São João Evangelista
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando São João Evangelista por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 288
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPlanejamento estratégico: um estudo sobre o comportamento estratégico à luz das metodologias de Kaplan e Norton e Miles e Snow em uma associação comercial do Vale do Rio Doce(0021-12-21) Costa, Lucas Vieira; Mestre André Geraldo da Costa CoelhoO terceiro setor é compreendido por organizações que prestam assistência voluntária a uma parcela da população, por isso, criar estratégias para que as entidades continuem a desenvolver suas atividades e possuam sustentabilidade financeira mostra-se como um grande desafio. Nesse sentido, as associações comercias desempenham um papel relevante na defesa dos interesses da classe empresarial, por isso, para que essa parcela da sociedade continue mantendo sua competitividade, é necessário que a mesma crie relações fortes para garantir suas permanências no mercado. Com isso, aplicar ferramentas gerenciais que objetivam mensurar o desempenho e identificar o comportamento estratégico, são atividades relevantes para avaliar se os objetivos estão de acordo com as atividades e ações desenvolvidas; dessa forma, a pesquisa possui como seu objetivo geral, identificar o comportamento estratégico de uma associação comercial por meio da metodologia Balanced Scorecard. Nessa perspectiva, a pesquisa utilizou-se do método qualitativo de pesquisa por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada e aplicação de um questionário com membros da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Guanhães (ACIG). Por meio da análise das informações coletadas verificou-se o comportamento estratégico da associação no seu ambiente interno e externo, além da criação do mapa estratégico contendo indicadores para mensuração dos objetivos estratégicos existentes, contribuindo assim para a satisfação dos objetivos específicos da pesquisa.
- ItemA utilização de softwares educativos como ferramentas de aprendizagem na educação básica(2013-10-08) Pinto, Graciely Neponésia; Rocha, Luman Almeida Araújo; Mendes, Stella Maíra Dias; Mestra Cláudia Marisa Ferreira Machado Pimenta; Especialista Bruno de Souza Toledo; Especialista Fernando Henriques MafraA escola procura de diversas formas, adaptar os conteúdos vistos em sala de aula à realidade do estudante, mas isso às vezes não é possível, pois depende de vários fatores. Nesse contexto, autores como Simão Neto, Cox, Ferreira, Valente, e outros apontam como prática eficaz a introdução de computadores no cotidiano das crianças e no espaço educativo de forma que essas crianças criem uma proximidade delas com o computador e isso possa contribuir positivamente para o processo de apreensão do conhecimento do cotidiano da escola. Diante da perspectiva da presença das novas tecnologias na escola e da necessidade de pensar em uma escola que forme cidadãos capazes de lidar com o avanço tecnológico, participando dele e de suas consequências, aliado à necessidade do professor possuir capacidade de interagir com os recursos tecnológicos disponibilizados, reconhecendo a importância de utilizá-los em suas práticas educativas, apresentamos este estudo que propõe analisar o uso de Softwares Educativos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental no município de São João Evangelista – MG. O referido trabalho tem como objetivo geral, analisar e demonstrar os resultados da utilização de um software educacional, como também do uso desse novo tipo de tecnologia dentro das salas de aula com vistas à construção do conhecimento no ensino fundamental. A metodologia utilizada no desenvolvimento da foi qualitativa com cunho exploratório, tendo em vista a necessidade de descobrir o que poderá estar encoberto para a compreensão do problema da pesquisa. Os resultados apurados na pesquisa nos possibilitou afirmar que o uso dos recursos computacionais vem ganhando espaço como ferramentas capazes de proporcionar avanços significativos na educação, se revelando como um estímulo ao desenvolvimento da criança de forma a possibilitar e consolidar uma aprendizagem sólida, significativa e mais colaborativa aos estudantes.
