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Navegando Ouro Preto por Programas e cursos "Licenciatura em Geografia"
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- ItemA utilização de mapas como recurso didático no Ensino Médio na Escola Estadual São Sebastião(2023-09-01) Gabrielle Veloso Guimarães; Doutor Ramon Coelho DuarteO presente trabalho visa trazer informações sobre a importância do uso do mapa como recurso didático para o ensino de geografia na Escola Estadual São Sebastião, o mesmo busca deixar de forma clara, quais os benefícios o uso do mapa pode trazer para a formação escolar desses alunos. Optou-se por utilizar como metodologia uma pesquisa de revisão bibliográfica, pois a utilização de mapa como recurso didático deixa claro a necessidade de autores que deixem o texto bem fundamentado sobre a importância dos mapas no ensino básico. E como método foi escolhido a investigação por meio de questionários aplicados aos alunos e aos professores. Os resultados deste trabalho foram satisfatórios, pois é possível perceber que o uso de mapas já é tratado como um importante recurso didático, que precisa ser mais explorado para contribuir de forma mais efetiva com alfabetização cartográfica. Nesta perspectiva vai ser apresentado também no apêndice deste trabalho uma coleção de mapas do contexto local para que os mapas possam ser utilizados pelos professores, pois pretende-se que o mapa assuma um lugar de excelência e estratégia para que os professores de geografia os utilizem no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia na educação básica.
- ItemAntônio Pereira, uma análise fenomenológica evidenciando o sujeito e o lugar(2024-02-09) Santos, Roberto dos; Doutor Ramon Coelho Duarte“Antônio Pereira, uma análise fenomenológica evidenciando o sujeito e o lugar”, tem como objetivo identificar no comportamento dos moradores de Antônio Pereira distrito de Ouro Preto estado de Minas Gerais, evidências que comprovam seu pertencimento ao lugar. Para chegar aos resultados esperados foi adotado a entrevista semiestruturada como método de obtenção de dados. Foi utilizado também materiais enviados espontaneamente pelos moradores, que desejosos de contribuir com a pesquisa, gravaram áudios, enviaram fotos que constituíram elementos de relevância para a pesquisa. Foram oito entrevistados de 18 a 92 anos que em seus relatos transformaram o passado e o presente em um só tempo. A emoção de reviver momentos importantes do passado, de contar detalhes de suas experiências de vida, de deixar fluir os sentimentos, fundiram-se com os sentimentos dos mais jovens que declaravam amor ao lugar, mesmo admitindo a possibilidade de sair de Antônio Pereira, eles sempre tinham o distrito como destino final. Os caminhos da fenomenologia nos guiaram nessa pesquisa, onde o estudo da afetividade, do amor, do sentimento de pertencimento, da topofilia, topofobia, da evocação das memórias, foram primordiais para a compreensão do momento em que o espaço ocupado pelos moradores se transformava em lugar. Havemos de considerar as riquezas minerais que integram o solo do distrito, isso é inegável, contudo, a pesquisa nos conduziu a um espaço intáctil, onde a imaterialidade permeou todo o trabalho. O resultado foi emocionante e culminou na certeza de que o patrimônio maior de Antônio pereira é o seu povo.
