Trabalho de Conclusão de Curso

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    O uso de experimentos de baixo custo e /ou fácil acesso para o ensino de Física em escolas públicas
    (2024-02-06) Viana, Guilherme Milagres; Doutor Edio da Costa Junior; Doutora Leiva de Figueiredo Viana Leal
    O desinteresse dos alunos pela escola e pela educação tradicional tem sido exacerbado nos últimos anos devido a vários motivos, dentre eles métodos defasados de ensino e falta de inovação que não se alinham com as demandas atuais. Esse problema é especialmente notável no ensino de Física, em que a abordagem tradicional e a falta de integração tecnológica contribuem para a aversão de alguns estudantes. O sistema tradicional de ensino focado em memorização e avaliações padronizadas cria um ambiente competitivo, suprimindo o verdadeiro interesse pela aprendizagem. A implementação do Novo Ensino Médio não solucionou problemas enraizados na educação, como a falta de atualização dos itinerários formativos. Para revitalizar o ensino, a aprendizagem significativa é crucial, permitindo que os alunos se envolvam ativamente e apliquem o conhecimento no mundo real. Nesse sentido, a incorporação de práticas experimentais no ensino de Física tem se mostrado eficaz. Este estudo propõe a aplicação de experimentos educacionais de baixo custo e/ou de fácil acesso para tornar o ensino de Física mais dinâmico e atrativo, especialmente em escolas públicas sem recursos laboratoriais adequados, como no caso da escola em que o trabalho foi desenvolvido, localizada em Ouro Preto - MG. Os experimentos visam envolver os alunos, contextualizar o aprendizado e despertar o interesse, contribuindo para uma aprendizagem significativa e uma formação cidadã. Essa abordagem busca aumentar a percepção dos estudantes, promovendo um ambiente educacional estimulante e preparando-os para os desafios futuros.
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    Investigação sobre a evasão no curso de Licenciatura em Física no IFMG - Campus Ouro Preto e o panorama regional e nacional
    (0007-02-24) Pombo, Polyana Gualberto Rodrigues; Doutora Danielle Cristina Teles Ferreira; Doutora Elisângela Silva Pinto
    A evasão escolar tem sido uma preocupação constante para as instituições de Ensino Superior, uma vez que impacta tanto os indivíduos que abandonam seus estudos quanto às próprias instituições. Este trabalho visa investigar a evasão no Ensino Superior no curso de Licenciatura em Física, em especial no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Preto. O objetivo deste estudo consiste em levantar dados sobre a tendência da taxa de estudantes que abandonaram o curso de Licenciatura em Física, focando principalmente nos Institutos Federais, com dados obtidos a partir de plataformas oficiais entre os anos 2017 a 2022 e internamente pelo setor do registro acadêmico entre os anos 2015 a 2022, contrapondo-os com os dados regionais e nacionais. Ao levantar esses resultados, a pesquisa fornecerá uma compreensão mais profunda da dinâmica temporal e eventos que podem afetar a evasão na Licenciatura em Física, possibilitando subsidiar eventuais tomadas de decisão institucionais direcionadas à redução da evasão de modo a garantir sucesso acadêmico.
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    Da luz à energia: como os livros didáticos abordam os fenômenos físicos e biológicos que compõem a fotossíntese
    (0024-02-05) Santos, Luciane Cristina Silva; Doutora Míriam Conceição de Souza Testasicca
    A fotossíntese é um processo vital pelo qual grupos de seres vivos convertem luz solar em energia química. É essencial para a manutenção da vida no planeta, pois viabiliza a produção de nutrientes e gás oxigênio. Por englobar processos físicos, químicos e biológicos, a fotossíntese se apresenta como um assunto propício para ser abordado de forma interdisciplinar. Sabe-se que um dos recursos mais amplamente utilizados em salas de aula são os livros didáticos, que desempenham papel crucial no processo educacional, fornecendo estrutura e conteúdo que orientam tanto professores, quanto alunos. Ao oferecerem informações consolidadas, contribuem para a compreensão e assimilação de conceitos fundamentais, promovendo uma base sólida para o aprendizado. Considerando o que foi exposto, este trabalho objetiva aprimorar o ensino da fotossíntese, através de uma abordagem interdisciplinar. A metodologia adotada abrange uma revisão da literatura relacionada à fotossíntese, integrando aspectos tanto da Física quanto da Biologia, e a realização de uma análise crítica de livros didáticos de Biologia, Física e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias destinados ao Ensino Médio, com foco na abordagem da fotossíntese. A partir das lacunas identificadas, foram propostas estratégias interdisciplinares que visam proporcionar uma compreensão mais abrangente e contextualizada do fenômeno. As análises dos livros didáticos revelaram uma ausência significativa de integração entre Física e Biologia na explicação da fotossíntese. O déficit na apresentação de conceitos-chave, como a relação entre luz e fotossíntese, exemplifica a necessidade de melhorias na clareza e na contextualização dos materiais didáticos. Para melhorias no processo de ensino-aprendizagem da fotossíntese, foram propostas atividades que evidenciassem os princípios físicos e biológicos envolvidos na fotossíntese, como aquelas que relacionem e explorem os detalhes sobre o espectro de absorção da clorofila e a interação luz-clorofila. Outra sugestão envolve a utilização da fotossíntese como elemento de estudo das leis da termodinâmica. Também seria interessante destacar como os fótons interagem com pigmentos fotossintéticos, levando à excitação das moléculas. Através da aplicação de estratégias como essas, o ensino de fotossíntese pode ser feito de forma realmente interdisciplinar, impactando, potencialmente, no aprendizado dos estudantes.
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    Física por meio de Histórias em Quadrinhos como aliado para o ensino de Física
    (2023-10-05) Patricio, Elizangela Marta; Doutora Gislayne Elisana Gonçalves
    Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar de que forma o uso das histórias em quadrinhos, como metodologia, pode desenvolver, no cotidiano de sala de aula, novas formas de abordar a Física, a fim de conquistar o interesse dos estudantes para as ciências em geral. Para tanto, quanto à abordagem, partiu-se de uma metodologia qualitativa, de cunho bibliográfico; em que foram selecionados artigos cujas discussões refletiam a respeito da relevância das HQs como ferramenta de ensino da Física; e quantitativa, com análise de campo, na qual foi aplicada uma sequência didática com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. As vertentes filosóficas escolhidas para embasar a abordagem metodológica foram o behaviorismo, que se concentra no comportamento observável como resultado das interações entre o indivíduo e seu ambiente; além do construtivismo, o qual a abordagem focaliza construir significados por meio de experiências e interações pessoais dos estudantes, conforme defendido por Vygotsky. Para análise dos dados, foi elaborado um questionário pré-diagnóstico e um pós-diagnóstico, sendo o primeiro composto de oito perguntas e o segundo com 9. A análise dos dados mostrou que a aplicação da sequência didática foi eficaz na aprendizagem de Física pelos estudantes, isso porque a utilização das Histórias em Quadrinhos, como recurso didático, foi capaz de estimular a curiosidade e o interesse deles pelo conteúdo, favorecendo a compreensão dos conceitos e sua aplicação em situações do cotidiano. Além disso, a sequência didática permitiu a interação dos estudantes com a matéria, estimulando a reflexão e a discussão de ideias. Dessa forma, a utilização de histórias em quadrinhos pode ser um recurso eficaz na promoção do aprendizado de Física, tendo em vista que contribui para uma compreensão mais clara e prática dos conceitos.
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    A percepção dos discentes da Licenciatura em Física sobre a importância da interdisciplinaridade na formação do docente a partir do estudo do Sistema Cardiovascular
    (2023-08-31) Ferreira, Luana dos Santos; Doutora Januária Fonseca Matos; Doutora Elisângela Silva Pinto
    O atual contexto educacional tem sido objeto de discussões entre pesquisadores da Educação, especialmente no que se refere à fragmentação de conteúdos e aos problemas relacionados à formação de professores, com destaque para as Ciências da Natureza (Física, Biologia e Química) e Matemática. Nesse cenário, a interdisciplinaridade é fundamental para atenuar a fragmentação escolar e restabelecer vínculos entre os conteúdos de diferentes disciplinas, contextualizando-os. Ela é especialmente importante diante das rápidas mudanças e demandas da sociedade contemporânea. A interdisciplinaridade é defendida por diversos autores e respaldada por documentos oficiais da Educação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Biofísica, como uma ciência interdisciplinar que aplica teorias e métodos da Física para resolver questões da Biologia, permite trabalhar conteúdos presentes em ambas as disciplinas, como o Sistema Cardiovascular. No entanto, sua exploração é limitada, e os conceitos físicos e biológicos são muitas vezes abordados de forma isolada em sala de aula e em momentos distintos no Ensino Médio. Nesse contexto, esta pesquisa buscou verificar a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto sobre a importância da interdisciplinaridade nas Ciências da Natureza, mais especificamente entre as disciplinas de Física e Biologia, para a formação docente. Para isso, foi criada e aplicada uma sequência didática sobre Biofísica do Sistema Cardiovascular junto aos discentes do curso de Licenciatura em Física, seguida da aplicação de um questionário para avaliar o impacto da intervenção. Também foi analisado o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Física do IFMG-OP buscando identificar se a interdisciplinaridade está associada como uma habilidade de formação docente do curso de Licenciatura em Física. Foi observado que a formação interdisciplinar é uma premissa constante no PPC. Com relação à importância da interdisciplinaridade, todos os participantes desta pesquisa concordam, parcial ou totalmente, que a interdisciplinaridade é importante para a sua formação enquanto professores. Consequentemente, estes futuros docentes vão, muito possivelmente, ter uma prática docente que contemple um ensino interdisciplinar.