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Submissões Recentes
- ItemMEU IFMG, MEU LUGAR: Um Estudo sobre Representações Sociais e Acolhimento no Ensino Médio Integrado(2025-03-19) Campos, Rosileni Pereira de Morais Campos; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo analisar a forma como os IFMG Campus Ouro Branco é percebido pela comunidade que o cerca, tendo como base teórica a Teoria das Representações Sociais de Serge Mocovici para compreender as múltiplas identidades construídas pelos discentes, pais e responsáveis. Para tanto, definindo-se como objetivo geral investigar as representações sociais associadas à instituição, considerando como espaço de Educação Profissional e Tecnológica e seu papel na formação humana integral. Diante disso, a pesquisa estabelece os seguintes objetivos específicos: mapear o perfil socioeconômico e cultural dos alunos recém-ingressos do 1º ano do Ensino Médio Integrado; analisar as representações sociais dos estudantes, pais e responsáveis sobre o IFMG Campus Ouro Branco; e desenvolver um produto educacional que fortaleça a identidade institucional e contribua para o acolhimento e adaptação dos ingressantes .A pesquisa caracteriza-se como aplicada, descritiva e exploratória, de abordagem qualiquantitativa, utilizando pesquisa de campo. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados questionários presenciais aos estudantes ingressantes do Ensino Médio integrado, além de questionários eletrônicos direcionados aos seus responsáveis. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin, compreendendo as fases de pré-análise, exploração e inferência teórica. Os resultados evidenciaram que as representações sociais sobre o IFMG Campus Ouro Branco são construídas a partir de expectativas acadêmicas, oportunidades de formação e desafios na adaptação ao Ensino Médio Integrado. Além disso, foi identificada uma relação entre identidade racial e procedência educacional, apontando que a autodeclaração racial é mostrada menos frequente entre estudantes oriundos da rede privada, o que sugere a necessidade de maior debate sobre diversidade e pertencimento institucional. Diante desses achados, foi desenvolvido e validado o produto educacional "Guia para o Ensino Médio Integrado: Meu IFMG, meu lugar, um mapa de experiências interativo para o acolhimento e a adaptação dos ingressantes, permitindo-lhes conhecer os espaços, serviços e dinâmicas institucionais do IFMG de maneira acessível e lúdica. A aplicação do material declarou sua relevância e alcance, sendo amplamente recomendada pelos participantes da pesquisa. Por fim, espera-se que esta pesquisa contribua para o fortalecimento da identidade acadêmica do IFMG junto à comunidade, alinhando-se ao princípio da formação omnilateral, que rege a Educação Profissional e Tecnológica. Recomenda-se que estudos futuros ampliem a investigação sobre o impacto das representações sociais na permanência e sucesso dos estudantes, bem como a relação entre identidade racial e pertencimento institucional no Ensino Médio Integrado.
- ItemRepensando o currículo do Ensino Médio Integrado: o des(encontro) entre o dito e o feito para uma Educação Libertadora Antirracista(2025-03-26) Marciano, Daiane Aparecida Mesquita; Doutora Marie Luce TavaresEsta investigação, em seu cerne, analisa se há uma construção de um currículo antirracista no Projeto Pedagógico dos Cursos (PPCs) do Ensino Médio Integrado de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Nesse cenário, é importante considerar que a Lei 10.639/2003, alterada para a nova Lei 11.645/2008, é um marco político tido como referência dentro do Movimento Negro contemporâneo, embora ainda não suficiente, para o avanço de uma educação antirracista nos currículos escolares. Tem-se, como um dos pressupostos, que os currículos escolares brasileiros – sobretudo os PPCs direcionados aos estudantes do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais – estão distantes de um currículo antirracista. Ao discutirmos o tema da educação antirracista, almejamos a construção de um currículo escolar que seja mais abrangente em relação às questões étnico-raciais, em especial em consonância com a Lei 11.645/2008. Nesse contexto, este estudo possibilita, através de uma abordagem qualitativa, por meio da Análise de Conteúdo, uma análise nos currículos, além de entrevistas semiestruturadas com docentes e coordenadores de curso da instituição, promovendo, desse modo, uma contribuição significativa à formulação de um currículo de natureza antirracista, especificamente direcionado ao âmbito do Ensino Médio Integrado, o qual, em sua interação com a esfera da Educação Profissional e Tecnológica, seja capaz de fortalecer uma abordagem educacional voltada à omnilateralidade e formação integral para os discentes. Com base nesse contexto, uma das empreitadas desta pesquisa consistiu no desenvolvimento da Cartilha “A mudança começa em mim: Cartilha de introdução ao Letramento Racial”, um produto educacional que se destina a servir como um recurso de auxílio para professores, educadores e demais profissionais da área educacional. Assim, o produto educacional propõe-se a atender à exigência da CAPES, alojando-se ao macroprojeto de “Organização do Currículo Integrado na EPT”, incluído à linha de pesquisa “Organização e Memória de Espaços Pedagógicos na EPT”. Em virtude de sua natureza pedagógica, a cartilha trouxe estratégias antirracistas, delineadas com o propósito de auxiliar os docentes no que tange à elaboração dos conteúdos em sala de aula, alinhando o ensino a um substrato teórico para a abordagem das questões étnico-raciais. Por fim, esta pesquisa trouxe, como resultado, relatos de coordenadores e de docentes que apontam para uma ausência de formação continuada que lhes permitisse – até mesmo – um trabalho com as relações étnico-raciais em sala de aula, o que podemos encarar, de repente, como um silenciamento da própria instituição com esse trabalho, já que é importante que a instituição, sempre, posicione-se sobre o assunto e fortaleça políticas e projetos que envolvam os discentes e toda a comunidade acadêmica em temas raciais – não somente o racismo, mas a valorização da comunidade negra, a história, a cultura e as visões identitárias – inclusive núcleos como o NEABI – que ocorre e existe na instituição. O caminho, portanto, é muito longo, e envolve diferentes atores: desde a direção, como um fator institucional, até os próprios alunos, os quais, muitas vezes, se veem apagados no próprio currículo. Dessa forma, a instituição – alunos, professores, direção, comunidade externa e os próprios pesquisadores – devem se unir na promoção de uma educação antirracista, para que o dito e o feito possam andar juntos.
- ItemA SERRA DO OURO BRANCO, MINAS GERAIS, COMO ESPAÇO PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA.(2024-10-04) Santos, Junio Angelo dos .; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos Ouro Branco - MG 2024Esta dissertação de mestrado é resultado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo explora as potencialidades da Serra do Ouro Branco, em Minas Gerais, como um espaço significativo para práticas educativas voltadas à EPT. O objetivo principal é investigar as possibilidades pedagógicas da Trilha da Pedra Quadrada, situada na Serra do Ouro Branco, visando desenvolver um guia didático multidisciplinar para os docentes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco. A pesquisa alia as teorias de Geoconservação, Geodiversidade e Geoturismo com a prática pedagógica, sugerindo atividades que integrem educação ambiental com uma abordagem omnilateral e politécnica. Para isso, foram aplicados questionários a docentes, buscando avaliar o conhecimento sobre a Trilha e identificar como esse espaço pode ser efetivamente aproveitado em atividades de ensino-aprendizagem. Com base nos dados obtidos, foi desenvolvido um Produto Pedagógico – um Folder Educativo – que, após avaliação dos professores, visa incorporar os elementos naturais da Serra nas práticas educacionais, promovendo a conscientização sobre a preservação ambiental. Os resultados apontam para a relevância da articulação entre teoria e prática no contexto educacional, destacando o papel dos Institutos Federais na formação de cidadãos críticos e engajados com o desenvolvimento sustentável da região em que atuam.
- ItemLetramentos e formação humana integral em práticas extensionistas na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso(2025-02-25) RODRIGUES, Marcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraTendo em vista a articulação entre o papel da extensão e da leitura e escrita no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os eventos de letramentos em que se envolvem os bolsistas e os voluntários do projeto de extensão “ConTEXTO: oficina de leitura e produção de textos”. Para tanto, foi empreendido um estudo de caso aplicado, qualitativo e exploratório. Os dados de interesse foram coletados por meio de documentos (Relatórios Finais do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Júnior, postagens em redes sociais, publicações, participações em eventos), com o recorte temporal de 2017 a 2022, e de entrevistas semiestruturadas com estudantes que concluíram o Ensino Médio Integrado no IFMG - Campus Ouro Branco e que atuaram no projeto em questão. Esses dados, por sua vez, foram interpretados por meio da Análise Textual Discursiva, resultando na produção de metatextos (textos que reúnem argumentos descritivo-interpretativos que expressam a compreensão do pesquisador sobre um determinado fenômeno). Os resultados centrais evidenciam que, no “ConTEXTO”, o gênero textual Redação do Enem é apenas um “fio condutor” para que os bolsistas e os voluntários possam vivenciar usos da leitura e da escrita mais amplos, plurais, dinâmicos (orais, digitais, informacionais, acadêmico-científicos, etc.) e que os eventos e as práticas de letramentos analisados estimulam a utilização dessas atividades sociais não para fins instrumentais e individualistas, mas para o estabelecimento de relação e de trocas de saberes, de conhecimentos e de vivências/experiências com as comunidades interna e externa, o fortalecimento de uma postura cidadã com o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de valores sociais (responsabilidade, trabalho em equipe, relações interpessoais, sensibilidade, empatia, autonomia), a articulação entre teoria (pensar) e prática (fazer) em uma perspectiva interdisciplinar, valorizando a integração entre conteúdos técnicos (específicos) e propedêuticos (gerais). A partir desta investigação, acredita-se que tenham sido gerados avanços teóricos, no campo de estudos da EPT que investiga as temáticas “letramentos”, “formação humana integral” e “extensão” no Ensino Médio Integrado, e práticos, com a elaboração e a avaliação de um produto educacional, mais especificamente um e-book (manual) sobre comunicação acadêmico-científica para auxiliar estudantes a lidarem com a produção de textos acadêmico-científicos.
- ItemO Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais: impasses em torno de um projeto de educação profissional(2025-03-21) Santos, Raquel Maria Oliveira dos.; Doutor Pablo Menezes e OliveiraA presente pesquisa buscou compreender as mudanças realizadas na rede de ensino técnico brasileiro, por força da Lei nº 11.892/2008, que objetivou alterar a institucionalidade das unidades de ensino da Rede Federal de Educação Tecnológica, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ganha especial atenção, porém, um outro aspecto da questão: analisar os motivos pelos quais algumas das instituições da rede não aderiram ao processo. Nesse sentido, o estudo buscou analisar as motivações pelas quais o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) não aderiu ao projeto dos Institutos Federais. A hipótese central se relaciona com o interesse da referida instituição em se tornar uma Universidade Tecnológica. Para tanto, determinamos como objetivo geral analisar o processo de construção da educação profissional no Brasil, com ênfase nas políticas implementadas pelo Governo Federal, a partir da criação dos primeiros CEFETs, por força da Lei n. 6.545, de 30 de junho de 1978, e seu processo de ampliação, em fins dos anos 1980 e ao longo da década de 1990, com ênfase para o CEFET-MG. Como percurso metodológico, foi realizado um levantamento das fontes, procurando analisar e interpretar a legislação e os projetos construídos pelo governo sobre a educação profissional durante o recorte temporal estabelecido. O estudo também propõe identificar as discussões teóricas sobre educação omnilateral e integral na educação profissional e tecnológica e sua relação com o mundo do trabalho como forma de superação de uma educação dualista (manual x intelectual); relacionar as motivações que levaram o CEFET MG a não aderir ao projeto educacional dos IFs, abordando a temática das Universidades Tecnológicas (UTs); desenvolver um produto educacional, nesse caso um vídeo, que expresse, por meio de linguagem simplificada, a trajetória da educação profissional e tecnológica no país, com ênfase na não adesão do CEFET-MG ao projeto dos IFs. A pesquisa é do tipo aplicada, de abordagem qualitativa, com pesquisa documental, que analisou leis, decretos e demais atos administrativos do período em questão, com base em arquivos digitais e também em periódicos, e pesquisa bibliográfica, que reuniu artigos científicos, teses e literatura clássica sobre o tema. Com a realização deste estudo, espera-se contribuir para o entendimento da política da educação para o trabalho no Brasil, em suas dimensões relacionadas ao desenvolvimento econômico nacional e às implicações sociais. Por fim, foi desenvolvido um produto educacional, em formato de vídeo documentário, tratando do objeto desta dissertação.