Livros
URI Permanente desta comunidade
Esta comunidade considera Livro, as publicações literárias, científicas ou outros tipos não periódicas, que contém acima de 49 páginas, excluindo-se a capa, possuindo de acordo com a NBR 6029. Sendo obrigatório o Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN) e ficha catalográfica.
Navegar
Navegando Livros por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 33
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item101 perguntas e respostas em cunicultura(2022-03-16) Machado, Luiz Carlos; Luiz Carlos MachadoO livro 101 perguntas e respostas em cunicultura aborda áreas diversas da cunicultura através de perguntas e respostas estratégicas, oferecendo também material de apoio. Foi baseada em perguntas diversas recebidas pelo autor em vários anos de ensino e no contato com interessados diversos e produtores na atividade.
- Item
- ItemAnálise e controle de qualidade dos alimentos para animais(2024-04-15) Machado, Luiz Carlos; Luiz Carlos MachadoEste livro nasceu de uma apostila que foi melhorada ao longo de 16 anos e se destina a estudantes e profissionais da área de análise e controle de qualidade dos alimentos para animais. Para os estudantes, pode servir como um guia para construção lenta de uma base sólida e que forneça subsídios para melhor compreender os processos analíticos durante a graduação ou pós-graduação, ou os processos envolvidos na moderna indústria da alimentação animal. Para os profissionais, pode servir de um guia para buscar sanar dúvidas ou ainda novos conhecimentos, haja vista que este conteúdo é pouco estudado pela maior parte das profissões das ciências agrárias e áreas afins. A obra está longe de esgotar o assunto, devendo os interessados buscarem conhecimento específico em obras que contemplam cada um dos tópicos aqui apresentado de maneira sucinta. Na atualidade há também muito conhecimento técnico de boa qualidade no Youtube, cabendo aos interessados selecionar as melhores fontes. Lembramos também que os professores desta área específica podem adotar este livro como material didático, pois o mesmo apresenta roteiros de aulas práticas, listas de exercícios e ainda alguns materiais extras. Ao fim das aulas práticas, buscamos também discutir um pouco dos “segredos” do dia a dia do laboratório, aquelas informações que somente ficam restritas ao pessoal que trabalha no dia a dia deste ambiente. Como organização didática, apresenta primeiramente os temas relacionados a análises mais simplificadas, passando a seguir por temas mais complexos, a partir de avançadas análises instrumentais. A seguir aborda diversas análises importantes para que a fábrica de ração trabalhe seu controle de qualidade, além de um tema de extrema pertinência, o das micotoxinas. Por fim, esta obra aborda os sistemas de qualidade em fábricas de ração, destacando-se aqui as Boas Práticas de Fabricação, ou BPF, que é o sistema de qualidade obrigatório para as fábricas de ração na atualidade.
- ItemAPPROTASVAN: protótipo para dispositivos móveis para gerenciar trajetos escolares(2025-02-18)O transporte escolar desempenha um papel crucial na vida de milhões de estudantes em todo o mundo, garantindo acesso à educação de forma segura e eficiente. No entanto, desafios como atrasos, falta de comunicação e preocupações com a segurança dos alunos persistem. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de uma solução colaborativa voltada para dispositivos móveis, projetado para melhorar a experiência de pais/responsáveis, alunos e motoristas. O aplicativo, APPROTASVAN, utiliza dados de geolocalização em tempo real para permitir a localização dos veículos escolares, notificando os pais sobre a aproximação da van e chegada ao destino. Além disso, o sistema oferece recursos para o motorista, como a gestão da lista de alunos, otimização das rotas e o controle de presença. Este trabalho discute o design, desenvolvimento e avaliação do protótipo, destacando suas funcionalidades, limitações e benefícios no contexto do transporte escolar. Os testes conduzidos com usuários demonstraram aceitação do protótipo, com um escore 87.5, na Escala de avaliação de Usabilidade - SUS.
