Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 15
- ItemPERCEPÇÕES SOBRE SURDEZ E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Para Além da Libras(2024-07-24) Oliveira, Fernando Menezes de; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroEste estudo teve como objetivo investigar como ocorrem as relações dos servidores do Campus Conselheiro Lafaiete do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) com os alunos surdos nesta unidade. Buscou-se localizar dados acerca localizar dados sobre alunos surdos atendidos no IFMG, analisar os conceitos e normas norteadoras ao tema como sua inclusão e integração escolar, bem como realizar, por meio de entrevistas semiestruturadas, um levantamento junto aos servidores sobre sua percepção em relação aos surdos e aos aspectos da deficiência auditiva. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a metodologia da história oral combinada com outros métodos, a fim de entender a memória das vivências dos surdos além da reconstituição de um fato, mas também na percepção de como os processos reverberam no cotidiano desses sujeitos. Essa metodologia permite compreender como os avanços legislativos adentram no mundo concreto das vivências escolares, para além da mera observância das leis. Os resultados da pesquisa trouxeram contrapontos a alguns dos mitos que permeiam a aplicabilidade de conceitos sobre a surdez na Educação Profissional e Tecnológica (EBTT). Dentre as conclusões deste estudo, afirmou-se que exclusão e segregação não são desdobramentos aceitáveis em qualquer ambiente, educacional ou não, e não podem ser vistos como imutáveis. O ônus da inclusão e o da empregabilidade impõem ao indivíduo, marginalizado por conta da deficiência, a responsabilidade por sua inserção e permanência no ambiente escolar ou do trabalho, sendo perversa essa aceitação. A investigação de dados sobre alunos surdos atendidos no IFMG comprovou a importância do tema e sua discussão e a importancia das políticas de inclusão. Essas políticas públicas só existem porque o acesso a alguns direitos gerais são negados a eles. Entendeu-se ser necessária a intervenção, seja no aspecto de memórias ou no resgate e análise de como os termos são entendidos e perpetrados na instituição e na organização de espaços pedagógicos, por meio de práticas e posturas nesse ambiente. Concluiu-se que, embora nas últimas décadas tenha havido um movimento de incorporação de segmentos que anteriormente estavam fora da escola, e que muitos tenham sido incluídos, poucos foram promovidos, reafirmando-se a importância de tais políticas para a garantia dos direitos. Dentre as lacunas deste trabalho está o fato de a pesquisa se restringir a um único ambiente, o Campus Conselheiro Lafaiete, o que limita as possibilidades de generalização dos resultados. Para entender mais profundamente a aplicabilidade das políticas de inclusão de surdos no IFMG, seria necessária a ampliação do escopo desta pesquisa, para a realização de comparações. Destaca-se, ainda, a relevância do produto educacional desenvolvido, que poderá ser um instrumento auxiliar na implementação das políticas de inclusão para surdos, divulgação de informações sobre a surdez, mitos e verdades, possibilidades e importância para a consolidação dos seus direitos de cidadania. Somente através de discussões sobre o tema é que poderão ser enfrentadas tentativas de retrocessos dos direitos adquiridos pelos PCD. A realização de outros trabalhos sobre o tema é um caminho possível para a ampliação de estratégias de efetivação da inclusão escolar plena na EBTT
- ItemRepresentações Sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente nos Institutos Federais de Minas Gerais(2024-08-22) RODRIGUES, Fernando Pereira; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO presente estudo teve como objetivo compreender as representações sociais docentes sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente no âmbito dos Institutos Federais de Minas Gerais. Com base nisso, a proposta de pesquisa visou investigar o docente “polivalente” que caminha pelos diversos níveis e modalidades da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), analisando os discursos e percursos desses sujeitos, assim como a sua constituição identitária. Como aporte teórico, amparamo-nos nas bases conceituais da EPT, na Teoria das Representações Sociais (TRS), na Teoria do Núcleo Central (TNC) e nas teorias da constituição identitária. A pesquisa foi de natureza qualiquantitativa e tomou para análise questionários eletrônicos aplicados para docentes dos diversos Institutos Federais de Minas Gerais. Obtivemos um total de 357 respostas, das quais selecionamos uma amostra de 125 docentes, sendo que destes 60 tinham por formação o bacharelado e 65, a licenciatura. No tocante à análise dos dados, foi empregado o software openEvoc: um programa de apoio à pesquisa em representações sociais. Por meio dos dados, pudemos conhecer os docentes, identificando suas representações sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica, educação integral, o papel docente e o ser docente nos Institutos Federais. Além disso, por meio dos discursos compartilhados pelos docentes, mapeamos representações sociais que indiciam traços identitários desses profissionais. Os resultados do estudo apontam para uma constituição identitária docente em curso, influenciada por representações que ora se aproximam, ora se distanciam das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Como produto educacional deste estudo, foi elaborado um e-book dinâmico e interativo que colabore com a compreensão sobre ser docente nos Institutos Federais. Ao final, vislumbra-se que o material possa contribuir com outros pesquisadores no intuito de consolidar uma compreensão sobre o trabalho desempenhado pelo profissional docente nos espaços formativos dos Institutos Federais.
