Licenciatura em Matemática
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- ItemA construção do pensamento algébrico no ensino fundamental no viés da resolução de problemas(2015-12-22) Matos, Giselda Leite de Oliveira; Santos, Ingrit Cristina Almeida dos; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoO presente trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, tem por objetivo refletir sobre a construção do pensamento algébrico e o ensino da Álgebra, no viés da Resolução de Problemas, através de um levantamento teórico em Educação Matemática e nas orientações curriculares vigentes, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Conteúdo Básico Comum (CBC) do estado de Minas Gerais, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que serviram à fundamentação teórica do trabalho. Além disso, consultou-se a coleção de livro didático de Matemática adotada na Escola Estadual Senador Francisco Nunes Coelho, parceira do IFMG-SJE (Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista) no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), com a finalidade de observar como está sendo abordado o tema álgebra. Verificaram-se também, em livros de Matemática dos anos iniciais (4º e 5º ano) os indícios do tratamento de uma pré-álgebra. Durante esta pesquisa, buscou-se compreender como acontece a construção do ―pensamento algébrico‖. Foram observadas a Álgebra e a construção do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental, destacando a concepção de álgebra, sequências e regularidades, no viés da Resolução de Problemas como uma tendência em Educação Matemática.
- ItemA construção dos poliedros de Platão através do origami aliada à teoria de Van Hiele no processo de ensino e aprendizagem de geometria euclidiana(2014-11-13) Oliveira, Airton Flora de; Santos, Amanda Costa; Andrade, João Aparecido de; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEsta pesquisa foi elaborada numa perspectiva de campo, de cunho qualitativo, aplicada na Escola Estadual “Major Lermino Pimenta”, localizada no distrito de Nelson de Sena, município de São João Evangelista, MG, para a 3ª série do Ensino Médio. Utilizou-se uma cartilha construída pelos pesquisadores sendo aplicada com a finalidade de estimular a participação ativa dos estudantes nas atividades propostas, bem como favorecer sua aprendizagem dos conceitos de Geometria através do origami na construção dos poliedros de Platão presentes nas construções dos módulos. Adotou-se a teoria de van Hiele, que é a teoria do desenvolvimento do pensamento em Geometria, como aporte teórico, e estabelece cinco níveis hierárquicos, no sentido de que só atinge determinado nível após dominar os níveis anteriores, buscando-se verificar o nível de conhecimento geométrico que os estudantes possuem em sua trajetória estudantil. A pesquisa aconteceu durante os meses de Setembro e Outubro de 2014, em 10 encontros, cada encontro com duração de 2 horas. A pesquisa foi dividida em etapas a saber: primeiramente a apresentação da proposta de pesquisa para a direção da escola e para com os sujeitos, depois foi aplicado o teste de van Hiele adaptado por Nasser e Sant’anna (2010), com o objetivo de verificar em qual nível de desenvolvimento do pensamento geométrico esses estudantes encontravam-se. Posteriormente, ocorreu uma oficina, esta através de aulas ministradas, onde foi entregue a cada estudante uma cartilha denominada Folha do Estudante, com o passo a passo das construções dos Poliedros de Platão através do origami. E por fim, aplicação do teste de sondagem para verificar se o origami constituiu-se de uma ferramenta metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Geometria. Pelos dados recolhidos e pelas observações feitas durante a pesquisa percebeu-se o empenho dos estudantes nas atividades sendo notados avanços que eles tiveram nos conteúdos geométricos, como reconhecimento de algumas figuras geométricas (planas e espaciais), e de algumas propriedades existentes nessas figuras. Além disso, a análise das discussões e o comportamento dos estudantes mostrou o potencial do origami como alternativa pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Plana e Espacial.
