Licenciatura em Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Orientador "Mestre Tiago de Oliveira Dias"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Lei 13.415/2017 e a Reforma do Ensino Médio no Brasil(2017-12-12) Barreto, Gabrielle Braga; Silva, Leucilene Pereira da; Mestre Tiago de Oliveira DiasO presente trabalho versa sobre as alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB) impostas pela Lei 13.415/2017, a chamada lei da reforma do Ensino Médio. Apresentamos aqui uma análise crítica da lei, com levantamento de possíveis pontos críticos que possibilitarão um entendimento do processo de transição e compreensão do impacto das mudanças na vida dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental traçando paralelos entre os textos oficias da legislação e documentos que os nortearam, provenientes de entidades da sociedade civil. Apesar da aparente necessidade da reforma educacional no Ensino Médio, a maneira como veio proposta através de Medida Provisória (MP), em 2016, que passou a lei em 2017, não seguiu um caminho de discussões amplas e produziu um documento que atende às necessidades de um grupo específico da sociedade.
- ItemEstudo do Índice de Desenvolvimento Humano e dos Indicadores de Desempenho em Matemática dos municípios pertencentes às microrregiões de Guanhães e Peçanha-MG(2018-06-30) Anjos, Lilian Ferreira dos; Mestre Tiago de Oliveira DiasO presente trabalho tem como principal objetivo investigar se há correlação entre os indicadores sociais e os indicadores educacionais das microrregiões de Guanhães e Peçanha. Foram utilizados os indicadores educacionais - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica e Prova Brasil – e o indicador social – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - nas microrregiões citadas. O estudo se deu a partir do tratamento e análise de dados de órgãos públicos estaduais e federais. O desenvolvimento do trabalho foi possível por meio do conhecimento de cada índice estudado e apresenta, através dos Testes de Spearman e Kendall, se há correlação estatística entre os índices educacionais e social. Os resultados mostraram que as variáveis foco deste estudo não se correlacionam, devido às especificidades dos índices estudados, sendo possível concluir que os indicadores, apesar de medirem fatores interligados ao eixo educação, apresentam características distintas, Sendo o índice social ligado à escolaridade de toda população, enquanto os índices educacionais, ao desempenho educacional da população em idade escolar, o que justifica a ausência de correlação dos dados.
- ItemÍndices de reprovação e instrumentos avaliativos: uma análise de sua relação na formação básica comum ofertada ao ensino médio no IFMG/SJE(2018-12-11) Bicalho, Ana Luísa Cotta; Carmo, Daniele Silva; Rocha ,Vanessa Corrêa; Mestre Tiago de Oliveira Dias; Mestra Denília Andrade Teixeira dos SantosO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma investigação cujo objetivo foi compreender a relação entre os instrumentos avaliativos e os índices de reprovação nas disciplinas ofertadas ao Ensino Médio do IFMG/SJE no período de 2015 a 2017. Para o desenvolvimento de tal pesquisa, buscamos por dados referentes aos índices de reprovação e, por meio do intervalo de confiança para essa variável, foram determinadas as disciplinas a serem estudadas. Em seguida, trabalhamos com os dados relativos às avaliações destinadas a cada uma dessas disciplinas e realizamos sua classificação baseada na Taxonomia de Bloom. Os resultados nos mostraram que, apesar de as disciplinas que menos reprovam apresentarem uma maior diversidade de instrumentos e uma menor quantidade de pontos atribuídos para o instrumento Prova, a recíproca não pode ser relacionada às disciplinas com alta reprovação, uma vez que muitos outros fatores estão atrelados ao processo educativo.
- ItemO uso das avaliações externas para diagnóstico das dificuldades apresentadas na disciplina de matemática pelos ingressos nos Cursos Técnicos do IFMG – Campus São João Evangelista - e o Projeto de Nivelamento(2017-12-12) Gomes, Igor Tavares; Souza, Isabela Bárbara de; Argueles, Juliana Valéria Borges; Mestre Tiago de Oliveira DiasO trabalho a ser descrito a seguir é uma pesquisa de cunho quali-quantitativo, realizada com alunos ingressantes no Ensino Técnico de Nível Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista (IFMG-SJE). Teve como objetivo promover uma intervenção pedagógica com o propósito de contribuir para melhoria dos índices de desempenho dos alunos ingressantes dos cursos técnicos concomitantes no IFMG-SJE, por meio da estruturação e aplicação de uma proposta de nivelamento pautada nos conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental que são prérequisitos para o Ensino Médio. As motivações para tal pesquisa se deram devido às experiências dos autores ao realizar o Ensino Médio na Instituição e também pelos baixos resultados do desempenho dos estudantes frente às avaliações externas, devido à falta de domínio de conteúdos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada a partir do estudo sobre avaliações externas, que proporcionou subsídio para a construção de itens para compor a avaliação diagnóstica aplicada aos estudantes. Com os resultados da avaliação, pôde-se chegar a uma proposta de nivelamento extraclasse para intervir nas dificuldades evidenciadas. O nivelamento apresentou uma abordagem de autoconstrução do conhecimento por parte dos alunos, baseando-se em metodologias como jogos, materiais concretos, resolução de problemas e investigação. Após o nivelamento, foi reaplicada aos alunos outra avaliação com o intuito de obter dados para um comparativo frente aos resultados da avaliação inicial e do desempenho dos alunos participantes com relação aos demais.