- ItemAprendendo a conviver(2021-01-01) Sabbagh, Delaine Oliveira; Rossi, Cláudia Maria Soares; Mendes, Yara de Matos; Teixeira, Meryene de Carvalho; Rodrigues, João Henrique; Silva, Alice Goulart da; Naves, Cláudia Motta da Rocha; Barbosa, Cristiane Diniz; Felicíssimo, Manuella; Santos, Rosalva Maria Martins dos; Medeiros, Tatiane Cimara dos Santos; Guerra, Francismara Fernandes; Santos, Regiane Veloso; Costa, Sandro Coelho; Ribeiro, André Moreira; Leão, Ana Rachel Carvalho; Prata, Wyara Elisângela de Castro; Santos, Andréa de Souza dos; Souto, Anderson de; Aladim, Efigênia de Fátima Cornélio; Martins, Marcelo Augusto dos Anjos Lima; Figueiredo, Estela Dias; Silva, Magali Soares da; Figueiredo, Estela Dias; Mendanha, Paulo José Chaves; Gasparoni, Meirelaine Marques; Vilaça, Márcia Margarida; Souza, Franciele Soares de; Britto, Tamires Bessa da Silva; Rodrigues, Ana Paula da Silva; Ribeiro, Listhiane Pereira; Pereira, Beatriz Rodrigues; Lino, Juliana Cristina Meira; Soares, Carlos Guilherme Cristelli; Nunes, Érica Melanie Ribeiro; Araújo, Márcia Basília de; Rocha, Aline Cristina Viana; Rocha, Aline Cristina VianaAprendendo a conviver. O título do e-book foi inspirado em um dos quatro pilares estabelecidos no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. De acordo com o documento Educação: um Tesouro a Descobrir, organizado por Jacques Delors, “para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a Educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão [...] os pilares do conhecimento” (DELORS, 1998, p.89). Um desses pilares – e a inspiração para o batismo do e-book - é Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros.
- ItemArranjos produtivos, territórios, educação profissional e tecnológica: o IFMG e suas articulações potenciais(2023-12-06) Leandro de Aguiar e Souza; Alexandre Delfino XavierO mapeamento de arranjos produtivos ligados aos campi do IFMG é a ação que origina e dá suporte aos debates aqui contidos. Logo no início do processo, verificou-se a necessidade de uma discussão conceitual, que envolvesse questões associadas à constituição de territórios e sua consequente produção. Tais discussões foram articuladas à Educação Profissional e Tecnológica brasileira, bem como às ofertas de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvida no contexto do IFMG.
- ItemAs práticas pedagógicas no Curso Técnico de Informática(2024-09-26) Doutora Mônica Lana da Paz; Lima, Paulo Sergio Pereira de;O Ebook "As Práticas Pedagógicas no Curso Técnico de Informática", uma obra que se dedica a explorar as metodologias e abordagens pedagógicas implementadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza, no curso Técnico em Informática. Este trabalho é fruto de uma pesquisa que combina análise documental e estudos de caso para oferecer uma visão ampla e crítica sobre como a educação profissional e tecnológica (EPT) está sendo conduzida em um dos principais institutos federais do Brasil. Com uma abordagem qualitativa, o estudo valoriza os significados, as aspirações, as crenças e os valores que permeiam o ambiente educacional e destaca a importância de práticas pedagógicas inovadoras para a preparação dos estudantes para o mundo do trabalho contemporâneo. O e-book foi concebido como um recurso educativo acessível, destinado a educadores, gestores, pesquisadores e estudantes interessados em conhecer e aplicar práticas pedagógicas no campo da informática. Aqui, você encontrará dados valiosos sobre a integração entre teoria e prática, o uso de metodologias ativas de aprendizagem e a formação contínuada dos professores, tudo isso fundamentado em uma análise crítica das políticas e diretrizes que norteiam a EPT no Brasil. Espera-se que este e-book enriqueça o seu conhecimento sobre a educação técnica, inspirando novas práticas e inovações no campo educacional.
- ItemBig Data avançado e mineração de dados(2022) Ribeiro, Marcos RobertoUma das tecnologias mais importantes da Computação são os bancos de dados presentes em sistemas computacionais utilizados em inúmeras atividades. Mesmo com os grandes avanços já alcançados, a Computação continua em franca evolução, principalmente na área de Banco de Dados. A partir da década de 2000, com a popularização da Internet, houve um crescente aumento na produção de dados pela humanidade. Essa quantidade massiva de dados é chamada de Big Data. Para analisar o Big Data, em diversas situações, é interessante utilizar técnicas de Mineração de Dados. Tais técnicas permitem a descoberta de informações úteis e não evidentes em bancos de dados. O presente livro, na forma de uma introdução a Big Data e Mineração de Dados, é muito interessante para despertar e iniciar a formação de novos profissionais nessa área.
