Trabalho de Conclusão de Curso
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- ItemA utilização de softwares educativos como ferramentas de aprendizagem na educação básica(2013-10-08) Pinto, Graciely Neponésia; Rocha, Luman Almeida Araújo; Mendes, Stella Maíra Dias; Mestra Cláudia Marisa Ferreira Machado Pimenta; Especialista Bruno de Souza Toledo; Especialista Fernando Henriques MafraA escola procura de diversas formas, adaptar os conteúdos vistos em sala de aula à realidade do estudante, mas isso às vezes não é possível, pois depende de vários fatores. Nesse contexto, autores como Simão Neto, Cox, Ferreira, Valente, e outros apontam como prática eficaz a introdução de computadores no cotidiano das crianças e no espaço educativo de forma que essas crianças criem uma proximidade delas com o computador e isso possa contribuir positivamente para o processo de apreensão do conhecimento do cotidiano da escola. Diante da perspectiva da presença das novas tecnologias na escola e da necessidade de pensar em uma escola que forme cidadãos capazes de lidar com o avanço tecnológico, participando dele e de suas consequências, aliado à necessidade do professor possuir capacidade de interagir com os recursos tecnológicos disponibilizados, reconhecendo a importância de utilizá-los em suas práticas educativas, apresentamos este estudo que propõe analisar o uso de Softwares Educativos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental no município de São João Evangelista – MG. O referido trabalho tem como objetivo geral, analisar e demonstrar os resultados da utilização de um software educacional, como também do uso desse novo tipo de tecnologia dentro das salas de aula com vistas à construção do conhecimento no ensino fundamental. A metodologia utilizada no desenvolvimento da foi qualitativa com cunho exploratório, tendo em vista a necessidade de descobrir o que poderá estar encoberto para a compreensão do problema da pesquisa. Os resultados apurados na pesquisa nos possibilitou afirmar que o uso dos recursos computacionais vem ganhando espaço como ferramentas capazes de proporcionar avanços significativos na educação, se revelando como um estímulo ao desenvolvimento da criança de forma a possibilitar e consolidar uma aprendizagem sólida, significativa e mais colaborativa aos estudantes.
- ItemAnálise de desempenho entre os principais SGBDS do mercado(2021-07-14) Brito, André Sayão Pinto de; Mestre Ítalo Magno Pereira; Dayler Vinicius Miranda AlvesEste trabalho tem como objetivo realizar uma análise de desempenho comparativa entre cinco SGBDs de grande influência no mercado em suas versões open source. Os SGBDs selecionados foram Oracle, MySQL, SQLServer, ostgreSQL e MongoDB e foram submetidos a testes de carga e stress em diferentes situações a fim de que se possa apontar qual se saiu melhor no respectivo cenário. A ferramenta utilizada para fornecer os resultados foi o JMeter, ferramenta Java que se comunica com os bancos de dados pelo driver JDBC e é também bastante utilizada em testes de aplicações web. Para povoar os bancos foi criado um conjunto de dados em cada um deles, de forma que foi possível inserir as informações com o mesmo padrão em todos. Os dados fornecidos pelo JMeter foram apresentados em forma de gráficos e tabelas para uma melhor visualização e análise. No fim pode-se perceber destaque para alguns SGBDs em determinadas operações como o desempenho do MongoDB em consultas full scan e seu desempenho em um ambiente multi-usuário. O SQLServer apresentou bastante rapidez em operações como update e delete. O Oracle teve dificuldades em lidar com um grande número de registros e usuários simultâneos.
