Produtos Técnicos, Tecnológicos e Educacionais
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Comunidade composta pelos produtos técnicos, tecnológicos e educacionais produzidos por discentes dos cursos de graduação e pós-graduação e docentes do IFMG.
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- ItemA arquitetura escolar como recurso para a construção de uma história da Educação Profissional(0002-08-24) Silva, Alexander Fuccio de Fraga; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEste e-book é um produto educacional advindo do projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), intitulado “A arquitetura dos espaços físicos do IFMG no processo de construção de uma História da Instituição”, no intuito de identificar como a arquitetura dos espaços físicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) contribui para a construção de uma história da Instituição, investigando como foram as construções das unidades da instituição, antes e depois de sua criação, no ano de 2008. O registro dos espaços arquitetônicos de dois campi, São João Evangelista e Ribeirão das Neves, em imagens, seguido de uma descrição sucinta, objetivou demonstrar as transformações desses espaços ocorridas a partir da década de 1950 e de como elas se convergiram para uma identidade institucional harmônica, porém diversa. O material foi desenvolvido para a área de Ensino e possui a finalidade de estabelecer quesitos à infraestrutura e aos espaços dos campi do IFMG e servir de embasamento às respectivas discussões. O público alvo é composto de servidores e alunos que compõem não só às unidades foco desta pesquisa, como também toda a comunidade acadêmica do IFMG, servindo de cartão postal para a disseminação da cultura e da identidade histórico-institucional.
- ItemA atuação dos profissionais do atendimento educacional especializado na Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Minas Gerais(2023-10-25) Rodrigues, Lillian Denise Barreto; Doutora Gláucia do Carmo Xavier.Este estudo investigou o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nos campi do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O objetivo da pesquisa foi analisar a atuação do profissional do AEE no contexto da EPT nos campi do IFMG. Para alcançar tal finalidade, elaboraram- se os seguintes objetivos específicos: i) elencar os fundamentos teórico-legais da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil e em Minas Gerais; ii) identificar as políticas de inclusão de alunos da Educação Especial no contexto da EPT; iii) definir como dá-se a atuação do profissional do AEE nos campi do IFMG; iv) desenvolver um vídeo formativo para os profissionais do AEE que atuam em cursos de EPT. Em relação à metodologia, o estudo enquadra-se na perspectiva qualitativa, visto que combinou análise documental de editais e normas de contratação dos profissionais do AEE, além de entrevistas semiestruturadas realizadas com oito profissionais da mesma área de atuação mencionada. Essa abordagem foi escolhida para identificar tanto a perspectiva normativa quanto as experiências práticas dos profissionais, sendo apoiada por referências teóricas de especialistas no campo da inclusão, como Carvalho (2005), Mazzotta (1982) e Mantoan (2003; 2006). A análise de resultados foi realizada de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (1977) e divididas em 03 (três) categorias. Os resultados, obtidos a partir das entrevistas, indicaram desafios significativos, como a falta de salas de recursos adequadas aos profissionais do AEE, o que limita sua autonomia e eficácia, bem como indica deficiências na comunicação e na colaboração com o corpo docente regular, que impactam negativamente a integração dos estudantes com deficiência. Ademais, foi possível identificar a necessidade de melhorias na infraestrutura de suporte e nas dinâmicas de colaboração dentro dos Institutos Federais, com vistas a facilitar uma inclusão mais eficaz. No que tange às estratégias para mitigar esses desafios e promover uma educação inclusiva mais efetiva, foi desenvolvido um produto em formato de vídeo formativo, cujo propósito era fornecer informações sobre o papel e as práticas dos profissionais do AEE, esclarecendo suas responsabilidades e as técnicas utilizadas no suporte aos discentes. O vídeo, elaborado com o uso de artes gráficas, cores e conteúdo relacionados ao IFMG, incluiu uma personagem gráfica que representava a autora nas falas, servindo como recurso de formação contínua para os profissionais em exercício e como material informativo para toda a comunidade educacional interessada em melhorar a inclusão na EPT. O vídeo foi amplamente divulgado, sendo enviado aos NAPNEs dos 18 campi do IFMG, aos setores de Políticas Inclusivas e de Diversidade e Inclusão da Reitoria do IFMG, bem como a profissionais do AEE de outras instituições e a aprendizes da graduação e do PROFEPT. Após assistirem ao vídeo, os participantes responderam a um questionário, avaliando o produto educacional, o que permitiu reelaborar o material com base nas sugestões recebidas. Cabe destacar que esta pesquisa contribuiu para o diálogo sobre educação inclusiva na EPT, e as conclusões, juntamente com o produto educacional proposto, inspiraram melhorias substanciais nas práticas e políticas educacionais voltadas à inclusão de estudantes com NEE na EPT.
