Trabalho de Conclusão de Curso
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- ItemA utilização de softwares educativos como ferramentas de aprendizagem na educação básica(2013-10-08) Pinto, Graciely Neponésia; Rocha, Luman Almeida Araújo; Mendes, Stella Maíra Dias; Mestra Cláudia Marisa Ferreira Machado Pimenta; Especialista Bruno de Souza Toledo; Especialista Fernando Henriques MafraA escola procura de diversas formas, adaptar os conteúdos vistos em sala de aula à realidade do estudante, mas isso às vezes não é possível, pois depende de vários fatores. Nesse contexto, autores como Simão Neto, Cox, Ferreira, Valente, e outros apontam como prática eficaz a introdução de computadores no cotidiano das crianças e no espaço educativo de forma que essas crianças criem uma proximidade delas com o computador e isso possa contribuir positivamente para o processo de apreensão do conhecimento do cotidiano da escola. Diante da perspectiva da presença das novas tecnologias na escola e da necessidade de pensar em uma escola que forme cidadãos capazes de lidar com o avanço tecnológico, participando dele e de suas consequências, aliado à necessidade do professor possuir capacidade de interagir com os recursos tecnológicos disponibilizados, reconhecendo a importância de utilizá-los em suas práticas educativas, apresentamos este estudo que propõe analisar o uso de Softwares Educativos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental no município de São João Evangelista – MG. O referido trabalho tem como objetivo geral, analisar e demonstrar os resultados da utilização de um software educacional, como também do uso desse novo tipo de tecnologia dentro das salas de aula com vistas à construção do conhecimento no ensino fundamental. A metodologia utilizada no desenvolvimento da foi qualitativa com cunho exploratório, tendo em vista a necessidade de descobrir o que poderá estar encoberto para a compreensão do problema da pesquisa. Os resultados apurados na pesquisa nos possibilitou afirmar que o uso dos recursos computacionais vem ganhando espaço como ferramentas capazes de proporcionar avanços significativos na educação, se revelando como um estímulo ao desenvolvimento da criança de forma a possibilitar e consolidar uma aprendizagem sólida, significativa e mais colaborativa aos estudantes.
- ItemSistema de controle de umidade e temperatura (SCUT).(2013-11-01) Oliveira, Glaysson Gonçalves de; Pinheiro, Jean Christopher de Oliveira; Medeiros, Neilson Luis; Doutor Márcio Takeshi Sugawara; Mestra Karina Dutra de Carvalho LemosFoi realizado um estudo exploratório no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista, no departamento agrário, para a criação de um sistema de controle da temperatura e umidade do ar em ambientes fechados, visando proporcionar um clima ideal tanto para cultivo quanto para simulações em pesquisas acadêmicas. Pesquisas sobre o tema foram realizadas em visitas às estufas, entrevistas com profissionais da área e colhendo dados necessários para análise e estudo. Posteriormente foi desenvolvido um sistema que realiza controle de temperatura e umidade do ar. O mesmo é uma combinação de hardware e software, que gerencia de forma eficaz o controle de ambientes fechado, proporcionando um ambiente ideal para estudos e plantio. O sistema foi desenvolvido de forma que possibilite uma grande interação com o usuário, usando para isso várias formas de feedback. O Sistema de Controle de Temperatura e Umidade – SCUT possibilita ao usuário definir os parâmetros para controle de acordo com sua necessidade, se mostrando muito flexível quanto a sua utilização. Propiciando maior domínio ao usuário sobre sua produção, uma vez que atende as necessidades fisiológicas da planta, observadas previamente pelo usuário, no tempo em que ela se faz necessária. Desta maneira o ambiente estará o mais próximo do ideal possível, dentro do pretendido pelo usuário.
