Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Doutor Marcelo Loran de Oliveira Freitas"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAssociação do fungicida biológico bombardeiro com diferentes fungicidas químicos sistêmicos para o controle de ferrugem no cafeeiro (Hemileia vastatrix).(2024-08-15) Amâncio, Gabriela Luzia; Doutor Marcelo Loran de Oliveira FreitasA ferrugem do cafeeiro, causada pelo fungo Hemileia vastatrix, é a doença mais significativa na cafeicultura, resultando em grandes perdas de produtividade. Embora o manejo químico seja eficaz, ele é prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana, devido ao alto consumo de agrotóxicos no Brasil. Além disso, os altos custos e a resistência dos fungos aos químicos impulsionam a busca por métodos mais sustentáveis. A necessidade de métodos alternativos para controlar a ferrugem, com menor impacto ambiental, é um desafio constante para os pesquisadores. Desse modo o trabalho foi desenvolvido na lavoura de café do Instituto Federal de Minas Gerais-Campus Bambuí, cujo a cultivar é a Rubi, com 12 anos de idade e 2 anos desde a última recepa no ano de 2021, no espaçamento adensado 3,0 x 0,70 metros. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições, considerando um experimento balanceado. Cada parcela foi constituída de uma fileira de plantas com dez plantas na linha, sendo as oito plantas centrais consideradas úteis. Foram avaliados, mensalmente, a incidência e a severidade da ferrugem a partir do início de outubro de 2023 até o término em fevereiro de 2024, observando-se os sintomas em oito folhas por planta, no terço médio ao acaso, do 3º par de folhas, nas duas faces do cafeeiro, totalizando 64 folhas, em oito plantas, por parcela útil, sendo registrada a porcentagem da severidade da ferrugem nas folhas. Os tratamentos consistiram em programas de manejo com alterações na sequência, dose e tipo de produto. Após as avaliações, constatou-se que não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os tratamentos onde houve aplicação, sendo todos inferiores à testemunha. Portanto, concluímos que o controle biológico com o fungicida Bombardeiro é eficaz para a ferrugem (Hemileia vastatrix).
- ItemAvaliação da eficiência de fungicidas para o controle do fungo Colletotrichum truncatum agente etiológico da Antracnose da soja(2023-06-20) Oliveira, Luanna Ingrid Samantha Machado de; Doutor Marcelo Loran de Oliveira FreitasOLIVEIRA. L. I. S. M. Avaliação da eficiência de fungicidas para o controle do fungo Colletotrichum truncatum agente etiológico da antracnose da soja. Bambuí: IFMG campus Bambuí, 2023. 31 p. A antracnose da soja, causada pelo fungo, Colletotrichum truncatum, é uma doença foliar que afeta significativamente a produtividade e a qualidade das plantações de soja, várias regiões do mundo e vem causando vários prejuízos, pincipalmente, econômico. O uso de fungicidas é uma das principais estratégias para o controle dessa doença; porém, é fundamental avaliar a eficiência desses produtos no combate ao patógeno, pois nem sempre os produtos têm tanta eficiência como esperamos, por diversos motivos, sejam eles: questões climáticas, de umidade, temperatura ou até mesmo de ambiente. Neste trabalho, foi realizado um estudo para avaliar a eficiência de diferentes fungicidas, com diferentes ingredientes ativos, no controle de Colletotrichum truncatum, através de um bioensaio, utilizando 9 ml de meio de cultura BDA, em placas de petri, com 1 ml do produto de cada tratamento. Fez-se a diluição do produto, em solução estoque, com acetona pura e água destilada e, posteriormente, outra diluição em água destilada pura, para obtenção da solução, a 100 ppm, e adicionando-as às placas ao meio de cultura. Em seguida, as placas receberam o micélio de 5 mm de diâmetro, do isolado, através da repicagem de placas com o isolado de origem, vedadas com plástico filme e levadas para a B.O.D, a 25° C. As avaliações foram iniciadas no dia seguinte, com o uso de um parquímetro digital, medindo o eixo x e y, sendo realizadas a cada 24h, até que a testemunha tomasse toda a placa. As avaliações duraram 11 dias. Os dados foram analisados pelo sistema sisvar, através do teste de Scott Knott a 5% e as médias, pelo IVCM – índice de velocidade de crescimento micelial. Após a análise de dados, verificou-se que o produto Score flexi foi o mais eficiente para o controle do isolado. Por não ser um produto registrado para antracnose da soja, sugeriu-se que estudos fossem feitos para que se comprovasse o motivo de os produtos não registrados serem mais eficientes que os registrados, visando fornecer informações úteis para a tomada de decisões sobre o manejo da antracnose da soja.
