Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) por Título
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA arquitetura dos espaços físicos do ifmg no processo de construção de uma história da instituição(0002-08-24) Silva, Alexander Fuccio de Fraga; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEsta pesquisa procura identificar como a arquitetura dos espaços físicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) contribui para a construção de uma história da Instituição, investigando as construções de suas unidades, antes e depois de sua criação, em 2008. Buscou-se comparar os projetos arquitetônicos dos campi São João Evangelista e Ribeirão das Neves, utilizando-se documentos históricos, arquivos fotográficos das alterações arquitetônicas, e fotos da arquitetura atual que identificam seus espaços. No estudo dos espaços desses campi, duas situações se destacam. O primeiro, cujas construções remontam, em sua maioria, à segunda metade do século passado, teve a história marcada por um intenso processo de industrialização e por disputas ideológicas no âmbito educacional. Por outro lado, a criação da Rede Federal trouxe consigo uma nova abordagem, visível no estudo dos espaços do Campus Ribeirão das Neves, concebido sob uma perspectiva contemporânea, alinhada ao Programa Brasil Profissionalizado. A arquitetura dos espaços físicos do IFMG, dessa forma, percebe-se nos estudos realizados, uma variedade de espaços e construções mas que se interconectam à medida que novas edificações vão se formando, transformando o que era antigo em novo, formando um conjunto arquitetônico em direção a uma identificação que traz na memória acontecimentos, informações e esperança de uma educação de melhor qualidade, de formação omnilateral e democrática, como concebida nos documentos de sua criação.
- ItemA “PRÁXIS” docente dos professores da Educação Profissional e Tecnológica no ensino on-line: da teoria à prática.(2023-05-16) Oliveira, Walter Pinto de ; Doutor Gustavo Pereira PessoaO presente estudo tem como objetivo central analisar às práticas adotadas e as dificuldades enfrentadas pelos docentes no contexto da docência on-line, sob a perspectiva dos professores que atuam na educação profissional e tecnológica (EPT). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário enviado aos docentes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), sendo estabelecido como critério de inclusão a atuação como professor ativo nos Campi do IFMG. Foram estabelecidos três objetivos específicos para a pesquisa: investigar as práticas docentes no ensino on-line na EPT, identificar as principais práticas empregadas pelos docentes e as dificuldades encontradas, a partir da percepção dos professores. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos professores possui conhecimento básico sobre o ensino on-line. No entanto, a principal dificuldade relatada foi a falta de formação adequada, sendo mencionada a falta de preparo e capacitação para lidar com essa modalidade de ensino. As práticas adotadas pelos docentes, de forma geral, foram avaliadas de maneira positiva. No entanto, as principais dificuldades enfrentadas estavam relacionadas ao excesso de trabalho, ausência de contato físico com os alunos, falta de formação adequada e acesso limitado a recursos tecnológicos apropriados. Observou-se também que o IFMG implementou o programa de Ensino Remoto Emergencial (ERE), porém, em muitos casos, houve falta de orientação e acompanhamento por parte dos gestores, bem como relatos de falta de conhecimento e formação dos docentes. Por fim, como resultado deste estudo, foi elaborado um produto educacional com o intuito de esclarecer as principais dúvidas relacionadas à temática abordada. Este produto pretende fornecer orientações e informações relevantes que possam contribuir para a melhoria da prática docente no contexto do ensino on-line na EPT, visando mitigar as dificuldades identificadas e promover uma melhor preparação e capacitação dos professores para atuarem nessa modalidade de ensino.
- ItemAções afirmativas em EPT na era das notícias falsas: a lei de cotas no contexto do IFMG(2023-09-29) Alex Rodrigues Borges; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos SantosEsta dissertação versa sobre as ações afirmativas na educação no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica na era das fake news e da pós-verdade, relacionando tais fenômenos especificamente com a Lei de Cotas, a Lei n. 12.711/2012. O acesso à educação no Brasil sempre foi limitado e, por conseguinte, excludente. Dados do IBGE/PNAD, agrupados pelo IPEA no período de 2001 a 2019, mostram, em todos os cenários analisados, que a diferença de acesso e tempo de estudo sempre existiu e persistiu ao longo dos anos, quando comparamos pretos/pardos aos autodeclarados brancos, principalmente se analisados os aspectos sociais. Concomitante a isso, a disseminação de concepções distorcidas ou inverídicas no que concerne às políticas de ação afirmativa na educação mostraram-se como importantes ferramentas de desinformação. A pós-verdade e as fake news estão perceptivelmente presentes nas formulações de conteúdos, sejam eles de caráter informativo ou de interação em rede social. Tendo em vista esse quadro geral, esta pesquisa teve como objetivo identificar em que medida existia a aderência aos conceitos das fake news e pós-verdade pelos alunos do EMI do campus do IFMG, especificamente sobre a lei de cotas – lei 12.711/2012. Para tanto, aplicamos um questionário para determinar as singularidades do grupo de estudo e realizamos um grupo focal para captar a reação dos participantes frente às informações apresentadas. A coleta de dados subsidiou uma análise qualitativa que ofereceu elementos para apurar e compreender os níveis de congruência dos participantes quantos aos conceitos difundidos pelas fake news e pela pós-verdade, tendo em vista a Lei n. 12.711/2012. Apresentamos, como resultado, elementos que nos ajudaram a compreender as influências dos fenômenos de desinformação, bem como a elaborar um produto educacional caracterizado como uma cartilha, a fim de ser apresentada e disponibilizada para potenciais ingressantes ao campus lócus do objeto de estudo desta pesquisa. Com vistas a fomentar o debate sobre as ações afirmativas, em especial no que tange às cotas raciais como instrumento de acesso, elaboramos, aplicamos e avaliamos um produto educacional com caráter informativo, contendo referências que demonstram, de maneira clara, lógica e objetiva, a operacionalização, a efetividade e o potencial de transformação das políticas de ações afirmativas na educação. Além disso, esse material abordou assuntos advindos tanto das desinformações geradas pelas fake news quanto pela pós-verdade, frisando as potencialidades de fragilização que esses elementos podem desenvolver na sociedade.
- ItemColetivos estudantis e formação integral na Educação Profissional e Tecnológica: entre constituição, representações e memória: um estudo de caso dos coletivos no IFMG - Campus avançado Ipatinga.(2023-09-05) Lourenço, Andrea Procópio; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEsta dissertação tem como objeto de estudo o processo de criação e organização de um coletivo antirracista e um coletivo feminino fundados no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Ipatinga, por iniciativa de estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O objetivo da pesquisa é compreender como se deu a constituição desses coletivos juvenis dentro do ambiente escolar e suas contribuições para uma formação integral. A partir deste trabalho, desenvolvemos como produto educacional o documentário “COLETIVO PRETO AYA SANKOFA E COLETIVO FEMININO MARIA QUITÉRIA - Representatividade, empoderamento e formação integral”, propondo fazer um registro de memória e identidade, a fim de fortalecer os movimentos e ser inspiração para jovens que desejam o envolvimento em movimentos sociais, assim como sugerir formas de educação não formal que possam contribuir para uma educação integral. Realizamos uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, norteados pela Teoria das Representações Sociais, pelos estudos da juventude e das bases conceituais da formação humana integral, além dos estudos sobre movimentos sociais como o feminismo e contra o racismo. A metodologia que nos norteou foi o estudo de caso e, como técnica de geração de dados, fizemos uso de uma triangulação de métodos com a entrevista semiestruturada, a roda de conversa e a observação participante, além do questionário semiestruturado e do diário de campo como instrumentos de coleta de dados. Por meio da Análise de Conteúdo definimos quatro categorias, desveladas das representações sociais dos estudantes, que nortearam a compreensão e a organização dos dados para a análise dos discursos: os coletivos, o antirracismo, o feminismo e a aprendizagem e formação integral. A partir dos discursos dos estudantes observamos que a constituição dos coletivos partiu de uma necessidade de se sentirem vistos, reconhecidos, valorizados, o que demonstra uma busca pela formação e afirmação de suas próprias identidades. Observamos, a partir do envolvimento dos estudantes em outros projetos de educação não formal, que os coletivos também proporcionaram o desenvolvimento das habilidades de liderança, argumentação e consequentemente de autonomia, favorecendo a participação cidadã e política. Os discursos nos mostraram ainda que algumas representações sociais racistas e machistas/misóginas enraizadas na sociedade, repercutidas nos ambientes escolares, têm sido desconstruídas por meio dos debates promovidos pelos coletivos, contribuindo para a formação omnilateral dos estudantes.
- ItemConstrução de indicadores de evasão em cursos de licenciatura como uma ferramenta de gestão educacional(0021-02-06) Silva, Adacui Cecília; Doutor Niltom Vieira JuniorEsta pesquisa apresenta dados e informações que colaboraram para a construção do indicador de evasão com foco nos cursos de licenciatura, cuja base de dados para a investigação foi obtida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em um recorte temporal (ciclo de matrícula), que se deu no período de 2012 a 2020. Os procedimentos e instrumento adotados compreendem a transposição e a análise das movimentações e do fluxo escolar nas situações de matrícula, contando com a aplicação de questões abertas e fechadas e com a participação de alunos evadidos/desligados, no interstício temporal proposto. O referencial teórico-metodológico abrangeu: pesquisas relacionadas à evasão nas licenciaturas; a legislação educacional referente às licenciaturas; o Regulamento de Ensino da Graduação do IFMG, os processos e os protótipos do IFMG (manuais de aplicabilidade de cada processo no Módulo Ensino). As principais razões que justificaram esse fenômeno foram levantadas junto aos alunos evadidos do IFMG que, ao serem comparadas com os fatores de evasão encontrados por outros autores, deram origem a quatro dimensões (variáveis latentes), que fundamentaram um novo instrumento composto por duas questões para identificação, quatro questões relacionadas a dados demográficos, dez questões relacionadas a cada um dos quatro fatores, uma questão pré-definida para controle e uma questão aberta e opcional. A questão pré-definida para controle instrui o participante a marcar uma resposta específica. O intuito é verificar se o participante está atento e se marcou a resposta já definida na própria questão. Após sua elaboração, o questionário foi enviado aos mesmos alunos evadidos/desligados para um pré-teste. De modo a complementar a investigação e criar parâmetros para pesquisas futuras, também foi enviado um questionário aos alunos formados com o intuito de detectar se eles estão trabalhando na área de formação, na região do campus em que se graduaram e se há mercado de trabalho para os alunos egressos. Ao fim, foi possível detectar que o principal fator de evasão é o econômico e o motivo de os participantes terem se evadido/desligado do curso resulta, na maioria, à dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos. Foi possível constatar ainda um baixo número de formandos (10,47%) e um elevado número de evasão/desligamento (50,88%). Dentre os alunos formados, e que participaram da investigação, a maioria não trabalha na área de formação por falta de vaga de emprego. Diante dos resultados encontrados fica evidente a falta de políticas públicas que maximizem a permanência dos alunos e que proporcionem empregabilidade após se formarem.
