Licenciatura em Matemática
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- ItemIntrodução da educação financeira na matemática do 7º ano do ensino fundamental(2013-11-04) Costa, Diana Ferreira Rocha; Santos, Kamila Costa; Silva, Margarida Vitória Costa; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEste Trabalho de Conclusão de Curso descreve o desenvolvimento de uma pesquisa realizada na Escola Municipal “Antônio Medina Cardoso” da zona rural do município de São João Evangelista (MG), com uma turma de alunos do 7º ano do ensino fundamental. A experiência teve como principal objetivo a introdução da Educação Financeira no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Ocorreu por meio de uma discussão sobre a relevância do tema, sob a perspectiva de uma abordagem de educação para o consumo, e de uma aplicação de um produto educacional elaborado pelas autoras. A metodologia dessa pesquisa, de caráter qualitativo, foi fundamentada no modelo de Thomas A. Romberg. As estratégias utilizadas para coleta de dados foram baseadas em averiguações de livros didáticos, proposta pedagógica da escola, entrevista e questionários com o intuito de investigar sobre qual a contribuição da educação financeira para a tomada de decisões dos alunos. Através da avaliação, solicitada aos participantes da pesquisa, sobre o trabalho desenvolvido, percebe-se que o mesmo poderá contribuir para ampliar a compreensão e propiciar a aquisição de novos conhecimentos sobre algo importante que nem sempre é tratado na sala de aula.
- ItemGeometria espacial(2013-11-04) Queirós, Angélica Alves de; Andrade, Arita Flora de; Matos, Débora de Godoy Diniz; Mestre Amilton Ferreira da Silva JúniorO presente trabalho teve como objetivo pesquisar o ensino de Geometria Espacial na perspectiva da Resolução de Problemas, e foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Josefina Pimenta”, em São João Evangelista – MG. A pesquisa foi conduzida segundo a metodologia de Thomas A. Romberg. Durante a realização do trabalho, procuramos verificar as dificuldades e potencialidades de cada aluno e o seu desempenho na aplicação dos conteúdos. Desenvolvemos uma reflexão sobre profissões que envolvem a Geometria Espacial, assim abordamos a Arquitetura, que está nitidamente relacionada com as formas geométricas. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas, na primeira trabalhamos com quatro sujeitos da terceira série do Ensino Médio, onde aplicamos um material didático. Durante a aplicação do material didático elaborado para investigar a questão da pesquisa procuramos proporcionar aos alunos participantes uma aprendizagem sem enfatizar a repetição e memorização de exercícios, mas estimular o raciocínio e a curiosidade, de forma que eles pudessem construir os conhecimentos geométricos. Salientamos a importância da aplicação do material didático, pois tivemos a oportunidade de trabalhar com o material concreto, onde os alunos envolvidos realizaram trabalhos manuais para a construção de sólidos e observamos o quanto eles interagem nesta perspectiva, demonstrando interesse em aprender. Na segunda fase aplicamos questionários para as turmas dos segundos e terceiros anos do período matutino e vespertino, com objetivo de analisar a percepção geométrica destes alunos.
- ItemAs contribuições do espaço físico escolar no processo ensino-aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo(2013-11-04) Andrade, Wgeverson Pascaoal de; Braga, Fernando Sanches; Santos, Raquel Cordeiro; Especialista Silvino Domingos NetoAcreditamos que fazer matemática é algo para além da sala de aula e não precisa tornar-se uma experiência cansativa e tediosa. Por meio desta perspectiva desenvolvemos este trabalho com estudantes da primeira série do ensino médio. De maneira simples e natural fomos construindo os conceitos de trigonometria, seja na determinação de alturas inacessíveis ou mesmo em situações-problema. As aplicações que buscaram a significação da trigonometria no triângulo retângulo foram abordadas utilizando o espaço físico da escola. Os objetos auxiliares utilizados foram do cotidiano dos estudantes, como é o caso da determinação do ângulo em que a bola deve ser lançada para que se marque o gol. Tudo isso gerou muita curiosidade e um fascínio por resolver as situações que foram surgindo de onde não imaginavam que poderiam fazer e utilizar matemática. Tais situações levaram às investigações e ao encontro com o mundo matemático diferente daquele que geralmente é transmitido nas salas de aulas, evidenciando o aspecto de movimento que existe na matemática capaz de contagiar cada sujeito por meio de um processo endógeno. Neste trabalho voltamos nosso olhar para o ambiente físico escolar e buscamos utilizá-lo como contribuinte no ensino-aprendizagem da trigonometria no triângulo retângulo, pois, nele pudemos encontrar um campo vasto de exploração e investigação, capaz de subsidiar e suprir as necessidades de recursos demandados para o tratamento da trigonometria.