- ItemAvaliação da incidência de ferugem do cafeeiro em relação ao alinhamento de plantio(2021-05-04) Morais, Diego Henrique Chaves; Doutor Marcelo Loran de Oliveira FreitasA cafeicultura apresenta grande importância social e econômica tanto Brasil quanto no mundo, entretanto diversas doenças prejudicam esta cultura. Entre elas, a ferrugem do cafeeiro, causada pelo fungo Hemileia vastatrix, é considerada como uma das mais prejudiciais. Dentre os fatores que interferem o ciclo desta doença, as condições ambientais, que nem sempre se manifestam de maneira uniforme em toda a extensão da planta, apresentam-se como um dos mais importantes, exigindo reflexões. Com o objetivo de avaliar a incidência da ferrugem do cafeeiro em relação aos terços e lados da planta, o presente trabalho foi realizado na fazenda Água Limpa, no município de Campos Altos, Minas Gerais. O experimento foi realizado em nível de campo em uma lavoura de café (C. arabica. L.), cultivar Catuaí Amarelo IAC 62, com 10 anos de idade, implantada no espaçamento de 3,6 m x 0,8 m, em sistema convencional de manejo. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado (DIC), seguindo o esquema com quatro tratamentos (face norte, face sul, terço médio e terço inferior) e 640 repetições. Foram realizadas 3 avaliações, sendo que cada avaliação foi feita nas 640 plantas marcadas na gleba homogenia, onde foi conduzido o experimento. Cada planta foi avaliada no terceiro ou quarto par de folhas, em dois ramos no terço inferior e dois ramos no terço médio, em ambas as faces, (face voltada para o norte, e face voltada para o sul). Sendo assim, foram analisados 8 pares de folhas em cada planta. Nas análises de cada par de folha, avaliaram-se a presença e a ausência de sinais da doença, caracterizadas como presença de estruturas do fungo na planta (esporulação). Após a obtenção e o processamento dos dados, obteve-se a seguinte conclusão: o terço inferior das plantas avaliadas apresentou maior incidência de ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix), em comparativo com o terço médio na fase inicial da epidemia. Já as faces de exposição da planta, voltadas para o sul e para o norte, não apresentaram diferenças significativas quanto à incidência da doença. Quando analisada a planta no geral, a doença apresentou uma curva de progresso ascendente, apresentando um maior número de plantas infectadas a cada avaliação realizada.
- ItemInibição da germinação dos esporos da Phakopsora Pachyrhizi pelos mesmos fungicidas aplicados em campo para o controle da Ferrugem-Asiática na cultura da soja(2023-06-19) Morais Junior, Carlos Pedro de; Doutor Marcelo Loran de Oliveira FreitasO setor agrícola brasileiro tem forte influência da soja, sendo ela uma das culturas mais importantes em termos de economia nacional. No entanto, a incidência de doenças compromete a produtividade, e, entre elas, a mais severa com a cultura é a ferrugem-asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Uma das principais medidas de controle da ferrugem é a utilização de fungicidas, mas, com a intensidade e repetitividade do uso, o fungo vem desenvolvendo certa resistência. Por isso, torna-se importante a realização de testes a fim de se constatar essa resistência, visando à busca por soluções. A fim de contribuir com um recorte local sobre o tema, a presente pesquisa objetivou avaliar a eficiência de fungicidas sobre a ferrugem na cultura da soja. Para isso, testou a eficácia em inibição de germinação dos esporos da ferrugem de três fungicidas bastante utilizados na região em que ocorre o experimento: Alade, Score Flexi e Cypress 400 EC, todos da Syngenta. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e experimental, cujo método é caracterizado pelo teste da folha destacada, indicado pelo Comitê de Ação à Resistência a Fungicidas (FRAC), com análise dos produtos em laboratório por meio de teste de germinação in vitro. Constatou-se que a eficácia dos fungicidas testados foi majoritariamente alta, tendo somente o Cypress 400 EC em dosagem de 1,1 ppm não atingido 100% de inibição de germinação. O mesmo fungicida, quando em dosagem de 2,3 ppm, apresentou eficácia total. Os potenciais causas apontadas para os demais fungicidas não terem sua eficácia também reduzida na mesma dosagem foram a presença da carboxamida benzovindiflupir no Alade e o provável desenvolvimento de maior resistência ao ciproconazol do que ao propiconazol do Score Flexi pelo fungo, nessa lavoura. Foi observado resultado controverso na comparação entre Cypress e Score Flexi, indicando ser interessante a realização de testes futuros, na mesma e em outras lavouras.