- ItemDe Escola Técnica a Instituto Federal: representações sociais de docentes sobre o processo de institucionalização do IFMG - Campus Ouro Preto(2023-10-02) Souza, Maria Aparecida de.; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEsta pesquisa objetiva analisar de que maneira e em que medida as representações sociais de docentes reconstituem a transformação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, IFMG – Campus Ouro Preto, destacando as mudanças ocorridas desde que a Instituição era Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET-OP), permitindo a compreensão da sua história. Para atingir os objetivos, o arcabouço teórico foi fundamentado nas abordagens de bases conceituais da educação profissional e tecnológica e na teoria das representações sociais. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e interpretativa, com a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 11 docentes do IFMG – Campus Ouro Preto, que vivenciaram os três períodos da Instituição. Nos resultados emergiram representações que expressaram uma avaliação positiva da Instituição, destacando as mudanças que ocorreram ao longo de seus setenta e nove anos de história. O crescimento, visto sob uma perspectiva positiva, se refere ao desenvolvimento acadêmico da Instituição, que se traduz em uma ampliação da quantidade e diversidade de cursos oferecidos e da ampliação do espaço físico. Também surgiram críticas em relação à redução do número de servidores, especificamente do quadro de professores. Com base nas representações sociais dos docentes, foi elaborado o produto educacional “De Escola Técnica a Instituto Federal – Campus Ouro Preto: uma jornada de excelência e inovação", em formato de um e-book, com a finalidade de divulgar de forma singela a história, a trajetória e a evolução institucional, desde sua fundação como ETFOP, transformada em CEFET-OP, até sua consolidação como IFMG – Campus Ouro Preto.
- ItemEducação Profissional e Tecnológica e Suas Possibilidades: Entre Estratégias e Desafios, a Implantação do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional em Minas Gerais(0022-09-23) Alves, Claudete Aparecida; Doutora Marie Luce TavaresO Ensino Médio no Brasil vem sendo discutido desde o período imperial, incluindo o âmbito da Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral e Integrada. Nos últimos anos, iniciou-se o movimento da Reforma do Ensino Médio, a qual, apesar de muitas controvérsias, encontra-se aprovada dentro das Políticas Públicas Nacionais. Esta pesquisa buscou analisar as estratégias e desafios da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) profissional de uma Escola Estadual localizada no interior de Minas Gerais; compreender a trajetória da implantação na contribuição para ingresso neste novo modelo; e analisar a formação docente para a implantação do novo Currículo Referência do Ensino Médio. Para o desenvolvimento do estudo, foi necessário um aprofundamento em referenciais teóricos, que permearam os conceitos de Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral, Ensino Médio, História do Ensino Médio no Brasil, Reforma do Ensino Médio, concepções de currículo e organização da arquitetura curricular. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, pesquisa bibliográfica e de campo, por meio dos instrumentos: caderno de observações, questionários (Google Forms) e entrevistas semiestruturadas. Mediante os dados analisados, foi constatado que a comunidade escolar e seus sujeitos vivenciaram vários desafios desde a necessidade de transporte escolar para os estudantes, a organização do quadro de horários, a nova arquitetura curricular, com a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, a adequação das funções do corpo docente aos horários distintos das diferentes redes de ensino, a realização deficitária de formações dos profissionais, principalmente para desenvolvimento das atividades integradoras e os componentes da Formação do Curso Técnico em Informática (5º itinerário), o processo de comunicação, interesse, matrícula e permanência dos estudantes no novo modelo de ensino, até o desafio das atividades terem sido iniciadas no período da pandemia da COVID-19.