- ItemACaSa Mestre Caetano: ativividades em campo na Sabará de Mestre Caetano(2023-01-18) Jardim, Cleide Janine; ; Doutor Ronan Daré Tocafundo; Parimpar e Pimpa Estúdio (e-book)O guia, no formato e-book, ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano e o Mapa-Guia Digital ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano para a Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e o, são ferramentas de apoio ao planejamento, agendamento e realização de atividades educativas em espaços não escolares no município de Sabará, em Minas Gerais, idealizadas e concebidas como uma estratégia embasada na teoria do Terceiro Espaço, de Ken Zeichner, com a intencionalidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. São Produtos Educacionais frutos da pesquisa de mestrado Espaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica para além das fronteiras do IFMG, vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEpt) do IFMG Campus Ouro Branco. Os produtos destinam-se, especialmente, a docentes do ensino médio, mas pode ser aproveitado para outros níveis de ensino ou para outras finalidades, como para quem desejar conhecer espaços municipais, para pesquisas ou mesmo turismo. Dedicação, responsabilidade, ética e carinho formam os pilares para a realização de muitas pesquisas, contatos, construção de uma rede de relacionamentos e de parcerias entre escola e diversos espaços da Cidade. A partir das informações registradas, mapeamos espaços para a realização de atividades educativas, privilegiando a escala local, a fim de fortalecer o pertencimento, a valorização do lugar e a conexão entre a educação, o município e comunidade. No e-book e no Mapa-Guia Digital constam apenas espaços e Instituições receptivas a esta proposta educacional, podendo ocorrer novas adesões em edições futuras dos produtos.
- ItemAtendimento Educacional Especializado(24-10-2024) Rodrigues, Lillian Denise Barreto; Doutora Gláucia do Carmo XavierO vídeo intitulado Atendimento Educacional Especializado, desenvolvido como parte desta pesquisa tem como objetivo colaborar com a formação contínua dos profissionais do AEE que atuam em cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Isso porque compreende-se que o trabalho desses educadores já é reconhecidamente desafiador, considerando as demandas específicas e complexas impostas pela necessidade de integrar estudantes com NEE em ambientes de aprendizado técnico e profissional. No contexto da EPT, esses desafios são amplificados pela exigência de novas habilidades dos alunos e pela carga horária estendida dos cursos, o que demanda dos profissionais uma capacitação constante e atualizada. Nesse sentido, o produto desta pesquisa buscou fornecer recursos para esses educadores por meio da produção e publicização de um vídeo formativo, que será disponibilizado gratuitamente no YouTube, projetado para apresentar e disseminar conhecimentos fundamentais necessários aos profissionais de apoio que atuam em cursos de EPT. O conteúdo do vídeo foi planejado para ser uma ferramenta prática e acessível, visando a melhorar a prática pedagógica dentro dessa área específica de ensino. Para alcançar o quarto e último objetivo específico desta pesquisa que previa a elaboração de um produto educacional, foi desenvolvido um vídeo formativo para os 120 profissionais do AEE. Para a elaboração desse produto, utilizou-se os dados coletados em uma entrevista realizada com alguns profissionais. Com base nesses dados, procedeu-se a uma análise inicial que ajudou a moldar o planejamento e a elaboração do vídeo. O processo de criação do vídeo considerou, além das necessidades imediatas dos profissionais, as tendências e inovações pedagógicas que poderiam ser incorporadas para enriquecer ainda mais o seu conteúdo. Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Educação Especial. Educação Inclusiva. Educação Profissional e Tecnológica. Necessidades Educacionais Específicas. Práticas Educativas.
