Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDESENVOLVIMENTO DE BANCADA DIDÁTICA DE AUTOMAÇÃO PARA INCLUSÃO FEMININA NA ENGENHARIA(0007-10-24) Celestino, Maria Eduarda; Doutor Rodrigo Hiroshi Murofushi; Doutora Mariella Maia QuadrosNo cenário brasileiro atual, a demanda por mulheres em áreas industriais tem crescido significativamente. Apesar dos esforços para inclusão, como a criação de programas motivacionais e de inclusão em cargos de liderança, as áreas de engenharia e tecnologia ainda possuem umbaixo percentual de mulheres. Nesse sentido, tendo como principal finalidade tentar quebrar os paradigmas construídos ao longo do tempo, este trabalho consiste no desenvolvimento de uma bancada didática com componentes eletroeletrônicos, de modo a ser utilizada como principal recurso em oficinas pedagógicas destinadas a alunas do ensino médio. A bancada foi cuidadosamente projetada para facilitar o aprendizado, com a aplicação de elementos de automação de maneira que tornem o processo didático mais acessível. Os roteiros foram elaborados levando emconsideração que as participantes podem não ter tido contato prévio com automação, garantindo que os conteúdos sejam contextualizados e apresentados de forma clara e direta. As práticas a serem desenvolvidas envolvem temas do cotidiano, como controle de iluminação, segurança residencial e gestão de sistemas de irrigação, com o intuito de despertar o interesse das alunas. Dessa forma, as oficinas de automação foram estruturadas para que, ao se depararem com os exercícios, as participantes possam compreender e aplicar os conceitos de maneira intuitiva e envolvente.
- ItemDesenvolvimento de aplicativo de help desk para solicitação de compra de equipamentos de proteção individual(2024-02-01) Cota, Lauro César; Doutor Rodrigo Hiroshi MurofushiA segurança do trabalho é fundamental para proteger os trabalhadores e melhorar a produtividade, e quando as medidas coletivas e administrativas não são suficientes, o uso de EPI é necessário. Distribuir EPI em várias instalações distantes requer uma logística complexa e o modelo Just-in-Time (JIT) pode resolver esse problema. Neste contexto, este trabalho propõe desenvolver um aplicativo para gerenciar a compra e distribuição de EPI, garantindo a disponibilidade contínua desses equipamentos e redução de estoques. O aplicativo considera requisitos legais, soluções de mercado e o conceito JIT. O aplicativo desenvolvido através do Microsoft Power Apps possui páginas interativas que alteram informações através de fórmulas aplicadas nas bases de dados. Visando a colaboração e implementação de um ciclo de melhoria contínua, foi criado um canal de comunicação e gerenciamento de melhorias através do Microsoft Teams, com guias para chat, interação com os usuários do aplicativo, comunicados do desenvolvedor e controle de melhorias por meio do Microsoft Planner. Para a análise de dados em tempo real, foram implementados gráficos dinâmicos no Microsoft Power BI. Isso permite acompanhar solicitações, status de compras, desempenho dos usuários, controle financeiro e recebimento de itens, esta integração garante uma visão clara do desempenho do aplicativo e facilita a tomada de decisões. A implementação de um aplicativo usando o Microsoft Power Apps para solicitar a compra de EPI revelou-se uma solução contemporânea e eficiente. Essa abordagem não apenas otimizou as operações da empresa e garantiu a conformidade com regulamentações de qualidade, mas também melhorou os processos de segurança do trabalho e a eficiência operacional. O projeto focou na aplicação do método Just in Time para aquisição dos EPI, usando um aplicativo help desk.
- ItemAutomação Hospitalar: Supervisão e Controle para Gestão Eficiente(2024-10-09) Silva, Arthur Henrique Pimenta; Doutor Rodrigo Hiroshi Murofushi; Mestre Luiz Guilherme Hilel Drumond SilveiraA automação hospitalar tem se mostrado uma área em rápida expansão, oferecendo soluções que otimizam a gestão de recursos e a qualidade das atividades. Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de sistemas de supervisão, é possível integrar diversos processos, desde o controle de aplicações específicas até a gestão completa de um estabelecimento, resultando em maior eficiência e segurança para o sistema. Nesse contexto, esse trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um protótipo em escala reduzida para simular a gestão automatizada de um hospital. O projeto utiliza um arduino e a integração de sensores por meio de uma comunicação em Modbus, possibilitando a implementação de um sistema mais abrangente. O processo pode ser monitorado a partir de um sistema supervisório que se comunica com o software Elipse E3. Essa integração permite ao hospital uma melhor gestão sob o que está acontecendo em toda a estrutura, diminuindo os obstáculos enfrentados por toda a rede, bem como oferece melhor conforto para os hospitalizados. Para tomada de decisões no trabalho foram utilizadas duas metodologias principais, sendo elas o método do Duplo Diamante e a Matriz GUT, dessa forma pode-se delimitar melhor os pontos focais que serão trabalhados no projeto.
- ItemRobótica educacional para ensino STEM: uma abordagem baseada em problemas(2024-10-09) Silva, Victor Augusto Pimenta; Doutor Rodrigo Hiroshi MurofushiA robótica educacional tem sido muito discutida no cenário atual como uma ferramenta valiosa no âmbito pedagógico, principalmente no desenvolvimento de disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Porém, algumas abordagens utilizadas acabam sendo deixadas de lado devido a falta de recursos que sejam, ao mesmo tempo, acessíveis e eficientes. Por isso, esse trabalho vem com o intuito de desenvolver uma aplicação prática com abordagens baseadas em problemas para ensino da educação STEM, introduzindo conceitos essenciais de forma básica através do aplicativo de codificação educacional PictoBlox até a construção de um robô feito de materiais em impressora 3D, incorporando modelos diferentes do ensino tradicional com o objetivo de entregar conhecimento aos alunos por meio da expansão da robótica em escolas com poucos recursos financeiros.