Dissertação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação por Programas e cursos "Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação financeira na Educação Profissional Tecnológica (EPTt): uma análise de produtos educacionais sob a perspectiva da teoria da idoneidade didática(2024-10-28) Lelis, Irving dos Santos; Doutor José Fernandes da SilvaEsta dissertação analisa a relação entre Educação Financeira e Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sob a perspectiva da idoneidade didática. A problemática central é: Como a Educação Financeira pode contribuir para a formação integral dos estudantes do ensino médio integrado na EPT? A pesquisa justifica-se pela importância da Educação Financeira na formação integral dos estudantes. O objetivo geral é analisar como a Educação Financeira na EPT é abordada nas pesquisas realizadas pelas instituições associadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Já os objetivos específicos são: identificar as dissertações e produtos acadêmicos que tratam do tema Educação Financeira na EPT; examinar como as dissertações e os produtos desenvolvidos no ProfEPT abordam a integração da Educação Financeira na EPT; e desenvolver um E-book que explique os conceitos de Educação Financeira, EPT e idoneidade didática. A investigação é qualitativa e foi realizada em três etapas: (1) pesquisa de produções acadêmicas no ProfEPT, que resultou em 1613 dissertações (2018-2023), das quais apenas 10 estavam diretamente relacionadas ao contexto da investigação; (2) análise das produções acadêmicas relacionadas à Educação Financeira; e (3) elaboração de um E-book como produto educacional. A investigação revelou uma lacuna significativa na integração de elementos inovadores na Educação Financeira, especialmente no contexto da EPT. O E-book desenvolvido apresenta sete propostas de atividades para trabalhar a Educação Financeira na perspectiva do componente Desenvolvimento de Valores Democráticos e Pensamento Crítico. Por fim, espera-se que esta dissertação e o produto educacional que emerge dela contribuam para a disseminação de conhecimentos e práticas eficazes em Educação Financeira, fomentando a importância da inclusão desta temática nos currículos de Matemática da EPT, e inspirando futuras investigações que abordem a relação entre Educação Financeira e formação integral dos estudantes da rede EPT.
- ItemRepresentações Sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente nos Institutos Federais de Minas Gerais(2024-08-22) RODRIGUES, Fernando Pereira; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO presente estudo teve como objetivo compreender as representações sociais docentes sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente no âmbito dos Institutos Federais de Minas Gerais. Com base nisso, a proposta de pesquisa visou investigar o docente “polivalente” que caminha pelos diversos níveis e modalidades da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), analisando os discursos e percursos desses sujeitos, assim como a sua constituição identitária. Como aporte teórico, amparamo-nos nas bases conceituais da EPT, na Teoria das Representações Sociais (TRS), na Teoria do Núcleo Central (TNC) e nas teorias da constituição identitária. A pesquisa foi de natureza qualiquantitativa e tomou para análise questionários eletrônicos aplicados para docentes dos diversos Institutos Federais de Minas Gerais. Obtivemos um total de 357 respostas, das quais selecionamos uma amostra de 125 docentes, sendo que destes 60 tinham por formação o bacharelado e 65, a licenciatura. No tocante à análise dos dados, foi empregado o software openEvoc: um programa de apoio à pesquisa em representações sociais. Por meio dos dados, pudemos conhecer os docentes, identificando suas representações sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica, educação integral, o papel docente e o ser docente nos Institutos Federais. Além disso, por meio dos discursos compartilhados pelos docentes, mapeamos representações sociais que indiciam traços identitários desses profissionais. Os resultados do estudo apontam para uma constituição identitária docente em curso, influenciada por representações que ora se aproximam, ora se distanciam das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Como produto educacional deste estudo, foi elaborado um e-book dinâmico e interativo que colabore com a compreensão sobre ser docente nos Institutos Federais. Ao final, vislumbra-se que o material possa contribuir com outros pesquisadores no intuito de consolidar uma compreensão sobre o trabalho desempenhado pelo profissional docente nos espaços formativos dos Institutos Federais.
- ItemSaúde mental e trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise documental da política de qualidade de vida no trabalho do Instituto Federal de Minas Gerais(2024-10-31) Campos, Márcio de.; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroO trabalho e o ato de trabalhar se constituem para além de constructos oriundos do campo de saber, são vivos na dimensão de suas funções sociais e subjetivas, dentro do contexto sócio-histórico em que são produzidos. Enquanto protoforma do ser, o trabalho demarca o gesto da passagem do estado da natureza ao de socializado, sendo fundante para a constituição humana. Dúbio, em especial considerando os contornos dados pelo sistema capitalista, guarda em si a ambivalência de ser fonte de prazer e sofrimento, promotor de saúde e adoecimento. Neste recorte, pensa-se no trabalho docente. Os professores constituem uma classe numerosa e, na contemporaneidade, um dos gêneros profissionais mais suscetíveis ao adoecimento. Reconhecendo a importância social de tais trabalhadores, buscou-se, a partir da análise da Política de Qualidade de Vida no Trabalho do Instituto Federal de Minas Gerais, compreender e avaliar as políticas, as ações e os programas institucionais dedicados à proteção e à promoção da saúde mental dos docentes. Desta forma, no processo de investigação buscou-se situá-los a partir das concepções institucionais, demonstradas por meio de seus documentos, e na publicitação das ações vinculadas à temática alvo desta pesquisa, por meio do site institucional. O estudo, de caráter qualitativo e descritivo, contou com a pesquisa bibliográfica, análise documental e com os preceitos da Psicodinâmica do Trabalho enquanto aporte analítico. A análise dos resultados indicou que, apesar de existir uma política de Qualidade de Vida no Trabalho, as ações desenvolvidas podem ser consideradas superficiais, fragmentadas e mistificadoras da temática e, em tese, não respondem aos objetivos previstos nas diretrizes analisadas. Desse modo, pode-se constatar que, apesar de prescrito, não há um programa institucional estabelecido, potente e atuante, na promoção da saúde mental dos professores. Assim, ao final, foi elaborado o “Guia orientador para a implantação da Política de Qualidade de Vida no Trabalho do Instituto Federal de Minas Gerais: reflexões, apontamentos éticos e caminhos possíveis”, um produto educacional intencionado a prestar suporte para a institucionalização da referida política, buscando, dessa forma, contribuir para a materialização de instrumentos de gestão protetores e promotores da saúde mental dos profissionais do Instituto Federal de Minas Gerais