Trabalho de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Assunto "Ensino de Física"
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- ItemA ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA: análise curricular e diálogos com a ciência cidadã(2025-03-19) Maria Paula de Freitas Novais; Layla Júlia Gomes MattosA presente pesquisa tem como objetivo discutir como a presença da Astronomia nos currículos das licenciaturas em Física e da educação básica de Minas Gerais pode dialogar com práticas de Ciência Cidadã. A pesquisa foi conduzida com base nos princípios da abordagem qualitativa, onde realizamos análises documentais e uma pesquisa exploratória. Para a educação básica os documentos analisados foram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Para o ensino superior, foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s) dos cursos de licenciatura em Física das Instituições de Ensino Superior (IES) federais de Minas Gerais. A partir desses documentos, investigou-se de que maneira o conteúdo de Astronomia está presente no currículo da educação básica, e a forma com a qual ele é ofertado no currículo de cursos de licenciatura em Física das instituições citadas. Além disso, também foram investigadas práticas de Ciência Cidadã e Astronomia que podem servir de referência para ampliar o ensino de Astronomia e socialização da ciência. Os resultados dessa pesquisa apontaram para uma grande demanda para a educação em Astronomia, sobretudo no Ensino Fundamental, tanto nos anos iniciais quanto finais. Entretanto, em análise ao currículo das licenciaturas em Física de Minas Gerais, foi revelada uma carência na formação de professores para atuar no ensino de Astronomia na educação básica, com baixa oferta de disciplinas, tanto optativas quanto obrigatórias nas IES federais do estado. A Ciência Cidadã emerge como uma ferramenta promissora para a socialização da Astronomia, promovendo a participação ativa dos cidadãos na pesquisa científica por meio de softwares de código aberto. Nesse contexto, as alternativas destacam inovações metodológicas, como iniciativas de projetos de extensão voltados ao ensino e à divulgação da Astronomia em espaços não formais de aprendizagem.
- ItemFísica por meio de Histórias em Quadrinhos como aliado para o ensino de Física(2023-10-05) Patricio, Elizangela Marta; Doutora Gislayne Elisana GonçalvesEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar de que forma o uso das histórias em quadrinhos, como metodologia, pode desenvolver, no cotidiano de sala de aula, novas formas de abordar a Física, a fim de conquistar o interesse dos estudantes para as ciências em geral. Para tanto, quanto à abordagem, partiu-se de uma metodologia qualitativa, de cunho bibliográfico; em que foram selecionados artigos cujas discussões refletiam a respeito da relevância das HQs como ferramenta de ensino da Física; e quantitativa, com análise de campo, na qual foi aplicada uma sequência didática com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. As vertentes filosóficas escolhidas para embasar a abordagem metodológica foram o behaviorismo, que se concentra no comportamento observável como resultado das interações entre o indivíduo e seu ambiente; além do construtivismo, o qual a abordagem focaliza construir significados por meio de experiências e interações pessoais dos estudantes, conforme defendido por Vygotsky. Para análise dos dados, foi elaborado um questionário pré-diagnóstico e um pós-diagnóstico, sendo o primeiro composto de oito perguntas e o segundo com 9. A análise dos dados mostrou que a aplicação da sequência didática foi eficaz na aprendizagem de Física pelos estudantes, isso porque a utilização das Histórias em Quadrinhos, como recurso didático, foi capaz de estimular a curiosidade e o interesse deles pelo conteúdo, favorecendo a compreensão dos conceitos e sua aplicação em situações do cotidiano. Além disso, a sequência didática permitiu a interação dos estudantes com a matéria, estimulando a reflexão e a discussão de ideias. Dessa forma, a utilização de histórias em quadrinhos pode ser um recurso eficaz na promoção do aprendizado de Física, tendo em vista que contribui para uma compreensão mais clara e prática dos conceitos.
- ItemO uso de experimentos de baixo custo e /ou fácil acesso para o ensino de Física em escolas públicas(2024-02-06) Viana, Guilherme Milagres; Doutor Edio da Costa Junior; Doutora Leiva de Figueiredo Viana LealO desinteresse dos alunos pela escola e pela educação tradicional tem sido exacerbado nos últimos anos devido a vários motivos, dentre eles métodos defasados de ensino e falta de inovação que não se alinham com as demandas atuais. Esse problema é especialmente notável no ensino de Física, em que a abordagem tradicional e a falta de integração tecnológica contribuem para a aversão de alguns estudantes. O sistema tradicional de ensino focado em memorização e avaliações padronizadas cria um ambiente competitivo, suprimindo o verdadeiro interesse pela aprendizagem. A implementação do Novo Ensino Médio não solucionou problemas enraizados na educação, como a falta de atualização dos itinerários formativos. Para revitalizar o ensino, a aprendizagem significativa é crucial, permitindo que os alunos se envolvam ativamente e apliquem o conhecimento no mundo real. Nesse sentido, a incorporação de práticas experimentais no ensino de Física tem se mostrado eficaz. Este estudo propõe a aplicação de experimentos educacionais de baixo custo e/ou de fácil acesso para tornar o ensino de Física mais dinâmico e atrativo, especialmente em escolas públicas sem recursos laboratoriais adequados, como no caso da escola em que o trabalho foi desenvolvido, localizada em Ouro Preto - MG. Os experimentos visam envolver os alunos, contextualizar o aprendizado e despertar o interesse, contribuindo para uma aprendizagem significativa e uma formação cidadã. Essa abordagem busca aumentar a percepção dos estudantes, promovendo um ambiente educacional estimulante e preparando-os para os desafios futuros.
- ItemPROPOSTAS PARA O ENSINO DE FÍSICA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FREIRIANA(2025-03-17) Rodrigo Mapa de Alcântara; Layla Júlia Gomes MattosTrata-se de um estudo exploratório qualitativo, cujo objetivo geral foi elaborar um portfólio com sugestões de aulas compostas por material didático e métodos que sirvam de ponto de partida para aulas de Física, mobilizando os estudantes a interagirem com o conhecimento a ser construído em salas de aula de escolas públicas. Como objetivos específicos, buscamos: realizar um levantamento de pesquisas sobre os desafios relacionados ao ensino de Física; construir sequências didáticas para o ensino de Física a partir de elementos do "Método Freire"; e construir ou adaptar propostas de material didático para o ensino de Física que simulem experimentos relacionados a fenômenos físicos e que possam ser utilizados em uma sala de aula comum. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de apresentar caminhos aos professores e futuros professores de Física para aulas que proporcionem uma aprendizagem ativa e significativa aos estudantes. Os desafios apresentados pelo levantamento bibliográfico apontam que o ensino de Física tem ocupado um lugar de cada vez menos importância nos currículos escolares; teve sua carga horária reduzida significativamente; tem focado no formalismo matemático e pouco nos conceitos; e está desatualizado. Por exemplo, Moreira (2018-2021), Tonet e Leonel (2019) e Dias, Gomes e Raboni (2020) discutem essas questões em seus estudos. Diante dessa realidade, nos baseamos na concepção Freiriana de aulas dialógicas, reflexivas, críticas e participativas para elaborar sequências didáticas que podem ser adaptadas pelos professores, considerando as características de suas turmas e comunidades escolares. Ao todo, foram produzidas seis sequências com propostas de aulas para introdução ao ensino de Física, Mecânica, Termodinâmica, Ondas, Óptica e Eletromagnetismo. Cada sequência didática conta com aulas que exploram "temas geradores", visando o levantamento do conhecimento prévio dos estudantes sobre o conteúdo estudado e as atividades teórico-práticas. As sequências também contam com material didático associado, buscando a observação e análise de fenômenos relacionados às grandes áreas da Física citadas, como forma de vivenciar práticas científicas em escolas que não dispõem de laboratórios, além de promover a interação dos estudantes com a Física, favorecendo a apropriação dos conceitos estudados. Assim, buscou promover momentos de reflexão, interação, experimentação e ludicidade, pois se entende que são elementos que podem enriquecer a aprendizagem de Física. Portanto, as aulas propostas são pensadas visando contribuir para o processo de valorização da educação científica e do fortalecimento do papel da Física no currículo escolar.
- ItemUma proposta de aplicação da inteligência artificial para ensio de Física por meio de textos de divulgação cintífica(2024-07-26) Curvelo, Igor Ferreira; Doutora Danielle Cristina Teles FerreiraEsta pesquisa teve como objetivo discutir a possibilidade de inclusão de Texto de Divulgação Científica (TDC) no ensino de Física por meio do uso de Inteligência Artificial (IA). Com vistas a alcançá-lo, estabelecemos como objetivos específicos: analisar a presença e a atualidade dos TDCs nos livros didáticos de Física utilizados no ensino médio; a partir disso, propor uma metodologia de escrita para criação de TDCs a ser explorada por professores; explorar o potencial da IA como ferramenta de apoio na produção de TCD. Para isso realizamos: uma análise da atualidade dos TDCs presentes em livros didáticos de Física; uma revisão bibliográfica, buscando os autores que escreviam sobre o gênero de escrita desses textos; com base nos resultados obtidos, propomos uma estrutura de escrita; analisamos TDCs com base no método proposto; produzimos um TDC utilizando tal método de escrita; outro texto de mesma temática foi gerado por IA para fins de comparação. Observamos que de uma amostra de 12 livros existem 399 caixas de textos, das quais 126 eram reservadas para TDCs, mas apenas 30 abordavam pesquisas científicas dos últimos 20 anos, representando 8% das caixas de texto analisadas. Observamos também que o método de escrita dos TDCs proposto nesta pesquisa, associado ao uso de IA, pode ser usado como uma ferramenta que auxilia a prática docente, ainda que seja necessário corrigir possíveis alucinações e erros produzidos pela IA. Por fim, observamos que a IA possui limitações devido ao seu método de aprendizado, sendo assim, é necessário o acompanhamento por um pesquisador ou professor.