Produtos Técnicos, Tecnológicos e Educacionais
URI Permanente desta comunidade
Comunidade composta pelos produtos técnicos, tecnológicos e educacionais produzidos por discentes dos cursos de graduação e pós-graduação e docentes do IFMG.
Navegar
Navegando Produtos Técnicos, Tecnológicos e Educacionais por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 59
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMemórias do IFMG Campus Santa Luzia(01-11-24) Cindra, Érika de Lima Martins; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos; Santos, Létícia Cavalcante dosEste produto educacional é fruto da pesquisa realizada para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Ao todo, foram entrevistadas 13 pessoas, 7 homens e 6 mulheres, com idades entre 25 e 52 anos. Os participantes pertencem a grupos distintos: egressos (tanto dos cursos técnico integrado quanto do superior), funcionários terceirizados e temporários, funcionária da APAE, agente público do município de Santa Luzia e servidores do Campus Santa Luzia (tanto técnicos-administrativos quanto docentes). Os nomes dos participantes não serão divulgados por questão ética. Este podcast tem como objetivo contar, por meio de múltiplas vozes, a história desta instituição de ensino voltada para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Vamos compartilhar as memórias de pessoas que vivenciaram o início da implantação do Instituto Federal na cidade de Santa Luzia, bem como reflexões que surgiram durante esse percurso de rememoração que a História Oral possibilita por meio das entrevistas.
- ItemGuia de orientações para professores de educação física sob a perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)(01-12-24) Brito, Marinalva Maria de; Doutor Ronan Daré Tocafundo; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO propósito do guia é enfatizar a relevância da compreensão e aplicação dos conceitos fundamentais que sustentam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), visando promover a autonomia e o pensamento crítico do educando do ensino médio técnico.
- ItemA arquitetura escolar como recurso para a construção de uma história da Educação Profissional(0002-08-24) Silva, Alexander Fuccio de Fraga; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEste e-book é um produto educacional advindo do projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), intitulado “A arquitetura dos espaços físicos do IFMG no processo de construção de uma História da Instituição”, no intuito de identificar como a arquitetura dos espaços físicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) contribui para a construção de uma história da Instituição, investigando como foram as construções das unidades da instituição, antes e depois de sua criação, no ano de 2008. O registro dos espaços arquitetônicos de dois campi, São João Evangelista e Ribeirão das Neves, em imagens, seguido de uma descrição sucinta, objetivou demonstrar as transformações desses espaços ocorridas a partir da década de 1950 e de como elas se convergiram para uma identidade institucional harmônica, porém diversa. O material foi desenvolvido para a área de Ensino e possui a finalidade de estabelecer quesitos à infraestrutura e aos espaços dos campi do IFMG e servir de embasamento às respectivas discussões. O público alvo é composto de servidores e alunos que compõem não só às unidades foco desta pesquisa, como também toda a comunidade acadêmica do IFMG, servindo de cartão postal para a disseminação da cultura e da identidade histórico-institucional.
- ItemCírculos de leitura: uma estratégia para a formação do leitor literário(0002-10-23) Sá, Ivone Rosa Ferreira de; Franco, Raquel Aparecida Soares Reis; Doutora Raquel Aparecida Soares Reis Franco; Editora ParimparEste Guia não é um documento prescritivo ou instrucional que exige que o professor proceda de uma determinada maneira para realizar uma tarefa e que cumpra as instruções explicitadas. Entretanto, este material tem por objetivo auxiliar todos os professores e futuros docentes, em especial os de língua portuguesa que atuam nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) e no ensino médio integrado (1ª a 3ª série), a fortalecer a comunidade de leitores na escola por meio dos círculos de leitura.
- ItemExposição fotográfica: conhecer para pertencer histórias e memórias do IFMG campus Congonhas(0003-07-24) Raimundo, Renata Borges; Doutor Pablo Menezes e OliveiraO desenvolvimento do produto educacional, uma exposição intitulada "Conhecer para Pertencer: histórias e memórias do IFMG campus Congonhas", visou apresentar as narrativas e lembranças que refletem as histórias, memórias e identidades do campus Congonhas. A intenção era criar uma experiência que pudesse inspirar e emocionar, além de provocar reflexões e sensações nos visitantes. Este projeto foi inspirado pelas entrevistas de história oral feitas com os colaboradores do campus. A trilha histórica da exposição explorou os espaços de memória do IFMG campus Congonhas, bem como os eventos, formaturas e confraternizações que remetem aos servidores bons momentos compartilhados nesta instituição escolar, buscando contribuir desenvolvimento do sentimento de pertencimento e da formação de identidade da instituição.
