Bambuí
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bambuí por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 216
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA abertura do mercado livre de energia via comercializador varejista sob a ótica da sustentabilidade: certificado de energia renovável, economia e calculadora de viabilidade(2024-04-26) Matos, Thiago Filipe de; Doutor Ricardo Carrasco CarpioO mercado livre de energia brasileiro permite, desde 1999, a negociação de preços de energia entre agentes geradores, comercializadores e consumidores, desde que alguns requisitos regulatórios sejam atendidos, o que criou um nicho de mercado restrito às empresas de médio e grande porte. Em 2022, o Ministério de Minas e Energia publicou a Portaria nº 50 de 2022, garantindo o direito a todos os consumidores de alta tensão (grupo A) de poderem migrar para o ambiente de livre contratação desde janeiro de 2024. Devido a essa autonomia, novas empresas podem ter acesso à energia limpa, renovável, sustentável, certificada e com zero emissão de carbono, além de reduzirem significativamente seus custos financeiros com energia elétrica. Porém, a legislação do setor e os métodos para se calcular os ganhos financeiros são pouco disseminados e de difícil compreensão para quem não é da área de comercialização de energia. Dessa forma, essa dissertação tem por objetivo explicar como uma empresa pode reduzir seus custos no consumo de energia e zerar suas emissões de CO2 nesse segmento, através do Certificado de Energia Renovável. Essa oportunidade está aderente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 07 da Organização das Nações Unidades e às melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Dois artigos são apresentados neste trabalho como capítulos. O primeiro artigo, no capítulo 2, aborda o que é o certificado de energia renovável (REC) por meio de uma revisão sistemática da literatura. A certificação do consumo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis permite às empresas zerarem suas emissões de gases do efeito estufa. O segundo artigo, no capítulo 3, explica a nova legislação, os critérios e cálculos para aquisição de energia renovável no mercado livre de energia, através do comercializador varejista. Uma metodologia de cálculo com fórmulas matemáticas é apresentada com o intuito de simplificar e popularizar o conhecimento. Por fim, complementado o estudo apresentado, é apresentado um Produto Técnico-Tecnológico (PTT): um programa de software desenvolvido em Python, denominado Calculadora Mercado Livre, para aplicar o conhecimento apresentado através de um sistema acessível e que gera um estudo a partir de dados inseridos pelo usuário e tarifas homologadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) automaticamente atualizadas.
- ItemA contribuição de Ptolomeu, Copérnico e Brahe para o desenvolvimento da Astronomia(2025-02-06) Rezende, Alberto Monteiro; Doutor Mayler MartinsEste trabalho apresenta uma análise histórica e comparativa dos modelos astronômicos geocêntrico, heliocêntrico e geo-heliocêntrico, desenvolvidos, respectivamente, por Cláudio Ptolomeu, Nicolau Copérnico e Tycho Brahe. O objetivo principal é compreender as contribuições teóricas e empíricas desses modelos para a transição entre os paradigmas astronômicos, evidenciando como cada um respondeu aos desafios científicos de sua época e influenciou o avanço da Astronomia. Por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, baseada em pesquisa bibliográfica, foram analisadas as biografias, observações e obras desses astrônomos, bem como os contextos históricos e Culturais que moldaram suas teorias. O método incluiu uma análise de conteúdo das fontes consultadas e uma comparação entre os modelos, considerando aspectos como o centro do Universo, a forma das órbitas planetárias, o movimento retrógrado dos planetas e o impacto Cultural de cada teoria. Os resultados indicam que o modelo geocêntrico de Ptolomeu se consolidou por mais de mil anos devido à sua adequação às observações disponíveis e à visão filosófica dominante. O modelo heliocêntrico de Copérnico representou um marco ao propor uma explicação mais simples e precisa, desafiando a tradição estabelecida. Tycho Brahe, por sua vez, combinou observações rigorosas com um modelo conciliatório, fornecendo a base empírica para os avanços de Kepler e a posterior aceitação do heliocentrismo. Conclui-se que os modelos analisados não apenas influenciaram o desenvolvimento da Astronomia moderna, mas também demonstraram como o progresso científico é moldado pela interação entre observação, teoria e os contextos sociais e Culturais. Este estudo contribui para o entendimento da evolução da Astronomia e reforça a importância do questionamento crítico e da inovação no avanço do conhecimento.
- ItemA dengue em Bambuí, Minas Gerais: um estudo descritivo retrospectivo observacional(2024-08-30) Marcos Rogério Vieira CardosoA dengue é uma importante doença viral, assintomática ou sintomática, transmitida pelo mosquito fêmea da espécie Aedes aegypti, ocasionando um problema de saúde pública, obtendo um grande impacto na população e elevado crescimento, devido a surtos epidêmicos frequentes. Nesse contexto, as análises epidemiológicas feitas da atual situação tornam-se essenciais para traçar as melhores estratégias de planejamento e gestão em saúde, a fim de minimizar os danos dessa doença. Este trabalho teve como objetivo descrever os casosde dengue, entre os anos 2020 a 2024, no município de Bambuí, Minas Gerais. Foram utilizados dados gerados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), além de dados fornecidos pela secretaria epidemiológica e vigilância em saúde do município. No período avaliado, foram notificados 2788 casos, tendo a frequência dos casos notificados com maior incidência na população entre 20 e 49 anos. A análise do quadriênio indica uma elevação no número de casos de dengue no município, seguindo padrões sazonais e períodos endêmicos. O aumento dos casos está associado a mudanças climáticas, poucas ações da comunidade e a poluição, tendo ocasionando o crescimento de criadouros para o vetor dadoença.
- ItemA Importância da Educação Empreendedora para o Futuro dos Jovens do Ensino Médio(2024-01-11) Godoy Filho, Amauri Américo de; Dias, Fábio Alexandre; Doutora Paula Andréa de Oliveira e Silva RezendeO Brasil é um país que se destaca pela quantidade e variedade de empreendedores e de empreendedorismo, porém tem uma elevada taxa de mortalidade de negócios logo no primeiro ano após a abertura da organização, motivo este ocasionado pela falta de conhecimento e capacitação dos empreendedores quanto à gestão de seus negócios. A faixa etária dos 18 aos 25 anos é a que mais empreende na atualidade como forma de renda principal ou complementar, e por este motivo, se faz necessário a preparação e capacitação dos mesmos para mitigar está mortalidade e proporcionar a longevidade e o sucesso desses jovens com seus empreendimentos ou mesmo de terceiros. Objetiva-se compreender e avaliar os reflexos e diferencial da educação empreendedora no ensino médio e o quão isso é importante para os jovens na sua formação empreendedora e profissional, para isso foi realizada a revisão da legislação existente, da bibliografia em livros, artigos científicos, sítios e portais governamentais e institucionais, bem como aplicada uma pesquisa qualitativa por meio de canais digitais, realizada no município de Campinas – SP e no seu entorno para identificar o perfil socioeconômico desses jovens, e a relevância da educação empreendedora para o seu futuro pessoal e profissional. Concluiu-se que a educação empreendedora é importante para o futuro dos jovens e o quanto antes acontecer esta capacitação no ensino médio, em caráter nacional e focada, menor será a taxa de fracasso dos futuros empreendedores, maior será a contribuição destes jovens para a economia e sociedade, através da geração de riquezas e de empregos principalmente por meio do empreendedorismo próprio.
- ItemA inserção de debates sobre políticas educacionais que incluam efetivamente o tema transversal gênero e sexualidade no curso de licenciatura em física(2024-02-05) Doutora Meryene de Carvalho Teixeira; Doutor Leandro Antônio de AndradeEntende-se a Educação como um direito garantido a todas a pessoas. No entanto, não se vê tão facilmente pessoas da comunidade LGBTQIA+, especialmente travestis e transexuais, frequentando o ambiente escolar. Dados mostram que estudantes que não se declaram heterossexuais sofrem violência verbal e até física, além de conviverem com situações de assédio moral e sexual dentro das escolas. Infelizmente, estes problemas contribuem com a evasão escolar por parte da comunidade LGBTQIA+. O presente trabalho se justifica devido ao aumento da visibilidade, conquistas e reinvindicações por direitos da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, sejam na área da saúde, segurança, lazer e, principalmente, na educação. Desta forma, é necessário atualizar tanto o profissional da educação quanto o formando em licenciatura sobre as mudanças nas legislações e trazer conhecimentos sobre diversos aspectos que envolvem a comunidade LGBTQIA+, em especial, os ligados à educação. O objetivo do trabalho foi inserir debates sobre políticas educacionais que incluam efetivamente o tema transversal gênero e sexualidade em disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Física, visando à aplicação, também, nos cursos de Ciências Biológicas e Educação Física do IFMG - Campus Bambuí. Para isso, elaborou-se um Plano de Aula com metodologia não convencional que se adaptasse a ementas curriculares de disciplinas dos três cursos. O plano de aula foi elaborado com a temática “Debate sobre o uso de banheiro por pessoas transexuais” e aplicado na disciplina “Educação Inclusiva e Diversidade”, utilizando a metodologia de júri simulado. Obteve-se êxito na aplicação do Plano de Aula, com participação dos discentes, que consideraram como positiva a maneira de dialogar sobre a temática, bem como importante o estudo sobre os direitos das pessoas LGBTQIA+ nos espaços institucionais para sua formação enquanto docentes.