- ItemEscolhas e representações sociais no ensino médio integrado: uma proposta de intervenção em orientação profissional(2021-08-26) Batista, Edneia Aparecida; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEsta pesquisa teve como objeto de estudo a Orientação Profissional voltada para o contexto educacional e como objetivos, por um lado, identificar as representações sociais de jovens do Ensino Médio com relação à escolha das profissões e, por outro, propor uma intervenção em Orientação Profissional a ser utilizada por escolas públicas. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa empírica com estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo. Como instrumentos de geração e coleta de dados foram utilizados questionário de levantamento de informações institucionais, questionário socioeconômico e cultural e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). A pesquisa obteve como resultados quatro categorias desencadeadoras de representações sociais: a Orientação Profissional na escola como instrumento facilitador do processo de escolha da profissão, a ausência da Orientação Profissional como elemento dificultador do processo de escolha da profissão, os significados da escolha da profissão e o mundo do trabalho. Dessas categorias emergiram as seguintes representações sociais dos estudantes com relação à escolha da profissão: a escolha como sendo vocação, definitiva, garantia de felicidade, de independência e autossustento, autorrealização, realização de um sonho, dentre outras. Identificou-se também que os estudantes vivenciaram de maneira esporádica atividades na escola que os preparassem para o processo de escolhas e tomadas de decisões e consideraram-nas insuficientes. Os estudantes reconhecem a função orientadora e preparatória da escola e destacam a necessidade de a escola oferecer auxílio no processo de Orientação Profissional de forma mais contínua e sistemática, enfatizando reflexões e orientações para elaboração e construção do seu projeto de vida e transição para a continuidade da formação e/ou ingresso no mundo do trabalho. Além disso, restou constatado que os jovens encaram o processo de escolha da profissão como sendo muito difícil, pressionado, essencial e importante. Com base nas representações sociais dos estudantes com relação à escolha das profissões, foi gerado o produto educacional “Orientação Profissional: aprendendo a SER e a ESCOLHER”, que se trata de um manual para execução de oficina de Orientação Profissional direcionado a psicólogos, pedagogos, professores, assistentes sociais e outros profissionais da educação de escolas públicas, com um programa proposto a estudantes do Ensino Médio, com a finalidade de aprendizado e tomada de consciência com relação à escolha profissional e à elaboração de projetos de vida que venham ao encontro de suas aspirações e desejos.
- ItemEspaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica para além das fronteiras do IFMG(2023-01-18) Jardim, Cleide Janine; Tocafundo, Ronan Daré; Doutor Ronan Daré TocafundoNeste trabalho investigamos possibilidades de utilização dos espaços do município de Sabará pelos docentes para a realização de atividades educativas envolvendo estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Sabará, a saber: Administração, Eletrônica e Informática. Por meio de observação e de um exame preliminar de registros de visitas técnicas, gerenciada pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, percebemos que essas práticas são quantitativamente modestas e que são escassas as propostas que contemplam o município onde a unidade da instituição está inserida. Em um período de 4 anos ocorreram 45 Visitas Técnicas com a participação de turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Dessas, somente seis foram desenvolvidas em Sabará, sendo apenas quatro os espaços visitados. Para descobrir as possibilidades de uso desses ambientes, primeiramente foi necessário pesquisar e identificar possíveis entraves à realização, no município, de atividades educativas em espaços não escolares, as quais chamamos também, para efeitos deste trabalho, de Atividades em Campo. O trabalho se constituiu como estudo de caso, de natureza qualitativa, valendo-se, associadamente, de técnicas como: pesquisas bibliográfica e documental; pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário a professores, e visitas a espaços municipais. A partir dos resultados da pesquisa, construímos, na perspectiva da Teoria do Terceiro Espaço, de Ken Zeichner, estratégias de fomento às Atividades em Campo em escala local e desenvolvemos dois produtos educacionais, sendo eles: um mapa-guia digital e um e-book, que apresentam espaços municipais exploráveis para fins educativos. Acreditamos que esse trabalho contribua para: a) dar mais visibilidade aos espaços municipais que podem propiciar Atividades em Campo; b) aproximar o IFMG Campus Sabará e outras instituições de ensino ao lugar onde se situam; os estudantes e a realidade da qual fazem parte; teoria e prática; as instituições, sejam públicos ou privados, e a educação no município. Intencionamos colaborar para a diversificação das práticas educativas, para o processo de ensino-aprendizagem e para a formação integral dos participantes.