- ItemA Torre de Hanói e o ensino do princípio de indução matemática na 3ª série do ensino médio(2013-11-05) Barbosa, Douglas de Miranda; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEste trabalho descreve uma investigação desenvolvida com o objetivo de analisar as contribuições do Jogo Torre de Hanói no estudo de Indução Matemática para alunos do Ensino Médio. O Princípio de Indução Finita nesse nível de ensino é tratado como uma forma de propiciar aos estudantes uma noção de infinito em Matemática. Como aporte teórico tomou-se como base as abordagens didáticas de Abramo Hefez e Luiz Roberto Dante. Estes autores foram considerados relevantes nesta pesquisa por serem os únicos encontrados com textos didáticos para estudo desta disciplina na educação básica. Investigou-se a motivação dos estudantes em resolver o jogo e o raciocínio desenvolvido por eles ao buscar uma expressão matemática que determinasse a quantidade mínima de movimentos necessários para transferência das peças conforme a variação do número de discos disponíveis. A partir do desenvolvimento destas expressões por parte dos estudantes procedeuse ao estudo de Indução Matemática com o intuito de verificar a validade das mesmas. A pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva de metodologia qualitativa e aplicada a estudantes da 3ª série do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFMG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Ao final dos trabalhos, foram transcritas as observações do pesquisador e as considerações dos participantes da pesquisa sobre a utilização de material concreto no ensino de Matemática, mais especificamente sobre Indução Matemática, também conhecida como Princípio de Indução Finita (P.I.F.). A pesquisa atingiu seus objetivos por proporcionar aos estudantes um espaço dinâmico e participativo para descobertas das equipes sobre o jogo.
- ItemA representação pictória como elemento da prática pedagógica em matemática(2013-11-05) Gonçalves, Kelly Letícia Andrade Viana; Araújo, Edna da Conceição Linhares; Oliveira, Jínia Audenice; Mestre José Fernades da SilvaO presente trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, discute as concepções e contribuições da representação pictórica, enquanto elemento para a prática pedagógica em Matemática, no viés da resolução de problemas. A pesquisa objetivou, através de um levantamento em literaturas em educação matemática, verificar as possibilidades e contribuições das representações, em especial a representação pictórica na prática docente. Enquanto a representação pictórica se constitui em uma linguagem de comunicação e de expressão baseada em desenhos, gráficos, tabelas e outras formas de representação visual, a prática pedagógica em matemática exige elementos diversos na sua constituição. Nesse sentido, buscar estratégias para a resolução de diferentes problemas se constitui em tarefa necessária ao professor mediador. O aluno, ao ser desafiado por um problema, busca propriedade em seu discurso de resposta e a representação pictórica agencia esse processo de investigação. Assim, a reflexão em torno do objeto em análise é subsidiada por teóricos que realizaram pesquisas valendo-se das representações gráficas e semióticas. Os estudos apontaram a viabilidade das representações pictóricas na comunicação e expressão dos conhecimentos matemáticos e na construção significativa das habilidades cognitivas nesta área. Observou-se que tal recurso ainda é pouco utilizado pelos docentes que, de acordo com as literaturas pesquisadas, a desconhecem em suas práticas pedagógicas.
- ItemA formação do professor de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus São João Evangelista (SJE)(2013-11-05) Lavor, Weyne Aparecido; Oliveira, Irineu Frederico; Sousa, Rosiana de; Especialista Sandro Salles GonçalvesBuscou-se, neste estudo, analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática (PPC) ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus São João Evangelista (SJE), com vistas a identificar seus desafios e possibilidades na formação do professor, sob o olhar dos alunos ingressantes e concluintes deste curso, no que se refere às motivações para a escolha profissional e ao papel do curso na sua formação profissional. A metodologia utilizada consiste nas pesquisas qualitativa, documental e bibliográfica. O método principal de coleta de dados utilizados foi o questionário, objetivando apreender as opiniões dos sujeitos pesquisados a respeito da contribuição do curso na sua formação, suas perspectivas e desafios. Os questionários de cada grupo, um formado por estudantes ingressos e outro por estudantes concluintes, foram analisados separadamente. Para os ingressantes, o estudo evidenciou que a escolha do curso se deveu, principalmente, por ser este o único curso ofertado no turno noturno, apontando, portanto, o desafio para a instituição de levar os alunos a criarem sua identidade profissional. Outro desafio evidenciado é o fato de a maioria dos alunos trabalharem e não terem tempo para dedicar-se aos estudos. Já na visão dos concluintes, as habilidades e competências propostas no PPC, em sua maioria, foram adquiridas ao longo do curso, deixando claro o perfil do futuro professor formado pelo IFMG-SJE, quer seja esse, um profissional inovador preparado para atuar na docência.
