte escolar. Os testes conduzidos com usuários demonstraram aceitação do protótipo, com um escore 87.5, na Escala de avaliação de Usabilidade - SUS.
- ItemAs práticas pedagógicas no Curso Técnico de Informática(2024-09-26) Doutora Mônica Lana da Paz; Lima, Paulo Sergio Pereira de;O Ebook "As Práticas Pedagógicas no Curso Técnico de Informática", uma obra que se dedica a explorar as metodologias e abordagens pedagógicas implementadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza, no curso Técnico em Informática. Este trabalho é fruto de uma pesquisa que combina análise documental e estudos de caso para oferecer uma visão ampla e crítica sobre como a educação profissional e tecnológica (EPT) está sendo conduzida em um dos principais institutos federais do Brasil. Com uma abordagem qualitativa, o estudo valoriza os significados, as aspirações, as crenças e os valores que permeiam o ambiente educacional e destaca a importância de práticas pedagógicas inovadoras para a preparação dos estudantes para o mundo do trabalho contemporâneo. O e-book foi concebido como um recurso educativo acessível, destinado a educadores, gestores, pesquisadores e estudantes interessados em conhecer e aplicar práticas pedagógicas no campo da informática. Aqui, você encontrará dados valiosos sobre a integração entre teoria e prática, o uso de metodologias ativas de aprendizagem e a formação contínuada dos professores, tudo isso fundamentado em uma análise crítica das políticas e diretrizes que norteiam a EPT no Brasil. Espera-se que este e-book enriqueça o seu conhecimento sobre a educação técnica, inspirando novas práticas e inovações no campo educacional.
- ItemAs práticas pedagógicas no Curso Técnico de Informática: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Fortaleza)(2030-09-26) Lima, Paulo Sergio Pereira de; Doutora Mônica Lana da PazO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza adota práticas pedagógicas inovadoras e comprometidas com a qualidade do ensino que se refletem no currículo integrado do curso técnico em Informática, que enfatiza a abordagem baseada em competências e habilidades para a atuação profissional contemporânea. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas, que direcionam o trabalho educativo dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico de Informática do IFCE - Campus Fortaleza, por meio da metodologia de estudo de caso com abordagem descritiva, com base na análise documental dos documentos de Matriz Curricular e Projeto Político Pedagógico, sendo os documentos dos anos de 2005 a 2022, que a instituição disponibilizou. Através dessa metodologia, o trabalho resulta no planejamento, desenvolvimento e avaliação de um produto educacional em formato de E-book aprovado e publicado, apresentando práticas pedagógicas que contribuem para a formação omnilateral no campo da Informática, bem como na geração de conhecimentos práticos. A abordagem adotada nessa pesquisa foi qualitativa, diante da análise realizada, pode-se concluir que o curso técnico de Informática do IFCE - Campus Fortaleza pode ser considerado um exemplo para a educação técnica, considerando seu compromisso com a melhoria contínua e adaptação ao ambiente de rápida evolução da tecnologia. O curso se esforça para fornecer uma educação que seja relevante para manter o currículo atualizado e integrar metodologias de ensino inovadoras.
- ItemAtendimento Educacional Especializado(24-10-2024) Rodrigues, Lillian Denise Barreto; Doutora Gláucia do Carmo XavierO vídeo intitulado Atendimento Educacional Especializado, desenvolvido como parte desta pesquisa tem como objetivo colaborar com a formação contínua dos profissionais do AEE que atuam em cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Isso porque compreende-se que o trabalho desses educadores já é reconhecidamente desafiador, considerando as demandas específicas e complexas impostas pela necessidade de integrar estudantes com NEE em ambientes de aprendizado técnico e profissional. No contexto da EPT, esses desafios são amplificados pela exigência de novas habilidades dos alunos e pela carga horária estendida dos cursos, o que demanda dos profissionais uma capacitação constante e atualizada. Nesse sentido, o produto desta pesquisa buscou fornecer recursos para esses educadores por meio da produção e publicização de um vídeo formativo, que será disponibilizado gratuitamente no YouTube, projetado para apresentar e disseminar conhecimentos fundamentais necessários aos profissionais de apoio que atuam em cursos de EPT. O conteúdo do vídeo foi planejado para ser uma ferramenta prática e acessível, visando a melhorar a prática pedagógica dentro dessa área específica de ensino. Para alcançar o quarto e último objetivo específico desta pesquisa que previa a elaboração de um produto educacional, foi desenvolvido um vídeo formativo para os 120 profissionais do AEE. Para a elaboração desse produto, utilizou-se os dados coletados em uma entrevista realizada com alguns profissionais. Com base nesses dados, procedeu-se a uma análise inicial que ajudou a moldar o planejamento e a elaboração do vídeo. O processo de criação do vídeo considerou, além das necessidades imediatas dos profissionais, as tendências e inovações pedagógicas que poderiam ser incorporadas para enriquecer ainda mais o seu conteúdo. Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Educação Especial. Educação Inclusiva. Educação Profissional e Tecnológica. Necessidades Educacionais Específicas. Práticas Educativas.
