Piumhi
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Piumhi por Orientador "Doutora Dayana Keitty Carmo Gonçalves"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA utilização de container como alternativa de edificação habitacional em contextos de déficit e moradia inadequada: um estudo a partir do município de Piumhi-MG(2023-05-30) Sousa, Gean Abner Ferreira de.; Doutora Dayana Keitty Carmo Gonçalves; Doutor Frederico Daia FirmianoO direito à moradia é uma garantia constitucional no Brasil, definido pelo 6° artigo da Carta Magna – e alterado pela Emenda Constitucional n° 90, de 2015 -, como direito social, ou direito humano elementar, ao lado da educação, saúde, alimentação, trabalho, entre outros. No entanto, não está assegurado, a moradia adequada, conforme parâmetros internacionais das Nações Unidas, tão pouco assegura a efetivação do próprio direito à moradia que, com frequência, é impedido de ser realizado por razões econômicas e políticas. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a utilização do container como alternativa de edificação habitacional em contextos de déficit e moradia inadequada, particularmente no município de Piumhi-MG. Metodologicamente, a pesquisa se apoiou no levantamento de dados e informações sobre déficit habitacional e situações de moradia impróprias no município em tela junto aos órgãos da administração pública municipal, na revisão da legislação piumhiense que trata das construções de moradia e no estudo técnico-financeiro-orçamentária. De acordo com os dados disponíveis alcançados por este estudo, os bairros Bela Vista, Totonha Tomé, Sítio Pâmela, Santa Clara I e II, Novo Horizonte I e II, Nova Esperança e Nova Piumhi possuem o maior número de moradores que se encontram nos parâmetros para o programa de casas populares. Na área legislativa não encontrou empecilhos para a construção de casas com estrutura de container e o orçamento mostrou uma eficiência de 3,87% no custo total da obra, quando comparado com o convencional.
- ItemAvaliação de riscos em fábricas de artefatos de cimento da mesorregião do oeste de Minas Gerais(2024-03-28) Ferreira, Larissa Rodrigues Alves; Doutora Dayana Keitty Carmo GonçalvesCom os avanços tecnológicos, o mercado da construção civil tem direcionado seus esforços para adotar processos construtivos que proporcionem economia, rapidez na execução das obras e racionalização dos materiais. Nesse contexto, o sistema pré-moldado emerge como uma alternativa promissora. Entretanto, ressalta-se que o processo de fabricação dos artefatos de cimento envolve procedimentos e materiais que podem acarretar danos à saúde e segurança dos trabalhadores. Este estudo se propõe a avaliar os riscos presentes em três fabricas distintas de artefatos de cimento da mesorregião do Oeste de Minas Gerais, por meio da aplicação do método de Análise Preliminar de Risco (APR), apoiado por visitas técnicas com intuito de observar e coletar os dados sobre o ambiente de trabalho. Os resultados foram obtidos de maneira individualizada, abrangendo as principais características de cada fábrica, seu layout, os resultados da APR, medidas preventivas e, por fim, a representação visual dos riscos por meio dos mapas de risco. Foram identificados os cinco tipos de riscos ocupacionais: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidente, nas fábricas analisadas, que foram classificados conforme intensidade. Com base nas análises realizadas, pode-se concluir que os mapas de risco, aliados a medidas preventivas adequadas, têm o potencial de contribuir significativamente para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em todo o ambiente de trabalho. Isso se torna especialmente relevante para manter a saúde e a segurança dos trabalhadores, assegurando um ambiente laboral mais protegido.
- ItemEstudo de caso: avaliação de manifestações patológicas em peças de concreto.(2023-07-05) Lara, Tháila Costa; Doutora Dayana Keitty Carmo GonçalvesNo contexto nacional, a tipologia estrutural mais empregada é a que conta com estrutura em concreto armado. Sendo comum que essas estruturas sofram processos de deterioração o que diminui a vida útil prevista. A área do conhecimento que se dedica a estudar esses processos é a patologia, onde manifestações patológicas são compreendidas como o adoecimento da edificação, em analogia a conceitos empregados na área da saúde. As manifestações patológicas estão relacionadas aos materiais utilizados, à forma como são empregados, à competência dos executores e a manutenção realizada. Diante de uma manifestação patológica é necessário implementar medidas que visem sanar a situação, uma vez que caso não sejam tomadas medidas a situação tende a se agravar ao longo prazo. Portanto, com o objetivo de avaliar as patologias existentes em uma edificação, nesta monografia é apresentado o estudo de caso de uma edificação com estrutura em concreto armado, edificada no município de Capitólio-MG. São discutidos aqui o diagnóstico, com levantamento das causas, origem e extensão das manifestações presentes. Por fim, serão discutidos tratamentos para a situação encontrada e medidas profiláticas que poderiam ser empregadas e que evitariam as manifestações.
- ItemEstudo de caso: sistemas de impermeabilização(2023-01-11) Reis, Fábio Martins; Doutora Dayana Keitty Carmo GonçalvesImpermeabilização é um conjunto de técnicas que assegura a qualidade e conservação dos elementos construtivos. No entanto, o sistema de impermeabilização é subvalorizado e na maior parte das obras executados ignorando os preceitos técnicos, normativos e científicos existentes sobre o assunto. O impacto do descaso com esse sistema pode ser observado nas patologias das construções onde parte significativa é causada pela falta de impermeabilização ou sua má execução. Outro impacto perceptível diz respeitos aos custos de impermeabilização, que englobam cerca de 3% do valor total da obra, mas podem chegar até 14% quando o planejamento e a execução desses serviços não observam os preceitos técnicos, normativos e científicos de execução e manutenção. Nesse estudo são apresentados sistemas de impermeabilização com argamassa polimérica e com membrana de poliuretano em construções de alto padrão. A execução da impermeabilização seguiu as exigências e recomendações da NBR 9574. São apresentadas neste trabalho as técnicas de execução, teste e avaliação empregadas.
- ItemEstudo exploratório: traços monocomponente de metacaulim ativado alcalinamente(2023-12-15) Trigo, Sany Karla Faria; Doutora Dayana Keitty Carmo Gonçalves; Doutora Evelisy Cristina de Oliveira NassorHá uma crescente busca por um desenvolvimento mais sustentável na construção civil com a criação de alternativas ao cimento Portland surgindo a cada dia. Geopolímeros são aglomerantes com alta viabilidade de substituição do cimento Portland. O material pode ser produzido por dois tipos de síntese, a primeira chamada de bicomponente na qual um precursor sólido é homogeneizado com um ativador alcalino líquido. A segunda, chamada de monocomponente, utiliza precursor e ativadores em estado sólido que são homogeneizados com adição de água. No desenvolvimento de um cimento geopolimérico com características superiores ao convencional, torna-se essencial a determinação das proporções dos materiais constituintes dessa mistura. Com foco na avaliação das propriedades físicas e mecânicas, este trabalho tem como objetivo sintetizar um traço geopolimérico monocomponente ativado alcalinamente. Foram avaliados dois tipos distintos de metacaulim, sendo elaboradas quatro composições principais em combinação com os demais materiais, totalizando 17 traços. As composições para análises foram modificadas inicialmente focadas apenas na resistência à compressão nas primeiras 24 horas de cura. A partir do traço mais promissor, foram conduzidos ensaios para idades mais avançadas e caracterizações físicas. Os resultados encontrados sugerem resistências notadamente elevadas à compressão axial nos estágios iniciais de cura, estabilizando-se em longo prazo, com exceção dos 28 dias.
- ItemGeopolímeros submetidos a choque térmico(2023-12-15) Oliveira, Camila de Paulo; Doutora Dayana Keitty Carmo GonçalvesOs geopolímeros são materiais alternativos que vêm ganhando cada vez mais destaque devido às suas propriedades mecânicas e sua sustentabilidade ambiental. No entanto, seu comportamento sob variações extremas de temperatura ainda é pouco explorado. Desse modo, o objetivo principal deste trabalho é analisar como o choque térmico afeta as propriedades físicas e mecânicas dos geopolímeros. A pesquisa inclui uma revisão detalhada da literatura científica existente relacionada a geopolímeros, ativação ácida e fenômenos de choque térmico, assim como experimentos controlados para a fabricação de amostras de geopolímeros seguidas por ciclos de choque térmico. Como resultado observou-se que mediante o choque térmico há perda da resistência mecânica e alteração na densidade e absorção de água.
- ItemProposta de implantação de sistema de segurança e combate a incêndio e pânico no prédio da Prefeitura Municipal de Pimenta-MG(2023-06-12) Resende, Karoline Cândida; Doutora Dayana Keitty Carmo Gonçalves; Mestre Thais de Oliveira AzevedoA proteção contra incêndio em edificações é uma medida fundamental para garantir a segurança das mesmas e dos seus ocupantes, desta forma, este trabalho tem como intuito elaborar o Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico da Prefeitura Municipal de Pimenta/MG. O prédio em questão possui 2 pavimentos, com área de 1.097,94 m² e como anexos um estacionamento com 808,97 m² e uma biblioteca com 104,15 m², totalizando 2.011,06 m² de área construída. Atualmente, o local não possui medidas de segurança e combate a incêndio suficientes, assim, faz-se necessário a implantação destas. Verificou-se que as medidas de segurança exigidas para a edificação são: acesso de viaturas, saídas de emergência, iluminação de emergência, detecção de incêndio, sinalização de emergência, extintores, hidrantes e mangotinhos. As exigências pertinentes a essas medidas foram dimensionadas conforme as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sendo apresentados os memoriais de cálculo, planta baixa e demais anexos pertinentes. Por fim, percebe-se a importância de conhecer a respeito da proteção contra incêndio e pânico, e mais ainda de implantá-las nos locais onde são necessárias, visando a segurança das pessoas e do patrimônio.
- ItemUso de fibras de sisal em traços de geopolímeros à base de filito com ativação ácida(2024-03-28) Rezende, Breno Silva; Doutora Dayana Keitty Carmo GonçalvesDesde as primeiras utilizações de materiais ligantes na antiguidade, como foi o caso nas civilizações romanas, a humanidade vem usufruindo de novas tecnologias e buscando melhorar processos que atenderão às suas necessidades evolutivas. Esse processo evolutivo culminou com o desenvolvimento do cimento Portland, um marco na história da construção civil. No entanto, à medida que a sociedade entra na era moderna, tornou-se cada vez mais evidente que a produção em larga escala de cimento Portland tem um impacto significativo no meio ambiente, devido à intensa demanda de energia e à liberação de grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Na busca por alternativas de substitutos para o cimento Portland, têm sido desenvolvidas diversas pesquisas sobre novos materiais nos últimos anos, destacando-se os geopolímeros. Além disso, visando aprimorar ainda mais essas características, o uso de fibras pode ser promissor nos estudos destes materiais. Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência da incorporação de fibras de sisal na produção de geopolímeros silicoaluminofosfato, quanto a resistência mecânica à compressão.