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- ItemUso do smartphone como ferramenta pedagógica de ensino na perspectiva omnilateral: concepções dos docentes do Instituto Federal de Minas Gerais-IFMG(2024-10-02) Viana, Renato de Souza; Doutor Gustavo Pereira PessoaA escola é descrita como um lócus de aprendizagem, compartilhamento de experiências entre discentes e docentes, discentes e discentes, docentes e docentes. Nesta premissa, o papel docente vem sendo discutido por teóricos da educação, bem como suas relações com a metodologia com a qual se espelham e cumprem o seu papel diário nas salas de aula. Nesta premissa, o ensino tradicional vem sendo apontando como um dos gargalos de fracassos na educação pública, aonde a aquisição do conhecimento pelo aluno, vem ocorrendo por transmissão por parte do docente, com pouca participação do discente no processo, sendo esta causa, em muitos casos, a não incorporação de recursos tecnológicos ao processo de ensino. Nesta premissa, o smartphone se desponta como um dos recursos tecnológicos que pode facilitar a vida do docente em sua vida escolar diária, haja vista um grande consumo de smartphone pelos jovens hoje. Este trabalho objetiva conhecer as concepções dos docentes dos Institutos Federais de Minas Gerais-IFMG sobre os usos dos smartphone como ferramenta pedagógica de ensino e como os professores fazem o seus usos em suas práticas pedagógicas. Para isto, a pesquisa se embasou na aplicação de questionário estruturado com perguntas, construídos por meio do Google Forms encaminhados aos docentes por e-mail institucional dos professores. Os resultados da pesquisa apontam que 100% dos professores respondentes, um total de 16 da amostra total, usam o smartphone como recurso mediador para ministrar aulas de Biologia nos Institutos onde atuam, das mais variadas formas, como por exemplo, envio de materiais de aulas, QR Codes, envio de videoaulas, etc. Os resultados desta pesquisa serão publicados em revista eletrônica de divulgação científica como forma de disseminação dos resultados obtidos e como meio de maximizar os resultados a fim de colaborar com a implementação/instigar o uso do smartphone como recurso metodológico ao trabalho docente, com maior frequência no Ensino Médio Integrado-EMI, fator este que visa melhorar a aprendizagem discente.
- ItemDesfazimento de bens móveis e eletrônicos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais: diagnóstico e contribuições(2025-02-13) Lana, Andréa Cristina da Silveira.; Penha, Pedro Xavier da.; Doutor Pedro Xavier da PenhaA gestão patrimonial na administração pública diz respeito a vários procedimentos, indispensáveis para manter a preservação e o controle desse patrimônio. Posto isto, levar em consideração as ações que dizem respeito ao processo de desfazimento é importante para os registros patrimoniais da instituição. Nesta perspectiva, a pesquisa proposta nesta dissertação teve como objetivo compreender como ocorre o fluxo do processo de desfazimento de bens móveis e eletrônicos do IFMG, particularmente do campus Conselheiro Lafaiete, lócus deste estudo. Após revisão teórica detalhada sobre o tema, procedeu-se ao estudo empírico, o qual incluiu pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva, documental e bibliográfica e estudo de caso. Como instrumentos de pesquisa, utilizou a entrevista estruturada, por meio eletrônico, com os servidores que atuam nos setores de Patrimônio da instituição e a observação in locu. A análise dos dados e a discussão dos resultados indicaram que a gestão do patrimônio público necessita de um fluxo padronizado para o desfazimento de bens, considerando a relevância desse processo para a instituição. As opiniões dos entrevistados balizaram também a construção e a avaliação do Produto Educacional desenvolvido a partir deste estudo. O resultado foi um vídeo educativo com o passo a passo do processo, intitulado ‘Desfazimento de Bens Públicos Móveis e Eletrônicos’ no qual foram descritas as etapas do processo de desfazimento. Para tanto, foi necessário mapear os procedimentos administrativos realizados nos setores de Patrimônio da instituição, tomando por base toda a legislação que diz respeito à temática pesquisada. Os dados obtidos na pesquisa realizada para esta dissertação corroboram os pressupostos da investigação apresentados no início deste trabalho, e demonstraram a necessidade de uma padronização clara e acessível a todos os servidores. Acredita-se que este estudo irá contribuir na eficiência da gestão patrimonial, servindo de subsídio para a prática dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam na área. Por meio do controle e conservação desses bens, a comunidade acadêmica poderá dispor de condições objetivas adequadas para o desenvolvimento da educação integral dos estudantes, contribuindo efetivamente para o aperfeiçoamento da qualidade do ensino nos Institutos Federais.