- ItemSistema de controle de umidade e temperatura (SCUT).(2013-11-01) Oliveira, Glaysson Gonçalves de; Pinheiro, Jean Christopher de Oliveira; Medeiros, Neilson Luis; Doutor Márcio Takeshi Sugawara; Mestra Karina Dutra de Carvalho LemosFoi realizado um estudo exploratório no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista, no departamento agrário, para a criação de um sistema de controle da temperatura e umidade do ar em ambientes fechados, visando proporcionar um clima ideal tanto para cultivo quanto para simulações em pesquisas acadêmicas. Pesquisas sobre o tema foram realizadas em visitas às estufas, entrevistas com profissionais da área e colhendo dados necessários para análise e estudo. Posteriormente foi desenvolvido um sistema que realiza controle de temperatura e umidade do ar. O mesmo é uma combinação de hardware e software, que gerencia de forma eficaz o controle de ambientes fechado, proporcionando um ambiente ideal para estudos e plantio. O sistema foi desenvolvido de forma que possibilite uma grande interação com o usuário, usando para isso várias formas de feedback. O Sistema de Controle de Temperatura e Umidade – SCUT possibilita ao usuário definir os parâmetros para controle de acordo com sua necessidade, se mostrando muito flexível quanto a sua utilização. Propiciando maior domínio ao usuário sobre sua produção, uma vez que atende as necessidades fisiológicas da planta, observadas previamente pelo usuário, no tempo em que ela se faz necessária. Desta maneira o ambiente estará o mais próximo do ideal possível, dentro do pretendido pelo usuário.
- ItemIntrodução da educação financeira na matemática do 7º ano do ensino fundamental(2013-11-04) Costa, Diana Ferreira Rocha; Santos, Kamila Costa; Silva, Margarida Vitória Costa; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEste Trabalho de Conclusão de Curso descreve o desenvolvimento de uma pesquisa realizada na Escola Municipal “Antônio Medina Cardoso” da zona rural do município de São João Evangelista (MG), com uma turma de alunos do 7º ano do ensino fundamental. A experiência teve como principal objetivo a introdução da Educação Financeira no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Ocorreu por meio de uma discussão sobre a relevância do tema, sob a perspectiva de uma abordagem de educação para o consumo, e de uma aplicação de um produto educacional elaborado pelas autoras. A metodologia dessa pesquisa, de caráter qualitativo, foi fundamentada no modelo de Thomas A. Romberg. As estratégias utilizadas para coleta de dados foram baseadas em averiguações de livros didáticos, proposta pedagógica da escola, entrevista e questionários com o intuito de investigar sobre qual a contribuição da educação financeira para a tomada de decisões dos alunos. Através da avaliação, solicitada aos participantes da pesquisa, sobre o trabalho desenvolvido, percebe-se que o mesmo poderá contribuir para ampliar a compreensão e propiciar a aquisição de novos conhecimentos sobre algo importante que nem sempre é tratado na sala de aula.
- ItemGeometria espacial(2013-11-04) Queirós, Angélica Alves de; Andrade, Arita Flora de; Matos, Débora de Godoy Diniz; Mestre Amilton Ferreira da Silva JúniorO presente trabalho teve como objetivo pesquisar o ensino de Geometria Espacial na perspectiva da Resolução de Problemas, e foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Josefina Pimenta”, em São João Evangelista – MG. A pesquisa foi conduzida segundo a metodologia de Thomas A. Romberg. Durante a realização do trabalho, procuramos verificar as dificuldades e potencialidades de cada aluno e o seu desempenho na aplicação dos conteúdos. Desenvolvemos uma reflexão sobre profissões que envolvem a Geometria Espacial, assim abordamos a Arquitetura, que está nitidamente relacionada com as formas geométricas. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas, na primeira trabalhamos com quatro sujeitos da terceira série do Ensino Médio, onde aplicamos um material didático. Durante a aplicação do material didático elaborado para investigar a questão da pesquisa procuramos proporcionar aos alunos participantes uma aprendizagem sem enfatizar a repetição e memorização de exercícios, mas estimular o raciocínio e a curiosidade, de forma que eles pudessem construir os conhecimentos geométricos. Salientamos a importância da aplicação do material didático, pois tivemos a oportunidade de trabalhar com o material concreto, onde os alunos envolvidos realizaram trabalhos manuais para a construção de sólidos e observamos o quanto eles interagem nesta perspectiva, demonstrando interesse em aprender. Na segunda fase aplicamos questionários para as turmas dos segundos e terceiros anos do período matutino e vespertino, com objetivo de analisar a percepção geométrica destes alunos.
- ItemAs contribuições do espaço físico escolar no processo ensino-aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo(2013-11-04) Andrade, Wgeverson Pascaoal de; Braga, Fernando Sanches; Santos, Raquel Cordeiro; Especialista Silvino Domingos NetoAcreditamos que fazer matemática é algo para além da sala de aula e não precisa tornar-se uma experiência cansativa e tediosa. Por meio desta perspectiva desenvolvemos este trabalho com estudantes da primeira série do ensino médio. De maneira simples e natural fomos construindo os conceitos de trigonometria, seja na determinação de alturas inacessíveis ou mesmo em situações-problema. As aplicações que buscaram a significação da trigonometria no triângulo retângulo foram abordadas utilizando o espaço físico da escola. Os objetos auxiliares utilizados foram do cotidiano dos estudantes, como é o caso da determinação do ângulo em que a bola deve ser lançada para que se marque o gol. Tudo isso gerou muita curiosidade e um fascínio por resolver as situações que foram surgindo de onde não imaginavam que poderiam fazer e utilizar matemática. Tais situações levaram às investigações e ao encontro com o mundo matemático diferente daquele que geralmente é transmitido nas salas de aulas, evidenciando o aspecto de movimento que existe na matemática capaz de contagiar cada sujeito por meio de um processo endógeno. Neste trabalho voltamos nosso olhar para o ambiente físico escolar e buscamos utilizá-lo como contribuinte no ensino-aprendizagem da trigonometria no triângulo retângulo, pois, nele pudemos encontrar um campo vasto de exploração e investigação, capaz de subsidiar e suprir as necessidades de recursos demandados para o tratamento da trigonometria.
- ItemA Torre de Hanói e o ensino do princípio de indução matemática na 3ª série do ensino médio(2013-11-05) Barbosa, Douglas de Miranda; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEste trabalho descreve uma investigação desenvolvida com o objetivo de analisar as contribuições do Jogo Torre de Hanói no estudo de Indução Matemática para alunos do Ensino Médio. O Princípio de Indução Finita nesse nível de ensino é tratado como uma forma de propiciar aos estudantes uma noção de infinito em Matemática. Como aporte teórico tomou-se como base as abordagens didáticas de Abramo Hefez e Luiz Roberto Dante. Estes autores foram considerados relevantes nesta pesquisa por serem os únicos encontrados com textos didáticos para estudo desta disciplina na educação básica. Investigou-se a motivação dos estudantes em resolver o jogo e o raciocínio desenvolvido por eles ao buscar uma expressão matemática que determinasse a quantidade mínima de movimentos necessários para transferência das peças conforme a variação do número de discos disponíveis. A partir do desenvolvimento destas expressões por parte dos estudantes procedeuse ao estudo de Indução Matemática com o intuito de verificar a validade das mesmas. A pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva de metodologia qualitativa e aplicada a estudantes da 3ª série do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFMG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Ao final dos trabalhos, foram transcritas as observações do pesquisador e as considerações dos participantes da pesquisa sobre a utilização de material concreto no ensino de Matemática, mais especificamente sobre Indução Matemática, também conhecida como Princípio de Indução Finita (P.I.F.). A pesquisa atingiu seus objetivos por proporcionar aos estudantes um espaço dinâmico e participativo para descobertas das equipes sobre o jogo.
- ItemA representação pictória como elemento da prática pedagógica em matemática(2013-11-05) Gonçalves, Kelly Letícia Andrade Viana; Araújo, Edna da Conceição Linhares; Oliveira, Jínia Audenice; Mestre José Fernades da SilvaO presente trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, discute as concepções e contribuições da representação pictórica, enquanto elemento para a prática pedagógica em Matemática, no viés da resolução de problemas. A pesquisa objetivou, através de um levantamento em literaturas em educação matemática, verificar as possibilidades e contribuições das representações, em especial a representação pictórica na prática docente. Enquanto a representação pictórica se constitui em uma linguagem de comunicação e de expressão baseada em desenhos, gráficos, tabelas e outras formas de representação visual, a prática pedagógica em matemática exige elementos diversos na sua constituição. Nesse sentido, buscar estratégias para a resolução de diferentes problemas se constitui em tarefa necessária ao professor mediador. O aluno, ao ser desafiado por um problema, busca propriedade em seu discurso de resposta e a representação pictórica agencia esse processo de investigação. Assim, a reflexão em torno do objeto em análise é subsidiada por teóricos que realizaram pesquisas valendo-se das representações gráficas e semióticas. Os estudos apontaram a viabilidade das representações pictóricas na comunicação e expressão dos conhecimentos matemáticos e na construção significativa das habilidades cognitivas nesta área. Observou-se que tal recurso ainda é pouco utilizado pelos docentes que, de acordo com as literaturas pesquisadas, a desconhecem em suas práticas pedagógicas.