- ItemUma experiência com laboratório virtual na licenciatura em matemática(2013-11-19) Guedes, Lauro Weleson; Mestre José Fernades da Silva; Especialista Bruno de Souza Toledo; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoEsta pesquisa teve foco em obter uma experiência com um Laboratório Virtual de Matemática utilizando os alunos do curso de Licenciatura em Matemática para avaliar as possibilidades e, talvez, as impossibilidades do uso desse laboratório para a formação inicial deles. O trabalho foi desenvolvido com base em várias bibliografias relacionadas à utilização da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O estudo foi feito com base em referenciais sobre a tecnologia, plataformas educacionais e suas possibilidades para o processo de ensino aprendizagem em Educação Matemática. Discutiu-se, também, sobre educação a distância e a utilização de ambientes virtuais na aprendizagem. Abordou-se sobre a utilização da plataforma CMS e valeu-se dela para as atividades na formação inicial de professores de Matemática. No que tange à metodologia, esta se deu por meio de estudos bibliográficos, documentais e de um cenário de realização de atividades virtuais. Realizou-se, para tanto, um curso na plataforma do ambiente virtual criado e os dados foram coletados por meio das produções dos alunos participantes. Para complementar os resultados, foi realizada uma entrevista semiestruturada ao grupo de alunos, que foi filmada, tendo as falas transcritas posteriormente. Ao final, foram expostas as contribuições de uma plataforma educacional, mostrando as produções geradas pela pesquisa, as declarações dos alunos participantes e as possibilidades do laboratório virtual para a formação inicial de professores de Matemática. Tais resultados corroboraram para explicitar que o uso de ambientes virtuais pode contribuir significativamente.
- ItemUnidades de medida em uma comunidade quilombola: um estudo etnomatemático(2014-10-29) Nascimento, Leila Maria do; Carvalho, Renato José; Carvalho, Ronise Aparecida; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEsta pesquisa, de cunho qualitativo através de observação direta, tem como perspectiva o estudo da Comunidade Quilombola de São Félix (Cantagalo- MG), tendo como foco principal a conexão entre o meio cultural e o modo próprio de medir, fazendo um levantamento das unidades de medidas encontradas, tanto em uso nas atividades diárias, quanto as que se encontram somente na memória. Através da memória se reconstrói uma visão do passado a partir do presente, por isso a memória pode ser utilizada para recordar situações, e dessa forma, a memória passa a ser o vivido e a história constitui-se como o elaborado. A partir de visitas à comunidade, os dados foram coletados por meio de fotografias, diário de anotações, gravações de áudios e vídeos e entrevistas semiestruturadas. Trechos das conversas foram transcritos na íntegra, analisados e discutidos de acordo com os objetivos da pesquisa. A visão teórica desta investigação baseia-se nas ideias de Ubiratan D’Ambrósio sobre a Etnomatemática, sendo esta o reconhecimento de que as ideias matemáticas, substanciadas nos processos de comparar, classificar, quantificar, organizar e medir, são próprias da natureza humana e do meio cultural. Consultas a sítios da história brasileira foram realizadas, sendo o principal o Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES), sobre o surgimento e características das comunidades quilombolas. Dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) foram usados para a discussão da adoção do sistema métrico no Brasil e o Sistema Internacional de Unidades (SI).
