Especialização em Meio Ambiente
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Especialização em Meio Ambiente por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 24
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemÁcido Indol-3-Butírico no enraizamento de estacas e Senna Alata (Linnaeus) Roxburgh (Fabaceae)(2015-09-28) Matos, Milena Pimenta de; Mestre Bruno Oliveira LafetáA estaquia é uma técnica de propagação vegetativa promissora para a produção de mudas de espécies nativas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de diferentes concentrações de Ácido Indol-3-Butírico (AIB) e em dois tipos de estacas na propagação vegetativa de Senna alata. Adotou-se delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro repetições, no esquema fatorial 4 x 2, sendo estudado o efeito de quatro concentrações de AIB: T1) Testemunha – 0 mg/L; T2) 250 mg/L; T3) 500mg/L e T4) 1000mg/L e de dois tipos de estacas (E1 – Herbácea e E2 – Semilenhosa). Cada unidade experimental foi constituída por 12 estacas. As concentrações estudadas desse regulador de crescimento não exerceram influência no desenvolvimento do sistema radicular e aéreo das mudas e, por conseguinte, em sua sobrevivência em casa de sombra. Na casa de vegetação, as estacas herbáceas foram as que perderam menos folhas remanescentes após redução foliar e, consequentemente, apresentaram maior sobrevivência quando foram mantidas em casa de sombra. Conclui-se que estacas herbáceas podem ser recomendadas para a propagação vegetativa de S. alata.
- ItemAvaliação da resistência múltipla de progênies de Coffea arábica Germaoplasma Anfilo A Meloidogyne paranaensis e M. Exigua(2021-03-03) Ferreira, Flaminia Rosa Campos; Mestre Alisson José Eufrásio de CarvalhoOs nematoides do gênero Meloidogyne estão amplamente disseminados pelas regiões produtoras de café do Brasil, entre as espécies mais danosas ao cafeeiro destacam-se Meloidogyne exígua e Meloidogyne paranaenses. Esses fitonematoides são responsáveis por sérias perdas na produção cafeeira com potencial destrutivo às plantas. Entre as formas de manejo de nematoides o controle químico é o menos indicado, sendo necessário diversas aplicações para obter um efeito considerável, além desses produtos serem extremamente poluentes ao meio ambiente, suas moléculas apresentam forte persistência no solo. O controle genético com o uso de cultivares resistentes a fitonematoides é o mais efetivo, o que possibilita ao produtor manter qualidade, produtividade e sustentabilidade em seu cafezal. O objetivo desse trabalho foi avaliar se as progênies do germoplasma Anfilo, resistentes a M. paranaensis são também resistentes a M. exigua. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizado, com nove repetições e parcelas de uma planta. A avaliação foi realizada seis meses após a inoculação por meio do índice de galhas, população final (PF), número de ovos + J2 por grama de raiz (NEM.g) e fator de reprodução (FR). De acordo com o Fator de Reprodução, apenas o genótipo 40 pode ser considerado resistente a M. exigua. Os resultados desse trabalho evidenciam a importância do correto diagnóstico da espécie de fitonematoide que ocorre isolada ou em mistura na lavoura, assim como do portifólio de cultivares ou genótipos resistentes a esta espécie.
- ItemBiodigestor como fonte alternativa de energia(2020-09-23) Silva, Jackson Carvalho da; Doutor Giuslan Carvalho PereiraA humanidade tem se preocupado cada vez mais com as questões ambientais, e de modo particular com os problemas causados pelos combustíveis fósseis, que além de serem fontes de energia não renováveis, são também altamente poluidoras. Assim o biodigestor se torna uma alternativa interessante quanto às questões ambientais, pois utiliza resíduos que seriam descartados na geração de energia renovável e cujo índice de poluição é baixo quando comparado aos demais combustíveis fósseis. É importante conscientizar os alunos quanto ao uso racional de energia, estimulá-los a buscar possibilidades de formas alternativas de produção de energia renovável. O uso do biodigestor como um projeto interdisciplinar feito em uma escola, pode contribuir para a formação de uma visão crítica e construtora dos envolvidos, auxiliando no entendimento do conceito de sustentabilidade ambiental. O projeto em questão mostra a facilidade de construção e operação de um biodigestor caseiro em que é possível acompanhar diariamente a produção de biogás e no final do processo observar a formação de biofertilizante que pode ser aplicado diretamente nas plantas.
