Bambuí
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bambuí por Assunto "Agricultura familiar"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaracterização de unidades familiares da zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Canastra localizadas na bacia do Rio Santo Antônio: um caminho para a transição agroecológica(2018-02-23) Reis, Jéssica Elias; Bruno Bruno Senna CorrêaEste trabalho buscou caracterizar as unidades familiares localizadas na bacia do Rio Santo Antônio, estabelecidas na Zona de Amortecimento (ZA) do Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC), no município de São Roque de Minas/MG. Foram investigados fatores relacionados aos sistemas produtivos, recursos naturais e relações sociais, assim como, buscou-se identificar as potencialidades e fragilidades dos agroecossistemas e subsidiar o estabelecimento de diretrizes que possibilitem o processo de transição agroecológica. Foram realizadas 53 entrevistas, sendo que após o levantamento das informações foram identificadas 33 unidades familiares. Diante do objetivo dessa pesquisa, o levantamento e análise das informações foram concentradas nas entrevistas dos 33 produtores identificados como familiares. Tendo em vista o processo de transição agroecológica, as principais potencialidades identificadas foram: a produção artesanal do queijo Canastra; o acesso a bens e serviços ecossistêmicos providos pelo PNSC e o potencial turístico da região. Já as fragilidades observadas foram: carência de organização social; avanço das áreas de cultivo sobre as áreas de vegetação nativa; agricultura baseada no modelo de produção agroindustrial; inviabilidade financeira da produção de queijo; problemas relacionados à conservação dos solos e precariedade na disposição final e/ou tratamento dos resíduos domésticos. A partir do conhecimento gerado foi possível apresentar um conjunto de ações com o intuito de subsidiar o início do processo de transição agroecológica que deverá ser construído continuamente, de forma coletiva e participativa e que necessita sobretudo de vontade política. Pesquisas futuras deverão avaliar os sistemas produtivos e estabelecer indicadores precisos da sustentabilidade dos agroecossistemas e da eficiência do processo de transição agroecológica por meio de métodos como IDEA (Indicauters de Durabilité des Exploitations Agricoles) e MESMIS (Marco de Evaluación de Sistemas de Manejo Incorporando Indicadores de Sustentabilidad).
- ItemDesenvolvimento de uma aplicação móvel voltada para a venda de queijos Canastra autenticados(2025-06-17) Fonte Boa, Yanky Jhonatha Monteiro ; Calebe Giaculi Júnior; Doutor Marcos Roberto RibeiroA popularização da internet e dos dispositivos móveis transformou profun- damente a forma como produtos e serviços são comercializados, impulsionando o crescimento do comércio eletrônico (e-commerce). No entanto, o setor do agrone- gócio, em especial os pequenos produtores e a agricultura familiar, ainda enfrenta dificuldades para adotar essas tecnologias de forma efetiva. Nesse contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo móvel voltado para a comerci-alização de queijos Canastra autenticados, com o objetivo de aproximar produtores e consumidores, promovendo a valorização da produção artesanal. A solução proposta foi implementada utilizando React Native para o desenvolvimento do aplicativo móvel, Node.js para o back-end e um banco de dados relacional PostgreSQL para armazena-mento das informações. O sistema também incorpora um mecanismo de autenticação dos produtos baseado em identificadores únicos, reforçando a confiabilidade das tran- sações. A principal contribuição deste projeto é a criação de uma plataforma digital completa, que integra funcionalidades como cadastro de produtores, produtos e cli-entes, rastreamento de compras, gestão de estoque, histórico de vendas, carrinho de compras e automação de pedidos. A aplicação foi desenvolvida com foco na usabili-dade, atendendo tanto às necessidades dos produtores, que ganham uma ferramenta acessível para gestão e venda de seus produtos, quanto dos consumidores, que po-dem realizar compras de forma prática e intuitiva. Ao facilitar o processo de venda e distribuição de queijos Canastra, o aplicativo contribui para a inserção tecnológica da agricultura familiar no mercado digital, promovendo inovação no setor e ampliando o alcance dos produtores locais.
- ItemDiagnóstico do Uso do Marketing Digital por Pequenos Produtores Rurais do Estado de Minas Gerais(2024-03-12) Casemiro, Ítalo de Paula ; Jorcelino, Tallyrand Moreira; João Francisco Sarno CarvalhoDiante da relevância do marketing digital para os negócios, o presente estudo objetiva identificar os usos deste tipo de marketing utilizado por pequenos agricultores e propor um framework que auxilie na adoção de estratégias de marketing digital para esse público. Por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo coletou informações sobre o uso do marketing digital com pequenos agricultores do Estado de Minas Gerais, no intuito de diagnosticar como este público têm utilizado este recurso. Para isso, foi desenvolvido um questionário com informações sociodemográficas e perguntas versando sobre recursos de marketing digital utilizados entre produtores rurais. Ao todo foram obtidas 20 respostas, onde se notou o baixo uso e conhecimento de recursos de marketing digital entre os produtores, quadro esse que se justifica por limitações macroestruturais, como as deficiências de infraestrutura, falta de capacitação e também de aprimoramento das práticas de gestão. A partir dos resultados do presente estudo, espera-se que o framework proposto possa servir de referência para o planejamento estratégico de marketing digital para pequenos produtores rurais.
- ItemProdução de leite em sistema não convencional para fabricação de Queijo Minas Artesanal da Canastra no município de Medeiros-MG: estudo de caso(2024-08-02) Silveira, Jássia Melissa Morais; Doutora Sônia de Oliveira Duque Paciulli; Doutora Ariane Flávia do NascimentoA produção de leite vem aumentando com o decorrer dos anos, e junto a ela a demanda por parte da população por alimentos mais naturais e sistemas que respeitem o meio ambiente e priorizem o bem-estar animal. Dessa forma, a produção orgânica além de atender as demandas sociais é uma alternativa para agregar valor ao produto final, beneficiando o produtor rural. Entretanto, a falta de assistência técnica e o custo benefício tem sido os principais entraves para os produtores realizarem a conversão. A microrregião da Serra da Canastra se destaca na produção de leite e queijos, sendo a agricultura familiar a maior característica da região. Este trabalho objetivou caracterizar a produção de leite em propriedade familiar na microrregião da Canastra no município de Medeiros- MG através de um checklist, o qual levantou temáticas como, propriedade e produção, instalações e ordenha, sanidade, melhoramento, alimentação e água. Além disso, questões relevantes como as relacionadas à assistência técnica, perfil do produtor e as vantagens e dificuldades do produtor ao aderir a esse sistema foram observadas. Foi feita também a coleta e análise do leite da propriedade, que atende os parâmetros de qualidade estabelecidos pela Instrução Normativa 76/2018. Sendo assim, como desfecho final, foi observado que apesar do produtor se inspirar na produção orgânica, adotando a agroecologia e biodinâmica como estilo de vida e parte do sistema de criação, o mesmo ainda é classificado como convencional já que não atende todas as normas exigidas pela legislação para possuir certificação. Para tornar o processo de conversão mais acessível aos pequenos produtores, são necessários mais estudos, afim de facilitar o acesso a informação e culminar para o aumento de assistência rural.
- ItemTecnologias sociais para agricultura familiar: uma revisão sistemática da literatura(2024-08-14) Silva, Rafaiana Cristina Sousa; Doutora Myriam Angélica DornelasEste estudo focou na análise da tecnologia social aplicada à agricultura familiar. Apresentou como problemática e questões norteadoras: o que a literatura científica indica sobre o uso de tecnologia social para a agricultura familiar? Quais são as tendências do estudo desta temática? Desse modo, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as publicações sobre as tecnologias sociais para a agricultura familiar, por meio da revisão sistemática da literatura na Plataforma Periódicos CAPES. Para tal, foi realizada uma análise bibliográfica por meio de uma abordagem sistemática da literatura, este estudo também se configurou como um estudo descritivo. Para a coleta de dados, foi criado um protocolo de pesquisa e a plataforma utilizada foi Periódicos Capes, com o termo de busca “tecnologias sociais para agricultura familiar”, sem limite de tempo estipulado e em idioma português. A coleta ocorreu de 12 a 22 de abril de 2024. A partir do refinamento da pesquisa e aplicação dos parâmetros de exclusão, foram selecionados 11 artigos para este estudo. Efetuou-se a leitura completa dos 11 artigos e análise de conteúdo e categorização destes. Os resultados, primeiramente, foram analisados de acordo com a categorização geral, que indicaram os anos de 2020 e 2022 como os anos que mais teve números de publicação ao mostrar o número de artigos publicados anualmente. As principais classificações Qualis CAPES dos periódicos dos artigos selecionados foi a B3 com maior predominância, o que demonstrou boa qualidade científica e acadêmica. Já em relação à metodologia adotada nestes estudos, verificou-se que a abordagem qualitativa foi predominante, e quanto aos objetos de estudos dos artigos foram em sua maioria das regiões Sul e Nordeste. Na análise da fundamentação teórica, a obra mais referenciada entre os estudos foi o estudo de Mattos e Farias Júnior (2011) sobre o Biodigestor. As categorias criadas foram: tecnologia biodigestor, tecnologia social hídrica, agroecologia, mecanização agrícola, apicultura e papel do agente público na tecnologia social. Conclui-se que, apesar de muitas tecnologias sociais disponíveis, elas são encontradas de maneira dispersa na literatura devido à especificidade de aplicação de cada uma. A revisão sistemática realizada para este estudo concluiu que as publicações são recentes e apresentaram baixo volume de artigos científicos abordando especificamente tecnologias sociais para a agricultura familiar. A tendência dos estudos focou em tecnologias relacionados ao uso do biodigestor, tecnologias hídricas, agroecologia, mecanização agrícola, apicultura e na importância do papel do agente público na implementação dessas tecnologias.