- ItemA matemática como linguagem estruturante do conhecimento físico: abordagens históricas(2024-09-04) Moreira, Helias Alves.; Doutor José Hilton Pereira da SilvaNo cenário atual do conhecimento físico, é praticamente impossível elaborar um modelo teórico, com foco fenomenológico, sem a utilização de uma linguagem matemática. Isso indica que houve transformações que alçaram a Matemática a este posto de uma linguagem que estrutura o pensamento sobre os fenômenos físicos. Para tanto, é crucial investigar o progresso do pensamento físico por meio de registros históricos que nos permitam identificar indícios desses eventos transformadores que não apenas tornaram a Matemática uma linguagem, mas também levaram à matematização da Física. Nisto, o objetivo do trabalho foi destacar esses eventos transformacionais e, além disso, extrair a progressão da função da Matemática na Física, em que o papel quantitativo e enigmático é substituído pelo papel de modelagem e estruturação. O aspecto metodológico foi baseado na pesquisa bibliográfica de textos que exploraram e descreveram a evolução do pensamento físico e, sobretudo, a evolução da relação entre a Física e a Matemática, focando no processo de inserção e adaptabilidade da Matemática como linguagem estruturante do conhecimento físico. Dessa maneira, foi possível traçar linhas de análise, ainda que simplificadas, sobre fatores que contribuíram para essa transformação. A análise indicou que a prática de matematizar tem início com as ideias pitagóricas, em que a Matemática era vista como mais um aspecto enigmático do que uma linguagem. Ainda na Grécia, é possível destacar a figura de Arquimedes como alguém que utilizou da linguagem matemática muito mais próximo da ideia de uma linguagem estruturante para a Física, do que os demais pensadores. Contudo, é com Galileu, quando ele apresenta um método de fazer Ciência, que a Matemática é certificadora e tem a capacidade de descrever os fenômenos físicos. Newton aumentou este aspecto quando desenvolveu conceitos matemáticos específicos para explicação de fenômenos naturais. No entanto, os fenômenos eletrodinâmicos, e parte dos fenômenos termodinâmicos, demandaram um novo enfoque, e o resultado disso foi o aumento da matematização da Física, principalmente após o desenvolvimento da Mecânica Analítica. O início da matematização da matéria, que culminou na Física Moderna altamente matematizada, fez com que a modelagem matemática assumisse uma importância tal qual a observação empírica para a descrição dos fenômenos naturais. A matemática parece ter a capacidade de descrever e simbolizar os fenômenos físicos, além de ser uma via que interliga a fronteira entre o real e o abstrato. Entretanto, isso não significa que o racionalismo matemático seja capaz de descrever de forma direta um fenômeno, mas sim que a linguagem matemática tem um caráter estruturante baseado em um raciocínio que a fundamenta.
- ItemA pandemia de COVID-19 e a expansão da informalidade na agroindústria familiar em Minas Gerais(2024-11-22) Souza, Bruna Macena Pereira de; Doutora Simone Magela MoreiraNos últimos anos, a agricultura familiar no Brasil alcançou relevância inédita, impulsionada por políticas públicas e normativas que potencializaram seu desenvolvimento. Notavelmente, a formalização por meio da renovação do alvará sanitário emergiu como um barômetro da progressiva inserção dos produtores no mercado formal. Este movimento não apenas fomenta a inclusão social, mas também assegura a qualidade dos alimentos para os consumidores. Com um foco preciso em Minas Gerais e um período delimitado entre 2015 e 2020, esta pesquisa mergulhou profundamente nas solicitações de alvará por estabelecimentos da Agricultura Familiar e produtores de alimentos. Os registros obtidos da Superintendência de Vigilância Sanitária foram examinados e, crucialmente, essa análise foi enriquecida pela aplicação do mapeamento de causa e efeito, conforme sugerido pela OCDE em 2012. Os dados revelaram uma significativa trajetória ascendente até 2019. No primeiro ano de estudo, das 658 inspeções, 41,8% visavam ao licenciamento sanitário. Em 2016, esse número caiu para 23,2%, mas a recuperação foi robusta nos anos subsequentes, atingindo 1008, 1199 e 1235 inspeções em 2017, 2018 e 2019, respectivamente. Porém, uma reviravolta ocorreu em 2020, impulsionada pela pandemia da COVID-19, quando, das 630 inspeções, apenas 140 (22,2%) resultaram em licenças. Este panorama é uma janela para a resiliência e os desafios da agricultura familiar em fase de adversidades externas. Ele reitera a necessidade de investigações contínuas sobre impactos externos no setor, servindo como um guia valioso para formuladores de políticas e gestores em tempos de incerteza.
