Bacharelado em Agronomia
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Agronomia por Orientador "Doutor Luciano Donizete Gonçalves"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAspectos técnicos da vernalização na produção do alho.(2021-05-06) Rodrigues, Pedro Henrique Teixeira.; Doutor Luciano Donizete GonçalvesO alho (Allium sativum L.) é uma cultura olerícola que, ao longo das últimas décadas, tem sido muito explorado no país e no mundo, em função do grande consumo mundial, com grande participação na alimentação. O Brasil, mesmo sendo um país sem clima favorável para essa cultura ter seu desenvolvimento, é um produtor de alho comercial, mas, atualmente, ainda não é capaz de suprir toda a demanda do mercado consumidor interno, sendo necessário, então, um grande volume de importação. Alguns desafios encontrados por produtores de alho são notáveis no Brasil, principalmente nas regiões produtoras de clima tropical, pois se trata de uma cultura com exigências fisiológicas que dependem de condições climáticas adequadas para seu desenvolvimento natural. Existem três grupos de cultivares que podem ser plantadas no Brasil - as de ciclo precoce, médio e tardio, sendo que esta última apresenta uma alta exigência em fotoperíodo longo e temperaturas baixas, para que a bulbificação ocorra de forma natural em campo. Este grupo de cultivares também é o que apresenta a produção mais desejável, com bulbilhos mais graúdos e alta conservação pós-colheita. Para este grupo, a vernalização é muito utilizada no tratamento do alho-semente, consistindo o tratamento deste em câmaras frias para indução da bulbificação nestas cultivares que não apresentariam a bulbificação em condições naturais de cultivo no Brasil. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica mostrando resultados com desempenho do alho-semente em diversas regiões do País, submetidas ao emprego de diferentes faixas de temperatura na vernalização positiva e negativa em câmara fria. Observou-se que, tradicionalmente, utiliza-se a técnica com emprego de temperatura de 3 °C a 4 °C, por um período de 40 a 60 dias, o que garante a bulbificação e uma redução considerável no ciclo da cultura. Por outro lado, mais recentemente, têm sido empregadas faixas de temperaturas negativas, variando de -1 °C a -3 °C, o que proporcionou um aumento considerável na produtividade e um aumento do ciclo da cultura. Observa-se assim que, embora a vernalização já tenha sido empregada há algum tempo, com aplicação de uma faixa de temperatura positiva, novos trabalhos demonstram a viabilidade de alteração com grande efeito na produtividade da cultura, o que carece ainda de novas pesquisas para melhor comprovação dos seus efeitos e vantagens.
- ItemAvaliação de características produtivas de clone de batatas (Solanum tuberosum) com aptidão para indústrias de chips(2024-08-19) Pinheiro, Valentiny Cristina Sousa; Doutor Luciano Donizete GonçalvesA cultura da batata ( Solanum tuberosum ) possui relevância econômica significativa, sobretudo para o setor industrial voltado para chips, que busca tubérculos com atributos específicos , como matéria seca acima de 20%, formato mais ovalado e sem presença de defeitos para assegurar a excelência do produto final. O presente trabalho teve como objetivo avaliar características produtivas de clones de batata com o intuito de determinar quais possuem potencial para indústria . No experimento foram avaliados 22 clones que apresentam tolerância ao calor , oriundos do Programa de Melhoramento Genético de Batata da Universidade Federal de Lavras (PROBATATA/UFLA) e 2 testemunhas (Atlantic e Asterix). O plantio foi conduzido no Setor de Olericultura do Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí, sendo adotado um espaçamento de 0,80 m x 0,30 m. O experimento foi conduzido na safra de inverno de 2023, avaliando-se os seguintes caracteres: Formato de tubérculo, Profundidade de olhos, Peso específico, Teor de Matéria seca, e Incidência de defeitos. Os resultados obtidos indicaram variância estatística significativa nos aspectos avaliados. Considerando-se os resultados encontrados neste trabalho, identificaram-se possíveis clones com alto desempenho genético, e, no âmbito geral de avaliações, os clones que se destacaram foram: CCF31-09; CCF21-03; CCF23-01; CCF02 -05; CCF22-10; CCF22-02; CCF21-15; CCF24-13; CCF01-20; CCF25-06; CCF04-16; CCF02-19; CCF01-04; CCF25-08; CCF03-09; CCF14-12; CCF32-04.
- ItemAvaliação de clones de batata com aptidão para indústria de chips(2024-08-21) Paula, Emanuelly Lopes de; Doutor Luciano Donizete GonçalvesA batata (Solanum tuberosum L.) é uma hortaliça do tipo tubérculo, pertencente a família Solanaceae. É uma cultura de grande importância econômica, devido à sua valiosa composição nutricional e grande versatilidade, podendo ser consumida frita ou in natura. O mercado de chips tem se desenvolvido bastante, provocando uma pressão para o aumento da produção de batatas, que atendem às demandas específicas deste setor. Entretanto, no Brasil, a produção de chips é atendida principalmente pela cultivar Atlantic, originária de países de clima temperado e não se adapta muito bem às condições tropicais do Brasil, resultando em um baixo aproveitamento do seu potencial produtivo. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial agronômico de clones de batatas, com características superiores e com boa aptidão para indústria de chips. O experimento foi conduzido no Setor de Olericultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí. Foram avaliados 44 materiais genéticos, destes, 43 são oriundos do programa de melhoramento genético de batata da Universidade Federal de Lavras (PROBATATA-UFLA), previamente selecionados para tolerância ao calor, e uma testemunha, cultivar Atlantic. O delineamento utilizado foi o de blocos incompletos. Os caracteres avaliados dividiam-se em características de produtividade (teor de massa seca e peso médio dos tubérculos) e de características de aparência (formato de tubérculos, profundidade de olhos e aparência geral dos tubérculos). Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. Observou-se que alguns clones se destacaram mais em relação aos outros, como os clones CCF24-13, CCF22-10, CCF02-19, CCF25-08, CCF01-20, CCF23-01 e CCF03-09, que apresentaram elevado peso médio de tubérculos. Destacou-se o clone CCF24-13, que apresentou bons resultados para peso médio, matéria seca e formato de tubérculos, sendo um clone promissor, com características desejáveis para indústria de chips.