- ItemEvasão na educação de jovens e adultos, sob a perspectiva do corpo docente: estudo sobre as dificuldades da permanência dos discentes no contexto da pandemia da COVID-19 (entre os anos de 2018 e 2021) na Escola Estadual Dom Pedro II, Ouro Preto - MG(2023-09-06) Ferreira, Cíntia Luana; Doutor Diego Alves de Oliveira; Mestre Cíntia Marques de Queiroz OliveiraO direito à educação no Brasil reflete parcialmente as características da sociedade, com seus desafios: pobreza, desigualdade, discriminação e racismo, resultando, muitas vezes, na efetivação deste direito em uma idade em que os cidadãos já são adultos. Entendendo que a educação é a chave para a mobilidade social e garantia dos direitos dos cidadãos, esta pesquisa busca analisar possíveis motivos da evasão na Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Dom Pedro II, nos anos de 2018 a 2021, na cidade de Ouro Preto-MG. Trata ainda, em linha gerais, do contexto vivido durante o período de pandemia da Corona Vírus Disease 19 (COVID-19) nesta escola pelos docentes e discentes. O isolamento físico e social em razão da pandemia da COVID-19 trouxe mudanças na realidade educacional, e o público da Educação de Jovens e Adultos, com suas especificidades, é quem é o sujeito afetado e alvo desse trabalho. A metodologia utilizada partiu do uso de questionários e entrevistas. Foram aplicados questionários semiestruturados aos docentes da Educação de Jovens e Adultos, e realizadas 4 entrevistas semiestruturadas com profissionais. Lançando mão destes instrumentos, buscou-se entender qual grupo evadiu nos anos em que a pesquisa abrange, de acordo com a visão dos docentes, e quais os maiores desafios para a permanência dos discentes. Neste trabalho, foi possível constatar que durante o período presencial as questões relacionadas à evasão se remetiam a motivos variados, que perpassavam tanto por motivos pessoais, quanto profissionais, sendo ainda relacionados à questão da idade. Observou-se também que no período de ensino à distância, além dos fatores descritos como questões relacionadas à evasão no ensino presencial, houve ainda a falta de alfabetização digital para fins educacionais, principalmente por idosos.
- ItemExpansão urbana em áreas de risco geológico em Mariana, Minas Gerais, entre 2007 e 2019(2023-08-22) Castro, Paloma Lavínia Nepomuceno de; Doutor Alex de CarvalhoA região objeto deste trabalho corresponde a área urbana do município de Mariana, estado de Minas Gerais. A existência da zona urbana sob risco de movimentos de massa e em margens de inundação deriva principalmente da cidade ter sido originada em volta do Ribeirão do Carmo. É abordado no trabalho os processos de ocupação ilegais em áreas verdes que ocorrem por negligência do poder público, observando que já existe uma lei vigente que protege e ampara essas áreas. A apropriação inadequada do solo resulta na sua compactação, devido a retirada de vegetação, interferindo na drenagem natural da superfície podendo acarretar processos com risco geológico. Outro resultado causado pela fixação de locais protegidos é a seca das nascentes, causada pela diminuição da infiltração eficiente das águas das chuvas. Essas apropriações causam outros impactos diretos no ambiente, sejam na mudança brusca da paisagem, seja no caráter ambiental com acúmulo de lixo, falta de captação e tratamento de esgoto. O objetivo geral deste trabalho foi a elaboração de um diagnóstico dos diversos processos geológicos e foram realizados mapeamentos sobre áreas de inundação, áreas verdes, expansão urbana a partir de uma análise multitemporal com intuito de compreender como nos anos de 2007 a 2019 essas temáticas aconteceram na urbe, e concluímos que a expansão urbana ocorreu em grande parte em áreas verdes.
- ItemMapeamento das lagoas marginais durante a ocorrência de pulsos de inundação no alto curso do rio São Francisco - MG(2023-09-12) Silva, Nayara Jamine; Doutor Diego Alves de OliveiraÁreas úmidas são sistemas complexos, ainda não totalmente compreendidos pela ciência. Desempenham funções importantes para o ecossistema, como regularização do nível de água entre períodos de seca e úmidos, suporte ao ecossistema local, purificação da água e estoque de carbono. Essas áreas estão diminuindo antes de serem devidamente identificadas e registradas, indicando a necessidade de pesquisas que busquem compreender, identificar e enfatizar sua importância. O objetivo desta pesquisa é utilizar imagens de satélite para identificar, mapear a localização e extensão de áreas úmidas na forma de lagoas marginais que ocorrem longitudinalmente na planície de inundação. A área de estudo está inserida no alto curso do rio São Francisco, desde sua nascente, coordenadas 20°18'27,23"S, 46°32'10,42"O, na região da Serra da Canastra, até o início do lago de Três Marias, 18°57'46,66"S, 45° 7'17,50"O. No contexto dos pulsos de inundação foram identificados por meio de dados fluviométricos da estação Ponte do Chumbo, monitorada pela Agência Nacional das Águas, aplicados recursos e técnicas de sensoriamento remoto, com as imagens do satélite Landsat 5, sensor TM, adquiridas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com o objetivo de identificar e mapear a localização e extensão das áreas úmidas dos anos de 1997 e 2008. Essas imagens foram processadas no programa QGIS, versão 3.16. Como resultado, foram obtidas imagens falsa cor para as duas datas para as quais foram elaboradas a chave de fotointerpretação. O principal alvo de análise foi a resposta espectral da água, partindo do pressuposto de que as lagoas marginais são suscetíveis à diferentes dinâmicas hidrológicas. Os mapas foram produzidos com imagens registradas em 08/01/1997, cuja cota do rio era de 1.232 cm, onde foram identificadas 80 feições consideradas áreas úmidas, com extensão total de 584,88 km2. O mapa para a data de 12/04/2008, em que a cota do rio era de 782 cm, foram identificadas 209 feições consideradas como áreas úmidas e com extensão total de 176,24 km2. As composições coloridas falsa cor mais adequadas para identificar as áreas úmidas foram RGB543 e RGB743.