- ItemAceitação e uso de um Enterprise Resource Planning no Oeste Amazônico(2024-05-04) Pommer-Barbosa, Raul Afonso; Éber Lopes MendesO UTAUT2 é modelo desenvolvido para ser um ponto de partida para investigar a adoção de TI e pode ser usado para identificar os fatores que influenciam a intenção de usá-la, bem como para ser adotada por uma organização. Esta pesquisa tem como objetivo testar empiricamente a validade do instrumento de mensuração da Teoria Unificada da Aceitação e Uso da Tecnologia dentro do contexto de uma empresa do oeste amazônico que passou pelo processo de implantação de um ERP. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de corte transversal que utilizou levantamento amostral mediante questionário estruturado como forma de coleta de dados. A técnica de análise de dados é a regressão múltipla no software SmartPLS 4. Os resultados apontam para evidências de validade. As variáveis aceitas no modelo foram Desempenho de Vendas, Frequência de Uso e Tempo de Uso. Demonstrando que as rotinas de utilização do ERP já estão internalizadas pelos usuários. Esta pesquisa contribui para a Teoria Unificada da Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT) na medida, que é aplicada em diferentes ambientes, evidenciando características que podem permitir sua generalização.
- ItemAcessibilidade no facebook para deficientes visuais: um estudo na perspectiva de um deficiente visual(2024-04-08) Matos, Gláucio Brandão de; Mestre Gabriel da SilvaO presente trabalho aborda a experiência de um usuário deficiente visual ao utilizar a versão web do Facebook, com foco na acessibilidade das postagens de fotos e vídeos. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e experimentações práticas realizadas pelo autor, o estudo analisou as conformidades e lacunas da plataforma segundo as diretrizes WCAG do W3C. Com a metodologia baseada na coleta e análise qualitativa de dados, foi possível verificar que, embora existam recursos de acessibilidade implementados, muitos deles não atendem de forma eficaz às necessidades específicas de deficientes visuais. Assim, propõem-se sugestões para melhorias nas postagens, especialmente no uso de descrições alternativas e ajustes de navegabilidade, visando a inclusão digital equitativa.
- ItemAções afirmativas na rede de educação profissional e tecnológica do estado de Minas Gerais: análise das políticas de permanência e assistência estudantil para os estudantes negros cotistas(2023-09-27) Mendes, Raquel de Oliveira; Doutora Juliana Ventura de Souza FernandesEste artigo foi elaborado como parte dos requisitos para a conclusão da pósgraduação Lato Sensu em “Educação para as Relações Étnico-Raciais” do Instituto Federal de Minas Gerais. Adita-se que a pesquisa aqui apresentada é um recorte de outra mais ampla, que compreende a investigação de doutorado da autora, com os mesmos objetivos, só que estendido para os 38 IFs do Brasil. A questão étnico-racial se expressa como uma temática que se põe, hodiernamente, na “ordem do dia” do Brasil e do mundo. Lamentavelmente, as situações postas à tona acerca deste debate nos meios de comunicação, por exemplo, evidenciam o racismo sofrido pelos corpos negros, quer seja na segurança pública, nas relações de consumo, entre outras esferas do convívio social, até porque, a literatura aponta que o racismo brasileiro é estrutural (ALMEIDA, 2019)2 e advém de uma base sócio-histórica de cunho colonial, que moldou nossa formação enquanto sociedade...
- ItemAferição de componentes químico-bromatológicos em alimentos comerciais secos para cães(2024-10-21) Fernanda Piassi Rodrigues de Souza; Professor Doutor Luiz Carlos MachadoO presente estudo avaliou a composição nutricional de alimentos comerciais secos para cães, classificadas nas categorias econômica, premium e super premium, com o objetivo de verificar a conformidade dos parâmetros laboratoriais com os padrões exigidos e os valores declarados nos rótulos. Foram analisados os níveis de matéria seca, umidade, matéria mineral e proteína bruta, destacando-se que, embora a maioria dos alimentos comerciais atenda aos requisitos mínimos, discrepâncias foram observadas em algumas amostras, como níveis elevados de matéria mineral em rações super premium e valores de proteína bruta abaixo do exigido em uma ração da categoria econômica. Esses resultados evidenciam a influência da qualidade dos ingredientes, do processo de fabricação e das condições de armazenamento na integridade nutricional dos alimentos comerciais, reforçando a necessidade de maior rigor na formulação e comercialização desses produtos para atender adequadamente às necessidade dos cães.