- ItemBig Data básico(2022) Ribeiro, Marcos RobertoUma das tecnologias mais importantes da Computação são os bancos de dados presentes em sistemas computacionais utilizados em inúmeras atividades. Mesmo com os grandes avanços já alcançados, a Computação continua em franca evolução, principalmente na área de Banco de Dados. A partir da década de 2000, com a popularização da Internet, houve um crescente aumento na produção de dados pela humanidade. Essa quantidade massiva de dados é chamada de Big Data. Para lidar como Big Data, em diversas situações, é interessante utilizar tecnologias NoSQL. Tais tecnologias passaram a ser largamente usadas no início do século XXI, principalmente, pela sua utilização em grandes sistemas Web como redes sociais. Desde então, a tecnologia NoSQL conta com diversas aplicações em uma grande variedade de sistemas. O presente livro, na forma de uma introdução a Big Data, é muito interessante para despertar e iniciar a formação de novos profissionais nessa área.
- ItemCurso da norma regulamentadora 10 para trabalhos em médias e altas tensões(2023-06-15) Ramos, Thaymara Arantes; Mestre Silva, Felipe de Sousa. Doutor Moura, Renan Souza; Instituto Federal de Minas GeraisAtualmente, a disponibilidade de energia elétrica para seus consumidores tem sido essencial para o desenvolvimento do Brasil e do mundo, levando em consideração a economia e sociedade. Mas, para que se tenha energia elétrica disponível para consumo, é preciso que muitos profissionais atuem até que a energia chegue até os pontos residenciais e industriais, e esses profissionais ao fazer o serviço necessário, correm grandes riscos ao lidar diariamente com altas tensões. Como consequência, foram criadas as Normas Regulamentadoras, com o intuito de aumentar a segurança nesses tipos de trabalho. A norma regulamentadora 10 (NR-10) estabelece quais os requisitos e condições de segurança para os trabalhadores que atuam com serviços com eletricidade em geral e o conhecimento da norma é cobrado dentro de toda empresa atuante na área. Assim, o presente trabalho tem como objetivo a proposição de um treinamento de aplicação da NR10 para médias e altas tensões (SEP). Este treinamento será direcionado para os trabalhadores que exercitam profissões que lidam com eletricidade na faixa mínima de tensão estipulada média e alta. Durante a criação realização da ementa do treinamento, foram considerados o tópicos própicos da norma de maior relevância para serem abordados durante as aulas. Como resultados, foram criadas 10 aulas, totalizando uma carga horária total do curso de 40 horas.
- ItemDos ramos de minha magnífica loucura(2023-08-23) Odino, Sarc.; Coura, Fernanda MorcattiDos Ramos de Minha Magnífica Loucura é um livro de poesia que argumenta sobre a existência humana. Com palavras escrupulosamente escolhidas, em uma linguagem poética envolvente, nos transporta para um mundo de beleza, paixão e dor. Ao longo das páginas, encontramos versos que exaltam a vida na Terra e sua plenitude, a graça da vida e a importância da gratidão. O amor é explorado em sua arrebatação incondicional e na dor da perda. A loucura mostra que nem tudo é perfeito, ou que não há perfeito e que a vida pode ser um emaranhado de emoções conflitantes. A maldição, por sua vez, surge em poemas que refletem sobre o mal e nossos temores mundanos. No final das contas, Dos Ramos de Minha Magnífica Loucura é um livro que nos leva em uma andança poética pela experiência humana. Uma obra que pretende tocar a alma e nos fazer ruminar sobre o significado de estarmos vivos neste mundo.
