Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo)
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Navegando Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo) por Campus "Ouro Preto"
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- ItemA fotografia como recurso didático no ensino de Geografia: a paisagem antropizada em fotos(2024-08-14) André Luiz Barbosa Novais; Doutor Venilson Luciano Benigno FonsecaA fotografia como recurso didático para as aulas de Geografia insere-se no contexto de uma sociedade imagética marcada pelo uso de ferramentas tecnológicas de compartilhamento de informações que propiciam o desenvolvimento de estudantes protagonistas na construção dos saberes e percepções da vida ao seu redor. Deste modo, a pesquisa teve como principal objetivo analisar o uso da fotografia como recurso metodológico no ensino de da Geografia. Para a realização do trabalho delimitou-se o contexto territorial do baixo curso do Rio Doce, no município de Linhares, litoral norte do Espírito Santo, e a região da planície do Rio Marinho, entre os municípios de Cariacica e Vila Velha, que compõe a região metropolitana da Grande Vitória-ES. Os recortes fazem parte dos bairros no entorno de escolas de Ensino Médio consultadas durante a pesquisa para obtenção de informações e resultados de atividades que utilizaram a fotografia com ênfase à interpretação de paisagens. Entre as atividades analisadas cita-se a sondagem de conhecimentos prévios sobre o conceito de paisagem, a realização de oficinas de fotografia e saídas a campo com o objetivo de analisar o uso e a ocupação do solo e os impactos da presença humana e, por fim, a escrita dos estudantes sobre os lugares fotografados por eles. A partir desses procedimentos metodológicos foi possível concluir que a fotografia causa engajamento dos estudantes, desde o planejamento das atividades até a execução e pós-produção utilização de recurso fotográfico, possibilitando o debate sobre as várias formas de compreensão de uma mesma paisagem.
- ItemA Geografia escolar enquanto lócus de abordagens Geoconservacionistas: reflexões sobre o papel de ações de educação geocientífica e ambiental para a formação docente(2024-07-29) Paulo Alexandre Gomes Campos Dutra; Doutora Caroline Delpupo SouzaEsta dissertação tem como objetivo analisar a Geografia Escolar como espaço para a promoção de práticas geoconservacionistas, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Os conceitos centrais de Geodiversidade, Geopatrimônio, Geoconservação, Geoparque e Geoturismo, conhecidos como os "5 G's", são explorados por sua relevância na educação para a conservação. A pesquisa destaca a Geografia Escolar como um ambiente crucial para a disseminação dessas práticas, especialmente devido ao valor educacional atribuído à Geodiversidade. Com o intuito de ampliar o debate e capacitar educadores e estudantes para o desenvolvimento de ações geoconservacionistas, será elaborado um curso de Educação a Distância (EAD) para formação continuada de professores em Geoconservação. O curso visa fornecer fundamentos teóricos e práticos para que os docentes possam integrar discussões e atividades sobre o tema em suas aulas, estimulando maior conscientização e engajamento dos alunos.
- ItemA Pesquisa enquanto instrumento de Ensino de Geografia na Educação Básica: estudo aplicado ao contexto da UMEF Nair Dias Barbosa, Ponta da Fruta, Vila Velha, ES(2024-02-28) Silvino, Julia Larissa Parmagnani; Doutor Leandro de Aguiar e SouzaEste estudo teve como objetivo avaliar a pesquisa científica enquanto metodologia de ensino de Geografia aplicada à educação básica. Busca-se estabelecer relações entre os conceitos estruturantes do ensino de Geografia e o entendimento do contexto local dos alunos residentes em Ponta da Fruta, bairro de Vila Velha/E.S, a partir da utilização da pesquisa científica enquanto metodologia de ensino de Geografia aplicada à educação básica. Por se tratar de um bairro afastado da centralidade do município percebeu-se nos alunos algumas dificuldades de compreenderem seus contextos. Partiu-se da premissa que a pesquisa atrelada ao ensino de Geografia pode ser trabalhada como instrumento em que contextos locais são objetos fundamentais de processos de ensino e aprendizagem. Deste modo, desenvolveu-se um Projeto de Pesquisa Científica aplicado a um ambiente de Ensino de Geografia, no qual um grupo de estudantes ligados ao contexto de Ponta da Fruta trabalharam conceitos geográficos fundamentais, tais como lugar, território, paisagem, região e identidade, através de tal espacialidade. Concluiu-se que a pesquisa científica no ensino de Geografia pode ser metodologia potente para atrelar conceitos estruturantes e o estudo do contexto. Entretanto, tal potencialidade será melhor explorada com a presença da figura do professor-pesquisador e da institucionalização de uma cultura de pesquisa científica na educação básica.
- ItemA relação entre livro didático e recursos hídricos: análise da aproximação de estudantes do 6°ano com a sua realidade(0024-03-25) Silva, Brígida Júnia de Paulo; Doutor Neimar Freitas DuarteO livro didático vem sendo usado como ferramenta de ensino-aprendizagem na educação básica brasileira desde os tempos imperiais. Dada a sua relevância no contexto escolar, é importante avaliar os conteúdos nele veiculados, a fim de verificar em que medida nele se articulam conhecimento teórico e realidade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar três livros didáticos de Geografia do 6° ano do ensino fundamental, com a finalidade de verificar a articulação entre os conteúdos propostos sobre recursos hídricos e a realidade vivida pelo aluno. Para tanto, foi utilizada como percurso teórico-metodológico a técnica de Análise de Conteúdo para seleção e posterior categorização dos dados obtidos sobre o tema recursos hídricos em cada obra. Posteriormente, foi feita a comparação entre os três livros didáticos, a fim de analisar se havia estratégias de aproximação do conteúdo com o estudante. Como resultado, foi possível observar que os livros didáticos analisados buscam, em geral, uma aproximação entre seu conteúdo e a realidade vivida pelo aluno no tocante aos recursos hídricos. Entretanto, alguns aspectos mais específicos do conteúdo são abordados de forma superficial e sem articulação com o cotidiano, não possibilitando a real compreensão da importância do tema para os discentes.
- ItemContribuições da utilização do Google Earth parao ensino de Geografia no período de 2002 a 2022(2024-05-14) Gumiero, Marcelinda Pacheco Nunes Pereira; Doutor Jairo Rodrigues SilvaAs ferramentas pedagógicas digitais estão cada vez mais presentes no ambiente escolar, sendo de suma importância que os estudantes e os professores se apropriem de novas metodologias baseadas na utilização das tecnologias para o ensino da geografia, visando tornar o processo de ensino-aprendizagem cada vez mais eficiente e significativo, principalmente quando consegue fazer que o mesmo enfatize a realidade vivida pelos alunos. Dentre essas novas ferramentas utilizadas nas aulas de geografia é possível constatar a importância da utilização do Google Earth como instrumento didático. Esse é um recurso acessível, gratuito e com funcionalidades que despertam a curiosidade e o interesse do aluno. Esta pesquisa foi de caráter qualitativa indutiva, utilizou o método de análise de conteúdo conforme Bardin, dividido em três etapas: pré-análise, codificação e categorização dos trabalhos publicados. Os dados foram obtidos a partir de pesquisa de artigos científicos sobre o uso do Google Earth no ensino de geografia, publicados na plataforma de busca Google Acadêmico no período entre 2002 a 2022 com objetivo de compreender e analisar as contribuições do Google Earth como ferramenta didática no ensino de geografia. Ao final constatou-se que ocorreu ampliação do uso do Google Earth como recurso didático no ensino de geografia e os trabalhos analisados enfatizaram que o referido recurso contribui para aulas mais práticas e dinâmicas, estimulando a participação dos estudantes, a inclusão digital e favorecendo a aprendizagem de conceitos geográficos importantes para sua formação integral e de qualidade.
- ItemEnsino de processos hidrogeomorfológicos em bacias hidrográficas: contribuições da Geografia Escolar para a construção de conhecimento do estudante da Educação Básica(2024-02-23) Leal, Matheus de Castro; Doutor Diego Alves de OliveiraProcessos hidrogeomorfológicos que ocorrem em bacias hidrográficas podem afetar a qualidade de vida da sociedade, especialmente em áreas urbanizadas. O conhecimento destes processos pode ser considerado um pressuposto básico para uma mudança de percepção da sociedade para com as bacias hidrográficas e para o exercício da cidadania. Nesse sentido, o estudo de temas da Geografia Física se faz importante no decorrer dos anos/séries da Educação Básica. A ênfase da pesquisa é no ensino de Geografia com o objetivo de contribuir para a construção de conhecimento do estudante da Educação Básica, anos finais do Ensino Fundamental, no que refere ao estudo dos processos hidrogeomorfológicos que ocorrem em bacias hidrográficas, tais como a infiltração, o escoamento superficial, a evapotranspiração, as inundações, os alagamentos e as enchentes, com ênfase nas áreas urbanas. Os dados foram coletados junto aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental no ano de 2023. A pesquisa foi aplicada em uma escola de Educação Básica situada na bacia hidrográfica do Córrego Ferrugem, afluente da bacia hidrográfica do rio Arrudas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa está organizada nas seguintes etapas: 1) conhecimento prévio dos estudantes a partir da aplicação de questionário; 2) realização de atividades que contribuem para a construção de conhecimentos significativos; 3) segunda aplicação do mesmo questionário para verificar a eficiência da sequência didática na construção de conhecimento significativo. Os resultados apontaram para um desconhecimento dos alunos em relação aos elementos que compõem uma bacia hidrográfica, às causas de fenômenos como enchentes, inundações e alagamentos, e a confusão destes processos. Além disso, mostraram que os estudantes até o 6° ano, não se reconhecem como integrantes/ocupantes de bacias hidrográficas. Dessa forma, atividades como maquetes são uma boa estratégia para construção de conhecimento sobre o tema. Propõe-se, no âmbito do mestrado profissional, a sequência didática, composta por atividades baseadas na educação ambiental, no estudo do meio, na Cartografia, na construção de maquete e no trabalho de campo, como produto técnico.
- ItemNo meio do caminho tem escola? Mineração e ensino de Geografia nas práticas pedagógicas docentes no município de Itabira/MG(0024-08-29) Lage, Paulo Cabral; Doutor Paulo Eduardo Alves Borges da SilvaEsta dissertação de mestrado busca resgatar o debate sobre os impactos socioambientais na cidade de Itabira/MG, investigando suas relações com a prática pedagógica de professores de Geografia que trabalham no município. Itabira, a “ cidade do ferro”, é berço da Companhia Vale do Rio Doce, fundada no município em 1942, e hoje uma das maiores empresas mineradoras do mundo. O estudo se ampara em uma revisão bibliográfica sobre o tema, de forma a apresentar o contexto histórico da atividade mineradora no território itabirano e os impactos socioambientais dela decorrentes. Busca também refletir sobre o papel da Escola e da Geografia no contexto da educação pública brasileira. Analisa os documentos orientadores da prática pedagógica em Geografia (BNCC e CRMG) e coleções didáticas utilizadas nas escolas para investigar de que forma o tema da Mineração aparece nesses documentos. E, através da aplicação de questionários, como o tema se materializa na prática pedagógica dos professores de Geografia em escolas estaduais e municipais de Itabira.
- ItemTrabalho de campo virtual no Parque Estadual do Rio Doce: uma possibilidade didática para a geografia escolar(2024-09-06) Santos, Saul Lima; Doutor Fulvio CupolilloO trabalho de campo é uma ferramenta fundamental para a ciência geográfica desde os seus primórdios. Na geografia escolar, esse método didático é fundamental para proporcionar aos estudantes uma aprendizagem prática acerca de conteúdos previamente trabalhados. Contudo, há um negligenciamento dessa ferramenta didática, sobretudo quando se trata do ensino de questões físico-naturais, na educação pública do Brasil. Isso se explica por diversos fatores que vão desde a inexistência de recursos financeiros para sua realização, à distância geográfica entre a escola e as áreas de estudo, como unidades de conservação ambiental. Nesse sentido, este projeto propõe a construção de um trabalho de campo virtual com recursos de realidade virtual e vídeos imersivos, utilizando o Parque Estadual do Rio Doce, objeto de estudo. O intuito deste trabalho é proporcionar uma ferramenta de ensino interativa, de baixo custo e fácil implementação, capaz de suprir a carência pelo trabalho de campo no ensino básico, sempre que sua forma presencial for inviável.