- ItemAs contribuições das feiras de matemática no processo de ensino e aprendizagem da geometria euclidiana plana na educação básica(2014-11-13) Amorim, Marcílio de Miranda; Campos, Rosana Moreira; Silva Júnior, Sidney Pereira da; Mestre Silvino Domingos NetoO presente trabalho aborda as contribuições que as Feiras de Matemática proporcionam ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de geometria euclidiana plana na educação básica. Visa fazer observações do procedimento de construção de um trabalho da III Feira de Matemática da Escola Estadual “Josefina Pimenta”, buscando compreender o desenvolvimento de um trabalho do 9º ano do Ensino Fundamental. Foi desenvolvida uma proposta de atividade com os objetivos de contribuir com a aprendizagem dos estudantes e com os resultados obtidos gerar trabalhos para a exposição na III Feira de Matemática da Escola Estadual “Josefina Pimenta”. Este trabalho constitui-se na análise das Feiras já ocorridas na escola, e na observação da III Feira de Matemática ocorrida em 2014, bem como na aplicação de uma proposta de trabalho. A análise deu-se conforme métodos qualitativos, visando verificar em que medida o trabalho apresentado na III Feira de Matemática e aplicação da proposta atua como ferramenta de auxílio no ensino e aprendizagem de matemática quanto ao conteúdo de geometria euclidiana plana. A partir dos dados coletados e da análise da proposta do trabalho verifica-se que as Feiras de Matemática contribuem para o ensino e a aprendizagem de geometria euclidiana plana.
- ItemA construção dos poliedros de Platão através do origami aliada à teoria de Van Hiele no processo de ensino e aprendizagem de geometria euclidiana(2014-11-13) Oliveira, Airton Flora de; Santos, Amanda Costa; Andrade, João Aparecido de; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEsta pesquisa foi elaborada numa perspectiva de campo, de cunho qualitativo, aplicada na Escola Estadual “Major Lermino Pimenta”, localizada no distrito de Nelson de Sena, município de São João Evangelista, MG, para a 3ª série do Ensino Médio. Utilizou-se uma cartilha construída pelos pesquisadores sendo aplicada com a finalidade de estimular a participação ativa dos estudantes nas atividades propostas, bem como favorecer sua aprendizagem dos conceitos de Geometria através do origami na construção dos poliedros de Platão presentes nas construções dos módulos. Adotou-se a teoria de van Hiele, que é a teoria do desenvolvimento do pensamento em Geometria, como aporte teórico, e estabelece cinco níveis hierárquicos, no sentido de que só atinge determinado nível após dominar os níveis anteriores, buscando-se verificar o nível de conhecimento geométrico que os estudantes possuem em sua trajetória estudantil. A pesquisa aconteceu durante os meses de Setembro e Outubro de 2014, em 10 encontros, cada encontro com duração de 2 horas. A pesquisa foi dividida em etapas a saber: primeiramente a apresentação da proposta de pesquisa para a direção da escola e para com os sujeitos, depois foi aplicado o teste de van Hiele adaptado por Nasser e Sant’anna (2010), com o objetivo de verificar em qual nível de desenvolvimento do pensamento geométrico esses estudantes encontravam-se. Posteriormente, ocorreu uma oficina, esta através de aulas ministradas, onde foi entregue a cada estudante uma cartilha denominada Folha do Estudante, com o passo a passo das construções dos Poliedros de Platão através do origami. E por fim, aplicação do teste de sondagem para verificar se o origami constituiu-se de uma ferramenta metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Geometria. Pelos dados recolhidos e pelas observações feitas durante a pesquisa percebeu-se o empenho dos estudantes nas atividades sendo notados avanços que eles tiveram nos conteúdos geométricos, como reconhecimento de algumas figuras geométricas (planas e espaciais), e de algumas propriedades existentes nessas figuras. Além disso, a análise das discussões e o comportamento dos estudantes mostrou o potencial do origami como alternativa pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Plana e Espacial.
