Bacharelado em Engenharia Civil
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Navegando Bacharelado em Engenharia Civil por Orientador "Mestre Thiago Pastre Pereira"
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- ItemAnálise da resistência à compressão axial do concreto, com cinza da casca do café(2020-12-17) Nunes, Derlon Silva; Mestre Thiago Pastre PereiraA busca por métodos alternativos na construção civil, que visa a diminuição do consumo de materiais finitos e menos impactos negativos ao meio ambiente, está cada vez mais presentes nas atividades de campo e, a cada dia, várias pesquisas são desenvolvidas com esse intuito. A fim de contribuir para uma economia sustentável e que gere menos impactos ambientas, este trabalho propõe a determinação de um traço através de pesquisa laboratorial, a partir do concreto, substituindo parte do cimento (em massa) por cinzas da casca de café queimado. Várias pesquisas com outros materiais alternativos como cinza da casca de arroz, borracha de pneu e resíduo de construção e demolição, trouxeram resultados satisfatórios no desempenho físico do concreto. A partir desse conceito, foi determinado um traço de referência para o concreto; no entanto, devido à dificuldade em obter a cinza da casca de café, foi realizada a confecção de corpos de prova de argamassa (dos quais foi extraído o agregado graúdo do traço adotado para obter a “argamassa”) para verificar a melhor porcentagem de resíduo a ser utilizada na confecção dos corpos de provas de concreto, evitando, assim, desperdícios de materiais. A partir dos resultados obtidos no ensaio de compressão axial da argamassa, observou-se que com 5 % de substituição do cimento por cinza, houve uma diminuição considerável na resistência axial. Com isso, foi determinado que, no concreto, seria analisada a utilização de 2 % e 5 % de cinza em relação ao cimento. No entanto, através dos ensaios de compressão axial e diametral, foi possível observar que as cinzas não apresentaram nenhuma melhora na resistência do concreto, portanto, não apresentando o mesmo comportamento da cinza da casca de arroz no concreto. Ao que tudo indica pelos resultados obtidos neste trabalho, a cinza teve influência tal como os vazios, assim, diminuindo a resistência de forma significativa.
- ItemAvaliação das perdas de água através de metodologias de gerenciamento aplicadas na rede de distribuição do município de Piumhi-MG(2021-08-03) Barbosa, Guilherme dos Santos; Mestre Thiago Pastre PereiraO presente estudo apresenta uma análise das perdas de água através da aplicação de metodologias de gerenciamento de perdas como o balanço hídrico, os índices de perdas e a modelagem hidráulica. O estudo de caso foi desenvolvido a partir do sistema de abastecimento do município de Piumhi que se localiza na região centro-oeste de Minas Gerais. Para o balanço hídrico utilizou-se o software disponibilizado pelo Banco Mundial WB-EasyCalc, já os índices de perdas foram calculados por meio das equações encontradas nas bibliografias a fim de diagnosticar a situação atual da rede. Ambas as metodologias foram realizadas com a utilização do banco de dados de consumo no ano de 2020 disponibilizado pelo SAAE, autarquia responsável pelo saneamento do município. A modelagem hidráulica foi realizada com o auxílio do Qgis e o plugin QEPANET e, após sua conclusão, foi importada para o EPANET para ser feita a simulação. Com os resultados obtidos com o balanço hídrico e os indicadores que se encontram, de modo geral, abaixo das médias nacional e estadual, foi possível concluir que há potencial para melhorias significativas no sistema de abastecimento da cidade caso seja realizada o gerenciamento das perdas como, por exemplo, por meio da pesquisa de vazamentos e melhor manutenção da rede. Por fim através da modelagem hidráulica foi possível identificar zonas com pressão acima da máxima recomendada pela NBR 12218/17, uma das principais causas dos vazamentos e consequente perda de água.
