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- ItemOs reflexos da pandemia na vida dos estudantes do IFMG campus Conselheiro Lafaiete: estratégias de intervenção para superação e reparação dos danos causados(2023-09-15) Ana Flávia Melillo; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroA pandemia do Coronavírus alterou significativamente a vida de todos e, em especial, a vida dos jovens. Os reflexos socioeconômicos, pedagógicos e emocionais na vida dos estudantes que cursaram o 3º ano dos cursos integrados em 2020 e 2021 afetaram diretamente o contexto educacional. A vida em sociedade apresentou alterações expressivas no contexto pandêmico, necessitando, assim, de uma articulação de profissionais especializados e de políticas públicas efetivas que focassem principalmente nos adolescentes, para garantir uma vida escolar com dignidade. Dessa forma, objetivou-se compreender quais são esses impactos, na tentativa de possibilitar à equipe multidisciplinar, formada por assistente social, pedagoga e psicóloga, a busca por estratégias para um atendimento mais cuidadoso, capaz de minimizar os conflitos colocados, visando à qualidade de vida e à permanência destes no espaço escolar. Nesta pesquisa, optou-se por dialogar com os supostos teóricos da educação brasileiros que são referência para refletir sobre o contexto da Educação Profissional e Tecnológica, tais como Marise Ramos, Maria Aparecida Ciavatta, Dermeval Saviani e Gaudêncio Frigotto. Pata tal, escolheu-se uma abordagem quali-quantitativa, utilizando técnicas, como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas, sendo estes enviados por e-mail e pelo Google Forms. Concluímos que, as transformações causadas pela pandemia resultaram em uma reorganização da vida em todos os aspectos. Os estudantes retornaram mais ansiosos e dispersos, sendo necessário um olhar mais cuidadoso, atento e que transcenda o processo de ensino-aprendizagem. A escola precisa ser um espaço de libertação, de emancipação e de socialização.
- ItemEducação financeira na Educação Profissional Tecnológica (EPTt): uma análise de produtos educacionais sob a perspectiva da teoria da idoneidade didática(2024-10-28) Lelis, Irving dos Santos; Doutor José Fernandes da SilvaEsta dissertação analisa a relação entre Educação Financeira e Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sob a perspectiva da idoneidade didática. A problemática central é: Como a Educação Financeira pode contribuir para a formação integral dos estudantes do ensino médio integrado na EPT? A pesquisa justifica-se pela importância da Educação Financeira na formação integral dos estudantes. O objetivo geral é analisar como a Educação Financeira na EPT é abordada nas pesquisas realizadas pelas instituições associadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Já os objetivos específicos são: identificar as dissertações e produtos acadêmicos que tratam do tema Educação Financeira na EPT; examinar como as dissertações e os produtos desenvolvidos no ProfEPT abordam a integração da Educação Financeira na EPT; e desenvolver um E-book que explique os conceitos de Educação Financeira, EPT e idoneidade didática. A investigação é qualitativa e foi realizada em três etapas: (1) pesquisa de produções acadêmicas no ProfEPT, que resultou em 1613 dissertações (2018-2023), das quais apenas 10 estavam diretamente relacionadas ao contexto da investigação; (2) análise das produções acadêmicas relacionadas à Educação Financeira; e (3) elaboração de um E-book como produto educacional. A investigação revelou uma lacuna significativa na integração de elementos inovadores na Educação Financeira, especialmente no contexto da EPT. O E-book desenvolvido apresenta sete propostas de atividades para trabalhar a Educação Financeira na perspectiva do componente Desenvolvimento de Valores Democráticos e Pensamento Crítico. Por fim, espera-se que esta dissertação e o produto educacional que emerge dela contribuam para a disseminação de conhecimentos e práticas eficazes em Educação Financeira, fomentando a importância da inclusão desta temática nos currículos de Matemática da EPT, e inspirando futuras investigações que abordem a relação entre Educação Financeira e formação integral dos estudantes da rede EPT.
- ItemNarrativas sobre a implantação do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Santa Luzia (2013-2015)(01-11-24) Cindra, Érika de Lima Martins; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos SantosTrata-se de uma pesquisa que foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), vinculado à linha de pesquisa 2 - Gestão e Organização dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo analisar a história referente à implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Santa Luzia, a partir das memórias de gestores, membros da comunidade do distrito de São Benedito/Santa Luzia, servidores e alunos egressos daquela instituição que experienciaram o seu início. Buscou-se identificar os desafios, dificuldades e conquistas ocorridas durante a implementação da unidade de Educação Profissional e Tecnológica em Santa Luzia, por meio de documentos e narrativas de pessoas que vivenciaram aquele momento. Para o desenvolvimento do estudo, foram utilizadas como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e História Oral, por meio da abordagem qualitativa, valendo-se da entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Dentre os resultados, destacam-se os conflitos ocorridos durante os anos iniciais, devido principalmente à ausência de elementos de pertencimento da comunidade ao IFMG, visto que ele foi implantado em um local onde antes funcionava um equipamento público amplamente utilizado por toda a comunidade. Contudo, no decorrer dos anos, aos poucos iniciou-se um processo de identificação da importância do IFMG para a população da região, embora ainda haja dificuldades a superar. Por fim, ressalta-se que, a partir dos resultados encontrados, procedeu-se ao desenvolvimento, aplicação e validação de um produto educacional, um podcast, que abordou a história e as memórias referentes à implantação do IFMG - Campus Santa Luzia, de forma a possibilitar a divulgação, consulta e pesquisa sobre esse tema.