- ItemFormação de professores de Educação Física para atuação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)(0001-12-24) Brito, Marinalva Maria de; Doutor Ronan Daré Tocafundo; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraA nova concepção da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e da Educação Física após a promulgação da LDB de 1996 rompeu com velhos paradigmas de ensino profissional instrumentalizado e unilateral. Hoje a EPT visa à formação humana integral do educando e tem como foco principal preparar o estudante para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade, agregando os conhecimentos teóricos e práticos à ciência, tecnologia e cultura. A educação Física deixa de ter como foco apenas a área das ciências da saúde, integrando à sua área de conhecimento outros conteúdos das ciências humanas e sociais. Essas mudanças provocaram, inevitavelmente, a necessidade de qualificação docente. Assim, nesta pesquisa, tratamos do problema central da formação de professores de Educação Física para atuação na Educação Profissional Tecnológica (EPT), buscando compreender como os pressupostos basilares dessa modalidade estiveram presentes durante a formação docente e como os professores se apropriam deles na prática docente. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa cujo método foi um estudo de caso aplicado no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A amostra foi composta por 5 professores de Educação Física de cinco campi do IFMG. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista e para a análise dos dados foi aplicada a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa revelaram algumas lacunas na formação acadêmica inicial e continuada de professores que, necessariamente, precisam ser preenchidas para atender os objetivos e finalidades da EPT. Um produto educacional foi elaborado no sentido de contribuir para a compreensão das premissas fundamentais que sustentam a EPT.
- ItemInclusão no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: contribuições para o fortalecimento do NAPNEE de um campus do IFMG(2020-12-20) Nogueira, Camila; Doutora Gláucia do Carmo XavierEsta pesquisa tem por objetivo contribuir para o fortalecimento de um NAPNEE do IFMG para que o processo de inclusão do campus pesquisado seja aprimorado, auxiliando na ampliação das condições de permanência e aprendizagem dos discentes com necessidades educacionais específicas. A proposta metodológica deste trabalho orienta-se pela abordagem qualitativa. A questão que orienta esta pesquisa é: de que maneira o fortalecimento do NAPNEE pode contribuir para a garantia de uma educação inclusiva no âmbito de um campus do IFMG? Por meio da pesquisa-ação, pretendeu-se atuar diretamente nas rotinas e atividades do setor para, além de participar ativamente da realidade do NAPNEE, propor alternativas para a melhoria das ações executadas. A presente investigação teve início com a pesquisa bibliográfica; seguida da fase de coleta de dados, por meio da realização de entrevista individual, grupo focal e aplicação de questionário. A entrevista foi realizada com um membro da equipe gestora do campus lócus, representada pelo Diretor de Ensino, para compreender o processo de gestão e as expectativas dos beneficiários em relação à atuação do setor pesquisado, bem como identificar e avaliar a concepção da política de inclusão adotada pela unidade pesquisada. O grupo focal contou com a participação dos membros do NAPNEE para analisar como a inclusão se materializa no núcleo. Posteriormente, aplicou-se um questionário físico para professores do referido campus, com o intuito de levantar as percepções dos docentes sobre as ações e o suporte do NAPNEE. Como consequência, a pesquisa-ação permitiu estabelecer parâmetros para efetivar mudanças internas no setor, por meio da elaboração de um plano de ação. Por fim, foi desenvolvido o produto educacional intitulado “Conhecendo o NAPNEE do IFMG’’, que se configura como um manual informativo, com o intuito de oportunizar à comunidade escolar o acesso às informações sobre o núcleo. Tais iniciativas buscaram reorganizar o suporte do NAPNEE para os atores que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e o fortalecer a inclusão no campus pesquisado.
