Formiga
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Formiga por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 29
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise da criação de valor público e sua relação com modos de governança pela perspectiva de gestores: Análise na esfera municipal da região centro-oeste de Minas Gerais(2023-03-09) Bonifácio, Guilherme Henrique Pires; Doutor Lucas Maia dos SantosA presente dissertação teve como objetivo geral descrever o campo de estudo sobre criação de valor público na administração pública nacional e internacional. Enquanto objetivos específicos o presente trabalho realizou uma revisão bibliométrica a partir dos artigos extraídos do serviço de indexação de citações Web of Science da Thomson Reuters e Scopus da Elsevier. O estudo identificou e classificou os valores públicos pela ótica de governança e perspectiva de gestores dos municípios da região de planejamento centro-oeste de Minas Gerais e fez a estruturação da oferta de um curso online a servidores públicos municipais, baseado nos construtos da pesquisa sobre criação de valor público e governança pública. Os objetivos foram motivados pela expectativa de que os gestores públicos municipais possam ter um conhecimento teórico limitado sobre a abordagem de criação de valor público em suas ações gerenciais. Foi proposto enquanto procedimentos metodológicos, a realização de uma pesquisa exploratória e descritiva por meio de triangulação de pesquisa, que permite combinar metodologias diferentes, aqui se propondo a realização de estudo bibliométrico, a aplicação de questionários e análise de componentes principais (ACP). O estudo resultou na constatação de que o campo de pesquisa aborda assuntos como prestação eficiente de serviços pelo governo, participação social, cultura organizacional avaliativa e percepções individuais; a ACP revelou que a governança de rede é predominante na região estudada, com os valores “Desenvolvimento de carreira” e “Foco na eficiência e inovação” fortalecendo-a; e um curso online foi desenvolvido para formação profissional de servidores públicos no que se refere aos temas do presente trabalho. A pesquisa apresenta-se como oportunidade de se aumentar os estudos de administração pública levando em conta que a temática da criação de valor público ainda é pouco explorada por pesquisadores brasileiros.
- ItemAplicação da inteligência artificial para conhecimento e registro digital de produtos com ênfase na classificação tributária(2023-04-10) Silva, Denis Ribeiro da; Doutor Alexandre PimentaA Inteligência Artificial está cada vez mais presente em nossas vidas, desde os equipamentos que fazem parte de nosso uso diário, como nossos smartphones, computadores e assistentes virtuais, até os serviços que utilizamos, como em compras na internet, interações nas redes sociais digitais, portfólios e análise de investimentos, previsão do tempo, avaliação de riscos, dentre diversos outros. A Inteligência Artificial vem sendo aplicada nas atividades que são trabalhosas, onerosas, que fornecem risco à saúde humana, como atividades em ambientes hostis, ou, ainda, atividades que o ser humano não consegue realizar, seja por tempo, capacidade ou custo, como análises preditivas de doenças, análises comportamentais, auditorias e outras. Uma das atividades que são onerosas e trabalhosas, proporcionadas pelas milhares de normas e leis tributárias brasileiras, são aquelas relacionadas à Tributação. Segundo o IBPT (2020), desde 1988, são editadas 829 normas fiscais por dia útil. Neste trabalho, pesquisamos o uso da Inteligência Artificial nessa área, assim como os trabalhos e as aplicações existentes, e propusemos novos produtos técnicos que poderão facilitar as atividades relacionadas à área tributária para os contribuintes. Encontramos lacunas de pesquisa e a falta de ferramentas voltadas ao contribuinte, sendo que as existentes buscam auxiliar o Estado em coibir a evasão de tributos. Diante desse cenário, foram criados um produto bibliográfico, três produtos técnicos relacionados aos objetivos específicos e, por fim, um produto técnico referente ao objetivo principal deste trabalho. Além disso, foram elaborados um artigo de revisão de literatura, que foi publicado no USP International Conference in Accounting 2022; um Algoritmo de Leitura e Processamento de Arquivos XML de Notas Fiscais; um Banco de Dados de Produtos, Pessoas e Dados Fiscais; um Algoritmo Processamento e Exportação de Dados Cadastrais e Fiscais; e, pelo objetivo principal, um Algoritmo de Inteligência Artificial baseado em Árvores de Decisão para a Classificação Tributária ICMS. Esses produtos foram implementados e unificados em um único programa. Nas medições realizadas, os produtos técnicos apresentaram bons resultados, como o tempo de leitura, processamento e persistência dos dados no banco de dados, com uma taxa de 165 documentos por segundo. A precisão do Algoritmo de Inteligência Artificial alcançou 97,2%, obtidos após 2,42 minutos de processamento e treinamento sobre uma base de 2.839.599 movimentos fiscais.
- ItemO excesso de confiança nas decisões de investimento(2023-04-17) Soares, Cláudia Cardoso; Doutor Daniel Fonseca Costa; Doutor Bruno César de Melo MoreiraO viés de excesso de confiança tem sido amplamente estudado no campo de Finanças Comportamentais, com o propósito de compreender como o respectivo viés se manifesta no processo de tomada de decisão, sobretudo em ambientes de risco e incerteza. Entretanto, há a necessidade de se desenvolver métodos mais confiáveis de avaliação e mensuração do excesso de confiança em situações de investimento. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo construir e validar uma escala para avaliar o excesso de confiança em processos de tomada de decisão de investimentos. A escala tem como propósito mensurar o nível do viés apresentado pelo investidor, considerando os tipos de excesso de confiança: Overprecision, Overestimation e Overplacement. Além da revisão sistemática, a metodologia utilizada foi um survey disponibilizado pela internet e respondido por uma amostra de 413 indivíduos. Diante disso, o trabalho resultou em três produtos, sendo dois artigos científicos e um artigo tecnológico, os quais analisaram a manifestação do viés de excesso de confiança na tomada de decisão de investimentos. O primeiro produto, denominado de “Métodos de mensuração do viés de excesso de confiança nas decisões de investimento: uma revisão sistemática de literatura”, é caracterizado como um artigo de revisão sistemática de literatura sobre o Excesso de Confiança em decisões de investimento, buscou evidenciar como a literatura tem abordado o excesso de confiança nas decisões de investimento, compreender como o excesso de confiança tem sido mensurado e avaliado, e discutir as lacunas existentes sobre a relação do excesso de confiança com as decisões de investimentos. O segundo produto trata-se de um artigo científico que apresenta a construção, a validação e os resultados da aplicação da escala para avaliar o excesso de confiança nas decisões de investimento. O terceiro produto refere-se a um artigo tecnológico cujo objetivo é demonstrar a aplicação e a utilização da escala em ambientes onde necessita avaliar o excesso de confiança em decisões de investimentos. Com isso, o trabalho demonstra a necessidade de métodos eficazes de mensuração dos vieses cognitivos e a influência de sua manifestação no processo de tomada de decisão de investimentos.
- ItemAnálise da metodologia de pesquisa de preços e o impacto nas compras do Instituto Federal de Minas Gerais(2023-04-17) Oliveira, Rinaldo Alves de; Doutor Lucas Maia dos SantosCompras públicas representam uma parcela importante do PIB de um país, sendo sua gestão eficiente de grande importância para aumento da qualidade e quantidade das aquisições para atingimento da atividade fim das organizações/instituições. A presente dissertação teve como objetivo geral analisar as fontes de pesquisa de preços e sua relação com o resultado das aquisições de bens e produtos em processos de pregão eletrônico no Instituto Federal de Minas Gerais. Para atingir esse propósito foram realizados a investigação da associação entre os procedimentos de pesquisa de preço e a redução dos valores dos itens nas compras por pregão eletrônico, a avaliação da percepção dos servidores envolvidos nos processos de compra em relação à regulamentação do procedimento de pesquisa de preços e seus efeitos nas compras no IFMG e desenvolvido um manual prático baseado nas normas legais vigentes para otimizar o planejamento e execução de pesquisas de preço. O estudo de abordagem mista foi realizado com a coleta de dados: das planilhas de formação de preços, dos valores homologados nas atas dos pregões eletrônicos (SRP) de bens e materiais realizados no período de 2018 a 2020 e, como técnica de análise, foi utilizada a regressão múltipla, somada aos dados qualitativos e quantitativos do questionário enviado aos servidores dos setores de compras. Os resultados indicaram a necessidade de análise dos métodos utilizados para referenciar os preços estimados e reduzir o valor da aquisição e, a regulamentação contribuiu de forma positiva para o aumento dos índices de eficácia e economicidade, enquanto as deficiências apontadas indicaram necessidades de atualização e capacitação, o que possibilitou o desenvolvimento do manual de pesquisa de preços. A pesquisa apresenta-se como um instrumento de auxílio à tomada de decisão dos gestores e servidores envolvidos nos processos de compras, enriquece a literatura sobre a temática de pesquisa de preços, contribui para estudos futuros sobre o tema e colabora na promoção da transparência e acompanhamento de gastos pela sociedade e na difusão do conhecimento obtido aos demais órgãos públicos.