- ItemAtlas background geoquímico e índices ambientais: valores de Referência e Índices Ambientais de Elementos Potencialmente Tóxicos à Natureza e a Vida da Região de Abaeté a Belo Horizonte, Minas Gerais(2023-05-24) Ferreira de Queiroz, Sabrina; Cristina Santos Almeida, Ariana; Ferreira de Queiroz, Sabrina; Duarte Marques, EduardoO produto técnico “ATLAS BACKGROUND GEOQUÍMICO E ÍNDICES AMBIENTAIS: Valores de Referência e Índices Ambientais de Elementos Potencialmente Tóxicos à Natureza e a Vida da Região de Abaeté a Belo Horizonte, Minas Gerais e Mapas de Background Geoquímico - MAD para os elementos: Al, As, Au, Ba, Cd, Co, Cr, Cu, Fe, Hg, Mn, Mo, Ni, P, Pb, Se, Sn, Sr, V, U e Zn” foi realizado através da análise estatísticas e espacial de 21 elementos químicos potencialmente tóxicos utilizando-se da técnica MAD (Median Absolut Desviation) para obtenção destes valores de referência (background geoquímico). Os produtos obtidos através destes valores de referência têm como objetivo fornecer parâmetros para regulamentações, controle e mitigação destes elementos que trazem risco ao meio ambiente e a saúde considerando a variabilidade geológica da região.
- ItemCírculos de leitura: uma estratégia para a formação do leitor literário(0002-10-23) Sá, Ivone Rosa Ferreira de; Franco, Raquel Aparecida Soares Reis; Doutora Raquel Aparecida Soares Reis Franco; Editora ParimparEste Guia não é um documento prescritivo ou instrucional que exige que o professor proceda de uma determinada maneira para realizar uma tarefa e que cumpra as instruções explicitadas. Entretanto, este material tem por objetivo auxiliar todos os professores e futuros docentes, em especial os de língua portuguesa que atuam nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) e no ensino médio integrado (1ª a 3ª série), a fortalecer a comunidade de leitores na escola por meio dos círculos de leitura.
- ItemComo desenvolver aulas mais participativas usando o Google Earth e o Street View(2024-05-24) Gumiero, Marcelinda Pacheco Nunes Pereira; Doutor Jairo Rodrigues SilvaNesta cartilha vamos explorar como os professores podem usar o Google Earth e o Street View para criar aulas mais interativas e envolventes.
- ItemConscientização e ação: descarte seguro de medicamentos domiciliares(2024-05-10) Silva, Joyce Cristina Carvalho; Doutor Gustavo Augusto LacorteSeja bem-vindo ao Manual Conscientização e Ação: Descarte Seguro deMedicamentos Domiciliares. Este guia prático é um Produto Técnico e Tecnológico(PTT), descendente da pesquisa do Mestrado Profissional em Sustentabilidade eTecnologia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia deMinas Gerais (IFMG) - Campus Bambuí. A ferramenta foi fomentada para o varejofarmacêutico que deseja liderar o caminho na promoção de práticas responsáveisde descarte seguro de medicamentos vencidos de uso domiciliar, reconhecendolacunas existentes na população sobre esse tema crucial.
- ItemCotas, fatos e fakes: entendendo o sistema de cotas do IFMG(2023-09-29) Alex Rodrigues Borges; Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos SantosO material objetiva contribuir para o fortalecimento das ações afirmativas no IFMG, por meio de informações acerca do processo seletivo para os candidatos cotistas e do combate à desinformação. Para tanto, o conteúdo informativo foi minuciosamente trabalhado de maneira a atender o público-alvo, com linguagem acessível e simples. O produto educacional foi organizado a partir das informações relevantes referentes à aplicação e operacionalização das ações afirmativas na educação, assim como na abordagem das desinformações frequentemente encontradas no tocante à Lei de Cotas. Contudo, a abordagem procurou atender as especificidades para o público ao qual se destinava. Ou seja, os alunos com a faixa de idade em torno de 14 anos. A cartilha foi elaborada com informações sobre a distribuição de vagas conforme a Lei de Cotas, isto é, em consonância com a Lei 12.711/2012. Também abordamos informações sobre os procedimentos complementares que compõem o processo para a efetivação da matrícula dos candidatos autodeclarados PPI. Nesse contexto, inserimos informações e conceitos relevantes acerca de todo o processo das ações afirmativas na educação (códigos de reserva de vagas, autodeclaração e heteroidentificação).
- ItemCurso de capacitação: o trabalho multidisciplinar na educação no contexto pandêmico(2023-09-15) Melillo, Ana Flávia ; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroO curso de capacitação “O trabalho multidisciplinar na Educação no Contexto Pandêmico”, em parceria com a Escola de Formação Perspectiva Crítica, é fruto da pesquisa "Os reflexos da pandemia na vida dos estudantes do IFMG campus Conselheiro Lafaiete: estratégias de intervenção para superação e reparação dos danos causados e do produto educacional apresentado para a obtenção do título de mestrado. A programação do curso foi pensada a partir da análise das narrativas e dos dados obtidos com a pesquisa, buscando aprimorar a atuação profissional para que que os profissionais possam atender melhor às demandas dos estudantes, além de divulgar a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo do curso foi promover reflexões e diálogos com profissionais da educação sobre os reflexos da pandemia do coronavírus na vida de jovens, nos aspectos socioeconômicos, pedagógicos e emocionais e a necessidade de uma articulação de profissionais especializados e de políticas públicas efetivas que foquem principalmente nos adolescentes, para garantir uma vida escolar com dignidade. O curso de capacitação foi dividido em quatro módulos: A Educação Profissional e seu compromisso com a Transformação; Políticas Públicas, Questão Social e Pandemia; Repensando a atuação Profissional no Contexto Pandêmico; e Pandemia, Ensino Remoto e Formação Integral. Os Slides apresentados durante as aulas estão disponíveis no anexo. As aulas aconteceram de forma remota pelo Google Meet, contando com uma carga horária de 40 horas, divididas em aulas síncronas e materiais de estudo, disponibilizados em plataforma digital como complementação ao que estava sendo apreendido durante o curso. Foram convidados profissionais externos para ministrarem as aulas. Os professores que lecionaram no curso, de forma voluntária, a convite da pesquisadora, são, em sua grande maioria, mestre e doutores com vasta experiência em suas áreas de atuação.
- ItemDe Escola Técnica a Instituto Federal - Campus Ouro Preto: uma Jornada de Excelência e Inovação(2023-10-02) Souza, Maria Aparecida de; ; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEste produto educacional é resultado da pesquisa intitulada "De Escola Técnica a Instituto Federal: representações sociais de docentes sobre o processo de institucionalização do IFMG - campus Ouro Preto", desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Branco), e tem como objetivo apresentar aos leitores, de forma breve, como ocorreu o processo de transformação da Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP) em Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET-OP) e, atualmente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Preto), permeado pelos olhares de docentes.
- ItemDe Escola Técnica a Instituto Federal - Campus Ouro Preto: uma jornada de excelência e inovação(2023-10-02) Souza, Maria Aparecida de; ; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEste produto educacional é resultado da pesquisa intitulada “De Escola Técnica a Instituto Federal: representações sociais de docentes sobre o processo de institucionalização do IFMG - Campus Ouro Preto”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG Campus Ouro Branco). Seu objetivo é apresentar aos leitores, de forma breve, como ocorreu o processo de transformação da Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP) em Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET-OP) e, atualmente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Preto), permeado pelos olhares de docentes.
- ItemDesfazimento de bens móveis e eletrônicos no Instituto Federal de Minas Gerais(2025-02-13) Lana, Andréa Cristina da Silveira.; Penha, Pedro Xavier da.; Doutor Pedro Xavier da PenhaEste produto educacional, o vídeo educativo, refere-se ao resultado da pesquisa de dissertação intitulada: Desfazimento de Bens Móveis e Eletrônicos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais: diagnóstico e contribuições. Nele está contido o passo a passo do processo de desfazimento de bens públicos móveis e eletrônicos, no qual foram descritas as etapas do processo de desfazimento. Para tal, foi necessário mapear os procedimentos administrativos realizados nos setores de Patrimônio da instituição, especificamente do Campus Conselheiro Lafaiete do IFMG, tomando por base toda a legislação que abarca o tema desfazimento de bens públicos móveis e eletrônicos.