- ItemAnálise de sentimentos utilizando orange data mining: uma percepção sobre as eleições presidenciais brasileiras.(2022-12-08) Souza, Giovanna Kruk da Silva; Mestre Eduardo Augusto Costa TrindadeAo longo dos últimos anos, o uso da internet como meio de comunicação se tornou cada vez mais popular. Com a chegada da Web 2.0, o crescimento das redes sociais ocorreu de forma exponencial, tornando o acesso à informação algo democrático, no qual cada usuário pode selecionar assuntos e interesses de acordo com suas preferências. Sendo assim, assuntos de interesse comum, tal como política, se tornou umas das principais pautas de discussão nessa rede, em que cada usuário expõe seu ponto de vista sobre este assunto. Com isso, há uma enorme quantidade de dados gerados diariamente sobre este tópico. Tais dados contém informações importantes para tomadas de decisões. Através delas, é possível concluir como está o índice de aprovação sobre as ações daquele candidato. Além disso, em anos eleitorais, as redes sociais são movimentadas com diversas opiniões políticas. Em paralelo, ainda são realizadas pesquisas eleitorais de forma manual, que acabam sendo lentas e financeiramente inviáveis. Sendo assim, este trabalho visa utilizar técnicas de mineração de dados textuais para analisar comentários da rede social Twitter, a fim de verificar os níveis de popularidade dos candidatos à presidência da República em 2022, verificando como o posicionamento dos candidatos afetam sua popularidade em relação aos eleitores e, ao final, comparar a popularidade construída na rede social com os resultados finais da eleição. Após realizar diversas análises, foi possível concluir que o Twitter pode ser utilizado como meio alternativode pesquisa eleitoral, bem como um monitor de popularidade para direcionar melhor os candidatos com suas propostas.
- ItemAvaliação da eficiência do projeto "inclusão com a melhor idade" em relação à independência e autossuficiência tecnológica e social de ex-participantes.(2020-11-11) Oliveira, Cássia Ellen Gonçalves Amaral; Mestre André Luyde da Silva Souza; Mestre Guidson Coelho de Andrade; Mestra Karina Dutra de Carvalho LemosO presente trabalho aborda questões relacionadas à inclusão digital de idosos no meio tecnológico. À medida em que a tecnologia da informação e comunicação vem crescendo nota-se que pessoas mais jovens possuem mais facilidade de acesso ao meio digital e para as gerações anteriores, fica mais difícil essa inserção devido a questões sociais, econômicas e culturais. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar as principais competências e barreiras que os idosos participantes dos projetos de inclusão digital encontram no uso da tecnologia da informação e comunicação pós-curso. Avaliar os alunos sobre sua experiência tecnológica e social torna-se fundamental para que assim, seja possível o levantamento de dados pós-curso acerca do real aprendizado e autossuficiência dos alunos e ainda possibilita a sugestão de novas recomendações e mudanças aos projetos de extensão, cujo foco seja a inclusão digital e social para idosos.
- ItemBiblioteclando: sistema da biblioteca da Escola Estadual Josefina Pimenta de São João Evangelista.(2019-06-27) Oliveira, Flávia Vilaça de; Doutor Wesley Gomes de Almeida; Mestre Dênis Rocha de CarvalhoEste trabalho foi desenvolvido na ESCOLA ESTADUAL JOSEFINA PIMENTA, localizada na cidade de São João Evangelista, onde foi criado o protótipo do Biblioteclando, software de gerenciamento de biblioteca de pequeno porte. Este software faz o gerenciamento da entrada e saída dos livros. O desenvolvimento justifica-se pela necessidade da inclusão da tecnologia em ambientes escolares, principalmente, nas áreas de gestão. Esta pesquisa objetivou o desenvolvimento de um sistema de gestão de biblioteca, o “Biblioteclando”. A metodologia empregada nesta pesquisa caracterizou-se como descritiva. No desenvolvimento do software,utilizaram-se as tecnologias UML, C#, SQL nas ferramentas Visual Studio, que é um pacote de programas da Microsoft para o desenvolvimento de softwares e Microsoft SQL Server 2008,no qual pode se trabalhar o banco de dados do sistema.