- ItemEconomia comportamental e educação: aplicação de Nudges em estudantes de graduação(2023-05-04) Castro e Alves, Tatiane Katheryne; Doutor Bruno César de Melo Moreira; Doutor Daniel Fonseca CostaO nudge é um instrumento utilizado para direcionar o ser humano a melhores decisões, mediante, por exemplo, a realização de pequenas mudanças no enquadramento das informações. Os nudges possuem uma natureza intervencionista, capazes de alterar o comportamento dos agentes a rumos preestabelecidos sem, contudo, proibir alguma opção ou alterar de maneira significativa os incentivos econômicos. Recentemente, observa-se o interesse crescente quanto à utilização de instrumentos baseados em insights comportamentais no ensino, porém, de forma embrionária, o que demonstra uma carência de pesquisas a respeito do tema, principalmente no Brasil. O setor educacional tem apresentado problemas na limitação da aprendizagem, no desinteresse e nas evasões. É notória, por exemplo, a dificuldade que parte dos acadêmicos apresentam para atingir os objetivos curricularmente propostos, principalmente em cursos onde há disciplinas relacionadas à área de ciências exatas (BRAGA; MIRANDA PINTO; CARDEAL, 1997; ARANTES et al., 2021). Tais dificuldades advém também da presença de vieses cognitivos, como a aversão à perda, viés do presente e procrastinação (JABBAR, 2011; LEAVER, 2016; PEREIRA, 2021). Direcionamentos comportamentais, como os nudges aplicados na Educação, podem se mostrar como soluções eficazes, uma vez que pesquisas (ATAÍDE; LIMA; ALVES, 2006; CIRIBELLI; FERREIRA, 2014) apontam a sua assertividade quanto à melhoria da frequência dos alunos nas aulas, seu engajamento frente aos estudos e entrega de atividades e consequente aperfeiçoamento do desempenho acadêmico. Dado o cenário exposto, foram elaborados dois produtos que evidenciam a relação entre Economia Comportamental e Educação: um artigo científico e um artigo tecnológico. O artigo científico teve como objetivo avaliar, por meio de um experimento desenvolvido com alunos de graduação de uma IES brasileira, se a aplicação de nudges como lembretes e normas sociais proporciona um melhor desempenho acadêmico dos universitários. A utilização dos nudges foi justificada pela sua pertinência e viabilidade. Apesar de relevantes, os testes estatísticos não apontaram diferenças estatisticamente significativas entre o grupo controle e os grupos de tratamento que receberam as intervenções. Esse resultado pode ser explicado por fatores de identidade social, microincentivos, personificação dos nudges, frequência e linha temporal de envio das mensagens. Novos artigos científicos podem integrar preceitos de outros campos sociais, como a sociologia e a etnografia e abarcar metodologias qualitativas para compreender as intervenções comportamentais à luz dos sujeitos de pesquisa. Salienta-se que a pesquisa lançou luzes sobre debates necessários acerca da vasta aplicabilidade e importância da correta estruturação e intervenção dos incentivos comportamentais. O segundo produto, o artigo tecnológico, é exemplificado como um guia prático referente aos métodos empregados para a aplicação dos direcionamentos comportamentais. Esse guia serve como base para o delineamento de políticas públicas que proporcionem um maior engajamento dos estudantes frente às Instituições de Ensino e consequentemente melhorem a sua qualidade de vida no âmbito em questão. O produto técnico tem potencial para prover entes públicos e privados de uma ferramenta de utilização ampla da Arquitetura de Escolha que diminua os ônus sociais e financeiros acarretados pelas limitações do processo educacional.
- ItemGovernança e conflitos de agência: estudo de caso em uma cooperativa agrícola de Minas Gerais(2023-05-11) Martins Neto, Rafael Izidoro; Doutor Adriano Olímpio TonelliO orçamento público pode ser compreendido como uma ferramenta para elaboração do plano de ações governamental, na qual são geradas as prioridades e políticas públicas a serem executadas. Este artigo tem como objetivo analisar o equilíbrio orçamentário através de indicadores denominados quocientes orçamentários dos quatro municípios mais populosos do estado de Minas Gerais entre os anos de 2016 a 2020. Os dados foram obtidos junto ao portal da transparência de cada município. Foi possível perceber a importância da publicidade e transparência dos dados públicos para a fiscalização exercida pela população a respeito dos atos envolvendo o uso dos recursos públicos.