- ItemBioindicadores em áreas de Mineração(2021-04-28) Corrêa, Jurandir Martins; Mestre Flávio Rocha PuffO presente trabalho consistiu em realizar uma abordagem bibliográfica sobre os mecanismos naturais de controle ambiental, “bioindicadores” em áreas de mineração, aliadas a outras práticas, de forma que possibilitasse monitorar a qualidade do sistema em questão. Estabelecendo, assim, parâmetros de controles que permitam justificar, perante os órgãos públicos e a sociedade civil, o compromisso com o meio ambiente e o caráter sustentável da empresa junto ao empreendimento. Há, portanto, a possibilidade de utilizar esses bioindicadores para monitoramento e controle, mas também para garantir um selo de responsabilidade ambiental. As substâncias químicas introduzidas no ambiente podem penetrar nos diversos ecossistemas em toda biosfera. A contaminação química pode afetar os ecossistemas, causando mudanças nas funções de organismos particulares. Os efeitos adversos, causados por contaminações no ambiente podem ser observados nos bioindicadores através das mudanças em seu comportamento e no seu processo metabólico. Nos últimos anos, as investigações concentraram-se na busca de bioindicadores (plantas e organismos animais) que acumulam substâncias tóxicas. O objetivo do presente estudo foi discutir seleções métodos de avaliação da qualidade ambiental com base em organismos vivos usados como bioindicadores, com enfoque nos ecossistemas aquáticos.
- ItemCaracterização do uso e ocupação do solo em áreas de preservação permanente de cursos hídricos na sub-bacia do rio Mucuri do Sul em Malacacheta/MG(2021-04-14) Silveira, Kilder Cristiano; Doutora Gabriela Paranhos BarbosaO objetivo do estudo foi caracterizar o uso e ocupação do solo em Áreas de Preservação Permanente de cursos hídricos, na bacia do Rio Mucuri do Sul, no município de Malacacheta-MG). As APP foram levantadas usando geotecnologias e definidas por meio do software ArcGis 10.5 (ESRI) específico para tal técnica. A sub-bacia possui 9978,53 hectares em que as suas APP correspondem a 11,14% do território. O uso do solo foi definido por meio da classificação supervisionada. As classes caracterizadas foram represamento, fragmento florestal, uso agrícola, campo sujo e uso não identificado. Os resultados encontrados ao longo dos cursos hídricos em um total de 1112,56 hectares de faixa marginal foram: 45,29% de ocupação por fragmentos florestais; 35,91% de uso agrícola; 16,93% de campo sujo; 1,74% uso não identificado; e 0,13% de represamento em ocupação nas faixas de APP. Foi possível observar uma maior quantidade de fragmento florestal nas faixas de APP, juntamente com a conversão de uso agrícola para campo sujo, evidenciando o abandono destas áreas para que retornem ao estágio inicial de regeneração. O presente estudo poderá servir como fonte de informações para gestão destas áreas, ações de recuperação e de uso do solo correto na subbacia do rio Mucuri do Sul no município de Malacacheta-MG.
- ItemCultivo de espécies vegetais com água do Rio Doce contaminada com rejeito de mineração(2016-10-28) Santos, Aparecida Sardinha dos; Doutor Aderlan Gomes da SilvaA contaminação causada nos cursos d’água por metais pesados oriundos de rejeitos de mineração é uma grande preocupação ecológica, devido ao seu caráter prejudicial à qualidade ambiental. No presente trabalho objetivou-se avaliar o efeito da água do Rio Doce no crescimento de espécies vegetais. O experimento foi instalado com 2 tratamentos: T1 – Solução nutritiva com água destilada; T2 – solução nutritiva com água do Rio Doce utilizada na irrigação dos cultivares Lactuca sativa (Alface Regina), Phaseolos vulgaris (feijão carioca) e Peltophorum dubium (Tamboril Bravo) plantados em sacos de polietileno acondicionados em bandejas plásticas. A avaliação dos dados foi feita através de teste F para análise de variância das médias de massa seca de parte aérea e raiz para o feijão e alface, e para o tamboril além das médias de massa seca foram feitas as médias para diâmetro e altura. Ocorrendo diferenças significativas, entre os tratamentos, comparou-se as médias pelo teste de t Student a nível de 5% de significância. A alface e o tamboril-bravo submetidos ao tratamento com água do Rio Doce tiveram produção de matéria seca de raízes e folhas afetadas. O feijão não apresentou diferença em sua produção de massa seca, as características mostraram que os metais translocaram-se bastante para a parte aérea indicando seu potencial como fitoextratoras.
