Bacharelado em Agronomia
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Agronomia por Programas e cursos "Bacharelado em Agronomia."
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação bromatológica de aveia (Avena Sativa l. ), cultivada em diferentes densidades(2024-08-21) Costa, Guilherme Chaves; Doutor Antônio Augusto Rocha AthaydeA aveia ( Avena Sativa) pertence à família Poaceae, considerada uma forrageira de inverno, de origem asiática. O seu cultivo comercial demorou vários anos, por ela ser considerada antes uma planta daninha do trigo, que possui variadas formas de utilização, que são: formação de pastagens, sucessão de culturas de verão, cobertura vegetal para o solo, entre outras. As análises bromatológicas dos alimentos têm grande importância, pois quantificam as substâncias químicas presentes nos mesmos, tendo o objetivo de melhor atender às exigências nutricionais dos animais, submetidos ao pastejo. É por meio dessas análises que é encontrada a composição dos alimentos, reconhecendo os valores de fibra em detergente neutro, proteína bruta e matéria seca. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar como foi o comportamento de uma cultivar de aveia, Urs Corona, submetida a densidades de plantio diferentes, de acordo com as características produtivas da cultura. O experimento foi realizado no setor de Olericultura, situado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais ( IFMG) – Campus Bambuí. O delineamento experimental utilizado foi por blocos casualizados, sendo quatro blocos, que consistiram quatro repetições e os tratamentos foram quatro diferentes densidades de plantio, sendo elas 100, 120, 160 e 180 quilos de sementes por hectare. Foram avaliadas as variáveis (FDN), (PB) e (MS). Os resultados foram submetidos à análise de variância e aplicado o teste de Tukey em nível de 5% de probabilidade. Os resultados do presente trabalho mostraram que não houve diferença significativa entre os tratamentos.
- ItemAvaliação da Mancha de Phoma ao fungicida cantus (Boscalida)(2024-03-01) Lima, Sabrina Aparecida Dias; Prof. Dr. Marcelo Loran de Oliveira FreitasA Mancha de Phoma, causada pelo fungo Phoma tarda, é uma doença que afeta o afeeiro, atingindo folhas, botões florais, flores, chumbinhos e ramos. Ela provoca manchas irregulares escuras, começando nas bordas das folhas e reduzindo a área foliar. O fungo também coloniza ramos e rosetas de gemas reprodutivas, levando à queda de flores e frutos. Em viveiros, pode levar à morte de plântulas. Vários são os fungicidas utilizados para o seu controle no mercado, no entanto, existem relatos de alguns patógenos resistentes à aplicação de Boscalida. Um possível fenômeno de resistência fúngica ao ingrediente Boscalida, foi observado na Fazenda Bela Vista, em Elói Mendes - MG, devido à baixa eficiência após sua aplicação em alguns talhões. Visto isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência de dois isolados de P. tarda do cafeeiro ao ingrediente ativo Boscalida, em diferentes dosagens. Folhas de café com sintomas da mancha de phoma foram coletadas em dois talhões, um com suspeita de resistência e outro sem. O experimento foi conduzido no laboratório de Fitopatologia do IFMG – Campus Bambuí, onde o fungo P. tarda foi isolado de folhas de café com sintomas de mancha de phoma e com suspeita de resistência a Boscalida. Após o isolamento, foram repicados em placas de petri, contendo meio de cultura à base de extrato de malte e ágar e as seguintes concentrações de Boscalida; 0, 0,01, 0,1, 1 e 10 ppm. As placas foram acondicionadas em BOD, a 20°C e fotoperíodo de 12 horas. Quando a testemunha tomou a placa, foram realizadas medições para aferição do diâmetro da colônia fúngica. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, sendo dois isolados em cinco concentrações, com cinco repetições cada, totalizando 50 unidades experimentais. Os dados foram tabulados com auxílio do software Excel e, em seguida, submetidos a uma análise de variância (ANOVA) e, se significativos, foram submetidos ao teste F, a nível de significância de 5%, havendo significância foram comparados por regressão, utilizando o software R. Observou-se um efeito significativo da interação entre as doses de boscalida e os talhões de café, no crescimento micelial do fungo P. tarda. Para uma análise mais aprofundada, os dados foram comparados por teste de análise de regressão, utilizando o software R. No talhão Eustáquio, dentro do intervalo de níveis de aplicação in vitro, as dosagens crescentes de boscalida reduzem o crescimento de P. tarda. No talhão 2002, houve paralização do crescimento do fungo nas dosagens de 1 e 10 ppm.