- ItemTerminalidade específica no IFMG: um estudo sobre os desafios e possibilidades na certificação de estudantes com necessidades educacionais específicas.(2024-05-16) Abreu, Christiane Miranda de ; Doutora Gláucia do Carmo XavierO presente estudo investiga a certificação por Terminalidade Específica, destinada a atender estudantes com necessidades educacionais específicas e que não atingiram o nível de escolarização exigido para a conclusão dos cursos que optaram por realizar. A certificação constitui-se atualmente como uma possibilidade prevista em lei, e esta pesquisa tem como principal objetivo analisar os desafios e as possibilidades da aplicação da Terminalidade Específica dos Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O estudo utilizou-se de pesquisa bibliográfica-documental, com análise de documentos legais que tratam da Terminalidade Específica e sua aplicação, orientando-se por uma abordagem qualitativa. Para compreender os objetivos da pesquisa foi realizado um grupo focal com a participação de servidores de um campus do IFMG, fundamentado no diálogo entre os participantes, com o intuito de colher informações a partir do debate do tema da pesquisa, relativo aos desafios e às possibilidades na aplicação da Terminalidade Específica no IFMG. O estudo foi analisado à luz da análise de conteúdo de Bardin. Trata-se de uma pesquisa aplicada que deu origem a uma conta no Instagram. O perfil denomina-se @terminalidadeespecífica e visa esclarecer os desafios e as possibilidades na aplicação TE e, ainda, o que é e como se planeja o processo até chegar à sua aplicação nesse instituto federal. Os resultados da pesquisa sugerem a necessidade de diretrizes claras e abrangentes para orientar a prática da Terminalidade Específica. Os principais achados revelaram que a prática da TE visa garantir uma abordagem consistente e inclusiva para todos os estudantes. Destaca ainda a importância da realização de outros estudos sobre os estudantes egressos certificados por Terminalidade Específica para avaliar o impacto a longo prazo dessa abordagem educacional, bem como informar acerca do desenvolvimento de políticas e práticas mais eficazes para promover a inclusão e o sucesso dos ENEEs.
- ItemOlhares docentes sobre as repercussões do “Novo” Ensino Médio nos livros didáticos do PNLD: um estudo de caso(2024-10-02) Lopes, Leonice dos Santos; Doutora Raquel Aparecida Soares Reis FrancoEsta dissertação buscou analisar as repercussões da implementação do “novo” Ensino Médio nos livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) sob olhares docentes da área de Linguagens do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Para tanto, partimos do seguinte questionamento: como a implementação do “novo” Ensino Médio nos livros didáticos distribuídos pelo PNLD repercutiu no fazer docente dos professores do IFMG da área de Linguagens, especificamente, em relação ao componente Língua Portuguesa? Para tratar desse tema, tomamos como referencial teórico autores que discutem sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos livros do PNLD, Currículo Integrado e EPT e discussões sobre o “novo” Ensino Médio a partir de Moehlecke (2012). Metodologicamente, optamos por realizar um estudo de caso numa perspectiva qualitativa. Os resultados do trabalho indicam que houve significativas repercussões da nova estrutura do Ensino Médio nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Isso se materializa na organização e distribuição dos conteúdos (de componentes curriculares específicos passam a disciplinas que compõem áreas do conhecimento, neste caso, a de Linguagem e suas Tecnologias), na redução drástica do número de páginas dos livros em relação ao PNLD 2018 e, sobretudo na abordagem pedagógica que é perpassada pelo viés ideológico presente em políticas públicas de educação implementadas no Brasil, na década de 1990. Um dos efeitos previsíveis dessa redução de conteúdos é a abordagem mais superficial dos temas, o que compromete a complexidade e a diversidade textual necessárias para o desenvolvimento pleno das habilidades linguísticas dos estudantes. Ademais, a condensação de todo o programa em um único volume pode dificultar a organização do conteúdo bem como a sequência pedagógica dos temas e prejudicar o processo de ensino-aprendizagem. Soma-se ainda o fato de que as obras do PNLD, sob o viés da BNCC, conduzem o estudante para uma lógica que o faz se sentir o único responsável pelo êxito ou insucesso de seu próprio futuro, além de incluir as mensagens implícitas de um currículo orientado para as necessidades do mercado de trabalho. A análise das entrevistas revelou que os docentes participantes utilizam materiais próprios em sala de aula e o livro didático de forma complementar. Com relação ao "novo" Ensino Médio, apontam ser um equívoco a nova divisão da carga horária entre conteúdos da educação básica e os itinerários formativos. Além disso, foram unânimes acerca da importância do guia do livro didático. Como resultado desta pesquisa, criamos um e-book intitulado "Orientações e Estratégias para a Escolha do Livro Didático: um olhar a partir da pedagogia histórico-crítica", cujo objetivo é apresentar diretrizes e estratégias para a escolha de livros didáticos. Esse material poderá ser utilizado por professores, gestores e demais educadores, contribuindo para a compreensão da relevância do livro didático no processo educacional e fornecendo orientações práticas para a sua seleção nas escolas.