Bacharelado em Administração
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Administração por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPlanejamento estratégico: um estudo sobre o comportamento estratégico à luz das metodologias de Kaplan e Norton e Miles e Snow em uma associação comercial do Vale do Rio Doce(0021-12-21) Costa, Lucas Vieira; Mestre André Geraldo da Costa CoelhoO terceiro setor é compreendido por organizações que prestam assistência voluntária a uma parcela da população, por isso, criar estratégias para que as entidades continuem a desenvolver suas atividades e possuam sustentabilidade financeira mostra-se como um grande desafio. Nesse sentido, as associações comercias desempenham um papel relevante na defesa dos interesses da classe empresarial, por isso, para que essa parcela da sociedade continue mantendo sua competitividade, é necessário que a mesma crie relações fortes para garantir suas permanências no mercado. Com isso, aplicar ferramentas gerenciais que objetivam mensurar o desempenho e identificar o comportamento estratégico, são atividades relevantes para avaliar se os objetivos estão de acordo com as atividades e ações desenvolvidas; dessa forma, a pesquisa possui como seu objetivo geral, identificar o comportamento estratégico de uma associação comercial por meio da metodologia Balanced Scorecard. Nessa perspectiva, a pesquisa utilizou-se do método qualitativo de pesquisa por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada e aplicação de um questionário com membros da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Guanhães (ACIG). Por meio da análise das informações coletadas verificou-se o comportamento estratégico da associação no seu ambiente interno e externo, além da criação do mapa estratégico contendo indicadores para mensuração dos objetivos estratégicos existentes, contribuindo assim para a satisfação dos objetivos específicos da pesquisa.
- ItemDesafios dos bacharéis em administração no mercado de trabalho:percepções dos discentes do curso de Administração do IFMG/SJE.(2021-12-15) Corrêia, Junia Maria Santos; Antunes, Miquelle Rodrigues; Doutora Kátia de Fátima VilelaPara muitos jovens, ingressar na universidade traz consigo a expectativa de acesso ao mercado de trabalho, construção de uma carreira profissional bem-sucedida e melhores condições de vida. Entretanto, uma vez inseridos numa instituição de ensino superior, os discentes às vezes encontram realidades muito distintas do que imaginaram. Destarte, o presente trabalho de conclusão de curso objetiva “Analisar as percepções e expectativas dos alunos do curso de administração do IFMG-SJE, considerando realidade e oportunidades do mercado de trabalho local". Este trabalho consiste em pesquisa de campo de caráter descritivo. Foi feito uma tentativa de Censo, com caráter não probabilístico, para seleção dos participantes da pesquisa, mas, infelizmente não teve êxito, obtendo- se então a participação de 19 alunos, distribuídos nas quatro turmas existentes atualmente. Os resultados foram obtidos por meio da aplicação de entrevistas com perguntas abertas e fechadas, posteriormente transcritas para interpretações, que apontam como maiores desafios quanto ao acesso ao mercado de trabalho as forma de contratação, que na maioria dos casos se dá por meio de indicação e a visão limitada que o mercado local possui do profissional administrador. Os resultados mostram também que parte considerável dos alunos percebem vários pontos fracos do curso, a serem trabalhados na instituição, com a finalidade de facilitar e contribuir para a formação dos graduandos. Conclui-se que conhecer as percepções dos discentes é fundamental para o desenvolvimento do curso, porém, mais do que apenas tomar ciência delas, é preciso tomar iniciativas para que elas gerem melhoria em todo o processo educacional. Os alunos também precisam conhecer suas próprias limitações e fazer o que lhes couber com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do mercado local/regional. Por fim, ressalta-se a importância de estudos correlatos que reforcem essas conclusões.