- ItemDiagnóstico Ambiental em usina de preservação de madeira sob pressão(2020-10-28) Rodrigues, Adriana Carvalho; Doutora Caroline Junqueira SartoriO processo de preservação da madeira tem se tornado cada vez mais importante por aumentar a vida útil da madeira e diminuir a pressão sobre as florestas nativas, possibilitando uma maior conservação dos recursos naturais florestais. Entretanto, as Usinas de Preservação de Madeira - UPM podem proporcionar uma série de impactos ao meio ambiente se medidas de controles ambientais não forem cumpridas. Com isso, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento e diagnóstico ambiental da atividade de tratamento químico e preservação de madeira, em uma UPM sob pressão, no município de Capelinha-MG. De início o método utilizado para a constituição da pesquisa foi à bibliográfica utilizando autores da área ambiental. Após esse momento houve uma visita ao empreendimento visando a coleta de informações a respeito do aspecto ambiental e as condições de funcionamento da atividade, além de apresentar a situação atual e cumprimento das exigências ambientais de acordo com a licença ambiental de operação. Com base nas informações coletadas foi possível averiguar as atividades da usina que estão sendo realizadas conforme os padrões de exigência ambiental e as atividades não cumpridas. Assim, permitir uma percepção do quanto o meio ambiente pode ser alterado, degradado e impactado se medidas de controle não forem adotadas e cumpridas, e o quanto próximo aos danos ambientais está de cada um. A conscientização dos empreendedores e a educação ambiental assume grande importância neste contexto. Bem como a participação da população local e o conhecimento da dinâmica que a atividade oferece.
- ItemEducação ambiental: a formação de uma consciência cidadã e ambiental na Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão – Guanhães - MG(2015-10-03) Reis, Alessandra Maria dos; Mestre Flávio Rocha PuffConsiderando a situação atual em que se encontra o Meio Ambiente, faz-se necessário desenvolver posturas e ações voltadas para a conscientização ambiental da população. Por ser a educação formal uma aliada neste processo, a Educação Ambiental deve ser trabalhada desde os primeiros graus de escolaridade, formando o sujeito consciente. Partindo deste princípio, este trabalho teve como objetivo avaliar como a questão ambiental é tratada pela Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão, pertencente à cidade de Guanhães, Minas Gerais. Para isto, foi desenvolvido um banco de dados a partir da aplicação de questionários para os alunos das 4ª séries (5º ano) do Ensino Fundamental e seus professores, num total de 43 alunos e duas professoras, avaliando os níveis de conhecimento e conscientização dos mesmos com o intuito de colher informações que auxiliem no aprimoramento das práticas em Educação ambiental na instituição. Fez-se uma revisão bibliográfica com o intuito de formar bases para discutir a importância em se trabalhar a Educação Ambiental e a partir dela formar cidadãos conscientes, comprometidos com as causas ambientais, capazes de refletir e buscar soluções para as diversas situações encontradas. Com questionários respondidos seguiu-se para a análise dos resultados, tendo como foco identificar as metodologias usadas pelos professores para abordar a temática ambiental no ambiente escolar, a existência de incentivos e qualificação que auxiliem no processo e desperte cada vez mais o interesse dos alunos em discutir os temas e ajude-os no desenvolvimento do exercício da cidadania, através de práticas e valores ser atuantes frente à questão socioambiental, buscando a melhoria da qualidade de vida e a proteção ambiental.
- ItemEfeito do silicato de cálcio e magnésio na emergência de mudas de Cedrela fissilis Vell(2018-06-29) Fernandes, Cláudia Gonçalves; Doutor Aderlan Gomes da SilvaO presente trabalho foi conduzido na casa de vegetação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista com o objetivo de avaliar e verificar o efeito da aplicação do silicato de cálcio e magnésio ao substrato, na emergência de mudas de Cedrela fissilis. Foram utilizados dois substratos distintos, sendo um composto pela moinha de carvão e o outro pela moinha de carvão com Plantmax®, foram doze tratamentos no total sendo seis com o substrato moinha de carvão e seis com o substrato moinha de carvão com Plantmax®, cada tratamento com cinco repetições e cinco plantas por parcela, os tratamentos foram os seguintes: (T1) sem aplicação de silicato de cálcio (testemunha), (T2) aplicação de 900 mg planta-1, (T3) aplicação de 1800 mg planta-1, (T4) aplicação de 3600 mg planta-1, (T5)aplicação de 7200 mg planta-1, (T6) aplicação de 14400 mg planta-1. O delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso. As sementes foram plantadas em tubetes de plástico, a emergência foi analisada até os 35 dias após a instalação do experimento. Constatou-se que doses elevadas de silicato de cálcio prejudicaram a emergência das mudas.