- ItemBusca de conhecimento sobre o processo seletivo do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista: a mineração de dados como tecnologia para desvelar tendêndias e padrões(2013-11-05) Oliveira, Fernando Elias; Mestra Karina Dutra de Carvalho Lemos; Mestre José Fernandes da SilvaDiante da globalização e do avanço tecnológico, a informação tem desempenhando um papel primordial no desenvolvimento e sucesso das organizações. Nesse sentido, a constante produção de dados nestas organizações faz com que aumentem consideravelmente seu volume de dados, dos quais é possível retirar informações que agreguem valor e vantagens competitivas. Assim sendo, o processo de Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados (DCBD) visa aplicar a Mineração de Dados, sua principal etapa, para analisar e extrair conhecimento através de padrões consistentes e relacionamentos sistemáticos entre as instâncias de dados. O objetivo deste estudo é buscar informações implícitas na base de dados dos candidatos inscritos nos processos seletivos para os anos letivos de 2011, 2012 e 2013 do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista, através da aplicação do processo de DCBD. Neste trabalho, utilizando-se de uma ferramenta chamada Waikato Enviroment for Knowledge Analysis (WEKA), aplicaram-se as técnicas de Regra de Associação, Árvore de Decisão e Agrupamento. Os quesitos que nortearam o desenvolvimento deste trabalho foram a verificação da existência de relação entre o desempenho e a escolha do candidato no processo seletivo com a renda familiar, acesso à informação e localização do candidato. A metodologia para a realização deste estudo descritivo de caráter qualitativo e de natureza aplicada, no qual se utilizou do método de pesquisa hipotético-dedutivo, objetivou-se a aplicação da técnica de mineração de dados através do processo de DCBD. Para a execução da pesquisa utilizou-se os procedimentos bibliográfico, documental, experimental e estudo de caso. A amostra estudada consistiu nos 1985 candidatos inscritos nos três processos seletivos para os cursos técnicos. Os resultados obtidos confirmaram que a escolha por um curso e o desempenho de um candidato está intimamente ligada à renda familiar e à sua localização. O processo de DCBD mostrou-se eficaz para a transformação de dados em conhecimento, disponibilizando informações relevantes, motivando a continuidade da pesquisa e outros trabalhos futuros.
- ItemEstudo de caso da ferramenta de teste Selenium aplicado ao módulo de pedidos online do sistema Falconfv(2013-11-12) Pereira, Ariana Carla Rodrigues.; Oliveira, Diva Kayla de.; Lima, Gracilane Elinaide; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Especialista Bruno de Souza ToledoO desenvolvimento de software é composto por um conjunto de etapas, cada uma com metodologias e objetivos diferentes, dentre estas etapas existe uma de grande relevância conhecida como Teste de Software. O Teste de Software refere-se à busca por possíveis falhas no software em construção ou já concluído, a fim de possibilitar a correção destas falhas. Consequentemente, a etapa de teste é fundamental para a busca da qualidade de um determinado produto de software. Pela relevância que tem para o processo de desenvolvimento, a fase de testes é realizada utilizando um conjunto de técnicas específicas, uma das técnicas mais importantes é denominada Teste Funcional, esta técnica tem por finalidade verificar as funções do sistema, ou seja, preocupa-se em testar os requisitos funcionais implementados. Ainda assim, mesmo valendo-se de técnicas bem definidas, há uma grande dificuldade em se aplicar os testes nos softwares, tarefa que exige grandes quantidades de tempo e recursos diversos. Então, para facilitar a execução desta atividade, foram criadas ferramentas das quais os testadores podem fazer uso para automatizar as tarefas de teste. O Selenium é um exemplo de ferramenta open source que proporciona esta automação, seu uso tem crescido bastante, colocando-o entre as principais ferramentas da área. Para complementar, o Selenium, possibilita a implementação de testes em várias linguagens de programação, como PHP, C# e Java. Este trabalho apresenta um estudo sobre a ferramenta Selenium e demonstra sua utilização em testes funcionais, o objetivo é apresentar o processo de aplicação deste tipo de teste de forma automática com a referida ferramenta. Tais testes serão aplicados no módulo de Pedidos Online do sistema FalconFV, desenvolvido pela empresa EagleTecnologia LTDA. A partir dos testes aplicados e seus resultados, serão levantadas e publicadas as boas práticas relacionadas ao uso da ferramenta.
