Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) por Assunto "Educação Profissional e Tecnológica"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação financeira na Educação Profissional Tecnológica (EPTt): uma análise de produtos educacionais sob a perspectiva da teoria da idoneidade didática(2024-10-28) Lelis, Irving dos Santos; Doutor José Fernandes da SilvaEsta dissertação analisa a relação entre Educação Financeira e Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sob a perspectiva da idoneidade didática. A problemática central é: Como a Educação Financeira pode contribuir para a formação integral dos estudantes do ensino médio integrado na EPT? A pesquisa justifica-se pela importância da Educação Financeira na formação integral dos estudantes. O objetivo geral é analisar como a Educação Financeira na EPT é abordada nas pesquisas realizadas pelas instituições associadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Já os objetivos específicos são: identificar as dissertações e produtos acadêmicos que tratam do tema Educação Financeira na EPT; examinar como as dissertações e os produtos desenvolvidos no ProfEPT abordam a integração da Educação Financeira na EPT; e desenvolver um E-book que explique os conceitos de Educação Financeira, EPT e idoneidade didática. A investigação é qualitativa e foi realizada em três etapas: (1) pesquisa de produções acadêmicas no ProfEPT, que resultou em 1613 dissertações (2018-2023), das quais apenas 10 estavam diretamente relacionadas ao contexto da investigação; (2) análise das produções acadêmicas relacionadas à Educação Financeira; e (3) elaboração de um E-book como produto educacional. A investigação revelou uma lacuna significativa na integração de elementos inovadores na Educação Financeira, especialmente no contexto da EPT. O E-book desenvolvido apresenta sete propostas de atividades para trabalhar a Educação Financeira na perspectiva do componente Desenvolvimento de Valores Democráticos e Pensamento Crítico. Por fim, espera-se que esta dissertação e o produto educacional que emerge dela contribuam para a disseminação de conhecimentos e práticas eficazes em Educação Financeira, fomentando a importância da inclusão desta temática nos currículos de Matemática da EPT, e inspirando futuras investigações que abordem a relação entre Educação Financeira e formação integral dos estudantes da rede EPT.
- ItemLetramentos e formação humana integral em práticas extensionistas na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso(2025-02-25) RODRIGUES, Marcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraTendo em vista a articulação entre o papel da extensão e da leitura e escrita no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os eventos de letramentos em que se envolvem os bolsistas e os voluntários do projeto de extensão “ConTEXTO: oficina de leitura e produção de textos”. Para tanto, foi empreendido um estudo de caso aplicado, qualitativo e exploratório. Os dados de interesse foram coletados por meio de documentos (Relatórios Finais do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Júnior, postagens em redes sociais, publicações, participações em eventos), com o recorte temporal de 2017 a 2022, e de entrevistas semiestruturadas com estudantes que concluíram o Ensino Médio Integrado no IFMG - Campus Ouro Branco e que atuaram no projeto em questão. Esses dados, por sua vez, foram interpretados por meio da Análise Textual Discursiva, resultando na produção de metatextos (textos que reúnem argumentos descritivo-interpretativos que expressam a compreensão do pesquisador sobre um determinado fenômeno). Os resultados centrais evidenciam que, no “ConTEXTO”, o gênero textual Redação do Enem é apenas um “fio condutor” para que os bolsistas e os voluntários possam vivenciar usos da leitura e da escrita mais amplos, plurais, dinâmicos (orais, digitais, informacionais, acadêmico-científicos, etc.) e que os eventos e as práticas de letramentos analisados estimulam a utilização dessas atividades sociais não para fins instrumentais e individualistas, mas para o estabelecimento de relação e de trocas de saberes, de conhecimentos e de vivências/experiências com as comunidades interna e externa, o fortalecimento de uma postura cidadã com o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de valores sociais (responsabilidade, trabalho em equipe, relações interpessoais, sensibilidade, empatia, autonomia), a articulação entre teoria (pensar) e prática (fazer) em uma perspectiva interdisciplinar, valorizando a integração entre conteúdos técnicos (específicos) e propedêuticos (gerais). A partir desta investigação, acredita-se que tenham sido gerados avanços teóricos, no campo de estudos da EPT que investiga as temáticas “letramentos”, “formação humana integral” e “extensão” no Ensino Médio Integrado, e práticos, com a elaboração e a avaliação de um produto educacional, mais especificamente um e-book (manual) sobre comunicação acadêmico-científica para auxiliar estudantes a lidarem com a produção de textos acadêmico-científicos.
- ItemO Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais: impasses em torno de um projeto de educação profissional(2025-03-21) Santos, Raquel Maria Oliveira dos.; Doutor Pablo Menezes e OliveiraA presente pesquisa buscou compreender as mudanças realizadas na rede de ensino técnico brasileiro, por força da Lei nº 11.892/2008, que objetivou alterar a institucionalidade das unidades de ensino da Rede Federal de Educação Tecnológica, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ganha especial atenção, porém, um outro aspecto da questão: analisar os motivos pelos quais algumas das instituições da rede não aderiram ao processo. Nesse sentido, o estudo buscou analisar as motivações pelas quais o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) não aderiu ao projeto dos Institutos Federais. A hipótese central se relaciona com o interesse da referida instituição em se tornar uma Universidade Tecnológica. Para tanto, determinamos como objetivo geral analisar o processo de construção da educação profissional no Brasil, com ênfase nas políticas implementadas pelo Governo Federal, a partir da criação dos primeiros CEFETs, por força da Lei n. 6.545, de 30 de junho de 1978, e seu processo de ampliação, em fins dos anos 1980 e ao longo da década de 1990, com ênfase para o CEFET-MG. Como percurso metodológico, foi realizado um levantamento das fontes, procurando analisar e interpretar a legislação e os projetos construídos pelo governo sobre a educação profissional durante o recorte temporal estabelecido. O estudo também propõe identificar as discussões teóricas sobre educação omnilateral e integral na educação profissional e tecnológica e sua relação com o mundo do trabalho como forma de superação de uma educação dualista (manual x intelectual); relacionar as motivações que levaram o CEFET MG a não aderir ao projeto educacional dos IFs, abordando a temática das Universidades Tecnológicas (UTs); desenvolver um produto educacional, nesse caso um vídeo, que expresse, por meio de linguagem simplificada, a trajetória da educação profissional e tecnológica no país, com ênfase na não adesão do CEFET-MG ao projeto dos IFs. A pesquisa é do tipo aplicada, de abordagem qualitativa, com pesquisa documental, que analisou leis, decretos e demais atos administrativos do período em questão, com base em arquivos digitais e também em periódicos, e pesquisa bibliográfica, que reuniu artigos científicos, teses e literatura clássica sobre o tema. Com a realização deste estudo, espera-se contribuir para o entendimento da política da educação para o trabalho no Brasil, em suas dimensões relacionadas ao desenvolvimento econômico nacional e às implicações sociais. Por fim, foi desenvolvido um produto educacional, em formato de vídeo documentário, tratando do objeto desta dissertação.
- ItemOlhares docentes sobre as repercussões do “Novo” Ensino Médio nos livros didáticos do PNLD: um estudo de caso(2024-10-02) Lopes, Leonice dos Santos; Doutora Raquel Aparecida Soares Reis FrancoEsta dissertação buscou analisar as repercussões da implementação do “novo” Ensino Médio nos livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) sob olhares docentes da área de Linguagens do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Para tanto, partimos do seguinte questionamento: como a implementação do “novo” Ensino Médio nos livros didáticos distribuídos pelo PNLD repercutiu no fazer docente dos professores do IFMG da área de Linguagens, especificamente, em relação ao componente Língua Portuguesa? Para tratar desse tema, tomamos como referencial teórico autores que discutem sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos livros do PNLD, Currículo Integrado e EPT e discussões sobre o “novo” Ensino Médio a partir de Moehlecke (2012). Metodologicamente, optamos por realizar um estudo de caso numa perspectiva qualitativa. Os resultados do trabalho indicam que houve significativas repercussões da nova estrutura do Ensino Médio nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Isso se materializa na organização e distribuição dos conteúdos (de componentes curriculares específicos passam a disciplinas que compõem áreas do conhecimento, neste caso, a de Linguagem e suas Tecnologias), na redução drástica do número de páginas dos livros em relação ao PNLD 2018 e, sobretudo na abordagem pedagógica que é perpassada pelo viés ideológico presente em políticas públicas de educação implementadas no Brasil, na década de 1990. Um dos efeitos previsíveis dessa redução de conteúdos é a abordagem mais superficial dos temas, o que compromete a complexidade e a diversidade textual necessárias para o desenvolvimento pleno das habilidades linguísticas dos estudantes. Ademais, a condensação de todo o programa em um único volume pode dificultar a organização do conteúdo bem como a sequência pedagógica dos temas e prejudicar o processo de ensino-aprendizagem. Soma-se ainda o fato de que as obras do PNLD, sob o viés da BNCC, conduzem o estudante para uma lógica que o faz se sentir o único responsável pelo êxito ou insucesso de seu próprio futuro, além de incluir as mensagens implícitas de um currículo orientado para as necessidades do mercado de trabalho. A análise das entrevistas revelou que os docentes participantes utilizam materiais próprios em sala de aula e o livro didático de forma complementar. Com relação ao "novo" Ensino Médio, apontam ser um equívoco a nova divisão da carga horária entre conteúdos da educação básica e os itinerários formativos. Além disso, foram unânimes acerca da importância do guia do livro didático. Como resultado desta pesquisa, criamos um e-book intitulado "Orientações e Estratégias para a Escolha do Livro Didático: um olhar a partir da pedagogia histórico-crítica", cujo objetivo é apresentar diretrizes e estratégias para a escolha de livros didáticos. Esse material poderá ser utilizado por professores, gestores e demais educadores, contribuindo para a compreensão da relevância do livro didático no processo educacional e fornecendo orientações práticas para a sua seleção nas escolas.
- ItemRepensando o currículo do Ensino Médio Integrado: o des(encontro) entre o dito e o feito para uma Educação Libertadora Antirracista(2025-03-26) Marciano, Daiane Aparecida Mesquita; Doutora Marie Luce TavaresEsta investigação, em seu cerne, analisa se há uma construção de um currículo antirracista no Projeto Pedagógico dos Cursos (PPCs) do Ensino Médio Integrado de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Nesse cenário, é importante considerar que a Lei 10.639/2003, alterada para a nova Lei 11.645/2008, é um marco político tido como referência dentro do Movimento Negro contemporâneo, embora ainda não suficiente, para o avanço de uma educação antirracista nos currículos escolares. Tem-se, como um dos pressupostos, que os currículos escolares brasileiros – sobretudo os PPCs direcionados aos estudantes do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais – estão distantes de um currículo antirracista. Ao discutirmos o tema da educação antirracista, almejamos a construção de um currículo escolar que seja mais abrangente em relação às questões étnico-raciais, em especial em consonância com a Lei 11.645/2008. Nesse contexto, este estudo possibilita, através de uma abordagem qualitativa, por meio da Análise de Conteúdo, uma análise nos currículos, além de entrevistas semiestruturadas com docentes e coordenadores de curso da instituição, promovendo, desse modo, uma contribuição significativa à formulação de um currículo de natureza antirracista, especificamente direcionado ao âmbito do Ensino Médio Integrado, o qual, em sua interação com a esfera da Educação Profissional e Tecnológica, seja capaz de fortalecer uma abordagem educacional voltada à omnilateralidade e formação integral para os discentes. Com base nesse contexto, uma das empreitadas desta pesquisa consistiu no desenvolvimento da Cartilha “A mudança começa em mim: Cartilha de introdução ao Letramento Racial”, um produto educacional que se destina a servir como um recurso de auxílio para professores, educadores e demais profissionais da área educacional. Assim, o produto educacional propõe-se a atender à exigência da CAPES, alojando-se ao macroprojeto de “Organização do Currículo Integrado na EPT”, incluído à linha de pesquisa “Organização e Memória de Espaços Pedagógicos na EPT”. Em virtude de sua natureza pedagógica, a cartilha trouxe estratégias antirracistas, delineadas com o propósito de auxiliar os docentes no que tange à elaboração dos conteúdos em sala de aula, alinhando o ensino a um substrato teórico para a abordagem das questões étnico-raciais. Por fim, esta pesquisa trouxe, como resultado, relatos de coordenadores e de docentes que apontam para uma ausência de formação continuada que lhes permitisse – até mesmo – um trabalho com as relações étnico-raciais em sala de aula, o que podemos encarar, de repente, como um silenciamento da própria instituição com esse trabalho, já que é importante que a instituição, sempre, posicione-se sobre o assunto e fortaleça políticas e projetos que envolvam os discentes e toda a comunidade acadêmica em temas raciais – não somente o racismo, mas a valorização da comunidade negra, a história, a cultura e as visões identitárias – inclusive núcleos como o NEABI – que ocorre e existe na instituição. O caminho, portanto, é muito longo, e envolve diferentes atores: desde a direção, como um fator institucional, até os próprios alunos, os quais, muitas vezes, se veem apagados no próprio currículo. Dessa forma, a instituição – alunos, professores, direção, comunidade externa e os próprios pesquisadores – devem se unir na promoção de uma educação antirracista, para que o dito e o feito possam andar juntos.
- ItemRepresentações Sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente nos Institutos Federais de Minas Gerais(2024-08-22) RODRIGUES, Fernando Pereira; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO presente estudo teve como objetivo compreender as representações sociais docentes sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente no âmbito dos Institutos Federais de Minas Gerais. Com base nisso, a proposta de pesquisa visou investigar o docente “polivalente” que caminha pelos diversos níveis e modalidades da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), analisando os discursos e percursos desses sujeitos, assim como a sua constituição identitária. Como aporte teórico, amparamo-nos nas bases conceituais da EPT, na Teoria das Representações Sociais (TRS), na Teoria do Núcleo Central (TNC) e nas teorias da constituição identitária. A pesquisa foi de natureza qualiquantitativa e tomou para análise questionários eletrônicos aplicados para docentes dos diversos Institutos Federais de Minas Gerais. Obtivemos um total de 357 respostas, das quais selecionamos uma amostra de 125 docentes, sendo que destes 60 tinham por formação o bacharelado e 65, a licenciatura. No tocante à análise dos dados, foi empregado o software openEvoc: um programa de apoio à pesquisa em representações sociais. Por meio dos dados, pudemos conhecer os docentes, identificando suas representações sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica, educação integral, o papel docente e o ser docente nos Institutos Federais. Além disso, por meio dos discursos compartilhados pelos docentes, mapeamos representações sociais que indiciam traços identitários desses profissionais. Os resultados do estudo apontam para uma constituição identitária docente em curso, influenciada por representações que ora se aproximam, ora se distanciam das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Como produto educacional deste estudo, foi elaborado um e-book dinâmico e interativo que colabore com a compreensão sobre ser docente nos Institutos Federais. Ao final, vislumbra-se que o material possa contribuir com outros pesquisadores no intuito de consolidar uma compreensão sobre o trabalho desempenhado pelo profissional docente nos espaços formativos dos Institutos Federais.