- ItemAvaliação de fonte alternativa de MgO na mistura de sinterização de minério de ferro(2024-08-24) Oliveira, Dérlisson de.; Doutor Guilherme Liziero Ruggio da SilvaO sínter é um aglomerado poroso de minério de ferro, produzido a partir da mistura de minério de ferro fino, fundentes e combustíveis e aditivos. É notório que o aumento de sínter retorno está ligado diretamente à baixa da resistência mecânica do sínter produto, e com isso o baixo rendimento da mistura, por outro lado o minério magnesiano possui propriedades às quais são impactantes a minimizar esse efeito na produção de sínter. A fonte de MgO usada nas sinterizações provém da dolomita. Ao ser submetida ao processo de sinterização, a dolomita é decomposta, liberando óxido de magnésio (MgO). O MgO atua como um modificador das propriedades da escória, melhorando sua fluidez, viscosidade e capacidade de absorção de impurezas, no processo de redução nos altos-fornos. O objetivo deste estudo foi avaliar a utilização do minério magnesiano como fonte de MgO no processo de sinterização e seus impactos no processo, tais como a resistência mecânica do sínter produzido, e o rendimento da mistura a sinterizar, índice de degradação sob redução e índice de redutibilidade. Para a adição de 20 kg do minério magnesiano (substituição total da fonte de MgO) para a produção de 1 tonelada de sínter, observou-se a elevação de 2,6 pontos percentuais no índice de degradação sob redução, redução de 2,3 kg/t de sínter produzido no consumo de combustível, redução de 67,94 kg/t de sínter na geração de sínter retorno. O rendimento da mistura total apresentou uma elevação de 2,59 p.p, comparado com o 100% dolomita, sem impactos significativos que prejudiquem a qualidade do sínter. Portanto, a substituição da fonte de MgO da dolomita para o minério magnesiano se mostrou viável. Palavras-chave: Dolomita. Minério magnesiano. Sínter. Resistência mecânica do sínter.
- ItemAvaliação dos impactos econômicos e ambientais da recuperação de sucata de obsolescência em uma usina siderúrgica integrada(2023-12-04) Angelo, Gislaine Aparecida Rezende.; Mestre Heric Henrique Souza e Silva.A geração de sucatas é uma consequência dos processos siderúrgicos e se torna uma valiosa matéria-prima utilizada nas usinas integradas, por isso a importância de sua recuperação. A utilização de sucatas é a garantia de aproveitamento de materiais considerados como resíduos por meio da implantação da logística reversa, processando e transformando as sucatas em insumo para fabricação do aço. Dentro deste cenário, este estudo apresenta a logística reversa, incorporada na economia circular, como instrumento para recuperação de sucatas de aço de obsolescência dispersas em uma usina siderúrgica integrada para consumo na aciaria. Estes materiais foram gerados devido a desativação de grandes áreas operacionais e mapeados no sistema de gestão integrado da usina, porém não receberam a destinação adequada, gerando acúmulo de resíduos sólidos nas áreas. Para promover a recuperação das sucatas, foi realizado um estudo de caso e executadas ações para garantir a efetividade do projeto. Para auxiliar na aplicação da logística reversa de forma a garantir a recuperação do material, foram utilizadas ferramentas de gestão, como diagramas de causa e efeito e Pareto. Com a execução do estudo de caso no período de doze meses, mais de 12 mil toneladas de sucatas foram recuperadas, totalizando um ganho econômico superior a quatro milhões de reais para a siderúrgica e evitando o consumo de, aproximadamente, 17 kt de minério de ferro, 9 kt de carvão, 1,5 kt de calcário e 18 kt de emissões de CO₂. Os impactos econômicos e ambientais da utilização das sucatas de obsolescência recuperadas foram avaliados e considerados favoráveis para a siderúrgica integrada. Com os resultados obtidos, observou-se que a logística reversa possibilitou a coleta e reciclagem continuada de sucatas de obsolescência, promovendo redução dos custos operacionais e transformando os resultados em ganhos financeiros e ambientais para a empresa.
- ItemCaracterização e uso da escória de aciaria(2023-07-30) Santos, Abimael Evangelista; Mestre Heric Henrique Souza e SilvaDevido ao grande volume produzido, os coprodutos industriais muitas vezes apresentam problemas de armazenamento e descarte. No entanto, em comparação com as matérias-primas tradicionais, esses coprodutos podem oferecer uma alternativa mais barata e com melhores características para aplicação na indústria civil, agrícola entre outras, além de proporcionar uma destinação adequada a estes materiais. A escória de aciaria é um subproduto gerado durante o processo de fabricação do aço e sua aplicação é limitada devido às suas características químicas que resultam em expansão. Esses materiais são geralmente armazenados inicialmente nos pátios das siderúrgicas, sem um destino específico. A escória de aciaria costuma apresentar instabilidade e características expansivas, o que restringe sua utilização em outros setores. Avaliar o uso da escória de aciaria envolve uma consideração crucial: a quantidade de óxido de cálcio e óxido de magnésio livres presentes no material. De acordo com a literatura técnica, esses compostos desempenham um papel fundamental nas propriedades expansivas da escória, tornando essencial medir com precisão seus teores antes de sua utilização. Após a cura, a escória de aciaria encontra aplicação em diversos setores, incluindo indústria cimenteira, pavimentação, construção civil, agricultura e ferrovias; a utilização da escória de aciaria como coproduto oferece benefícios ambientais ao evitar o descarte em aterros, contribuindo para a conservação dos recursos naturais, além de criar oportunidades de aplicação em diversos ramos industriais.Com base nesse contexto, este trabalho traz uma avaliação das principais propriedades e características da escória de aciaria, além de destacar as principais possibilidades de utilização desse coproduto. Serão exploradas alternativas e aplicações potenciais visando maximizar seu aproveitamento e contribuir para uma gestão mais eficiente deste coproduto da siderurgia.
- ItemCírculos de leitura: uma estratégia para a formação do leitor literário(0002-10-23) Sá, Ivone Rosa Ferreira de; Franco, Raquel Aparecida Soares Reis; Doutora Raquel Aparecida Soares Reis Franco; Editora ParimparEste Guia não é um documento prescritivo ou instrucional que exige que o professor proceda de uma determinada maneira para realizar uma tarefa e que cumpra as instruções explicitadas. Entretanto, este material tem por objetivo auxiliar todos os professores e futuros docentes, em especial os de língua portuguesa que atuam nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) e no ensino médio integrado (1ª a 3ª série), a fortalecer a comunidade de leitores na escola por meio dos círculos de leitura.
- ItemColetivos estudantis e formação integral na Educação Profissional e Tecnológica: entre constituição, representações e memória: um estudo de caso dos coletivos no IFMG - Campus avançado Ipatinga.(2023-09-05) Lourenço, Andrea Procópio; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEsta dissertação tem como objeto de estudo o processo de criação e organização de um coletivo antirracista e um coletivo feminino fundados no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Ipatinga, por iniciativa de estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O objetivo da pesquisa é compreender como se deu a constituição desses coletivos juvenis dentro do ambiente escolar e suas contribuições para uma formação integral. A partir deste trabalho, desenvolvemos como produto educacional o documentário “COLETIVO PRETO AYA SANKOFA E COLETIVO FEMININO MARIA QUITÉRIA - Representatividade, empoderamento e formação integral”, propondo fazer um registro de memória e identidade, a fim de fortalecer os movimentos e ser inspiração para jovens que desejam o envolvimento em movimentos sociais, assim como sugerir formas de educação não formal que possam contribuir para uma educação integral. Realizamos uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, norteados pela Teoria das Representações Sociais, pelos estudos da juventude e das bases conceituais da formação humana integral, além dos estudos sobre movimentos sociais como o feminismo e contra o racismo. A metodologia que nos norteou foi o estudo de caso e, como técnica de geração de dados, fizemos uso de uma triangulação de métodos com a entrevista semiestruturada, a roda de conversa e a observação participante, além do questionário semiestruturado e do diário de campo como instrumentos de coleta de dados. Por meio da Análise de Conteúdo definimos quatro categorias, desveladas das representações sociais dos estudantes, que nortearam a compreensão e a organização dos dados para a análise dos discursos: os coletivos, o antirracismo, o feminismo e a aprendizagem e formação integral. A partir dos discursos dos estudantes observamos que a constituição dos coletivos partiu de uma necessidade de se sentirem vistos, reconhecidos, valorizados, o que demonstra uma busca pela formação e afirmação de suas próprias identidades. Observamos, a partir do envolvimento dos estudantes em outros projetos de educação não formal, que os coletivos também proporcionaram o desenvolvimento das habilidades de liderança, argumentação e consequentemente de autonomia, favorecendo a participação cidadã e política. Os discursos nos mostraram ainda que algumas representações sociais racistas e machistas/misóginas enraizadas na sociedade, repercutidas nos ambientes escolares, têm sido desconstruídas por meio dos debates promovidos pelos coletivos, contribuindo para a formação omnilateral dos estudantes.
- ItemConstrução de indicadores de evasão em cursos de licenciatura como uma ferramenta de gestão educacional(2021-02-06) Silva, Adacui Cecília; Doutor Niltom Vieira JuniorEsta pesquisa apresenta dados e informações que colaboraram para a construção do indicador de evasão com foco nos cursos de licenciatura, cuja base de dados para a investigação foi obtida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em um recorte temporal (ciclo de matrícula), que se deu no período de 2012 a 2020. Os procedimentos e instrumento adotados compreendem a transposição e a análise das movimentações e do fluxo escolar nas situações de matrícula, contando com a aplicação de questões abertas e fechadas e com a participação de alunos evadidos/desligados, no interstício temporal proposto. O referencial teórico-metodológico abrangeu: pesquisas relacionadas à evasão nas licenciaturas; a legislação educacional referente às licenciaturas; o Regulamento de Ensino da Graduação do IFMG, os processos e os protótipos do IFMG (manuais de aplicabilidade de cada processo no Módulo Ensino). As principais razões que justificaram esse fenômeno foram levantadas junto aos alunos evadidos do IFMG que, ao serem comparadas com os fatores de evasão encontrados por outros autores, deram origem a quatro dimensões (variáveis latentes), que fundamentaram um novo instrumento composto por duas questões para identificação, quatro questões relacionadas a dados demográficos, dez questões relacionadas a cada um dos quatro fatores, uma questão pré-definida para controle e uma questão aberta e opcional. A questão pré-definida para controle instrui o participante a marcar uma resposta específica. O intuito é verificar se o participante está atento e se marcou a resposta já definida na própria questão. Após sua elaboração, o questionário foi enviado aos mesmos alunos evadidos/desligados para um pré-teste. De modo a complementar a investigação e criar parâmetros para pesquisas futuras, também foi enviado um questionário aos alunos formados com o intuito de detectar se eles estão trabalhando na área de formação, na região do campus em que se graduaram e se há mercado de trabalho para os alunos egressos. Ao fim, foi possível detectar que o principal fator de evasão é o econômico e o motivo de os participantes terem se evadido/desligado do curso resulta, na maioria, à dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos. Foi possível constatar ainda um baixo número de formandos (10,47%) e um elevado número de evasão/desligamento (50,88%). Dentre os alunos formados, e que participaram da investigação, a maioria não trabalha na área de formação por falta de vaga de emprego. Diante dos resultados encontrados fica evidente a falta de políticas públicas que maximizem a permanência dos alunos e que proporcionem empregabilidade após se formarem.
- ItemCotas, fatos e fakes: entendendo o sistema de cotas do IFMG(2023-09-29) Alex Rodrigues Borges; Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos SantosO material objetiva contribuir para o fortalecimento das ações afirmativas no IFMG, por meio de informações acerca do processo seletivo para os candidatos cotistas e do combate à desinformação. Para tanto, o conteúdo informativo foi minuciosamente trabalhado de maneira a atender o público-alvo, com linguagem acessível e simples. O produto educacional foi organizado a partir das informações relevantes referentes à aplicação e operacionalização das ações afirmativas na educação, assim como na abordagem das desinformações frequentemente encontradas no tocante à Lei de Cotas. Contudo, a abordagem procurou atender as especificidades para o público ao qual se destinava. Ou seja, os alunos com a faixa de idade em torno de 14 anos. A cartilha foi elaborada com informações sobre a distribuição de vagas conforme a Lei de Cotas, isto é, em consonância com a Lei 12.711/2012. Também abordamos informações sobre os procedimentos complementares que compõem o processo para a efetivação da matrícula dos candidatos autodeclarados PPI. Nesse contexto, inserimos informações e conceitos relevantes acerca de todo o processo das ações afirmativas na educação (códigos de reserva de vagas, autodeclaração e heteroidentificação).
- ItemCurso de capacitação: o trabalho multidisciplinar na educação no contexto pandêmico(2023-09-15) Melillo, Ana Flávia ; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroO curso de capacitação “O trabalho multidisciplinar na Educação no Contexto Pandêmico”, em parceria com a Escola de Formação Perspectiva Crítica, é fruto da pesquisa "Os reflexos da pandemia na vida dos estudantes do IFMG campus Conselheiro Lafaiete: estratégias de intervenção para superação e reparação dos danos causados e do produto educacional apresentado para a obtenção do título de mestrado. A programação do curso foi pensada a partir da análise das narrativas e dos dados obtidos com a pesquisa, buscando aprimorar a atuação profissional para que que os profissionais possam atender melhor às demandas dos estudantes, além de divulgar a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo do curso foi promover reflexões e diálogos com profissionais da educação sobre os reflexos da pandemia do coronavírus na vida de jovens, nos aspectos socioeconômicos, pedagógicos e emocionais e a necessidade de uma articulação de profissionais especializados e de políticas públicas efetivas que foquem principalmente nos adolescentes, para garantir uma vida escolar com dignidade. O curso de capacitação foi dividido em quatro módulos: A Educação Profissional e seu compromisso com a Transformação; Políticas Públicas, Questão Social e Pandemia; Repensando a atuação Profissional no Contexto Pandêmico; e Pandemia, Ensino Remoto e Formação Integral. Os Slides apresentados durante as aulas estão disponíveis no anexo. As aulas aconteceram de forma remota pelo Google Meet, contando com uma carga horária de 40 horas, divididas em aulas síncronas e materiais de estudo, disponibilizados em plataforma digital como complementação ao que estava sendo apreendido durante o curso. Foram convidados profissionais externos para ministrarem as aulas. Os professores que lecionaram no curso, de forma voluntária, a convite da pesquisadora, são, em sua grande maioria, mestre e doutores com vasta experiência em suas áreas de atuação.
- ItemDa Congregação dos Missionários dos Operários “Os Padres do Trabalho” à implantação do IFMG campus Conselheiro Lafaiete: histórias e memórias(2024-12-17) Liliane Cardoso da Silva; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroObjetivou-se, com esta pesquisa, realizar uma reflexão acerca da trajetória do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Conselheiro Lafaiete (IFMG-CL) através da criação de um Memorial Virtual no qual serão disponibilizadas as histórias e memórias da instituição, a fim de possibilitar o conhecimento, a compreensão e a realização de pesquisas futuras sobre sua trajetória institucional, visando a que a disseminação dessa história possa contribuir para despertar na comunidade acadêmica e entre os locais um sentimento de identidade e pertencimento em relação ao IFMG-CL. Tal pesquisa visa também contribuir, por meio do Memorial, para o processo de consolidação de uma identidade institucional com foco no ideário de uma educação omnilateral, politécnica e emancipadora que norteou a política pública de criação dos Institutos Federais. Para tanto, este estudo utilizou-se dos fundamentos teórico- metodológicos de autores referenciais para se pensar o ideário da educação politécnica, a exemplo de Demerval Saviani, Maria Aparecida Ciavatta, Marise Ramos, entre outros. A metodologia adotada incluiu uma revisão bibliográfica em torno das relações entre histórias e memórias, com ênfase no uso das narrativas orais como ferramenta de pesquisa neste processo; realizou-se, ainda, uma pesquisa documental para fundamentar a compreensão histórica e contextual do objeto deste estudo. Como produto educacional, propôs-se a criação de um Memorial Virtual, uma plataforma digital que permite a visitação a itens históricos, a exemplo de fotografias, objetos e instalações, tanto da Escola Técnica ‘Os Padres do Trabalho’, que funcionou no local onde atualmente está localizada a sede do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Conselheiro Lafaiete, como também itens memoráveis do próprio Instituto. O material recolhido e os relatos obtidos se constituíram como importante material de memória oral e documental, e que possibilitaram reconstituir parte da história da escola e da educação profissional no munícipio, o que evidencia a sua importância.