- ItemEfeitos de uma cava de mineração no regime hidrológico e hidrogeológico em uma microbacia do Ribeirão GRAIPU(2020-12-21) Tavares, Guilherme Marques de Pinho; Doutor Mateus Ramos de AndradeA mineração está na base da cadeia produtiva. À medida que a profundidade da lavra das minas avança é comum que o nível de extração atinja o nível piezométrico dos aquíferos, sendo necessário o rebaixamento do nível d’água. A interferência nos aquíferos, se não for bem conduzida, pode causar impactos na região do seu entorno e afetar outros usuários dos recursos hídricos, desencadeando problemas complexos de gestão. A fim de avaliar a interferência de uma cava de mineração localizada em uma microbacia do Ribeirão Graipu, esse trabalho teve como objetivo interpretar, de forma analítica, através de parâmetros reais, o impacto da cava na dinâmica hídrica da microbacia, determinando variáveis hidrológicas e hidrogeológicas locais que foram usadas na elaboração de um modelo analítico para estimar a entrada e saída de água, classificando qualitativamente o impacto causado. Os trabalhos de campo foram realizados no período de outubro de 2019 a maio de 2020. Os dados climatológicos da área foram obtidos através da compilação de dados de séries históricas, compreendidas entre 1968 e 2018. O cálculo do escoamento superficial levou em conta a intensidade das chuvas, a área de drenagem e o coeficiente de escoamento superficial. A recarga foi estimada com base na vazão de uma nascente localizada dentro da área da cava, considerando um aquífero em regime estacionário. A condutividade hidráulica foi obtida através da interpretação de ensaios slugtest e bailtest. O modelo analítico foi elaborado no Excel, e utilizou equações matemáticas para previsibilidade de situações reais na área de estudo. Os resultados apontaram precipitação anual de 1319,40 mm, coeficiente de 0,26 para o escoamento superficial, taxa de recarga de 1,71%, e condutividade hidráulica de 3,9x10-8 m/s. A vazão máxima de entrada de água subterrânea na cava é de 0,43 m³/h. O balanço hídrico aponta que 83,6% da água que acumula na cava é proveniente do escoamento superficial, seguido por 13,5% da precipitação, e por último 2,9% do influxo de água subterrânea. Diante disso, considerando que a cava está paralisada, o impacto sobre os recursos hídricos foi classificado como positivo, sendo esse o único fator analisado nesse trabalho, portanto podem existir outros impactos negativos.
- ItemEfetividade do programa Pró-mananciais na microbacia do Ribeirão Santo Estevão para recuperação e proteção dos mananciais(2019-12-19) Sá, Regina Magda de; Doutora Ana Carolina FerraroVárias interferências humanas tem impactado direta e indiretamente o meio ambiente, intervenções que influenciam não somente na política econômica, mas também fortemente a qualidade de vida da população humana. As mudanças climáticas, escassez hídrica e a qualidade da água dos mananciais, têm prejudicado o abastecimento público onde a Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais atua. Preocupada com este cenário, e visando a sustentabilidade e permanência no mercado, a empresa implantou em 2016 o programa Pró Mananciais, em vários municípios com o aval da ARSAE – Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais. Em 2017, iniciou o programa na microbacia do ribeirão Santo Estevão, nos municípios de São João do Oriente e Iapu, fonte do estudo onde avaliou-se a efetividade do programa para a recuperação e proteção dos mananciais, que tem como estratégia um trabalho elaborado junto às comunidades, de Educação Ambiental e parceria com os municípios e outras entidades locais, objetivando apontar os resultados da qualidade e quantidade das águas em áreas de recargas dos mananciais. Na impossibilidade de obtenção de dados históricos de medição de vazão do ribeirão Santo Estevão, para mensurar a evolução qualitativa no período estudado, levou-se em conta os relatos de produtores rurais, que lidam diretamente com a água em suas propriedades. Os estudos demonstraram também a importância da Educação Ambiental, como fonte principal de mudanças de paradigmas relacionados ao meio ambiente, onde se trabalha em parceria com as Comunidades, Entidades locais, Escolas e Produtores Rurais. No contexto também foi apresentado à metodologia aplicada no programa Pró Mananciais, evidenciando a criação dos Colmeias – Coletivo Local de Meio Ambiente, Oficinas realizadas com as comunidades Rurais ( Muro da Lamentação, Árvore da Esperança e Caminho Adiante) e o Chuá Socioambiental, programa de Educação Sanitária e Ambiental desenvolvido nas Comunidades escolares, como importantes ferramentas de desenvolvimento do programa.
