São João Evangelista
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando São João Evangelista por Orientador "Doutor José Fernandes da Silva"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação Finaceira via resolução de problemas no âmbito do ensino médio: uma abordagem no contexto do Programa Rsidência Pedagógica(2019-12-12) Reis, Fabíola Soares dos; Silva, Patrícia Aparecida Pereira da; Doutor José Fernandes da SilvaO presente estudo teve como objetivo investigar a Educação Financeira no âmbito do Programa Residência Pedagógica, junto às turmas do 3º ano do Ensino Médio da E.E. “Dr. Antônio da Cunha Pereira”, situada em Peçanha – MG. Para alcançar o objetivo, busca-se desenvolver o senso crítico dos alunos, de modo a contribuir para a formação financeira de jovens, tendo como questão norteadora: Quais compreensões os alunos do 3º ano do Ensino Médio, da EE “Dr. Antônio da Cunha Pereira”, apresentam acerca de Educação Financeira? O método de pesquisa utilizado é direcionado por autores como Losano (2013), Gatti (2014), D‟aquino (2014), Brasil (2018) e outros, tendo o intuito de explanar sobre a matemática financeira via resolução de problemas para o Ensino Médio que, segundo Beltrão (2008), não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro, mas sim uma busca de melhor qualidade de vida hoje e no futuro, ajustando a segurança material necessária para aproveitar as oportunidades e conseguir uma garantia para eventuais imprevistos. O resultado esperado com essa pesquisa contribuiu para que alunos e professores tivessem uma melhor compreensão sobre a temática, pois, trata-se de um recurso metodológico para beneficiar o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa qualitativa apresenta certa complexidade e, ao mesmo tempo, dinamismo, uma vez que, seu enfoque é discutir e analisar o processo formativo e não especificamente os resultados, bem como, envolve subjetividades na construção de hipóteses, de maneira indutiva. Conclui-se, portanto, apresentando os resultados da pesquisa que auxiliaram na compreensão do atual contexto econômico-financeiro e suas características em relação ao comportamento das pessoas referente às suas finanças
- ItemInvestigando estratégias usadas por alunos na resolução de situações-problemas que envolvem funções(2018-12-11) França, Keila Rodrigues; Silva, Silvana Marçal da; Doutor José Fernandes da SilvaO presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Curso Técnico Integrado de Manutenção e Suporte em Informática do campus São João Evangelista/MG. O objetivo desse trabalho é entender, através dos relatos, o caminho traçado pelos alunos para chegar às respostas, sendo elas corretas ou não, observando a bagagem que trazem do Ensino Médio. Para tanto, foram discutidas questões do ENEM entre os anos de 2010 a 2017, referentes à competência 5 – Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnicocientificas, usando representações algébricas. Os dados foram coletados por meio da análise de questionários disponibilizados aos alunos no momento das oficinas preparadas. Para que essa pesquisa acontecesse, foi necessário um primeiro encontro no qual seria apresentado aos alunos cada oficina e como ocorreriam. Optamos por seguir um roteiro criado por Onuchic e Allevato (2011), observando o raciocínio dos alunos diante das questões do ENEM. A partir do que foi encontrado no decorrer da pesquisa, podemos inferir que, apesar de os professores saberem a importância desta metodologia para as aulas de Matemática, a maioria não a utiliza, trabalhando apenas em problemas propostos em livros didáticos, sem levar em consideração as etapas para a resolução de problemas. Desta forma, os problemas são tratados unicamente como exercícios de fixação, desvalorizando a prática autêntica de resolução. Isso justifica a dificuldade dos estudantes com relação à resolução de problemas matemáticos e, consequentemente, ao registro de seu raciocínio.
- ItemLer, escrever e resolver problemas geométricos: uma investigação com alunos de ensino médio(2018-12-11) Miranda, Ada Cristina de; Vieira, Ines Xavier; Silva, Ronaldo Martins da; Doutor José Fernandes da SilvaO presente trabalho traz resultados de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, realizada com alunos do IFMG - Campus São João Evangelista, com o objetivo de verificar como a metodologia da resolução de problemas pode contribuir no ensino da geometria. Esse estudo foi realizado com o apoio de referenciais teóricos, trazendo uma proposta de trabalho através de oficinas, construída através de situações-problemas de provas de Enem. Os resultados apresentados permitiram perceber que a metodologia ajuda no desenvolvimento e raciocínio do aluno, e consequentemente, no ensino-aprendizagem. De fato, foi perceptível que os principais aspectos da pesquisa melhoram de forma a aprendizagem do aluno.
- ItemO papel do professor orientador no contexto das Feiras de Matemática(2017-12-13) Jesus, Claudiane Ferreira de; Silva, Nádia Malaquias da; Doutor José Fernandes da SilvaO objetivo deste estudo é compreender o papel do professor orientador de trabalhos no contexto das Feiras de Matemática, que acontecem anualmente no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista e em outros locais. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa abrangendo um levantamento bibliográfico, documental e entrevistas semiestruturadas. Primeiramente, foram realizadas análises bibliográficas e documentais, objetivando entender o contexto das Feiras de Matemática, bem como o papel do professor orientador e as repercussões desta na sua prática profissional. Em sequência, houve a realização das entrevistas com três professores que participaram ativamente de Feiras, considerados experientes no âmbito das Feiras Regionais e/ou Nacionais. O referencial teórico foi baseado, entre outros, em Freire (1987; 2013), que enfatiza uma Educação voltada para a autonomia; Ponte (2002), Civiero (2016), Silva (2017) e Alves (2006) sob a perspectiva de uma docência autônoma; todos entendendo Feiras de Matemática como espaços para o desenvolvimento de autonomia e protagonismo. Para as análises dos dados, as entrevistas foram categorizadas em: I – Reflexões – motivações para participar e/ou organizar uma Feira de Matemática, reflexões sobre o conceito de Feira de Matemática e reflexões sobre o papel do orientador; II – Contribuições - contribuições de uma Feira de Matemática para as práticas pedagógicas do professor orientador e contribuições de uma Feira de Matemática para uma educação pela pesquisa. Esta pesquisa mostra, no âmbito das entrevistas, que a Feira de Matemática é uma ação que proporciona aos alunos experiências diversificadas, possibilitando um paralelo entre a Matemática que é aprendida em sala de aula com a vivenciada no cotidiano, contribuindo, assim, para uma formação crítica reflexiva. Pode-se afirmar que tais experiências, no âmbito das feiras, trazem reflexões importantes à formação dos professores de Matemática e que a participação em projetos desta natureza fomenta o caráter de relação teoria e prática da profissão docente. Em relação à investigação sobre o papel do professor orientador, é visível a importância deste no âmbito da Feira de Matemática e a culminância deste projeto para o seu desenvolvimento profissional.
- ItemO uso dos critérios de idoneidade didática para investigar práticas de ensino de matemática no âmbito do Programa Residência Pedagógica(2019-12-13) Andrade, Bianca Fernandes; Santos, Mikaele Regina Ferreira dos; Doutor José Fernandes da SilvaNesta pesquisa apresentamos resultados do uso de um método de noções teóricas para analisar e avaliar práticas de ensino de uma futura professora residente no Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de Minas Gerais, campus São João Evangelista. A residente trabalhou os conteúdos matemáticos “Múltiplos e Divisores” em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa teve como objetivo construir uma análise de aulas regência da professora por meio de critérios de Idoneidade Didática buscando identificar e avaliar os critérios de Idoneidade Didática em sua prática de ensino, sugeridos, pelo Enfoque Ontosemiótico (EOS) de Godino e colaboradores. O presente estudo teve como método de coleta de dados a observação do participante com o auxílio de filmagens das aulas. Os resultados permitiram perceber que a Idoneidade Didática é uma importante ferramenta de análise de aulas para que docentes avaliem suas práticas em vista das múltiplas dimensões existentes na Educação.
- ItemProblemas e robôs: uma abordagem socio-histórico-cultural no ensino de Matemática(2018-12-11) Queiroz, Douglas Miguel Souto; Doutor José Fernandes da SilvaO propósito deste trabalho foi investigar o processo de aprendizagem na utilização da Robótica Educacional através da Resolução de Problemas para a construção de conhecimentos matemáticos em uma perspectiva socio-histórico-cultural. Para isso, empreendemos uma pesquisa qualitativa no formato de pesquisa-ação, envolvendo elementos de coleta de vídeos. Além disso, foram feitas observações e registros das oficinas em diário de campo. Realizamos um total de oito oficinas abordando temas da Matemática, como: Geometria Espacial, Geometria Plana, Equações e Trigonometria. Além disso, foram abordados, de maneira interdisciplinar, temas da Física, como: Energia, Força e Pressão. No tocante ao referencial teórico, buscamos uma discussão em: Pires (2002), Stroeymeyte (2015), Diniz (2014), Guarente (2015), Gomes (2014), Papert (1980), Santos (2016), Callegari (2015), Pereira (2016) e na equipe ZOOM (2003), na perspectiva da Robótica Educacional, entre outras. Ainda compreendemos o diálogo entre as diferentes correntes das teorias da aprendizagem, sendo consideradas para este trabalho: a Epistemologia Genética de Piaget, o Construcionismo de Papert e a teoria Socio-histórico-cultural de Vygotsky. Quanto à Resolução de Problemas, as contribuições fazem-se relevantes em: Polya (1977), Onuchic & Allevato (2011), Welfer & Bonete (2010), Leal Júnior & Onuchic (2015). Verificamos trechos de diretrizes curriculares, tais como: Base Nacional Comum Curricular-BNCC e Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. Neste trabalho mostramos que a utilização da Robótica Educacional através da Resolução de Problemas contribui para a educação Matemática, ao possibilitar um ensino interdisciplinar que dê espaço para a criatividade, o diálogo, a reflexão, o pensamento matemático, o aprimoramento social e uma série de outras competências necessárias para uma aprendizagem completa.
- ItemReflexões sobre a prática de ensino de Estruturas Multiplicativas via resolução de problemas, no âmbito do programa residência pedagógica(2019-12-13) Rosa, Luciléia Francisca; Santos, Paloma Ferreira dos; Doutor José Fernandes da SilvaO presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, realizada na Escola Estadual Odilon Behrens, no âmbito do Programa Residência Pedagógica. Buscou-se através deste compreender que reflexões podem emergir da prática de ensino de estruturas multiplicativas. O trabalho foi desenvolvido a luz de um aporte teórico, sendo praticado por meio de oficinas voltadas à resolução de problemas que englobaram estruturas multiplicativas. Os resultados notados com a pesquisa permitiram perceber que a metodologia proporcionou aos envolvidos uma ressignificação de seus conhecimentos.