Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
- ItemRelatório técnico científico: avaliação do uso de diferentes fertilizantes para o híbrido de milho NK520 VIP 3® na região de Piumhi- MG(2024-08-22) Vinhal, João Paulo Boaventura; Doutor Carlos Manoel de OliveiraA cultura do milho (Zea mayz L.) caracteriza-se como uma das culturas mais plantadas no mundo, sendo de suma importância para o agronegócio brasileiro. Na busca por novas tecnologias, a busca por fertilizantes mais eficientes se destaca. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo avaliar o resultado do uso de diferentes fertilizantes para o híbrido NK520 VIP3, da Empresa Syngenta. Foram utilizadas como tratamentos 300 kg de 12-16-13 convencional, 200 kg de 23-14-14 liberação controlada, 300 kg de 12-16-13 convencional + 70 kg de primasea granulado, 300 kg de12-16-13 convencional + 100 kg de primasea pó e 200 kg de 03-15-12 organomineral + 100 kg Nitrato. As avaliações realizadas foram: comprimento de raiz, massa fresca de raiz, volume de raiz, massa fresca de parte aérea, volume parte aérea e produtividade. Para esses fertilizantes, o híbrido em questão não apresentou diferença significativa para nenhuma das avaliações realizadas.
- ItemUniformidade de distribuição de líquido de pontas de pulverização hidráulica em mesa padronizada(2024-08-16) Spinacé, Pietro Serrano; Doutor Robson Shigueaki SasakiUm dos maiores desafios da aplicação eficiente de defensivos agrícolas é a baixa uniformidade da aplicação, fazendo com que a gota não atinja o local desejado ou atinja em excesso, reduzindo, assim, a eficiência no controle do patógeno ou da planta daninha e gerar problemas de fitotoxidade na cultura de interesse econômico implantada. Na aplicação de defensivos agrícolas, diversos equipamentos são utilizados para realizar a fragmentação do líquido em gotas, empregando-se equipamentos como pulverizadores hidráulicos tratorizados e pulverizadores autopropelidos. Ao utilizar pulverizadores hidráulicos, um componente essencial para executar uma aplicação uniforme são as pontas de pulverização, uma vez que determinam a vazão de líquido, o espectro e população de gotas e a uniformidade de distribuição de líquido sob o alvo. Quanto menor a variação na quantidade de líquido depositado sobre o alvo, melhor será a uniformidade de distribuição de líquido, que também melhorá a qualidade da aplicação e diminuirá o coeficiente de variação (CV%). Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a uniformidade de distribuição de líquido das pontas de pulverização, modelos AD/D “ANTI-DERIVA” DUPLO 110º AD-007/D Peta®; AD-03/D Magnojet®; AD-04/D Magnojet®, Leque-110/020 ppb®; Leque-110/030 ppb®, utilizando-se uma mesa padronizada, contruída de acordo com os padrões das normas ISO 5682/1 (ISO 2017) e ASTM E641-01 (2012), visando encontrar as melhores condições operacionais de aplicação para cada modelo de ponta de pulverização hidráulica avaliada sobre a interferência da altura da barra de pulverização e a pressão de trabalho.
- ItemAvaliação da sanidade de híbridos de milho safrinha, em relação à helmintosporiose e bipolaris, nas regiões de Bambuí, Iguatama, Medeiros e Luz, em virtude de suas características, local de cultivo e do manejo adotado(2024-08-19) Silva, Petry Ambrósio Satil da; Doutor Marcelo Loram de Oliveira FreitasO Brasil é um dos maiores produtores de milho no mundo, com uma vasta área plantada e produção significativa. A escolha do híbrido e do manejo fitossanitário influencia diretamente a incidência de pragas e doenças na lavoura, pois os híbridos resistentes apresentam menor suscetibilidade a certas pragas e doenças. Fatores como clima, solo e práticas de manejo também impactam a infestação de patógenos, com destaque para doenças como Bipolaris, Helmintosporiose, Mancha Branca e Cercosporiose. O presente trabalho investiga a influência das características do híbrido, do local de cultivo e do manejo na incidência de pragas e doenças na cultura do milho. Considerando a importância do milho na agricultura brasileira, e o seu alto cultivo na safrinha, foram analisadas onze fazendas no estado de Minas Gerais, nas regiões de Bambuí, Iguatama, Medeiros e Luz. O estudo busca correlacionar as variações na incidência de Complexo de Mancha Foliar, composto pelas doenças Helmintosporiose e Bipolaris, com as características do material genético utilizado, local inplantado e manejo fitossanitario utilizando; tendo por fim a indicação de quais híbridos e regiões obtiveram melhores resultado em relação à infecção dos patógenos. Os resultados indicaram que os híbridos P 3707 VYH – Pioneer, K 7510 VIP 3 – KWS e Supremo VIP 3 – Syngentas são os mais indicados para o cultivo de milho safrinha, em virtude da ausência da doença, enquanto que a Região de Medeiros foi a que expressou menores números de infecção, e é a mais indicada para o cultivo de milho nessa mesma época.