- ItemAvaliação de diferentes espaçamentos no desenvolvimento vegetativo e produtivo do quiabeiro(2024-08-05) Moura Junior, Charles Reis; Doutor Luciano Donizete GonçalvesO quiabo é uma hortaliça de grande valor nutricional e sua versatilidade culinária, bem como sua adaptabilidade a diferentes condições climáticas, fazem dele uma opção interessante para cultivos olerícolas. Contudo, aspectos relacionados ao seu desenvolvimento e manejo ainda precisam de maiores estudos para permitir incrementos de produtividade. O cultivo sob diferentes espaçamentos pode interferir na emissão de ramificações laterais, alterando assim sua produção. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência de diferentes espaçamentos entre linhas sobre o desenvolvimento vegetativo e a produção da cultivar de quiabeiro 'Santa Cruz 47'. Empregou-se um delineamento em blocos casualizados, com cinco diferentes espaçamentos entre linhas (0,80; 0,90; 1,00; 1,10 e 1,20 m). Observou-se que a maior densidade de plantas, resultou em um menor número de frutos por planta. No entanto, essa maior densidade proporcionou as maiores produtividades, sugerindo a importância do espaçamento adequado para otimizar a produção de quiabo. Esses resultados fornecem insights valiosos para agricultores e pesquisadores interessados na maximização do rendimento dessa hortaliça.
- ItemCaracterísticas morfológicas de clones de batata com aptidão para indústria de chips(2024-08-19) Pio, Joyce de Sousa; Doutor Luciano Donizete Gonçalves; Mestra Letícia Novais PáduaA batata é uma hortaliça herbácea, do grupo das raízes e tubérculos, pertencente à espécie botânica Solanum tuberosum L., da família Solanaceae. Apresenta extrema importância na alimentação humana, compondo a dieta de muitas famílias brasileiras, podendo ser consumida in natura ou industrializada, na forma de chips, pré-fritas congeladas e batata palha. Atualmente o consumo de batata chips, vem crescendo consideravelmente no Brasil, sendo necessárias cultivares adaptadas às condições climáticas, com características de interesse industrial, como alto teor de matéria seca, baixo teor de açúcar, formato arredondado e gemas vegetativas superficiais. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar clones de batata do Programa de Melhoramento Genético da Batata da Universidade Federal de Lavras em relação aos caracteres morfológicos e de desenvolvimento. O experimento foi conduzido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Bambuí, sendo utilizados 22 materiais genéticos distintos; destes, 20 são clones experimentais oriundos do programa de melhoramento de batata da Universidade Federal de Lavras (PROBATATA/UFLA) e dois são cultivares comerciais (Atlantic e Asterix), empregadas neste trabalho como testemunhas. As avaliações realizadas foram: emergência dos tubérculos, número de hastes, altura da planta, hábito de crescimento, cor da flor, pigmentação da haste da planta, ondulação das bordas dos folíolos, tamanho do folíolo, cobertura de folhagem, presença de asas e incidência de doenças. Os resultados encontrados demostram que alguns clones se destacaram mais em relação aos outros, como por exemplo, os clones CCF25-08, CCF02-05, CCF24-13, CCF03-09, CCF12-11 e CCF01-12 que apresentaram baixa incidência de requeima, e não demonstraram presença de virose, além de apresentarem características morfológicas de interesse. Os resultados confirmam a diversidade morfológica presente entre os clones avaliados, constituindo marcadores morfológicos importantes que poderão ser utilizados nos processos de registro de novas cultivares após a avaliação das características produtivas e de qualidade que têm sido realizada concomitantemente a este trabalho.
- ItemEfeito da aplicação de diferentes doses de biofertilizantes na produção de mudas de cebola e de repolho(2024-08-20) Ferreira, Layane Elen Vaz; Doutor Luciano Donizete GonçalvesNo cultivo de hortaliças, a etapa de produção das mudas é crucial e impacta diretamente todo o sistema de produção. Neste aspecto, o uso de substrato de alta qualidade combinado com uma adubação adequada é fundamental para assegurar o pleno desenvolvimento das mudas. Objetivou-se com este trabalho avaliar o desenvolvimento de mudas de cebola e repolho em diferentes doses de biofertilizantes. O experimento foi conduzido na casa de vegetação, no setor de olericultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Bambuí. O delineamento estatístico adotado foi inteiramente casualizado, sendo que os tratamentos consistiram em cinco doses do biofertilizante (0;0,1;0,2;0,3 e 0,4 mL planta-1), com quatro repetições. Decorridos 36 dias após o plantio para a cultura da cebola e 45 dias após o plantio para a cultura do repolho foram realizadas as avaliações. As seguintes avaliações foram realizadas: altura, diâmetro de pseudocaule, comprimento de raiz matéria seca da parte aérea e matéria seca da raiz. As variáveis analisadas na cultura da cebola mostraram resultados positivos com as doses de biofertilizante aplicadas, sendo mais recomendadas as doses a partir de 0,2 mL. Para a cultura do repolho, a dose mais indicada é de 0,4 mL.