- ItemUso de ‘Nudges’ para encorajar o envolvimento e melhorar o desempenho acadêmico de alunos(2023-05-24) Silva, Philipe Fioravante da; Doutor Bruno César de Melo Moreira; Doutor Daniel Fonseca CostaA Economia Comportamental, através do envio de nudges, tem se tornado um meio crescentemente utilizado como ferramenta promotora de melhoria na oferta de políticas públicas. Na esfera educacional, a literatura apresenta que simples intervenções comportamentais podem contribuir com a melhoria de índices educacionais que impactam a eficiência da política pública. O presente estudo científico, tem como objetivo analisar se a aplicação de nudges, por meio do envio de mensagens, condiciona uma melhoria no desempenho escolar de estudantes do ensino técnico. Foi conduzido um experimento, com uma intervenção no formato de Randomized Complete Block Design (RCBD). Participaram do experimento 159 estudantes de forma voluntária, com idades entre 15 e 19 anos, que estavam matriculados no ensino médio/técnico de uma instituição federal de ensino. Os alunos inicialmente foram separados em 9 blocos, representados pelo ano e curso dos estudantes e, posteriormente, foram aleatoriamente separados em 3 grupos de tratamento: Grupo Experimental 1 em que os alunos receberam lembretes em uma "linguagem softer"; Grupo Experimental 2 em que os alunos receberam lembretes em uma "linguagem harder”; e Grupo Controle sem exposição à nudges. A intervenção experimental ocorreu durante todo o 3° trimestre escolar de 2022 e os resultados mostraram que os tratamentos possuem o mesmo efeito para a média das notas dos alunos, inexistindo diferença estatisticamente relevante entre os tratamentos testados e o desempenho escolar.
- ItemSustainable banking: adoção de práticas bancárias sustentáveis no contexto do cooperativismo de crédito brasileiro(2023-05-24) Sousa, Kennedy Gomes de; Doutor Miguel Rivera Peres Júnior; Doutor Lélis Pedro de AndradeA utilização de critérios socioambientais pelas instituições financeiras pode estimular práticas empresariais mais responsáveis e incentivar a transição para uma economia de baixo carbono e mais sustentável. A partir desse contexto, este estudo busca analisar de que forma o sistema cooperativo de crédito brasileiro tem lidado com a necessidade de adoção de práticas bancárias sustentáveis (sustainable banking). Desta forma, o objetivo geral é analisar o posicionamento do sistema cooperativo de crédito brasileiro em relação à adoção de práticas de sustainable banking. Este objetivo se desdobra em dois outros dois objetivos específicos: analisar as práticas de sustainable banking das federações dos quatro maiores sistemas cooperativistas de crédito brasileiro; e realizar a mesma análise em uma central de crédito cooperativo. Para isso, empregou-se a metodologia proposta por Kumar e Prakash para a construção de um artigo teórico-empírico sobre as práticas bancárias sustentáveis adotadas por essas instituições financeiras. O estudo incluiu uma revisão da literatura sobre o tema e uma pesquisa qualitativa para avaliar as práticas de sustainable banking implementadas pelas confederações. Além disso, foi elaborado um relatório técnico conclusivo sobre estas práticas em uma central de crédito cooperativo com o objetivo de fornecer propostas para a referida central de modo a acentuar sua atuação em práticas sustentáveis. Os resultados apresentam uma situação favorável para o cooperativismo de crédito brasileiro. No entanto, é importante maximizar o potencial das práticas implementadas, pois o estudo identificou uma grande oportunidade de crescimento em produtos e serviços, o que pode fortalecer o setor como uma referência em práticas bancárias sustentáveis. Isso contribuiria para posicionar o setor como um segmento que adota tais práticas de forma abrangente. Desta forma, o estudo contribui de forma prática ao setor no despertar das práticas de sustainable banking e no meio acadêmico ao adaptar e corrigir o framework e na expansão da discussão do tema no setor.
- ItemUma Análise sobre a Gestão de Riscos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia(2023-05-24) Terra, Juliano Mendonça; Doutor Washington Santos da Silva; Doutor Lélis Pedro de AndradeEsse estudo teve como objetivo elicitar a percepção dos responsáveis pela gestão de riscos dos institutos federais, sobre as práticas adotadas, identificação dos principais riscos, desafios da implantação e impactos e contribuições decorrentes da implantação da gestão de riscos. A aplicação da pesquisa nos institutos federais se deu pela relevância da autarquia no cenário educacional nacional, singularidade do desenho organizacional e inexistência de estudos específicos sobre a gestão de riscos nessa autarquia federal. A metodologia envolveu a realização de um censo, o qual envolveu a aplicação de um questionário desenvolvido por Araújo (2019) a todos os responsáveis pela gestão de riscos dos trinta e oito institutos federais, obteve-se uma taxa de respostas de 75% (27 respondentes e 2 institutos declararam não ter iniciado a implantação da gestão de riscos), na sequencia foi realizada uma análise exploratória e descritiva dos dados. Entre os principais resultados, há evidências de um esforço relevante da administração dos institutos federais para a implantação da gestão de riscos, sendo que os responsáveis diretos percebem sua importância e potencial, entretanto, constataram-se diversas e importantes fragilidades no status atual de implantação, como a falta de mapeamento de processos, possíveis capacitações ineficientes, excesso de demandas dos servidores, falta de engajamento e desconhecimentos de ferramentas tecnológicas que facilitam a gestão de riscos. Outro resultado importante, é a indicação que as instituições têm uma preocupação maior com riscos operacionais do que com riscos financeiros. Ao analisar as fragilidades na implantação da gestão de riscos nos institutos federais, observou-se a possibilidade de que a administração dessas instituições apresente condições precárias para atender à exigência legal de implementação da gestão de riscos. No entanto, além dessa finalidade, outros aspectos como a sobrecarga de demandas, a falta de mapeamento de processos e a ausência de um modelo de gestão de pessoas adequado também podem ser considerados como indicadores de recursos precários e capacidade administrativa limitada para alcançar os objetivos e finalidades dos institutos federais.