- ItemEducação Profissional e Tecnológica no Brasil : entre práticas e recursos educacionais: volume 3(2024-08-16) Heleniara Amorim Moura; Marie Luce Tavares; Raquel Aparecida Soares Reis Franco; Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos; Adilson Ribeiro de Oliveira; Cíntia Letícia Cruz Saraiva; Edneia Aparecida Batista; Efigênia de Fátima Cornélio Aladim; Fátima Aparecida de Freitas Dias Costa; Gilcéia Freitas Magalhães Leal; Gilzilene de Jesus Caetano; Gisélia Maria Campos Ribeiro; Ivone Rosa Ferreira de Sá; Jaqueline Cássia da Rocha Pereira; José Fernandes da Silva; Pablo Calegario; Pablo Menezes e Oliveira; Pedro Xavier da Penha; Rafael Vieira Âmbar; Ygor Bruno Fernandes da Silva; Raquel Aparecida Soares Reis Franco; Alexandre Delfino XavierA obra “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: entre práticas e recursos educacionais” é o terceiro volume da série “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, coletânea idealizada, produzida e organizada por docentes pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O livro aborda os Produtos Educacionais no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com o objetivo de repensar a organização dos espaços pedagógicos, as práticas e os recursos educacionais a partir da produção do programa, destacando a multiplicidade de produtos e de temáticas que dialogam e atravessam a EPT no Brasil. Trata-se, portanto, de boa oportunidade para a compreensão do que é o Produto Educacional no contexto da EPT, e ainda de conhecer e/ou refletir sobre aspectos desse campo educacional.
- ItemEducação Profissional e Tecnológica no Brasil: entre percursos, desafios e contribuições práticas(2024-08-16) Oliveira, Adilson Ribeiro de; Xavier, Gláucia do Carmo; Tavares, Marie Luce; Franco, Raquel Aparecida Soares Reis; Borges, Alex Rodrigues; Alves, Claudete Aparecida; Abreu, Christiane Miranda de; Oliveira, Evaldo Rosa; Leal, Gilcéia Freitas Magalhães; Caetano, Gilzilene de Jesus; Pessoa, Gustavo Pereira; Santos, Idalino dos; Sá, Ivone Rosa Ferreira de; Silva, José Fernandes da; David, Lorena Vasconcelos; Souza, Maria Aparecida de; Oliveira, Pablo Menezes e; Santos, Rodolpho Gauthier Cardoso dosA obra "Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: entre percursos, desafios e contribuições práticas” é o segundo volume da série “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, coletânea idealizada, produzida e organizada por docentes pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O livro aborda questões caras à Educação no Brasil e, voltando seu olhar mais diretamente para os Institutos Federais, tem como objetivo maior o de compartilhar conhecimentos construídos em torno de objetos variados que se articulam em vieses históricos, sociais, teóricos e práticos em múltiplas perspectivas e abordagens, sempre ancoradas nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se, portanto, de boa oportunidade para se conhecer e/ou refletir sobre aspectos inerentes a esse campo educacional tão importante nacionalmente.
- ItemEducação Profissional e Tecnológica no Brasil: pesquisas, experiências e reflexões no contexto do IFMG (volume 4)(2024-12-20) JESUS, Ângelo Magno; ; MOURA, Heleniara Amorim;; OLIVEIRA, Pablo Menezes; SANTOS, Rodolpho Gauthier Cardoso dos; Parimpar, Belo Horizonte-MGEsta obra coletiva apresenta pesquisas desenvolvidas no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica (IFMG), oferecido presencialmente no campus Ouro Branco. Criado em 2018, a Instituição Associada (IA) encontra-se em sua sexta turma. Os treze capítulos que compõem a obra foram produzidos por discentes e orientadores que buscaram compartilhar conhecimentos e contribuições para o estudo da EPT. A obra está dividida nas duas linhas que compõem o mestrado, sendo a primeira “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e a segunda “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. É o quarto volume da série “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, conjunto de publicações produzidas a partir de 2020. Trata-se de uma ótima oportunidade para se conhecer e/ou refletir sobre questões educacionais relevantes para os tempos em que vivemos.