- ItemMicroestruturas de vertissolos em litossequência do semiárido brasileiro: contribuições ao estudo das origens e evolução pedológica(2024-01-19) Damasceno, Andressa Carvalho; Doutora Caroline Delpupo SouzaPresentes na região do Semiárido brasileiro, os Vertissolos são solos que apresentam horizonte vértico e são constituídos por material mineral e pequena variação textural ao longo do perfil. Apresentam uma consistência plástica devido à presença de argilas de alta atividade. Durante seu ciclo de umedecimento e secagem ocorrem os fenômenos de contração e expansão do solo, o qual conduz ao desenvolvimento de características como fendas, slickensides e gilgai. Este trabalho buscou contribuir para o avanço do conhecimento relacionado a gênese de dois perfis de Vertissolos na região do Semiárido brasileiro, formados a partir de diferentes litologias, localizados na região de Madalena, Ceará. Como base para esse estudo, foram empregadas as técnicas da Micromorfologia de solos. Sob uma óptica mais específica, foi possível também: i) identificar, descrever e analisar o significado genético de feições micromorfológicas presentes em seções finas; ii) comparar a mineralogia desses diferentes materiais de origem, ambos desenvolvidos na região do Semiárido brasileiro. A técnica utilizada na coleta das amostras indeformadas seguiu os conceitos de Castro e Cooper (2019), sendo coletadas amostras dos dois perfis após a abertura das trincheiras. Os solos coletados foram acomodados em caixas de transporte e enviados para a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ/USP, em Piracicaba/SP para posterior impregnação em lâminas delgadas no laboratório de Micromorfologia de solos da referida instituição. As análises das lâminas foram realizadas no Laboratório de Pedologia da CODAGEO - Coordenação de Geografia do IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Ouro Preto. Após as descrições micromorfológicas e análises das lâminas, foram constatadas a elevada presença de minerais alterados, nódulos orgânicos e zonas de ferruginização, bem como os processos de ferruginização, carbonação e bissialitização. Assim, as análises micromorfológicas indicaram que a constituição mineralógica dos materiais de origem, os processos pedogenéticos encontrados e o clima do Semiárido brasileiro contribuíram para a formação dos Vertissolos na cidade de Madalena, Ceará.
- ItemO uso dos recursos audiovisuais para o ensino de Geomorfologia: um estudo de caso dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, IFMG - Campus Ouro Preto(2024-02-23) Paula, Sandy da Conceição de; Doutora Cecília Félix Andrade SilvaEste trabalho é resultado de um estudo de caso que teve como objetivo analisar a utilização de vídeos no ensino de Geografia, atividade aplicada em aulas cujos conteúdos estão ligados à Geomorfologia. A atividade foi desenvolvida por sete turmas do primeiro ano do ensino médio do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto. A pesquisa foi de natureza qualitativo-interpretativa, onde foi proposto que os alunos desenvolvessem a criação de um vídeo ou de uma animação para explicar a temática dos processos endógenos conforme orientações elaboradas pelo professor regente. Como resultado, houve muita interatividade, criatividade e participação, uma vez que a aprendizagem ocorreu de forma conectada aos meios digitais, permitindo maior interação entre os alunos, proporcionando oportunidades de aquisição de novos conhecimentos e habilidades por meio do trabalho em equipe.