- ItemOs instrumentos externos de avaliação e suas implicações na prática pedagógica do professor de matemática(2014-11-14) Gonçalves, Bruno Pinheiro dos Reis; Monteiro, Edson antônio Santos; Batista, Jéffesson Anatário Nazário; Mestre Sandro Salles GonçalvesEsta pesquisa teve como principal objetivo analisar os impactos proporcionados pelas avalições externas ao planejamento e desenvolvimento das aulas de matemática do 9º ano do ensino fundamental, assim como os impactos causados por essas avaliações na prática do professor de Matemática da referida série na Escola Estadual “Josefina Pimenta”, na cidade de São João Evangelista, Minas Gerais. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, teve sua elaboração baseada nas concepções metodológicas de pesquisa sugeridas por Romberg (1996), destacando que “toda pesquisa começa com uma curiosidade sobre um fenômeno particular do mundo real”. Diante de nosso objetivo, desenvolvemos entrevistas semiestruturadas com o professor de Matemática do 9º ano e com a especialista em educação da escola de realização desta pesquisa. Também foi feita uma entrevista semiestruturada com profissionais da SRE-Guanhães que lidam com questões referentes às avaliações externas. Determinados os procedimentos metodológicos, evidenciamos a necessidade de uma abordagem bibliográfica sobre o tema da avaliação em um contexto geral e, especificamente, no contexto da Matemática. Complementando, foi realizado um estudo quanto às leis que regulamentam as avaliações, buscando informações que nos fossem úteis à sua caracterização. Com o foco nas avaliações externas, fizemos uma abordagem do PROEB. Procuramos fazer uma caracterização objetiva desse programa, a fim de facilitar possíveis interpretações no decorrer deste trabalho. Também tivemos como objetivo identificar se há um alinhamento entre as diferentes fontes consultadas, acervo bibliográfico e as entrevistas, no que diz respeito aos objetivos das avaliações, internas e externas. Ao fim, realizamos algumas considerações com base nos levantamentos teóricos associados aos resultados derivados das entrevistas, buscando estabelecer algumas considerações sobre o que foi proposto.
- ItemO uso de situações-problema na abordagem de números decimais com o 7º ano do ensino fundamental(2014-11-27) Santos, Débora Aparecida de Almeida; Pinho, Kárem Franciely de; Lavor, Wly Evangelista; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEste Trabalho de Conclusão de Curso relata a realização de uma pesquisa feita com estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Antônio Medina Cardoso”, situada na zona rural do município de São João Evangelista (MG). A pesquisa foi realizada com o intuito de mostrar a relevância da utilização de situações-problema durante o processo de ensino e aprendizagem dos Números Decimais, propondo uma maneira diferenciada de abordar esse conteúdo. Foi feito um levantamento teórico acerca das situações-problema e dos números decimais, visando propor uma abordagem dos números decimais através de situações-problema, a partir do qual as autoras elaboraram e aplicaram um produto educacional. A metodologia dessa pesquisa, de caráter qualitativo, foi fundamentada no modelo metodológico proposto de Thomas A. Romberg. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisas em livros didáticos, aplicação de questionário e produto educacional para os estudantes pesquisados, de modo a investigar as contribuições do uso de situações-problema no processo de ensino e aprendizagem dos Números Decimais. Ao término da pesquisa, concluiu-se que para os estudantes participantes da pesquisa, a atividade contribuiu para uma melhor compreensão do conteúdo de Números Decinais, a partir da valorização do seu conhecimento e do seu cotidiano.
- ItemO processo de formação dos conceitos de geometria analítica a partir da elaboração e aplicação de uma cartilha(2015-12-18) Santos, Arlison Fernandes dos; Araújo, Emilson júnio Nogueira; Silva, Wemerson José; Mestre Silvino Domingos NetoEste trabalho apresenta um estudo sobre o ensino da Geometria Analítica na Educação Básica. O estudo baseou-se em referenciais teóricos na área da Educação Matemática e de documentos oficiais da educação nacional. Existem diversos trabalhos realizados no país que investigam e dão suporte teórico para introduzir práticas direcionadas ao ensino desse tópico. Com o intuito de verificar possibilidades de trabalhar alternativas para o ensino de Geometria Analítica, foi desenvolvida uma cartilha. Essa cartilha foi aplicada para uma turma de 3° ano do Ensino Médio, e a análise feita desse trabalho serviu como referência para avaliar a validade de trabalhar essa proposta. Nota-se que o professor pode inserir, em sua didática e planejamento pedagógico, situações que instigam o estudante a se interessar mais por conteúdos importantes como a Geometria Analítica. É de grande valia que a prática pedagógica circule por tendências e métodos de ensino que realmente colaborem com a aproximação e interação entre os estudantes e professores, de forma que venha a contribuir para um ensino e aprendizagem de melhor qualidade na Educação Básica.
