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- ItemDa Congregação dos Missionários dos Operários “Os Padres do Trabalho” à implantação do IFMG campus Conselheiro Lafaiete: histórias e memórias(2024-12-17) Liliane Cardoso da Silva; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroObjetivou-se, com esta pesquisa, realizar uma reflexão acerca da trajetória do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Conselheiro Lafaiete (IFMG-CL) através da criação de um Memorial Virtual no qual serão disponibilizadas as histórias e memórias da instituição, a fim de possibilitar o conhecimento, a compreensão e a realização de pesquisas futuras sobre sua trajetória institucional, visando a que a disseminação dessa história possa contribuir para despertar na comunidade acadêmica e entre os locais um sentimento de identidade e pertencimento em relação ao IFMG-CL. Tal pesquisa visa também contribuir, por meio do Memorial, para o processo de consolidação de uma identidade institucional com foco no ideário de uma educação omnilateral, politécnica e emancipadora que norteou a política pública de criação dos Institutos Federais. Para tanto, este estudo utilizou-se dos fundamentos teórico- metodológicos de autores referenciais para se pensar o ideário da educação politécnica, a exemplo de Demerval Saviani, Maria Aparecida Ciavatta, Marise Ramos, entre outros. A metodologia adotada incluiu uma revisão bibliográfica em torno das relações entre histórias e memórias, com ênfase no uso das narrativas orais como ferramenta de pesquisa neste processo; realizou-se, ainda, uma pesquisa documental para fundamentar a compreensão histórica e contextual do objeto deste estudo. Como produto educacional, propôs-se a criação de um Memorial Virtual, uma plataforma digital que permite a visitação a itens históricos, a exemplo de fotografias, objetos e instalações, tanto da Escola Técnica ‘Os Padres do Trabalho’, que funcionou no local onde atualmente está localizada a sede do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Conselheiro Lafaiete, como também itens memoráveis do próprio Instituto. O material recolhido e os relatos obtidos se constituíram como importante material de memória oral e documental, e que possibilitaram reconstituir parte da história da escola e da educação profissional no munícipio, o que evidencia a sua importância.
- ItemDidática e relações interpessoais: o diálogo por uma comunicação não violenta entre professor e aluno no âmbito da EPT(2024-10-04) Dias, Gracielle Paixão Santos; Marie Luce TavaresA relação professor-aluno é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, servindo como um pilar central para o desenvolvimento educacional. Nesse contexto, a importância do diálogo e da comunicação respeitosa e sem ruídos se destacam como elementos chave para alcançar uma educação verdadeiramente transformadora. Este estudo, desse modo, explora a relação professor-aluno, sob a luz de dois conceitos complementares: o diálogo, conforme concebido por Paulo Freire, e a Comunicação Não Violenta (CNV), proposta por Marshall B. Rosenberg. Partindo dessas premissas, esta pesquisa tem como objetivo investigar quais são os aspectos da relação professor-aluno na percepção dos estudantes, os quais são impactados por essas barreiras comunicacionais, e como esses elementos interferem na interação e, consequentemente, na aprendizagem. O trabalho foi realizado em uma unidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com alunos dos terceiros anos do Ensino Médio Integrado, maiores de 18 anos, por meio de uma análise da visão desses alunos sobre a comunicação e a relação interpessoal com os professores. Os resultados refletem a complexidade das relações interpessoais no ambiente escolar, sugerindo barreiras comunicacionais que relacionam a compreensão mútua entre professores e alunos, a existência de violência verbal e preconceito, as necessidades que não atendidas nesse processo, o silenciamento, a percepção de indiferença por parte dos professores, bem como as interferências das emoções na relação e nas consequências negativas que ocorrem na aprendizagem. A contribuição resultante deste estudo são dois Produtos Educacionais que têm o objetivo de auxiliar na mudança de comportamento do público pesquisado e, para além disso, no cenário educacional. O primeiro é o instrumento de autoavaliação O que foi que eu disse? E como é?, o qual auxilia professores a conhecer e refletir sobre seu padrão comunicacional. O segundo é a ferramenta Escutatória (escuta + oratória), um dispositivo de registro e acolhimento para identificar e visibilizar casos de bullying e violência, oferecendo espaço seguro para que os estudantes falem e sejam ouvidos.