- ItemEscritas escolares : coletânea dos concursos de literatura do IFMG Campus Ribeirão das Neves(2024-01-31) Mateus Costa Muniz; Saulo Furletti; Paulo Henrique Marques Lutkenhaus; Wanderson Renato Silva de Jesus; Camila Aparecida Dutra; Valéria Januário Trindade; Gabriel Alves Damasceno; Agnaldo Afonso de Sousa; Isadora Cristina Silva Moreira; Camila Teodoro de Oliveira; Ana Carolina Domingos Soares; Vinicius Laporte Hoffman; Júnio Matheus da Silva Cruz; Guilherme Camilo Gonçalves Ferreira; Luiza Helena Diniz Lima; Iaf Fantine Leal Cruz; Brenda Oliveira Alves; Melissa Alanis Santos Oliveira; Matheus Henrique Barbosa da Silva; Maria Luiza Gonçalves Prates; Alice Stéfany Gomes Ribeiro de Oliveira; Agnaldo Afonso de Souza; Alexandre Delfino XavierO presente trabalho reúne os melhores poemas premiados/classificados nas três edições do Concurso de Literatura/Poesia - 2014, 2018 e 2022., realizado pelo IFMG Campus Ribeirão das Neves. Um trabalho coletivo ,de natureza didático literária, que revela talentos na escrita, incentiva a leitura e propicia a reflexão de temas de extrema relevância social. Nesta obra aborda a diversidade, a inclusão e o feminicídio. Destacam-se nas produções dos estudantes, servidores e comunidade externa, a sensibilidade, a criatividade e a qualidade literária.
- ItemGuia de Atividades de Química para os ODS(2025) Cordeiro, Gisele Alves; Pinto, Paula Sevenini; Cunha, Tamyris Teixeira daO "Guia de Atividades de Química para os ODS" foi cuidadosamente elaborado visando integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma contextualizada aos conteúdos de Química para o Ensino Médio. Através de diferentes técnicas de ensino-aprendizagem, como aulas dialogadas, experimentos, debates, pesquisas e gamificação, cada ODS será explorado no contexto dos conteúdos de Química. Além das orientações detalhadas para você, professor(a), este guia inclui materiais prontos para serem utilizados pelos estudantes, facilitando a abordagem dos ODS em suas aulas e garantindo um aprendizado significativo e contextualizado. Esta iniciativa é inspirada pelo Movimento Química Pós-2022 da SBQ, focando principalmente no OQDS 1 (Objetivos da Química para o Desenvolvimento Sustentável) , que destaca a Educação Básica e o papel fundamental do professor. As atividades propostas neste material concentram-se em ODS que não possuem uma conexão direta e óbvia com a Química, oferecendo uma abordagem diferenciada em comparação com os materiais didáticos já existentes.
- ItemImplantação do sistema de biblioteca Pergamum no IFMG – Campus Bambuí: avaliação do uso e da satisfação dos alunos(2016-02-10) Castro, Douglas Bernardes de; Maia, Luiz Cláudio GomesCom a velocidade do desenvolvimento de novas tecnologias e softwares cada vez mais avançados, é importante que as bibliotecas e os centros de informações que realizam atividades de diversas naturezas, para cumprir rotinas de gerenciamento e prestação de serviços aos seus usuários, estejam atentos às novas ferramentas, automatizando, assim rotinas e serviços. Após a implantação do sistema de biblioteca Pergamum no IFMG-Campus Bambuí, surgiu o interesse de analisar as características dos usuários, a frequência com que buscam informação, satisfação e desempenho frente ao novo sistema de biblioteca implantado. Diante disso, foi formulada a seguinte pergunta: Como se dão o uso e a satisfação dos alunos do IFMG-Campus Bambuí, com o processo de implantação do sistema Pergamum na biblioteca desse campus? A presente pesquisa foi caracterizada como descritiva, de natureza quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário survey, no qual o universo pesquisado foi composto pelos alunos matriculados no IFMG-Campus Bambuí, sendo alunos do Ensino Médio Subsequente, Médio Integrado e Superior. Para determinar o quantitativo da unidade de amostra, foi utilizada a regra de dez observações por questão e, posteriormente, foi analisada estatisticamente através de análise fatorial. Foram 180 questionários aplicados e validados; para realizar a tabulação dos dados, foi utilizado o software Excel e para processar e analisar as respostas foi utilizado o software estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 20.0., no qual se notou o uso frequente da biblioteca por parte dos respondentes que também concordam em um bom uso do sistema Pergamum, apesar da necessidade de treinamentos além da satisfação, motivação com as informações recuperadas no sistema.
- ItemLutar e esperançar: formação docente no IFMG(2023-10-03) Costa, Adnilson José da; Ramalho, Adriana da Silva; Silva, Adson Magno; Almeida, Alan; Pereira, Alcilene de Abreu; Dantas, Alda Aparecida Sara Santos; Gomes, Alécia Carla Silva; Silva, Alessandra Cristina; Oliveira, Alexandro Augusto de; Maia, Alexia Cristina Oliveira; Faria, Aléxia Rodrigues de; Horta, Alexsandra Braga; Sousa, Alice Amaral; Duarte, Alice da Costa; Coelho, Aline Euzébio; Dias, Aline Fernanda Mapa; Mendes, Aline Naiara Rocha; Pires, Amanda Clícia dos Santos; Carmo, Amanda Oliveira Edilana Silva do; Lordeiro, Amanda Xavier; Ferreira, Ana Carolina Assis; Zago, Ana Carolina; Reis, Ana Clara dos Santos; Rebell, Ana Clara Isidoro; Lima, Ana Cláudia Fonseca de; Pacheco, Ana Flávia Silva; Andrade, Ana Luiza Simões de; Costa, Ana Maria Abreu; Miranda, Andréia Borges Soares; Damasceno, Andressa Carvalho; Faria, Andreza Cristina; Paganotti, Arilson; Rosa, Arilson Paganotti Gabriel Dumont; Souza, Augusto Filardi Vanessa Oliveira; Temponi, Ayslane Dayser de Sousa; Gomes, Beatriz Fernandes; Baia, Beatriz Lorem Raimundo; Carvalho, Bruna Lara dos Reis; Dalea, Bruna Silva Santos; Oliveira, Carina da Silva; Ferreira, Carla de Oliveira; Gonçalves, Carolina Fonseca; Souza, Caroline Helena Costa; Silva, Caroline Moreira da; Torquato, Cássia Cristina Firmino; Silva, Cecília Felix Andrade; Ferreira, César Terrola Martins; Barbosa, Charles Alício Melquíades Vieira; Silva, Crislânia Rodrigues da; Faria, Cristiane Dulce Pereira de; Silva, Cristina Soares da; Ferreira, Daiane Ribeiro; Coelho, Daniel dos Santos; Santos, Daniela Beatriz Cardoso dos; Santos, Daniela de Oliveira Silva; Santos, Daniele Passos; Marcelo, Danielle Maria Rocha; Teixeira, Danielly de Oliveira; Teixeira, Danielly; Serra, Dárlet Aparecida; Santos, Delma Aparecida dos; Santos, Denilia Andrade Teixeira dos; Sousa, Denilson de Paula; Felix, Denis Amaral; Marques, Denis; Silva, Denner Rocha da; Neto, Domingos; Andrade, Donizete Pereira de; Carmo, Edilana Silva do; Junior, Edio da Costa; Duarte, Edivar Jr Ramon Coelho; Júnior, Edivar Magalhães; Resende, Edvania Aparecida Vieira de; Pinto, Elisângela Silva; Castro, Estefani Costa de; Santos, Evandro Ribeiro dos; Couto, Fabiana Aparecida; Pinto, Fabiana Cristina; Carvalho, Fabiana Cunha de; Ferreira, Fabiany Ferraz; Fonseca, Felipe Rone Cesar da; Silva, Fellipe Augusto Santiago da; Oliveira, Fernanda Gomes de; Araújo, Flávio Augusto de Jesus; Alves, Francimara de Oliveira; Ferreira, Gabriel César; Silva, Gabriel Roque da; Pinto, Gabriella dos Santos; Guimarães, Gabrielle; Reis, Gedeilson Santos; Andrade, Gediane Cristina de Souza de; Freitas, Gésica Elizete de; Neves, Gessilane Gonçalves; Costa, Gisele Medina; Gonçalves, Gislayne Elisana; Pinto, Glaucia Conceição Mendonça; Santos, Glória; Vieira, Graciene Carvalho; Moura, Graziele Marcelina Ferreira; Couto, Guilherme Aparecido; Viana, Guilherme Milagres; Luz, Gustavo Henrique Pereira; Nogueira, Gustavo Júnio Santos; Aarão, Gustavo Osorio; Fonseca, Henrique Barbosa; Junior, Henrique Ferreira da Silva; Pereira, Hernani Fabiano; Ribeiro, Hortencia Aparecida; Ferreira, Iasmim Francis; Marques, Indiamara Cristina Ferreira; Silva, Isabella da Silva Letícia; Marques, Isadora Maria Magalhães; Souza, Janaína de; Porto, Jaqueline Aparecida de Paiva; Lopes, Jaqueline Vieira; Carvalho, Jeicilene Barros; Sousa, Jeovany José de; Sousa, Jeovany José; Pereira, Jessé Lemos; Souza, Jéssica Soares de; Filardi, Jéssica Soares de Souza Marcelo Augusto; Medeiros, Joanny Lauren Lima Márcio; Silva, João Gabriel Moura da; Ferreira, Jônatas Sena; Moreira, Jorge Márcio; Dias, José Silvino; Seabra, Julia Rodington Couto; Souza, Júlia Silva Vieira de; Silva, Juliana Conceição da; Silva, Juliana Marçal; Moreira, Juliana; Souza, Juliana Romão de; Pinho, Juliano Aparecido de; Castro, Júnia Gabrielly Alves; Almeida, Juvani Oliveira de; Rodrigues, Karinne Lúzia; Souza, Karla Gabrielle Vieira; Gonzaga, Karla; Basilio, Kátia Caroline; Lemos, Kharen Luiza Félix Santos; Santos, Laís Kelly Marques; Resende, Lara Gabriela Batista; Silva, Larissa Claudino; Reis, Larissa Vidal dos; Almeida, Laura Maria de; Reis, Leandro Expedito Cardoso; Lopes, Leidiane Nunes; Barbosa, Leonardo Dutra; Soares, Letícia Lauana de Jesus; Faria, Letícia Mara de; Santos, Letícia Teixeira Silva; Verdolim, Liamara Fontes da Silva; Vieira, Lorena Cristina Teixeira; Ferreira, Luana dos Santos; Silva, Luana Ferreira da; Azevedo, Lucas; Vieira, Lucas da Silva; Marcelino, Lucas; Braz, Lúcia Helena Costa; Santos, Luciane Cristina Silva; Damacena, Luciene Aparecida da Silva; Oliveira, Lucilaine Aparecida Ferreira; Suzuki, Ludimilla Portela Zambaldi Lima; Zambaldi, Ludimilla; Ferreira, Luellerson Carlos; Ferreira, Luis Antônio Martins; Teixeira, Luís Felipe Oliveira; Sousa, Luisalice Silva; Fagundes, Mara Tatiane Silvério; Peixoto, Marcella Giovana de Melo; Vilano, Marcelo Augusto Costa; Filard, Marcelo Augusto; Barros, Marcil Antônio Alves de; Moreira, Márcio; Barcelos, Marco Antônio; Soares, Marco Túlio Jesus; Silva, Marcos Rafael da; Santos, Marêssa Silva dos; Ribeiro, Maria Eduarda Matias; Souza, Maria Luiza de; Novais, Maria Paula de Freitas; Chaves, Mariana Silva; Cardoso, Marina da Silva; Oliveira, Maryana Eduarda Martins Pinho; Costa, Matheus Henrique Carvalho; Arantes, Mayra Carolina; Amaral, Miguel de Sousa; Silva, Miler Junio; Santos, Miriam de Almeida; Silva, Mônica da; Paula, Narllyene Kemellyn de; Santos, Natália Mapa Dos; Sousa, Nathan Felipe Morais de; Neto, Nelson Miranda; Duarte, Paloma Fialho; Guanãbens, Patrícia Ferreira Santos; Santos, Patrícia Moitinho Marques; Rocha, Patrick Fonseca; Morais, Paulo Henrique Anjos de; Campos, Phâmella Cristina Menezes; Barros, Pietro Alves Figueiredo de; Pombo, Polyana Gualberto; Carvalho, Rafael Bonato Gonçalves de; Araújo, Rafael de; Castro, Rafael Oliveira; Nazário, Rafaela da Silva; Duarte, Ramon Coelho; Martins, Ramon Vinícius Gonçalves; Silva, Raphael Steinberg da; Lacerda, Raquel da Silva; Franco, Raynara Paulina Rocha; Barbosa, Rebecca Mendes Reis; Morais, Regis de Souza; Abi-Acl, Renato Scalon; Ferreira, Rhaissa Thamires Silva; Alves, Richard Archimedes; Araújo, Rodrigo Magno Rúbia; Mapa, Rodrigo; Silva, Ronaldo Nunes da; Metzker, Rosalina Augusta; Carmo, Rosemar Aparecida do; Silva, Rosilane Maria da; Amaral, Sandra Regina do; Silvino, Sandra Regina do Amaral; Gonçalves, Sandro Salles; Silva, Sara Generoso da; Silva, Sara Lopes da; Pereira, Shirley Patrícia; Santos, Silvério Chaves dos; Neto, Silvino Domingos; Marques, Suellen Cristina Moraes; Silva, Tainara Kele da; Costa, Talita Gomes da; Ferreira, Tamires Vilela; Santos, Thainara De Souza; Duque, Thais Oliveira; Nicolau, Thays da Costa; Ferreira, Thays Rocha Brandão; Oliveira, Thiago Hebert Silva; Cruz, Tifany Regina Hipólito da; Nascimento, Vanda; Oliveira, Vanda Pereira do Nascimento de; Vieira, Vanessa Carvalho; Paula, Vanessa Oliveira de; Jesus, Victor Henrique Caldeira de; Gomes, Victória Lais Costa; Santos, Vilma Cordeiro dos; Lima, Vinícius Pedro Damasceno; Nascimento, Vitor Hugo; Falcão, Vivienne Denise; Miranda, Yara Coelho Neto; Camargos, Chrisley Bruno Ribeiro; Alexandre Delfino XavierEsse livro traz uma coletânea de relatos de experiência de dois programas fundamentais à formação docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP). Com este livro, pretendemos trazer ao leitor a relevância de tais Programas para a preparação profissional, acadêmica e sociocultural dos estudantes dos Cursos de Licenciaturas do IFMG, buscando valorizar o ofício docente como algo essencial à educação no Brasil.
- ItemManual de criação de coelhos de companhia nos lares(2022-03-25) Machado, Luiz Carlos; Klinger, Ana Carolina K.; Queiroz, Nathalia B. de; Araújo, Lúcia; Breschia, Liliane; Neves, Marcus; Neves, Silvia; Luiz Carlos Machado; Luiz Carlos MachadoEste manual representa o esforço conjunto de uma equipe multidisciplinar composta por tutores, criadores, professores, zootecnistas e médica veterinária, afim de oferecer um material simples e de fácil leitura, mas suficientemente completo e capaz de colaborar de maneira eficiente para o acolhimento e entendimento do coelho em seu ambiente de vida. Nossa preocupação maior é justamente garantir bem-estar a este animal, considerando a complexidade e variedade de temas que este envolve. Devemos considerar também que todos aqueles que pleiteiam a posse de um animal, seja ele de qualquer espécie, a deve fazer de maneira responsável. Dessa maneira, foi elaborado este material que está longe de ser um guia completo. Se acredita que ele possa servir para uma maior padronização das informações, as quais são na atualidade muito variáveis e explicadas de maneira muito pouco técnica. Durante a redação se evitou entrar em assuntos que possam dividir opiniões ou que sejam de responsabilidade de profissionais específicos, como o caso do tratamento de enfermidades ou cirurgias. Além disso, se busca citar profissionais específicos somente quando estivéssemos falando de atividades privativas dos mesmos.
- ItemManual de indicadores de desempenho institucional(2024-08-14) Thomaz, Solange Marlene; Guimarães, Glauter dos Santos; Alexandre Delfino XavierO “Manual de Indicadores de Desempenho Institucional” é uma ferramenta essencial para gestores e servidores, estabelecendo diretrizes para a elaboração e análise de indicadores que permitem o monitoramento dos resultados do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Alinhado às normativas federais, o documento organiza indicadores por áreas temáticas, visando à melhoria contínua da qualidade e eficiência das atividades do IFMG, refletindo o compromisso da instituição com a educação, a ciência e a tecnologia.