- ItemPerfil e uniformidade de distribuição de líquido de pontas de pulverização hidráulica jato cônico(2024-08-21) Macedo, Henrique Gomes; Doutor Robson Shigueaki SasakiA utilização de pontas de pulverização hidráulica é uma ferramenta de suma importância no controle fitossanitário de uma lavoura. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi: 1) Avaliar uniformidade de distribuição de líquidos e 2) Avaliar perfil de distribuição de líquido. O presente trabalho avaliou o comportamento de três modelos de ponta cone vazio, nas pressões de 300, 400 e 500 kPa e a altura do alvo de 0,4 e 0,5 metros. Utilizando uma mesa padronizada, a coleta das gotas e provetas para quantificação do volume de líquido, calculando o coeficiente de variação das mesmas, foi possível observar distintos valores, situações com baixo CV e outras com elevado CV, o que indica uma má distribuição volumétrica. Analisando também o perfil de distribuição individual dessas pontas, foram encontradas projeções que são comuns em pontas cone vazio, sendo depressão na zona central do jato e concentração de gotas na projeção do jato.
- ItemAssociação do fungicida biológico bombardeiro com diferentes fungicidas químicos sistêmicos para o controle de ferrugem no cafeeiro (Hemileia vastatrix).(2024-08-15) Amâncio, Gabriela Luzia; Doutor Marcelo Loran de Oliveira FreitasA ferrugem do cafeeiro, causada pelo fungo Hemileia vastatrix, é a doença mais significativa na cafeicultura, resultando em grandes perdas de produtividade. Embora o manejo químico seja eficaz, ele é prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana, devido ao alto consumo de agrotóxicos no Brasil. Além disso, os altos custos e a resistência dos fungos aos químicos impulsionam a busca por métodos mais sustentáveis. A necessidade de métodos alternativos para controlar a ferrugem, com menor impacto ambiental, é um desafio constante para os pesquisadores. Desse modo o trabalho foi desenvolvido na lavoura de café do Instituto Federal de Minas Gerais-Campus Bambuí, cujo a cultivar é a Rubi, com 12 anos de idade e 2 anos desde a última recepa no ano de 2021, no espaçamento adensado 3,0 x 0,70 metros. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições, considerando um experimento balanceado. Cada parcela foi constituída de uma fileira de plantas com dez plantas na linha, sendo as oito plantas centrais consideradas úteis. Foram avaliados, mensalmente, a incidência e a severidade da ferrugem a partir do início de outubro de 2023 até o término em fevereiro de 2024, observando-se os sintomas em oito folhas por planta, no terço médio ao acaso, do 3º par de folhas, nas duas faces do cafeeiro, totalizando 64 folhas, em oito plantas, por parcela útil, sendo registrada a porcentagem da severidade da ferrugem nas folhas. Os tratamentos consistiram em programas de manejo com alterações na sequência, dose e tipo de produto. Após as avaliações, constatou-se que não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os tratamentos onde houve aplicação, sendo todos inferiores à testemunha. Portanto, concluímos que o controle biológico com o fungicida Bombardeiro é eficaz para a ferrugem (Hemileia vastatrix).