- ItemE-book propostas didáticas em Geografia: 10 sugestões práticas para suas aulas(2024-03-25) Silva, Brígida Júnia de Paulo; Duarte, Neimar Freitas; Doutor Neimar Freitas DuarteEste e-book foi criado com o intuito de compilar práticas educativas sobre os recursos hídricos para serem utilizados na grade curricular do ensino da matéria de geografia. Todas as práticas selecionadas estão de acordo com as normativas de grade estabelecidas e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e embasadas na aprendizagem sob a optica da Taxonomia de Bloom, que prega o ensino por hierarquia de aprendizagem dos alunos e o respaldo científico nas temáticas sobre os Recursos Hídricos abordados.
- ItemEducação Financeira na Educação Profissional e Tecnológica(2024-10-28) Lelis, Irving dos Santos; ; Doutor José Fernandes da SilvaEste e-book, intitulado "Educação Financeira na Educação Profissional e Tecnológica", foi produzido pelo mestrando Irving dos Santos Lelis, sob a orientação do Professor Dr. José Fernandes da Silva, como produto educacional – resultado da pesquisa “Educação Financeira na Formação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT): Uma Análise de Produtos Educacionais sob a Perspectiva da Teoria da Idoneidade Didática”. Inserido na Linha 1 "Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)", o e-book busca tornar pública a pesquisa do mestrado e fornecer explorações teóricas e conceituais, propiciando momentos de reflexão a todos os atores envolvidos na EPT. O objetivo geral da pesquisa foi compreender, sob a perspectiva da Idoneidade Didática, de que forma a Educação Financeira é tratada na EPT, a partir dos estudos das pesquisas produzidas pelas instituições associadas ao Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do ProfEPT. Esta produção é destinada aos docentes e TAEs das instituições federais de ensino e a todos os professores de outras redes que ministram aulas sobre Educação Financeira.
- ItemElaboração de um etograma para galinhas caipiras(2023-12-04) Galvão, Ervelin Pereira; Machado, Luiz Carlos ; Geraldo, AdrianoA avicultura no Brasil, evoluiu muito nas últimas décadas, sendo ainda proeminente, contribuindo de maneira significativa para o agronegócio brasileiro. Um dos fatores importantes para o sucesso da produção avícola é o monitoramento e o controle eficiente do ambiente de criação, que colaboram para a promoção de maior nível de bem-estar para as aves criadas em sistema de confinamento. O estudo do comportamento animal é, tradicionalmente, realizado através de observações visuais dos animais, o que consome tempo e gera decisões subjetivas e susceptíveis ao erro humano. O objetivo geral deste projeto foi elaborar um etograma e avaliar de maneira eficiente o comportamento de galinhas caipiras. Foram utilizadas dezoito aves do tipo caipira e um galo, com semanas de vida variadas, criadas em sistema extensivo. Para analisar as imagens, foi proposto um etograma composto por seis eventos comuns neste tipo de sistema, o qual registrou os seguintes comportamentos: “comendo”, “bebendo”, “explorando penas”, “empoleirar” “postura” e “ciscar”. Dessa maneira, o etograma funcionou como uma aferição indireta do grau de ambiência destes animais, o que reflete de maneira direta no atendimento aos preceitos de bem-estar animal, quesito fundamental para a produção moderna de ovos e carnes.
- ItemEscutatória para uma escola sem violência: manual de implantação e fluxo de acolhimento(2024-10-04) Dias, Gracielle Paixão Santos; Marie Luce Tavares; Gracielle Paixão Santos Dias"Escutatória" é uma ferramenta educacional desenvolvida para promover o registro, a identificação e o acolhimento de casos de bullying e violência nas escolas, com base nos princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) de Marshall Rosenberg e na pedagogia dialógica de Paulo Freire. Inspirada no texto de Rubem Alves que dá nome ao produto, a Escutatória oferece um canal seguro, confidencial e acessível para que estudantes possam relatar suas experiências, seja de forma anônima ou identificada. A ferramenta combina tecnologia e humanização, permitindo o upload de evidências e garantindo a confidencialidade. Além disso, inclui um fluxo de acolhimento voltado tanto para as vítimas quanto para os agressores, promovendo a escuta ativa, a empatia e a restauração das relações. Seu design foi pensado para atender ao contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mas possui potencial de adaptação para redes de ensino municipais e estaduais. O objetivo principal da Escutatória é construir uma cultura escolar de diálogo e respeito, transformando a maneira como conflitos e situações de violência são tratados, e contribuindo para uma escola mais segura, inclusiva e humana.