- ItemBusca de conhecimento sobre o processo seletivo do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista: a mineração de dados como tecnologia para desvelar tendêndias e padrões(2013-11-05) Oliveira, Fernando Elias; Mestra Karina Dutra de Carvalho Lemos; Mestre José Fernandes da SilvaDiante da globalização e do avanço tecnológico, a informação tem desempenhando um papel primordial no desenvolvimento e sucesso das organizações. Nesse sentido, a constante produção de dados nestas organizações faz com que aumentem consideravelmente seu volume de dados, dos quais é possível retirar informações que agreguem valor e vantagens competitivas. Assim sendo, o processo de Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados (DCBD) visa aplicar a Mineração de Dados, sua principal etapa, para analisar e extrair conhecimento através de padrões consistentes e relacionamentos sistemáticos entre as instâncias de dados. O objetivo deste estudo é buscar informações implícitas na base de dados dos candidatos inscritos nos processos seletivos para os anos letivos de 2011, 2012 e 2013 do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista, através da aplicação do processo de DCBD. Neste trabalho, utilizando-se de uma ferramenta chamada Waikato Enviroment for Knowledge Analysis (WEKA), aplicaram-se as técnicas de Regra de Associação, Árvore de Decisão e Agrupamento. Os quesitos que nortearam o desenvolvimento deste trabalho foram a verificação da existência de relação entre o desempenho e a escolha do candidato no processo seletivo com a renda familiar, acesso à informação e localização do candidato. A metodologia para a realização deste estudo descritivo de caráter qualitativo e de natureza aplicada, no qual se utilizou do método de pesquisa hipotético-dedutivo, objetivou-se a aplicação da técnica de mineração de dados através do processo de DCBD. Para a execução da pesquisa utilizou-se os procedimentos bibliográfico, documental, experimental e estudo de caso. A amostra estudada consistiu nos 1985 candidatos inscritos nos três processos seletivos para os cursos técnicos. Os resultados obtidos confirmaram que a escolha por um curso e o desempenho de um candidato está intimamente ligada à renda familiar e à sua localização. O processo de DCBD mostrou-se eficaz para a transformação de dados em conhecimento, disponibilizando informações relevantes, motivando a continuidade da pesquisa e outros trabalhos futuros.
- ItemDesenvolvimento de ferramenta de conversão de texto em fala(2013-11-14) Oliveira, Daniela Couto de.; Santos, Allan Ribeiro dos; Mestra Karina Dutra de Carvalho LemosEste trabalho aborda o desenvolvimento de uma ferramenta para conversão texto-fala capaz de obter informações textuais e transformar tais informações em áudio. A conversão textofala ou TTS (Text-To-Speech) são sistemas capazes de converter uma linguagem escrita em fala. Essa possibilidade de armazenar informações na forma escrita, fornecendo saídas através de voz, amplia o uso de computadores para diversas aplicações como acesso a bancos de dados através de telefone, sistemas de correio eletrônico em correio por voz, e principalmente a facilidades providas para pessoas com deficiências vocais e visuais, através de máquinas de auxílio à fala e máquinas de leitura para cegos. Diante do exposto, objetivou-se com o trabalho o desenvolvimento de uma ferramenta que permitiu a conversão de um texto irrestrito em fala, permitindo o armazenamento dos arquivos em áudio para que possam ser acessados posteriormente. Para desenvolver a ferramenta proposta, torna-se cogente estudo de técnicas e procedimentos utilizados em sistemas de conversão texto-fala. O sistema foi desenvolvido utilizando a ferramenta de programação Microsoft Visual Studio 2010 Professional, a linguagem de programação C# e a biblioteca System.Speech responsável pelo processo de sintetize de texto em fala. O sistema foi apto a processar voz contínua e retorna a resposta imediata pelo programa. Os comandos e suas funções são fornecidos pelo usuário, adequando-se a sua necessidade prática. Diversos estudos podem ser realizados futuramente a respeito do trabalho, como o estudo mais aprofundado a respeito naturalidade da fala e entoação das pronúncias, utilizando para isso um analisador morfo-sintático. Os resultados obtidos ao término do trabalho foram satisfatórios, pois a ferramenta desenvolvida conseguiu obter informações textuais e realizar a síntese em fala conforme proposto.
