Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Doutor Robson Shigueaki Sasaki"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento de uma Aeronave Remotamente Pilotada (RPA) para aplicação de agrotóxico(2021-05-05) Silva Neto, Jorge Olindo; Doutor Robson Shigueaki SasakiVisto que a demanda por pulverizações de agrotóxicos de forma total ou localizada está crescendo em todo o planeta devido à agricultura estar em grande ascensão, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma aeronave remotamente pilotada (RPA) para a aplicação de agrotóxicos. Foi construída com poliestireno extrudado de 5 mm e isopor t7. Após a construção da RPA, foi instalado um sistema de pulverização hidráulica. O sistema foi dotado com bomba da marca CFACIL, modelo Robótica; tanque com capacidade de 350 mL e pontas Jacto®, cone vazio, modelo JD12 P. Em seguida, realizaram-se testes de eficiência de aplicação, principalmente para averiguar a faixa útil de aplicação. Montou-se um experimento, em condições de laboratório, em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial (3X7), três alturas de voos (1,0; 2,0 e 3,0 m) e sete posições de etiquetas hidrossensíveis no solo (-1,5; -1,0; -0,5; 0,0; +0,5; +1,0 +1,5m). O pulverizador foi previamente aferido quanto à vazão de líquido de 160 mL min-1 por ponta e velocidade do voo de 20 km h-1, e as pulverizações foram realizadas nas referidas alturas, na posição 0,0, sendo verificada a deposição nos demais pontos. A referência com sinal negativo trata-se da deposição à esquerda do sentido de deslocamento e sinais positivos da deposição à direita do sentido de deslocamento. Após as pulverizações, as etiquetas foram digitalizadas e submetidas a análise no software ImageTool 3.0, avaliando-se os resultados. A RPA apresentou uma faixa útil de aplicação de 1 m de largura na pulverização com altura de 1 m. Apresentou, também, um custo de produção de R$ 3568,59, sendo que, com devidos testes no final, constatou-se que o sistema desenvolvido é ideal para aplicações localizadas, ou pequenos produtores, uma vez que a capacidade do tanque é limitada. Outro aspecto importante é que o sistema possibilita aplicação em áreas localizadas, principalmente em plantas perenes, em que existe dificuldade na aplicação de agrotóxicos.
- ItemPerfil e uniformidade de distribuição de líquido de pontas de pulverização hidráulica jato cônico(2024-08-21) Macedo, Henrique Gomes; Doutor Robson Shigueaki SasakiA utilização de pontas de pulverização hidráulica é uma ferramenta de suma importância no controle fitossanitário de uma lavoura. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi: 1) Avaliar uniformidade de distribuição de líquidos e 2) Avaliar perfil de distribuição de líquido. O presente trabalho avaliou o comportamento de três modelos de ponta cone vazio, nas pressões de 300, 400 e 500 kPa e a altura do alvo de 0,4 e 0,5 metros. Utilizando uma mesa padronizada, a coleta das gotas e provetas para quantificação do volume de líquido, calculando o coeficiente de variação das mesmas, foi possível observar distintos valores, situações com baixo CV e outras com elevado CV, o que indica uma má distribuição volumétrica. Analisando também o perfil de distribuição individual dessas pontas, foram encontradas projeções que são comuns em pontas cone vazio, sendo depressão na zona central do jato e concentração de gotas na projeção do jato.
- ItemUniformidade de distribuição de líquido de pontas de pulverização hidráulica em mesa padronizada(2024-08-16) Spinacé, Pietro Serrano; Doutor Robson Shigueaki SasakiUm dos maiores desafios da aplicação eficiente de defensivos agrícolas é a baixa uniformidade da aplicação, fazendo com que a gota não atinja o local desejado ou atinja em excesso, reduzindo, assim, a eficiência no controle do patógeno ou da planta daninha e gerar problemas de fitotoxidade na cultura de interesse econômico implantada. Na aplicação de defensivos agrícolas, diversos equipamentos são utilizados para realizar a fragmentação do líquido em gotas, empregando-se equipamentos como pulverizadores hidráulicos tratorizados e pulverizadores autopropelidos. Ao utilizar pulverizadores hidráulicos, um componente essencial para executar uma aplicação uniforme são as pontas de pulverização, uma vez que determinam a vazão de líquido, o espectro e população de gotas e a uniformidade de distribuição de líquido sob o alvo. Quanto menor a variação na quantidade de líquido depositado sobre o alvo, melhor será a uniformidade de distribuição de líquido, que também melhorá a qualidade da aplicação e diminuirá o coeficiente de variação (CV%). Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a uniformidade de distribuição de líquido das pontas de pulverização, modelos AD/D “ANTI-DERIVA” DUPLO 110º AD-007/D Peta®; AD-03/D Magnojet®; AD-04/D Magnojet®, Leque-110/020 ppb®; Leque-110/030 ppb®, utilizando-se uma mesa padronizada, contruída de acordo com os padrões das normas ISO 5682/1 (ISO 2017) e ASTM E641-01 (2012), visando encontrar as melhores condições operacionais de aplicação para cada modelo de ponta de pulverização hidráulica avaliada sobre a interferência da altura da barra de pulverização e a pressão de trabalho.