- ItemA formação do professor de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus São João Evangelista (SJE)(2013-11-05) Lavor, Weyne Aparecido; Oliveira, Irineu Frederico; Sousa, Rosiana de; Especialista Sandro Salles GonçalvesBuscou-se, neste estudo, analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática (PPC) ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus São João Evangelista (SJE), com vistas a identificar seus desafios e possibilidades na formação do professor, sob o olhar dos alunos ingressantes e concluintes deste curso, no que se refere às motivações para a escolha profissional e ao papel do curso na sua formação profissional. A metodologia utilizada consiste nas pesquisas qualitativa, documental e bibliográfica. O método principal de coleta de dados utilizados foi o questionário, objetivando apreender as opiniões dos sujeitos pesquisados a respeito da contribuição do curso na sua formação, suas perspectivas e desafios. Os questionários de cada grupo, um formado por estudantes ingressos e outro por estudantes concluintes, foram analisados separadamente. Para os ingressantes, o estudo evidenciou que a escolha do curso se deveu, principalmente, por ser este o único curso ofertado no turno noturno, apontando, portanto, o desafio para a instituição de levar os alunos a criarem sua identidade profissional. Outro desafio evidenciado é o fato de a maioria dos alunos trabalharem e não terem tempo para dedicar-se aos estudos. Já na visão dos concluintes, as habilidades e competências propostas no PPC, em sua maioria, foram adquiridas ao longo do curso, deixando claro o perfil do futuro professor formado pelo IFMG-SJE, quer seja esse, um profissional inovador preparado para atuar na docência.
- ItemA formação matemática dos professores polivalentes de escolas municipais de São João Evangelista(2015-12-21) Carvalho, Érica Gonçalves; Dias, Lucas Ramos; Medeiros, Pricila de Paula; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEssa pesquisa de cunho qualitativo teve o objetivo de investigar a formação matemática de professores polivalentes, formados nos cursos Normal Superior ou Pedagogia, das duas maiores escolas municipais de São João Evangelista: Escola Municipal “José Guimarães” e Escola Municipal “Prefeito Alberto Pimenta”. Os professores participaram de forma voluntária. O que motivou a realização da pesquisa foram observações realizadas por meio do Estágio Supervisionado e do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que apontaram que os alunos ingressam no sexto ano do Ensino Fundamental II apresentando grande dificuldade com os conteúdos básicos de Matemática, o que indica que essa defasagem supostamente provém dos anos iniciais. O referencial teórico da pesquisa aborda duas perspectivas apontadas por Ponte e Oliveira (2002): formação pessoal, que envolve as dificuldades enfrentadas com o conteúdo matemático e formação acadêmica matemática, ou seja, o que esses professores aprenderam durante sua graduação. Para validar a pesquisa foram realizadas pesquisas em sítios que apresentam dados estatísticos sobre a educação brasileira. Também foi aplicado aos professores um questionário, voltado à formação acadêmica e realizada uma entrevista estruturada, voltada à formação pessoal, que objetivou compreender as duas vertentes da pesquisa. O áudio da entrevista foi gravado e posteriormente trechos dessas entrevistas foram transcritos e analisados no decorrer do trabalho. Os dados do questionário foram apresentados em forma de gráficos. Foram pesquisadas também as matrizes curriculares dos cursos concluídos pelos professores, para levantamento da oferta das disciplinas voltadas à Matemática. Essas matrizes foram representadas em gráficos para facilitar a visualização. Por meio do levantamento desses dados, constatamos que os professores sentem necessidade de maior oferta de cursos de formação continuada na área de Matemática visando complementar seus cursos finalizados. Também, evidenciou-se o desejo da parte dos professores entrevistados de uma parceria com o curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Minas Gerais, campus São João Evangelista e as escolas em questão.