- ItemDesenvolvimento de jogo multiplayer para plataforma web utilizando PHP e javascript.(2013-11-12) Rocha, Henrique Gonçalves; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Especialista Ricardo Bittencourt PimentelCom o crescente mercado de jogos e o desejo do autor de aplicar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, optou-se em desenvolver um jogo de cartas WEB Multiplayer. O objetivo do trabalho foi desenvolver a versão inicial desse jogo de cartas no intuito de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos do autor em relação às tecnologias utilizadas. O software foi desenvolvido de acordo com a metodologia do Desenvolvimento de Software Adaptativo (ASD) que possui três fases que se completam, são elas: Especulação, Colaboração e Aprendizagem. O banco de dados utilizado que armazena os dados sobre os jogadores e as informações referentes à suas cartas no jogo foi o Mysql. Adotou-se para esta versão inicial do jogo de cartas o pacote WampServer que é composto pelo servidor de banco de dados Mysql, pelo servidor PHP e pelo servidor Apache. As páginas do site do jogo foram desenvolvidas em HTML e formatadas em CSS. As linguagens de programação utilizadas foram as linguagens PHP e JavaScript. Através da linguagem PHP foi feita a comunicação com o banco de dados e a linguagem JavaScript foi utilizada na implementação dos eventos do jogo. A comunicação entre cliente e servidor foi implementada com auxílio do framework NodeJS, através de programação orientada a eventos na linguagem JavaScript, tanto do lado cliente, quanto do lado servidor. O servidor do jogo é executado pelo NodeJS através do prompt de comando, ele responde aos eventos solicitados pelos clientes. No início do jogo, os dois oponentes que estão se enfrentando em uma batalha escolhem em qual parte do campo colocar cada um de seus cinco guerreiros. Depois de prepararem o campo com seus guerreiros, ambos os jogadores precisam clicar no botão iniciar para então começar a partida. O primeiro jogador a atacar é escolhido pela sorte. Após a realização de um ataque, a vez de atacar é passada para o oponente. Vence a partida o primeiro jogador que fizer com que os pontos de vida de três guerreiros oponentes cheguem à zero. O trabalho foi concluído com sucesso, pois a versão inicial está funcionando perfeitamente e o autor obteve várias experiências com todas as tecnologias utilizadas, elevando seus conhecimentos.
- ItemDesenvolvimento de um módulo administrativo para o sistema de geolocalização do IFMG-SJE: IFMAP.(2021-12-16) Figueiredo, Saulo José Coelho de; Rodrigues,Thiago de Andrade Pacheco; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre Ítalo Magno Pereira; Mestre Fernando Henriques MafraO presente trabalho se trata do desenvolvimento de uma aplicação Web para o sistema de informações geográficas do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista (IFMG-SJE), denominado IFMAP. Para alcançar tal objetivo, fez-se a análise do sistema anterior e o levantamento dos requisitos da nova aplicação. Observou-se que o sistema não apresenta um módulo administrativo de informações, que é de grande importância uma vez que muitos serviços trocam de local, enquanto novos são criados ou finalizados constantemente. Desta forma, realizou-se o estudo e, por conseguinte, a implementação do sistema, visando permitir a utilização do mesmo por meio de navegadores e a administração das informações por parte de usuários credenciados. A metodologia utilizada possui caráter técnico, onde o foco é a construção do sistema demonstrando o domínio dos conceitos assimilados ao longo do curso exibindo um produto final, além da utilização de pesquisa a trabalhos correlatos já citados e referências bibliográficas. Após a construção da aplicação e realização de testes, foi aplicado um questionário aos usuários para obtenção de um feedback. Os resultados mostraram que o sistema é de fácil utilização e tem um bom nível de usabilidade, apresenta dados consistentes e facilita o processo de gerenciamento de informações e, por fim, apresenta uma grande chance de ser reutilizado. Sendo assim, todas as etapas do projeto foram concluídas de maneira satisfatória.
- ItemDesenvolvimento de um portal de egressos para o curso de Bacharelado em Administração do IFMG-SJE(2021-12-15) Gonçalves, Diogo Oliveira; Campos, Fábio Henrique Andrade; Mestre Ricardo Bittencourt Pimentel; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre Demétrius GonçalvesCom o objetivo de atualizar a instituição sobre o destino de seus ex-alunos em sua vida profissional e ao uso do conhecimento adquirido durante a formação dos egressos do curso de Bacharelado em Administração foi observada a necessidade de um Portal de Egressos a fim de coletar informações. Dessa forma, o presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo projetar e desenvolver um Portal de Egressos, por meio das informações dos ingressos e egressos do curso Bacharelado em Administração. O Portal de Egressos disponibiliza uma área de fácil uso e acesso para egressos e ingressos, possibilitando que os ex-alunos relatem sobre suas experiências pós-acadêmicas e como o curso impactou diretamente no seu desenvolvimento profissional, fornecendo dados a instituição para adequação de sua grade curricular. Além disso, o portal disponibiliza uma secção dedicada a oportunidades onde os usuários podem trocar informações através dos grupos e é possível também visualizar algumas oportunidades de emprego e estágio na área da Administração. Para a construção do sistema,foram utilizadas as linguagens de programação Web, Frameworks. Com a conclusão do desenvolvimento, foram feitos os seguintes testes: unitário, piloto e usuário. Foi aplicado um questionário afim de verificar a usabilidade do sistema e o funcionamento do mesmo. Os testes revelaram que o Portal de Egressos teve boa aceitação por parte dos usuários e valida a relevância do sistema para o curso de Administração.