- ItemA arquitetura dos espaços físicos do ifmg no processo de construção de uma história da instituição(0002-08-24) Silva, Alexander Fuccio de Fraga; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEsta pesquisa procura identificar como a arquitetura dos espaços físicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) contribui para a construção de uma história da Instituição, investigando as construções de suas unidades, antes e depois de sua criação, em 2008. Buscou-se comparar os projetos arquitetônicos dos campi São João Evangelista e Ribeirão das Neves, utilizando-se documentos históricos, arquivos fotográficos das alterações arquitetônicas, e fotos da arquitetura atual que identificam seus espaços. No estudo dos espaços desses campi, duas situações se destacam. O primeiro, cujas construções remontam, em sua maioria, à segunda metade do século passado, teve a história marcada por um intenso processo de industrialização e por disputas ideológicas no âmbito educacional. Por outro lado, a criação da Rede Federal trouxe consigo uma nova abordagem, visível no estudo dos espaços do Campus Ribeirão das Neves, concebido sob uma perspectiva contemporânea, alinhada ao Programa Brasil Profissionalizado. A arquitetura dos espaços físicos do IFMG, dessa forma, percebe-se nos estudos realizados, uma variedade de espaços e construções mas que se interconectam à medida que novas edificações vão se formando, transformando o que era antigo em novo, formando um conjunto arquitetônico em direção a uma identificação que traz na memória acontecimentos, informações e esperança de uma educação de melhor qualidade, de formação omnilateral e democrática, como concebida nos documentos de sua criação.
- ItemEducação Profissional e Tecnológica e Suas Possibilidades: Entre Estratégias e Desafios, a Implantação do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional em Minas Gerais(0022-09-23) Alves, Claudete Aparecida; Doutora Marie Luce TavaresO Ensino Médio no Brasil vem sendo discutido desde o período imperial, incluindo o âmbito da Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral e Integrada. Nos últimos anos, iniciou-se o movimento da Reforma do Ensino Médio, a qual, apesar de muitas controvérsias, encontra-se aprovada dentro das Políticas Públicas Nacionais. Esta pesquisa buscou analisar as estratégias e desafios da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) profissional de uma Escola Estadual localizada no interior de Minas Gerais; compreender a trajetória da implantação na contribuição para ingresso neste novo modelo; e analisar a formação docente para a implantação do novo Currículo Referência do Ensino Médio. Para o desenvolvimento do estudo, foi necessário um aprofundamento em referenciais teóricos, que permearam os conceitos de Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral, Ensino Médio, História do Ensino Médio no Brasil, Reforma do Ensino Médio, concepções de currículo e organização da arquitetura curricular. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, pesquisa bibliográfica e de campo, por meio dos instrumentos: caderno de observações, questionários (Google Forms) e entrevistas semiestruturadas. Mediante os dados analisados, foi constatado que a comunidade escolar e seus sujeitos vivenciaram vários desafios desde a necessidade de transporte escolar para os estudantes, a organização do quadro de horários, a nova arquitetura curricular, com a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, a adequação das funções do corpo docente aos horários distintos das diferentes redes de ensino, a realização deficitária de formações dos profissionais, principalmente para desenvolvimento das atividades integradoras e os componentes da Formação do Curso Técnico em Informática (5º itinerário), o processo de comunicação, interesse, matrícula e permanência dos estudantes no novo modelo de ensino, até o desafio das atividades terem sido iniciadas no período da pandemia da COVID-19.
- ItemJúri Simulado com a temática "Processo de Vacinação": uma análise sob perspectiva da formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado(0027-06-23) Castro, Paula Silva Guimarães; Doutor Gustavo Pereira PessoaAs práticas pedagógicas têm sido alvo de grandes debates pelas transformações políticas, econômicas e culturais ao longo das últimas décadas. Esse fato nos remete a refletir sobre o papel que a escola pretende assumir na formação do aluno. Assim, esta pesquisa, considerando as concepções de formação humana integral, visando uma estratégia pedagógica capaz de estimular a construção de competências para a vida, que favoreça o desenvolvimento de pensamentos críticos e capazes atuar com autonomia para transformar a realidade, teve como objetivo geral analisar se o júri simulado com a temática “processo de vacinação” estimula a construção de competências que favorecem à formação omnilateral dos estudantes do ensino médio integrado. A formação humana integral, por se tratar da superação do homem dividido e marcado pela divisão da sociedade entre o trabalho manual e o trabalho intelectual, diz respeito a uma educação profissional que seja articulada com o ensino médio e traçada por uma concepção de formação humana em todas as dimensões da vida, tendo o trabalho, a ciência e a cultura como uma unidade desta formação e o trabalho como princípio educativo. Foi uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com procedimentos metodológicos baseados na pesquisa-ação, tendo como método de análise a “análise textual-discursiva”. As competências analisadas foram baseadas nos quatro pilares de Delors (2010), “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, aprender a conviver” e aprender a ser”, por darem significado as competências para a vida que favorecem a formação omnilateral. Os resultados encontrados evidenciaram que a estratégia de júri simulado utilizando como temática o “processo de vacinação” é capaz de produzir competências relacionadas à argumentação, pensamento reflexivo, relações sociais, trabalho em equipe, pensamento crítico e autonomia, além do aspecto lúdico da estratégia pedagógica, portanto, o desenvolvimento de competências para a vida que são basilares da formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado. Para construção do produto educacional foi analisado o roteiro do júri simulado criado por mim, baseando-se naqueles encontrados na literatura, e, considerando os resultados e análise, o roteiro foi ajustado e disponibilizado como produto educacional (APÊNDICE), visando oportunizar outros professores a aplicação da estratégia pedagógica.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »