Trabalho de Conclusão de Curso
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- ItemAvaliação de conformidade com os requisitos da NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade: estudo de caso em uma indústria alimentícia(2025-03-12) Cardoso, Henrique Martins; Especialista Jéssica Marcelle Corradi Diniz Gonçalves MartinsO avanço tecnológico e a crescente complexidade dos processos de trabalho aumentaram os riscos ocupacionais, reforçando a relevância da Segurança do Trabalho para a proteção dos trabalhadores e a promoção de ambientes laborais seguros. No Brasil, as Normas Regulamentadoras (NRs), instituídas em 1978, representam um marco nesse contexto, com destaque para a NR-10, que regula a segurança em instalações elétricas, atividades de alto risco presentes em diversos setores industriais. Este estudo avaliou a conformidade de uma unidade fabril do setor alimentício com os requisitos da NR-10, analisando aspectos técnicos, documentais e de governança relacionados à segurança elétrica. O levantamento das condições existentes identificou 11 não conformidades, incluindo a ausência de projeto elétrico, inadequações em áreas classificadas com risco de explosão e a falta de aprovação formal de procedimentos de trabalho por profissionais habilitados. Apesar das lacunas, constatou-se um alto nível de segurança, respaldado por medidas de controle implementadas e boas práticas adotadas. O estudo apresenta recomendações para corrigir os desvios identificados e fortalecer a gestão da segurança elétrica, promovendo prevenção de acidentes, conformidade normativa e melhoria contínua do ambiente de trabalho. Além disso, propõe um modelo de auditoria roteirizado aplicável a outros casos, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho mais seguro e alinhado às exigências normativas.
- ItemAs ferrovias brasileiras: políticas nacionais, desafios e perspectivas(2025-03-20) Oliveira, Araquém Júnio Gomide; Mestre Humberto Coelho de MeloO presente trabalho visa oferecer uma caracterização dos principais aspectos do setor ferroviário brasileiro, considerando desde sua origem histórica até os dias atuais e suas perspectivas futuras. A inauguração da primeira ferrovia brasileira data do ano de 1854 com uma extensão de 14,5 km, e após décadas o país atingiu em 1922 uma extensão total da malha ferroviária de 29.341 km, sendo esse o maior período de crescimento, chegando no ano da Revolução Brasileira, em 1930, com 32.478 km. Nos anos posteriores o Governo Federal priorizou o investimento no setor rodoviário, deixando os demais setores de lado e seguidamente o setor sofreu impactos de investimento devido a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, no final da década de cinquenta as ferrovias brasileiras foram estatizadas, durante esse período o setor não se desenvolveu como esperado, muito devido à falta de investimento de administração ineficiente. Essa fase durou até 1997, quando as ferrovias nacionais foram privatizadas, situação que prevalece até nos dias atuais. Hoje a malha ferroviária conta com pouco mais de 30 mil km, apesar de não ter um crescimento em extensão, a capacidade de carga transportada foi aumentada, isso devido a melhoria da qualidade da malha, das locomotivas e vagões. Ao longo de sua história, o setor ferroviário enfrentou diversos desafios, incluindo a falta de investimentos em infraestrutura, manutenção, a concorrência com outros modais de transporte e a falta de regulamentação adequada. Políticas públicas e parcerias com o setor privado têm sido adotadas para reverter esse quadro, resultando em um aumento gradual no transporte de cargas e passageiros, com destaque ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento, que visa um investimento de 91,3 bilhões de reais no setor ferroviário. No entanto, desafios como complexidade regulatória e concorrência com outros modais persistem. Apesar disso, as perspectivas para o setor ferroviário são positivas, especialmente considerando a demanda global por transporte ferroviário e a conscientização ambiental. A sustentabilidade das operações e o desenvolvimento de políticas nacionais eficientes são essenciais para garantir o papel das ferrovias brasileiras no futuro do país. Por fim, os atuais investimentos e políticas públicas no setor, irão contribuir para o aumento da capacidade de transporte de carga, maior eficiência, intermodalidade e sustentabilidade no setor, mas ainda assim, para atingir uma meta a longo prazo proposta pelo Governo Federal, os investimentos ainda são insuficientes.
- ItemAnálise de risco de movimentos de massa no entorno do IFMG – Campus Piumhi(2025-03-12) Barbosa, Lucas Fernandes Pio; Mestre Tatiane Oliveira FailacheA cidade de Piumhi-MG, localizada na região centro-oeste de Minas Gerais, caracteriza-se por ter uma economia estabelecida no setor agropecuário e por apresentar uma considerável declividade devido à presença de serras na região. O município passa por um processo de crescimento urbano, evidenciado pelo crescente número de construções pela cidade, causando o aumento do perímetro urbano. Por causa de fatores geológicos e geotécnicos e combinado a uma possível carência de um planejamento adequado, o município pode se tornar suscetível a movimentação de massa. Com isso, a análise de riscos se mostra favorável para minimizar os danos a população e prejuízos econômicos em eventuais desastres naturais. Neste trabalho foi examinado o risco de movimentos de massa em terrenos no entorno do IFMG – Campus Piumhi no município de Piumhi-MG, sendo no total 5 pontos analisados no trabalho. Para essa análise, foi utilizada uma ficha de inspeção, adaptada do Ministério das Cidades (2007), Pereira (2017) e Campos (2011), com os fatores geológicos e geotécnicos relevantes para o acontecimento desse tipo de desastre natural. A partir dos resultados da avaliação, será estipulado o grau de risco do local a partir da classificação proposta por Campos (2011). Dos 5 pontos analisados no trabalho com o uso da ficha, 3 possuem risco alto, 1 possui risco médio e 1 possui risco baixo.
- ItemSolução computacional didática para cálculo de drenagem urbana em Python: um estudo de caso Piumhi - MG(2025-01-08) CASTRO, Rafael Leonel; Doutor Germano de Oliveira Mattosinho; Mestre Mauro Henrique SilvaO acelerado processo de urbanização tem imposto desafios complexos aos sistemas de drenagem urbana, especialmente devido à crescente impermeabilização do solo, o que destaca a urgência na implementação de soluções tecnológicas para mitigar e prevenir tais problemas. Este estudo propõe o desenvolvimento de uma Solução Computacional Didática para Cálculo de Drenagem Urbana, utilizando a linguagem de programação Python, com ênfase no dimensionamento de sarjetas e na quantificação de bocas de lobo. O principal objetivo foi otimizar o processo de dimensionamento, oferecendo uma ferramenta que facilite a tomada de decisões no planejamento e gestão da infraestrutura urbana. A metodologia adotada baseia-se em Programação Orientada a Objetos (POO), estruturando a solução em oito classes específicas, cada uma dedicada a um estágio distinto do dimensionamento. A ferramenta foi aplicada em um estudo de caso na cidade de Piumhi - MG, onde problemas recorrentes de drenagem causavam sérios transtornos à população. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia do modelo, proporcionando cálculos mais rápidos e precisos, além de minimizar os erros frequentemente associados ao processo manual. Além disso, a solução oferece a capacidade de simular cenários futuros, considerando a expansão urbana e o aumento dos volumes de água a serem transportados e coletados, com base na projeção de crescimento populacional. A ferramenta também contribui para o aprimoramento dos sistemas de drenagem existentes, apoiando a tomada de decisões mais embasadas e eficientes. Conclui-se que a incorporação de tecnologias avançadas no campo da engenharia urbana é crucial para a obtenção de resultados mais confiáveis, eficientes e sustentáveis, promovendo soluções integradoras que atendem tanto às necessidades da população quanto aos desafios do planejamento e gestão urbanos.
- ItemPlanilha de cálculo para dimensionamento geotécnico de muros de gravidade e de flexão(2024-12-10) Linhares, Gabriel Lucas; Doutor Felipe da Silva Alves; Doutor Pedro Luiz Teixeira de CamargoAs estruturas de contenção são responsáveis por resistir às tensões laterais de empuxo exercidas por um maciço de solo e/ou rocha. A concepção dessas estruturas passa por dois tipos de dimensionamento: geotécnico e estrutural. Este trabalho tem como objetivo a produção de uma planilha de cálculo destinada ao dimensionamento geotécnico de muros de arrimo do tipo gravidade e flexão, utilizando o software Microsoft Excel. A produção deste estudo se apoia na revisão bibliográfica e pesquisa documental e aplicada acerca do dimensionamento de muros de contenção. Essas estruturas podem ser construídas em concreto simples ou armado, alvenaria de tijolo, solo-cimento ensacado ou blocos de pedra. A planilha desenvolvida neste trabalho realiza o dimensionamento geotécnico de muros de arrimo de gabião, de alvenaria e de concreto armado. O dimensionamento geotécnico engloba o pré-dimensionamento da contenção, cálculo dos empuxos no estado ativo e passivo e as verificações de estabilidade quanto ao deslizamento, tombamento e tensões na base, porém não inclui o dimensionamento estrutural do muro de concreto armado. Para a verificação da ferramenta, foram resolvidos por cálculo manual e através da ferramenta três exercícios retirados de livros de referência. Os resultados obtidos foram comparados e, através desta comparação, foi possível chegar à conclusão que a planilha executa de forma rápida e precisa o dimensionamento geotécnico dos tipos de contenção propostos neste trabalho, apesar de algumas limitações observadas durante o desenvolvimento e verificação da ferramenta.