- ItemO papel de motivação no ambiente organizacional:uma revisão sistemática.[recurso eletrõnico](2021-12-16) Moura, Elaine Vieira de; Doutora Kátia de Fátima VilelaEsta pesquisa tem como principal objetivo, analisar, a partir de uma revisão sistemática de que forma os conhecimentos acerca da temática Motivação no ambiente organizacional foram tratados ao longo do período de 2017 a 2021 a partir das bases de dados SciELO e Spell.Trata-se, portanto, de uma revisão sistemática de literatura de natureza quanti-qualitativa, as buscas foram realizadas e foram selecionados 12 artigos. Os resultados mostram que o ano 2018, 2019 e 2020 foram os mais profícuos em relação a publicações que retratam a temática abordada. Em relação às metodologias, nota-se que a maior parte das publicações utilizaram uma abordagem quantitativa. Foi constatado ainda que vários fatores influenciam o comportamento do indivíduo no trabalho, deste modo, tanto as teorias de conteúdo quanto as de processo estão diretamente interligadas, permitindo uma visão mais abrangente acerca da temática trabalhada. Os estudos mostraram ainda que a motivação é algo subjetivo e de difícil definição, é evidente que as pessoas são motivadas por recompensas intrínsecas (liberdade, responsabilidade, criatividade, inovação, independência e reconhecimento), no entanto as recompensas extrínsecas (salário, benefícios, bônus, gratificação) não deixam de ser importantes. Assim sendo, fazem-se necessários estudos teóricos empíricos para ampliar a identificação de elementos motivacionais no comportamento humano, bem como outras revisões de literaturas, estudo de caso e pesquisas em campo com uma abordagem qualitativa a fim de entender os aspectos subjetivos envolvidos no comportamento humano.
- ItemSistema de energia solar fotovoltaica como alternativa econômica: estudo de caso em São João Evangelista-MG(2021-12-17) Silva, Daiana de Souza; Lopes,Sirleny de Fátima; Mestre Demétrius Gonçalves; Doutora Kátia de Fátima VilelaA energia fotovoltaica é considerada uma fonte de energia sustentável e limpa, pois, provém dos raios solares. Essa energia é convertida através de um sistema formado por módulos fotovoltaicos, para esse investimento é necessário um dispêndio de recursos econômicos financeiros. Desta forma, o presente trabalho buscou analisar a viabilidade econômica e financeira da implantação de um sistema de produção de energia solar fotovoltaica, conectado em um empreendimento comercial no município de São João Evangelista- MG. O caráter da pesquisa é exploratório, descritiva com abordagem quantitativa, quanto a sua natureza é classificada como aplicada é um estudo de caso que busca ampliar o conhecimento sobre a viabilidade da energia solar fotovoltaica. Para a realização dos cálculos utilizou-se o software Microsoft Excel. Para isto obtiveram-se informações fornecidas por uma empresa que atua na instalação desse tipo de energia situada na mesma cidade. Utilizaram-se ainda técnicas de análises de investimentos, tanto as mais simples como o período de retorno de investimento (PAYBACK), como também mais sofisticadas tais são; Valor Presente Líquido (VPL), e Taxa Interna de Retorno (TIR). Resultados demonstraram que o projeto é viável com retorno de investimento consideravelmente rápido. As análises revelam ainda que a taxa de retorno do investimento está muito acima da taxa mínima de mercado onde foi considerada tornando um projeto atrativo e passivo de investimento. Além disso, também foi realizada a análise de risco, em que buscou-se identificar o cenário com redução (20%) na economia estimada do projeto identificou-se assim, que mesmo com essa modificação ele continuou sendo viável, retratando resultados satisfatórios para implementação de sistemas em empresas.
- ItemVarejo supermercadista e qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso no interior de Minas Gerais.(2021-12-20) Elias, Lauro Lucio Costa; Elias, Janaina Aparecida costa; Mestre Sheldon William SilvaO presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, cujo objetivo é analisar a qualidade de vida no trabalho, em uma empresa supermercadista do interior do Estado de Minas Gerais, na percepção dos colaboradores. A pesquisa tem caráter descritivo, utilizou-se o método quantitativo para a coleta de dados. Para esse fim, aplicou-se um questionário composto por 37 questões, adaptado a partir do modelo conceitual de Walton (1973), que trata das dimensões analíticas da qualidade de vida no trabalho. Os questionários foram aplicados aos colaboradores do supermercado, e, posteriormente, os dados foram tabulados utilizando-se um software de planilha eletrônica. Os resultados obtidos e analisados demonstraram que, de maneira geral, os colaboradores têm uma percepção positiva em relação à qualidade de vida na organização. Entretanto, alguns aspectos como a oportunidade de crescimento contínuo e a segurança no trabalho apresentaram um índice considerável de insatisfação pela maior parte dos colaboradores, evidenciando a necessidade da promoção de ações de melhoria, por parte da organização.
- ItemInter-relações entre perfis de liderança e valores humanos: um estudo com discentes em uma unidade particular de ensino. [recurso eletrônico](2021-12-21) Barbosa, Ana Paula Pires.; Mestre Marcelo Costa de SouzaA liderança é um conceito cada vez mais estudado principalmente no contexto gerencial. Mais que uma habilidade pessoal, a liderança pode ser um diferencial competitivo nas organizações. Assim, o presente trabalho teve por objetivo investigar se há relação entre perfis de liderança (transformacional, transacional e laissez-faire) e os valores humanos definidos por Schwartz (1992), observado o constructo da motivação, a partir da hipótese de que as hierarquizações internas das dimensões de valores humanos em um indivíduo possam servir como guia de comportamento quanto a perfis de liderança. Essa pesquisa é de natureza quantitativa, adotando-se escala para identificação de perfis de liderança e escala likert para mensuração das hierarquias de valores humanos examinados a cada estilo de liderança. Utilizou-se uma amostra de 62 alunos provenientes de um curso de gestão em marketing, com caráter não probabilístico e selecionado por conveniência, constituída por acessibilidade. Os resultados demonstraram não haver uma relação direta entre as dimensões de valores e inclinações de comportamento aos distintos perfis de liderança. Entretanto, verificou-se que dentre os três estilos diferentes de liderança pesquisados, todos unanimemente apresentaram scores de hierarquização interna mais altos nos valores benevolência, universalismo e autodeterminação, o que suscita uma possível interveniência geracional, ao que se recomenda novos estudos.
- ItemSerá que somos fortes? os desafios de empreendedoras femininas da cidade de São João Evangelista –MG(2021-12-21) Gonçalves, Elivane Maria Soares; Mestre Sheldon William SilvaO presente estudo aborda a questão do empreendedorismo feminino, onde a participação das mulheres no mercado de trabalho, e principalmente na gestão de negócios, tem aumentado. No entanto, fica evidente que o aumento da participação das mulheres não corresponde à diminuição da discriminação e dos preconceitos com o sexo feminino. Destarte, considerando também o problema envolvendo as dificuldades gerenciais, o presente estudo tem o objetivo de identificar as principais dificuldades relatadas por empreendedoras femininas, que atuam na cidade de São João Evangelista, para gerenciar os seus negócios. A pesquisa tem caráter descritivo, onde as entrevistas foram semiestruturadas, e combinam perguntas fechadas e abertas. Por sua vez, as entrevistas foram realizadas por meio de seleção de indivíduo escolhido por conveniência. Os resultados obtidos demonstram que a abertura dos negócios diz respeito a necessidade de uma fonte de renda, que o mercado não oferece. A pesquisa apontou ainda, que a maioria das mulheres de São João Evangelista são mais novas e possuem problemas como: falta de preparo profissional e ganho de confiança dos clientes.
- ItemProdução de queijos de leite de búfala(Bubalus Bubalis): um estudo do ambiente competitivo dos produtores de queijo no distrito de Correntinho/MG à luz do modelo de Michael Porter. [recuro eletrônico](2021-12-21) Cardoso,Adnare Kelly; Mestre André Geraldo da Costa Coelho; Doutor Charles André Souza BispoO leite, por ser um alimento complexo com altas taxas de concentração de macro e micronutrientes, é um dos alimentos mais comercializados no mundo. E, produtos lácteos como os queijos têm se destacado pelo aumento de vendas nos últimos anos. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo consistiu em analisar o ambiente competitivo dos produtores de queijo no distrito de Correntinho/MG, segundo o modelo de Michael Porter. Para alcance do objetivo proposto empregou-se a metodologia exploratória descritiva com uma abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas para coleta dos dados no estudo de caso consistiram em aplicação de entrevista semiestruturada com questões abertas e fechadas e observação não participante. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma amostra não probabilística por acessibilidade com cinco produtores de queijo de leite de búfala. Para analisar os dados da pesquisa foi feita uma revisão teórica de conteúdos que abordassem sobre as estratégias competitivas a partir do modelo das cinco forças competitivas propostas por Michael Porter.Os resultados obtidos demonstram que a principal barreira para a entrada de novos produtores no mercado de Correntinho/MG é a necessidade de capital. O queijo de leite de búfala apresenta uma vantagem competitiva superior, se comparado aos queijos de leite de vaca, devido às suas características nutricionais e de rendimento. Contudo o produto é vendido pelo mesmo preço do queijo de leite de vaca. Constatou-se ainda que os fornecedores e compradores exercem grande poder de barganha sobre os produtores. Verificou-se que as principais barreiras limitantes na introdução da produção de queijos de leite de búfalas são grandes investimentos financeiros e os custos de mudança. Diante da pesquisa constatou-se que os produtores não adotam nenhuma estratégia competitiva eficiente para obterem um desempenho superior aos de seus concorrentes. Pela crescente produção de queijos de leite de búfalas, e pela eficiência das estratégias competitivas sugere-se que outros pesquisadores realizem estudos sobre o ambiente competitivo de produtores de queijo de leite de búfala em outras localidades a partir de modelos estratégicos elaborados por outros autores.