- ItemEnsino de Educação Ambiental(2020-11-13) Ferreira, Diego Fernandes; Doutor Mateus Ramos de AndradeO ensino de educação ambiental é muito importante no cenário consumista em que vive a sociedade. Ela é uma ferramenta que contribui na formação de uma sociedade mais consciente, auxiliando na diminuição dos impactos ambientais. Com isso o objeto desse artigo foi discutir a importância do ensino de educação ambiental nas instituições públicas de ensino básico e superior, além de evidenciar as dificuldades e perspectivas encontradas pelos estudantes e professores. Foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos, dissertações e legislação pertinente, publicados por meio eletrônico, encontrados através do Google Acadêmico e Scielo. Portanto percebe-se a necessidade de valorização e investimento nesses espaços de ensino para sanar dificuldades desde a formação docente a falta de infraesturura, de realização de aulas pratica e projetos no ensino básico. Com isso observa-se a urgência em intensificar o ensino de EA no ensino superior e básico para formação continua e eficiente de cidadãos conscientes do seu papel na preservação e conservação do meio ambiente.
- ItemFitorremediação de solo contaminado com sulfentrazone utilizando mamona(2016-10-28) Azevedo, Carlos Henrique Souto; Mestre Alisson José Eufrásio de CarvalhoA fitorremediação é uma alternativa que tem potencial efetivo de reduzir os impactos de herbicidas persistentes no solo como o sulfentrazone, possibilitando o cultivo de espécies susceptíveis em sucessão. O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência da espécie mamona (Ricinus communis L.) em fitorremediar solo contaminado com herbicida sulfentrazone utilizando-se como planta bioindicadora sorgo (Sorghum bicolor cv. BRS 655) cultivada em sucessão. O experimento foi instalado em casa de vegetação utilizando-se vasos de 26 dm3 de solo coletado na profundidade de 0-20 cm. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com cinco repetições, e os tratamentos foram compostos por quatro períodos de semeadura da espécie mamona (3, 10, 20 e 30 dias após aplicação de 600 g ha-1 de sulfentrazone) mais um tratamento sem aplicação (testemunha). Aos 60 dias após a emergência, foi avaliada, visualmente, a fitotoxicidade do herbicida nas plantas de sorgo, sendo determinada a altura, a matéria seca e área foliar das plantas. Quando S. bicolor foi cultivada após R. communis semeada 30 dias após aplicação de sulfentrazone, apresentou maior ganho em biomassa, área foliar, maior altura e os sintomas de fitotoxicidade foram menos acentuados.
- ItemFitotoxicidade do mercúrio durante a propagação sexuada de Sapindus Saponaria L.(2014-06-24) Nascimento, Lucimeiri Alves; Mestre Bruno Oliveira LafetáA contaminação do solo por metais pesados é hoje um dos maiores problemas ambientais. A situação é mais preocupante em áreas de mineração e processamento de metais. A identificação e uso de espécies autóctones fitorremediadoras e, ou bioindicadoras, minimiza custos e permitem uma recuperação mais eficiente de solos contaminados. A espécie Sapindus saponaria L. é uma espécie arborea nativa utilizada na recuperação de areas degradadas e arborização urbana. A dormência física causada pela impermabilidade do tegumento está presente nas sementes desta espécie. Este fenômeno é uma estratégia evolutiva de algumas espécies que distribui a germinação no tempo garantindo sua perpetuação. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes concentrações de HgO e da escarificação mecânica na germinação e desenvolvimento de plântulas da S. saponaria. O experimento foi instalado em DIC com quatro repetições de 25 sementes, no esquema fatorial 4 x 2, sendo estudado o efeito de quatro concentrações de HgO em vermiculita e de dois pré-tratamentos. Avaliaramse atributos relacionados à germinação e desenvolvimento de plântulas. Realizaram-se teste F, análise de regressão e teste t pareado, todos a 5,0 % de significância estatística. A escarificação mecânica do tegumento com esmeril elétrico favoreceu a embebição das sementes (100,0 %), germinação (85,25 %) e emissões de raízes secundárias (70,0 %) e de parte aérea (76,25 %). A presença de mercúrio na vermiculita prejudicou o desenvolvimento das plântulas. Conclui-se que a escarificação mecânica do tegumento com esmeril elétrico pode ser indicado para superar a dormência das sementes de S. saponaria. Esta espécie pode tolerar pequenas concentrações de HgO (0,0045 g/cm3 ) sem causar danos a seu crescimento e acúmulo de massa verde.
