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    Educação Profissional e Tecnológica e Suas Possibilidades: Entre Estratégias e Desafios, a Implantação do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional em Minas Gerais
    (0022-09-23) Alves, Claudete Aparecida; Doutora Marie Luce Tavares
    O Ensino Médio no Brasil vem sendo discutido desde o período imperial, incluindo o âmbito da Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral e Integrada. Nos últimos anos, iniciou-se o movimento da Reforma do Ensino Médio, a qual, apesar de muitas controvérsias, encontra-se aprovada dentro das Políticas Públicas Nacionais. Esta pesquisa buscou analisar as estratégias e desafios da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) profissional de uma Escola Estadual localizada no interior de Minas Gerais; compreender a trajetória da implantação na contribuição para ingresso neste novo modelo; e analisar a formação docente para a implantação do novo Currículo Referência do Ensino Médio. Para o desenvolvimento do estudo, foi necessário um aprofundamento em referenciais teóricos, que permearam os conceitos de Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral, Ensino Médio, História do Ensino Médio no Brasil, Reforma do Ensino Médio, concepções de currículo e organização da arquitetura curricular. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, pesquisa bibliográfica e de campo, por meio dos instrumentos: caderno de observações, questionários (Google Forms) e entrevistas semiestruturadas. Mediante os dados analisados, foi constatado que a comunidade escolar e seus sujeitos vivenciaram vários desafios desde a necessidade de transporte escolar para os estudantes, a organização do quadro de horários, a nova arquitetura curricular, com a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, a adequação das funções do corpo docente aos horários distintos das diferentes redes de ensino, a realização deficitária de formações dos profissionais, principalmente para desenvolvimento das atividades integradoras e os componentes da Formação do Curso Técnico em Informática (5º itinerário), o processo de comunicação, interesse, matrícula e permanência dos estudantes no novo modelo de ensino, até o desafio das atividades terem sido iniciadas no período da pandemia da COVID-19.
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    Júri Simulado com a temática "Processo de Vacinação": uma análise sob perspectiva da formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado
    (0027-06-23) Castro, Paula Silva Guimarães; Doutor Gustavo Pereira Pessoa
    As práticas pedagógicas têm sido alvo de grandes debates pelas transformações políticas, econômicas e culturais ao longo das últimas décadas. Esse fato nos remete a refletir sobre o papel que a escola pretende assumir na formação do aluno. Assim, esta pesquisa, considerando as concepções de formação humana integral, visando uma estratégia pedagógica capaz de estimular a construção de competências para a vida, que favoreça o desenvolvimento de pensamentos críticos e capazes atuar com autonomia para transformar a realidade, teve como objetivo geral analisar se o júri simulado com a temática “processo de vacinação” estimula a construção de competências que favorecem à formação omnilateral dos estudantes do ensino médio integrado. A formação humana integral, por se tratar da superação do homem dividido e marcado pela divisão da sociedade entre o trabalho manual e o trabalho intelectual, diz respeito a uma educação profissional que seja articulada com o ensino médio e traçada por uma concepção de formação humana em todas as dimensões da vida, tendo o trabalho, a ciência e a cultura como uma unidade desta formação e o trabalho como princípio educativo. Foi uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com procedimentos metodológicos baseados na pesquisa-ação, tendo como método de análise a “análise textual-discursiva”. As competências analisadas foram baseadas nos quatro pilares de Delors (2010), “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, aprender a conviver” e aprender a ser”, por darem significado as competências para a vida que favorecem a formação omnilateral. Os resultados encontrados evidenciaram que a estratégia de júri simulado utilizando como temática o “processo de vacinação” é capaz de produzir competências relacionadas à argumentação, pensamento reflexivo, relações sociais, trabalho em equipe, pensamento crítico e autonomia, além do aspecto lúdico da estratégia pedagógica, portanto, o desenvolvimento de competências para a vida que são basilares da formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado. Para construção do produto educacional foi analisado o roteiro do júri simulado criado por mim, baseando-se naqueles encontrados na literatura, e, considerando os resultados e análise, o roteiro foi ajustado e disponibilizado como produto educacional (APÊNDICE), visando oportunizar outros professores a aplicação da estratégia pedagógica.