- ItemJúri Simulado com a temática "Processo de Vacinação": uma análise sob perspectiva da formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado(0027-06-23) Castro, Paula Silva Guimarães; Doutor Gustavo Pereira PessoaAs práticas pedagógicas têm sido alvo de grandes debates pelas transformações políticas, econômicas e culturais ao longo das últimas décadas. Esse fato nos remete a refletir sobre o papel que a escola pretende assumir na formação do aluno. Assim, esta pesquisa, considerando as concepções de formação humana integral, visando uma estratégia pedagógica capaz de estimular a construção de competências para a vida, que favoreça o desenvolvimento de pensamentos críticos e capazes atuar com autonomia para transformar a realidade, teve como objetivo geral analisar se o júri simulado com a temática “processo de vacinação” estimula a construção de competências que favorecem à formação omnilateral dos estudantes do ensino médio integrado. A formação humana integral, por se tratar da superação do homem dividido e marcado pela divisão da sociedade entre o trabalho manual e o trabalho intelectual, diz respeito a uma educação profissional que seja articulada com o ensino médio e traçada por uma concepção de formação humana em todas as dimensões da vida, tendo o trabalho, a ciência e a cultura como uma unidade desta formação e o trabalho como princípio educativo. Foi uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com procedimentos metodológicos baseados na pesquisa-ação, tendo como método de análise a “análise textual-discursiva”. As competências analisadas foram baseadas nos quatro pilares de Delors (2010), “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, aprender a conviver” e aprender a ser”, por darem significado as competências para a vida que favorecem a formação omnilateral. Os resultados encontrados evidenciaram que a estratégia de júri simulado utilizando como temática o “processo de vacinação” é capaz de produzir competências relacionadas à argumentação, pensamento reflexivo, relações sociais, trabalho em equipe, pensamento crítico e autonomia, além do aspecto lúdico da estratégia pedagógica, portanto, o desenvolvimento de competências para a vida que são basilares da formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado. Para construção do produto educacional foi analisado o roteiro do júri simulado criado por mim, baseando-se naqueles encontrados na literatura, e, considerando os resultados e análise, o roteiro foi ajustado e disponibilizado como produto educacional (APÊNDICE), visando oportunizar outros professores a aplicação da estratégia pedagógica.
- Item"Novo" Ensino Médio: uma análise sobre a compreensão de Educação Profissional e Tecnológica(0007-12-24) Oliveira, Evaldo Rosa; Doutor José Fernandes SilvaEsta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa realizada em uma Escola-Piloto da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais cujo objetivo foi analisar o conceito de Educação Profissional e Tecnológica implementado, no contexto do “Novo” Ensino Médio. Essa etapa final da educação básica, em virtude da homologação da Lei nº 13.415/2017, foi segmentada em duas partes: a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos. Por meio destes, tornou-se possível a oferta da Educação Profissional e Tecnológica. Nesse âmbito, o estado de Minas Gerais elaborou o programa Escolas-Piloto, com o intuito de efetivá-lo em caráter experimental no interstício de 2020 a 2023. Como técnicas para produção de dados da pesquisa, foram empreendidas entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e com as professoras responsáveis por ministrar o Componente Curricular Introdução ao Mundo do Trabalho. As informações coletadas possibilitaram identificar (des)continuidades entre a modalidade de EPT ofertada na rede estadual de Minas e a postulada pelas bases marxiana e marxista, em virtude da forte influência neoliberal nessa política educacional, que aprofundou as desigualdades educacionais, por meio de um ensino (neo)tecnicista. Como resultado, foi desenvolvido um Produto Educacional, no formato de vídeo, intitulado Mercado de Trabalho e Mundo do Trabalho. O referido material promove debate sobre as peculiaridades de uma educação omnilateral e politécnica, em contraposição a um ensino (neo)tecnicista.
- ItemPERCEPÇÕES SOBRE SURDEZ E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Para Além da Libras(2024-07-24) Oliveira, Fernando Menezes de; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroEste estudo teve como objetivo investigar como ocorrem as relações dos servidores do Campus Conselheiro Lafaiete do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) com os alunos surdos nesta unidade. Buscou-se localizar dados acerca localizar dados sobre alunos surdos atendidos no IFMG, analisar os conceitos e normas norteadoras ao tema como sua inclusão e integração escolar, bem como realizar, por meio de entrevistas semiestruturadas, um levantamento junto aos servidores sobre sua percepção em relação aos surdos e aos aspectos da deficiência auditiva. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a metodologia da história oral combinada com outros métodos, a fim de entender a memória das vivências dos surdos além da reconstituição de um fato, mas também na percepção de como os processos reverberam no cotidiano desses sujeitos. Essa metodologia permite compreender como os avanços legislativos adentram no mundo concreto das vivências escolares, para além da mera observância das leis. Os resultados da pesquisa trouxeram contrapontos a alguns dos mitos que permeiam a aplicabilidade de conceitos sobre a surdez na Educação Profissional e Tecnológica (EBTT). Dentre as conclusões deste estudo, afirmou-se que exclusão e segregação não são desdobramentos aceitáveis em qualquer ambiente, educacional ou não, e não podem ser vistos como imutáveis. O ônus da inclusão e o da empregabilidade impõem ao indivíduo, marginalizado por conta da deficiência, a responsabilidade por sua inserção e permanência no ambiente escolar ou do trabalho, sendo perversa essa aceitação. A investigação de dados sobre alunos surdos atendidos no IFMG comprovou a importância do tema e sua discussão e a importancia das políticas de inclusão. Essas políticas públicas só existem porque o acesso a alguns direitos gerais são negados a eles. Entendeu-se ser necessária a intervenção, seja no aspecto de memórias ou no resgate e análise de como os termos são entendidos e perpetrados na instituição e na organização de espaços pedagógicos, por meio de práticas e posturas nesse ambiente. Concluiu-se que, embora nas últimas décadas tenha havido um movimento de incorporação de segmentos que anteriormente estavam fora da escola, e que muitos tenham sido incluídos, poucos foram promovidos, reafirmando-se a importância de tais políticas para a garantia dos direitos. Dentre as lacunas deste trabalho está o fato de a pesquisa se restringir a um único ambiente, o Campus Conselheiro Lafaiete, o que limita as possibilidades de generalização dos resultados. Para entender mais profundamente a aplicabilidade das políticas de inclusão de surdos no IFMG, seria necessária a ampliação do escopo desta pesquisa, para a realização de comparações. Destaca-se, ainda, a relevância do produto educacional desenvolvido, que poderá ser um instrumento auxiliar na implementação das políticas de inclusão para surdos, divulgação de informações sobre a surdez, mitos e verdades, possibilidades e importância para a consolidação dos seus direitos de cidadania. Somente através de discussões sobre o tema é que poderão ser enfrentadas tentativas de retrocessos dos direitos adquiridos pelos PCD. A realização de outros trabalhos sobre o tema é um caminho possível para a ampliação de estratégias de efetivação da inclusão escolar plena na EBTT
- ItemRepresentações Sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente nos Institutos Federais de Minas Gerais(2024-08-22) RODRIGUES, Fernando Pereira; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO presente estudo teve como objetivo compreender as representações sociais docentes sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente no âmbito dos Institutos Federais de Minas Gerais. Com base nisso, a proposta de pesquisa visou investigar o docente “polivalente” que caminha pelos diversos níveis e modalidades da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), analisando os discursos e percursos desses sujeitos, assim como a sua constituição identitária. Como aporte teórico, amparamo-nos nas bases conceituais da EPT, na Teoria das Representações Sociais (TRS), na Teoria do Núcleo Central (TNC) e nas teorias da constituição identitária. A pesquisa foi de natureza qualiquantitativa e tomou para análise questionários eletrônicos aplicados para docentes dos diversos Institutos Federais de Minas Gerais. Obtivemos um total de 357 respostas, das quais selecionamos uma amostra de 125 docentes, sendo que destes 60 tinham por formação o bacharelado e 65, a licenciatura. No tocante à análise dos dados, foi empregado o software openEvoc: um programa de apoio à pesquisa em representações sociais. Por meio dos dados, pudemos conhecer os docentes, identificando suas representações sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica, educação integral, o papel docente e o ser docente nos Institutos Federais. Além disso, por meio dos discursos compartilhados pelos docentes, mapeamos representações sociais que indiciam traços identitários desses profissionais. Os resultados do estudo apontam para uma constituição identitária docente em curso, influenciada por representações que ora se aproximam, ora se distanciam das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Como produto educacional deste estudo, foi elaborado um e-book dinâmico e interativo que colabore com a compreensão sobre ser docente nos Institutos Federais. Ao final, vislumbra-se que o material possa contribuir com outros pesquisadores no intuito de consolidar uma compreensão sobre o trabalho desempenhado pelo profissional docente nos espaços formativos dos Institutos Federais.