Trabalhos Acadêmicos
URI Permanente desta comunidade
Esta comunidade será composta pelos trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, assim como as dissertações dos cursos de mestrado. Esses trabalhos devem apresentar os resultados de estudos, expressando o conhecimento do assunto escolhido, bem como ser realizado sob a supervisão de um professor orientador.
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos por Campus "Santa Luzia"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise comparativa de custos entre laje maciça e laje pré-fabricada com poliestireno para fins de avaliação em edificação de interesse social(2024-02-01) Oliveira, Anne Gabrielle Almeida; Doutor Wemerton Luis Evangelista; Doutor Ramon Paes GuimarãesOs custos de uma obra na construção civil são um ponto crucial a serem estudados antes, durante e na finalização desta. Estes podem variar dependendo de diversos fatores, como tamanho, a complexidade ou o tipo de estruturas utilizadas. É necessário que se realize um orçamento detalhado contribuindo para um planejamento mais eficiente. Quando se trata principalmente de custos da estrutura da edificação, esses implicam em uma boa parte destes investimentos. Logo, neste trabalho será tratado os custos da formulação de uma laje para edificação de cunho social em destaque na avaliação de um apartamento do programa governamental brasileiro “Minha Casa Minha Vida”. Trata-se de uma análise comparativa entre a laje maciça, mais convencional e ainda muito empregada na área da construção civil, e a laje pré-fabricada com poliestireno, com a nova tecnologia dos pré-fabricados e com a intenção em reduzir cargas na estrutura. O mesmo foi realizado através da formação e estudo de planilhas comparativas de custos com base nas composições analíticas de custos da SINAPI, trazendo assim diferenciações nos principais pontos orçamentários entre as duas estruturas através de gráficos e tabelas comparativas dos resultados encontrados. Ao finalizar a análise foi feita a contraposição do preço total entre a laje maciça e a laje pré-fabricada com poliestireno, além da distinção de preços entre pontos específicos como a armação das lajes. Percebeu-se que para o projeto de base utilizado e com as comparações dos pontos feitos, a laje maciça ainda se torna mais viável, o que pode alterar para um projeto de grande escala, como um prédio por inteiro. Busca se então contribuir para a formulação de uma nova base de consulta para os responsáveis por construções em massa de habitações de tão suma importância para a população brasileira, trazendo uma possível aplicação de estrutura mais barata entre as propostas.
- ItemAVALIAÇÃO DO USO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NAS CAMADAS ESTRUTURAIS DA PAVIMENTAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA OCUPAÇÃO ESPERANÇA EM BELO HORIZONTE/MG(2023-02-27) Marcus Vinícius da Costa Arruda; Mestrada Janaína Aguiar Park; Mestre Leandro Alves EvangelistaTrabalho de conclusão de curso sobre resíduos da construção civil.
- ItemCosmoficina - Lugar do Fazer: Reabilitação de antiga serraria no hipercentro de Belo Horizonte - MG(2023-02-28) Souza, Brenda Rafaella; Doutor Breno Luiz Thadeu da SilvaNa Era da Informação, Revolução Pós Industrial, a mudança do trabalho da indústria para a prestação de serviços teve respingos em muitos lugares. De um lado, o ambiente de trabalho passou a apresentar novas lógicas e necessidades espaciais, tendo em vista, modelos como o colaborativo e a preocupação com a forma com que as pessoas vão se sentir dentro desses espaços. Por outro lado, muitas das antigas indústrias deixaram de cumprir sua função social, o que fez com que grandes cidades, como Belo Horizonte, passassem a ter em seu centro um grande número de edificações vazias e/ou subutilizadas. Diante de toda essa gama de questões que envolvem o trabalho na nova era e uma motivação pessoal em relação à reabilitação de um galpão industrial localizado no hipercentro da capital mineira, aqui será feito um estudo base para a proposição de um espaço de trabalho compartilhado.
- ItemDas aldeias às cidades: Análise de expressões identitárias indígenas na área central de Belo Horizonte - Minas Gerais, a partir dos prismas do território(2023-03-02) Almeida, Francisco Gonçalves Ferreira de; Mestre Louise Rochebois Quintão; Doutor Tales Tales BedeschiO presente trabalho busca olhar para a cidade a partir dos significados que os povos indígenas conferem ao território e a partir das presenças das expressões identitárias desses povos. Isso, a partir da análise de expressões identitárias presentes no hipercentro de Belo Horizonte - Minas Gerais que possuem vínculos com determinados povos indígenas. Obviamente que este trabalho não possui pretensão de propor um consenso sobre o que é território para os povos indígenas, nem mesmo busca estabelecer um novo conceito que dê fim à toda discussão em torno desse termo. Tendo isso em vista, a pesquisa recorre a estudiosos e artistas indígenas, tal como Gersem Baniwa (2006), Célia Xakriabá (2019) e Denilson Baniwa (2020), visando a qualidade da aproximação ao conceito. A partir disso, pretende-se ocupar uma lacuna no campo da Arquitetura e Urbanismo sobre o estudo do território urbano, a partir das expressões identitárias vinculadas aos saberes dos povos indígenas. Para efetivar a pesquisa, foram adotados os seguintes métodos: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; e pesquisa de campo exploratória, com foco na busca por apreender as vivências e as experiências daqueles que realmente habitam os territórios estudados, e, principalmente, na visão qualitativa de representantes dos povos indígenas em contexto de urbano. Dessa forma, foi possível uma aproximação à expressões identitárias como a exposição de arte e artesanato indígena e imigrante Abya Yala, os eventos da Semana Municipal dos Povos Indígenas e murais impressos na cidade por artistas como Daiara Tukano, Sueli Maxakali e o Coletivo Mahku. Após a revisão bibliográfica e o trabalho de campo, foi possível compreender os tensionamentos e as camadas que conformam o hipercentro de Belo Horizonte também como um território indígena. Além disso, compreendeu-se que a presença das expressões identitárias dos povos indígenas na cidade configuram agora este espaço enquanto território de retomada. Ressalta-se ainda o caráter cosmopolítico revelado pelas discussões mencionadas. Compreendeu-se que a cidade, por meio de suas camadas, pode ser composta por alguns campos cosmopolíticos que evidenciam a presença de forças e de seres diversos, entre o humano e o não humano. Dessa forma, como resultado deste processo, o trabalho busca tornar estes campos cosmopolíticos visíveis, de forma imagética, através de um levantamento fotográfico e de um novo mapa para o hipercentro de Belo Horizonte - Minas Gerais.
- ItemESFORÇOS SOLICITANTES EM UMA ESTRUTURA METÁLICA SOB AÇÃO DE UM TORQUÍMETRO HIDRÁULICO(2023-08-17) Souza, Marcelo Marroque Pereira de ; Doutor Messias Júnio Lopes GuerraEste trabalho tem como objetivo analisar um pouco da evolução da história da exploração do minério de ferro e fabricação do aço e com isso constatar que a evolução tecnológica permite atualmente a fabricação de aço com resistência que proporcionam estruturas cada vez mais esbeltas mais com igual ou maior resistência. Para exemplificar será analisado de os esforços solicitantes que atuam em uma estrutura metálica fabricada em perfil I. Trata-se de um estudo de caso de uma solução técnica aplicada no setor de mineração onde há a necessidade de eliminar o uso de marreta para realização de um aperto em uma porca no topo de um britador cônico utilizado para trituração de pedras no processo de mineração. A substituição da manta do britador é realizada de forma manual e passou por um processo mecanizado onde o processo de reação dos esforços foi feito por uma estrutura metálica. Para análise de resultados, será feito um estudo com o intuito de verificar se a estrutura metálica construída para realizar a reação do torquímetro hidráulico é eficiente e se há outras configurações construtivas que possam ser tão eficientes, mas ao mesmo tempo mais econômicas.
- ItemProposta de redução de perdas de água no bairro vila esperança, em Belo Horizonte/MG, a partir do controle das pressões disponíveis no sistema de abastecimento de água existente(2023-03-07) Marcelo Menezes de Almeida; Doutor Daniel Augusto de MirandaO presente trabalho propõe uma solução para reduzir as perdas de água no sistema de abastecimento de uma microrregião de Belo Horizonte, localizada no Bairro Vila Esperança, regional Barreiro. A partir de uma revisão bibliográfica dos métodos e técnicas usados no combate ás perdas de água, este estudo tem como objetivo identificar as ações eficazes em outros países, bem como no Brasil, e elaborar um balanço hídrico para compor as perdas no sistema de abastecimento, a fim de propor medidas para reduzir essas perdas. Para alcançar esse objetivo, foram identificados os fatores que influenciam a perda e o desperdício de água por meio de dados coletados por pesquisa de campo e questionários, seguido da inserção de modelos simulados e indicadores de desempenho. Os resultados encontrados neste estudo evidenciam que a redução dos índices de perda de água em sistemas de abastecimento pode ser alcançada por meio de ações voltadas ao controle efetivo das pressões e gerenciamento do sistema. Isso pode ser obtido por meio da implementação contínua de técnicas e métodos eficientes, direcionados à recuperação dos volumes perdidos e à otimização do sistema de abastecimento de água. Dessa forma, alcança-se o propósito da pesquisa, qual seja fornecer informações relevantes e identificar soluções efetivas para reduzir as perdas de água no sistema de abastecimento, contribuindo para a gestão sustentável dos recursos hídricos e aprimorando os serviços de saneamento básico na região. Acredita-se que este trabalho possa contribuir para o cumprimento das metas estabelecidas pelas empresas de saneamento para atender à legislação vigente.