- ItemAvaliação da sanidade de híbridos de milho safrinha, em relação à helmintosporiose e bipolaris, nas regiões de Bambuí, Iguatama, Medeiros e Luz, em virtude de suas características, local de cultivo e do manejo adotado(2024-08-19) Silva, Petry Ambrósio Satil da; Doutor Marcelo Loram de Oliveira FreitasO Brasil é um dos maiores produtores de milho no mundo, com uma vasta área plantada e produção significativa. A escolha do híbrido e do manejo fitossanitário influencia diretamente a incidência de pragas e doenças na lavoura, pois os híbridos resistentes apresentam menor suscetibilidade a certas pragas e doenças. Fatores como clima, solo e práticas de manejo também impactam a infestação de patógenos, com destaque para doenças como Bipolaris, Helmintosporiose, Mancha Branca e Cercosporiose. O presente trabalho investiga a influência das características do híbrido, do local de cultivo e do manejo na incidência de pragas e doenças na cultura do milho. Considerando a importância do milho na agricultura brasileira, e o seu alto cultivo na safrinha, foram analisadas onze fazendas no estado de Minas Gerais, nas regiões de Bambuí, Iguatama, Medeiros e Luz. O estudo busca correlacionar as variações na incidência de Complexo de Mancha Foliar, composto pelas doenças Helmintosporiose e Bipolaris, com as características do material genético utilizado, local inplantado e manejo fitossanitario utilizando; tendo por fim a indicação de quais híbridos e regiões obtiveram melhores resultado em relação à infecção dos patógenos. Os resultados indicaram que os híbridos P 3707 VYH – Pioneer, K 7510 VIP 3 – KWS e Supremo VIP 3 – Syngentas são os mais indicados para o cultivo de milho safrinha, em virtude da ausência da doença, enquanto que a Região de Medeiros foi a que expressou menores números de infecção, e é a mais indicada para o cultivo de milho nessa mesma época.
- ItemMultiplicação do fungo entomopatogênico Beauveria bassiana em diferentes tipos de substratos(2024-08-21) Marques, Rayanne Goulart de Oliveira; Doutor Ricardo Sousa CavalcantiO fungo entomopatogênico Beauveria bassiana é amplamente estudado e utilizado na agricultura para o controle de pragas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi 1) Avaliar a esporulação do fungo Beauveria bassiana em diferentes tipos de substratos e 2) Precificar os diferentes tipos de substratos, utilizados para o crescimento reprodutivo do fungo Beauveria bassiana. O presente trabalho avaliou a multiplicação de esporos do fungo no arroz (Testemunha) e em seis diferentes substratos adicionados ao arroz, com 10 repetições para cada um. Os substratos testados foram: farinha de besouro, farinha de amendoim, linhaça dourada, gergelim, farinha de castanha de caju e farinha de trigo, todos adicionados em sacos plásticos, contendo arroz. Para quantificar a produção de esporos, utilizou-se a câmara de Neubauer, para posterior contagem em microscópio. As maiores concentrações de esporos do fungo Beauveria bassiana foram encontradas no Tratamento 1 (Arroz - Testemunha), Tratamento 6 (Arroz + farinha de Caju) e no Tratamento 7 (Arroz + Farinha de trigo). Além disso, foi conduzida uma pesquisa dos custos das matérias primas utilizadas, em que, mesmo nos tratamentos que apresentaram resultados positivos, a utilização da amostra testemunha mostrou-se mais viável, devido ao preço mais acessível.