- ItemDesenvolvimento de jogo multiplayer para plataforma web utilizando PHP e javascript.(2013-11-12) Rocha, Henrique Gonçalves; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Especialista Ricardo Bittencourt PimentelCom o crescente mercado de jogos e o desejo do autor de aplicar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, optou-se em desenvolver um jogo de cartas WEB Multiplayer. O objetivo do trabalho foi desenvolver a versão inicial desse jogo de cartas no intuito de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos do autor em relação às tecnologias utilizadas. O software foi desenvolvido de acordo com a metodologia do Desenvolvimento de Software Adaptativo (ASD) que possui três fases que se completam, são elas: Especulação, Colaboração e Aprendizagem. O banco de dados utilizado que armazena os dados sobre os jogadores e as informações referentes à suas cartas no jogo foi o Mysql. Adotou-se para esta versão inicial do jogo de cartas o pacote WampServer que é composto pelo servidor de banco de dados Mysql, pelo servidor PHP e pelo servidor Apache. As páginas do site do jogo foram desenvolvidas em HTML e formatadas em CSS. As linguagens de programação utilizadas foram as linguagens PHP e JavaScript. Através da linguagem PHP foi feita a comunicação com o banco de dados e a linguagem JavaScript foi utilizada na implementação dos eventos do jogo. A comunicação entre cliente e servidor foi implementada com auxílio do framework NodeJS, através de programação orientada a eventos na linguagem JavaScript, tanto do lado cliente, quanto do lado servidor. O servidor do jogo é executado pelo NodeJS através do prompt de comando, ele responde aos eventos solicitados pelos clientes. No início do jogo, os dois oponentes que estão se enfrentando em uma batalha escolhem em qual parte do campo colocar cada um de seus cinco guerreiros. Depois de prepararem o campo com seus guerreiros, ambos os jogadores precisam clicar no botão iniciar para então começar a partida. O primeiro jogador a atacar é escolhido pela sorte. Após a realização de um ataque, a vez de atacar é passada para o oponente. Vence a partida o primeiro jogador que fizer com que os pontos de vida de três guerreiros oponentes cheguem à zero. O trabalho foi concluído com sucesso, pois a versão inicial está funcionando perfeitamente e o autor obteve várias experiências com todas as tecnologias utilizadas, elevando seus conhecimentos.
- ItemIPv6 cabeçalho, endereçamento e técnicas de transição.(2013-11-12) Santos, Alex Weslwy Gonçalves dos; Marques, Lucas Barroso; Pinto, Juliano de Moura; Mestre Fernando Henriques Mafra; Especialista Ricardo Bittencourt PimentelO presente projeto aborda o esgotamento do IPv4 e a implantação da nova versão do protocolo, o IPv6. O trabalho consiste em identificar as diferenças entre as versões do protocolo de comunicação, o IPv4 e o IPv6. São apresentadas as características referentes ao cabeçalho, endereçamento e funcionalidades do IPv6. Para que a implantação do novo protocolo seja de forma gradual, será necessário o uso das técnicas de transição, que possibilitam a coexistência das duas versões. O trabalho tem por objetivo mostrar a técnicas mais indicadas para o uso do protocolo IPv6 juntamente com o IPv4 no momento em que o IPv6 se tornar majoritário na rede. A pesquisa apresenta conceitos teóricos e testes que simulam o uso das técnicas de transição indicadas para o atual momento da transição no Brasil. Foram avaliadas a técnica de transição Pilha Dupla, onde todos os equipamentos da rede utilizam ambos os protocolos, um em cada pilha, a técnica DSLIte e NAT64/DNS64, que são indicadas para sub-rede majoritariamente IPv6 mas ainda possuem ilhas IPv4 que necessitam ser acessadas, sendo que a técnica DSLite utiliza túneis para encapsulamento de cabeçalho IPv4 em IPv6, enquanto a técnica NAT64/DNS64 utiliza tradução de endereço IPv4 em IPv6. Por fim, os testes realizados possibilitaram a conclusão do cenário especifico em que cada técnica pode ser aplicada.
- ItemUma solução web para o problema de alocação de horários acadêmicos(2013-11-13) Souza, Douglas Souto de.; Passos, João Paulo Medina; Especialista Bruno de Souza Toledo; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoO presente trabalho teve como foco o desenvolvimento de um software para plataforma Web, como solução para o problema de alocação de horários acadêmicos, delimitado por um estudo de caso relacionado ao curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais – campus de São João Evangelista. A alocação de horários acadêmicos é um problema clássico de combinação, classificado como NP-difícil. O problema de alocação de horários se resume em distribuir aulas das disciplinas das turmas de cada curso em um horário disponível durante os dias letivos da semana, sem confrontar os horários de professores, turmas e salas de aulas. Esse problema combinatório de horários é conhecido na literatura acadêmica como timetabling. Devido às particularidades do problema de timetabling de cada instituição, uma vez que cada uma considera objetivos e restrições distintas ao criar a grade de horários acadêmicos, delimitou-se o curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais como instância do problema de timetabling estudado. Ao final deste trabalho, obteve-se um software utilizando a linguagem de programação Java e seus principais frameworks de desenvolvimento, o mesmo foi capaz de gerar uma grade de horários básica, respeitando as restrições mais importantes exigidas no curso de Sistemas de Informação. O software utiliza um algoritmo baseado em heurística computacional própria para fazer as alocações dos horários em uma grade. Considera-se este trabalho como um marco inicial para resolução do problema de Alocação de Horários do IFMG-SJE. Espera-se que, com ele, seja possível inspirar novos pesquisadores a explorar este vasto campo de pesquisa.