- ItemOrigem dos estudantes do ensino médio da Rede Federal nas microrregiões de Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete entre os anos de 2007 e 2020(2023-11-30) Azevedo, Lucas Souza; Doutor Diego Alves de OliveiraA Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) desempenha papel significativo na formação de profissionais técnicos para o mercado de trabalho. Para as microrregiões de Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete, o município de Ouro Preto tem sido referência neste tema desde a década de 1940, com o início da oferta de cursos ligados desde a Escola de Minas até a criação da Rede Federal. O objetivo da pesquisa consistiu em mapear os municípios de origem dos estudantes matriculados no ensino médio na Rede Federal das duas microrregiões entre os anos 2007 e 2020. Para isso foram utilizados os microdados do Censo da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Procurou-se entender como o surgimento de novos campi afetou a dinâmica entre os municípios, no que se preocupa a mobilidade de estudantes. Ao longo da pesquisa, enfrentaram-se problemas tanto na aquisição dos dados brutos no INEP quanto na manipulação desses, com variáveis preenchidas de maneira incompleta. Com base nos resultados obtidos, foi possível observar que Ouro Preto manteve sua posição como referência no ensino técnico integrado ao ensino médio de nível federal na região, mesmo após a criação de novos campi em municípios vizinhos. Além disso, observou-se que o município de Conselheiro Lafaiete se destaca por ser o município que mais envia estudantes para outros campi, principalmente Congonhas e Ouro Branco, embora tenha seu próprio campus. Além disso, o número de estudantes residentes em Mariana matriculados em Ouro Preto é expressivo e permanece constante ao longo dos catorze anos da pesquisa.
- ItemPercepções sobre o uso da água em Ouro Preto: um estudo de caso com estudantes dos cursos de Tecnologia de Gestão da Qualidade e Técnico em Meio Ambiente do IFMG- Campus Ouro Preto.(2023-09-04) Albergaria, Juliana Aparecida; Doutora Simone Cássia Corrêa de SousaCom o principal objetivo de pesquisar a percepção dos estudantes dos cursos de Tecnologia em Gestão da Qualidade e Técnico em Meio Ambiente sobre o uso da água em Ouro Preto, foi elaborado um questionário aplicado a alguns alunos do Instituto Federal. A partir do conhecimento dos resultados, foram elaborados gráficos, concluindo que os estudantes não conhecem profundamente sobre o tratamento de água, no entanto querem ter esse conhecimento. Estar ciente a esse respeito é também saber que os deveres e direitos andam juntos. Um não se pode cumprir se o outro não estiver em dia. Se faz necessário uma educação ambiental e conscientização, para se ter um maior conhecimento sobre o assunto.
- ItemPráticas laboratoriais como recurso didático para a elaboração de atividades para o ensino de solos: estudo de caso dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ouro Preto(2024-01-15) Paula,Geovana Maria Freitas de; Doutor Diego Alves de Oliveira; Doutora Caroline Delpupo de SouzaEste trabalho deriva dos esforços empreendidos em torno da proposição de novas metodologias educacionais como alternativas para superar problemas históricos nas relações de ensino e aprendizado, grandemente presentes na rede pública de ensino brasileira. Seu objetivo é conceber e executar práticas pedagógicas em Educação em Solos para estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Ouro Preto (MG), correlacionando-as com a temática das Unidades de Conservação. Além disso, pretendeu-se realizar reflexões acerca do uso de metodologias ativas para o ensino de Geociências na educação básica. Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico de artigos no portal de periódicos da CAPES. Posteriormente, foram conduzidos trabalhos de campo no Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA), a partir de um transecto, no qual foram identificados quatro sítios geomorfológicos, nos quais foram abertos perfis, sendo coletadas amostras em cada um. Elas foram submetidas a análises laboratoriais de caráter exploratório no Laboratório de Geografia Física do IFMG campus Ouro Preto. Esta etapa foi fundamental para o reconhecimento das propriedades morfológicas, físicas e químicas dos solos utilizados nas práticas pedagógicas. Foram elaboradas cinco aulas práticas que, posteriormente, foram executadas na escola alvo deste estudo. Os resultados obtidos demonstram que a utilização de metodologias ativas é muito eficaz para a compreensão de conteúdos relacionados ao estudo dos solos, frequentemente considerado abstrato.
- ItemProjeto integrador e pandemia da COVID-19: análise do ensino de Geografia durante o ensino remoto emergencial no IFMG Campus Ouro Preto(0005-12-23) Rodrigues, Daiana de Sousa; Doutora Caroline Delpupo SouzaA presente pesquisa objetivou analisar a contribuição do desenvolvimento do Projeto Integrador para o ensino de Geografia no Ensino Médio, no período de pandemia no IFMG, campus Ouro Preto. Nesse período o ensino na instituição foi desenvolvido através do ensino remoto, foram utilizadas plataformas digitais para o desenvolvimento das aulas. Para tal fim, foi utilizado alguns passos, tais como: fazer a caracterização do Ensino Remoto Emergencial, praticado no IFMG Ouro Preto; bem como descrever sobre o projeto integrador desenvolvido no IFMG campus Ouro Preto no período da pandemia e verificar as contribuições e os desafios do projeto integrador na relação docente no ensino de Geografia no Ensino Médio. Também foi realizado o levantamento bibliográfico sobre o Ensino de Geografia, o papel e a formação dos professores de Geografia, a importância da Geografia Escolar e a adoção do Ensino Remoto Emergencial – ERE. Para tal finalidade, foi aplicado como método para coleta dos dados do estudo de caso, entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia, a fim de compreender o ensino remoto emergencial praticado no IFMG campus Ouro Preto. O Ensino Remoto foi introduzido de forma emergencial no país devido à pandemia SARS-CoV-2, assim faz-se necessário compreender que o seu processo de introdução nas escolas foi difícil devido à falta de preparo dos alunos e professores a esse novo cenário. Os resultados mostram que a introdução e o desenvolvimento do Projeto Integrador na instituição IFMG Campus Ouro Preto, apresentou muitos desafios e contribuições tanto para os professores, quanto para os alunos. Entre as contribuições podemos citar trabalhar o conteúdo de forma integrada, o que ajudou os alunos nesse período. No entanto, outro desafio muito importante obtido foi a falta de integração dos alunos nas aulas síncronas. Por fim, os professores entrevistados apresentaram alguns pontos que podem ser melhorados em futuros projetos integradores. Contudo fica em pauta os desafios enfrentados durante o ensino remoto para que sejam posteriormente melhorados.
- ItemUma percepção dos estudantes do IFMG Ouro Preto a respeito dos efeitos colaterais ao mau uso das redes sociais(2023-08-24) Jesus, Édila de Oliveira Ferreira de; Mestre João Bosco RiosNesta monografia, será discutido a percepção dos estudantes do IFMG campus Ouro Preto, quanto ao mau uso das redes sociais e seus possíveis efeitos colaterais. Sendo que, efeito colaterais, tem como premissas efeitos não desejados ou não esperados incialmente. As tecnologias digitais é um avanço de grande relevância na era em que vivemos. E tem por objetivo principal promover melhorias na vida de seus usuários. Entretanto, o que se pode perceber é que essa tecnologia acabou se tornando uma armadilha, que seduz e mantem seus usuários sempre cada vez mais conectados e dependentes dessas tecnologias. Esse trabalho aponta como a tecnologia pode ser utilizada de forma erronia e provocar esse tais efeitos colaterais, principalmente no uso das redes socias. Esses efeitos podem ser citados como patologias socioemocionais, como por exemplo ansiedade e depressão, além de outros riscos associados ao mau uso, dentre os quais a dependência da internet.