- ItemBusca de conhecimento sobre o processo seletivo do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista: a mineração de dados como tecnologia para desvelar tendêndias e padrões(2013-11-05) Oliveira, Fernando Elias; Mestra Karina Dutra de Carvalho Lemos; Mestre José Fernandes da SilvaDiante da globalização e do avanço tecnológico, a informação tem desempenhando um papel primordial no desenvolvimento e sucesso das organizações. Nesse sentido, a constante produção de dados nestas organizações faz com que aumentem consideravelmente seu volume de dados, dos quais é possível retirar informações que agreguem valor e vantagens competitivas. Assim sendo, o processo de Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados (DCBD) visa aplicar a Mineração de Dados, sua principal etapa, para analisar e extrair conhecimento através de padrões consistentes e relacionamentos sistemáticos entre as instâncias de dados. O objetivo deste estudo é buscar informações implícitas na base de dados dos candidatos inscritos nos processos seletivos para os anos letivos de 2011, 2012 e 2013 do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista, através da aplicação do processo de DCBD. Neste trabalho, utilizando-se de uma ferramenta chamada Waikato Enviroment for Knowledge Analysis (WEKA), aplicaram-se as técnicas de Regra de Associação, Árvore de Decisão e Agrupamento. Os quesitos que nortearam o desenvolvimento deste trabalho foram a verificação da existência de relação entre o desempenho e a escolha do candidato no processo seletivo com a renda familiar, acesso à informação e localização do candidato. A metodologia para a realização deste estudo descritivo de caráter qualitativo e de natureza aplicada, no qual se utilizou do método de pesquisa hipotético-dedutivo, objetivou-se a aplicação da técnica de mineração de dados através do processo de DCBD. Para a execução da pesquisa utilizou-se os procedimentos bibliográfico, documental, experimental e estudo de caso. A amostra estudada consistiu nos 1985 candidatos inscritos nos três processos seletivos para os cursos técnicos. Os resultados obtidos confirmaram que a escolha por um curso e o desempenho de um candidato está intimamente ligada à renda familiar e à sua localização. O processo de DCBD mostrou-se eficaz para a transformação de dados em conhecimento, disponibilizando informações relevantes, motivando a continuidade da pesquisa e outros trabalhos futuros.
- ItemA formação do professor de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus São João Evangelista (SJE)(2013-11-05) Lavor, Weyne Aparecido; Oliveira, Irineu Frederico; Sousa, Rosiana de; Especialista Sandro Salles GonçalvesBuscou-se, neste estudo, analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática (PPC) ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus São João Evangelista (SJE), com vistas a identificar seus desafios e possibilidades na formação do professor, sob o olhar dos alunos ingressantes e concluintes deste curso, no que se refere às motivações para a escolha profissional e ao papel do curso na sua formação profissional. A metodologia utilizada consiste nas pesquisas qualitativa, documental e bibliográfica. O método principal de coleta de dados utilizados foi o questionário, objetivando apreender as opiniões dos sujeitos pesquisados a respeito da contribuição do curso na sua formação, suas perspectivas e desafios. Os questionários de cada grupo, um formado por estudantes ingressos e outro por estudantes concluintes, foram analisados separadamente. Para os ingressantes, o estudo evidenciou que a escolha do curso se deveu, principalmente, por ser este o único curso ofertado no turno noturno, apontando, portanto, o desafio para a instituição de levar os alunos a criarem sua identidade profissional. Outro desafio evidenciado é o fato de a maioria dos alunos trabalharem e não terem tempo para dedicar-se aos estudos. Já na visão dos concluintes, as habilidades e competências propostas no PPC, em sua maioria, foram adquiridas ao longo do curso, deixando claro o perfil do futuro professor formado pelo IFMG-SJE, quer seja esse, um profissional inovador preparado para atuar na docência.