- ItemDesenvolvimento de ferramenta de conversão de texto em fala(2013-11-14) Oliveira, Daniela Couto de.; Santos, Allan Ribeiro dos; Mestra Karina Dutra de Carvalho LemosEste trabalho aborda o desenvolvimento de uma ferramenta para conversão texto-fala capaz de obter informações textuais e transformar tais informações em áudio. A conversão textofala ou TTS (Text-To-Speech) são sistemas capazes de converter uma linguagem escrita em fala. Essa possibilidade de armazenar informações na forma escrita, fornecendo saídas através de voz, amplia o uso de computadores para diversas aplicações como acesso a bancos de dados através de telefone, sistemas de correio eletrônico em correio por voz, e principalmente a facilidades providas para pessoas com deficiências vocais e visuais, através de máquinas de auxílio à fala e máquinas de leitura para cegos. Diante do exposto, objetivou-se com o trabalho o desenvolvimento de uma ferramenta que permitiu a conversão de um texto irrestrito em fala, permitindo o armazenamento dos arquivos em áudio para que possam ser acessados posteriormente. Para desenvolver a ferramenta proposta, torna-se cogente estudo de técnicas e procedimentos utilizados em sistemas de conversão texto-fala. O sistema foi desenvolvido utilizando a ferramenta de programação Microsoft Visual Studio 2010 Professional, a linguagem de programação C# e a biblioteca System.Speech responsável pelo processo de sintetize de texto em fala. O sistema foi apto a processar voz contínua e retorna a resposta imediata pelo programa. Os comandos e suas funções são fornecidos pelo usuário, adequando-se a sua necessidade prática. Diversos estudos podem ser realizados futuramente a respeito do trabalho, como o estudo mais aprofundado a respeito naturalidade da fala e entoação das pronúncias, utilizando para isso um analisador morfo-sintático. Os resultados obtidos ao término do trabalho foram satisfatórios, pois a ferramenta desenvolvida conseguiu obter informações textuais e realizar a síntese em fala conforme proposto.
- ItemEstudo de ferramentas de informática para auxílio nas aulas dos cursos oferecidos pelo Campus São João Evangelista.(2013-11-14) Hilário, Joslaine Cristina Batista de Carvalho; Silva, Mara Izidoro da.; Mestra Karina Dutra de Carvalho LemosEste trabalho tem como tema uma pesquisa acerca da existência de ferramentas didáticopedagógicas informatizadas, para auxílio das aulas do Curso de Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Seu objetivo principal foi realizar um estudo aprofundado dos recursos tecnológicos aplicados às disciplinas, atuando como ponte no estreitamento da relação teoria-prática, a fim de buscar conhecer as reais necessidades dos docentes para adoção e adequação à realidade do ensino da instituição, examinar a existência de ferramentas educacionais que promovam maior interação do aluno com o conhecimento durante a realização de seus estudos e a avaliar as características desses recursos em conjunto com professores e seus alunos para verificação de sua adequação ao conteúdo ministrado. Como metodologia aplicada foram utilizadas quarenta e uma ferramentas, para as dez disciplinas que fizeram parte da pesquisa. A amostra do trabalho consistiu em 50% da população dos docentes do Ensino Básico, que foram entrevistados de forma semiestruturada pelas pesquisadoras, contando com o uso de um questionário elaborado para avaliação qualitativa da experiência do uso das ferramentas e sua aplicabilidade em salas de aulas. Como resultados foi percebida uma grande aceitação das ferramentas e softwares, todos gratuitos e em sua maioria, disponibilizados de forma online, em todas as disciplinas submetidas à análise. Discussões foram levantadas acerca dos registros das opiniões emitidas pelos entrevistados quanto a adequação e as características das ferramentas, assim como a disponibilização e as capacitações referentes aos outros tipos de ferramentas para os conteúdos do Currículo Básico Comum. Constatou-se que houve melhor adequação e consequente aceitação das ferramentas empregadas de forma prática, uma vez que estas permitem maior interação com o conteúdo ministrado pelos professores, fazendo com que o aluno possa construir seu conhecimento e a confirmação das hipóteses levantadas e o alcance dos objetivos propostos.