- ItemGestão de resíduos sólidos urbanos no município de Paulistas/MG(2018-07-11) Santos, Cássya Ferdanda Weridyane Gonçalves Pereira dos; Doutora Graziele Wolff de Almeida CarvalhoO crescimento populacional, econômico e tecnológico resultou na geração cada vez maior de Resíduos Sólidos Urbanos, que muitas vezes é coletado e disposto de forma inadequada, causando impactos negativos significativos ao meio ambiente. Como forma de evitar essa questão, é necessário que se faça uma gestão adequada e eficiente. A busca por solução adequada para os resíduos sólidos deve ocorrer em todos os municípios. Diante disso, a pergunta que se faz é: quais são os principais problemas enfrentados pela Secretaria de Meio Ambiente de Paulistas/MG na Gestão dos Resíduos Sólidos? O objetivo deste trabalho foi levantar os principais problemas enfrentados na Gestão dos Resíduos Sólidos. Durante a entrevista foi aplicado um questionário contendo perguntas abertas e questões de múltipla escolha, para levantar informações sobre a disposição, coleta e transporte dos resíduos; e programas de educação ambiental. Além disso, foi realizado visitas in locco para fazer registros fotográficos, conversas informais com o funcionário responsável pela área do aterro. A principal dificuldade enfrentada é falta de recursos financeiros para implementação de ações para melhoria e adequação da gestão dos resíduos sólidos no Município.
- ItemImpacto da disposição inadequada dos resíduos sólidos no meio ambiente(2015-09-25) Massieri, Ana Cláudia; Doutora Simone Cássia Corrêa de SousaDentre os eminentes problemas ambientais que estão ocorrendo em nosso planeta, a questão dos resíduos sólidos vem se destacando como um dos mais graves problemas ambientais urbanos da atualidade. A disposição inadequada desses resíduos tem causado impactos negativos ao meio ambiente e, em decorrência dos danos causados ao solo, ao ar e às águas superficiais, devido aos agentes poluentes presentes nesses resíduos, as águas subterrâneas correm o risco de serem atingidas. O correto gerenciamento dos resíduos sólidos é um dos principais desafios dos grandes centros urbanos no início deste novo milênio. A gestão pública é de suma importância para solucionar os problemas decorrentes do destino inadequado dos resíduos sólidos. A responsabilidade com a limpeza dos municípios está ligada diretamente ao poder público. Porém a participação da comunidade para a solução destas questões é fundamental. O presente trabalho busca contribuir para a reflexão sobre o impacto da disposição inadequada dos resíduos sólidos no meio ambiente.
- ItemMobilização e implantação da Coleta Seletiva em Guanhães(2018-05-11) Anjos, Janice Soares dos; Doutora Graziele Wolff de Almeida CarvalhoDiante da realidade da grande geração de resíduos, surgiu a urgência de pensar em alternativas que diminuíssem o volume desse material em aterros, pois esse lixo quando descartado de maneira irregular no ambiente, acarreta grandes impactos, pois demora muito tempo para se desintegrar. Assim, surgiu a coleta seletiva e a reciclagem como alternativa para a redução dos resíduos sólidos urbanos e seu tratamento. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma análise baseada em observações e vivências da implantação da coleta seletiva de resíduos no Município de Guanhães - MG. Com isso realizou-se um estudo de caso nas ações realizadas para implantação e manutenção da coleta seletiva do ano de 2015 ao ano 2018 e por meio de entrevista direcionada a Associação de Catadores e à alguns funcionários da Prefeitura envolvidos no trabalho, foi possível levantar alguns obstáculos e alternativas para coleta seletiva no município. Pode-se afirmar que a principal dificuldade encontrada na implementação da coleta seletiva é a insuficiência da conscientização por parte da população em separar os resíduos recicláveis. No entanto, para atingir o objetivo com o funcionamento eficaz da coleta seletiva, é necessário também, que todos os setores da prefeitura, empresas, entidades e ONGs participem efetivamente no projeto.