- ItemEspelho, Espelho Meu, Quem Sou Eu?(2025-10-04) Vilaça, Márcia Margarida; Doutora Marie Luce TavaresO jogo de cartas Espelho, Espelho Meu, Quem Sou Eu? destaca-se como uma ferramenta valiosa de ensino/aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de diversas habilidades, como o fortalecimento da identidade étnico-racial, o estímulo ao pensamento crítico, a reflexão sobre diversidade cultural e o combate aos preconceitos. Além disso, o jogo incentiva a cooperação, a empatia e o diálogo, favorecendo um ambiente inclusivo e respeitoso no contexto escolar. A proposta do jogo está de acordo com os objetivos da linha de pesquisa "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)" e no Macroprojeto 6 - "Organização de Espaços Pedagógicos na EPT". Trata-se de um jogo que pode ser utilizado em diversos espaços não formais, como: seminários e wokshops voltados para discussões sobre diversidade, relações étnico-raciais e educação inclusiva; em cursos de capacitação para formação de profissionais envolvidos em bancas de heteroidentificação, auxiliando na sensibilização e no entendimento das questões étnico-raciais; em grupos juvenis, promovendo debates e conscientização especialmente sobre identidade racial e diversidade cultural; assim como em oficinas educativas com temáticas voltadas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa em relação às diferenças raciais. Portanto, o jogo pode ser utilizado por professores, facilitadores, mediadores culturais, ativistas e formadores de opinião, bem como por qualquer pessoa interessada em promover discussões sobre identidade, racismo e diversidade em espaços educacionais e sociais.
- ItemExposição fotográfica: conhecer para pertencer histórias e memórias do IFMG campus Congonhas(0003-07-24) Raimundo, Renata Borges; Doutor Pablo Menezes e OliveiraO desenvolvimento do produto educacional, uma exposição intitulada "Conhecer para Pertencer: histórias e memórias do IFMG campus Congonhas", visou apresentar as narrativas e lembranças que refletem as histórias, memórias e identidades do campus Congonhas. A intenção era criar uma experiência que pudesse inspirar e emocionar, além de provocar reflexões e sensações nos visitantes. Este projeto foi inspirado pelas entrevistas de história oral feitas com os colaboradores do campus. A trilha histórica da exposição explorou os espaços de memória do IFMG campus Congonhas, bem como os eventos, formaturas e confraternizações que remetem aos servidores bons momentos compartilhados nesta instituição escolar, buscando contribuir desenvolvimento do sentimento de pertencimento e da formação de identidade da instituição.
- ItemFluxograma da gestão patrimonial: processo de tombamento dos bens permanentes do IFMG Campus Ouro Branco(2023-09-21) Pereira, Jaqueline Cássia da Rocha.; Doutor Pedro Xavier da PenhaCom o intuito de disseminar informações, proporcionar a padronização e otimizar o processo de entrada de bens permanentes na Gestão de Patrimônio no Campus mencionado, foi criado um fluxograma do processo de tombamento referente aos materiais permanentes do IFMG Campus Ouro Branco. Salienta-se que não havia para consulta, até então, essa ferramenta administrativa disponível no IFMG. Sob essa perspectiva, foi desenvolvido um estudo descritivo, teórico e empírico, fundamentado numa epistemologia qualitativa. O estudo é descritivo com abordagem qualitativa e natureza aplicada. A partir de estudo de caso, pesquisa documental e pesquisa-ação, serão demonstrados os procedimentos adotados na Gestão do Patrimônio Público Escolar do IFMG Campus Ouro Branco, possibilitando assim, o mapeamento e a elaboração do fluxograma do tombamento dos materiais permanentes dessa unidade de ensino. Esse produto educacional evidencia-se uma ferramenta de qualidade, demonstrando vantagens diversas para a administração do Campus e, consequentemente, impactando positivamente no processo ensino-aprendizagem.
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