- ItemJúri simulado com a temática "processo de vacinação": guia do professor(0012-03-24) Castro, Paula Silva Guimarães; Doutor Gustavo Pereira PessoaTrata-se de um roteiro de júri simulado, guia do professor, que consiste consiste em uma ferramenta que traça o caminho de forma detalhada, facilitando o professor na aplicação da estratégia pedagógica, desde as etapas preliminares, quando considera o conhecimento prévio dos alunos e fomenta a pesquisa como subsídio para construção de suas argumentações, até a simulação do júri, deixando evidente que a temática proposta é o “processo de vacinação”, entretanto, ressaltando que outros temas controversos na sociedade podem ser trabalhados utilizando a ferramenta, considerando as adaptações necessárias, de acordo com o contexto e o público para a sua aplicação.
- ItemRevisitando as memórias da implantação do Ensino Médio em tempo integral (EMTI) profissional: dos desafios às potencialidades(0022-09-23) Alves, Claudete Aparecida; Doutora Marie Luce TavaresO Ensino Médio no Brasil vem sendo discutido desde o período imperial, incluindo o âmbito da Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral e Integrada. Nos últimos anos, iniciou-se o movimento da Reforma do Ensino Médio, a qual, apesar de muitas controvérsias, encontra-se aprovada dentro das Políticas Públicas Nacionais. Esta pesquisa buscou analisar as estratégias e desafios da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) profissional de uma Escola Estadual localizada no interior de Minas Gerais; compreender a trajetória da implantação na contribuição para ingresso neste novo modelo; e analisar a formação docente para a implantação do novo Currículo Referência do Ensino Médio. Para o desenvolvimento do estudo, foi necessário um aprofundamento em referenciais teóricos, que permearam os conceitos de Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral, Ensino Médio, História do Ensino Médio no Brasil, Reforma do Ensino Médio, concepções de currículo e organização da arquitetura curricular. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, pesquisa bibliográfica e de campo, por meio dos instrumentos: caderno de observações, questionários (Google Forms) e entrevistas semiestruturadas. Mediante os dados analisados, foi constatado que a comunidade escolar e seus sujeitos vivenciaram vários desafios desde a necessidade de transporte escolar para os estudantes, a organização do quadro de horários, a nova arquitetura curricular, com a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, a adequação das funções do corpo docente aos horários distintos das diferentes redes de ensino, a realização deficitária de formações dos profissionais, principalmente para desenvolvimento das atividades integradoras e os componentes da Formação do Curso Técnico em Informática (5º itinerário), o processo de comunicação, interesse, matrícula e permanência dos estudantes no novo modelo de ensino, até o desafio das atividades terem sido iniciadas no período da pandemia da COVID-19.
- ItemSíndrome de Burnout: quando o trabalho adoece(0023-11-13) Castro, Patrícia Dias de; Doutor Pablo Menezes e OliveiraA proposta desta Cartilha Interativa surgiu a partir dos resultados de uma pesquisa vinculada a dissertação de mestrado junto ao programa PROFEPT, do Instituto Federal de Minas Gerais, cujo título foi “SÍNDROME DE BURNOUT COMO DOENÇA DO TRABALHO NA EPT: uma proposta de melhoria para promoção de saúde mental dos servidores do IFMG”. Tanto a pesquisa, quanto este produto educacional, estão inseridos dentro da Linha 2 ‘’Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)’’, do referido programa, que trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, por meio dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que, ao longo do tempo, vêm configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos. A pesquisa e esta Cartilha ainda estão inseridas no Macroprojeto 6 do programa – Organização de espaços pedagógicos da EPT – o qual abriga projetos que trabalham questões relacionadas à organização e ao planejamento de espaços pedagógicos, pois pensa estratégias para a gestão de uma instituição de EPT, o IFMG. SÍNDROME DE BURNOUT QUANDO O TRABALHO ADOECE. A referida pesquisa teve como objetivo geral analisar as ações relacionadas às políticas de promoção de saúde mental dos servidores do IFMG, em especial ao Burnout, disponíveis no site do IFMG. Os resultados da referida pesquisa apontaram algumas lacunas pois ainda há pouco material difundido em relação à essa temática. Essa Cartilha é por tanto, uma contribuição para que o IFMG possa refletir suas ações voltadas para as políticas de promoção voltadas à saúde mental de seus servidores e servidoras, mas também para que toda a comunidade também possa conhecer um pouco melhor sobre a Síndrome de Burnout, sendo a primeira iniciativa da instituição referente ao tema, de muitas que ainda poderão surgir.
