Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Assunto "Acessibilidade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação de acessibilidade e mobilidade arquitetônica em escolas de educação básica da rede municipal de ensino de Piumhi/MG(2023-06-06) Lara, Kauany Oliveira; Mestre Tatiane Oliveira FailacheA acessibilidade, além de ser um direito da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, garante o exercício da cidadania e convívio social. Para tal, é necessário que as construções permitam o acesso e circulação de toda a população de forma independente. No ambiente escolar, é necessário criar projetos estrutural e arquitetônico adequados a mobilidade e/ou adequar o ambiente já existente eliminando as possíveis barreiras que impedem o deslocamento. No que tange às barreiras arquitetônicas, objeto de interesse nesse trabalho, as normas de acessibilidade são estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas técnicas, através da Norma Brasileira NBR 9050 - ABNT NBR 9050, atualizada em 2020 (ABNT, 2020). Sendo assim, este estudo teve por objetivo avaliar a acessibilidade e mobilidade arquitetônica em escolas públicas de educação básica da rede municipal de ensino de Piumhi/MG. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem quantitativa e qualitativa, de objetivo exploratório e descritivo, do tipo estudo de caso, que se vale da revisão de literatura para compreensão de conceitos e normas, e da observação in loco e vistoria técnica como procedimento para avaliação da acessibilidade e mobilidade arquitetônica das instituições investigadas. A partir da a visita in loco às instituições incluídas na amostra, foi utilizado como instrumento de coleta de dados, um checklist de avaliação técnica das condições de acessibilidade e mobilidade arquitetônicas dos espaços escolares, com registro fotográfico para posterior análise e proposição de medidas e recomendações de adequação, caso sejam necessárias. Foram observados parâmetros de acessibilidade, como largura de portas e corredores, inclinação de rampas, tipos de piso, corrimões, entre outros, em diversos ambientes, tais como: 1) Entrada da escola; 2) Acesso à Edificação; 3) Área de circulação; 4) Sinalizaçao; 5) Salas de aula; 6) Banheiros; 7) Refeitório; 8) Área para educação física; 9) Biblioteca. Diante da verificação, foram encontradas, em todos os tipos de ambientes, barreiras arquitetônicas, que podem impedir a acessibilidade dos alunos com deficiência física e/ou mobilidade reduzida no ambiente escolar de forma independente e autônoma. Dessa forma, foram propostas possíveis ações e medidas de adequação arquitetônica, contribuindo com a inclusão no contexto analisado.
- ItemEstudo e análise da acessibilidade nas calçadas da cidade de Pimenta-MG(2023-04-05) Costa, Pedro Henrique da; Doutor Pedro Luiz Teixeira de Camargo; Doutor Felipe da Silva AlvesA Constituição Brasileira de 1988 garante para todos os cidadãos o direito à livre circulação e digna infraestrutura para que ambos consigam o exercer. Por isso, é importante que as calçadas cumpram seu papel, promovendo acessibilidade mínima e proporcionando um caminhar seguro. Na cidade de Pimenta-MG, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo com o objetivo de analisar as calçadas das principais vias públicas do município com base na NBR 9050:2020 e propor melhorias nas condições de caminhada da população em geral. Foram analisados trechos de três ruas e quatro avenidas da área central da sede do município, com o intuito de investigar a condição de circulação dos locais que mais são impactados pelo número de pessoas que trafegam por estes espaços. Os piores quesitos percebidos foram os que tratavam da continuidade entre calçadas, rebaixamento próximo a travessias de pedestres, faixas destinadas a mobiliários, árvores e largura mínima de circulação. Desta forma, os governantes e a população devem estar atentos à legislação e implementação quanto à regularização de calçadas, atentando-se para o bem-estar coletivo junto a toda a população.