Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 70
- ItemSolução computacional didática para cálculo de drenagem urbana em Python: um estudo de caso Piumhi - MG(2025-01-08) CASTRO, Rafael Leonel; Doutor Germano de Oliveira Mattosinho; Mestre Mauro Henrique SilvaO acelerado processo de urbanização tem imposto desafios complexos aos sistemas de drenagem urbana, especialmente devido à crescente impermeabilização do solo, o que destaca a urgência na implementação de soluções tecnológicas para mitigar e prevenir tais problemas. Este estudo propõe o desenvolvimento de uma Solução Computacional Didática para Cálculo de Drenagem Urbana, utilizando a linguagem de programação Python, com ênfase no dimensionamento de sarjetas e na quantificação de bocas de lobo. O principal objetivo foi otimizar o processo de dimensionamento, oferecendo uma ferramenta que facilite a tomada de decisões no planejamento e gestão da infraestrutura urbana. A metodologia adotada baseia-se em Programação Orientada a Objetos (POO), estruturando a solução em oito classes específicas, cada uma dedicada a um estágio distinto do dimensionamento. A ferramenta foi aplicada em um estudo de caso na cidade de Piumhi - MG, onde problemas recorrentes de drenagem causavam sérios transtornos à população. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia do modelo, proporcionando cálculos mais rápidos e precisos, além de minimizar os erros frequentemente associados ao processo manual. Além disso, a solução oferece a capacidade de simular cenários futuros, considerando a expansão urbana e o aumento dos volumes de água a serem transportados e coletados, com base na projeção de crescimento populacional. A ferramenta também contribui para o aprimoramento dos sistemas de drenagem existentes, apoiando a tomada de decisões mais embasadas e eficientes. Conclui-se que a incorporação de tecnologias avançadas no campo da engenharia urbana é crucial para a obtenção de resultados mais confiáveis, eficientes e sustentáveis, promovendo soluções integradoras que atendem tanto às necessidades da população quanto aos desafios do planejamento e gestão urbanos.
- ItemPlanilha de cálculo para dimensionamento geotécnico de muros de gravidade e de flexão(2024-12-10) Linhares, Gabriel Lucas; Doutor Felipe da Silva Alves; Doutor Pedro Luiz Teixeira de CamargoAs estruturas de contenção são responsáveis por resistir às tensões laterais de empuxo exercidas por um maciço de solo e/ou rocha. A concepção dessas estruturas passa por dois tipos de dimensionamento: geotécnico e estrutural. Este trabalho tem como objetivo a produção de uma planilha de cálculo destinada ao dimensionamento geotécnico de muros de arrimo do tipo gravidade e flexão, utilizando o software Microsoft Excel. A produção deste estudo se apoia na revisão bibliográfica e pesquisa documental e aplicada acerca do dimensionamento de muros de contenção. Essas estruturas podem ser construídas em concreto simples ou armado, alvenaria de tijolo, solo-cimento ensacado ou blocos de pedra. A planilha desenvolvida neste trabalho realiza o dimensionamento geotécnico de muros de arrimo de gabião, de alvenaria e de concreto armado. O dimensionamento geotécnico engloba o pré-dimensionamento da contenção, cálculo dos empuxos no estado ativo e passivo e as verificações de estabilidade quanto ao deslizamento, tombamento e tensões na base, porém não inclui o dimensionamento estrutural do muro de concreto armado. Para a verificação da ferramenta, foram resolvidos por cálculo manual e através da ferramenta três exercícios retirados de livros de referência. Os resultados obtidos foram comparados e, através desta comparação, foi possível chegar à conclusão que a planilha executa de forma rápida e precisa o dimensionamento geotécnico dos tipos de contenção propostos neste trabalho, apesar de algumas limitações observadas durante o desenvolvimento e verificação da ferramenta.