- ItemA geometria plana no viés da resolução de problemas: construção de uma maquete da quadra do ginásio poliesportivo do IFMG - SJE(2015-12-21) Rodrigues, Francisca Edna Amanda Silva; Silva, Karla Davina; Especialista Silvânia Cordeiro de OliveiraO presente trabalho buscou investigar um recurso didático que contribua para o ensino de Geometria Plana, no viés da Resolução de Problemas. Para tanto, a metodologia adotada foi a construção de uma maquete da quadra do ginásio poliesportivo do IFMG/SJE. Este teve como objetivo investigar a construção de conceitos de Geometria Euclidiana Plana, através do material concreto, investigação matemática e Resolução de Problemas. A realização deste estudo surgiu devido à notória necessidade de resgatar a Geometria presente no cotidiano das pessoas, que muitas vezes não a percebem. Outro motivo está ligado à forma como as escolas trabalham essa disciplina, muitas vezes através de fórmulas abstratas, sendo necessário, assim, um método diferente que possa trazer uma Geometria verdadeiramente útil para os estudantes. Os sujeitos dessa pesquisa foram os estudantes do 1º ano do ensino médio do IFMG/SJE, pois, segundo a pedagoga do Campus estes encontravam grandes dificuldades nos conceitos geométricos, favorecendo assim os objetivos de pesquisa. Os estudantes realizaram um estudo em uma sequência didática, que foi elaborada abordando os conteúdos necessários para a compreensão da importância da Geometria presente no cotidiano e as dificuldades percebidas pelas pesquisadoras no primeiro encontro com os sujeitos da pesquisa. Após o estudo, foi feita uma visita à quadra poliesportiva com a intenção de observarem a Geometria contida no espaço. Logo após, foi entregue para cada grupo uma planta baixa da quadra, na qual converteram em escala as medidas nela contida para assim dar início às construções. Essa pesquisa foi de cunho qualitativo, pois a todo o momento os estudantes tiveram espaço para debates, questionamentos e puderam extrair suas próprias conclusões diante do tema abordado. Os resultados mostram que o uso do material concreto e a metodologia empregada para sua construção não foi um fim, mas um meio que contribuiu para uma aprendizagem significativa de Geometria Plana. Os resultados mostram também que o estudo com maquetes possibilitou a participação do estudante na construção do conhecimento, fazendo com que ele adquira um senso crítico e se posicione de forma participativa, sendo ativo na transformação da sua realidade.
- ItemA geometria, a arte e o meio ambiente na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE)(2016-11-25) Reis, Cleidiane da Silva; Alves, Natália Fernanda; Mestra Silvânia Cordeiro de Oliveira; Mestra Denília Andrade Teixeira dos SantosEsta pesquisa foi desenvolvida em uma Sala de Recursos da Escola Estadual “Monsenhor Pinheiro”, onde funciona o Atendimento Educacional Especializado - AEE. A escola fica localizada no centro de São João Evangelista e atende alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Foi uma pesquisa de campo com cunho qualitativo, onde o objetivo era verificar as contribuições do uso de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da Geometria Plana e Espacial. Para o desenvolvimento dos trabalhos foram utilizados diversos tipos de materiais recicláveis. A escolha pelo uso desse tipo de material levou em conta o fato de não ter custo financeiro sendo possível trabalhar questões atuais, como a preservação ambiental. A pesquisa previa a construção de peças de artesanato feitas com um grupo de alunos com deficiência intelectual. Além dos conceitos matemáticos, buscou-se trabalhar com esses alunos a coordenação psicomotora, a capacidade de se trabalhar em grupo, a autoestima, entre outros aspectos sociais, buscando assim, uma efetiva inclusão dos estudantes. No desenvolvimento dos trabalhos, foi possível mostrar para os alunos que a Geometria pode ser um conteúdo agradável para se estudar, dependendo da forma que é abordada e que ela está presente em nosso cotidiano. Ao final da pesquisa, foi possível comprovar estudos desenvolvidos anteriormente e constatar que o uso de materiais manipuláveis contribui para a melhor compreensão dos alunos e que o trabalho lúdico facilita o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos.
- ItemA Lei 13.415/2017 e a Reforma do Ensino Médio no Brasil(2017-12-12) Barreto, Gabrielle Braga; Silva, Leucilene Pereira da; Mestre Tiago de Oliveira DiasO presente trabalho versa sobre as alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB) impostas pela Lei 13.415/2017, a chamada lei da reforma do Ensino Médio. Apresentamos aqui uma análise crítica da lei, com levantamento de possíveis pontos críticos que possibilitarão um entendimento do processo de transição e compreensão do impacto das mudanças na vida dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental traçando paralelos entre os textos oficias da legislação e documentos que os nortearam, provenientes de entidades da sociedade civil. Apesar da aparente necessidade da reforma educacional no Ensino Médio, a maneira como veio proposta através de Medida Provisória (MP), em 2016, que passou a lei em 2017, não seguiu um caminho de discussões amplas e produziu um documento que atende às necessidades de um grupo específico da sociedade.
- ItemA modelagem matemática como metodologia de ensino de estatística no Ensino Médio(2019-12-18) Alves, Devonailt de Sousa; Ferreira, Lorena Gomes; Mestre Silvino Domingos NetoO presente trabalho apresenta o ensino e aprendizagem da Estatística, utilizando como metodologia de ensino a Modelagem Matemática. Teve como proposta elaborar e discutir situações-problema do dia a dia dos envolvidos a partir dos dados coletados da Fábrica Cerealista São João. Este contou com a participação dos discentes de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Josefina Pimenta” localizada na cidade de São João Evangelista, Minas Gerais. Esta proposta foi desenvolvida a partir de uma atividade extraclasse utilizando como dados informações Estatísticas sobre o número das vendas dos produtos comercializados pela Fábrica Cerealista São João e o valor das vendas desses produtos no estudo dos conteúdos estatísticos como Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão. Propôs contribuir com o desenvolvimento das competências Estatísticas: Literacia Estatística, Pensamento Estatístico e Raciocínio Estatístico, tendo como objetivo estimular a motivação, o interesse dos alunos e a promoção de um ensino e aprendizagem de Matemática. Proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolver conhecimentos para compreender, analisar e apreciar dados estatísticos.
- ItemA representação pictória como elemento da prática pedagógica em matemática(2013-11-05) Gonçalves, Kelly Letícia Andrade Viana; Araújo, Edna da Conceição Linhares; Oliveira, Jínia Audenice; Mestre José Fernades da SilvaO presente trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, discute as concepções e contribuições da representação pictórica, enquanto elemento para a prática pedagógica em Matemática, no viés da resolução de problemas. A pesquisa objetivou, através de um levantamento em literaturas em educação matemática, verificar as possibilidades e contribuições das representações, em especial a representação pictórica na prática docente. Enquanto a representação pictórica se constitui em uma linguagem de comunicação e de expressão baseada em desenhos, gráficos, tabelas e outras formas de representação visual, a prática pedagógica em matemática exige elementos diversos na sua constituição. Nesse sentido, buscar estratégias para a resolução de diferentes problemas se constitui em tarefa necessária ao professor mediador. O aluno, ao ser desafiado por um problema, busca propriedade em seu discurso de resposta e a representação pictórica agencia esse processo de investigação. Assim, a reflexão em torno do objeto em análise é subsidiada por teóricos que realizaram pesquisas valendo-se das representações gráficas e semióticas. Os estudos apontaram a viabilidade das representações pictóricas na comunicação e expressão dos conhecimentos matemáticos e na construção significativa das habilidades cognitivas nesta área. Observou-se que tal recurso ainda é pouco utilizado pelos docentes que, de acordo com as literaturas pesquisadas, a desconhecem em suas práticas pedagógicas.
- ItemA Torre de Hanói e o ensino do princípio de indução matemática na 3ª série do ensino médio(2013-11-05) Barbosa, Douglas de Miranda; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEste trabalho descreve uma investigação desenvolvida com o objetivo de analisar as contribuições do Jogo Torre de Hanói no estudo de Indução Matemática para alunos do Ensino Médio. O Princípio de Indução Finita nesse nível de ensino é tratado como uma forma de propiciar aos estudantes uma noção de infinito em Matemática. Como aporte teórico tomou-se como base as abordagens didáticas de Abramo Hefez e Luiz Roberto Dante. Estes autores foram considerados relevantes nesta pesquisa por serem os únicos encontrados com textos didáticos para estudo desta disciplina na educação básica. Investigou-se a motivação dos estudantes em resolver o jogo e o raciocínio desenvolvido por eles ao buscar uma expressão matemática que determinasse a quantidade mínima de movimentos necessários para transferência das peças conforme a variação do número de discos disponíveis. A partir do desenvolvimento destas expressões por parte dos estudantes procedeuse ao estudo de Indução Matemática com o intuito de verificar a validade das mesmas. A pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva de metodologia qualitativa e aplicada a estudantes da 3ª série do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFMG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Ao final dos trabalhos, foram transcritas as observações do pesquisador e as considerações dos participantes da pesquisa sobre a utilização de material concreto no ensino de Matemática, mais especificamente sobre Indução Matemática, também conhecida como Princípio de Indução Finita (P.I.F.). A pesquisa atingiu seus objetivos por proporcionar aos estudantes um espaço dinâmico e participativo para descobertas das equipes sobre o jogo.
- ItemA utilização do laboratório de informática como ambiente de ensino e aprendizagem de matemática(2017-11-30) Ávila Filho, Fernando Salles; Rodrigues, Josiane Aparecida; Mestre José Silvino DiasO presente trabalho investiga sobre a utilização do Laboratório de Informática como ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática, utilizando o software Tux Math como ferramenta educacional. Buscou-se responder a seguinte questão: o uso do Laboratório de Informática como ambiente de ensino e aprendizagem contribuirá para o ensino de Matemática em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Josefina Pimenta”? A metodologia usada para o desenvolvimento desta pesquisa teve como instrumento de coleta de dados, duas entrevistas com o professor de Matemática, uma aula aplicada no Laboratório de Informática pelos pesquisadores, e um questionário aplicado aos alunos investigados. Desenvolvemos uma aula em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental no Laboratório de Informática, duas entrevistas com o professor de Matemática da turma, uma para conhecer suas expectativas sobre o uso do ambiente Laboratório de Informática e outra para verificar sobre a viabilidade de adotar esse ambiente no dia a dia das aulas de Matemática no Ensino Fundamental. Foi elaborado um questionário para os alunos desta turma para averiguar sobre suas opiniões acerca das contribuições do Laboratório de Informática em seu processo de aprendizagem. Abordamos discussões entre a viabilidade de utilizar o Laboratório de Informática para o ensino de Matemática, contrapondo-a com a disponibilidade de material físico e humano para utilizar este ambiente. Discutimos a eficiência do Laboratório de Informática para o ensino e aprendizagem de Matemática utilizando o software Tux Math e sobre o uso deste ambiente para trabalhar com uma turma regular de 6º ano do Ensino Fundamental. Constatamos que o número de máquinas em funcionamento no Laboratório de Informática, da escola investigada, é insuficiente e isto torna inviável o trabalho com uma turma regular, os alunos apresentaram interesse em retornar ao Laboratório de Informática, e o professor de Matemática apontou que o uso do Laboratório de Informática contribuiu com o ensino e aprendizagem de Matemática.
- ItemAnálise de instrumentos de avaliação de competências na perspectiva da formação de professores: um estudo com alunos do segundo período do curso de Lincenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista(2016-11-30) Silva, D'ely Yara; Santos, Shayane Patielle Gomes dos; Mestre Rodney Alves Barbosa; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoO presente trabalho é um estudo realizado com o intuito de suscitar reflexões acerca do processo de avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva da formação de professores, sendo que constitui como finalidade principal, a preparação do futuro profissional docente para o processo avaliativo.Considerando a prática da avaliação da aprendizagem como uma incumbência do professor, entende-se como pertinente a discussão sobre essa prática no curso de formação de profissionais docentes, em virtude de se buscar estabelecer uma relação entre teoria e prática para contribuição na sua formação. Buscou-se nesse trabalho identificar as concepções dos licenciandos a respeito do processo de avaliação da aprendizagem para possibilitar confrontos com os modelos avaliativos e, ao mesmo tempo, oferecer subsídios teóricos e práticos em torno de tais modelos. A pesquisa focou a turma do segundo período do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas GeraisCampus São João Evangelista. Foram apresentadas e exercidas ferramentas alternativas como instrumentos de avaliação. Posteriormente à análise dos dados obtidos nas avaliações e no questionário, que investigou sobre a concepção dos alunos sobre o processo de avaliação, verificou-se que alguns alunos mantém uma visão tradicional de ensino/avaliação relacionada ao modelo de Avaliação Somativa, enquanto outros apresentam percepção com característica de Avaliação Formativa. A intenção foi que as discussões realizadas no decorrer da pesquisa pudessem conceder aporte possibilitador de uma ressignificação do processo avaliativo na percepção dos alunos, a fim de que concebam o modelo de Avaliação Formativae que contribua para a prática docente dos futuros professores.
- ItemApropriação dos conceitos de geometria plana por uma estudante cega por meio do multiplano(2016-11-22) Costa, Douglas Ricardo; Camelo, Franksilane Gonçalves; Silva, Maria de Fátima Dias da; Mestra Silvânia Cordeiro de Oliveira; Mestra Danília Andrade Teixeira dos SantosO presente trabalho teve como objetivos a elaboração e aplicação de uma sequência didática para averiguar como ocorre a apropriação de conceitos básicos de Geometria Plana por uma estudante cega, tendo, como auxílio, materiais manipulativos, em especial, o Multiplano. Além disso, foram pesquisados autores que discutem a respeito da Educação Inclusiva, da Educação Inclusiva para alunos com deficiência visual e, também, do ensino de Geometria por meio do uso do Multiplano. Para que se cumprissem os objetivos propostos, inicialmente foi realizada uma entrevista com a estudante para identificação de seu entendimento sobre a Geometria no seu processo de aprendizagem. A partir da constatação de dificuldades com o tema, foi elaborada, então, uma sequência didática, sendo, posteriormente, aplicada, analisada, possibilitando avaliar as reais contribuições do Multiplano na apropriação dos conceitos de Geometria Plana. A análise dos resultados obtidos nessa aplicação foi fundamentada nas concepções de Vygotsky, onde se pode observar a construção dos conceitos pela estudante por meio do material utilizado. Através das observações e reflexões realizadas pelos pesquisadores e relatos da estudante, conclui-se que os objetivos deste estudo foram alcançados, pois foi possível que a aluna formasse conceitos novos em relação ao que foi proposto, por meio do uso do Multiplano, tendo como base os estudos de Vygotsky, no que diz respeito à aprendizagem mediada, à teoria da compensação e à zona de desenvolvimento proximal sendo que lacunas que possuía na trajetória educacional da estudante foram minimizadas. Durante a pesquisa, foi possível confirmar a importância social desse tema, inclusive na vida acadêmica e pessoal dos pesquisadores, solidificando um conhecimento mais aprofundado sobre o tema.
- ItemAs contribuições das feiras de matemática no processo de ensino e aprendizagem da geometria euclidiana plana na educação básica(2014-11-13) Amorim, Marcílio de Miranda; Campos, Rosana Moreira; Silva Júnior, Sidney Pereira da; Mestre Silvino Domingos NetoO presente trabalho aborda as contribuições que as Feiras de Matemática proporcionam ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de geometria euclidiana plana na educação básica. Visa fazer observações do procedimento de construção de um trabalho da III Feira de Matemática da Escola Estadual “Josefina Pimenta”, buscando compreender o desenvolvimento de um trabalho do 9º ano do Ensino Fundamental. Foi desenvolvida uma proposta de atividade com os objetivos de contribuir com a aprendizagem dos estudantes e com os resultados obtidos gerar trabalhos para a exposição na III Feira de Matemática da Escola Estadual “Josefina Pimenta”. Este trabalho constitui-se na análise das Feiras já ocorridas na escola, e na observação da III Feira de Matemática ocorrida em 2014, bem como na aplicação de uma proposta de trabalho. A análise deu-se conforme métodos qualitativos, visando verificar em que medida o trabalho apresentado na III Feira de Matemática e aplicação da proposta atua como ferramenta de auxílio no ensino e aprendizagem de matemática quanto ao conteúdo de geometria euclidiana plana. A partir dos dados coletados e da análise da proposta do trabalho verifica-se que as Feiras de Matemática contribuem para o ensino e a aprendizagem de geometria euclidiana plana.
- ItemAs contribuições do espaço físico escolar no processo ensino-aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo(2013-11-04) Andrade, Wgeverson Pascaoal de; Braga, Fernando Sanches; Santos, Raquel Cordeiro; Especialista Silvino Domingos NetoAcreditamos que fazer matemática é algo para além da sala de aula e não precisa tornar-se uma experiência cansativa e tediosa. Por meio desta perspectiva desenvolvemos este trabalho com estudantes da primeira série do ensino médio. De maneira simples e natural fomos construindo os conceitos de trigonometria, seja na determinação de alturas inacessíveis ou mesmo em situações-problema. As aplicações que buscaram a significação da trigonometria no triângulo retângulo foram abordadas utilizando o espaço físico da escola. Os objetos auxiliares utilizados foram do cotidiano dos estudantes, como é o caso da determinação do ângulo em que a bola deve ser lançada para que se marque o gol. Tudo isso gerou muita curiosidade e um fascínio por resolver as situações que foram surgindo de onde não imaginavam que poderiam fazer e utilizar matemática. Tais situações levaram às investigações e ao encontro com o mundo matemático diferente daquele que geralmente é transmitido nas salas de aulas, evidenciando o aspecto de movimento que existe na matemática capaz de contagiar cada sujeito por meio de um processo endógeno. Neste trabalho voltamos nosso olhar para o ambiente físico escolar e buscamos utilizá-lo como contribuinte no ensino-aprendizagem da trigonometria no triângulo retângulo, pois, nele pudemos encontrar um campo vasto de exploração e investigação, capaz de subsidiar e suprir as necessidades de recursos demandados para o tratamento da trigonometria.
- ItemAs potencialidades das tecnologias de informação e comunicação no ensino de matemática na educação básica da Escola Estadual “Doutor Antônio da Cunha Pereira”(2016-11-23) Magalhães, Lucas Gomes da Silva; Lobo, Marli Alves; Miranda, Sandra Cristina; Mestre Silvino Domingos NetoO presente trabalho se enquadra na linha de pesquisa Tecnologia Digitais e Educação Matemática. Consiste em uma abordagem sobre as contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática dos docentes, que ensinam Matemática na Educação Básica, da Escola Estadual “Dr Antônio da Cunha Pereira”. Este trabalho tem, como propósito, responder à seguinte questão norteadora: Será que as TIC vêm contribuindo, na visão dos professores, para o ensino de Matemática na Educação Básica das Escolas Públicas? O objetivo principal é, portanto, discutir junto com os professores que ensinam Matemática na Educação Básica da escola pesquisada a utilização e as potencialidades das TIC no ensino de Matemática na Educação Básica. Para alcançar o objetivo principal, investigou-se se os professores de Matemática utilizam, em seus planos de ensino, recursos tecnológicos; discutiu-se junto aos professores o uso das TIC para prática docente; e apresentou aos professores sugestões de aulas de Matemática com a utilização de TIC. Os aportes teóricos que fundamentam este trabalho constituem-se numa abordagem sobre uso das TIC na Educação Básica e na formação de professores alfabetizados em termos informacionais. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa. Para o levantamento de dados, foi elaborado e aplicado um questionário para os professores de Matemática a fim de verificar o uso e identificar as potencialidades das TIC no dia a dia desses docentes. Além do questionário, foi organizado um grupo focal, para uma melhor compreensão dos dados coletados. Nesses encontros apresentamos aos professores os softwares Geogebra e planilha de Eletrônica Calc, softwares dinâmicos, que podem ser utilizado para geometria plana, estudo de gráficos, vetores e outros. Os principais resultados encontrados na análise dos dados demonstram que: i) maioria dos professores tiveram contato com TIC em sua formação ou em seu ambiente de trabalho, ii) que todos têm domínio no uso de computadores que varia entre regular e muito bom, iii) que alguns professores estão buscando inserir na sua prática docente uso de TIC. Ao final, pode-se perceber que o trabalho possibilitou um olhar mais detalhado da realidade dos docentes envolvidos na pesquisa. E que a utilização das TIC para o ensino da Matemática não depende apenas da formação de professores, mas vários fatores que influenciam diretamente seu trabalho como a carga horária excessiva.
- ItemAs práticas de olericultura no ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares de matemática do 9º ano do ensino fundamental(2015-12-21) Miranda, Elson Domingos Morais; Sousa, Jannyne Isis Dias; Pereira, Samuel Lima Andrade; Mestre Silvino Domingos NetoO presente trabalho visa uma interligação entre os conteúdos curriculares de Matemática do 9°ano do Ensino Fundamental e a Olericultura, apresentando uma proposta de interdisciplinaridade entre áreas de conhecimento de forma contextualizada. O trabalho aborda a Olericultura como uma prática que pode colaborar com a aprendizagem do aluno nos conteúdos de Matemática e tem como objetivo desenvolver uma perspectiva de ensino e aprendizagem que possa promover a interação entre os conteúdos matemáticos do currículo do 9° ano do Ensino Fundamental e as práticas vividas na Olericultura. Esta pesquisa conta com a aplicação de um questionário, elaboração e aplicação de uma cartilha que envolve situações– problemarelacionadas aos conceitos agrários e à construção de casas de vegetação para a produção de hortaliças. Espera-se com este estudo propor uma didática diferenciada dentro e fora de sala de aula, que contribua com o desenvolvimento do interesse dos alunos para a aprendizagem dos conteúdos de matemática.
- ItemCônicas: um breve relato histórico e reconhecimento de equações(2019-12-11) Camilo, Maisa Pereira; Mestre Wálmisson Regis de AlmeidaEste trabalho teve como objetivo desenvolver um material que apresente um conteúdo detalhado a respeito de cônicas, curvas planas formadas quando um plano intersecta um cone duplo. Para isso, apresenta-se um breve histórico das origens dessas curvas, suas principais características geométricas e o reconhecimento de suas equações. Primeiro, abordou-se o contexto histórico destas curvas, que retoma aos tempos da Grécia Antiga e a um dos famosos problemas de construção da época: a duplicação do cubo. Posteriormente, foram apresentadas as equações cônicas com eixos de simetria horizontal/vertical, com o centro na origem e transladadas, construídas a partir da definição dessas curvas como lugar geométrico. Por fim, foi apresentado um procedimento geral para reconhecimento de cônicas, utilizado para as situações nas quais as cônicas apresentam eixos de simetria rotacionados, em relação aos eixos cartesianos.
- ItemDescobrindo a matemática na arte: investigando as obras de Escher no contexto da educação de jovens e adultos(2017-12-13) Campos, Cleusa Xavier; Borges, Misael de Almeida; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoO presente trabalho pretende apresentar os resultados de uma pesquisa, de cunho qualitativo, realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo geral desta pesquisa foi, a partir do desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar com Artes, em aulas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, investigar as possibilidades dessa abordagem ser eficiente no ensino de Geometria, através da observação e reprodução de obras do artista holandês Maurits Cornelius Escher. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os temas relevantes à pesquisa, quais sejam: vida e obra de Escher; o conteúdo de Artes Visuais no Currículo da Educação Básica; as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Matemática; as potencialidades do trabalho nas aulas de Matemática com obras de Artes Visuais, numa perspectiva interdisciplinar e o papel da escola e do professor, particularmente o de Matemática, no processo de promoção de uma educação científica mais humana e cidadã. Foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário, observação e coleta de dados a partir de atividades realizadas por 28 alunos do 1° ano da EJA da E.E. Dr. Antônio da Cunha Pereira, no município de Peçanha, Minas Gerais. A pesquisa apontou a viabilidade de promover um processo de ensino-aprendizagem de geometria através de obras de Arte, tendo ficado evidente aos pesquisadores o potencial matemático que há nas obras de Escher.
- ItemEducação Finaceira via resolução de problemas no âmbito do ensino médio: uma abordagem no contexto do Programa Rsidência Pedagógica(2019-12-12) Reis, Fabíola Soares dos; Silva, Patrícia Aparecida Pereira da; Doutor José Fernandes da SilvaO presente estudo teve como objetivo investigar a Educação Financeira no âmbito do Programa Residência Pedagógica, junto às turmas do 3º ano do Ensino Médio da E.E. “Dr. Antônio da Cunha Pereira”, situada em Peçanha – MG. Para alcançar o objetivo, busca-se desenvolver o senso crítico dos alunos, de modo a contribuir para a formação financeira de jovens, tendo como questão norteadora: Quais compreensões os alunos do 3º ano do Ensino Médio, da EE “Dr. Antônio da Cunha Pereira”, apresentam acerca de Educação Financeira? O método de pesquisa utilizado é direcionado por autores como Losano (2013), Gatti (2014), D‟aquino (2014), Brasil (2018) e outros, tendo o intuito de explanar sobre a matemática financeira via resolução de problemas para o Ensino Médio que, segundo Beltrão (2008), não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro, mas sim uma busca de melhor qualidade de vida hoje e no futuro, ajustando a segurança material necessária para aproveitar as oportunidades e conseguir uma garantia para eventuais imprevistos. O resultado esperado com essa pesquisa contribuiu para que alunos e professores tivessem uma melhor compreensão sobre a temática, pois, trata-se de um recurso metodológico para beneficiar o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa qualitativa apresenta certa complexidade e, ao mesmo tempo, dinamismo, uma vez que, seu enfoque é discutir e analisar o processo formativo e não especificamente os resultados, bem como, envolve subjetividades na construção de hipóteses, de maneira indutiva. Conclui-se, portanto, apresentando os resultados da pesquisa que auxiliaram na compreensão do atual contexto econômico-financeiro e suas características em relação ao comportamento das pessoas referente às suas finanças
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