- ItemAs práticas de olericultura no ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares de matemática do 9º ano do ensino fundamental(2015-12-21) Miranda, Elson Domingos Morais; Sousa, Jannyne Isis Dias; Pereira, Samuel Lima Andrade; Mestre Silvino Domingos NetoO presente trabalho visa uma interligação entre os conteúdos curriculares de Matemática do 9°ano do Ensino Fundamental e a Olericultura, apresentando uma proposta de interdisciplinaridade entre áreas de conhecimento de forma contextualizada. O trabalho aborda a Olericultura como uma prática que pode colaborar com a aprendizagem do aluno nos conteúdos de Matemática e tem como objetivo desenvolver uma perspectiva de ensino e aprendizagem que possa promover a interação entre os conteúdos matemáticos do currículo do 9° ano do Ensino Fundamental e as práticas vividas na Olericultura. Esta pesquisa conta com a aplicação de um questionário, elaboração e aplicação de uma cartilha que envolve situações– problemarelacionadas aos conceitos agrários e à construção de casas de vegetação para a produção de hortaliças. Espera-se com este estudo propor uma didática diferenciada dentro e fora de sala de aula, que contribua com o desenvolvimento do interesse dos alunos para a aprendizagem dos conteúdos de matemática.
- ItemA geometria plana no viés da resolução de problemas: construção de uma maquete da quadra do ginásio poliesportivo do IFMG - SJE(2015-12-21) Rodrigues, Francisca Edna Amanda Silva; Silva, Karla Davina; Especialista Silvânia Cordeiro de OliveiraO presente trabalho buscou investigar um recurso didático que contribua para o ensino de Geometria Plana, no viés da Resolução de Problemas. Para tanto, a metodologia adotada foi a construção de uma maquete da quadra do ginásio poliesportivo do IFMG/SJE. Este teve como objetivo investigar a construção de conceitos de Geometria Euclidiana Plana, através do material concreto, investigação matemática e Resolução de Problemas. A realização deste estudo surgiu devido à notória necessidade de resgatar a Geometria presente no cotidiano das pessoas, que muitas vezes não a percebem. Outro motivo está ligado à forma como as escolas trabalham essa disciplina, muitas vezes através de fórmulas abstratas, sendo necessário, assim, um método diferente que possa trazer uma Geometria verdadeiramente útil para os estudantes. Os sujeitos dessa pesquisa foram os estudantes do 1º ano do ensino médio do IFMG/SJE, pois, segundo a pedagoga do Campus estes encontravam grandes dificuldades nos conceitos geométricos, favorecendo assim os objetivos de pesquisa. Os estudantes realizaram um estudo em uma sequência didática, que foi elaborada abordando os conteúdos necessários para a compreensão da importância da Geometria presente no cotidiano e as dificuldades percebidas pelas pesquisadoras no primeiro encontro com os sujeitos da pesquisa. Após o estudo, foi feita uma visita à quadra poliesportiva com a intenção de observarem a Geometria contida no espaço. Logo após, foi entregue para cada grupo uma planta baixa da quadra, na qual converteram em escala as medidas nela contida para assim dar início às construções. Essa pesquisa foi de cunho qualitativo, pois a todo o momento os estudantes tiveram espaço para debates, questionamentos e puderam extrair suas próprias conclusões diante do tema abordado. Os resultados mostram que o uso do material concreto e a metodologia empregada para sua construção não foi um fim, mas um meio que contribuiu para uma aprendizagem significativa de Geometria Plana. Os resultados mostram também que o estudo com maquetes possibilitou a participação do estudante na construção do conhecimento, fazendo com que ele adquira um senso crítico e se posicione de forma participativa, sendo ativo na transformação da sua realidade.