- ItemEstudo de caso da ferramenta de teste Selenium aplicado ao módulo de pedidos online do sistema Falconfv(2013-11-12) Pereira, Ariana Carla Rodrigues.; Oliveira, Diva Kayla de.; Lima, Gracilane Elinaide; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Especialista Bruno de Souza ToledoO desenvolvimento de software é composto por um conjunto de etapas, cada uma com metodologias e objetivos diferentes, dentre estas etapas existe uma de grande relevância conhecida como Teste de Software. O Teste de Software refere-se à busca por possíveis falhas no software em construção ou já concluído, a fim de possibilitar a correção destas falhas. Consequentemente, a etapa de teste é fundamental para a busca da qualidade de um determinado produto de software. Pela relevância que tem para o processo de desenvolvimento, a fase de testes é realizada utilizando um conjunto de técnicas específicas, uma das técnicas mais importantes é denominada Teste Funcional, esta técnica tem por finalidade verificar as funções do sistema, ou seja, preocupa-se em testar os requisitos funcionais implementados. Ainda assim, mesmo valendo-se de técnicas bem definidas, há uma grande dificuldade em se aplicar os testes nos softwares, tarefa que exige grandes quantidades de tempo e recursos diversos. Então, para facilitar a execução desta atividade, foram criadas ferramentas das quais os testadores podem fazer uso para automatizar as tarefas de teste. O Selenium é um exemplo de ferramenta open source que proporciona esta automação, seu uso tem crescido bastante, colocando-o entre as principais ferramentas da área. Para complementar, o Selenium, possibilita a implementação de testes em várias linguagens de programação, como PHP, C# e Java. Este trabalho apresenta um estudo sobre a ferramenta Selenium e demonstra sua utilização em testes funcionais, o objetivo é apresentar o processo de aplicação deste tipo de teste de forma automática com a referida ferramenta. Tais testes serão aplicados no módulo de Pedidos Online do sistema FalconFV, desenvolvido pela empresa EagleTecnologia LTDA. A partir dos testes aplicados e seus resultados, serão levantadas e publicadas as boas práticas relacionadas ao uso da ferramenta.
- ItemDesenvolvimento de jogo multiplayer para plataforma web utilizando PHP e javascript.(2013-11-12) Rocha, Henrique Gonçalves; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Especialista Ricardo Bittencourt PimentelCom o crescente mercado de jogos e o desejo do autor de aplicar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, optou-se em desenvolver um jogo de cartas WEB Multiplayer. O objetivo do trabalho foi desenvolver a versão inicial desse jogo de cartas no intuito de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos do autor em relação às tecnologias utilizadas. O software foi desenvolvido de acordo com a metodologia do Desenvolvimento de Software Adaptativo (ASD) que possui três fases que se completam, são elas: Especulação, Colaboração e Aprendizagem. O banco de dados utilizado que armazena os dados sobre os jogadores e as informações referentes à suas cartas no jogo foi o Mysql. Adotou-se para esta versão inicial do jogo de cartas o pacote WampServer que é composto pelo servidor de banco de dados Mysql, pelo servidor PHP e pelo servidor Apache. As páginas do site do jogo foram desenvolvidas em HTML e formatadas em CSS. As linguagens de programação utilizadas foram as linguagens PHP e JavaScript. Através da linguagem PHP foi feita a comunicação com o banco de dados e a linguagem JavaScript foi utilizada na implementação dos eventos do jogo. A comunicação entre cliente e servidor foi implementada com auxílio do framework NodeJS, através de programação orientada a eventos na linguagem JavaScript, tanto do lado cliente, quanto do lado servidor. O servidor do jogo é executado pelo NodeJS através do prompt de comando, ele responde aos eventos solicitados pelos clientes. No início do jogo, os dois oponentes que estão se enfrentando em uma batalha escolhem em qual parte do campo colocar cada um de seus cinco guerreiros. Depois de prepararem o campo com seus guerreiros, ambos os jogadores precisam clicar no botão iniciar para então começar a partida. O primeiro jogador a atacar é escolhido pela sorte. Após a realização de um ataque, a vez de atacar é passada para o oponente. Vence a partida o primeiro jogador que fizer com que os pontos de vida de três guerreiros oponentes cheguem à zero. O trabalho foi concluído com sucesso, pois a versão inicial está funcionando perfeitamente e o autor obteve várias experiências com todas as tecnologias utilizadas, elevando seus conhecimentos.
