Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Assunto "Ensino de Física"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFísica por meio de Histórias em Quadrinhos como aliado para o ensino de Física(2023-10-05) Patricio, Elizangela Marta; Doutora Gislayne Elisana GonçalvesEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar de que forma o uso das histórias em quadrinhos, como metodologia, pode desenvolver, no cotidiano de sala de aula, novas formas de abordar a Física, a fim de conquistar o interesse dos estudantes para as ciências em geral. Para tanto, quanto à abordagem, partiu-se de uma metodologia qualitativa, de cunho bibliográfico; em que foram selecionados artigos cujas discussões refletiam a respeito da relevância das HQs como ferramenta de ensino da Física; e quantitativa, com análise de campo, na qual foi aplicada uma sequência didática com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. As vertentes filosóficas escolhidas para embasar a abordagem metodológica foram o behaviorismo, que se concentra no comportamento observável como resultado das interações entre o indivíduo e seu ambiente; além do construtivismo, o qual a abordagem focaliza construir significados por meio de experiências e interações pessoais dos estudantes, conforme defendido por Vygotsky. Para análise dos dados, foi elaborado um questionário pré-diagnóstico e um pós-diagnóstico, sendo o primeiro composto de oito perguntas e o segundo com 9. A análise dos dados mostrou que a aplicação da sequência didática foi eficaz na aprendizagem de Física pelos estudantes, isso porque a utilização das Histórias em Quadrinhos, como recurso didático, foi capaz de estimular a curiosidade e o interesse deles pelo conteúdo, favorecendo a compreensão dos conceitos e sua aplicação em situações do cotidiano. Além disso, a sequência didática permitiu a interação dos estudantes com a matéria, estimulando a reflexão e a discussão de ideias. Dessa forma, a utilização de histórias em quadrinhos pode ser um recurso eficaz na promoção do aprendizado de Física, tendo em vista que contribui para uma compreensão mais clara e prática dos conceitos.
- ItemO uso de experimentos de baixo custo e /ou fácil acesso para o ensino de Física em escolas públicas(2024-02-06) Viana, Guilherme Milagres; Doutor Edio da Costa Junior; Doutora Leiva de Figueiredo Viana LealO desinteresse dos alunos pela escola e pela educação tradicional tem sido exacerbado nos últimos anos devido a vários motivos, dentre eles métodos defasados de ensino e falta de inovação que não se alinham com as demandas atuais. Esse problema é especialmente notável no ensino de Física, em que a abordagem tradicional e a falta de integração tecnológica contribuem para a aversão de alguns estudantes. O sistema tradicional de ensino focado em memorização e avaliações padronizadas cria um ambiente competitivo, suprimindo o verdadeiro interesse pela aprendizagem. A implementação do Novo Ensino Médio não solucionou problemas enraizados na educação, como a falta de atualização dos itinerários formativos. Para revitalizar o ensino, a aprendizagem significativa é crucial, permitindo que os alunos se envolvam ativamente e apliquem o conhecimento no mundo real. Nesse sentido, a incorporação de práticas experimentais no ensino de Física tem se mostrado eficaz. Este estudo propõe a aplicação de experimentos educacionais de baixo custo e/ou de fácil acesso para tornar o ensino de Física mais dinâmico e atrativo, especialmente em escolas públicas sem recursos laboratoriais adequados, como no caso da escola em que o trabalho foi desenvolvido, localizada em Ouro Preto - MG. Os experimentos visam envolver os alunos, contextualizar o aprendizado e despertar o interesse, contribuindo para uma aprendizagem significativa e uma formação cidadã. Essa abordagem busca aumentar a percepção dos estudantes, promovendo um ambiente educacional estimulante e preparando-os para os desafios futuros.