- ItemDidática e relações interpessoais: o diálogo por uma comunicação não violenta entre professor e aluno no âmbito da EPT(0242-10-04) Dias, Gracielle Paixão Santos; Marie Luce TavaresA relação professor-aluno é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, servindo como um pilar central para o desenvolvimento educacional. Nesse contexto, a importância do diálogo e da comunicação respeitosa e sem ruídos se destacam como elementos chave para alcançar uma educação verdadeiramente transformadora. Este estudo, desse modo, explora a relação professor-aluno, sob a luz de dois conceitos complementares: o diálogo, conforme concebido por Paulo Freire, e a Comunicação Não Violenta (CNV), proposta por Marshall B. Rosenberg. Partindo dessas premissas, esta pesquisa tem como objetivo investigar quais são os aspectos da relação professor-aluno na percepção dos estudantes, os quais são impactados por essas barreiras comunicacionais, e como esses elementos interferem na interação e, consequentemente, na aprendizagem. O trabalho foi realizado em uma unidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com alunos dos terceiros anos do Ensino Médio Integrado, maiores de 18 anos, por meio de uma análise da visão desses alunos sobre a comunicação e a relação interpessoal com os professores. Os resultados refletem a complexidade das relações interpessoais no ambiente escolar, sugerindo barreiras comunicacionais que relacionam a compreensão mútua entre professores e alunos, a existência de violência verbal e preconceito, as necessidades que não atendidas nesse processo, o silenciamento, a percepção de indiferença por parte dos professores, bem como as interferências das emoções na relação e nas consequências negativas que ocorrem na aprendizagem. A contribuição resultante deste estudo são dois Produtos Educacionais que têm o objetivo de auxiliar na mudança de comportamento do público pesquisado e, para além disso, no cenário educacional. O primeiro é o instrumento de autoavaliação O que foi que eu disse? E como é?, o qual auxilia professores a conhecer e refletir sobre seu padrão comunicacional. O segundo é a ferramenta Escutatória (escuta + oratória), um dispositivo de registro e acolhimento para identificar e visibilizar casos de bullying e violência, oferecendo espaço seguro para que os estudantes falem e sejam ouvidos.
- ItemAs práticas pedagógicas no Curso Técnico de Informática: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Fortaleza)(2030-09-26) Lima, Paulo Sergio Pereira de; Doutora Mônica Lana da PazO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza adota práticas pedagógicas inovadoras e comprometidas com a qualidade do ensino que se refletem no currículo integrado do curso técnico em Informática, que enfatiza a abordagem baseada em competências e habilidades para a atuação profissional contemporânea. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas, que direcionam o trabalho educativo dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico de Informática do IFCE - Campus Fortaleza, por meio da metodologia de estudo de caso com abordagem descritiva, com base na análise documental dos documentos de Matriz Curricular e Projeto Político Pedagógico, sendo os documentos dos anos de 2005 a 2022, que a instituição disponibilizou. Através dessa metodologia, o trabalho resulta no planejamento, desenvolvimento e avaliação de um produto educacional em formato de E-book aprovado e publicado, apresentando práticas pedagógicas que contribuem para a formação omnilateral no campo da Informática, bem como na geração de conhecimentos práticos. A abordagem adotada nessa pesquisa foi qualitativa, diante da análise realizada, pode-se concluir que o curso técnico de Informática do IFCE - Campus Fortaleza pode ser considerado um exemplo para a educação técnica, considerando seu compromisso com a melhoria contínua e adaptação ao ambiente de rápida evolução da tecnologia. O curso se esforça para fornecer uma educação que seja relevante para manter o currículo atualizado e integrar metodologias de ensino inovadoras.
- ItemA construção da identidade étnico-racial de estudantes do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica(2020-10-04) Vilaça, Márcia Margarida; Doutora Marie Luce TavaresEsta dissertação tem como foco a investigação da construção da identidade étnico-racial dos(as) estudantes do Ensino Médio Integrado inseridos(as) por meio de políticas de ações afirmativas nos processos seletivos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco. O principal objetivo foi compreender de que forma esses(as) estudantes percebem sua identidade étnico-racial e identificar os fatores que influenciam esse processo. A metodologia deste trabalho segue uma abordagem qualitativa e foi norteada pela questão: como se dá a construção da identidade negra entre os alunos cotistas raciais do Ensino Médio Integrado? Esta investigação começou com a realização de uma pesquisa documental e bibliográfica, seguida pela coleta de dados, que incluiu a aplicação de questionários on-line. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a percepção dos participantes de que uma família exerce um papel essencial na formação da identidade negra, funcionando como um pilar de suporte emocional e referência cultural. Os estudantes também destacaram a escola como um espaço de resistência e preservação cultural, no qual tradições, saberes e valores são transmitidos e reafirmados. Já os coletivos juvenis foram reconhecidos como ambientes fundamentais de socialização, aprendizagem e atuação política, onde são produzidos modos de vida, formas de expressão e identidade. Adicionalmente, constatou-se que a Lei n. 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, não está sendo devidamente implementada na instituição, o que compromete a compreensão do racismo e o fortalecimento das identidades negras. Como produto educacional decorrente da pesquisa, foi desenvolvido o jogo de cartas Espelho, Espelho Meu, Quem Sou Eu? voltado para professores, facilitadores, mediadores culturais, ativistas, formadores de opinião bem como por qualquer pessoa interessada em promover discussões sobre identidade, racismo e diversidade em espaços educacionais e sociais.