- ItemIPv6 cabeçalho, endereçamento e técnicas de transição.(2013-11-12) Santos, Alex Weslwy Gonçalves dos; Marques, Lucas Barroso; Pinto, Juliano de Moura; Mestre Fernando Henriques Mafra; Especialista Ricardo Bittencourt PimentelO presente projeto aborda o esgotamento do IPv4 e a implantação da nova versão do protocolo, o IPv6. O trabalho consiste em identificar as diferenças entre as versões do protocolo de comunicação, o IPv4 e o IPv6. São apresentadas as características referentes ao cabeçalho, endereçamento e funcionalidades do IPv6. Para que a implantação do novo protocolo seja de forma gradual, será necessário o uso das técnicas de transição, que possibilitam a coexistência das duas versões. O trabalho tem por objetivo mostrar a técnicas mais indicadas para o uso do protocolo IPv6 juntamente com o IPv4 no momento em que o IPv6 se tornar majoritário na rede. A pesquisa apresenta conceitos teóricos e testes que simulam o uso das técnicas de transição indicadas para o atual momento da transição no Brasil. Foram avaliadas a técnica de transição Pilha Dupla, onde todos os equipamentos da rede utilizam ambos os protocolos, um em cada pilha, a técnica DSLIte e NAT64/DNS64, que são indicadas para sub-rede majoritariamente IPv6 mas ainda possuem ilhas IPv4 que necessitam ser acessadas, sendo que a técnica DSLite utiliza túneis para encapsulamento de cabeçalho IPv4 em IPv6, enquanto a técnica NAT64/DNS64 utiliza tradução de endereço IPv4 em IPv6. Por fim, os testes realizados possibilitaram a conclusão do cenário especifico em que cada técnica pode ser aplicada.
- ItemUma solução web para o problema de alocação de horários acadêmicos(2013-11-13) Souza, Douglas Souto de.; Passos, João Paulo Medina; Especialista Bruno de Souza Toledo; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoO presente trabalho teve como foco o desenvolvimento de um software para plataforma Web, como solução para o problema de alocação de horários acadêmicos, delimitado por um estudo de caso relacionado ao curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais – campus de São João Evangelista. A alocação de horários acadêmicos é um problema clássico de combinação, classificado como NP-difícil. O problema de alocação de horários se resume em distribuir aulas das disciplinas das turmas de cada curso em um horário disponível durante os dias letivos da semana, sem confrontar os horários de professores, turmas e salas de aulas. Esse problema combinatório de horários é conhecido na literatura acadêmica como timetabling. Devido às particularidades do problema de timetabling de cada instituição, uma vez que cada uma considera objetivos e restrições distintas ao criar a grade de horários acadêmicos, delimitou-se o curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais como instância do problema de timetabling estudado. Ao final deste trabalho, obteve-se um software utilizando a linguagem de programação Java e seus principais frameworks de desenvolvimento, o mesmo foi capaz de gerar uma grade de horários básica, respeitando as restrições mais importantes exigidas no curso de Sistemas de Informação. O software utiliza um algoritmo baseado em heurística computacional própria para fazer as alocações dos horários em uma grade. Considera-se este trabalho como um marco inicial para resolução do problema de Alocação de Horários do IFMG-SJE. Espera-se que, com ele, seja possível inspirar novos pesquisadores a explorar este vasto campo de pesquisa.
- ItemDesenvolvimento de ferramenta de conversão de texto em fala(2013-11-14) Oliveira, Daniela Couto de.; Santos, Allan Ribeiro dos; Mestra Karina Dutra de Carvalho LemosEste trabalho aborda o desenvolvimento de uma ferramenta para conversão texto-fala capaz de obter informações textuais e transformar tais informações em áudio. A conversão textofala ou TTS (Text-To-Speech) são sistemas capazes de converter uma linguagem escrita em fala. Essa possibilidade de armazenar informações na forma escrita, fornecendo saídas através de voz, amplia o uso de computadores para diversas aplicações como acesso a bancos de dados através de telefone, sistemas de correio eletrônico em correio por voz, e principalmente a facilidades providas para pessoas com deficiências vocais e visuais, através de máquinas de auxílio à fala e máquinas de leitura para cegos. Diante do exposto, objetivou-se com o trabalho o desenvolvimento de uma ferramenta que permitiu a conversão de um texto irrestrito em fala, permitindo o armazenamento dos arquivos em áudio para que possam ser acessados posteriormente. Para desenvolver a ferramenta proposta, torna-se cogente estudo de técnicas e procedimentos utilizados em sistemas de conversão texto-fala. O sistema foi desenvolvido utilizando a ferramenta de programação Microsoft Visual Studio 2010 Professional, a linguagem de programação C# e a biblioteca System.Speech responsável pelo processo de sintetize de texto em fala. O sistema foi apto a processar voz contínua e retorna a resposta imediata pelo programa. Os comandos e suas funções são fornecidos pelo usuário, adequando-se a sua necessidade prática. Diversos estudos podem ser realizados futuramente a respeito do trabalho, como o estudo mais aprofundado a respeito naturalidade da fala e entoação das pronúncias, utilizando para isso um analisador morfo-sintático. Os resultados obtidos ao término do trabalho foram satisfatórios, pois a ferramenta desenvolvida conseguiu obter informações textuais e realizar a síntese em fala conforme proposto.
- ItemEstudo de ferramentas de informática para auxílio nas aulas dos cursos oferecidos pelo Campus São João Evangelista.(2013-11-14) Hilário, Joslaine Cristina Batista de Carvalho; Silva, Mara Izidoro da.; Mestra Karina Dutra de Carvalho LemosEste trabalho tem como tema uma pesquisa acerca da existência de ferramentas didáticopedagógicas informatizadas, para auxílio das aulas do Curso de Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Seu objetivo principal foi realizar um estudo aprofundado dos recursos tecnológicos aplicados às disciplinas, atuando como ponte no estreitamento da relação teoria-prática, a fim de buscar conhecer as reais necessidades dos docentes para adoção e adequação à realidade do ensino da instituição, examinar a existência de ferramentas educacionais que promovam maior interação do aluno com o conhecimento durante a realização de seus estudos e a avaliar as características desses recursos em conjunto com professores e seus alunos para verificação de sua adequação ao conteúdo ministrado. Como metodologia aplicada foram utilizadas quarenta e uma ferramentas, para as dez disciplinas que fizeram parte da pesquisa. A amostra do trabalho consistiu em 50% da população dos docentes do Ensino Básico, que foram entrevistados de forma semiestruturada pelas pesquisadoras, contando com o uso de um questionário elaborado para avaliação qualitativa da experiência do uso das ferramentas e sua aplicabilidade em salas de aulas. Como resultados foi percebida uma grande aceitação das ferramentas e softwares, todos gratuitos e em sua maioria, disponibilizados de forma online, em todas as disciplinas submetidas à análise. Discussões foram levantadas acerca dos registros das opiniões emitidas pelos entrevistados quanto a adequação e as características das ferramentas, assim como a disponibilização e as capacitações referentes aos outros tipos de ferramentas para os conteúdos do Currículo Básico Comum. Constatou-se que houve melhor adequação e consequente aceitação das ferramentas empregadas de forma prática, uma vez que estas permitem maior interação com o conteúdo ministrado pelos professores, fazendo com que o aluno possa construir seu conhecimento e a confirmação das hipóteses levantadas e o alcance dos objetivos propostos.
- ItemSistema de cálculo da produção de madeira sobre influência de adubações.(2013-11-14) Vieira, Felipe Reis; Rodrigues, José Geraldo Sousa; Ramos, Welder das Graças Coelho; Especialista Bruno de Souza Toledo; Especialista Fernando Henriques MafraEste trabalho vem apresentar o estudo para o desenvolvimento de um software capaz de fazer a estimativa de inventário florestal sob a influência de adubos variados. O objetivo deste trabalho é fazer o estudo dos métodos de mensuração florestal, a influência dos fertilizantes usados para adubação do eucalipto e sua influência para o desenvolvimento do mesmo, e então fazer as inferências dos dois estudos para o desenvolvimento de um software que seja capaz de estimar o inventário florestal de acordo com a adubação aplicada e o tempo previsto para colheita, ou seja, estimar aproximadamente qual o volume de madeira produzida em um período de tempo. Sendo necessário para o desenvolvimento do software o uso da linguagem de programação Java com integração com os sistemas gerenciador de banco de dados MySql. Ao final do desenvolvimento do software, o mesmo foi submetido aos casos de teste para verificação da adequação do mesmo, sendo obtido então um software funcional, que pode avaliar os padrões cadastrados para realizar o cálculo do inventário florestal. Esse trabalho foi apresentado no SIC (Seminário de Iniciação Científica) pelo Instituto Federal de Minas Gerais no campus de Formiga-MG. Esse trabalho foi avaliado por uma tecnóloga em silvicultura e testado com valores reais de produção de eucalipto
