Bacharelado em Administração
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- ItemTecnologias sociais para agricultura familiar: uma revisão sistemática da literatura(2024-08-14) Silva, Rafaiana Cristina Sousa; Doutora Myriam Angélica DornelasEste estudo focou na análise da tecnologia social aplicada à agricultura familiar. Apresentou como problemática e questões norteadoras: o que a literatura científica indica sobre o uso de tecnologia social para a agricultura familiar? Quais são as tendências do estudo desta temática? Desse modo, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as publicações sobre as tecnologias sociais para a agricultura familiar, por meio da revisão sistemática da literatura na Plataforma Periódicos CAPES. Para tal, foi realizada uma análise bibliográfica por meio de uma abordagem sistemática da literatura, este estudo também se configurou como um estudo descritivo. Para a coleta de dados, foi criado um protocolo de pesquisa e a plataforma utilizada foi Periódicos Capes, com o termo de busca “tecnologias sociais para agricultura familiar”, sem limite de tempo estipulado e em idioma português. A coleta ocorreu de 12 a 22 de abril de 2024. A partir do refinamento da pesquisa e aplicação dos parâmetros de exclusão, foram selecionados 11 artigos para este estudo. Efetuou-se a leitura completa dos 11 artigos e análise de conteúdo e categorização destes. Os resultados, primeiramente, foram analisados de acordo com a categorização geral, que indicaram os anos de 2020 e 2022 como os anos que mais teve números de publicação ao mostrar o número de artigos publicados anualmente. As principais classificações Qualis CAPES dos periódicos dos artigos selecionados foi a B3 com maior predominância, o que demonstrou boa qualidade científica e acadêmica. Já em relação à metodologia adotada nestes estudos, verificou-se que a abordagem qualitativa foi predominante, e quanto aos objetos de estudos dos artigos foram em sua maioria das regiões Sul e Nordeste. Na análise da fundamentação teórica, a obra mais referenciada entre os estudos foi o estudo de Mattos e Farias Júnior (2011) sobre o Biodigestor. As categorias criadas foram: tecnologia biodigestor, tecnologia social hídrica, agroecologia, mecanização agrícola, apicultura e papel do agente público na tecnologia social. Conclui-se que, apesar de muitas tecnologias sociais disponíveis, elas são encontradas de maneira dispersa na literatura devido à especificidade de aplicação de cada uma. A revisão sistemática realizada para este estudo concluiu que as publicações são recentes e apresentaram baixo volume de artigos científicos abordando especificamente tecnologias sociais para a agricultura familiar. A tendência dos estudos focou em tecnologias relacionados ao uso do biodigestor, tecnologias hídricas, agroecologia, mecanização agrícola, apicultura e na importância do papel do agente público na implementação dessas tecnologias.
- ItemEndomarketing: um estudo de caso em um hotel do Centro-Oeste de Minas Gerais Bambuí(2024-08-14) Passos, Grasiela Cristina Julião Ferreira; Doutor Bruno Pellizzaro Dias AfonsoO endomarketing tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. A preocupação dos gestores agora não é somente com os clientes externos, mas também com seus colaboradores. Este estudo buscou analisar o impacto das ferramentas de endomarketing na motivação e engajamento dos funcionários, quando aplicadas de maneira adequada. Dessa forma, foi escolhido como objeto de estudo um pequeno hotel localizado na região centro-oeste de Minas Gerais. Por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores e colaboradores, buscou-se compreender a visão da organização sobre as ferramentas de endomarketing. As entrevistas foram analisadas individualmente e comparadas, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria ao final. Os resultados indicaram que a organização ainda tem muito o que aprimorar em relação ao seu marketing interno. Foram identificadas fragilidades na comunicação interna e seus canais, no processo de treinamento e na definição da identidade da empresa. Notou-se, também, que a empresa não possui missão, visão e valores definidos, bem como há um desconhecimento sobre seu estilo de cultura organizacional e liderança. Diante dos resultados obtidos, este estudo reforça a importância do endomarketing para fidelizar o público interno e fortalecer o relacionamento entre colaborador e empresa.