- ItemClima organizacional e satisfação no trabalho: um estudo de caso na Cooperativa Regional dos Produtores Rurais do Centro Nordeste Mineiro. [recurso eletrônico](2021-12-22) Martins, Kênia Marise; Doutora Kátia de Fátima VilelaO clima organizacional e a satisfação no trabalho são áreas de crescente importância para o desenvolvimento estratégico das organizações, sendo fundamentais para o sucesso de organizações competitivas, pois, uma percepção positiva no clima e na satisfação pode levar à melhoria das condições de trabalho e resultados, o que leva a necessidade de compreensão dos administradores e dos recursos humanos entenderem a dinâmica das relações entre essas variáveis. A pesquisa teve como objetivo verificar e analisar a percepção dos trabalhadores com relação ao clima organizacional, conhecer as relações interpessoais no ambiente de trabalho e, por fim, verificar se essa percepção afeta a satisfação no trabalho. Para a realização da pesquisa, participaram 12 colaboradores da CooperCentro, situada no município de Guanhães em Minas Gerais, onde foi aplicado um questionário dividido em três etapas, sendo elas: o perfil do funcionário, comportamento organizacional e satisfação no trabalho. Os participantes da pesquisa foram predominantemente do gênero masculino com idade inferior a 30 anos e trabalhavam na cooperativa há menos de 5 anos. Em geral, os entrevistados demonstraram satisfeitos em relação aos seus superiores no quesito orientações recebidas, supervisão, valorização e reconhecimento. Quanto à satisfação no trabalho, os resultados demonstraram um menor grau de satisfação com diversidade de respostas, principalmente em relação à remuneração e recompensas. A acessibilidade e receptividade da diretoria para ouvir os funcionários demonstrou causar grande impacto positivo na satisfação do trabalho. Em relação à política de recompensas, a heterogeneidade nas respostas aponta que determinados grupos de trabalhadores podem estar satisfeitos com o seu trabalho;enquanto outros, não. Naturalmente, quanto maior a percepção de recompensas, maior o contentamento. Pode-se concluir que o clima organizacional e a satisfação no trabalho são preditores de bons resultados nas organizações e que estruturas de apoio têm um efeito significativo e positivo no comprometimento dos participantes.
- ItemComércio eletrônico durante a pandemia: a percepção das confeiteiras da cidade de Peçanha-MG sobre o mercado de doces artesanais(2022-12-12) Nascimento, Iara Amaral.; Doutor Sheldon William SilvaO presente trabalho discorre sobre a utilização das redes sociais durante a pandemia para auxiliar no mercado de doces artesanais. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a percepção de confeiteiras da cidade de Peçanha – Minas Gerais sobre a utilização do comércio eletrônico no mercado de doces artesanais durante a pandemia. Como objetivos específicos buscou descrever as principais tendências do mercado de doces artesanais e sua relação com o comércio eletrônico, identificar os principais canais eletrônicos utilizados para o comércio de doces artesanais e analisar a percepção de confeiteiras sobre as oportunidades e ameaças presentes no mercado de doces artesanais no comércio eletrônico. Ao longo do trabalho foi descrito conceitos e dados sobre o comércio eletrônico e as redes sociais e sobre o mercado de doces artesanais. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada, classificada como bibliográfica e ainda como um estudo multicaso. Como também, em relação aos fins, a pesquisa é considerada como descritiva e quanto a abordagem, a pesquisa é qualitativa. Tal pesquisa é amparada na análise de conteúdo documental e entrevistas semiestruturadas. Constatou-se com os resultados obtidos que as redes sociais são indispensáveis para o desenvolvimento das confeiteiras como empreendedoras. Além disso, pôde saber quais dessas redes sociais são melhores e piores em relação a análise das empreendedoras e também, a percepção delas sobre o atendimento online e físico.