- ItemDesenvolvimento de um sistema de gestão para o viveiro de mudas do IFMG-SJE.(2020-11-13) Campos, Luiz Henrique Bicalho; Mestre Bruno de Souza Toledo; Doutor Ivan da C. I. Fontan; Mestra Karina Dutra de Carvalho LemosOs viveiros florestais são fundamentais para a preservação ambiental, pois nesses locais são cultivadas mudas de espécies arbóreas que serão inseridas na natureza, parques e/ou áreas verdes. Em 2009 foi criado um viveiro florestal no Instituto Federal de Minas Gerais - campus São João Evangelista (IFMGSJE) em parceria com o Instituto Estadual de Florestas com objetivo de auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão além de atender demandas locais por mudas florestais. Considerando que a gestão da produção de mudas no viveiro do IFMG-SJE é realizada por meio de fichas manuais e planilhas eletrônicas pouco funcionais, verificou-se uma oportunidade de desenvolvimento de um sistema para melhorar o gerenciamento da produção e expedição das mudas no viveiro, constituindo este o objetivo geral do presente trabalho. Para tal foi necessário: compreender as estruturas e processos existentes para produção de mudas no viveiro; desenvolver o sistema de gerenciamento de produção de mudas; analisar o gerenciamento da produção de mudas do viveiro e o seu fluxo de atividades desenvolvidas; extrair informações relevantes à atual produção e benefício do viveiro a toda a comunidade acadêmica. Para desenvolvimento dessa pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa e o método descritivo, pois objetivou-se descrever a qualidade das experiências que os usuários do sistema desenvolvido viessem a ter. Para isso foi realizada uma entrevista seguida de um roteiro proposto após manuseio do sistema pelos gestores do viveiro, buscando identificar as concepções que os mesmos viessem a ter durante o uso. Os resultados obtidos demostraram que o software é simples,intuitivo e útil, visto que além de otimizar o processo de gerenciamento de mudas, pôde também auxiliar na tomada de decisões referente a gestão do viveiro pelos seus responsáveis, proporcionando assim grande aceitação e valor no seu uso imediatamente após o primeiro contato. O sistema encontra-se disponível para uso no portal da instituição.
- ItemDesenvolvimento de um sistema de informação colaborativo para problemas infraestruturais de uma cidade.(2018-11-28) Santos, José Vicente Júnior dos; Santiago, José Vicente Júnior dos Santos.; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre Bruno de Souza Toledo; Mestre Edson Batista de SenaO presente trabalho trata-se de um Sistema de Informação Colaborativo de problemas infraestruturais de uma cidade. O uso de softwares em rede para compartilhamento de opiniões, notícias, informações, entretenimento e demais itens, tem sido algo cada vez mais presente na vida do ser humano. Partindo dessa afirmativa, o referido trabalho associou o desenvolvimento de um aplicativo à busca de soluções para os problemas de infraestrutura encontrados no dia-a-dia dos cidadãos que residem nos meios urbanos, pois, até então não havia nenhum programa com tal finalidade específica. A metodologia aplicada para seu desenvolvimento foi de caráter descritivo, que objetiva descrever e fazer uma análise do tema em estudo. A pesquisa aplicada teve caráter qualitativo, considerando que toda metodologia descritiva é qualitativa e que a mesma visou fazer um levantamento de dados baseada na compreensão de comportamentos e opiniões, buscando garantir a viabilidade do software. Para o Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) utilizou-se uma versão de teste do Sublime Text, a Linguagem de Programação Hypertext Processor (PHP) para codificação, a Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML) e Folhas de Estilo em Cascata (CSS) para criação da interface gráfica. Para que o sistema pudesse ser versátil e acessado independente do dispositivo e lugar, o tipo de software adotado foi uma plicação Web Progressiva (PWA). Após o desenvolvimento do sistema, foram realizados testes no mesmo, objetivando encontrar possíveis erros. O aplicativo foi testado por cidadãos de São João Evangelista e região, tendo obtido resultados satisfatórios quanto à sua viabilidade.