- ItemCurso da norma regulamentadora 10 (nr-10) para trabalhos em média e altas tensões(2023-06-15) Ramos, Thaymara Arantes.; Mestre Felipe de Sousa Silva.; Doutor Renan Souza Moura.Atualmente, a disponibilidade de energia elétrica para seus consumidores tem sido essencial para o desenvolvimento do Brasil e do mundo, levando em consideração a economia e sociedade. Mas, para que se tenha energia elétrica disponível para consumo, é preciso que muitos profissionais atuem até que a energia chegue até os pontos residenciais e industriais, e esses profissionais ao fazer o serviço necessário, correm grandes riscos ao lidar diariamente com altas tensões. Como consequência, foram criadas as Normas Regulamentadoras, com o intuito de aumentar a segurança nesses tipos de trabalho. A norma regulamentadora 10 (NR-10) estabelece quais os requisitos e condições de segurança para os trabalhadores que atuam com serviços com eletricidade em geral e o conhecimento da norma é cobrado dentro de toda empresa atuante na área. Assim, o presente trabalho tem como objetivo a proposição de um treinamento de aplicação da NR10 para médias e altas tensões (SEP). Este treinamento será direcionado para os trabalhadores que exercitam profissões que lidam com eletricidade na faixa mínima de tensão estipulada média e alta. Durante a criação realização da ementa do treinamento, foram considerados o tópicos própicos da norma de maior relevância para serem abordados durante as aulas. Como resultados, foram criadas 10 aulas, totalizando uma carga horária total do curso de 40 horas.
- ItemMonitoramento de processo simulado para refrigeração de leite com interface baseada em IOT(2023-06-16) Cardoso, Beatriz Ribeiro; Me. Marco Antônio Silva PereiraO setor de laticínios tem relevante participação na cadeia produtiva do Brasil, sendo submetido a rigorosos controles de qualidade, conforme normativas e legislações vigentes. Um dos problemas enfrentados pelo setor está relacionado à falta de monitoramento das grandezas físicas envolvidas no processo de refrigeração do leite, mas principalmente nas instalações dos pequenos produtores. Neste contexto, o presente trabalho de conclusão de curso desenvolve uma interface, baseada no conceito de Internet das Coisas (IoT), para possibilitar que os usuários tenham acesso as informações, por exemplo, da temperatura atual do leite de forma remota, com o uso de um smartphone ou computador com acesso à internet. Para tal, utilizouse a placa microcontrolada ESP8266, a qual possui módulo Wi-Fi integrado, para possibilitar o envio de informações, coletadas por sensores, à uma interface de monitoramento configurada na plataforma ThingSpeak. Esta interface permite, ao usuário, monitorar o volume do líquido presente em um recipiente para simular o comportamento de um tanque de resfriamento de leite e, além disso, é possível verificar sua temperatura e a tensão elétrica da rede de alimentação. Realiza-se o monitoramento, ainda da porcentagem de líquido presente no tanque. Desta forma, é registrada a capacidade de produção diária de leite, sendo que problemas relacionados à temperatura podem ser identificados e correlacionados, em forma de alerta, a possíveis falhas no fornecimento de energia elétrica que podem impactar na qualidade do produto final. Por fim, é feita uma análise da qualidade da energia elétrica, calculando-se indicadores previstos no Módulo 8 do PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional).
- ItemIF-Consumo: simulador de consumo de energia elétrica residencial(2023-06-19) Lima, Júllia Gonçalves; Doutor André Roger Rodrigues; Doutora Paloma Maira de OliveiraO consumo de energia elétrica tem aumentado de forma expressiva no Brasil e no mundo. Tal fato pode ser explicado pelo aumento populacional, desenvolvimento econômico, maior demanda por serviços e produtos que necessitam de eletricidade, além do alto volume desperdiçado. Esse aumento no consumo de energia gera impactos no sistema elétrico como a exigência crescente de construção de novas usinas de geração de energia elétrica. Considerando a escassez de recursos energéticos e com foco na sustentabilidade econômica e ambiental, faz-se necessária a implantação de medidas efetivas para garantir a eficiência energética e consequentemente reduzir o desperdício de energia. Por esse motivo, o monitoramento do consumo de energia elétrica é crucial para promover a conscientização dos consumidores quanto à importância do uso racional da energia. O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é apresentar uma ferramenta computacional que promova a economia nos gastos de energia elétrica em unidades consumidoras, por meio da mudança de ações e hábitos dos consumidores baseados na adoção e prática de conceitos de eficiência energética. O sistema IF-Consumo, cujo protótipo é aqui apresentado, consiste em uma solução inteligente em software, que permite ao usuário estimar o consumo de energia elétrica em sua residência. Após analisar dos dados do consumidor, o software apresenta informações sobre o consumo de energia da unidade consumidora e sugere recomendações práticas ao usuário acerca da utilização mais eficiente de seus equipamentos. Foram desenvolvidos dois estudos de caso, com intuito de comprovar a eficácia do sistema proposto e evidenciar sua eficiência quanto à estimativa do consumo e aplicabilidade do sistema no contexto real das residências brasileiras. Também são destacadas as principais funcionalidades associadas ao fornecimento de informações técnicas e recomendações práticas ao usuário com foco na eficiência energética.
- ItemModelagem e parametrização de famílias para criação de template utilizável em projetos de geração fotovoltaica no software revit(2023-06-19) Raul Otávio Ferreira Barreto; Gustavo Lobato Campos; Rodrigo Menezes Sobral ZacaroniVisando contribuir com a falta de conteúdos e materiais de elétrica dentro da metodologia Building Information Modeling - BIM, este trabalho tem como objetivo, a partir do software REVIT, da Autodesk, criar as famílias e elementos necessários para elaboração de um projeto de geração fotovoltaica para um cliente tipo B1 da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG. Desta forma, realizou-se a simulação de dimensionamento da usina, obtendo norteamento para modelagem das famílias 3D referentes aos dispositivos fotovoltaicos, tais como, módulos solares e inversor de frequência. As características de aparência e especificações elétricas foram retiradas de datasheets e catálogos dos fabricantes, buscando um nível alto de fidelidade aos modelos reais. Aliadas às famílias 3D, também foram confeccionadas famílias em 2D, com objetivo de suprir a necessidade de informações e documentação do projeto fotovoltaico em prancha. Posteriormente, todas as famílias foram aglomeradas e organizadas dentro de um modelo de projeto, template, ambiente de trabalho que recebeu configuração prévia para realização do projeto de maneira prática e eficiente. Através do teste final de funcionalidade, foi possível concluir que o template atendeu ao objetivo do trabalho, sendo possível gerir diagrama unifilar, traçar rotas de eletrodutos, criar vistas de detalhamento e entregar uma amostra do futuro com relação a instalação da usina nos ambientes da residência.
- ItemEstudo de caso de troca de isoladores em cadeia em ancoragem utilizando a técnica de linha viva a distância em linha de distribuição de 138 kV.(2023-06-21) João Rafael Brasileiro Assis.; Prof. Dr. Renan Souza Moura; Prof. MSc. Felipe de Sousa SilvaAtualmente, com a grande cobrança por produtividade, competitividade e qualidade no mercado de energia, as grandes empresas têm como objetivo satisfazer cada vez mais seus consumidores da melhor forma possível. Nesse sentido, elas buscam eliminar ao máximo as falhas e interrupções no fornecimento de energia.O propósito deste trabalho consiste em analisar a viabilidade do método de execução de linha viva a distância em linhas de distribuição de 138kV. Para isso, foi realizado um estudo de caso real, mais especificamente a troca de isoladores em cadeia em ancoragem.Os resultados obtidos com a aplicação desse método de linha viva foram comparados com a metodologia tradicional, que exige o desligamento do sistema elétrico de potência. Essa comparação permitiu avaliar os benefícios oferecidos pela abordagem de linha viva. Dessa forma, ao longo deste trabalho, foram analisados os aspectos técnicos, operacionais e de segurança relacionados à execução de linha viva a distância em linhas de distribuição de 138kV. Foi explorado um estudo de caso real para embasar os resultados obtidos e fornecer subsídios para a conclusão da viabilidade desse método.
- ItemDesenvolvimento preliminar de um pacote para previsão automática de potência solar baseado em dados históricos do INMET(2023-06-22) Amorim, Victor Gonçalves Lopes Cunha; Mestre José Antônio Moreira de Rezende; Doutor Reginaldo Gonçalves Leão JúniorComo alternativa de fonte de energia limpa, a instalação de usinas geradoras de energia elétrica que utilizam fontes renováveis tem conquistado papel de destaque na energética brasileira, já ocupando 48% da capacidade instalada. Dentre das várias existentes, a energia solar fotovoltaica vem crescendo exponencialmente, principalmente quando se diz sobre energia elétrica, através da implantação de painéis fotovoltaicos. No entanto, o incorreto dimensionamento, ou seja, projetado sem as devidas análises prévias, destes painéis ligados à rede pode causar perturbações e perdas técnicas na rede de distribuição já existente. Grande então é a necessidade de boas ferramentas preliminares, que facilitam a análise para o correto dimensionamento. Sendo assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta premilinar para análise dos dados disponibilizados pelo INMET (Instituto Nacional de Metereologia) que influenciam diretamente na geração de energia fotovoltaica e posteriormente o devido tratamento dos dados, principalmente a detecção de outliers, para que possam ser utilizados futuramente em um modelo de previsão de séries históricas. Todo o processo é desenvolvido para acontecer de forma automática através da linguagem de programação Julia. A metodologia foi desenvolvida em três partes: aquisição dos dados, tratamento dos dados, e detecção dos outliers. Com o método empregado foi possível visualizar graficamente os pontos detectados como outliers, assim como fazer uma filtragem para um conjunto de dados mais confiável sem a presença das anomalias.
- ItemEstudo comparativo dos diferentes métodos de pda aplicados a uma edificação do tipo museu(2023-06-22) Faria, Lucas Henrique de; André Roger RodriguesEste trabalho tem como objetivo apresentar três métodos de proteção contra descargas atmosféricas aplicados em um museu, com base em orientações técnicas e científicas. O estudo também visa analisar os materiais utilizados em todos os subsistemas (captação, descidas e aterramento) com o intuito de proporcionar uma investigação abrangente do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) obtido por cada método. Para atingir os objetivos supracitados foram examinados dados da edificação, estrutura, vizinhança, topografia, densidade de descargas atmosféricas da região e quantidade de pessoas, entre outros fatores relevantes. Com base nessa análise, foram determinadas tanto a classe de proteção e as configurações de SPDA, assim como as Medidas de Proteção contra Surtos (MPS). Foram utilizados os métodos de proteção contra descargas atmosféricas denominados Franklin, Gaiola de Faraday, Eletrogeométrico e Híbrido. Cada método foi implementado de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a NBR 5419 e a NBR 5410. Além disso, foram utilizadas as normas da concessionária de energia local. Os três métodos de proteção contra descargas atmosféricas aplicados em um museu foram comparados empregando-se um sistema de classificação com uma escala numérica desenvolvido para avaliar cada método considerando diversos requisitos técnicos. Os resultados obtidos demonstraram a efetividade dos métodos utilizados, enfatizando a importância da escolha de materiais adequados e da correta aplicação dos subsistemas de captação, descida e aterramento. Essas informações são fundamentais para garantir a proteção adequada contra descargas atmosféricas, em conformidade com as normas estabelecidas pelas instituições competentes.
- ItemFerramenta de aferição periódica e automatizada de métricas da qualidade de serviço da conexão residencial à internet(2023-06-27) Vale, Thomas do; Mestre Everthon ValadãoA Anatel regulamenta a Qualidade de Serviço (QoS) mínima que os Provedores de Acesso à Internet (ISPs) devem manter. Todavia, nos meios populares de aferição como o site Speedtest.net, há uma possível interferência nos resultados do teste ao se aferir contra um servidor hospedado na própria infraestrutura do ISP. A aferição realizada dessa maneira não captura a qualidade do acesso à internet pública, contratada pelo cliente, mas sim a qualidade do acesso à rede interna privada do ISP. Além disso, as ferramentas de aferição convencionais não são periódicas, limitando a avaliação da rede a um instante específico (sem informar a qualidade média da conexão), e possuindo fragilidades inerentes ao modelo cliente-servidor. Como solução para tal problema, neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta par-a-par (P2P) chamada Peertest para aferição periódica das métricas de qualidade do serviço prestado pelo ISP. A rede DHT do BitTorrent foi utilizada como ponto de encontro dos pares da Peertest e o STUN seguido da técnica UDP Hole Punching visou o alcance da conectividade fim-a-fim entre eles, mesmo que estivessem atrás de NATs, possibilitando as aferições entre os pares. A ferramenta desenvolvida foi capaz de aferir de forma mais realista as métricas de latência e perda de pacotes, registrando um ritmo circadiano e com valores mais heterogêneos que a popular ferramenta Speedtest.net. O protótipo foi validado em ambiente operacional relevante (par em residência and par na Amazon AWS). Já em relação às velocidades de download e upload, nos testes de campo tais aferições da ferramenta Peertest ficaram limitadas a um platô, afetada por alguma limitação específica no ambiente do experimento, devido a provável traffic shaping aplicado por alguns ISPs. Além da ferramenta desenvolvida, foi documentado o uso das técnicas de Tradução de Protocolo de Transporte e do UDP Hole Punch, bem como diversas particularidades encontradas em ISPs para se viabilizar conexão fim-a-fim. Também é apresentado um algoritmo de seleção de par que pode subsidiar soluções semelhantes e derivativas. A ferramenta pode ser obtida e utilizada diretamente via uma imagem de contêiner Docker. Já o código-fonte da ferramenta, bem como os resultados do experimento, estão disponibilizadas no GitHub.
- ItemAnálise comparativa entre as ferramentas Front-End JavaScript para o desenvolvimento de aplicações de página única (SPA): Angular, React E Vue(2023-06-30) Amarante, Patrícia Pieroni; Mestre Roger Santos FerreiraCom o crescimento do desenvolvimento web, escolher a tecnologia certa para a criação de aplicações web pode ser um desafio. Nesse contexto, as ferramentas front-end JavaScript desempenham um papel fundamental na construção de interfaces de usuários interativas e responsivas. Este trabalho oferece um panorama comparativo do Angular, React e Vue, permitindo que os desenvolvedores se baseiem em tabelas e situações comparativas para tomar decisões informadas sobre a escolha da ferramenta mais adequada para suas necessidades e preferências. A análise é realizada com base em fatores como popularidade, maturidade e estabilidade, curva de aprendizado e desempenho. As métricas e critérios abordados neste estudo comparativo foram considerados relevantes com base em diversos artigos e referências especializadas. Ao levar em conta os fatores mencionados, este trabalho segue uma abordagem fundamentada em pesquisas, testes e análises prévias.
- ItemDesenvolvimento de um protótipo organizador de moradias compartilhadas usando práticas ágeis(2023-06-30) Ferreira, Kimberly Lamounier Campos; Mestre Roger Santos FerreiraAs moradias compartilhadas são arranjos habitacionais em que grupos de pessoas dividem um imóvel, estabelecendo uma gestão autônoma baseada em regras acordadas por unanimidade. Com o intuito de aprimorar a convivência nas moradias compartilhadas, sugere-se a implementação de uma aplicação web responsiva, desenvolvida através de métodos ágeis, como Design Thinking, Kanban e Objectives and Key Results (OKR), integrados a uma interface de usuário que desempenha o papel de conceber o protótipo e facilitar a execução de ações pertinentes. Essa integração visa demonstrar a aplicação dos métodos ágeis ao longo de todo o ciclo de vida do projeto, desde a fase inicial de concepção até a implementação prática, apresentando resultados que exemplifique a efetividade dessas práticas ágeis e considerações da interação entre as tecnologias e metodologias empregadas.
- ItemUma ferramenta de um aplicativo para propor e exibir rotas para a coleta de resíduos sólidos em ambientes urbanos(2023-11-13) Mário Luiz Rodrigues OliveiraA coleta de lixo é uma atividade muito importante na sociedade atual, por causa dessa relevância os municípios estabelecem diretrizes legais para o cumprimento e realização dessa atividade. Segundo o plano municipal de saneamento básico da prefeitura de Formiga e conforme a lei Federal nº. 11.445/2007 do código de limpeza urbana, a coleta de lixo é um dos serviços de limpeza urbana que são responsabilidades básicas do poder executivo. Dados de 2008 produzidos pelo IBGE indicam que 98% dos domicílios localizados em zonas urbanas têm serviço de coleta de lixo. Além disso, o lixo coletado no Brasil no ano de 2020 alcançou a taxa média de 379,2 kg/hab/ano, ou seja, o Brasil produz aproximadamente 79 milhões de toneladas de lixo em 2018 (IBGE, 2012). Dada a importância do tema, propõe-se um protótipo de aplicativo para exibir graficamente rotas a serem seguidas na coleta de resíduos sólidos na cidade de Formiga. Neste trabalho, abordou-se o problema para definição de rotas para coleta de resíduos sólidos como instancia do Problema Roteamento de Veículos Capacitado (CVRP). Identificou-se na literatura que as abordagens algorítmicas mais utilizadas na resolução do CVRP são: Algoritmos Genéticos, Colônia de Formiga e Optimização por enxame de partículas. Implementaram-se tais algoritmos e realizaram-se computacionais em alguns benchmarks. Os resultados experimentais indicaram que a abordagem utilizando algoritmos genéticos é a mais promissora. Assim, aplicou-se tal abordagem para propor rotas de coleta de resíduos sólidos em bairros da cidade de Formiga. Por fim, foi construído um aplicativo em Flutter para mostrar os resultados e também uma API em Spring Boot para fazer a comunicação entre os códigos.