- ItemEmpreendedorismo jovem: um estudo das características empreendedoras dos alunos do curso de Administração de um Instituto Federal de Minas Gerais(2022-12-12) Cardoso, Erika de Almeida; Melo, Izaias Mendes de; Doutor Sheldon William Silva; Especialista José Leonardo de Oliveira RodriguesO empreendedorismo entre os jovens está crescendo, no Brasil, como uma forma de inserção no mercado de trabalho. Diante dessa excepcionalidade, torna-se imprescindível a posse de certas características empreendedoras, que forneçam subsídios para um maior sucesso dos empreendimentos. Portanto, este trabalho de conclusão de curso visa "Identificar as características empreendedoras em jovens estudantes do curso de Administração de um Instituto Federal de Minas Gerais". Para este estudo, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando métodos de pesquisa descritiva. Aplicou-se um questionário procurando traçar o perfil, características e competências empreendedoras, e também avaliar a contribuição da faculdade para o desenvolvimento empreendedor, no qual participaram 77 estudantes do curso de Administração do IFMG-SJE. Porém, conforme regras de controle que visavam atestar a atenção dos respondentes para o desenvolvimento da pesquisa, apenas 68 compuseram o grupo de estudo. Os resultados mostram que os alunos de graduação em administração têm características comportamentais empreendedoras de realização, planejamento e poder, com variações por sexo, idade e período. Os resultados mostram também que os estudantes têm uma forte intenção de se tornarem empreendedores ou de iniciarem um negócio, possuem as competências necessárias, bem como avaliam positivamente a contribuição da faculdade para o desenvolvimento empreendedor. Em aspectos gerais, a procura no empreendedorismo por uma oportunidade de trabalho, reforça a necessidade de as instituições de ensino atuarem como promotoras de habilidades e competências, contribuindo para a formação de características empreendedoras entre os estudantes, uma vez que a posse destas características confere aos empreendedores uma maior probabilidade de sucesso.
- ItemRisco e orçamento de capital: análise de um projeto de investimento no município de São João Evangelista - MG.(2022-12-12) Souza, Karolaine Cristina Pimenta de.; Mestra Janice Queiroz de Pinho GonçalvesDiante das constantes transformações em que o mundo está vivenciando, empresários e gestores estão cada vez mais preocupados em estar à frente de seus concorrentes, evitando erros e tomadas de decisões equivocadas, expandindo assim seu negócio e atingindo um maior número de clientes e os fidelizando. Visando estes objetivos, e a fim de se desenvolverem, procuram projetos que são viáveis do ponto de vista econômico-financeiros para colocá-los em prática. Com este proposito e a fim de aprendizagem, o presente estudo tem como objetivo analisar a viabilidade financeira para possível implantação de um projeto da Boate Kanara Club no município de São João Evangelista, delimitando a obtenção do retorno financeiro do mesmo. Para essa análise foi avaliado o plano financeiro juntamente com os demais do projeto em questão ao qual foi realizado no decorrer do curso de bacharelado em administração do Instituto Federal de Minas Gerias campus São João Evangelista. A pesquisa é fundamentada em dados de fontes secundárias, com natureza de pesquisa aplicada e caráter de estudo exploratória, sendo caracterizada como descritiva e qualitativa. Seus resultados mostraram que o projeto em questão não é viável do ponto de vista econômico e financeiro, pois seu retorno e sua lucratividade não são suficientes para pagar todos os custos, gastos e o investimento inicial causando prejuízos à empresa ou ao investidor que opta-lo por realizar dentro do prazo estipulado.