- ItemAlgoritmo genético compacto e modelo de Markowitz aplicados à otimização de portfólio em carteiras de criptomoedas.(2023-12-11) Faria, Carlos Eduardo de Sousa; Doutor Ciniro Aparecido Leite NametalaA seleção de carteiras de investimentos é uma tarefa complexa que envolve a escolha dos ativos que compõem um portfólio. No contexto das criptomoedas, essa atividade torna-se particularmente desafiadora devido à alta volatilidade e complexidade inerentes a esse mercado. Apesar dessas características, as criptomoedas têm ganhado uma crescente popularidade nos últimos anos, tornando-se uma opção de investimento atrativa para muitos. Neste cenário, identificou-se uma necessidade premente de abordar a otimização da seleção de carteiras de criptomoedas, explorando o potencial dos Algoritmos de Estimação de Distribuição (EDAs). O propósito fundamental deste trabalho é a implementação de um tipo de EDA chamado Algoritmo Genético Compacto, empregando a Teoria Moderna de Portfólio de Markowitz como base. O objetivo é a otimização da composição do portfólio de investimentos, enfocando a maximização dos retornos e a minimização dos riscos associados. Para alcançar essa finalidade, os preços de fechamento das criptomoedas selecionadas foram obtidos de maneira abrangente por meio da plataforma CoinGecko, cobrindo um período histórico de três anos (de 2020 a 2022) segmentados em três experimentos. Os resultados obtidos mostram que a técnica foi capaz de gerar bons resultados. Utilizando a métrica do índice Sharpe, a melhor carteira identificada pelo Algoritmo Genético Compacto, no conjunto de treino ficou classificada entre os 100 melhores retornos no conjunto de teste, durante os três experimentos conduzidos em um espaço de soluções contendo 1000 carteiras geradas.
- ItemAlterações laboratoriais pré-operatórias de animais de companhia atendidos no Centro Clínico Veterinário do IFMG, Campus Bambuí(2024-02-28) Rocha, Bruna Lauren Sant’Ana; Doutora Joana Zafalon FerreiraA avaliação pré-operatória possibilita a detecção de possíveis doenças subjacentes, mesmo na ausência de sintomas visíveis, o que contribui para a estabilização clínica do paciente, reduz as complicações cirúrgicas e auxilia na formulação de um protocolo anestésico mais seguro e direcionado para o paciente. Dentre as análises laboratoriais mais simples e essenciais na avaliação pré-anestésica, estão os exames hematológicos e bioquímicos. Com o presente estudo, objetivou-se avaliar os resultados dos exames laboratoriais, hemograma e bioquímicos em cães e gatos submetidos a cirurgia no Centro Clínico Veterinário (CCV) do IFMG - Campus Bambuí. Os dados foram coletados a partir da análise das fichas clínicas dos pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos durante o período de maio a dezembro de 2023, que continham informações a respeito do paciente, incluindo dados demográficos, anamnese, exame físico geral e resultados dos exames complementares solicitados. Das 31 fichas analisadas, observou-se uma maior ocorrência de cirurgias em cães (25/31) comparados aos gatos. Em relação ao sexo, houve predominância de fêmeas (23/31). A maioria dos pacientes era sem raça definida e pertencia à faixa etária adulta. As cirurgias eletivas (18/31) foram as mais frequentes, com destaque para orquiectomia e ovariohisterectomia. Na análise hematológica dos cães, foram observadas alterações como anemia, eritrocitose, alterações no leucograma e trombocitopenia. Na bioquímica sérica, não houve padronização dos examessolicitados, e as alterações mais encontradas foram aumento das enzimas que podem refletir nas funções renal e hepática. Já no hemograma dos felinos, as alterações se concentraram no leucograma, com leucopenia, eosinopenia e aumento de bastonetes. Na parte bioquímica, observaram-se diminuição da ureia, aumento de GGT e ALT. A partir dos resultados, conclui- se que as alterações laboratoriais foram mais frequentes em cães e gatos que realizaram cirurgias eletivas, bem como em animais geriátricos e adultos, o que demonstra a importância da realização desses exames na avaliação pré-anestésica.