- ItemPerfil e uniformidade de distribuição de líquido de pontas de pulverização hidráulica jato cônico(2024-08-21) Macedo, Henrique Gomes; Doutor Robson Shigueaki SasakiA utilização de pontas de pulverização hidráulica é uma ferramenta de suma importância no controle fitossanitário de uma lavoura. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi: 1) Avaliar uniformidade de distribuição de líquidos e 2) Avaliar perfil de distribuição de líquido. O presente trabalho avaliou o comportamento de três modelos de ponta cone vazio, nas pressões de 300, 400 e 500 kPa e a altura do alvo de 0,4 e 0,5 metros. Utilizando uma mesa padronizada, a coleta das gotas e provetas para quantificação do volume de líquido, calculando o coeficiente de variação das mesmas, foi possível observar distintos valores, situações com baixo CV e outras com elevado CV, o que indica uma má distribuição volumétrica. Analisando também o perfil de distribuição individual dessas pontas, foram encontradas projeções que são comuns em pontas cone vazio, sendo depressão na zona central do jato e concentração de gotas na projeção do jato.
- ItemRelatório técnico científico: avaliação do uso de diferentes fertilizantes para o híbrido de milho NK520 VIP 3® na região de Piumhi- MG(2024-08-22) Vinhal, João Paulo Boaventura; Doutor Carlos Manoel de OliveiraA cultura do milho (Zea mayz L.) caracteriza-se como uma das culturas mais plantadas no mundo, sendo de suma importância para o agronegócio brasileiro. Na busca por novas tecnologias, a busca por fertilizantes mais eficientes se destaca. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo avaliar o resultado do uso de diferentes fertilizantes para o híbrido NK520 VIP3, da Empresa Syngenta. Foram utilizadas como tratamentos 300 kg de 12-16-13 convencional, 200 kg de 23-14-14 liberação controlada, 300 kg de 12-16-13 convencional + 70 kg de primasea granulado, 300 kg de12-16-13 convencional + 100 kg de primasea pó e 200 kg de 03-15-12 organomineral + 100 kg Nitrato. As avaliações realizadas foram: comprimento de raiz, massa fresca de raiz, volume de raiz, massa fresca de parte aérea, volume parte aérea e produtividade. Para esses fertilizantes, o híbrido em questão não apresentou diferença significativa para nenhuma das avaliações realizadas.
- ItemUniformidade de distribuição de líquido de pontas de pulverização hidráulica em mesa padronizada(2024-08-16) Spinacé, Pietro Serrano; Doutor Robson Shigueaki SasakiUm dos maiores desafios da aplicação eficiente de defensivos agrícolas é a baixa uniformidade da aplicação, fazendo com que a gota não atinja o local desejado ou atinja em excesso, reduzindo, assim, a eficiência no controle do patógeno ou da planta daninha e gerar problemas de fitotoxidade na cultura de interesse econômico implantada. Na aplicação de defensivos agrícolas, diversos equipamentos são utilizados para realizar a fragmentação do líquido em gotas, empregando-se equipamentos como pulverizadores hidráulicos tratorizados e pulverizadores autopropelidos. Ao utilizar pulverizadores hidráulicos, um componente essencial para executar uma aplicação uniforme são as pontas de pulverização, uma vez que determinam a vazão de líquido, o espectro e população de gotas e a uniformidade de distribuição de líquido sob o alvo. Quanto menor a variação na quantidade de líquido depositado sobre o alvo, melhor será a uniformidade de distribuição de líquido, que também melhorá a qualidade da aplicação e diminuirá o coeficiente de variação (CV%). Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a uniformidade de distribuição de líquido das pontas de pulverização, modelos AD/D “ANTI-DERIVA” DUPLO 110º AD-007/D Peta®; AD-03/D Magnojet®; AD-04/D Magnojet®, Leque-110/020 ppb®; Leque-110/030 ppb®, utilizando-se uma mesa padronizada, contruída de acordo com os padrões das normas ISO 5682/1 (ISO 2017) e ASTM E641-01 (2012), visando encontrar as melhores condições operacionais de aplicação para cada modelo de ponta de pulverização hidráulica avaliada sobre a interferência da altura da barra de pulverização e a pressão de trabalho.