- ItemAtendimento Educacional Especializado(24-10-2024) Rodrigues, Lillian Denise Barreto; Doutora Gláucia do Carmo XavierO vídeo intitulado Atendimento Educacional Especializado, desenvolvido como parte desta pesquisa tem como objetivo colaborar com a formação contínua dos profissionais do AEE que atuam em cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Isso porque compreende-se que o trabalho desses educadores já é reconhecidamente desafiador, considerando as demandas específicas e complexas impostas pela necessidade de integrar estudantes com NEE em ambientes de aprendizado técnico e profissional. No contexto da EPT, esses desafios são amplificados pela exigência de novas habilidades dos alunos e pela carga horária estendida dos cursos, o que demanda dos profissionais uma capacitação constante e atualizada. Nesse sentido, o produto desta pesquisa buscou fornecer recursos para esses educadores por meio da produção e publicização de um vídeo formativo, que será disponibilizado gratuitamente no YouTube, projetado para apresentar e disseminar conhecimentos fundamentais necessários aos profissionais de apoio que atuam em cursos de EPT. O conteúdo do vídeo foi planejado para ser uma ferramenta prática e acessível, visando a melhorar a prática pedagógica dentro dessa área específica de ensino. Para alcançar o quarto e último objetivo específico desta pesquisa que previa a elaboração de um produto educacional, foi desenvolvido um vídeo formativo para os 120 profissionais do AEE. Para a elaboração desse produto, utilizou-se os dados coletados em uma entrevista realizada com alguns profissionais. Com base nesses dados, procedeu-se a uma análise inicial que ajudou a moldar o planejamento e a elaboração do vídeo. O processo de criação do vídeo considerou, além das necessidades imediatas dos profissionais, as tendências e inovações pedagógicas que poderiam ser incorporadas para enriquecer ainda mais o seu conteúdo. Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Educação Especial. Educação Inclusiva. Educação Profissional e Tecnológica. Necessidades Educacionais Específicas. Práticas Educativas.
- ItemManual informativo: conhecendo o NAPNEE do IFMG(2020-12-20) Nogueira, Camila; Xavier, Gláucia do Carmo; Doutora Gláucia do Carmo XavierEste Manual vem contribuir para o fortalecimento de um NAPNEE do IFMG para que o processo de inclusão do campus pesquisado seja aprimorado, auxiliando na ampliação das condições de permanência e aprendizagem dos discentes com necessidades educacionais específicas.
- ItemOrientação profissional: aprendendo a ser e a escolher.(2021-08-26) Batista, Edneia Aparecida; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraA oficina de Orientação Profissional proposta foi desenvolvida a partir dos pressupostos teóricos da formação humana integral e da abordagem sócio-histórica da Orientação Profissional. Utilizamos também construtos teóricos da Teoria das Representações Sociais como forma de entendimento das representações sociais dos estudantes com relação à escolha das profissões, entendendo ser esta uma articulação possível à medida que a compreensão dessas representações nos auxiliou na proposta de atividades que fossem mais coerentes com as demandas, anseios, possibilidades e limitações dos jovens do ensino médio. O objetivo da proposta de oficina é oferecer material que subsidie o trabalho de profissionais da educação no que se refere à escolha da profissão pelos estudantes, com o fim de propiciar-lhes reflexão, posicionamento crítico, maturidade e autonomia neste processo.
- ItemRevista IFMG Com Ciência - Volume 1, número 1 (Outubro, 2021)(2021-10-05) IFMG - Campus Bambuí; Cândice Mara Bertonha; Gabriel de Castro Jacques; Jéssica Ferreira Rodrigues; Marcos Alves de Farias; Marcos Roberto Ribeiro; Valter de MesquitaO documento refere-se ao 1º volume da Revista IFMG Com Ciência, publicado em outubro de 2021 e que traz um compilado dos textos publicado na versão on-line da Revista. A Revista IFMG Com Ciência é uma revista de divulgação científica idealizada pelo IFMG – Campus Bambuí com o propósito de promover a divulgação dos trabalhos que são realizados na instituição e de interagir com os seus leitores, possibilitando que dúvidas e questionamentos sobre áreas de interesse possam ser sanados e veiculados.