- ItemA formação matemática dos professores polivalentes de escolas municipais de São João Evangelista(2015-12-21) Carvalho, Érica Gonçalves; Dias, Lucas Ramos; Medeiros, Pricila de Paula; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEssa pesquisa de cunho qualitativo teve o objetivo de investigar a formação matemática de professores polivalentes, formados nos cursos Normal Superior ou Pedagogia, das duas maiores escolas municipais de São João Evangelista: Escola Municipal “José Guimarães” e Escola Municipal “Prefeito Alberto Pimenta”. Os professores participaram de forma voluntária. O que motivou a realização da pesquisa foram observações realizadas por meio do Estágio Supervisionado e do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que apontaram que os alunos ingressam no sexto ano do Ensino Fundamental II apresentando grande dificuldade com os conteúdos básicos de Matemática, o que indica que essa defasagem supostamente provém dos anos iniciais. O referencial teórico da pesquisa aborda duas perspectivas apontadas por Ponte e Oliveira (2002): formação pessoal, que envolve as dificuldades enfrentadas com o conteúdo matemático e formação acadêmica matemática, ou seja, o que esses professores aprenderam durante sua graduação. Para validar a pesquisa foram realizadas pesquisas em sítios que apresentam dados estatísticos sobre a educação brasileira. Também foi aplicado aos professores um questionário, voltado à formação acadêmica e realizada uma entrevista estruturada, voltada à formação pessoal, que objetivou compreender as duas vertentes da pesquisa. O áudio da entrevista foi gravado e posteriormente trechos dessas entrevistas foram transcritos e analisados no decorrer do trabalho. Os dados do questionário foram apresentados em forma de gráficos. Foram pesquisadas também as matrizes curriculares dos cursos concluídos pelos professores, para levantamento da oferta das disciplinas voltadas à Matemática. Essas matrizes foram representadas em gráficos para facilitar a visualização. Por meio do levantamento desses dados, constatamos que os professores sentem necessidade de maior oferta de cursos de formação continuada na área de Matemática visando complementar seus cursos finalizados. Também, evidenciou-se o desejo da parte dos professores entrevistados de uma parceria com o curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Minas Gerais, campus São João Evangelista e as escolas em questão.
- ItemA construção do pensamento algébrico no ensino fundamental no viés da resolução de problemas(2015-12-22) Matos, Giselda Leite de Oliveira; Santos, Ingrit Cristina Almeida dos; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoO presente trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, tem por objetivo refletir sobre a construção do pensamento algébrico e o ensino da Álgebra, no viés da Resolução de Problemas, através de um levantamento teórico em Educação Matemática e nas orientações curriculares vigentes, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Conteúdo Básico Comum (CBC) do estado de Minas Gerais, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que serviram à fundamentação teórica do trabalho. Além disso, consultou-se a coleção de livro didático de Matemática adotada na Escola Estadual Senador Francisco Nunes Coelho, parceira do IFMG-SJE (Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista) no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), com a finalidade de observar como está sendo abordado o tema álgebra. Verificaram-se também, em livros de Matemática dos anos iniciais (4º e 5º ano) os indícios do tratamento de uma pré-álgebra. Durante esta pesquisa, buscou-se compreender como acontece a construção do ―pensamento algébrico‖. Foram observadas a Álgebra e a construção do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental, destacando a concepção de álgebra, sequências e regularidades, no viés da Resolução de Problemas como uma tendência em Educação Matemática.
- ItemApropriação dos conceitos de geometria plana por uma estudante cega por meio do multiplano(2016-11-22) Costa, Douglas Ricardo; Camelo, Franksilane Gonçalves; Silva, Maria de Fátima Dias da; Mestra Silvânia Cordeiro de Oliveira; Mestra Danília Andrade Teixeira dos SantosO presente trabalho teve como objetivos a elaboração e aplicação de uma sequência didática para averiguar como ocorre a apropriação de conceitos básicos de Geometria Plana por uma estudante cega, tendo, como auxílio, materiais manipulativos, em especial, o Multiplano. Além disso, foram pesquisados autores que discutem a respeito da Educação Inclusiva, da Educação Inclusiva para alunos com deficiência visual e, também, do ensino de Geometria por meio do uso do Multiplano. Para que se cumprissem os objetivos propostos, inicialmente foi realizada uma entrevista com a estudante para identificação de seu entendimento sobre a Geometria no seu processo de aprendizagem. A partir da constatação de dificuldades com o tema, foi elaborada, então, uma sequência didática, sendo, posteriormente, aplicada, analisada, possibilitando avaliar as reais contribuições do Multiplano na apropriação dos conceitos de Geometria Plana. A análise dos resultados obtidos nessa aplicação foi fundamentada nas concepções de Vygotsky, onde se pode observar a construção dos conceitos pela estudante por meio do material utilizado. Através das observações e reflexões realizadas pelos pesquisadores e relatos da estudante, conclui-se que os objetivos deste estudo foram alcançados, pois foi possível que a aluna formasse conceitos novos em relação ao que foi proposto, por meio do uso do Multiplano, tendo como base os estudos de Vygotsky, no que diz respeito à aprendizagem mediada, à teoria da compensação e à zona de desenvolvimento proximal sendo que lacunas que possuía na trajetória educacional da estudante foram minimizadas. Durante a pesquisa, foi possível confirmar a importância social desse tema, inclusive na vida acadêmica e pessoal dos pesquisadores, solidificando um conhecimento mais aprofundado sobre o tema.