- ItemDesenvolvimento de um sistema para controle e gestão de uma lanchonete.(2022-12-07) Santos, Vívian Machado; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre André Luyde da Silva SouzaA indústria alimentícia está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Entretanto, no cenário atual, algumas empresas desse ramo ainda fazem de maneira arcaica a produção e gestão de seus estabelecimentos. O objetivo deste trabalho é desenvolver um software para gestão e vendas de uma lanchonete automatizando o registro de pedidos e entregas, visando diminuir as perdas por erros de anotação, entre outros problemas que resultam em uma longa espera dos clientes, causando constrangimentos e estresse. Para isso, foram realizados levantamento dos requisitos e tratamento de dados para esclarecer aspectos da usabilidade do sistema. Os resultados demonstraram que a aplicação do protótipo obteve boa aceitação por parte de seus utilizadores, tornando os processos de vendas e gestão dos estabelecimentos mais rápidos e eficientes.
- ItemDesenvolvimento de um sistema web para recomendação de sucessão de cultura, correção de solo e acompanhamento de sua produtividade – SOLOFÉRTIL.(2017-06-13) Araújo, Kênia Alves Pereira; Miranda, Rochele Edenís; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoA produtividade do cultivo de plantas está condicionada, dentre outros fatores, à boa utilização de informações sobre características de planta e de solo. Diferentemente de fatores climáticos, é possível manipular propriedades do solo de forma que essas sejam favoráveis às necessidades das culturas. Essas propriedades podem ser mudadas com a aplicação de fertilizantes e corretivos no solo. Também é possível diminuir gastos com adubos e corretivos através da escolha da cultura mais adequada para determinada característica de solo. Porém, para que a adubação e correção de solo tenham precisão e para que seja escolhida a cultura que mais se adequa a disponibilidade de nutrientes apresentada pelo solo, é necessário compreender informações técnicas que são muitas vezes complexas. A falta de atenção a essas informações pode resultar em adubação e correção incorretas do solo e, possivelmente, minimizar a produtividade da cultura e prejudicar o meio ambiente. Faz-se necessário, então, a criação de uma ferramenta que facilite o processo de conversão de informações técnicas em informações mais compreensíveis para o cultivo de plantas. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta que recomende adubos e corretivos e realize sugestão de sucessão de culturas considerando as necessidades de nutrientes apresentadas pelas culturas e as condições de solo que podem ser obtidas através de uma análise de solo. O sistema construído realiza a interpretação de análise, gerando uma classificação de cada um de seus elementos e também realiza o cálculo da calagem, com a finalidade de prover a sugestão de correção de solo para regularizar seus níveis de acidez. A metodologia de pesquisa empregada na construção deste trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa-ação. O software foi desenvolvido em plataforma web e seus requisitos implementados foram validados e avaliados de forma positiva.
- ItemDesenvolvimento de uma aplicação chatbot para o portal do curso Sistemas de Informação do IFMG-SJE(2019-11-21) Alves, Thiago Aparecido do Carmo; Costa, William Amaral da; Mestre Bruno de Souza Toledo; Mestre Guidson Coelho de Andrade; Doutor Wesley Gomes de AlmeidaNo cenário atual de propagação das informações, a busca por especificidades se tornou uma problemática, em que todo o emaranhado destas sem uma organização consistente, geram alguns impasses para quem deseja obter respostas rápidas acerca de qualquer assunto de seu interesse. Visto tal problematização e com o crescente aumento de acessos e possibilidades disponíveis na rede mundial de computadores, os Chatbots (robôs de conversação) se tornaram eficazes nos processos de obtenções de respostas rápidas. Assim sendo, foi proposto o desenvolvimento de uma aplicação Chatbot para o portal do curso Bacharelado em Sistemas de Informação do IFMG-SJE, com o objetivo de tornar a interação mais eficiente possível para com todos os usuários do portal do supracitado curso. A metodologia utilizada na pesquisa é descritiva qualitativa, pois os resultados descrevem os dados obtidos por meio de questionário, que visaram analisar o impacto do Chatbot na interação com os usuários do portal. Os resultados obtidos demostraram que a aplicação Chatbot obteve boa aceitação por parte de seus utilizadores, tornando os processos de obtenções de informações no portal do curso mais eficientes.
- ItemDesenvolvimento de uma aplicação contadora de histórias para estímulo de habilidades cognitivas voltado para dispositivos móveis.(2021-03-02) Santos, Letícia Tavares dos; Amorim, Laiane Cunha Gonçalves.; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoA tecnologia tem evoluído gradativamente com intuito de tornar a vida das pessoas mais simples e acessível. Nesse processo de evolução, a sociedade tem se adaptado ao uso frequente de dispositivos móveis, como o smartphone. O uso do smartphone conectado à internet permite que as pessoas se interajam em qualquer parte do mundo, favorecendo a comunicação, o trabalho e o entretenimento. Tais benefícios também se aplicam em outros domínios da vida humana, como a educação. O uso da tecnologia na educação possibilita o ensino-aprendizagem mais flexível e dinâmico, o que é a temática deste trabalho, com foco na educação infantil. Consideramos, para efeito deste projeto, que os recursos tecnológicos podem estimular o lado cognitivo da criança através das ferramentas que estimulam o lúdico quando, dentre outras formas, as estimula a observar e ouvir histórias. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi implementar uma aplicação contadora de histórias para incentivar e ajudar a formação das crianças no quesito do desenvolvimento cognitivo e lúdico. Para o desenvolvimento do aplicativo proposto, partimos da proposta elaborada por Maia e Carmo (2017), que fizeram o levantamento inicial, a modelagem e a prototipação da ferramenta. O aplicativo desenvolvido possui recursos visuais, armazenamento de áudio, reprodução de histórias com a simulação holográfica e a leitura de arquivo em texto. O produto deste projeto foi avaliado qualitativamente e os seus resultados se mostraram satisfatórios, com isso a consideramos uma ferramenta apta a ser utilizada para estimular o lado cognitivo e lúdico de crianças.
- ItemDesenvolvimento de uma aplicação para auxiliar o processo de desenvolvimento de software.(2017-12-08) Pereira, Ana Paula Dias; Mestre Bruno de Souza Toledo; Doutor Wesley Gomes de Almeida; Mestre Edson Batista de SenaO software é o um dos mais importantes dentre as tecnologias responsáveis pelo crescimento do mercado global. Frente ao rápido crescimento de sua demanda, devido à complexidade dos problemas a serem resolvidos, surge à preocupação por garantir agilidade e economia no processo de desenvolvimento dos produtos de software. Estas discussões posicionam a Engenharia de Software como componente substancial neste processo, em que esta conceituase na determinação e implantação de conceitos de engenharia, a fim de assegurar economia, confiabilidade e eficiência ao produto final. Os métodos ágeis de desenvolvimento de software subsidiam as etapas previstas pela Engenharia de Software e surgiram com o objetivo de criar produtos proficientes dedicando-se menos tempo, passando a serem considerados fundamentais para apropriar a produção de software à grande demanda da sociedade. O método ágil Scrum se destaca dentre os demais pela ênfase dada ao gerenciamento do projeto e por abranger atividades de monitoramento e feedback visando à identificação e a correção de deficiências, tendo como base o planejamento iterativo e incremental. Quando aplicado adequadamente, o Scrum pode contribuir grandemente para o sucesso da produção de software. Portanto, o presente trabalho visou desenvolver o protótipo de uma aplicação web para atuar em pequenos projetos de software, auxiliando equipes iniciantes no âmbito do desenvolvimento ágil, colaborando com algumas das fases do processo de desenvolvimento com base na ferramenta Scrum. Para isso, a pesquisa se baseou na fundamentação teórica sobre Scrum e desenvolvimento de software. A metodologia utilizada é caracterizada como descritiva qualitativa, pois os resultados descrevem os dados obtidos por meios de testes que visaram analisar as funcionalidades gerais do sistema, como também, a experiência dos profissionais ao utilizarem o software. Os dados obtidos indicam que o software segue as normas de usabilidade, sendo interativo e de fácil uso, além de atender como guia prático de Scrum, revelando grande potencial para melhorias e expansões
- ItemDesenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis para o cálculo do dimensionamento de bolsões de contenção de águas pluviais.(2022-12-08) Alves, Matheus Ferreira.; Rodrigues , Paulo Fernando; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoEste trabalho teve por objetivo a construção de uma aplicação voltada para dispositivos móveis que usam o sistema operacional Android, ela é capaz de realizar os cálculos do dimensionamento de Bolsões De Contenção De Águas Pluviais. A aplicação em questão serve para facilitar os cálculos das barraginhas, demandando de seus usuários apenas simples interações com a tela do smartphone, para que seja fornecido a ele um resultado automático e rápido. Para o desenvolvimento da aplicação foram empregadas linguagens de programação, frameworks e ferramentas modernas que proporcionaram aos desenvolvedores melhor rendimento e agilidade. A realização deste projeto se fez necessária no cenário em que não existiam sistemas voltados à resolução dos problemas aqui abordados. O desenvolvimento do software proposto nesta monografia seguiu as etapas de levantamento de requisitos, prototipagem, desenvolvimento, testes e validação. A fim de obter ao final do processo, um aplicativo funcional, simples, seguro e rápido, alcançando então os objetivos estipulados.
- ItemDesenvolvimento de uma aplicação web para inserção do Management 3.0 na ONEBIT(2021-12-15) Sousa, Daniele Cristina de.; Oliveira, João Pedro Assunção; Mestre Dênis Rocha de CarvalhoEste trabalho trata-se de uma proposição de um sistema Web para facilitação da aplicação do Management 3.0 na OneBit. Para seu desenvolvimento foi analisado a atual gestão da empresa júnior e suas possíveis dores. Analisou-se a necessidade da aplicação de uma nova metodologia de gestão, buscando minimizar o número de desengajamentos e desligamentos dentro da empresa. Desta forma, tornou-se viável a aplicação das práticas presentes dentro do Management 3.0, sendo estas: Matriz de Competência, Personal Mapping e Quadro de Delegação. A metodologia utilizada neste estudo contém caráter qualitativo, não sendo sua finalidade a quantificação dos dados, e sim, o levantamento, compreensão e qualificação dos mesmos. Para a implementação do protótipo foi utilizado o framework Bootstrap para agilizar o processo de implementação, o editor de texto Visual Studio Code, a linguagem de Programação Hypertext Processor (PHP) para codificação Web, a Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML), Folhas de Estilo em Cascata (CSS) para estilização, MySQL para banco de dados da plataforma e o XAMPP para servidor local. Com o uso dessas tecnologias, o objetivo deste estudo foi alcançado, desenvolver o protótipo de um sistema Web para aplicação do Management 3.0 na OneBit.
- ItemDesenvolvimento de uma plataforma para aplicação da técnica de gamificação como apoio a disciplina de algoritmos e estruturas de dados I no IFMG - Campus São João Evangelista(2017-12-08) Feitosa, Hatus Daniel Rocha Costa; Santos, Hudson Pimenta dos; Mestra Karina Dutra de Carvalho Lemos; Especialista Ítalo Magno PereiraEste trabalho tem como tema a técnica de gamificação e sua aplicação na disciplina de Algoritmos e Estruturas de Dados I (AED I) do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista (IFMG -SJE). Seu principal objetivo foi o desenvolvimento de uma ferramenta para facilitar a aplicação da gamificação com intuito de estimular e engajar os estudantes no aprendizado de algoritmos. Como metodologia foram aplicados dois questionários, o primeiro visando compreender as dificuldades presentes no aprendizado e o segundo, analisar as possíveis contribuições da gamificação neste contexto. Estes tiveram como amostra três turmas do próprio curso. Como resultados foram constatadas dificuldades no aprendizado de algoritmos,e com a aplicação da técnica pode-se averiguar um aumento na motivação dos estudantes ocasionada pelo desafio e pela competição gerada com o uso da plataforma.
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