- ItemRevista IFMG Com Ciência - Volume 2, número 1 (Janeiro, 2022)(2022-01-20) IFMG - Campus Bambuí; Amanda Iamaguchi Fantini Ribeiro; Cândice Mara Bertonha; Gabriel de Castro Jacques; Jéssica Ferreira Rodrigues; Marcos Alves de Farias; Marcos Roberto Ribeiro; Valter de Mesquita.O documento refere-se ao 2º volume da Revista IFMG Com Ciência, publicado em janeiro de 2022 e que traz um compilado dos textos publicado na versão on-line da Revista. A Revista IFMG Com Ciência é uma revista de divulgação científica idealizada pelo IFMG – Campus Bambuí com o propósito de promover a divulgação dos trabalhos que são realizados na instituição e de interagir com os seus leitores, possibilitando que dúvidas e questionamentos sobre áreas de interesse possam ser sanados e veiculados.
- ItemRevista IFMG Com Ciência - Volume 2, número 2 (Junho, 2022)(2022-06-07) IFMG - Campus Bambuí; Amanda Iamaguchi Fantini Ribeiro; Cândice Mara Bertonha; Gabriel de Castro Jacques; Jéssica Ferreira Rodrigues; Marcos Alves de Farias; Marcos Roberto Ribeiro; Valter de MesquitaO documento refere-se ao número 2 do 2º volume da Revista IFMG Com Ciência, publicado em junho de 2022 e que traz um compilado dos textos publicado na versão on-line da Revista. A Revista IFMG Com Ciência é uma revista de divulgação científica idealizada pelo IFMG – Campus Bambuí com o propósito de promover a divulgação dos trabalhos que são realizados na instituição e de interagir com os seus leitores, possibilitando que dúvidas e questionamentos sobre áreas de interesse possam ser sanados e veiculados.
- ItemRevista IFMG Com Ciência - Volume 2, número 3 (Agosto, 2022)(2022-08-26) IFMG - Campus Bambuí; Amanda Iamaguchi Fantini Ribeiro; Cândice Mara Bertonha; Gabriel de Castro Jacques; Jéssica Ferreira Rodrigues; Marcos Alves de Farias; Marcos Roberto Ribeiro; Valter de Mesquita.O documento refere-se à edição número 3 do 2º volume da Revista IFMG Com Ciência, publicado em agosto de 2022 e que traz um compilado dos textos publicado na versão on-line da Revista. A Revista IFMG Com Ciência é uma revista de divulgação científica idealizada pelo IFMG – Campus Bambuí com o propósito de promover a divulgação dos trabalhos que são realizados na instituição e de interagir com os seus leitores, possibilitando que dúvidas e questionamentos sobre áreas de interesse possam ser sanados e veiculados.
- ItemRevista IFMG Com Ciência - Volume 2, número 4 (Dezembro, 2022)(2022-12-07) IFMG - Campus Bambuí; Amanda Iamaguchi Fantini Ribeiro; Cândice Mara Bertonha; Gabriel de Castro Jacques; Jéssica Ferreira Rodrigues; Marcos Alves de Farias; Marcos Roberto Ribeiro; Valter de Mesquita.O documento refere-se à edição número 4 do volume 2 da Revista IFMG Com Ciência, publicado em dezembro de 2022 e que traz um compilado dos textos publicado na versão on-line da Revista. A Revista IFMG Com Ciência é uma revista de divulgação científica idealizada pelo IFMG – Campus Bambuí com o propósito de promover a divulgação dos trabalhos que são realizados na instituição e de interagir com os seus leitores, possibilitando que dúvidas e questionamentos sobre áreas de interesse possam ser sanados e veiculados.