- ItemOlimpíada Brasileira de Matemática das Ecolas Públicas (OBMEP): uma possibilidade de abordagem da Escrita Matemática(2016-11-23) Amorim, Alexandre Nascimento; Almeida, Luiz otávio Abi-acl; Mestre Silvino Domingos NetoO presente estudo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que visa à análise da Escrita Matemática de alunos participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A análise provém de questões resolvidas por alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental classificados para a 2ª fase da Olimpíada. Diante de experiências vivenciadas pelos pesquisadores, decidiu-se a realização desta pesquisa norteada pela questão: de maneira complementar, as questões propostas pela OBMEP podem contribuir para o desenvolvimento da Escrita Matemática de alunos da Educação Básica na sala de aula? Assim, foi estabelecido o seguinte objetivo para o estudo: analisar a Escrita Matemática apresentada pelos estudantes, partindo das resoluções de questões das provas e bancos de questões da OBMEP, tendo, como resultados esperados: colaborar para o processo de interpretação de problemas em Matemática; incentivar o processo de Escrita Matemática; auxiliar na construção e aperfeiçoamento da Escrita Matemática; e contribuir no resultado de premiados na OBMEP. A pesquisa se desenvolveu em uma escola pública da cidade de São João Evangelista - MG, parceira do PIBID do subprojeto de Matemática do IFMG campus SJE. Com a análise, pode-se considerar que a proposta oferecida pela OBMEP é de valia no que se refere ao estudo de Matemática e que os alunos apresentam promissora habilidade em desenvolver a Escrita Matemática, segundo o que se espera da olimpíada.
- ItemAs potencialidades das tecnologias de informação e comunicação no ensino de matemática na educação básica da Escola Estadual “Doutor Antônio da Cunha Pereira”(2016-11-23) Magalhães, Lucas Gomes da Silva; Lobo, Marli Alves; Miranda, Sandra Cristina; Mestre Silvino Domingos NetoO presente trabalho se enquadra na linha de pesquisa Tecnologia Digitais e Educação Matemática. Consiste em uma abordagem sobre as contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática dos docentes, que ensinam Matemática na Educação Básica, da Escola Estadual “Dr Antônio da Cunha Pereira”. Este trabalho tem, como propósito, responder à seguinte questão norteadora: Será que as TIC vêm contribuindo, na visão dos professores, para o ensino de Matemática na Educação Básica das Escolas Públicas? O objetivo principal é, portanto, discutir junto com os professores que ensinam Matemática na Educação Básica da escola pesquisada a utilização e as potencialidades das TIC no ensino de Matemática na Educação Básica. Para alcançar o objetivo principal, investigou-se se os professores de Matemática utilizam, em seus planos de ensino, recursos tecnológicos; discutiu-se junto aos professores o uso das TIC para prática docente; e apresentou aos professores sugestões de aulas de Matemática com a utilização de TIC. Os aportes teóricos que fundamentam este trabalho constituem-se numa abordagem sobre uso das TIC na Educação Básica e na formação de professores alfabetizados em termos informacionais. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa. Para o levantamento de dados, foi elaborado e aplicado um questionário para os professores de Matemática a fim de verificar o uso e identificar as potencialidades das TIC no dia a dia desses docentes. Além do questionário, foi organizado um grupo focal, para uma melhor compreensão dos dados coletados. Nesses encontros apresentamos aos professores os softwares Geogebra e planilha de Eletrônica Calc, softwares dinâmicos, que podem ser utilizado para geometria plana, estudo de gráficos, vetores e outros. Os principais resultados encontrados na análise dos dados demonstram que: i) maioria dos professores tiveram contato com TIC em sua formação ou em seu ambiente de trabalho, ii) que todos têm domínio no uso de computadores que varia entre regular e muito bom, iii) que alguns professores estão buscando inserir na sua prática docente uso de TIC. Ao final, pode-se perceber que o trabalho possibilitou um olhar mais detalhado da realidade dos docentes envolvidos na pesquisa. E que a utilização das TIC para o ensino da Matemática não depende apenas da formação de professores, mas vários fatores que influenciam diretamente seu trabalho como a carga horária excessiva.
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