- ItemRecrutamento e seleção de colaboradores de empresas: uma revisão bibliográfica sobre a atuação dos psicólogos.(2022-12-12) Carvalho, Luiz Henrique Medeiros; Mestra Janice Queiroz de Pinho Gonçalves; Doutor Sheldon William SilvaAs organizações, de uma forma bastante ampla, são formadas principalmente pelo capital humano. Os Recursos Humanos orientam o processo de recrutar e selecionar colaboradores qualificados e aptos ao quadro de funcionários da organização. A Psicologia, alinhada ao departamento de Recursos Humanos, busca tanto analisar, captar e contratar profissionais que possuem as características técnicas e comportamentais necessárias para ocupação de cargo, quanto acompanhar o desenvolvimento empresarial e bem-estar dos colaboradores. Nesse contexto, objetivou-se nesse trabalho avaliar a atuação da psicologia nos processos de recrutamento e seleção de pessoas para o quadro de funcionários da organização. Trata-se de um estudo qualitativo e de natureza descritiva, com uma estratégia de pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa demonstram a importância do papel do psicólogo nas organizações. Cabe destacar que o psicólogo traz para a organização um olhar humanizado, já que a psicologia observa e analisa o capital humano e os seus potencias, a fim de colaborar com a organização de forma construtiva e alinhar os objetivos da empresa e dos colaboradores.
- ItemCenourinha Capilar: um estudo de caso sobre empreendedorismo.(2022-12-12) Moreira, Joseane Maris; Mestra Janice Queiroz de Pinho Gonçalves; Especialista Adenil Borges da SilvaA capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e desenvolver soluções positivas para a sociedade, utilizando de inovação é considerado como características do perfil do empreendedor. Toda criação de um negócio é municiado por uma razão, seja ela por uma oportunidade detectada ou por uma necessidade pessoal. O objetivo geral desta pesquisa é compreender as razões que encorajam os profissionais liberais a fragmentar entre a profissão de formação e o empreendimento desejado. Os objetivos específicos visam discorrer sobre o empreendedorismo por oportunidade e necessidade. Nesse aspecto, este trabalho retrata um estudo de caso realizado em uma empresa no setor de cosméticos. Dessa forma, considera-se que o empreendedorismo se norteia entre variáveis que englobam todo o cenário que se vive, disponibilizando espaço a qualquer pessoa que almeja iniciar o próprio negócio. Contatou-se como resultado, que as irmãs, profissionais liberais, avistaram a oportunidade em ter o seu próprio produto, conciliando a vida de assalariadas com a vida de proprietárias.
- ItemAnálise de uma empresa de capital aberto: estudo do desempenho econômico-financeiro da Vale S.A no período de 2017-2021.(2022-12-13) Alves, Naiara; Santos,Vitória de Almeida; Doutor Sheldon William Silva; Doutor Demétrius GonçalvesA Vale S.A. é uma empresa brasileira de capital aberto, que atua no setor de mineração e por ser uma empresa renomada, todos os acontecimentos envolvendo seu nome geram um grande impacto em toda a sua estrutura. Nos anos de 2015 e 2019, a empresa esteve envolvida em dois grandes desastres ambientais. Os desastres ambientais podem impactar de forma negativa o desempenho financeiro de uma organização. Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar o impacto no desempenho econômico-financeiro da Vale S.A. após o desastre ambiental ocorrido em Brumadinho - 2019. A abordagem da pesquisa se classifica como quantitativa e qualitativa de cunho descritivo. Este trabalho dar-se-á por uma pesquisa bibliográfica e o método para a coleta de dados se caracteriza como documental. Com base nas análises realizadas, revelou-se que o rompimento da barragem de Brumadinho em 2019, retardou o crescimento que a empresa vinha apontando de 2017 para 2018. Para arcar com suas obrigações do desastre, a Vale S.A. teve um impacto total de R$ 28,818 bilhões no final do exercício social, apresentando um resultado negativo em seu lucro líquido de 2019. No exercício de 2020, a empresa começou a se recuperar e, no ano de 2021, alcançou lucro líquido de R$ 121,434 bilhões, resultado esse melhor que o ano base utilizado
- ItemEstudo da satisfação e motivação dos profissionais de saúde do hospital regional de Guanhães.(2022-12-14) Mourão, Gabriely Pereira; Magalhães, Loyane Cruz; Especialista Éber Lopes Mendes; Mestre José Leonardo de Oliveira RodriguesA presente pesquisa tem como principal objetivo realizar um estudo sobre a satisfação e motivação dos colaboradores do Hospital Imaculada Conceição (HIC), situado em Guanhães MG. Trata-se, portanto, de uma pesquisa descritiva no qual o método utilizado foi uma pesquisa em campo por meio de um formulário eletrônico. Este formulário foi divido em cinco seções, no qual os respondentes demonstram estar parcialmente satisfeitos. Nas seções foram analisados os seguintes aspectos: satisfação com os colegas de trabalho, satisfação com a chefia, satisfação com as promoções que a empresa oferece, satisfação com a natureza do trabalho, satisfação com o salário. As questões aplicadas foram inspiradas na escala de satisfação no trabalho (EST). Quanto a metodologia, esta é definida como qualitativa onde a análise de dados é feita de maneira sistemática. Os estudos e análises feitos mostram que são necessários vários fatores para que um colaborador se sinta satisfeito e motivado. A satisfação e motivação são bastante complexas e ambas têm suas particularidades. Sendo assim, pode-se concluir que é necessário um estudo mais aprofundado sobre o assunto para que se produza um acervo crítico sobre ele, uma vez que ele é de extrema importância não só para os colaboradores do HIC, mas também para a sociedade num todo.
- ItemConsumo vegano: como a literatura classifica o comportamento do consumidor vegano(2022-12-14) Santos, Franciele Stefane de Paula; Rodrigues, Raniele de Oliveira; Mestra Janice Queiroz de Pinho GonçalvesHá um crescente número de pessoas aderindo às dietas veganas em todo o mundo, o Brasil se inclui nessa estatística. Dessa forma, o presente trabalho trata das motivações que orientam e influenciam o comportamento do consumidor vegano, as principais variáveis que influenciam e orientam o comportamento do consumidor vegano que estão relacionadas à saúde, ao direito dos animais e ao meio ambiente. Ademais, observa-se que o consumo vegano tornou-se um nicho de mercado, que gerou novos empreendimentos e pressionou as empresas a conhecerem e investirem nesse mercado. A partir dessa demanda foram criados selos para que o consumidor possa identificá-los e ter segurança que, de fato, trata-se de produtos naturais, que não contém resíduos de animais e não são testados em animais. A presente pesquisa tem por objetivo geral realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com vistas a identificar quais são as abordagens utilizadas para analisar o comportamento do consumidor vegano quanto aos seus hábitos de consumo, e como objetivos específicos analisar como a literatura discorre sobre o consumidor vegano, caracterizar o perfil dos consumidores veganos e analisar as motivações que influenciam o consumo vegano. A metodologia empregada na pesquisa de revisão da literatura teve uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, afim de analisar ideias e extrair concepções de trabalhos acadêmicos encontrados na literatura. Os consumidores veganos se diferenciam em seus hábitos daqueles consumidores considerados tradicionais, visto que, os seus hábitos de consumo excluem qualquer produto de origem animal ou que seja testado em animais, sendo também excluída todo modo de diversão que ocorra a presença dos animais em situações adversas ao seu habitat natural. Diante da pesquisa observou-se que a sociedade se mostra mais consciente em relação ao seu modo de vida, mais atenta ao bem estar comum e isso reflete diretamente na sua alimentação, vestimenta e trabalho. Os consumidores veganos lutam pela extinção da violência desnecessária com os animais e sobretudo emcompartilhar sua visão com os outros. As indústrias percebem a necessidade de criar novos produtos sustentáveis e que não agrida ao meio ambiente, bem como, a importância de ser uma empresa sustentável e respeitosa com as ideologias dos seus consumidores. A população se mostra mais adepta do movimento vegano, possibilitando que empresas brasileiras ocupem espaço nesse mercado, lançando novos produtos que atendam os desejos dos consumidores veganos.
- ItemLiderança organizacional feminina: um retrato da produção científica brasileira(2022-12-14) Santos, Cristiele Aparecida de Jesus dos; Jácome, Maisa Faria; Especialista Éber Lopes Mendes; Mestra Janice Queiroz de Pinho GonçalvesA liderança organizacional é de grande importância para o sucesso de uma empresa, quando se tratam desses cargos estratégicos, existe uma distinção entre o gênero feminino e o gênero masculino. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar como a liderança organizacional feminina foi discutida na literatura brasileira no período de 2011 a 2021. Pretende-se também analisar a relação de desigualdade de gênero no ambiente organizacional, bem como identificar as características da liderança feminina. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratória, para a qual utilizou-se obras acadêmicas publicadas entre 2011 e 2021. Os materiais foram extraídos da base de dados SciELO e Periódicos CAPES. Após os meios de inclusão e exclusão, selecionamos dez trabalhos para análise. Concluímos que, desde antes da revolução industrial, a inserção da mulher no mercado de trabalho é afetada. Além de visualizarmos episódios no âmbito da liderança organizacional que abordam diferenças entre os gêneros, tais como: relação salarial, escolaridade, oportunidade e escalamento de carreira. Por fim, as características de uma mulher para cargos de liderança são vistas tanto como ponto positivo, quanto como ponto negativo. Essas particularidades abrem as portas para futuras pesquisas.
- ItemEmpreendedorismo feminino e a relação trabalho-família em um contexto de pandemia: uma revisão de literatura.(2022-12-15) Maria, Juliana Cândido; Doutor Sheldon William Silva; Especialista Éber Lopes MendesO número de empreendimentos liderados por mulheres está em constante ascensão no Brasil.O empreendedorismo feminino é uma fonte de renda que contribui ativamente na geração de empregos e produção de riquezas. Com isso o presente trabalho tem por objetivo geral identificar se a pandemia da COVID-19 impactou a mulher empreendedora brasileira no desafio de conciliar suas atividades de ordem pessoal e profissional. Em relação à metodologia, a pesquisa realizada é de natureza descritiva, trata-se de uma revisão bibliográfica. As fontes de dados utilizadas na pesquisa foram o Google acadêmico e o Portal CAPES. As buscas foram realizadas utilizando as palavras-chave: “empreendedorismo feminino”, “pandemia” e “trabalho-família”. As obras que trataram de forma concomitante os temas: “empreendedorismo feminino” e “pandemia”, ou “liderança feminina” e “pandemia” ou “empreendedorismo feminino” e “relação trabalho-família” ou “liderança feminina” e “relação trabalho-família” ou “relação trabalho-família” e “pandemia” foram incluídos nessa pesquisa. Os trabalhos que não trataram de forma específica o empreendedorismo feminino ou a relação trabalho-família, ou os que trataram o empreendedorismo de forma genérica foram descartados. Os trabalhos com conteúdo restrito que impossibilitou a leitura da pesquisa na íntegra também foram excluídos. A síntese dos resultados nos fez observar que apesar do aumento no número de empreendimentos liderados por mulheres ainda existe muito preconceito no que tange às questões de gênero e estereótipos associados ao empreendedorismo feminino. Perante essa atmosfera depreciativa e com o surgimento da pandemia de COVID-19 a situação tornou-se ainda mais delicada. Visto que os estudos comprovaram que a gestão do tempo e as dificuldades em ajustar as atividades profissionais e pessoais pioraram durante esse período.
- ItemQualidade de vida no teletrabalho: um estudo de caso com servidores de uma instituição de ensino Federal em Minas Gerais(2022-12-15) Gonçalves, Ingrid Glória de Queiroz; Souza, Luisa Ynara Ferreira de.; Especialista Éber Lopes Mendes; Doutor Sheldon William SilvaReconhecendo a importância das pessoas para alcançar o sucesso organizacional, as empresas, nos últimos anos, têm se preocupado cada vez mais com a questão da qualidade de vida no trabalho. No setor público, essa preocupação também é tema presente, uma vez que, através da promoção da qualidade de vida, as organizações públicas têm a possibilidade de melhorar o serviço público com uma maior valorização do servidor. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos servidores de uma Instituição de ensino federal de Minas Gerais acerca da qualidade de vida no trabalho remoto durante o período de pandemia da Covid-19. Para atingir o objetivo, foi utilizada a metodologia qualitativa, com a realização de uma entrevista semiestruturada e a posterior análise de conteúdo dos dados coletados. Com os resultados obtidos, foi possível perceber que o ensino remoto emergencial (ERE) foi importante enquanto medida provisória para dar continuidade ao ensino, no entanto, tal modalidade, em que os professores tiveram que trabalhar de casa, trouxe alguns prejuízos para a qualidade de vida desses docentes, como sobrecarga, cansaço físico e piora da saúde mental. Importante destacar que a qualidade de vida no trabalho tem impacto direto na capacidade produtiva e no bem-estar laboral dos indivíduos. Assim, o que torna esta pesquisa relevante é a possibilidade de entender os impactos positivos e negativos da pandemia sobre os docentes, compreendendo a nova realidade por eles vivenciada.