- ItemEstudo comparativo do custo de implantação e manutenção do concreto betuminoso usinado a quente e do asfalto-borracha, aplicados como revestimento de pavimentos(2024-10-11) Silva, Matheus Felipe Andrade da.; Mestre Thiago Pastre PereiraO transporte rodoviário é o meio mais utilizado no Brasil, seja para deslocamento de pessoas ou de cargas, no entanto, as más condições de grande parte das rodovias geram desconforto aos usuários, uma vez que colocam a segurança em risco e danificam os pneus, aumentando a quantidade de pneus inservíveis que são descartados no meio ambiente incorretamente. Uma forma de reaproveitamento desses pneus é a inclusão da borracha no ligante asfáltico, que vem sendo bastante utilizada para aumentar a resistência e a vida útil das malhas viárias. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho foi comparar o asfalto convencional (CBUQ) e o asfalto-borracha, verificando os pontos positivos e negativos de cada um, a fim de encontrar soluções viáveis para amenizar os impactos negativos nas rodovias. Foram realizados estudos bibliográficos em artigos, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), entre outros materiais que tratam do tema. Com a realização deste trabalho, esperou se verificar que a técnica de reaproveitamento da borracha no pavimento asfáltico é viável tanto em relação à qualidade quanto à sustentabilidade, quando comparada com a utilização do asfalto convencional, reduzindo assim os custos de manutenções periódicas e a quantidade de pneus descartados de forma incorreta. Com os dados encontrados, foi possível verificar que a utilização de revestimento com asfalto borracha apresenta um aumento no custo da obra, que pode ser justificado pelo alto custo para elevar as temperaturas de usinagem e, por outro lado, o custo de manutenção é mais barato que o asfalto convencional, implicando significativas economias para os cofres públicos e concessionárias. Portanto, apesar do asfalto convencional apresentar um investimento inicial menor que o asfalto-borracha, a longo prazo ele necessita de mais manutenções, o que torna seu custo benefício inviável.
- ItemSistemas de alvenaria: monolítico em EPS versus convencional – análise comparativa(2021-07-12) Oliveira, Bruno Henrique Ramos; Mestre Thiago Pastre PereiraA busca por novos métodos construtivos é uma saída para a evolução da construção civil. Assim, um estudo de caso em que se comparam diferentes sistemas se mostra uma boa ferramenta para disseminar tecnologias não usuais. O objetivo deste trabalho é analisar, caracterizar e comparar os sistemas construtivos em painel monolítico e alvenaria convencional, levando em conta suas vantagens e desvantagens, quando utilizados como alvenaria de vedação. Na elaboração deste trabalho, foi realizada uma revisão narrativa da literatura nacional sobre o tema proposto; a partir de então realizou-se uma comparação dos sistemas baseada nas suas vantagens e desvantagens perante características como tempo de execução, estanqueidade, sustentabilidade, resistência mecânica e desempenho termoacústico, levando em consideração as recomendações de normas técnicas. O surgimento de novos sistemas construtivos se dá pela busca de processos mais eficientes, que tenham resultados melhorados se tratando, por exemplo: do tempo de execução, custos, desperdícios, segurança, conforto e durabilidade. Assim, observa-se a crescente busca pela industrialização do setor da construção civil, principalmente por empresas de grande porte. Contudo, é notável a resistência (aversão) à utilização de novos sistemas construtivos, devido a familiaridade da mão de obra com os métodos convencionais.
- ItemVidros inteligentes na construção civil(2024-08-21) Oliveira, Eduardo Toledo; Mestre Thiago Pastre PereiraEste trabalho investiga os avanços e as aplicações dos vidros inteligentes na construção civil, destacando seu potencial para promover eficiência energética, conforto ambiental e bem-estar dos ocupantes. Inicialmente, são apresentados os diferentes tipos de vidros inteligentes, como os vidros de cristal líquido, eletrocrômicos e fotocrômicos, com uma análise detalhada de suas características e funcionamento. A pesquisa examina como a modulação da transmissão de luz, através da aplicação de campos elétricos, influencia a orientação molecular dos cristais líquidos e, consequentemente, a transmissão de luz. Além disso, o estudo analisa os impactos dos vidros inteligentes na eficiência energética e no controle solar em edifícios, demonstrando como a adaptação desses vidros às condições ambientais pode otimizar a entrada de luz natural, reduzindo o consumo de energia para iluminação e climatização. Também são exploradas as possibilidades de integração dos vidros inteligentes com sistemas de automação, proporcionando maior eficiência operacional. Por fim, são discutidos os aspectos econômicos e de sustentabilidade, enfatizando os benefícios ambientais e de bem-estar proporcionados por essa tecnologia inovadora. O trabalho conclui com uma reflexão sobre os avanços recentes e as perspectivas futuras para o desenvolvimento e implementação dos vidros inteligentes na construção civil, consolidando sua relevância como uma solução promissora para edificações sustentáveis e tecnologicamente avançadas.