- ItemAnálise das condições de acessibilidade em praças públicas na cidade de Aguanil-MG(2024-12-17) Pinheiro, Nikolas Souza; Mestre Tatiane Oliveira FailacheA acessibilidade é um fator de direito assegurado pela Constituição Federal de 1988, que fornece garantias igualitárias, sem restrições a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida – sejam elas físicas, intelectuais ou psicológicas. Desta forma, normativas voltadas à execução de projetos de construções civis foram criadas para estabelecer requisitos mínimos associados à adequação da arquitetura para a promoção de ambientes acessíveis. Neste contexto, o objetivo do trabalho envolve a avaliação de praças públicas já construídas no Município de Aguanil, Minas Gerais, de modo a comparar o projeto arquitetônico executado com parâmetros estabelecidos pela norma NBR 9050:2020 e traçar um perfil de cumprimentos dos critérios de acessibilidade determinado por lei. Sabe-se que essas praças foram construídas em anos anteriores a norma utilizada (2020), porém é importante que os ambientes antigos sejam atualizados para garantir a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida. Como resultado, pôde-se perceber que a maior parte dos requisitos estabelecidos por norma não foram atendidos; neste sentido, há a necessidade de que seja feita uma reforma e adaptação das praças. Deste modo, é de fundamental importância que haja maior rigidez nos processos de aprovação e execução de novas construções civis, além da adequação de espaços mais antigos, a fim de possibilitar acesso e lazer a todos os membros da população.
- ItemEstudo comparativo do custo de implantação e manutenção do concreto betuminoso usinado a quente e do asfalto-borracha, aplicados como revestimento de pavimentos(2024-10-11) Silva, Matheus Felipe Andrade da.; Mestre Thiago Pastre PereiraO transporte rodoviário é o meio mais utilizado no Brasil, seja para deslocamento de pessoas ou de cargas, no entanto, as más condições de grande parte das rodovias geram desconforto aos usuários, uma vez que colocam a segurança em risco e danificam os pneus, aumentando a quantidade de pneus inservíveis que são descartados no meio ambiente incorretamente. Uma forma de reaproveitamento desses pneus é a inclusão da borracha no ligante asfáltico, que vem sendo bastante utilizada para aumentar a resistência e a vida útil das malhas viárias. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho foi comparar o asfalto convencional (CBUQ) e o asfalto-borracha, verificando os pontos positivos e negativos de cada um, a fim de encontrar soluções viáveis para amenizar os impactos negativos nas rodovias. Foram realizados estudos bibliográficos em artigos, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), entre outros materiais que tratam do tema. Com a realização deste trabalho, esperou se verificar que a técnica de reaproveitamento da borracha no pavimento asfáltico é viável tanto em relação à qualidade quanto à sustentabilidade, quando comparada com a utilização do asfalto convencional, reduzindo assim os custos de manutenções periódicas e a quantidade de pneus descartados de forma incorreta. Com os dados encontrados, foi possível verificar que a utilização de revestimento com asfalto borracha apresenta um aumento no custo da obra, que pode ser justificado pelo alto custo para elevar as temperaturas de usinagem e, por outro lado, o custo de manutenção é mais barato que o asfalto convencional, implicando significativas economias para os cofres públicos e concessionárias. Portanto, apesar do asfalto convencional apresentar um investimento inicial menor que o asfalto-borracha, a longo prazo ele necessita de mais manutenções, o que torna seu custo benefício inviável.
- ItemVidros inteligentes na construção civil(2024-08-21) Oliveira, Eduardo Toledo; Mestre Thiago Pastre PereiraEste trabalho investiga os avanços e as aplicações dos vidros inteligentes na construção civil, destacando seu potencial para promover eficiência energética, conforto ambiental e bem-estar dos ocupantes. Inicialmente, são apresentados os diferentes tipos de vidros inteligentes, como os vidros de cristal líquido, eletrocrômicos e fotocrômicos, com uma análise detalhada de suas características e funcionamento. A pesquisa examina como a modulação da transmissão de luz, através da aplicação de campos elétricos, influencia a orientação molecular dos cristais líquidos e, consequentemente, a transmissão de luz. Além disso, o estudo analisa os impactos dos vidros inteligentes na eficiência energética e no controle solar em edifícios, demonstrando como a adaptação desses vidros às condições ambientais pode otimizar a entrada de luz natural, reduzindo o consumo de energia para iluminação e climatização. Também são exploradas as possibilidades de integração dos vidros inteligentes com sistemas de automação, proporcionando maior eficiência operacional. Por fim, são discutidos os aspectos econômicos e de sustentabilidade, enfatizando os benefícios ambientais e de bem-estar proporcionados por essa tecnologia inovadora. O trabalho conclui com uma reflexão sobre os avanços recentes e as perspectivas futuras para o desenvolvimento e implementação dos vidros inteligentes na construção civil, consolidando sua relevância como uma solução promissora para edificações sustentáveis e tecnologicamente avançadas.