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    De Escola Técnica a Instituto Federal: representações sociais de docentes sobre o processo de institucionalização do IFMG - Campus Ouro Preto
    (2023-10-02) Souza, Maria Aparecida de.; Doutor Adilson Ribeiro de Oliveira
    Esta pesquisa objetiva analisar de que maneira e em que medida as representações sociais de docentes reconstituem a transformação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, IFMG – Campus Ouro Preto, destacando as mudanças ocorridas desde que a Instituição era Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET-OP), permitindo a compreensão da sua história. Para atingir os objetivos, o arcabouço teórico foi fundamentado nas abordagens de bases conceituais da educação profissional e tecnológica e na teoria das representações sociais. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e interpretativa, com a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 11 docentes do IFMG – Campus Ouro Preto, que vivenciaram os três períodos da Instituição. Nos resultados emergiram representações que expressaram uma avaliação positiva da Instituição, destacando as mudanças que ocorreram ao longo de seus setenta e nove anos de história. O crescimento, visto sob uma perspectiva positiva, se refere ao desenvolvimento acadêmico da Instituição, que se traduz em uma ampliação da quantidade e diversidade de cursos oferecidos e da ampliação do espaço físico. Também surgiram críticas em relação à redução do número de servidores, especificamente do quadro de professores. Com base nas representações sociais dos docentes, foi elaborado o produto educacional “De Escola Técnica a Instituto Federal – Campus Ouro Preto: uma jornada de excelência e inovação", em formato de um e-book, com a finalidade de divulgar de forma singela a história, a trajetória e a evolução institucional, desde sua fundação como ETFOP, transformada em CEFET-OP, até sua consolidação como IFMG – Campus Ouro Preto.
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    Escolhas e representações sociais no ensino médio integrado: uma proposta de intervenção em orientação profissional
    (2021-08-26) Batista, Edneia Aparecida; Doutor Adilson Ribeiro de Oliveira
    Esta pesquisa teve como objeto de estudo a Orientação Profissional voltada para o contexto educacional e como objetivos, por um lado, identificar as representações sociais de jovens do Ensino Médio com relação à escolha das profissões e, por outro, propor uma intervenção em Orientação Profissional a ser utilizada por escolas públicas. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa empírica com estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo. Como instrumentos de geração e coleta de dados foram utilizados questionário de levantamento de informações institucionais, questionário socioeconômico e cultural e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). A pesquisa obteve como resultados quatro categorias desencadeadoras de representações sociais: a Orientação Profissional na escola como instrumento facilitador do processo de escolha da profissão, a ausência da Orientação Profissional como elemento dificultador do processo de escolha da profissão, os significados da escolha da profissão e o mundo do trabalho. Dessas categorias emergiram as seguintes representações sociais dos estudantes com relação à escolha da profissão: a escolha como sendo vocação, definitiva, garantia de felicidade, de independência e autossustento, autorrealização, realização de um sonho, dentre outras. Identificou-se também que os estudantes vivenciaram de maneira esporádica atividades na escola que os preparassem para o processo de escolhas e tomadas de decisões e consideraram-nas insuficientes. Os estudantes reconhecem a função orientadora e preparatória da escola e destacam a necessidade de a escola oferecer auxílio no processo de Orientação Profissional de forma mais contínua e sistemática, enfatizando reflexões e orientações para elaboração e construção do seu projeto de vida e transição para a continuidade da formação e/ou ingresso no mundo do trabalho. Além disso, restou constatado que os jovens encaram o processo de escolha da profissão como sendo muito difícil, pressionado, essencial e importante. Com base nas representações sociais dos estudantes com relação à escolha das profissões, foi gerado o produto educacional “Orientação Profissional: aprendendo a SER e a ESCOLHER”, que se trata de um manual para execução de oficina de Orientação Profissional direcionado a psicólogos, pedagogos, professores, assistentes sociais e outros profissionais da educação de escolas públicas, com um programa proposto a estudantes do Ensino Médio, com a finalidade de aprendizado e tomada de consciência com relação à escolha profissional e à elaboração de projetos de vida que venham ao encontro de suas aspirações e desejos.
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    "Novo" Ensino Médio: uma análise sobre a compreensão de Educação Profissional e Tecnológica
    (0007-12-24) Oliveira, Evaldo Rosa; Doutor José Fernandes Silva
    Esta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa realizada em uma Escola-Piloto da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais cujo objetivo foi analisar o conceito de Educação Profissional e Tecnológica implementado, no contexto do “Novo” Ensino Médio. Essa etapa final da educação básica, em virtude da homologação da Lei nº 13.415/2017, foi segmentada em duas partes: a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos. Por meio destes, tornou-se possível a oferta da Educação Profissional e Tecnológica. Nesse âmbito, o estado de Minas Gerais elaborou o programa Escolas-Piloto, com o intuito de efetivá-lo em caráter experimental no interstício de 2020 a 2023. Como técnicas para produção de dados da pesquisa, foram empreendidas entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e com as professoras responsáveis por ministrar o Componente Curricular Introdução ao Mundo do Trabalho. As informações coletadas possibilitaram identificar (des)continuidades entre a modalidade de EPT ofertada na rede estadual de Minas e a postulada pelas bases marxiana e marxista, em virtude da forte influência neoliberal nessa política educacional, que aprofundou as desigualdades educacionais, por meio de um ensino (neo)tecnicista. Como resultado, foi desenvolvido um Produto Educacional, no formato de vídeo, intitulado Mercado de Trabalho e Mundo do Trabalho. O referido material promove debate sobre as peculiaridades de uma educação omnilateral e politécnica, em contraposição a um ensino (neo)tecnicista.