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- ItemA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS(2025-04-15) Santana, Marly Gomes de; Doutora Gláucia do Carmo XavierDesde a década de 90, a discussão sobre a inclusão escolar de alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) ganhou espaço na legislação educacional brasileira. A partir de então, o tema tem gerado debates sobre a efetiva implantação de normativas que viabilizem tal propósito. Apesar disso, pensar a inclusão, no contexto das escolas, ainda é um grande desafio. Ao longo da história, as concepções sobre o autismo transformaram-se, sobretudo, quando se analisam questões que envolvem a etiologia, os critérios diagnósticos, a conceituação dos níveis de suporte e os tratamentos com comprovação científica. Tendo em vista esse cenário, o presente estudo teve como objetivo mais amplo investigar a fundamentação das práticas educativas para a inclusão dos alunos autistas na Educação Profissional e Tecnológica. Os objetivos específicos foram: (i) analisar a compreensão dos docentes no Ensino Médio Integrado do campus selecionado do IFMG sobre o autismo e o caráter plural do transtorno (comportamental, educacional e social); (ii) listar as necessidades do Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) para a inclusão dos alunos autistas; (iii) descrever o autismo e suas especificidades, de forma completa e atualizada, para difundir o conhecimento para professores; (iv) implementar um produto educacional (Podcast) voltado a formação de professores e aprimoramento das práticas pedagógicas na inclusão de estudantes autistas na EPT, com vistas a promoção de uma educação mais equitativa e adaptada às necessidades específicas desses estudantes. Como orientação metodológica, esta pesquisa foi aplicada, exploratória e qualiquantitativa. Assim, foram empregadas as técnicas bibliográfica, documental e estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e de questionário e interpretados com base no Referencial Teórico. Constatou-se que os docentes participantes do estudo apresentam conhecimento limitado sobre as especificidades de alunos autistas, encontrando desafios em suas práticas educativas e que o NAPNEE tem atendido as demandas desses estudantes, ainda que o setor apresente algumas fragilidades. Assim sendo, conclui-se que na Instituição há um caminho a ser percorrido para o aprimoramento e o fortalecimento da Educação Inclusiva com foco no acompanhamento pedagógico dos educandos autistas.
- ItemMETODOLOGIAS DISRUPTIVAS(0001-04-25) Silva, Danilo Pertence; Jesus, Ângelo MagnoA presente pesquisa foi norteada em consideração a utilização de Ambientes de Inovação na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais com a proposta de Metodologias de Ensino Disruptivas, bem como sua contribuição, desafios e expectativas para o desenvolvimento do aluno em um modelo de educação integral, humana, omnilateral e completa. A fim de se aprofundar neste tema, foi definido como objeto de estudo a implantação de um modelo de metodologia disruptiva criada e desenvolvida pelo Instituto Federal, o IFMAKER, um laboratório de criação de protótipos, convencionais ou digitais com uma proposta no enriquecimento didático para a formação de estudantes em uma concepção completa de educação, nas quais se aplicam teorias como o “learning by doing” (aprender na prática). E assim, através de uma pesquisa bibliográfica diagnóstica, busca-se neste estudo conhecer sobre a aplicabilidade desta metodologia em questão já em andamento em alguns campi, bem como a estruturação da implantação diante aos docentes nos conteúdos fornecidos pelo projeto. Objetiva-se também analisar os resultados e suas contribuições para os envolvidos neste projeto, principalmente no que se refere à preparação do indivíduo em suas competências e habilidades para a inserção ao mundo do trabalho. Com isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura na qual foi levantada uma série de artigos a partir da base de dados de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a respeito do tema. Estes estudos foram avaliados qualitativamente com o objetivo de se identificar boas práticas relacionadas ao desenvolvimento de atividades educacionais e à coordenação destes ambientes de inovação. Assim, estudando um modelo inovador em funcionamento, consegue-se a partir desta análise propor possíveis melhorias se caso for, e ainda promover uma abertura de pesquisa para futuros projetos que podem se aprofundar mediante ao conhecimento adquirido nesta pesquisa. Neste sentido, com base nos dados qualitativos encontrados na revisão, foi realizada a produção de um guia contendo as diretrizes e boas práticas para coordenação dos ambientes IFMAKER com o objetivo de auxiliar nos aspectos educacionais, gerenciais e sociais no contexto dos Ambientes de Inovação.
- ItemMetodologias disruptivas: um estudo sobre o desenvolvimento, implantação e resultado de ambientes de inovação na EPT(0001-04-25) Silva, Danilo Pertence; Jesus, Ângelo MagnoA presente pesquisa foi norteada em consideração a utilização de Ambientes de Inovação na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais com a proposta de Metodologias de Ensino Disruptivas, bem como sua contribuição, desafios e expectativas para o desenvolvimento do aluno em um modelo de educação integral, humana, omnilateral e completa. A fim de se aprofundar neste tema, foi definido como objeto de estudo a implantação de um modelo de metodologia disruptiva criada e desenvolvida pelo Instituto Federal, o IFMAKER, um laboratório de criação de protótipos, convencionais ou digitais com uma proposta no enriquecimento didático para a formação de estudantes em uma concepção completa de educação, nas quais se aplicam teorias como o “learning by doing” (aprender na prática). E assim, através de uma pesquisa bibliográfica diagnóstica, busca-se neste estudo conhecer sobre a aplicabilidade desta metodologia em questão já em andamento em alguns campi, bem como a estruturação da implantação diante aos docentes nos conteúdos fornecidos pelo projeto. Objetiva-se também analisar os resultados e suas contribuições para os envolvidos neste projeto, principalmente no que se refere à preparação do indivíduo em suas competências e habilidades para a inserção ao mundo do trabalho. Com isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura na qual foi levantada uma série de artigos a partir da base de dados de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a respeito do tema. Estes estudos foram avaliados qualitativamente com o objetivo de se identificar boas práticas relacionadas ao desenvolvimento de atividades educacionais e à coordenação destes ambientes de inovação. Assim, estudando um modelo inovador em funcionamento, consegue-se a partir desta análise propor possíveis melhorias se caso for, e ainda promover uma abertura de pesquisa para futuros projetos que podem se aprofundar mediante ao conhecimento adquirido nesta pesquisa. Neste sentido, com base nos dados qualitativos encontrados na revisão, foi realizada a produção de um guia contendo as diretrizes e boas práticas para coordenação dos ambientes IFMAKER com o objetivo de auxiliar nos aspectos educacionais, gerenciais e sociais no contexto dos Ambientes de Inovação.
- ItemPolíticas de enfrentamento ao assédio contra mulheres nos cursos de pós-graduação Stricto Sensu do Instituto Federal de Minas Gerais(2025-04-04) Oliveira, Mauro Júnior Moraes de Oliveira; Profa. Dra. Heleniara Amorim MouraO presente estudo aborda o tema do assédio contra as mulheres nos cursos de pós-graduação stricto sensu, com um enfoque especial sobre acadêmicas do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). As dificuldades que as mulheres enfrentam ao conciliar a vida acadêmica com responsabilidades familiares, sociais e profissionais são, segundo artigos e reportagens, muitas vezes, intensificadas pelas práticas de assédio moral no ambiente acadêmico. Tais fatores tornaram-se uma preocupação, especialmente ao observar o impacto negativo que essas práticas têm sobre a saúde mental e a carreira acadêmica das mulheres. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é realizar uma análise sobre as políticas de combate ao assédio a estudantes mulheres nos cursos de pós-graduação do IFMG, com vistas ao desenvolvimento de material institucional – Cartilha com referências sobre a temática. A metodologia tem abordagem qualitativa e teve como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, seguidas da análise dos dados com base na análise de conteúdo Bardin (2016), com a finalidade de apresentar as principais falhas e dar respaldo a alunas nos cursos de pós-graduação do IFMG em casos de assédio moral, além de divulgar pontos sobre assédio moral e assim prevenir a instituição quanto a essa prática às alunas no decorrer dos cursos de pós-graduação. Sendo uma Cartilha de esclarecimentos e orientações de como proceder em tais situações.
- ItemMETODOLOGIAS DISRUPTIVAS(0001-04-25) Silva, Danilo Pertence da; Jesus, Ângelo Magno deA presente pesquisa foi norteada em consideração a utilização de Ambientes de Inovação na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais com a proposta de Metodologias de Ensino Disruptivas, bem como sua contribuição, desafios e expectativas para o desenvolvimento do aluno em um modelo de educação integral, humana, omnilateral e completa. A fim de se aprofundar neste tema, foi definido como objeto de estudo a implantação de um modelo de metodologia disruptiva criada e desenvolvida pelo Instituto Federal, o IFMAKER, um laboratório de criação de protótipos, convencionais ou digitais com uma proposta no enriquecimento didático para a formação de estudantes em uma concepção completa de educação, nas quais se aplicam teorias como o “learning by doing” (aprender na prática). E assim, através de uma pesquisa bibliográfica diagnóstica, busca-se neste estudo conhecer sobre a aplicabilidade desta metodologia em questão já em andamento em alguns campi, bem como a estruturação da implantação diante aos docentes nos conteúdos fornecidos pelo projeto. Objetiva-se também analisar os resultados e suas contribuições para os envolvidos neste projeto, principalmente no que se refere à preparação do indivíduo em suas competências e habilidades para a inserção ao mundo do trabalho. Com isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura na qual foi levantada uma série de artigos a partir da base de dados de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a respeito do tema. Estes estudos foram avaliados qualitativamente com o objetivo de se identificar boas práticas relacionadas ao desenvolvimento de atividades educacionais e à coordenação destes ambientes de inovação. Assim, estudando um modelo inovador em funcionamento, consegue-se a partir desta análise propor possíveis melhorias se caso for, e ainda promover uma abertura de pesquisa para futuros projetos que podem se aprofundar mediante ao conhecimento adquirido nesta pesquisa. Neste sentido, com base nos dados qualitativos encontrados na revisão, foi realizada a produção de um guia contendo as diretrizes e boas práticas para coordenação dos ambientes IFMAKER com o objetivo de auxiliar nos aspectos educacionais, gerenciais e sociais no contexto dos Ambientes de Inovação.