- ItemAlternativa biodegradável de consumo utilizados na reprodução animal(0010-02-25) Silva, Mariana Teran.; Doutora Amanda Soriano Araújo Barezani; Doutora Ariane Fávia do NascimentoA biotecnologia tem contribuído imensamente para a melhoria dos índices reprodutivos na pecuária. Muitos são os materiais de consumo utilizados durante estes procedimentos como luvas de palpação, pipetas, camisas sanitárias e bainhas de inseminação, todos são eles descartados após único uso. O descarte desses materiais passa a constituir um problema ambiental não só pela possível veiculação de microrganismos patogênicos (classificados como grupo A de resíduos sólidos de saúde), mas, principalmente, pelo longo tempo de decomposição na natureza, já que todos os produtos nacionais disponíveis no mercado são confeccionados com polímeros plásticos não biodegradáveis. Os polímeros de polietileno utilizados na fabricação destes, quando degradados no meio ambiente, dão origem a micropartículas conhecidas como microplástico (MP). Os MPs são partículas sólidas que, se presentes nos ecossistemas naturais, podem incorporar aos tecidos animais por meio da ingestão ou da respiração, pois os impactos à saúde humana e biodiversidade ainda não podem ser mensurados. Torna-se então importante a proposta da produção destes materiais a partir de uma matéria prima sustentável, biodegradável. Assim, objetivou-se com este trabalho, a definição de um biopolímero que atendesse às características físicas e biológicas necessárias para a produção de materiais de consumo para uso na prática veterinária como luvas de palpação e camisa sanitárias biodegradáveis. A metodologia se constituiu em seleção e desenvolvimento do biopolímero a ser utilizada, que atenda às especificações físicas de resistência, flexibilidade, pois são realizados testes de fração gel e grau de intumescimento. O biopolímero selecionado foi submetido a teste de espermiotoxicidade in vitro para atender especificações biológicas de atoxicidade, foram realizados testes de motilidade espermática e integridade de membrana de espermatozoides. Posteriormente foi desenvolvido o protótipo de uma luva de palpação, passando pelo ensaio de tensão-deformação para avaliar sua resistência e capacidade tátil. O biopolímero selecionado foi eficiente, apresentando ótima aplicabilidade, e o protótipo foi desenvolvido com sucesso, os quais atendem às exigências necessárias.
- ItemAnálise comparativa do microbioma de leite bovino de amostras individuais e de tanque de expansão refrigerado em rebanhos produtores do Queijo Minas Artesanal Canastra(2025-02-03) Oliveira, Evelly de Souza; Doutor Raphael Steinberg da Silva; Doutor Gustavo Augusto LacorteO leite bovino é uma matriz biológica rica e complexa, cuja microbiota exerce influência direta na qualidade dos produtos finais de sua cadeia produtiva e na saúde da glândula mamária. No contexto da produção do Queijo Minas Artesanal Canastra, a microbiota do leite é particularmente relevante, pois contribui tanto para as características sensoriais do queijo quanto para a manutenção da qualidade microbiológica da matéria-prima. O entendimento dessa microbiota é essencial para otimizar processos produtivos, garantir a segurança alimentar e desenvolver estratégias de controle de enfermidades, como a mastite, que afeta diretamente a qualidade do leite. Neste estudo, investigou-se o microbioma do leite bovino em rebanhos produtores do Queijo Minas Artesanal Canastra. Foram analisadas 94 amostras individuais de leite e 6 amostras de tanque de expansão refrigerado, totalizando 100 amostras provenientes de 6 fazendas da região. A identificação bacteriana foi realizada utilizando-se a técnica de sequenciamento do gene 16S rRNA. Os filos predominantes foram Actinobactéria, Proteobacteria, Firmicutes e Bacteroides, com destaque para as classes Actinobactéria, Gammaproteobacteria, Clostridia e Alphaproteobacteria. Entre as bactérias do ácido lático (BAL), observaram-se maiores frequências dos gêneros Streptococcus (77%), Enterococcus (9%), Lactococcus (5%), Aerococcus (3%) e Lactobacillus (2%). Corynebacteriaceae e Sphingomonaceae foram as famílias mais frequentes nos heatmaps das fazendas, enquanto, nos tanques de expansão refrigerado, as maiores frequências foram Corynebacteriaceae, Sphingomonaceae, Micrococcaceae e Moraxellaceae. A Análise das Coordenadas Principais (PCoA) revelou uma notável similaridade entre as amostras, independentemente da fazenda de origem ou do armazenamento no tanque. A ausência de agrupamentos distintos nos gráficos de PCoA sugere que fatores como proximidade geográfica e condições de manejo similares favorecem uma microbiota homogênea, sem alterações significativas ao longo do processo. Os resultados contribuem para uma melhor compreensão das comunidades microbianas no leite bovino e suas interações, bem como auxiliam no desenvolvimento de práticas voltadas à melhoria da saúde animal e da qualidade do leite. Além disso, os achados fornecem subsídios para estratégias baseadas no microbioma que promovam a sustentabilidade e a valorização da cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal Canastra.
- ItemAnálise comparativa entre algoritmos de predição de preço para o Bitcoin(2025-02-06) Oliveira, Mickael Osvaldo de; Doutor CIniro Aparecido Leite NametalaO mercado financeiro atrai a atenção de muitos há séculos, abrangendo ativos variados, como arroz, ouro e ações. A flutuação dos preços pode indicar eventos importantes, e prever tais eventos pode determinar o sucesso ou fracasso de um negócio. Diversas técnicas de previsão, como a análise técnica e fundamentalista, surgiram ao longo dos anos. Recentemente, redes neurais artificiais, especialmente as combinadas com células de memória Long Short-Term Memory (LSTM), obtiveram sucesso na identificação de padrões em séries temporais antes despercebidos. Paralelamente, mercados voláteis como o de criptomoedas emergiram após o Bitcoin e a Blockchain em 2008, oferecendo alternativas para combater a inflação e o controle centralizado. Este estudo visa analisar e comparar algoritmos, em uma base de dados real, que buscam predizer o comportamento dos ativos em mercados voláteis, principalmente no contexto do Bitcoin. Foram utilizadas diferentes abordagens baseadas em artigos recentes, obtendo-se um melhor desempenho em modelos estatísticos no intervalo de quinze minutos.
- ItemAnálise da representatividade feminina no corpo docente de Física do IFMG(2024-08-30) Silva, Crislânia Rodrigues da.; Doutor José Hilton Pereira da SilvaA baixa representatividade feminina na Ciência tem sido objeto de discussões e pesquisas em nível mundial, gerando preocupações no campo científico. A Ciência, historicamente marcada pela predominância masculina, reflete essa desigualdade de forma mais acentuada na área da Física. Essas observações nos levaram a alguns questionamentos que compõem a problemática deste trabalho, como: “Quantas professoras de Física há no IFMG? Quais são suas formações?”. Com base nesses e outros questionamentos, o principal objetivo deste estudo foi determinar o número total de professoras efetivas de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e analisar seu percentual em relação ao total de professores e investigar o perfil acadêmico dessas docentes. Para isso, adotamos uma metodologia de abordagem qualitativa. Inicialmente, realizamos uma busca no Google Acadêmico sobre a temática das mulheres na Ciência e na Física, utilizando palavras chave como: “mulheres na ciência”, “mulheres na física”, “formação de professores de física”, entre outras. Em seguida, buscamos informações nos sites dos campi do IFMG para identificar os docentes efetivos de Física atuantes nessas unidades. Para os campi em que essas informações não estavam disponíveis, fizemos solicitações formais, por meio de e-mail, enviadas à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), que, posteriormente, encaminhou os pedidos às Coordenadorias de Gestão de Pessoas (CGP) dos 18 campi do IFMG. Dessa forma, conseguimos levantar o número de docentes efetivos atuantes na área de Física no IFMG. Após identificar o número de docentes, efetuou-se a classificação destes por sexo. Em seguida, coletamos informações sobre cada um desses docentes, como formação acadêmica, titulação e área de especialização a partir de seus perfis na Plataforma Lattes. Os dados foram organizados em tabelas e gráficos, permitindo uma análise à luz da bibliografia adotada no referencial teórico. Com o levantamento realizado nos 18 campi do IFMG, identificamos um total de 60 docentes efetivos de Física, dos quais apenas 15% são mulheres, correspondendo a nove professoras. Esse dado revela uma baixa representatividade feminina no orpo docente de Física do IFMG, embora essa proporção esteja dentro da média observada em outras instituições, tanto nacionais quanto internacionais. Apesar do número reduzido de mulheres, a maioria delas possui doutorado (89% das docentes), e as restantes (11% das docentes) estão em processo de finalização. Esses e outros resultados nos proporcionaram uma melhor compreensão do contexto das professoras de Física no IFMG.
- ItemAnálise de parâmetros ergonômicos nas empresas: uma revisão sistemática da influência na produtividade(2025-02-03) Ferreira, Nayara Aparecida Gonçalves; Mestre Carlos Roberto de Sousa CostaO estudo da ergonomia aplicada às atividades fabris tem se tornado uma preocupação crescente entre empresas, governos e sociedade, especialmente após a implementação da Norma Regulamentadora 17 (NR-17), que visa adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Este trabalho tem como objetivo avaliar, com base nos conceitos de ergonomia incorporados nas organizações, a influência do ambiente de trabalho na produtividade de sistemas de produção, a partir da análise de artigos científicos relacionados ao tema, extraídos da plataforma Google Acadêmico. A pesquisa foi conduzida com um protocolo de busca que utilizou descritores como "ergonomia" e "produtividade", com a limitação temporal de publicações dos últimos cinco anos. A coleta de dados ocorreu em 29 de março de 2024, resultando na seleção de seis artigos que passaram por um processo de refinamento, no qual foram aplicados critérios de exclusão. A metodologia adotada nos estudos selecionados foi predominantemente qualitativa e a análise de conteúdo foi utilizada para criar as categorias de análise. As principais categorias definidas foram: 1) identificação dos parâmetros ergonômicos que impactam a produtividade; 2) benefícios dos fatores ergonômicos tanto para a saúde dos trabalhadores quanto para a produtividade das empresas e 3) a importância das técnicas ergonômicas para a melhoria de processos, considerando as consequências da ineficiência humana e do mal-estar no ambiente de trabalho. A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar uma série de fatores ergonômicos que influenciam diretamente a produtividade, como temperatura, iluminação, ruído, vibração, arranjo físico, estabilidade, recompensas, relações humanas e suporte social. Este estudo evidencia a necessidade de os gestores desenvolverem uma cultura organizacional que considere os fatores ergonômicos e adapte o ambiente de trabalho às especificidades das tarefas realizadas, de modo a promover tanto o bem-estar dos trabalhadores quanto o aumento da produtividade. Conclui- se que a integração da ergonomia na gestão organizacional é crucial para a maximização da eficiência e para a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.