- ItemOs reflexos da pandemia na vida dos estudantes do IFMG campus Conselheiro Lafaiete: estratégias de intervenção para superação e reparação dos danos causados(2023-09-15) Ana Flávia Melillo; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroA pandemia do Coronavírus alterou significativamente a vida de todos e, em especial, a vida dos jovens. Os reflexos socioeconômicos, pedagógicos e emocionais na vida dos estudantes que cursaram o 3º ano dos cursos integrados em 2020 e 2021 afetaram diretamente o contexto educacional. A vida em sociedade apresentou alterações expressivas no contexto pandêmico, necessitando, assim, de uma articulação de profissionais especializados e de políticas públicas efetivas que focassem principalmente nos adolescentes, para garantir uma vida escolar com dignidade. Dessa forma, objetivou-se compreender quais são esses impactos, na tentativa de possibilitar à equipe multidisciplinar, formada por assistente social, pedagoga e psicóloga, a busca por estratégias para um atendimento mais cuidadoso, capaz de minimizar os conflitos colocados, visando à qualidade de vida e à permanência destes no espaço escolar. Nesta pesquisa, optou-se por dialogar com os supostos teóricos da educação brasileiros que são referência para refletir sobre o contexto da Educação Profissional e Tecnológica, tais como Marise Ramos, Maria Aparecida Ciavatta, Dermeval Saviani e Gaudêncio Frigotto. Pata tal, escolheu-se uma abordagem quali-quantitativa, utilizando técnicas, como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas, sendo estes enviados por e-mail e pelo Google Forms. Concluímos que, as transformações causadas pela pandemia resultaram em uma reorganização da vida em todos os aspectos. Os estudantes retornaram mais ansiosos e dispersos, sendo necessário um olhar mais cuidadoso, atento e que transcenda o processo de ensino-aprendizagem. A escola precisa ser um espaço de libertação, de emancipação e de socialização.
- ItemEducação financeira na Educação Profissional Tecnológica (EPTt): uma análise de produtos educacionais sob a perspectiva da teoria da idoneidade didática(2024-10-28) Lelis, Irving dos Santos; Doutor José Fernandes da SilvaEsta dissertação analisa a relação entre Educação Financeira e Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sob a perspectiva da idoneidade didática. A problemática central é: Como a Educação Financeira pode contribuir para a formação integral dos estudantes do ensino médio integrado na EPT? A pesquisa justifica-se pela importância da Educação Financeira na formação integral dos estudantes. O objetivo geral é analisar como a Educação Financeira na EPT é abordada nas pesquisas realizadas pelas instituições associadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Já os objetivos específicos são: identificar as dissertações e produtos acadêmicos que tratam do tema Educação Financeira na EPT; examinar como as dissertações e os produtos desenvolvidos no ProfEPT abordam a integração da Educação Financeira na EPT; e desenvolver um E-book que explique os conceitos de Educação Financeira, EPT e idoneidade didática. A investigação é qualitativa e foi realizada em três etapas: (1) pesquisa de produções acadêmicas no ProfEPT, que resultou em 1613 dissertações (2018-2023), das quais apenas 10 estavam diretamente relacionadas ao contexto da investigação; (2) análise das produções acadêmicas relacionadas à Educação Financeira; e (3) elaboração de um E-book como produto educacional. A investigação revelou uma lacuna significativa na integração de elementos inovadores na Educação Financeira, especialmente no contexto da EPT. O E-book desenvolvido apresenta sete propostas de atividades para trabalhar a Educação Financeira na perspectiva do componente Desenvolvimento de Valores Democráticos e Pensamento Crítico. Por fim, espera-se que esta dissertação e o produto educacional que emerge dela contribuam para a disseminação de conhecimentos e práticas eficazes em Educação Financeira, fomentando a importância da inclusão desta temática nos currículos de Matemática da EPT, e inspirando futuras investigações que abordem a relação entre Educação Financeira e formação integral dos estudantes da rede EPT.
- ItemNarrativas sobre a implantação do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Santa Luzia (2013-2015)Cindra, Érika de Lima Martins; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos SantosTrata-se de uma pesquisa que foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), vinculado à linha de pesquisa 2 - Gestão e Organização dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo analisar a história referente à implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Santa Luzia, a partir das memórias de gestores, membros da comunidade do distrito de São Benedito/Santa Luzia, servidores e alunos egressos daquela instituição que experienciaram o seu início. Buscou-se identificar os desafios, dificuldades e conquistas ocorridas durante a implementação da unidade de Educação Profissional e Tecnológica em Santa Luzia, por meio de documentos e narrativas de pessoas que vivenciaram aquele momento. Para o desenvolvimento do estudo, foram utilizadas como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e História Oral, por meio da abordagem qualitativa, valendo-se da entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Dentre os resultados, destacam-se os conflitos ocorridos durante os anos iniciais, devido principalmente à ausência de elementos de pertencimento da comunidade ao IFMG, visto que ele foi implantado em um local onde antes funcionava um equipamento público amplamente utilizado por toda a comunidade. Contudo, no decorrer dos anos, aos poucos iniciou-se um processo de identificação da importância do IFMG para a população da região, embora ainda haja dificuldades a superar. Por fim, ressalta-se que, a partir dos resultados encontrados, procedeu-se ao desenvolvimento, aplicação e validação de um produto educacional, um podcast, que abordou a história e as memórias referentes à implantação do IFMG - Campus Santa Luzia, de forma a possibilitar a divulgação, consulta e pesquisa sobre esse tema.