- ItemUma experiência com laboratório virtual na licenciatura em matemática(2013-11-19) Guedes, Lauro Weleson; Mestre José Fernades da Silva; Especialista Bruno de Souza Toledo; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoEsta pesquisa teve foco em obter uma experiência com um Laboratório Virtual de Matemática utilizando os alunos do curso de Licenciatura em Matemática para avaliar as possibilidades e, talvez, as impossibilidades do uso desse laboratório para a formação inicial deles. O trabalho foi desenvolvido com base em várias bibliografias relacionadas à utilização da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O estudo foi feito com base em referenciais sobre a tecnologia, plataformas educacionais e suas possibilidades para o processo de ensino aprendizagem em Educação Matemática. Discutiu-se, também, sobre educação a distância e a utilização de ambientes virtuais na aprendizagem. Abordou-se sobre a utilização da plataforma CMS e valeu-se dela para as atividades na formação inicial de professores de Matemática. No que tange à metodologia, esta se deu por meio de estudos bibliográficos, documentais e de um cenário de realização de atividades virtuais. Realizou-se, para tanto, um curso na plataforma do ambiente virtual criado e os dados foram coletados por meio das produções dos alunos participantes. Para complementar os resultados, foi realizada uma entrevista semiestruturada ao grupo de alunos, que foi filmada, tendo as falas transcritas posteriormente. Ao final, foram expostas as contribuições de uma plataforma educacional, mostrando as produções geradas pela pesquisa, as declarações dos alunos participantes e as possibilidades do laboratório virtual para a formação inicial de professores de Matemática. Tais resultados corroboraram para explicitar que o uso de ambientes virtuais pode contribuir significativamente.
- ItemExpansão do diário virtual do IFMG - Campus São João Evangelista através do desenvolvimento de um módulo para dispositivos móveis com android(2013-11-23) Pereira, Thiago; Silva, Alexandre Coelho da; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Especialista Fabiano Alves FalcãoOs dispositivos móveis tiveram um desenvolvimento notável nos últimos anos, e com sua evolução estes aparelhos se tornaram ferramentas muito poderosas. O IFMG campus São João Evangelista utiliza um sistema de diário virtual para automação das atividades do diário de classe, para utilizar deste sistema é necessário o uso de um computador com acesso à rede, porém existem situações em que o docente não dispõe de um computador e necessita usar o diário virtual. Com base neste problema, este trabalho apresenta o projeto de um módulo para dispositivos móveis para o diário virtual do IFMG, utilizando o sistema operacional Android, e um protótipo do sistema proposto. O módulo proposto irá permitir ao usuário realizar as tarefas básicas de um diário de classe, utilizando um dispositivo móvel provido com o sistema operacional Android. Para o desenvolvimento do projeto foi realizado análise dos requisitos emodelagem do sistema utilizando a linguagem UML. Todos os objetivos foram atendidos com sucesso.
- ItemProjeto de gerenciamento e economia no tráfego de internet no Campus São João Evangelista(2013-12-11) Costa, Cleiton da Silva; Silva, Rosiane Patrícia Flor da; Andrade, Wárlley Júnio; Especialista Ricardo Bittencourt Pimentel; Especialista Fernando Henriques Mafra; Especialista Chirlando Weliton de Souza RochaA Internet vem se popularizando cada vez mais, com isso ocorre um grande aumento do volume de dados trafegados, que se dá em uma grande parte através da World Wide Web. Esse aumento trouxe consequências como a sobrecarga nos servidores, aumento do consumo de banda e tempo de latência. Partindo desse ponto, esse projeto tem como objetivo apresentar uma proposta de gerenciamento e economia no tráfego de Internet no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. Para isso utilizou-se o software Myauth Gateway 3 em conjunto com o plug-in SuperCache. O uso desse sistema de cache tem crescido bastante, colocando-o entre as principais ferramentas da área que tem como principal característica fazer caching de conteúdo de dados na Web com o propósito de gerar economia no tráfego de Internet. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se o estudo dos materiais necessários ao desenvolvimento, instalação e configuração das ferramentas necessárias, realização de testes e a análise dos dados coletados. Para análise dos dados coletados adotouse da métrica Byte Hit Ratio, pra medir a performance e eficiência do web caching. Os resultados foram satisfatórios onde demostrou-se com a análise realizada que o software foi eficiente e proveu uma economia do link de Internet de 67,22%. Portanto é evidente a eficiência desse sistema de cache para gerar economia no link de Internet e um melhor aproveitamento na largura de banda.