- ItemSistema de cálculo da produção de madeira sobre influência de adubações.(2013-11-14) Vieira, Felipe Reis; Rodrigues, José Geraldo Sousa; Ramos, Welder das Graças Coelho; Especialista Bruno de Souza Toledo; Especialista Fernando Henriques MafraEste trabalho vem apresentar o estudo para o desenvolvimento de um software capaz de fazer a estimativa de inventário florestal sob a influência de adubos variados. O objetivo deste trabalho é fazer o estudo dos métodos de mensuração florestal, a influência dos fertilizantes usados para adubação do eucalipto e sua influência para o desenvolvimento do mesmo, e então fazer as inferências dos dois estudos para o desenvolvimento de um software que seja capaz de estimar o inventário florestal de acordo com a adubação aplicada e o tempo previsto para colheita, ou seja, estimar aproximadamente qual o volume de madeira produzida em um período de tempo. Sendo necessário para o desenvolvimento do software o uso da linguagem de programação Java com integração com os sistemas gerenciador de banco de dados MySql. Ao final do desenvolvimento do software, o mesmo foi submetido aos casos de teste para verificação da adequação do mesmo, sendo obtido então um software funcional, que pode avaliar os padrões cadastrados para realizar o cálculo do inventário florestal. Esse trabalho foi apresentado no SIC (Seminário de Iniciação Científica) pelo Instituto Federal de Minas Gerais no campus de Formiga-MG. Esse trabalho foi avaliado por uma tecnóloga em silvicultura e testado com valores reais de produção de eucalipto
- ItemExpansão do diário virtual do IFMG - Campus São João Evangelista através do desenvolvimento de um módulo para dispositivos móveis com android(2013-11-23) Pereira, Thiago; Silva, Alexandre Coelho da; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Especialista Fabiano Alves FalcãoOs dispositivos móveis tiveram um desenvolvimento notável nos últimos anos, e com sua evolução estes aparelhos se tornaram ferramentas muito poderosas. O IFMG campus São João Evangelista utiliza um sistema de diário virtual para automação das atividades do diário de classe, para utilizar deste sistema é necessário o uso de um computador com acesso à rede, porém existem situações em que o docente não dispõe de um computador e necessita usar o diário virtual. Com base neste problema, este trabalho apresenta o projeto de um módulo para dispositivos móveis para o diário virtual do IFMG, utilizando o sistema operacional Android, e um protótipo do sistema proposto. O módulo proposto irá permitir ao usuário realizar as tarefas básicas de um diário de classe, utilizando um dispositivo móvel provido com o sistema operacional Android. Para o desenvolvimento do projeto foi realizado análise dos requisitos emodelagem do sistema utilizando a linguagem UML. Todos os objetivos foram atendidos com sucesso.
- ItemProjeto de gerenciamento e economia no tráfego de internet no Campus São João Evangelista(2013-12-11) Costa, Cleiton da Silva; Silva, Rosiane Patrícia Flor da; Andrade, Wárlley Júnio; Especialista Ricardo Bittencourt Pimentel; Especialista Fernando Henriques Mafra; Especialista Chirlando Weliton de Souza RochaA Internet vem se popularizando cada vez mais, com isso ocorre um grande aumento do volume de dados trafegados, que se dá em uma grande parte através da World Wide Web. Esse aumento trouxe consequências como a sobrecarga nos servidores, aumento do consumo de banda e tempo de latência. Partindo desse ponto, esse projeto tem como objetivo apresentar uma proposta de gerenciamento e economia no tráfego de Internet no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. Para isso utilizou-se o software Myauth Gateway 3 em conjunto com o plug-in SuperCache. O uso desse sistema de cache tem crescido bastante, colocando-o entre as principais ferramentas da área que tem como principal característica fazer caching de conteúdo de dados na Web com o propósito de gerar economia no tráfego de Internet. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se o estudo dos materiais necessários ao desenvolvimento, instalação e configuração das ferramentas necessárias, realização de testes e a análise dos dados coletados. Para análise dos dados coletados adotouse da métrica Byte Hit Ratio, pra medir a performance e eficiência do web caching. Os resultados foram satisfatórios onde demostrou-se com a análise realizada que o software foi eficiente e proveu uma economia do link de Internet de 67,22%. Portanto é evidente a eficiência desse sistema de cache para gerar economia no link de Internet e um melhor aproveitamento na largura de banda.
- ItemImplantação da ferramenta MOODLE como apoio à educação presencial do Instituto Federal de Minas Gerais -Campus São João Evangelista(2014-11-13) Costa, Ezilene Pereira de; Anjos, Geny Verteiro dos.; Ferreira, Régis Brasilino Gomes; Edson Batista de Sena; Ricardo Bittencourt PimentelCom o advento dos recursos de tecnologias de informação e comunicação (TIC) foi possível inserir nas práticas educacionais novos meios que permitissem melhores formas de ensino. Dentre essas tecnologias foram criados os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), que surgiram da educação a distância (EAD) e se estendeu ao ensino presencial e semipresencial. Diante da abordagem apresentada o presente trabalho foi desenvolvido mediante o objetivo da instalação do ambiente virtual MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), que demostrou as características necessárias para o seu reconhecimento como a ferramenta mais aconselhável de apoio ao ensino do Instituto Federal Minas Gerais Campus São João Evangelista (IFMG – SJE). Com a efetivação da instalação da ferramenta foi possível realizar avaliações por meio de questionários, sendo os mesmos acompanhados de treinamentos para alunos e professores, com a finalidade de reconhecer as qualidades do ambiente utilizado. Como resultado verificou-se que a ferramenta instalada obteve grande aceitação pelos professores e alunos participantes do teste, com algumas ressalvas dos aspectos do MOODLE que ainda podem ser melhorados. É importante salientar que os processos de comunicação e interação entre alunos e professores devem adotar meios tecnológicos de complemento para o ensino-aprendizagem, e a ferramenta MOODLE possui o intuito de suprir necessidades existentes entre compartilhamento e aquisição de informações nos dias atuais.
- ItemO uso da tecnologia assistiva para deficientes visuais à luz de um comparativo teórico da lesgilação brasileira e norte-americana de educação especial(2015-06-29) Matos, Camila Godoy de.; Andrade, Guidson Coelho de.; Mestra Cláudia Marisa Ferreira Machado PimentaO processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais tem desafiado os espaços escolares a repensarem suas práticas e métodos de ensino. Diante deste cenário, acredita-se que o Estado, instituições e professores estejam preparados para atuar com os desafios dos novos tempos, marcado pelo rápido desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, exigindo da escola, novas práticas curriculares que agreguem elementos da cultura digital em seu projeto educativo, inserindo a Tecnologia Assistiva. Este contexto evidencia a importância da aplicabilidade de Tecnologias Assistivas sob a possibilidade de trazer ganhos significativos e concretos aos estudantes com necessidades especiais. No entanto, o quadro apresentado pelas instituições de ensino e pelos profissionais de educação, diante da inclusão escolar e uso da tecnologia assistiva, é de despreparo de ambas as partes. É a partir desta premissa que este estudo foi elaborado com o objetivo de analisar o uso de tecnologias assistivas no processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais, à luz de um comparativo teórico entre a Legislação Brasileira de Educação e a Legislação Norteamericana de Educação, levantamento de pesquisas já realizadas e da prática docente de uma instituição de ensino. Em função da grande abrangência do tema necessidades especiais houve a necessidade de um recorte teórico para o estudo, focando na deficiência visual, com o objetivo de analisar como estudantes com necessidades especiais se desenvolvem em processo educativo no ensino básico, por meio do uso de tecnologias assistivas e como todo esse processo influencia no ensino superior. Por fim, este estudo apresentar-se-á uma análise, por meio da observação de estudantes com deficiência visual no IFMG - Campus São João Evangelista com o objetivo de analisar práticas existentes em instituições de ensino superior junto aos estudantes com deficiência visual no Brasil, considerando para isso, além dos dados levantados na pesquisa, informações coletadas em pesquisas já realizadas e desenvolvidas no Brasil e nos Estados Unidos. A pesquisa teve um cunho qualitativo para análise dos dados a partir dos objetivos elencados. A concretização deste estudo poderá contribuir para ampliar a reflexão para a realização de outras pesquisas acerca da realidade vivida no contexto escolar de estudantes com deficiência no ensino superior brasileiro a partir de um comparativo teórico da legislação brasileira e norte-americana.
- ItemProposta para implantação de um sistema de informação para suporte aos processos em uma microempresa(2016-01-28) Silva Filho, João Deon da; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre Daniel dos Santos AmaralEste trabalho tem como objetivo auxiliar o processo de informatização de uma Micro Empresa, utilizando o mapeamento de processos de negócio para identificar os requisitos que o sistema deverá suprir. Pois uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos empreendedores quando decidem informatizar sua empresa é o difícil acesso a informações e a falta de informações confiáveis no momento de se fazer os planejamentos e investimentos. Por isso, muitas vezes os empresários são obrigados a implementar ações “no escuro”, o que nem sempre resulta no resultado esperado, fazendo com que a informatização deixe de ser um investimento e se torne em um gasto. Diante disso, este trabalho aborda o princípio do processo de informatização de uma microempresa do ramo da panificação, com intuito de demonstrar e auxiliar empreendedores que queiram informatizar seus negócios. Este estudo utiliza o Mapeamento de processos para modelar o funcionamento da empresa e assim poder identificar com maior facilidade e precisão os requisitos que o software deverá suprir para atender as necessidades da empresa. Os resultados deste trabalho foram satisfatórios, obtendo uma análise do modelo de negócio da empresa e identificando suas necessidades, permitindo assim uma busca e comparação mais eficiente dos softwares no mercado.
- ItemDesenvolvimento e aperfeiçoamento de software para gestão reprodutiva e sanitária de rebanhos leiteiros(2016-11-16) Silva, André Luiz Gomes da.; Doutor Charles André Souza Bispo; Especialista Ítalo Magno PereiraAtualmente a maior parte das fazendas ainda não utilizam nenhum meio computacional para o momento da gestão de seu gado. O projeto em questão tem como objetivo aperfeiçoar o sistema SINGGLE Leite criado pelos alunos Erica Alves Machado, Mario Jorge Neto e Renê Gomes de Queirós do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus São João Evangelista no ano de dois mil e quatorze, adicionando novas funcionalidades e criando novas interfaces. Esse sistema visa facilitar a vida do produtor rural no momento do gerenciamento e controle reprodutivo do rebanho leiteiro, sendo um dos fatores mais importantes para a produção láctea e com o aperfeiçoamento de funcionalidades sanitárias auxiliará o produtor rural na criação de uma agenda para o controle do manejo sanitário que também é uma parte muito importante no gerenciamento sustentável do gado leiteiro. Utilizando o software o produtor rural terá dados mais concisos e confiáveis para tomar a melhor decisão para o desenvolvimento de medidas certas para que a produtividade com o seu rebanho esteja sempre em desenvolvimento.
- ItemProposta de informatização do registro dos elementos de inspeção do programa de autocontrole (pac) adotado na agroindústria do Instituto Federal de Minas Gerais - campus São João Evangelista.(2016-11-17) Nazario, Bruno Pedro de Nazareth; Vieira, Tatiane de Oliveira; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Doutor Wemerson Geraldo Magalhães; Mestra Márcia Cristina de Paula CesárioNo Brasil, a produção animal é uma das principais fontes de receitas e é fundamental para a manutenção da economia. Nos diversos estabelecimentos espalhados pelo país que beneficiam produtos de origem animal, a estrutura de produção é fiscalizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, órgão que orienta o desenvolvimento interno de programas de autocontrole, que garantam os parâmetros de qualidade, integridade e inocuidade necessários nos produtos destinados ao consumo. Este estudo propõe o desenvolvimento de um modelo de sistema informatizado que dê suporte à execução do programa de autocontrole. Durante o funcionamento do programa de autocontrole as informações geradas devem ser registradas em documentos que comprovem as atividades de verificação, limpeza e ações corretivas realizadas, e estes documentos são posteriormente inspecionados oficialmente pelos órgãos responsáveis. Para intervir no cenário atual, onde não há nenhuma ferramenta para auxiliar no processo de registro destas informações, modelou-se um sistema que fosse acessível via web, capaz de ajustar-se as configurações de dispositivos móveis e de computadores. Tradicionalmente, o trabalho de registrar as informações do programa de autocontrole é realizado de forma manual, com o auxílio de planilhas impressas. Com o modelo de sistema proposto, os dados são inseridos através de um tablet ou smartphone, sendo então armazenados na base de dados e podendo ser alvo de consultas e da geração de relatórios a qualquer hora e lugar. A validação do modelo evidenciou uma maior agilidade nas atividades de registro cotidianas do programa de autocontrole, sendo possível também à diminuição e otimização de custos operacionais e de utilização de espaço físico para arquivamento de documentos. Neste projeto serão abordadas as etapas de desenvolvimento do modelo e as constatações resultantes da sua aplicação em uma situação real, tendo como objeto de estudo a agroindústria do Instituto Federal de Minas Gerais -Campus São João Evangelista.