- ItemModelagem da distribuição hipsométrica de mudas de ipê-roxo em diferentes recipientes(2018-05-26) Rodrigues, Renoulde; Mestre Bruno Oliveira LafetáInformações hipsométricas de mudas permitem maior assertividade das decisões silviculturais em viveiros. O objetivo foi avaliar a eficiência de diferentes funções densidade de probabilidade (f.d.p.) para estimar e comparar a distribuição da altura de mudas de Handroanthus heptaphyllus em diferentes recipientes de cultivo. Foram produzidas 131 mudas em dois tipos de recipientes; 81 unidades em tubetes e o restante, em sacos plásticos. Realizou-se o censo aos 122 dias de idade, mensurando a altura total das mudas com auxílio de régua milimetrada. As mudas não apresentaram sistema caulinar tenro ou quebradiço. Os dados foram agrupados em classes biométricas com intervalos regulares de 2,5cm de altura. Foram ajustadas sete f.d.p. pelo método da máxima verossimilhança, sendo selecionada aquela com melhor desempenho preditivo para identificar a igualdade estatística entre as distribuições estimadas para o tamanho de mudas em cada recipiente. A ordem de desempenho preditivo das f.d.p. foi distinta entre os recipientes. A função Weibull de dois parâmetros pode ser indicada para modelar a distribuição da altura de mudas de H. heptaphyllus aos 122 dias de idade, produzidas em tubetes e em sacos plásticos. Em termos hipsométricos, os sacos plásticos foram superiores aos tubetes para a produção de mudas da espécie estudada.
- ItemMorfometria da copa de eucalipto em diferentes densidades de plantios(2017-10-21) Trindade, Rosália Nazareth Rosa; Doutor Aderlan Gomes da Silva; Mestre Bruno Oliveira LafetáOs índices morfométricos de copa são relações matemáticas que permitem reconstituir o espaço ocupado pela planta e realizar inferências sobre a competição, estabilidade e vitalidade em povoamentos. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da densidade de plantio e da idade na morfometria da copa de eucalipto. O experimento foi estabelecido em blocos ao acaso, com três blocos e no esquema de parcelas subdivididas no tempo. Os tratamentos principais foram constituídos por quatro espaçamentos de plantio e os secundários, quatro idades. Calcularam-se os seguintes índices morfométricos: Porcentagem de Copa (PC), Formal de Copa (FC), Grau de Esbeltez (GE), Índice de Abrangência (IA) e Índice de Saliência (IS). O espaçamento de plantio e a idade podem influenciar a morfometria da copa de árvores de eucalipto. O IA foi o único atributo morfométrico que interagiu com os espaçamentos e idades. A PC, IA e IS tenderam a diminuir ao longo do tempo. O FC e GE se mantiveram estatisticamente estáveis entre 24 e 59 meses de idade. O GE e IS aumentaram à medida que adensou o plantio. Espaçamentos mais amplos tendem apresentar árvores com maior estabilidade, vitalidade e potencial de crescimento.
- ItemO espaço da educação ambiental no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista(2016-06-14) Sousa, Rosiana de; Mestre José Fernades da SilvaNesta pesquisa, buscou-se compreender o processo relacionado às práticas educativas ambientais adquiridas no curso de formação de professores de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista (IFMG/SJE). A metodologia incide nas pesquisas qualitativa e quantitativa, sendo o questionário o método principal de coleta de dados com objetivos de identificar os conhecimentos e experiências adquiridos pelos professores durante o processo de formação, relacionados à Educação Ambiental e buscar sugestões para tratar do tema na formação de professores de Matemática do IFMG/SJE. O estudo dos questionários evidenciou que conhecimentos foram obtidos e experiências vivenciadas com relação a questões ambientais durante o curso de Licenciatura em Matemática. No entanto, também se verificou a deficiência no ensino da temática ambiental, fato revelado ao se tratar do conceito dado à abordagem ambiental durante o curso. Neste sentido, ainda é necessário que a educação ambiental seja implantada com mais ênfase, de maneira interdisciplinar e que alcance toda a comunidade escolar.