- ItemACaSa Mestre Caetano: ativividades em campo na Sabará de Mestre Caetano(2023-01-18) Jardim, Cleide Janine; ; Doutor Ronan Daré Tocafundo; Parimpar e Pimpa Estúdio (e-book)O guia, no formato e-book, ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano e o Mapa-Guia Digital ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano para a Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e o, são ferramentas de apoio ao planejamento, agendamento e realização de atividades educativas em espaços não escolares no município de Sabará, em Minas Gerais, idealizadas e concebidas como uma estratégia embasada na teoria do Terceiro Espaço, de Ken Zeichner, com a intencionalidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. São Produtos Educacionais frutos da pesquisa de mestrado Espaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica para além das fronteiras do IFMG, vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEpt) do IFMG Campus Ouro Branco. Os produtos destinam-se, especialmente, a docentes do ensino médio, mas pode ser aproveitado para outros níveis de ensino ou para outras finalidades, como para quem desejar conhecer espaços municipais, para pesquisas ou mesmo turismo. Dedicação, responsabilidade, ética e carinho formam os pilares para a realização de muitas pesquisas, contatos, construção de uma rede de relacionamentos e de parcerias entre escola e diversos espaços da Cidade. A partir das informações registradas, mapeamos espaços para a realização de atividades educativas, privilegiando a escala local, a fim de fortalecer o pertencimento, a valorização do lugar e a conexão entre a educação, o município e comunidade. No e-book e no Mapa-Guia Digital constam apenas espaços e Instituições receptivas a esta proposta educacional, podendo ocorrer novas adesões em edições futuras dos produtos.
- ItemMapa-guia digital aCaSa Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano para a Educação Profissional e Tecnológica integrada ao Ensino Médio(2023-01-18) Jardim, Cleide Janine; Doutor Ronan Daré TocafundoO Mapa-Guia Digital ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano para a Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e o e-Book ACASA Mestre Caetano, são ferramentas de apoio ao planejamento, agendamento e realização de atividades educativas em espaços não escolares no município de Sabará, em Minas Gerais, idealizadas e concebidas como uma estratégia embasada na teoria do Terceiro Espaço, de Ken Zeichner, com a intencionalidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. São Produtos Educacionais frutos da pesquisa de mestrado Espaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica para além das fronteiras do IFMG, vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMG Campus Ouro Branco. Os produtos destinam-se, especialmente, a docentes do ensino médio, mas pode ser aproveitado para outros níveis de ensino ou para outras finalidades, como para quem desejar conhecer espaços municipais, para pesquisas ou mesmo turismo. Dedicação, responsabilidade, ética e carinho formam os pilares para a realização de muitas pesquisas, contatos, construção de uma rede de relacionamentos e de parcerias entre escola e diversos espaços da Cidade. A partir das informações registradas, mapeamos espaços para a realização de atividades educativas, privilegiando a escala local, a fim de fortalecer o pertencimento, a valorização do lugar e a conexão entre a educação, o município e comunidade. No e-book e no Mapa-Guia Digital constam apenas espaços e Instituições receptivas a esta proposta educacional, podendo ocorrer novas adesões em edições futuras dos produtos.
- ItemManual de orientação para pesquisa de preços(2023-04-17) Oliveira, Rinaldo Alves de; Oliveira, Rinaldo Alves de; Doutor Lucas Maia dos Santos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisSer um instrumento de apoio ao processo decisório, baseado nas legislações aplicáveis ao procedimento de pesquisas de preços, visando à eficiência, dinamização, e racionalização de processos, e atender às orientações e determinações legais dos órgãos de controle. As orientações contidas no manual também têm o propósito de servir de parâmetro para normatização e padronização para as aquisições e contratações no Instituto Federal de Minas Gerais.
- ItemPlanilha de Monitoramento de Indicadores de Sustentabilidade(2023-05-19) Resende, Diovânni Antônio; Ferreira de Paula, Ana Cardoso Clemente Filha; Suzuki, Ludimilla Portela Zambaldi Lima; Dra. Ana Cardoso Clemente Filha Ferreira de Paula; Drª. Ludimilla Portela Zambaldi Lima SuzukiEsta Produção Técnica e Tecnológica é fruto da Dissertação de Mestrado do Programa de Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG Campus Bambuí, intitulada "Indicadores mundiais e locais de sustentabilidade para Instituições Federais de Ensino", tendo como orientadora a Profª. Dra. Ana Cardoso Clemente Filha Ferreira de Paula e como coorientadora a Profª. Dra. Ludimilla Portela Zambaldi Lima Suzuki, tendo a defesa ocorrido em 19 de maio de 2023. É caracterizada por um conjunto de planilhas que permite o acompanhamento, um a um, dos indicadores do modelo, agrupado em um único arquivo de extensão .XLSX, o que facilita todo o processo de transporte do produto e de sua eventual adoção por outras instituições. Ao abrir o arquivo, o usuário visualiza a planilha inicial, a partir da qual pode acessar todas as outras. Além da planilha inicial, há uma planilha para cada um dos indicadores do modelo. As abas de acesso às planilhas (forma nativa de navegação do Excel) está disponível, mas, na planilha inicial, existem links para as planilhas de todos os indicadores.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »