São João Evangelista
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando São João Evangelista por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 288
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção do pensamento algébrico no ensino fundamental no viés da resolução de problemas(2015-12-22) Matos, Giselda Leite de Oliveira; Santos, Ingrit Cristina Almeida dos; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoO presente trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, tem por objetivo refletir sobre a construção do pensamento algébrico e o ensino da Álgebra, no viés da Resolução de Problemas, através de um levantamento teórico em Educação Matemática e nas orientações curriculares vigentes, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Conteúdo Básico Comum (CBC) do estado de Minas Gerais, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que serviram à fundamentação teórica do trabalho. Além disso, consultou-se a coleção de livro didático de Matemática adotada na Escola Estadual Senador Francisco Nunes Coelho, parceira do IFMG-SJE (Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista) no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), com a finalidade de observar como está sendo abordado o tema álgebra. Verificaram-se também, em livros de Matemática dos anos iniciais (4º e 5º ano) os indícios do tratamento de uma pré-álgebra. Durante esta pesquisa, buscou-se compreender como acontece a construção do ―pensamento algébrico‖. Foram observadas a Álgebra e a construção do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental, destacando a concepção de álgebra, sequências e regularidades, no viés da Resolução de Problemas como uma tendência em Educação Matemática.
- ItemA construção dos poliedros de Platão através do origami aliada à teoria de Van Hiele no processo de ensino e aprendizagem de geometria euclidiana(2014-11-13) Oliveira, Airton Flora de; Santos, Amanda Costa; Andrade, João Aparecido de; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEsta pesquisa foi elaborada numa perspectiva de campo, de cunho qualitativo, aplicada na Escola Estadual “Major Lermino Pimenta”, localizada no distrito de Nelson de Sena, município de São João Evangelista, MG, para a 3ª série do Ensino Médio. Utilizou-se uma cartilha construída pelos pesquisadores sendo aplicada com a finalidade de estimular a participação ativa dos estudantes nas atividades propostas, bem como favorecer sua aprendizagem dos conceitos de Geometria através do origami na construção dos poliedros de Platão presentes nas construções dos módulos. Adotou-se a teoria de van Hiele, que é a teoria do desenvolvimento do pensamento em Geometria, como aporte teórico, e estabelece cinco níveis hierárquicos, no sentido de que só atinge determinado nível após dominar os níveis anteriores, buscando-se verificar o nível de conhecimento geométrico que os estudantes possuem em sua trajetória estudantil. A pesquisa aconteceu durante os meses de Setembro e Outubro de 2014, em 10 encontros, cada encontro com duração de 2 horas. A pesquisa foi dividida em etapas a saber: primeiramente a apresentação da proposta de pesquisa para a direção da escola e para com os sujeitos, depois foi aplicado o teste de van Hiele adaptado por Nasser e Sant’anna (2010), com o objetivo de verificar em qual nível de desenvolvimento do pensamento geométrico esses estudantes encontravam-se. Posteriormente, ocorreu uma oficina, esta através de aulas ministradas, onde foi entregue a cada estudante uma cartilha denominada Folha do Estudante, com o passo a passo das construções dos Poliedros de Platão através do origami. E por fim, aplicação do teste de sondagem para verificar se o origami constituiu-se de uma ferramenta metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Geometria. Pelos dados recolhidos e pelas observações feitas durante a pesquisa percebeu-se o empenho dos estudantes nas atividades sendo notados avanços que eles tiveram nos conteúdos geométricos, como reconhecimento de algumas figuras geométricas (planas e espaciais), e de algumas propriedades existentes nessas figuras. Além disso, a análise das discussões e o comportamento dos estudantes mostrou o potencial do origami como alternativa pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Plana e Espacial.
- ItemA formação do professor de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus São João Evangelista (SJE)(2013-11-05) Lavor, Weyne Aparecido; Oliveira, Irineu Frederico; Sousa, Rosiana de; Especialista Sandro Salles GonçalvesBuscou-se, neste estudo, analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática (PPC) ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus São João Evangelista (SJE), com vistas a identificar seus desafios e possibilidades na formação do professor, sob o olhar dos alunos ingressantes e concluintes deste curso, no que se refere às motivações para a escolha profissional e ao papel do curso na sua formação profissional. A metodologia utilizada consiste nas pesquisas qualitativa, documental e bibliográfica. O método principal de coleta de dados utilizados foi o questionário, objetivando apreender as opiniões dos sujeitos pesquisados a respeito da contribuição do curso na sua formação, suas perspectivas e desafios. Os questionários de cada grupo, um formado por estudantes ingressos e outro por estudantes concluintes, foram analisados separadamente. Para os ingressantes, o estudo evidenciou que a escolha do curso se deveu, principalmente, por ser este o único curso ofertado no turno noturno, apontando, portanto, o desafio para a instituição de levar os alunos a criarem sua identidade profissional. Outro desafio evidenciado é o fato de a maioria dos alunos trabalharem e não terem tempo para dedicar-se aos estudos. Já na visão dos concluintes, as habilidades e competências propostas no PPC, em sua maioria, foram adquiridas ao longo do curso, deixando claro o perfil do futuro professor formado pelo IFMG-SJE, quer seja esse, um profissional inovador preparado para atuar na docência.
- ItemA formação matemática dos professores polivalentes de escolas municipais de São João Evangelista(2015-12-21) Carvalho, Érica Gonçalves; Dias, Lucas Ramos; Medeiros, Pricila de Paula; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEssa pesquisa de cunho qualitativo teve o objetivo de investigar a formação matemática de professores polivalentes, formados nos cursos Normal Superior ou Pedagogia, das duas maiores escolas municipais de São João Evangelista: Escola Municipal “José Guimarães” e Escola Municipal “Prefeito Alberto Pimenta”. Os professores participaram de forma voluntária. O que motivou a realização da pesquisa foram observações realizadas por meio do Estágio Supervisionado e do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que apontaram que os alunos ingressam no sexto ano do Ensino Fundamental II apresentando grande dificuldade com os conteúdos básicos de Matemática, o que indica que essa defasagem supostamente provém dos anos iniciais. O referencial teórico da pesquisa aborda duas perspectivas apontadas por Ponte e Oliveira (2002): formação pessoal, que envolve as dificuldades enfrentadas com o conteúdo matemático e formação acadêmica matemática, ou seja, o que esses professores aprenderam durante sua graduação. Para validar a pesquisa foram realizadas pesquisas em sítios que apresentam dados estatísticos sobre a educação brasileira. Também foi aplicado aos professores um questionário, voltado à formação acadêmica e realizada uma entrevista estruturada, voltada à formação pessoal, que objetivou compreender as duas vertentes da pesquisa. O áudio da entrevista foi gravado e posteriormente trechos dessas entrevistas foram transcritos e analisados no decorrer do trabalho. Os dados do questionário foram apresentados em forma de gráficos. Foram pesquisadas também as matrizes curriculares dos cursos concluídos pelos professores, para levantamento da oferta das disciplinas voltadas à Matemática. Essas matrizes foram representadas em gráficos para facilitar a visualização. Por meio do levantamento desses dados, constatamos que os professores sentem necessidade de maior oferta de cursos de formação continuada na área de Matemática visando complementar seus cursos finalizados. Também, evidenciou-se o desejo da parte dos professores entrevistados de uma parceria com o curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Minas Gerais, campus São João Evangelista e as escolas em questão.
- ItemA geometria plana no viés da resolução de problemas: construção de uma maquete da quadra do ginásio poliesportivo do IFMG - SJE(2015-12-21) Rodrigues, Francisca Edna Amanda Silva; Silva, Karla Davina; Especialista Silvânia Cordeiro de OliveiraO presente trabalho buscou investigar um recurso didático que contribua para o ensino de Geometria Plana, no viés da Resolução de Problemas. Para tanto, a metodologia adotada foi a construção de uma maquete da quadra do ginásio poliesportivo do IFMG/SJE. Este teve como objetivo investigar a construção de conceitos de Geometria Euclidiana Plana, através do material concreto, investigação matemática e Resolução de Problemas. A realização deste estudo surgiu devido à notória necessidade de resgatar a Geometria presente no cotidiano das pessoas, que muitas vezes não a percebem. Outro motivo está ligado à forma como as escolas trabalham essa disciplina, muitas vezes através de fórmulas abstratas, sendo necessário, assim, um método diferente que possa trazer uma Geometria verdadeiramente útil para os estudantes. Os sujeitos dessa pesquisa foram os estudantes do 1º ano do ensino médio do IFMG/SJE, pois, segundo a pedagoga do Campus estes encontravam grandes dificuldades nos conceitos geométricos, favorecendo assim os objetivos de pesquisa. Os estudantes realizaram um estudo em uma sequência didática, que foi elaborada abordando os conteúdos necessários para a compreensão da importância da Geometria presente no cotidiano e as dificuldades percebidas pelas pesquisadoras no primeiro encontro com os sujeitos da pesquisa. Após o estudo, foi feita uma visita à quadra poliesportiva com a intenção de observarem a Geometria contida no espaço. Logo após, foi entregue para cada grupo uma planta baixa da quadra, na qual converteram em escala as medidas nela contida para assim dar início às construções. Essa pesquisa foi de cunho qualitativo, pois a todo o momento os estudantes tiveram espaço para debates, questionamentos e puderam extrair suas próprias conclusões diante do tema abordado. Os resultados mostram que o uso do material concreto e a metodologia empregada para sua construção não foi um fim, mas um meio que contribuiu para uma aprendizagem significativa de Geometria Plana. Os resultados mostram também que o estudo com maquetes possibilitou a participação do estudante na construção do conhecimento, fazendo com que ele adquira um senso crítico e se posicione de forma participativa, sendo ativo na transformação da sua realidade.
- ItemA geometria, a arte e o meio ambiente na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE)(2016-11-25) Reis, Cleidiane da Silva; Alves, Natália Fernanda; Mestra Silvânia Cordeiro de Oliveira; Mestra Denília Andrade Teixeira dos SantosEsta pesquisa foi desenvolvida em uma Sala de Recursos da Escola Estadual “Monsenhor Pinheiro”, onde funciona o Atendimento Educacional Especializado - AEE. A escola fica localizada no centro de São João Evangelista e atende alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Foi uma pesquisa de campo com cunho qualitativo, onde o objetivo era verificar as contribuições do uso de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da Geometria Plana e Espacial. Para o desenvolvimento dos trabalhos foram utilizados diversos tipos de materiais recicláveis. A escolha pelo uso desse tipo de material levou em conta o fato de não ter custo financeiro sendo possível trabalhar questões atuais, como a preservação ambiental. A pesquisa previa a construção de peças de artesanato feitas com um grupo de alunos com deficiência intelectual. Além dos conceitos matemáticos, buscou-se trabalhar com esses alunos a coordenação psicomotora, a capacidade de se trabalhar em grupo, a autoestima, entre outros aspectos sociais, buscando assim, uma efetiva inclusão dos estudantes. No desenvolvimento dos trabalhos, foi possível mostrar para os alunos que a Geometria pode ser um conteúdo agradável para se estudar, dependendo da forma que é abordada e que ela está presente em nosso cotidiano. Ao final da pesquisa, foi possível comprovar estudos desenvolvidos anteriormente e constatar que o uso de materiais manipuláveis contribui para a melhor compreensão dos alunos e que o trabalho lúdico facilita o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos.
- ItemA importância da conscientização ambiental na preservação do meio ambiente: um estudo de caso no distrito de Nelson de Sena(2019-12-10) Claudino,Jacqueline Aparecida; Doutor Rafael Carlos dos SantosOs processos de desastres relacionados ao meio ambiente, somados à questão mundial das crises ambientais constantemente divulgadas através dos meios de comunicação, representam uma das grandes preocupações e um dos maiores desafios sociais da humanidade na medida em que ameaçam a própria sobrevivência humana. A degradação ambiental, com o consequente comprometimento da qualidade de vida representa um problema de âmbito global que vem causando preocupações cada vez maiores, envolvendo todos os segmentos da sociedade. Diante desse contexto, a questão da sustentabilidade, e, consequentemente, da educação ambiental, ganharam destaque, uma vez que não é possível falar em meio ambiente sustentável sem citar à figura da educação ambiental como instrumento essencial para viabilizar o desenvolvimento pleno, sadio e harmônico, segundo os aspectos abordados pela ótica sócio -jurídica que envolve o ecossistema. Não se trata somente de ferramentas que irão solucionar os problemas de gestão do meio ambiente, mas de uma dimensão essencial da educação fundamental que diz respeito a uma esfera de interações que está na base do desenvolvimento pessoal e social.
- ItemA importância dos certificados fitossanitários no cultivo e manejo de cultura de citrus.(2021-11-05) Pereira, Dias Maik.; Alisson José Eufrásio de CarvalhoO Brasil é um país que se destaca na produção de bens agrícolas em todo o mundo, o qual exporta frutas e verduras, que são consumidos in natura ou servem de base para outros produtos, para inúmeros países todos os dias. As frutas cítricas fazem partes destes bens agrícolas, uma vez que podem ser consumidas frescos ou serem processadas em sucos, polpas, chás e ácido cítrico, fazendo parte do cotidiano de várias pessoas. Para atingir o adequado desenvolvimento da atividade, o produtor deve garantir a fitossanidade dos pomares por meio da adoção de um conjunto de práticas produtivas, tais como análises, monitoramento, ocorrências, prevenção e tratamento fitossanitário das pragas e doenças na colheita, as quais serão detalhadas separadamente. Estas práticas permitem a obtenção dos certificados desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, como o Certificado Fitossanitário de Origem e o Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado. O primeiro é direcionado para a unidade produtora e o segundo para a unidade de consolidação. Com isto, estes certificados visam inspecionar dados referentes à origem da planta e dos seus derivados, aspectos produtivos, análises laboratoriais realizadas, definir ações preventivas e métodos de controle para pragas e doenças presentes nos pomares. Além disto, também fiscaliza o transporte inadequados de produtos em pontos estratégicos do país, como as fronteiras, evitando assim disseminação de inúmeros organismos maléficos à cultura. Para tanto, escolheu-se pragas ausentes e presentes de maior relevância no país, conforme instrução normativa, como a Gomose, Leprose, ácaros, pinta-preta, Huanglongbing, Cancro Cítrico e a Morte Súbita, descrevendo o manejo e principais formas de evitar a propagação, sabendo-se que essas informações são cruciais para obtenção dos certificados fitossanitários emitidos por Engenheiro Florestal ou Agrônomo certificado. Desta forma, o conhecimento das principais doenças e pragas é fundamental para compreender os mecanismos de propagação e as melhores formas de manejo, visando reduzir assim as perdas econômicas e produtivas do setor citrícola.
- ItemA Lei 13.415/2017 e a Reforma do Ensino Médio no Brasil(2017-12-12) Barreto, Gabrielle Braga; Silva, Leucilene Pereira da; Mestre Tiago de Oliveira DiasO presente trabalho versa sobre as alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB) impostas pela Lei 13.415/2017, a chamada lei da reforma do Ensino Médio. Apresentamos aqui uma análise crítica da lei, com levantamento de possíveis pontos críticos que possibilitarão um entendimento do processo de transição e compreensão do impacto das mudanças na vida dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental traçando paralelos entre os textos oficias da legislação e documentos que os nortearam, provenientes de entidades da sociedade civil. Apesar da aparente necessidade da reforma educacional no Ensino Médio, a maneira como veio proposta através de Medida Provisória (MP), em 2016, que passou a lei em 2017, não seguiu um caminho de discussões amplas e produziu um documento que atende às necessidades de um grupo específico da sociedade.
- ItemA modelagem matemática como metodologia de ensino de estatística no Ensino Médio(2019-12-18) Alves, Devonailt de Sousa; Ferreira, Lorena Gomes; Mestre Silvino Domingos NetoO presente trabalho apresenta o ensino e aprendizagem da Estatística, utilizando como metodologia de ensino a Modelagem Matemática. Teve como proposta elaborar e discutir situações-problema do dia a dia dos envolvidos a partir dos dados coletados da Fábrica Cerealista São João. Este contou com a participação dos discentes de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Josefina Pimenta” localizada na cidade de São João Evangelista, Minas Gerais. Esta proposta foi desenvolvida a partir de uma atividade extraclasse utilizando como dados informações Estatísticas sobre o número das vendas dos produtos comercializados pela Fábrica Cerealista São João e o valor das vendas desses produtos no estudo dos conteúdos estatísticos como Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão. Propôs contribuir com o desenvolvimento das competências Estatísticas: Literacia Estatística, Pensamento Estatístico e Raciocínio Estatístico, tendo como objetivo estimular a motivação, o interesse dos alunos e a promoção de um ensino e aprendizagem de Matemática. Proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolver conhecimentos para compreender, analisar e apreciar dados estatísticos.
- ItemA representação pictória como elemento da prática pedagógica em matemática(2013-11-05) Gonçalves, Kelly Letícia Andrade Viana; Araújo, Edna da Conceição Linhares; Oliveira, Jínia Audenice; Mestre José Fernades da SilvaO presente trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, discute as concepções e contribuições da representação pictórica, enquanto elemento para a prática pedagógica em Matemática, no viés da resolução de problemas. A pesquisa objetivou, através de um levantamento em literaturas em educação matemática, verificar as possibilidades e contribuições das representações, em especial a representação pictórica na prática docente. Enquanto a representação pictórica se constitui em uma linguagem de comunicação e de expressão baseada em desenhos, gráficos, tabelas e outras formas de representação visual, a prática pedagógica em matemática exige elementos diversos na sua constituição. Nesse sentido, buscar estratégias para a resolução de diferentes problemas se constitui em tarefa necessária ao professor mediador. O aluno, ao ser desafiado por um problema, busca propriedade em seu discurso de resposta e a representação pictórica agencia esse processo de investigação. Assim, a reflexão em torno do objeto em análise é subsidiada por teóricos que realizaram pesquisas valendo-se das representações gráficas e semióticas. Os estudos apontaram a viabilidade das representações pictóricas na comunicação e expressão dos conhecimentos matemáticos e na construção significativa das habilidades cognitivas nesta área. Observou-se que tal recurso ainda é pouco utilizado pelos docentes que, de acordo com as literaturas pesquisadas, a desconhecem em suas práticas pedagógicas.
- ItemA Torre de Hanói e o ensino do princípio de indução matemática na 3ª série do ensino médio(2013-11-05) Barbosa, Douglas de Miranda; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEste trabalho descreve uma investigação desenvolvida com o objetivo de analisar as contribuições do Jogo Torre de Hanói no estudo de Indução Matemática para alunos do Ensino Médio. O Princípio de Indução Finita nesse nível de ensino é tratado como uma forma de propiciar aos estudantes uma noção de infinito em Matemática. Como aporte teórico tomou-se como base as abordagens didáticas de Abramo Hefez e Luiz Roberto Dante. Estes autores foram considerados relevantes nesta pesquisa por serem os únicos encontrados com textos didáticos para estudo desta disciplina na educação básica. Investigou-se a motivação dos estudantes em resolver o jogo e o raciocínio desenvolvido por eles ao buscar uma expressão matemática que determinasse a quantidade mínima de movimentos necessários para transferência das peças conforme a variação do número de discos disponíveis. A partir do desenvolvimento destas expressões por parte dos estudantes procedeuse ao estudo de Indução Matemática com o intuito de verificar a validade das mesmas. A pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva de metodologia qualitativa e aplicada a estudantes da 3ª série do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFMG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Ao final dos trabalhos, foram transcritas as observações do pesquisador e as considerações dos participantes da pesquisa sobre a utilização de material concreto no ensino de Matemática, mais especificamente sobre Indução Matemática, também conhecida como Princípio de Indução Finita (P.I.F.). A pesquisa atingiu seus objetivos por proporcionar aos estudantes um espaço dinâmico e participativo para descobertas das equipes sobre o jogo.
- ItemA utilização de softwares educativos como ferramentas de aprendizagem na educação básica(2013-10-08) Pinto, Graciely Neponésia; Rocha, Luman Almeida Araújo; Mendes, Stella Maíra Dias; Mestra Cláudia Marisa Ferreira Machado Pimenta; Especialista Bruno de Souza Toledo; Especialista Fernando Henriques MafraA escola procura de diversas formas, adaptar os conteúdos vistos em sala de aula à realidade do estudante, mas isso às vezes não é possível, pois depende de vários fatores. Nesse contexto, autores como Simão Neto, Cox, Ferreira, Valente, e outros apontam como prática eficaz a introdução de computadores no cotidiano das crianças e no espaço educativo de forma que essas crianças criem uma proximidade delas com o computador e isso possa contribuir positivamente para o processo de apreensão do conhecimento do cotidiano da escola. Diante da perspectiva da presença das novas tecnologias na escola e da necessidade de pensar em uma escola que forme cidadãos capazes de lidar com o avanço tecnológico, participando dele e de suas consequências, aliado à necessidade do professor possuir capacidade de interagir com os recursos tecnológicos disponibilizados, reconhecendo a importância de utilizá-los em suas práticas educativas, apresentamos este estudo que propõe analisar o uso de Softwares Educativos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental no município de São João Evangelista – MG. O referido trabalho tem como objetivo geral, analisar e demonstrar os resultados da utilização de um software educacional, como também do uso desse novo tipo de tecnologia dentro das salas de aula com vistas à construção do conhecimento no ensino fundamental. A metodologia utilizada no desenvolvimento da foi qualitativa com cunho exploratório, tendo em vista a necessidade de descobrir o que poderá estar encoberto para a compreensão do problema da pesquisa. Os resultados apurados na pesquisa nos possibilitou afirmar que o uso dos recursos computacionais vem ganhando espaço como ferramentas capazes de proporcionar avanços significativos na educação, se revelando como um estímulo ao desenvolvimento da criança de forma a possibilitar e consolidar uma aprendizagem sólida, significativa e mais colaborativa aos estudantes.
- ItemA utilização do laboratório de informática como ambiente de ensino e aprendizagem de matemática(2017-11-30) Ávila Filho, Fernando Salles; Rodrigues, Josiane Aparecida; Mestre José Silvino DiasO presente trabalho investiga sobre a utilização do Laboratório de Informática como ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática, utilizando o software Tux Math como ferramenta educacional. Buscou-se responder a seguinte questão: o uso do Laboratório de Informática como ambiente de ensino e aprendizagem contribuirá para o ensino de Matemática em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Josefina Pimenta”? A metodologia usada para o desenvolvimento desta pesquisa teve como instrumento de coleta de dados, duas entrevistas com o professor de Matemática, uma aula aplicada no Laboratório de Informática pelos pesquisadores, e um questionário aplicado aos alunos investigados. Desenvolvemos uma aula em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental no Laboratório de Informática, duas entrevistas com o professor de Matemática da turma, uma para conhecer suas expectativas sobre o uso do ambiente Laboratório de Informática e outra para verificar sobre a viabilidade de adotar esse ambiente no dia a dia das aulas de Matemática no Ensino Fundamental. Foi elaborado um questionário para os alunos desta turma para averiguar sobre suas opiniões acerca das contribuições do Laboratório de Informática em seu processo de aprendizagem. Abordamos discussões entre a viabilidade de utilizar o Laboratório de Informática para o ensino de Matemática, contrapondo-a com a disponibilidade de material físico e humano para utilizar este ambiente. Discutimos a eficiência do Laboratório de Informática para o ensino e aprendizagem de Matemática utilizando o software Tux Math e sobre o uso deste ambiente para trabalhar com uma turma regular de 6º ano do Ensino Fundamental. Constatamos que o número de máquinas em funcionamento no Laboratório de Informática, da escola investigada, é insuficiente e isto torna inviável o trabalho com uma turma regular, os alunos apresentaram interesse em retornar ao Laboratório de Informática, e o professor de Matemática apontou que o uso do Laboratório de Informática contribuiu com o ensino e aprendizagem de Matemática.
- ItemÁcido Indol-3-Butírico no enraizamento de estacas e Senna Alata (Linnaeus) Roxburgh (Fabaceae)(2015-09-28) Matos, Milena Pimenta de; Mestre Bruno Oliveira LafetáA estaquia é uma técnica de propagação vegetativa promissora para a produção de mudas de espécies nativas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de diferentes concentrações de Ácido Indol-3-Butírico (AIB) e em dois tipos de estacas na propagação vegetativa de Senna alata. Adotou-se delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro repetições, no esquema fatorial 4 x 2, sendo estudado o efeito de quatro concentrações de AIB: T1) Testemunha – 0 mg/L; T2) 250 mg/L; T3) 500mg/L e T4) 1000mg/L e de dois tipos de estacas (E1 – Herbácea e E2 – Semilenhosa). Cada unidade experimental foi constituída por 12 estacas. As concentrações estudadas desse regulador de crescimento não exerceram influência no desenvolvimento do sistema radicular e aéreo das mudas e, por conseguinte, em sua sobrevivência em casa de sombra. Na casa de vegetação, as estacas herbáceas foram as que perderam menos folhas remanescentes após redução foliar e, consequentemente, apresentaram maior sobrevivência quando foram mantidas em casa de sombra. Conclui-se que estacas herbáceas podem ser recomendadas para a propagação vegetativa de S. alata.
- ItemAdubação nitrogenada e aplicação de diferentes bioestimulantes no cultivo de feijão carioca (Phaseolus vulgaris L.)(2021-07-13) Silva, Ismael Rodrigues; Doutor João Paulo Lemos; Doutor Inorbert de Melo LimaObjetivou-se, neste trabalho, estudar o efeito da aplicação de três bioestimulantes vegetais em associação com diferentes doses de nitrogênio (N) na cultura do feijão comum (Phaseolus vulgaris L.). O intuito foi saber qual dos bioestimulantes proporcionaria condições fisiológicas que permitissem um melhor desenvolvimento do feijão carioca, associado ao melhor aproveitamento do uso do N pela cultura. Foi utilizado o delineamento em Blocos Casualizados (DBC), em esquema fatorial 5 x 4, com três repetições, sendo cinco doses de N (0, 75 , 112,5, 150 e 187,5 kg ha-1) e três tipos de bioestimulantes (Stimulate®, Seed +® e Expert Grow®). A aplicação dos produtos foram por via solo, os mesmo foram associados a cinco doses N. As análises foram realizadas em três estádios fenológicos diferentes da cultura;. aos 27 dias após o plantio (DAP), os parâmetros analisados foram: diâmetro de coleto , teor relativo de clorofila, números de folhas, área foliar, volume de raízes e peso da massa seca dos órgãos caule, raiz e folha; aos 52 DAP foram avaliadas as seguintes variáveis: diâmetro de caule, teor relativo de clorofila, número de folhas, massa seca do caule, raiz e folha e comprimento de raiz aos 77 dias após o plantio foram avaliados os seguintes parâmetros: quantidade de vagem por planta quantidade de grãos por planta, número de grãos por vagens, massa total de grãos e passa de 100 grãos. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade no programa estatístico ASSISTAT. A Aplicação dos bioestimulantes, ( Stimulate®, , Seed +® e Expert Grow®) aplicados associados às doses de N não proporcionaram efeito à positivo ao crescimento e desenvolvimento do feijoeiro. Desta forma, não se justifica a recomendação destes ao produtores, uma vez que poderá acarretar em maiores custos de produção sem oferecer retorno.
- ItemAlternativas de modelagem para a estimativa da altura de eucalipto.(2022-01-12) Pimenta, Ivelton Alves; Doutor Bruno Oliveira LafetáInvestigações científicas sobre a modelagem da altura de árvores reduzem custos e o tempo em inventário florestais, aumentando o rendimento da amostragem. O objetivo do presente trabalho foi avaliar alternativas para a modelagem hipsométrica generalista de eucalipto via regressão linear, com a inclusão de índices de competição independentes da distância como variável preditora. Os dados utilizados foram provenientes de 34 parcelas distribuídas em quatro unidades de manejo florestal com 72 meses de idade. Calcularam-se 7 índices de competição independentes da distância. Avaliou-se o desempenho preditivo de 16 modelos hipsométricos generalistas, sendo propostos 14 modelos de dupla entrada (DAP e índice de competição). Todas as equações geradas foram biologicamente consistentes. Diante da ausência de informações da altura de árvores dominantes, a modelagem generalista pode ser melhor viabilizada com a inclusão do índice IC4, que representa a área basal de árvores vizinhas competidoras. Conclui-se que a inclusão de índices de competição em modelos hipsométricos ampliam a capacidade de generalização de equações para talhões de eucalipto com distintas capacidades produtivas. O índice de competição IC4 favorece a qualidade de ajuste e desempenho preditivo da modelagem hipsométrica nos sítios estudados.
- ItemAnálise de desempenho entre os principais SGBDS do mercado(2021-07-14) Brito, André Sayão Pinto de; Mestre Ítalo Magno Pereira; Dayler Vinicius Miranda AlvesEste trabalho tem como objetivo realizar uma análise de desempenho comparativa entre cinco SGBDs de grande influência no mercado em suas versões open source. Os SGBDs selecionados foram Oracle, MySQL, SQLServer, ostgreSQL e MongoDB e foram submetidos a testes de carga e stress em diferentes situações a fim de que se possa apontar qual se saiu melhor no respectivo cenário. A ferramenta utilizada para fornecer os resultados foi o JMeter, ferramenta Java que se comunica com os bancos de dados pelo driver JDBC e é também bastante utilizada em testes de aplicações web. Para povoar os bancos foi criado um conjunto de dados em cada um deles, de forma que foi possível inserir as informações com o mesmo padrão em todos. Os dados fornecidos pelo JMeter foram apresentados em forma de gráficos e tabelas para uma melhor visualização e análise. No fim pode-se perceber destaque para alguns SGBDs em determinadas operações como o desempenho do MongoDB em consultas full scan e seu desempenho em um ambiente multi-usuário. O SQLServer apresentou bastante rapidez em operações como update e delete. O Oracle teve dificuldades em lidar com um grande número de registros e usuários simultâneos.
- ItemAnálise de instrumentos de avaliação de competências na perspectiva da formação de professores: um estudo com alunos do segundo período do curso de Lincenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista(2016-11-30) Silva, D'ely Yara; Santos, Shayane Patielle Gomes dos; Mestre Rodney Alves Barbosa; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoO presente trabalho é um estudo realizado com o intuito de suscitar reflexões acerca do processo de avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva da formação de professores, sendo que constitui como finalidade principal, a preparação do futuro profissional docente para o processo avaliativo.Considerando a prática da avaliação da aprendizagem como uma incumbência do professor, entende-se como pertinente a discussão sobre essa prática no curso de formação de profissionais docentes, em virtude de se buscar estabelecer uma relação entre teoria e prática para contribuição na sua formação. Buscou-se nesse trabalho identificar as concepções dos licenciandos a respeito do processo de avaliação da aprendizagem para possibilitar confrontos com os modelos avaliativos e, ao mesmo tempo, oferecer subsídios teóricos e práticos em torno de tais modelos. A pesquisa focou a turma do segundo período do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas GeraisCampus São João Evangelista. Foram apresentadas e exercidas ferramentas alternativas como instrumentos de avaliação. Posteriormente à análise dos dados obtidos nas avaliações e no questionário, que investigou sobre a concepção dos alunos sobre o processo de avaliação, verificou-se que alguns alunos mantém uma visão tradicional de ensino/avaliação relacionada ao modelo de Avaliação Somativa, enquanto outros apresentam percepção com característica de Avaliação Formativa. A intenção foi que as discussões realizadas no decorrer da pesquisa pudessem conceder aporte possibilitador de uma ressignificação do processo avaliativo na percepção dos alunos, a fim de que concebam o modelo de Avaliação Formativae que contribua para a prática docente dos futuros professores.
- ItemAnálise de sentimentos utilizando orange data mining: uma percepção sobre as eleições presidenciais brasileiras.(2022-12-08) Souza, Giovanna Kruk da Silva; Mestre Eduardo Augusto Costa TrindadeAo longo dos últimos anos, o uso da internet como meio de comunicação se tornou cada vez mais popular. Com a chegada da Web 2.0, o crescimento das redes sociais ocorreu de forma exponencial, tornando o acesso à informação algo democrático, no qual cada usuário pode selecionar assuntos e interesses de acordo com suas preferências. Sendo assim, assuntos de interesse comum, tal como política, se tornou umas das principais pautas de discussão nessa rede, em que cada usuário expõe seu ponto de vista sobre este assunto. Com isso, há uma enorme quantidade de dados gerados diariamente sobre este tópico. Tais dados contém informações importantes para tomadas de decisões. Através delas, é possível concluir como está o índice de aprovação sobre as ações daquele candidato. Além disso, em anos eleitorais, as redes sociais são movimentadas com diversas opiniões políticas. Em paralelo, ainda são realizadas pesquisas eleitorais de forma manual, que acabam sendo lentas e financeiramente inviáveis. Sendo assim, este trabalho visa utilizar técnicas de mineração de dados textuais para analisar comentários da rede social Twitter, a fim de verificar os níveis de popularidade dos candidatos à presidência da República em 2022, verificando como o posicionamento dos candidatos afetam sua popularidade em relação aos eleitores e, ao final, comparar a popularidade construída na rede social com os resultados finais da eleição. Após realizar diversas análises, foi possível concluir que o Twitter pode ser utilizado como meio alternativode pesquisa eleitoral, bem como um monitor de popularidade para direcionar melhor os candidatos com suas propostas.