- ItemDesenvolvimento de um sistema web para recomendação de sucessão de cultura, correção de solo e acompanhamento de sua produtividade – SOLOFÉRTIL.(2017-06-13) Araújo, Kênia Alves Pereira; Miranda, Rochele Edenís; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoA produtividade do cultivo de plantas está condicionada, dentre outros fatores, à boa utilização de informações sobre características de planta e de solo. Diferentemente de fatores climáticos, é possível manipular propriedades do solo de forma que essas sejam favoráveis às necessidades das culturas. Essas propriedades podem ser mudadas com a aplicação de fertilizantes e corretivos no solo. Também é possível diminuir gastos com adubos e corretivos através da escolha da cultura mais adequada para determinada característica de solo. Porém, para que a adubação e correção de solo tenham precisão e para que seja escolhida a cultura que mais se adequa a disponibilidade de nutrientes apresentada pelo solo, é necessário compreender informações técnicas que são muitas vezes complexas. A falta de atenção a essas informações pode resultar em adubação e correção incorretas do solo e, possivelmente, minimizar a produtividade da cultura e prejudicar o meio ambiente. Faz-se necessário, então, a criação de uma ferramenta que facilite o processo de conversão de informações técnicas em informações mais compreensíveis para o cultivo de plantas. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta que recomende adubos e corretivos e realize sugestão de sucessão de culturas considerando as necessidades de nutrientes apresentadas pelas culturas e as condições de solo que podem ser obtidas através de uma análise de solo. O sistema construído realiza a interpretação de análise, gerando uma classificação de cada um de seus elementos e também realiza o cálculo da calagem, com a finalidade de prover a sugestão de correção de solo para regularizar seus níveis de acidez. A metodologia de pesquisa empregada na construção deste trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa-ação. O software foi desenvolvido em plataforma web e seus requisitos implementados foram validados e avaliados de forma positiva.
- ItemProposta de criação de uma aplicação mobile para estímulo ao cognitivo, lúdico e a abstração infantil.(2017-11-30) Maia, Thalita Santos; Carmo, Ubirajara Júnior do; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre Fábio Rodrigues Martins; Mestra Denília Andrade Teixeira dos SantosAo se observar a sociedade atual, é notável que os dispositivos móveis, principalmente os smartphones e os tablets, são recursos amplamente utilizados no cotidiano das pessoas, sendo um importante mecanismo de comunicação, trabalho e diversão, o que se estende também para o universo infantil. Seguindo esta tendência e voltando-se ao contexto educacional, um meio de estimular o aprendizado da criança de forma agradável é introduzir estes dispositivos em suas atividades recreativas, de forma a realizar uma ação educativa intencional. Por possuírem recursos visuais e sonoros atrativos para crianças, esses aparelhos são ferramentas práticas e têm a possibilidade de alcançar um grande número de usuários. O presente trabalho consistiu no desenvolvimento do protótipo de uma aplicação contadora de histórias, tendo como foco a implementação das funcionalidades principais para a realização de testes. Propôs-se a criação de uma aplicação que permitisse leitura de arquivos em texto, reprodução de histórias em áudio e simulação holográfica. O protótipo foi construído utilizando o Intel XDK, seguindo os conceitos de aplicação híbrida. O mesmo foi testado em duas instituições de ensino em São João Evangelista e Cantagalo, ambas em Minas Gerais, tendo uma professora como intermediadora entre as crianças e a aplicação. A presente pesquisa pode ser classificada, quanto ao seu objeto, como uma pesquisa tecnológica baseada em desenvolvimento experimental e, quanto à natureza das variáveis, como qualitativa. Os dados obtidos validaram o protótipo satisfatoriamente e indicaram que a aplicação final pode ser utilizada na educação infantil, proporcionando lazer e desenvolvimento para as crianças que a utilizarem.
- ItemImplementação da Lógica Fuzzy em chocadeiras para o controle de temperatura e umidade.(2017-12-06) Ferreira, Whentony Soares;; Medeiros, Kaiquy Evaristo; Doutor Wesley Gomes de Almeida; Mestre Cleonir Coelho SimõesO problema de pesquisa está nas chocadeiras encontradas no mercado que não dispõem de um controle de temperatura e umidade eficientes, para tanto faz-se a implementação da lógica fuzzy em incubadoras para o controle de temperatura e umidade. A sua relevância está na necessidade de pesquisas na área de inteligência computacional e a lógica fuzzy é o que tem guiado as pesquisas na necessidade de controle em incubadoras, pois as encontradas no mercado não controlam a temperatura, e sim, somente a monitora. O objetivo da pesquisa é implementar a lógica fuzzy em incubadoras para o controle de temperatura e umidade, e este objetivo geral será alcançado ao investigar a aplicabilidade da lógica fuzzy, a temperatura e umidade ideal para a eclosão dos ovos, e assim, resultando no desenvolvimento do algoritmo. A metodologia utilizada é quantitativa, na qual os pesquisadores criaram a modelagem computacional no software Engenharia MatLab, programando-o no modelo na Linguagem C++ e implementando no arduino Uno para ser acoplado a chocadeira que foi construída para testes.
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