- ItemAnálise de técnicas de agrupamento de dados para notícias de futebol(2023-11-30) Cruz, Mateus Araújo ; Doutor Marcos Roberto RibeiroAgrupamento de dados é uma técnica de aprendizado não supervisionado que busca padrões ocultos em um conjunto de dados. Para isso, o conjunto é dividido em subgrupos com características semelhantes entre si e distintas dos demais grupos. O presente trabalho investiga as técnicas de agrupamento K-Means, Hierárquico, DBSCAN e mistura gaussiana, aplicadas em notícias do Campeonato Brasileiro de Futebol. A pesquisa tem como objetivo analisar o funcionamento das técnicas e proporcionar possibilidades de identificação de padrões nos dados. No estágio inicial, realizou-se o pré-processamento dos dados, incluindo tokenização e remoção de palavras de parada. As notícias foram representadas através da técnica TF-IDF. Em seguida, empregou-se a técnica de redução de dimensionalidade a partir da Análise Semântica Latente. O agrupamento das notícias foi realizado com o número de grupos definido em 21, representando a quantidade de times participantes no campeonato. Os resultados indicaram que tanto o algoritmo K-Means quanto o Modelo de Mistura Gaussiana alcançaram uma acurácia de 75%, demonstrando desempenho superior perante os demais. Adicionalmente, foram realizados experimentos sem a definição prévia do número de clusters, empregando busca em grade para determinar o melhor coeficiente de silhueta. Os algoritmos variaram entre 25 e 32 grupos, sugerindo que essa faixa é apropriada para a divisão da base de dados das notícias.
- ItemAnálise do comportamento dos usuários e profissionais do varejo farmacêutico em relação ao descarte de medicamentos de uso domiciliar(2024-05-10) Silva, Joyce Cristina Carvalho; Doutor Gustavo Augusto LacorteO presente estudo teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre como a população gerencia o descarte de medicamentos de uso domiciliar. Para isso, a dissertação foi organizada em formato de artigos científicos, cada um abordando metodologias distintas. Artigo 1: realizou-se uma abordagem descritiva e exploratória, a partir de uma metodologia de revisão sistemática seguindo as diretrizes PRISMA. Foram analisados 22 artigos, principalmente estudos transversais. Os resultados revelam desafios como falta de consciência pública e a necessidade de especialização dos profissionais de saúde na disposição adequada. Artigo 2: entre os meses de março e outubro de 2023, nas cidades de Bambuí e Luz, no estado de Minas Gerais, foi realizado um estudo descritivo-quantitativo utilizando questionários de múltipla escolha, divididos em duas dimensões: atributos sociodemográficos e percepções sobre o descarte de medicamentos. Dos entrevistados, 78,7% têm interesse na implementação de pontos de descarte, mas desconhecem sua localização. O descarte inadequado ocorre em 23,9% dos casos, enquanto apenas 18,1% entregam medicamentos em locais apropriados. Além disso, 60,5% nunca receberam instruções sobre descarte adequado. Apesar da alta percepção dos impactos ambientais negativos, faltam conhecimento e sistemas estruturados de coleta. Outros achados incluem: 97% mantêm medicamentos em casa, 87,4% praticam automedicação e, além disso, a verificação de validade é inconsistente. Entre os colaboradores do varejo farmacêutico, 44,6% não são capacitados para lidar com resíduos e 55% raramente são questionados sobre descarte. No entanto, 97,5% das empresas participam da logística reversa e 94,57% implementam práticas de coleta. Portanto, os resultados ressaltam a necessidade de campanhas educativas e treinamento de profissionais do setor farmacêutico. Regulamentações claras e infraestrutura adequada para a coleta e destinação de medicamentos vencidos são fundamentais para a segurança ambiental e a saúde pública. Produto Técnico-Tecnológico: o manual técnico foi elaborado com base nos resultados de um diagnóstico sobre a percepção da população e profissionais do varejo farmacêutico acerca do descarte de medicamentos domiciliares. Utilizando as diretrizes e legislações vigentes, o manual busca educar e orientar a comunidade sobre práticas seguras e sustentáveis, mitigando riscos ambientais e sanitários associados ao descarte inadequado de medicamentos.