- ItemUtilização de produtos foliares no cafeeiro durante a aplicação do fungicida opera visando diminuição da fitotoxidade(2023-06-23) Ferreira, Luís Otávio; Doutor Marcelo Loran de Oliveira FreitasAlgumas doenças fúngicas que afetam a cultura do café, como a ferrugem, tornam indispensável a utilização de defensivos agrícolas para amenizar os danos causados às plantas. Porém, alguns defensivos agrícolas à base de triazóis interrompem ou retardam o desenvolvimento e o progresso vegetativo das plantas. O presente estudo avaliou a aplicação de alguns produtos foliares em conjunto ao princípio ativo epoxiconazol presente no fungicida Opera, em dose comercial recomendada, para se buscar respostas sobre qual produto consegue diminuir os danos causados pela toxidez do fungicida. O experimento foi conduzido em plantas de café recepadas da variedade Rubi Mg 1185, no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí. Foram estabelecidos blocos casualizados num total de 4, contando com 6 tratamentos, sendo 10 plantas por parcela, com avaliação útil das 8 plantas centrais visando diminuir a contaminação durante a aplicação dos produtos. O primeiro (T1) somente com fungicida Opera, (T2) com Fungicida Opera mais extrato de algas (Fertiactyl), (T3) Fungicida Opera mais Stimulate, (T4) Fungicida Opera mais Physio Crop, (T5) Fungicida Opera mais uma fonte de sacarose, utilizamos açúcar, e no sexto tratamento (T6) a testemunha foi tratada somente com água. Em todos os tratamentos foi acrescentado uma fonte de boro (ácido bórico), a fim de controlar efeitos semelhantes na folha de deficiência, que são parecidos com a intoxicação por epoxiconazol.
- ItemViabilidade dos Uredósporos da Hemileia Vastatrix(2023-12-19) Doutor Marcelo Loran de Oliveira FreitasA ferrugem alaranjada e a principal doença do café, sendo causada pelo fungo Hemileia vastatrix, sendo sua ocorrência é influenciada pela chuva e pelo potencial produtivo da planta. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade dos uredósporos da Hemileia vastatrix coletado na lavoura de café do IFMG Campus Bambuí em 09/11/2023. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Fitopatologia do IFMG Campus Bambuí. Foram coletadas folhas esporuladas da ferrugem alaranjada do café e levadas para análises. Os esporos foram coletados raspando as folhas com um pincel seco para um recipiente com água, em seguida a amostra foi distribuída em placas de Petri para realização da contagem de germinação do fungo. Foram utilizadas 10 placas de Petri para cada área, totalizando 20 placas, e depositada 2ml da suspensão de esporos em cada uma. Após 24 horas, na ausência de luz desde o início do experimento, foi realizada análise em microscópio. Foram contabilizados 50 esporos por placa de Petri, incluindo os germinados e não germinados. Em seguida, foi realizado o cálculo de proporção de porcentagem, e os dados foram submetidos a análise de variância. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (DIC), com dois talhões avaliados. O resultado referente a taxa de germinação do patógeno, revelou que não houve diferença significativas entre os dois talhões de café analisados. Foi observado uma baixa germinação do fungo, mesmo diante das condições favoráveis para o seu desenvolvimento.